News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Ver melhor a época 2006/2007

Started by Reis, 03 de October de 2006, 13:31

Previous topic - Next topic

Reis

Depois de ver 5 dos 7 jogos oficiais do SC Braga, já posso finalmente fazer uma observação aos jogadores e equipa técnica para esta época.

Desde já, quero esclarecer que não sou nenhum super entendido de futebol, por isso...

Vamos comparar o COMEÇO da época anterior com esta...

Guarda-redes: PS vs PS Ao nível da época passada. (0)

Defesa direito: LF e Frechaut Vs Abel e LF, estamos pior... acho que o Abel estava melhor nesta posição e o LF era seu suplente. (-1)

Defesa esquerdo: Jão Luiz e Rossato vs Carlos Fernandes e Paito: Nem digo nada... estão a milhas.... (-2)

Centrais: dupla Nem / Nunes vs Nem / Paulo Jorge: Preferia de longe a dupla da época passada, embora o "nosso choura" esteja a cumprir e bem, mas os anos estão a pesar ao "nosso" Nem.... (-1)

Trinco: Madrid vs Madrid: ao mesmo nível (0)

Médio: Vandinho vs Ricardo Chaves / Hugo Leal: meu Deus, quando é o RC (-2)... quando é o Hugo Leal, ao mesmo nível (0)

Extremo direito: Maciel / LF vs LF / Candido Costa: aqui sim ganhamos muito valor, nem preciso dizer mais nada... (+2)

Extremo esquerdo: Wender / Cesinha vs Wender / Cesinha: Quando precisa entrar o Cesinha, parece menos "jogador" o que o Cesinha da época passada, mas como ele é o suplente.... (0)

N.º 10: Jaime vs JVP: Tadinho do Jaime.... (+2)

Ponta-de-Lança: JT vs Zé Carlos/Marcel: O Marcel ainda pouco posso escrever sobre el, mas acho que o JT era um jogador muito mais determinante do que os 2 actuais, mas tecnicamente superiores ao JT... (0)

Treinador: JF vs CC: sinceramente, mas mesmo sinceramente, neste momento acho que estamos melhor  :o... (+1) Pode-me chamar de maluco...  ;D ;D ;D
Acho o CC mais ambicioso do que o JF. Pode ter menos "conhecimentos" (?), mas o certo é que tem conhecimento da matéria prima que tem para trabalhar e está a conseguir mais e melhores resultados...

O que é certo é que temos marcado muitos mais golos, sem o tal "homem da área", que tinhamos na época passada. Certo que também sofremos mais golos, mas vejam a qualidade da época passada e a deste ano...

Quanto à disposição táctica, este ano o jogo é feito mais virado para o ataque e não esperando tanto pelo erro do adversário.

Quando defendemos, defendemos mais chegados à área, e na transição defesa/ataque, os médios estão mais longe, tendo que sair mais vezes o pontapé para a frente, e perdemos mais passes.

Quanto ao ataque, acho que estamos a jogar melhor, com bons passes (JVP e Hugo Leal) e bons "ciclistas" (Maciel e Wender)...
Quanto ao Zé Carlos/Marcel, acho que temos solução para equipas que joguem mais fechadas e mais abertas...

Na apreciação geral (-1), AFINAL, não temos o melhor plantel de sempre... Acho que, então na defesa, a diferença é gritante, só melhoramos a posição de extremo-direito e n.º 10, mas pioramos em cinco posições....

De uma coisa é certa, para o bem ou para o mal, SEMPRE QUE POSSA, estou lá...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.

Ricardo

Quote from: Reis on 03 de October de 2006, 13:31
Depois de ver 5 dos 7 jogos oficiais do SC Braga, já posso finalmente fazer uma observação aos jogadores e equipa técnica para esta época.

Desde já, quero esclarecer que não sou nenhum super entendido de futebol, por isso...

Guarda-redes: PS vs PS Ao nível da época passada. (0)

Defesa direito: LF e Frechaut Vs Abel e LF, estamos pior... acho que o Abel estava melhor nesta posição e o LF era seu suplente. (-1)

Defesa esquerdo: Jão Luiz e Rossato vs Carlos Fernandes e Paito: Nem digo nada... estão a milhas.... (-2)

Centrais: dupla Nem / Nunes vs Nem / Paulo Jorge: Preferia de longe a dupla da época passada, embora o "nosso choura" esteja a cumprir e bem, mas os anos estão a pesar ao "nosso" Nem.... (-1)

Trinco: Madrid vs Madrid: ao mesmo nível (0)

Médio: Vandinho vs Ricardo Chaves / Hugo Leal: meu Deus, quando é o RC (-2)... quando é o Hugo Leal, ao mesmo nível (0)

Extremo direito: Maciel / LF vs LF / Candido Costa: aqui sim ganhamos muito valor, nem preciso dizer mais nada... (+2)

Extremo esquerdo: Wender / Cesinha vs Wender / Cesinha: Quando precisa entrar o Cesinha, parece menos "jogador" o que o Cesinha da época passada, mas como ele é o suplente.... (0)

N.º 10: Jaime vs JVP: Tadinho do Jaime.... (+2)

Ponta-de-Lança: JT vs Zé Carlos/Marcel: O Marcel ainda pouco posso escrever sobre el, mas acho que o JT era um jogador muito mais determinante do que os 2 actuais, mas tecnicamente superiores ao JT... (0)

Treinador: JF vs CC: sinceramente, mas mesmo sinceramente, neste momento acho que estamos melhor  :o... (+1) Pode-me chamar de maluco...  ;D ;D ;D
Acho o CC mais ambicioso do que o JF. Pode ter menos "conhecimentos" (?), mas o certo é que tem conhecimento da matéria prima que tem para trabalhar e está a conseguir mais e melhores resultados...

O que é certo é que temos marcado muitos mais golos, sem o tal "homem da área", que tinhamos na época passada. Certo que também sofremos mais golos, mas vejam a qualidade da época passada e a deste ano...

Quanto à disposição táctica, este ano o jogo é feito mais virado para o ataque e não esperando tanto pelo erro do adversário.

Quando defendemos, defendemos mais chegados à área, e na transição defesa/ataque, os médios estão mais longe, tendo que sair mais vezes o pontapé para a frente, e perdemos mais passes.

Quanto ao ataque, acho que estamos a jogar melhor, com bons passes (JVP e Hugo Leal) e bons "ciclistas" (Maciel e Wender)...
Quanto ao Zé Carlos/Marcel, acho que temos solução para equipas que joguem mais fechadas e mais abertas...

Na apreciação geral (-1), AFINAL, não temos o melhor plantel de sempre... Acho que, então na defesa, a diferença é gritante, só melhoramos a posição de extremo-direito e n.º 10...

De uma coisa é certa, para o bem ou para o mal, SEMPRE QUE POSSA, estou lá...

Esqueceste-te de referir o Sydney no ano passado e omitiste o Matheus e o Bruno Gama nas alas.
É a tua opinião. Respeito mas acho que este ano, a nível de jogadores, estamos ligeiramente melhor do que no ano passado. A nível de treinador preciso de mais tempo.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

ELSA

EXCELENTE ANÁLISE REIS! BEM VISTO!

Concordo com praticamente tudo! Tirando uma ou outra comparação...

Para além de que no ano anterior houve continuidade da equipa técnica e este ainda está tudo "a apalpar terreno" - se calhar com piores exibições mas MELHORES RESULTADOS!

É O ETERNO DILEMA...

Anabela

Eu tb não acho o nosso plantel desta época melhor do que o da época passada!
Temos um novo num 10 que até agora... e o Maciel pá direita. Ah, e o Hugo Leal, até ver os problemas físicos estão resolvidos!
Não temos o Jorge Luiz ou o Rossato.
Não temos o Nunes.
O Vandinho lesionado.
Na frente, tinha-mos João Tomás + Delibasic(quando recuperou) + Bevacqua ; agora temos Zé Carlos e Marcel (prefiro o Marcel).

BRAGA FOREVER

Muito bem,exepto no (+1) ao treinador. ;D
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ZGANDULO

Quote from: BRAGA FOREVER on 03 de October de 2006, 19:24

Não é ser teimoso da minha parte mas eu concordo com o (+1) do Reis...

Isto porque comparando com o inicio da época passada ganhámos ao fcp e conseguimos entrar na fase de grupos da UEFA. A partir de agora teremos mais para comparar...

Quanto ao ponta de lança espero que corra bem ao Marcel como correu ontem mas mesmo assim eu acredito mais no Zé do Golo...são opiniões...

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

Olho Vivo

Não concordo com a forma como fazes a tua análise ao plantel, mas também considero que o plantel não é melhor que o que começou a época passada. É diferente: tem mais soluções ofensivas mas parece-me mais débil a nível defensivo.
Não podes fazer a análise considerando os teus pseudo-titulares. Um plantel inclui não só aqueles que potencialmente jogarão mais vezes, mas também deve ser avaliado pela credibilidade das restantes alternativas. Mais: como sabes e há exemplos sobejos que o ilustram, a qualidade dos jogadores não é o único factor a ter em conta. Há outros nomeadamente se os seus perfis se ajustam ao modelo de jogo pretendido...

Em termos defensivos, é claro que não temos tão boas soluções. Não temos uma tão boa alternativa para Luís Filipe (que ao contrário do que dizes era primeira escolha relativamente ao Abel); não temos um central com a categoria do Nunes (apenas a promessa? Irineu); e estamos limitados na faixa esquerda a Carlos Fernandes (que é um jogador inteligente tacticamente mas que tem limitações, sobretudo na fase atacante) - Paíto, pelo que vi até agora não é sequer alternativa - um e outro estão contudo muito longe de Rossatto e sobretudo de Jorge Luíz.

A nível do meio-campo, não me parece que estejamos pior. Normalmente, jogaremos em 4-3-3 pelo que alinharemos com dois médios, embora normalmente e preferencialmente um deles possa ser mais armador. E o Vandinho, apesar de infelizmente lesionado, continua a fazer parte do plantel. Em minha opinião, as primeiras opções seria Vandinho e Hugo Leal com Madrid na rectaguarda. Chaves, Frechaut e Castanheira constituem boas opções, embora me pareça que falta um outro médio capaz de transições rápidas, à semelhança do que faz Vandinho.
No ataque, estamos francamente melhor. Muito mais soluções (em exagero!) nos flancos, com jogadores com características diferentes - em velocidade (Maciel, Cesinha, Matheus) ou com maior capacidade de improviso (Wender, Gama e Davide). No centro do ataque, jogadores também com características diversas, mas de grande qualidade: Zé Carlos, uma seta apontada à baliza, Marcel um número 9 clássico (que iremos ressuscitar, estou convencido disso) e João Pinto, desequilibrador quando em apoio ao ponta-de-lança.
O número dez, na passada época nunca existiu verdadeiramente, pelo menos como entendido à moda antiga. E Jaime jogava quase sempre como faldo extremo e raramente no meio campo. A mesma dificuldade existe nesta época no encaixe de João Pinto no sistema táctico preferencialmente utilizado (4-3-3): em minha opinião, no meio-campo não rende porque apesar de toda a sua abnegação não tem características essenciais para a função; no ataque, obriga a ajustamentos no sistema táctico, jogando como falso-extremo e exigindo compensações por parte de um dos médios interiores e do lateral em questão.
Assim, também me parece que é difícil dizer com clareza que este é um melhor plantel do que o da época passada. Tem mais e melhores soluções em termos ofensivos; menos soluções de qualidade em termos defensivos. O défice de velocidade a nível defensivo leva a que, como dizes, a defesa jogue mais próxima da nossa área abrindo maiores espaços entre sectores o que, sobretudo contra equipas fechadas a jogar em contra-ataque, é problemático e retira fluidez ao nosso jogo. Um problema que se mantém é o de apenas termos um médio capaz de movimentos rápidos em apoio ao ataque (Vandinho), o que se nota muito quando os adversários jogam fechados - o nosso meio-campo não é capaz de mudanças de ritmo, essenciais para abrir defesas porfiadas. Uma outro ponto fraco, sobretudo se optarmos por jogar em 4-2-3-1, é a ausência de um lateral esquerdo ofensivo rápido, que seja capaz de manter em simultâneo alguma segurança ofensiva.
É inegável contudo que, do meio-campo para diante, o plantel tem pano para mangas...

cardoso

Reis, não me leves a mal porque a minha intenção não é desprezar a tua análise.
Simplesmente apeteceu-me comparar o actual plantel com o da primeira época da qual tenho memória: a época 78/79, onde fomos à UEFA e até ganhámos um jogo por 5-0 (ao Hibermians), com 4 golos do Enorme Chico Gordo e um do Lito.

Na baliza:
Walter vs Paulo Santos : Igual. Walter era mais irregular mas capaz de defesas do outro mundo. Paulo Santos mais certinho.
Def Dir: Mendes vs Luis Filipe: ganha o filipe. O Mendes era mais seguro mas o Luis é mais rápido.
Centrais: Fernando e Serra vs Nem e Choura. Ganham os antigos. O Fernando era fenomenal: um muro com uma suplesse enorme. Os actuais são muito bons mas aqueles dois foram do melhor que alguma vez se viu em Braga. Acho que só o Nunes superou o Fernando em toda a história do Enorme.
Def. Esquerdo: Vilaça vs C. Fernandes: ganha o Vilaça de goleada. Era seguro e rápido sem ser um fora de série. Mais tarde veio o J. Cardoso, esse sim era craque.
Médios: Pinto e Marques vs Madrid e Vandinho ou H. Leal. Ganham os de agora. O Pinto é o Marques eram bons jogadores mas sem serem craques.
Médios ofensivos: Aqui é difícil comparar porque a estrutura era 4.4.2, com 2 médios ofensivos: Garcia e Marinho. Se compararmos o conjunto do meio campo, penso que os actuais são melhores, com João Pinto ao nível de um Garcia (grande jogador) e um Wender ao nível de um Marinho (um ex-Sporting muito rápido), mas com o meio campo defensivo melhor ectualmente.
Na frente, dois pontas de lança: Lito e Chico Gordo. Aqui ganhavam os "velhinhos". Chico Gordo estava muitos furos acima dos actuais pontas do Braga.
Em resumo:
Guarda redes: igual
Laterais: igual
centrais: velhinhos ganham
médios: actuais ganham
alas/ extremos: actuais
pontas de lança: velhinhos
No total: EMPATE.

Quote from: ZGANDULO on 03 de October de 2006, 20:09
Quote from: BRAGA FOREVER on 03 de October de 2006, 19:24

Não é ser teimoso da minha parte mas eu concordo com o (+1) do Reis...

Isto porque comparando com o inicio da época passada ganhámos ao fcp e conseguimos entrar na fase de grupos da UEFA. A partir de agora teremos mais para comparar...

Quanto ao ponta de lança espero que corra bem ao Marcel como correu ontem mas mesmo assim eu acredito mais no Zé do Golo...são opiniões...

Subscrevo!!
Força Gverreiros

El Che

Concordo plenamente com a análise que o Pedro Ribeiro faz.
Com uma ressalva entre o deve e o haver, julgo que este ano estamos a ganhar ligeiramente, pois temos e isso sem duvida um plantel mais equilibrado para quase todas as posições.

bracaraug

pois, mas o pior é na defesa. Já viram a quantidade de golos que sofremos em comparação com o ano passado?

SimpLe-Kid

Quote from: bracaraug on 03 de October de 2006, 23:20
pois, mas o pior é na defesa. Já viram a quantidade de golos que sofremos em comparação com o ano passado?

Pois, mas no fim do campeonato sofremos golos e não foram poucos...
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Quote from: SimpLe-Kid on 03 de October de 2006, 23:35
Quote from: bracaraug on 03 de October de 2006, 23:20

Pois, mas no fim do campeonato sofremos golos e não foram poucos...

Últimos 10 jogos.
SCB 5 RAFC 0
BFC 0 SCB 0
CFB 2 SCB 0
SCB 2 CFM 0
SLB 1  SCB 0
SCB 1 CDN 0
VFC 1 SCB 0
SCB 2 FCPF 3
AAC 0 SCB 3
SCB 1 GVFC 1
SCP 1 SCB 0

Golos marcados 14
Golos sofridos   9
Força Gverreiros

jarreta

Boas
é a primeira vez que cá venho. Tomei conhecimento do vosso site pelo jornal O Jogo e não resisti à tentação de me inscrever. Pelos vistos, há muita gente que, como eu, gosta do Braga acima de tudo e de todos. Só li ainda alguns tópicos e já formei opinião: este fórum é excepcional. É um exemplo para os clubes grandes.

Bem, mas em relação ao tópico.
Acho que vocês estão a pessoalizar demasiado este assunto. A grande diferença entre as duas épocas ainda está para verificar.
Eu explico: no ano passado o maior problema foram as imensas mudanças ao longo do ano. Comparem a equipa das primeiras jornadas com as ultimas: não tem nada a ver. Quero eu dizer que se neste ano houver estabilidade no plantel, a época será melhor, tudo será melhor.
É o que eu penso.

Rato_RedBoys92

Quote from: jarreta on 04 de October de 2006, 00:23
Boas
é a primeira vez que cá venho. Tomei conhecimento do vosso site pelo jornal O Jogo e não resisti à tentação de me inscrever. Pelos vistos, há muita gente que, como eu, gosta do Braga acima de tudo e de todos. Só li ainda alguns tópicos e já formei opinião: este fórum é excepcional. É um exemplo para os clubes grandes.

Bem-vindo ao forum jarreta...Espero que esta tua opiniao nunca mude...E podes ter a certeza que dificilmente vai mudar pois isto aqui é 20 estrelas...

Ricardo

Quote from: Pedro Ribeiro on 03 de October de 2006, 20:12
Não concordo com a forma como fazes a tua análise ao plantel, mas também considero que o plantel não é melhor que o que começou a época passada. É diferente: tem mais soluções ofensivas mas parece-me mais débil a nível defensivo.
Não podes fazer a análise considerando os teus pseudo-titulares. Um plantel inclui não só aqueles que potencialmente jogarão mais vezes, mas também deve ser avaliado pela credibilidade das restantes alternativas. Mais: como sabes e há exemplos sobejos que o ilustram, a qualidade dos jogadores não é o único factor a ter em conta. Há outros nomeadamente se os seus perfis se ajustam ao modelo de jogo pretendido...

.

Aí está! Uma coisa muito importante é que o plantel do ano passado só teve o Nunes, o Jorge Luíz e o Abel até Janeiro, ou seja, fizemos mais de metade do campeonato sem eles!

Se me perguntarem se este ano no começo temos melhor equipa no começo do ano passado, isso é farinha para outro saco.
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Reis

Quote from: Reis on 03 de October de 2006, 13:31

Quote from: Ricardo on 04 de October de 2006, 01:07
Se me perguntarem se este ano no começo temos melhor equipa no começo do ano passado...

Reis

Quote from: jarreta on 04 de October de 2006, 00:23
Boas
é a primeira vez que cá venho.

Boas, sê bem-vindo...

no ano passado o maior problema foram as imensas mudanças ao longo do ano.

Não as teremos nós também este ano?!?!?!?
Cada vez que vejo o Madrid a jogar, o seu valor aumenta, mas também aumenta a possibilidade de ele "voar"...

De notar que, mesmo quem dizia que o plantel é velho para se vender, está mostrado que também se vendem jogadores com +de 30 anos... (JT) e fresquinhos (KIM)...
Por isso, já nem a idade são impedimentos para se abanar a equipa com possiveis saídas.....
Temos de estar praparados para tudo...

Vlad

Reis, com o devido respeito pela tua análise, acho que é muito prematuro entrar em comparações de plantel. A procissão ainda vai no adro, há jogadores que ainda não jogaram, e outros que tiveram apenas uns minutos de jogo, e mesmo alguns titulares (reforços) não mostraram tudo. No caso do treinador acho mesmo inconcebível estar a compara-los. Desculpa lá Reis, mas não faz sentido. Um teve 3 anos de trabalho aqui em Braga, e o Carvalhal tem apenas 7 jogos à frente do Braga... Muito muito cedo para entrar nessas comparações.

Todavia, e sem entrar em comparações como o ano passado, vou dar a minha opinião sobre o actual plantel, jogador a jogador, sabendo de antemão que os reforços ainda não tiveram tempo para mostrar o que valem... para o bem e para o mal.

Paulo Santos: é um excelente guarda-redes entre os postes, e nas saídas aos avançados. É calmo, até demais. Dá pouca confiança nos cruzamentos. Irrita-me quando se põe com o anti-jogo.

Luís Filipe: é um excelente defesa direito. A um defesa exige-se que defenda, e nesse aspecto ele é bastante bom. Tem raça e velocidade. Mas em equipas mais ambiciosas (como o Braga) exige-se um lateral que ataque e cause desequilíbrios em combinações com o extremo, o L. Filipe faz isso bem. Falta-lhe mais um pouco de técnica, e mais acerto no passe e nos cruzamentos.

Nem: Bom tecnicamente, bom a liderar a defesa, excelente na leitura de jogo, e apesar da idade, ainda é muito forte no "um para um" com avançados mais rápidos, graças à sua longa experiência. Um senhor central!!

P. Jorge: é um bom jogador, muito bom no jogo aéreo, forte na marcação e aparece frequentemente nos lances de bola parada a finalizar. Às vezes tem uns deslizes.... Precisa de estar sempre concentrado.

C. Fernandes: Já o disse, não me agrada como 1.ª opção para este lugar. Tem um bom posicionamento defensivo, é alto e é útil aos treinadores tacticamente... mas pôrra... não tem velocidade, perde muitos lances no "um para um" e deixa cruzar com facilidade!!!! Não nos podemos esquecer que é um lateral, e ele não tem velocidade! Ofensivamente é muito tímido (para não lhe chamar outra coisa).

A. Madrid - PQP o homem!!!! Vou fazer de conta que não o conhecia e vi apenas os 2 últimos jogos do Braga. Em Verona foi arrasador. À frente da defesa, era só vê-lo no seu melhor: recuperar bolas e entregar bem aos construtores de jogo. Mais tarde, juntou-se a P. Jorge no eixo da defesa, e continuou implacável no desarme e sublime na antecipação. 120 minutos a roçar a perfeição. E passados apenas 3 dias, volta a estar em campo contar o porto. Mais uma exibição de gala. Mesmo a notar-se o cansaço, o homem não desistia, sempre em cima deles a pressionar. Que carraça!!!! Só espero que não saia em janeiro. Só tem um defeito, nunca tenta rematar.

Vandinho - o pulmão! Este, a par de Madrid, é outro dos que é difícil substituir. Em campo tem uma atitude notável, muito profissional. É tão útil a defender como a atacar. A principal qualidade dele, é a capacidade de transportar jogo para o ataque. Tem ainda a particularidade de aparecer perto da área contrária em lances de contra-ataque. É um dos que tem que estar bem fisicamente para fazer a diferença.

H. Leal - Tem 3 características invejáveis: qualidade de passe, visão de jogo e capacidade de esconder a bola ao adversário. Se conseguir "afastar-se" das lesões, e mantiver o ritmo competitivo tem potencial para melhorar, pois se estiver no seu pleno em termos físicos, vai fazer o que sabe, mas num raio de acção ainda maior.

Castanheira - É um jogador que aprecio pela sua simplicidade de processos. Não complica, e tenta sempre jogar para a equipa. Tem um excelente pé esquerdo, capacidade de remate e entrega-se totalmente para a luta de meio campo. Apesar de não ser um titular indiscutível, a época é longa e ainda nos vai ser muito útil.

J. Pinto - Não vou estar aqui a qualificar um jogador que já é mais que conhecido de todos os adeptos. Acho mais interessante analisar a sua utilidade neste Braga. Quanto a mim, não pode ser médio. Não tem disponibilidade física para tal. No modelo de jogo do Braga (4x3x3) não me parece que encaixe, a não ser pontualmente, como no jogo contra o porto. O lugar dele é no apoio ao ponta de lança, e gostava de vê-lo jogar num 4x4x2 na costas do Zé do Golo / Marcel.

Wender - Lembro-me de uma entrevista que ele deu a um jornal, há um par de anos, em que o jornalista se referiu a ele como desengonçado.... Ao que ele prontamente respondeu: "pois é cara... eu não conheço mais nenhum jogador como eu! quando comçeo a correr, o meu corpo fica todo mole"... e soltou uma gargalhada. É de facto um jogador invulgar. A minha mãe chama-lhe "o trongalho". Mas o facto é que "o trongalho", já sem a mesma velocidade de outros anos, ainda marca golos, assiste, desequilibra, marca livres, marca penaltys, sofre faltas e dá muito que fazer a qualquer defesa.

Zé Carlos - Acho que ainda não mostrou todo o seu potencial devido à (ainda) falta de entrosamento com os colegas, que em abono da verdade, ainda não o serviram em condições. Alguém se lembra de um falhanço do Zé do Golo? Só aquele na vila das aves, mas já estava debilitado, e ainda assim rematou sem hesitações. É lutador, gosta de rematar, combina bem com os colegas quando de costas para a baliza. Parece-me que é o nosso titular.

Maciel - Muito rápido, e sem medo de ir para cima deles. Perde a bola muitas vezes? E que tem? É porque arrisca avançar. Quando consegue ultrapassar o opositor, é sempre jogada de perigo. Os defesas laterais adversários, com ele têm sempre pouco descanso. É a  nossa principal arma para o contra-ataque. Olhando para o passado (candido costa, davide, jaime, p. sérgio), é um excelente reforço para a ala direita.

Cesinha - Tem qualidades para ser uma opção para o lado esquerdo do ataque. É rápido e tem qualidade técnica. Parece-me é pouco disciplinado tacticamente, e aí precisa de melhorar muito. Esta época as coisas não lhe têm corrido bem. Não está bem fisicamente, e assim... mais vale nem ser convocado. Que recupere a forma e que trabalhe.

Matheus - Do pouco que vi, gostei. Acho que pode ser opção para o lado esquerdo assim como para o lado direito do ataque. É forte na finta, e não tem receio de tentar o golo (no marco era goleador). Gostava de o ver actuar mais vezes.

Davide - Tem boa técnica, mas é morcão.

Marcel - gostei muito dele na académica. Remate potente, técnica razoável e forte fisicamente. Bom jogo de cabeça também. No ***** desapareceu. Esperemos que ressuscite em Braga, pois é a nossa solução de banco para a ausência do Zé Carlos ou para mudar resultados negativos.

Eduardo - não conheço as suas qualidades.

Dani Mallo - também não conheço. Deu 2 frangos em barcelos no jogo de preparação.

P. Costa - Certinho, não compromete, é bom na marcação ao extremo adversário e é raçudo. Joga dos dois lados. Pena ser baixinho. Um excelente suplente.

Paíto - É rápido, tem boa técnica e um remate forte e colocado. No início da época apostava nele para titular, e ainda acredito que possa vir a jogar com regularidade. Precisa é de ser ensinadinho e ganhar confiança a defender, e isso ... só jogando. Precisávamos de um defesa esquerdo com capacidade ofensiva.

Maurício - É um bom central. Muito forte no jogo aéro e na marcação. Remata bem, e marca golos de livre (em Braga ainda não conseguiu mostrar essas qualidades).

Irineu - Dos 4 jogos de preparação que vi, gostei muito. Mesmo muito. Mas um defesa, para ser avaliado são precisos muito mais jogos, e ele ainda não tem nenhum (oficial).

Frechaut - Ainda não seu qual é o lugar dele nesta equipa. Como defesa direito é vulgaríssimo. Como médio de cobertura também não é nada de especial. No apoio ao ataque também não se destaca. De facto, a única vantagem dele é a polivalência...

R. Chaves - Bom pé esquerdo, boa qualidade de passe, boa leitura de jogo... mas joga num raio de 10/15 metros, e não sai dali... ora fod@-se. Além disso é lento.

Bruno Gama - Não conheço, mas ao que se diz dele, adorava vê-lo jogar. Não há que ter receio em lançar estes jovens.

Resumindo, acho que temos um plantel bastante equilibrado, do qual apenas destaco 2 pontos negativos:
- a nossa principal lacuna na equipa titular é a de defesa-esquerdo.
- no banco, faltam-nos soluções para uma eventual falta do Madrid (lesão, castigo ou saída).
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

ZGANDULO

NA MOUCHE, VLAD!!! 8)

Até parece que o teu pensamento foi feito na mesma serie que o meu... ;D ;)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]