News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

João Tomás: o valor da gratidão

Started by Olho Vivo, 01 de November de 2009, 21:32

Previous topic - Next topic

Armando Coelho

De facto é um artigo do jornal "o jogo". É uma avaliação feita a Moisés por parte de alguns ponta de lança da liga, entre os quais, João Tomás (Rio-Ave), Rabiola (Olhanense), Roberto (bitorinos) e todos eles carregados de elogios ao nosso "xerife". Ora se Roberto coloca Moisés ao nivel dos centrais de classe indiscutível, dos melhores 3 ou 4 da liga. Rabiola também tem uma avaliação parecida com a do Roberto. Já João Tomás, coloca Moisés numa linha abaixo do "girafa" luisão, do david "saco de pulgas", do rolando "buraco" e do "wrestler" bruno alves. E porquê? é simples, ainda não defrontou nenhum dos outros, mas quando isso acontecer, irá rapidamente reconhecer que passar por Moisés, só em falta ??? ??? tal como aconteceu. Já quanto aos outros, perceberá que são muito mais faltosos e protegidos pelos gatunos da nossa praça.
Resumindo. Não me parece que seja assim tão ofensiva a sua avaliação, nem objecto de tanta indignação por parte de alguns foristas.
Quanto a nós, o que deve ficar é a avaliação quase unánime sobre as enormes qualidades do nosso "xerife"; insuperável pelo ar e intratável na marcação, apenas com a bola nos pés a sair a jogar é que opiniões se dividem, mas isso é o menos relevante, porque a primeira e mais importante função de Moisés é efectivamente, defender, e nisso, penso que estamos todos de acordo, é de facto dos melhores (senão o melhor).

cardoso


Zinired

Salvador, João Tomás no Braga em Janeiro sff ! ;D ;D

Olho Vivo

"Gostava que o Sporting de Braga fosse campeão"

por ALEXANDRA TAVARES TELES

Exímio goleador João Tomás, aos 34 anos, continua a mostrar o seu talento  no Dubai, ao serviço da equipa de Cajuda. Antigo futebolista de Benfica, Sp. Braga e Rio Ave,  fala com propriedade da palpitante última jornada, com um desejo confesso...

A época estava a correr bem no Rio Ave. Saiu para o Al Sharjah, dos Emirados para fazer o contrato de final de carreira?

Também, mas não foi o fundamental. Foi também por um interesse desportivo e profissional. A época está a correr muito bem, a equipa melhorou muito depois da minha chegada e da de outro reforço e passou de equipa em vias de descer de divisão para a melhor da segunda volta. Estávamos em 10.º lugar e agora estamos em 5.º. É um prémio fantástico pelo esforço feito.

Em Portugal, com 34 anos, não tinha condições para ir além do Rio Ave?

Em Portugal existe um grande problema - a partir do momento em que o jogador faz 30 anos é considerado velho e acabado. Os dirigentes e os treinadores deviam olhar para Itália e para a forma como lá se aproveitam os jogadores mais experientes. Em vez de pensarem que o jogador entrou na fase descendente, entendem que pode ainda jogar ao mais alto nível porque está em fase de cruzeiro.

Nos Emirados, o futebol é menos emotivo?

Aqui é muito mais tranquilo e o clube é, curiosamente, muito parecido com o Rio Ave. Hoje mesmo vamos jogar contra o primeiro classificado, ao qual basta um empate para se sagrar campeão. Claro que vamos tentar que vá fazer a festa em casa dele e não na nossa. Como fez o FC Porto ao Benfica.

Viu o jogo?

Vi e previa-se aquele resultado. Na semana que antecedeu o jogo disse a vários colegas brasileiros que o Benfica não ganharia no Dragão. Os jogadores do FC Porto iriam dar tudo, o que tinham e que não tinham. E assim foi.

Existe uma possibilidade real de o Rio Ave ganhar na Luz e impedir o Benfica de ganhar o título?

Vai ser um jogo muito difícil para o Rio Ave, como seria para qualquer equipa, incluindo o Sporting ou o FC Porto. O estádio vai estar a abarrotar, cá fora vão estar adeptos do Benfica, milhões irão ver pela televisão e, portanto, o Rio Ave vai confrontar-se com uma imensa onda de euforia. O calendário ditou que terá de ser o Rio Ave a fazer esse jogo e pelo que conheço da equipa, os jogadores vão à Luz tentar contrariar o Benfica. Sabem que nada têm a perder. Pelo contrário, o jogo vai ser uma oportunidade única de se mostrarem a todos os portugueses. E eles vão aproveitar esse momento para fazer, seguramente, um grande jogo. Ao contrário de muitas tontarias que tenho ouvido.

Sobre?

Basta ir à Net para ver algumas delas. Duvidar do profissionalismo dos jogadores do Rio Ave e achar que não vão dar tudo por tudo é uma delas. Imagino o que será se o Fábio Faria, por exemplo, marcar um golo na própria baliza, que é um percalço de que nenhum jogador está livre. É este clima que não pode existir, não faz sentido nenhum. O Benfica quer fazer a festa e o Rio Ave vai, com toda a força e legitimidade, tentar ganhar o jogo.

Conhecendo Carlos Brito, que equipa vai apresentar na Luz?

Carlos Brito vai ser o mesmo de sempre e vai jogar como de costume. Vai lembrar aos jogadores que estarão numa montra fantástica e que se ganharem ninguém os vai matar nem ninguém vai destruir o autocarro. O Rio Ave vai jogar na Luz tranquilo, para dar o seu melhor com os excelentes profissionais que tem.

Tem falado com os seus ex-colegas?

Vou falar com eles amanhã (quinta-feira). Eles sabem que o clube tem um nome a defender e é isso que vão fazer.

Que conselho lhes vai dar?

Vou apenas desejar boa sorte.

Sabe quanto vai ser o prémio de jogo?

Não sei, mas penso que o dinheiro não será o principal incentivo para este jogo.

Jogou no Rio Ave, foi treinador no Vitória de Guimarães por Jorge Jesus...

O Jorge Jesus de hoje pouco tem a ver com o que conheci no Vitória de Guimarães. Foi precisamente depois de deixar o Vitória que Jorge Jesus investiu na sua formação como técnico. Foi um período de aprendizagem e regressou ao trabalho já outro profissional. O profissional que se deu a conhecer na União de Leiria, no Belenenses, no Sp. Braga, e agora, no Benfica é outro Jesus.

Que diferenças?

Apesar de sempre se ter notado uma enorme perspicácia para as questões tácticas, aperfeiçoou bastante esse ponto. Mas a grande diferença está na capacidade comunicativa. Na altura, notavam-se as dificuldades de expressão. No Benfica tem feito um trabalho muito importante e aproveitou a grandeza de um plantel que outros não souberam aproveitar.

Se o Benfica perder o título é uma injustiça?

No futebol não há injustiças. Neste caso, há dois adversários que lutam pelo mesmo objectivo e ainda bem que um deles é o Sp. Braga. Ao alargar-se a lista de candidatos ao título aumenta a competitividade e a qualidade da Liga portuguesa. É uma mais-valia para este campeonato. O Sp. Braga fez uma época extraordinária, garantiu já a presença na pré-eliminatória da Champions League, feito que o clube esteve quase a conseguir quando eu lá estava e que falhou por pouco. Actual-mente, a equipa tem outros recursos, tem um plantel fortíssimo, com várias soluções. No meu entendimento, o Sp. Braga tem jogadores de altíssima qualidade.

Gostava que o Sporting de Braga fosse campeão?

Gostava. Nunca escondi que tenho um enorme carinho pelo Sp. Braga.

Conhece os intervenientes mais destacados da última jornada. Jogou no Benfica, trabalhou com Jesus, foi treinado por Manuel Machado no Sp. Braga, que é o actual treinador do Nacional da Madeira, adversário dos bracarenses no próximo domingo. Como é que vai ser esse
jogo?


O jogo vai passar completamente ao lado do Nacional e ninguém vai falar do Nacional. O Sp. Braga vai fazer na Madeira o que fez na Figueira da Foz, contra a Naval, e pronto.

Só nunca trabalhou com Domingos...

Julgo que não nos cruzámos como jogadores. O trabalho do Do- mingos na Académica deixava antever o valor dele. Pegou numa equipa prestes a descer de divisão e conseguiu a melhor classificação de sempre. Podia esperar--se, portanto, um treinador capaz de fazer um bom trabalho.

Cardozo ou Falcao?

Gosto muito do Cardozo, sempre o admirei. À primeira vista, parece o típico avançado pé-de- -chumbo, mas é um goleador muito difícil de travar. Trata-se de um jogador que depende mui- to da força da equipa e por isso mesmo rendeu muito mais es- ta época do que na anterior. Mas também gosto muito de Falcao. O problema é que estamos a falar de dois estrangeiros e eu gostaria de estar aqui a falar de dois portugueses na luta pelo título de marcador da Liga. Se me excluir a mim e ao Nuno Gomes, não estou a ver, mesmo vasculhando muito, quem mais nos últimos tenha feito frente aos goleadores estrangeiros do nosso futebol. Só eu e o Nuno.

Se tivesse continuado na Liga, acha que seria o melhor marcador com nacionalidade portuguesa?

Não tenho dúvidas. Mas já estou habituado a que não se fale nisso: eu e o Nuno, fomos os últimos portugueses a brilhar, os que se também entraram na luta pelos troféus de melhor marcador da nossa Liga.

Nuno Gomes está na pré-convocatória (50 nomes) anunciada esta semana pelo seleccionador Carlos Queiroz. Acha que ainda faz sentido convocar Nuno Gomes?

O Nuno Gomes jogou um jogo ou outro e o seleccionador foi peremptório quando afirmou que só convocaria quem, nos respectivos clubes, estivesse a jogar. Para mim, no entanto, Nu- no Gomes continua a ser uma opção válida.

A época apagada de Liedson é um indicativo para o que vai fazer no Mundial 2010 na África do Sul?

Não sei. Ele foi de férias e, por vezes, o descanso é mais importante do que o treino. Até para desanuviar. Acredito que vai estar a um bom nível. O seleccionador tem, no entanto, em Hugo Almeida uma excelente solução.

Os seus eleitos seriam, então, Hugo Almeida, Liedson e Nuno Gomes. Mas se tivesse de levar mais dois avançados quem escolheria se estivesse na pele do seleccionador?

Makukula, que está a fazer uma época muito boa na Turquia, e puxando pela cabeça haveria outros. Eu próprio não me excluiria.

Quando foi para os Emirados percebeu que perdia de vez as já remotas hipóteses de chegar à selecção?

Não posso esquecer de que fui convocado por Luiz Felipe Scolari pre- cisamente quando estava no Qatar.

Disse uma vez: "O meu crime foi ter sempre marcado golos." Mantém a frase proferida?

Felizmente fiz muitos golos em diversos sítios, independentemente do que isso me possa ter rendido estou muito orgulhoso e de consciência tranquila. Estou a viver uma boa fase depois de dois anos complicados - um em Bra-ga, praticamente sem jogar por causa de duas lesões e o outro no Boavista onde, apesar de ter marcado golos, estava a jogar na II divisão. Este ano, voltei ao normal, aos golos, primeiro no Rio Ave e, agora, nos Emirados.

Ter um treinador português (Manuel Cajuda) ajuda...

Ajuda, no sentido em que é muito bom trabalhar com um português estando tão longe de casa.

Termina contrato em Maio. Tenciona continuar nos Emirados Árabes Unidos?

Não sei o que vai acontecer na minha vida nem se vou continuar a ficar por aqui. Tenho várias perspectivas, veremos o que se vai passar.

Poderá regressar a Portugal?

Poderei. É uma possibilidade.

Vai terminar a carreira de futebolista?

Na próxima época continuarei a ser jogador de futebol.


in DN

fmrabit

   Li a entrevista, registei com agrado as preferências do João Tomás, mas fica o amargo de boca, de pensar naquele lance que poderá ter influência, pois esses dois pontos que deixamos em Vila do Conde, poderão ser decisivos na nossa classificação!

Arnie_Marta

Destaco esta pergunta:

QuoteSe o Benfica perder o título é uma injustiça?

Mas o Benfica ganhou alguma coisa para a perder???????
Se a pergunta fosse:

Quote"Depois de Ricardos Costas, Benquerenças, Comunicação Social, Stewards, Túneis, IMENSAS expulsões perdoadas; Se o Benfica não ganhar o campeonato, deve pedir o dinheiro de volta desta palhaçada toda???"


Quanto ao João Tomás sem dúvidas que gosta do Braga, mas aquele golo lá......  :-\

De resto boa sorte para ele  :)
O meu nome é Arnaldo...

A.COSTA

Grande TOMÁS. Serás sempre dos ENORMES jogadores que estão no nosso coração.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo