News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A propósito de bracarenses benfiquistas...

Started by ric, 20 de October de 2009, 10:03

Previous topic - Next topic

JR1287

Quote from: Casual 1921 on 21 de October de 2009, 14:37
Quote from: JR2969 on 21 de October de 2009, 12:22
Aqui há uns anos, depois de ter ficado muito tempo sem ganhar nada, o sporting foi campeão. Fiquei pasmado com a quantidade de lagartos que andavam escondidos e foram festejar para a rua; até juízes vi nas caravanas, e eles costumam ser discretos. E foi cá em Braga, e eram só bracarenses (residentes em Braga).
Aqui há uns anos, depois de ter ficado muito tempo sem ganhar nada, o benf foi campeão com o Trapattoni. Eu fiquei parvo com a gente que havia na rua a festejar, muito mais do que quando foi o sporting. E foi cá em Braga, e eram só bracarenses.
Nunca - infelizmente digo isto, mas é a verdade - haverá tanta gente a festejar vitórias do Braga cá em Braga, nem que o Braga seja campeão.
Claro que haverá muitos motivos sociológicos, mas a verdade é que se fizessem a tal sondagem, pedindo aos bracarenses para eleger o seu clube preferido, e só um, os braguistas ficavam muitíssimo atrás dos lampiões, muito atrás dos lagartos e até atrás dos tri+eiros (estes nas gerações mais novos).
e esta é que é a triste realidade!!!
E se querem ser honestos, quando a CS disser que Braga é terra de lampiões, e que há mais lampiões que braguistas, engulam em secom porque é verdade!!! e podem ter a certeza que no próximo jogo vai haver mais lampiões que braguistas (e muitos dos que lá vão estar a torcer pelo braga são bis lagartos e tripeiros...). Esta é a triste realidade; podemos e devemos lutar contra ela, mas não a podemos ignorar.

Sinceramente, acho que pouco percebes da realidade da cidade.

Eu fazendo uma pequena apreciação do meio que me rodeia constato que:
Num universo de +/-40 familiares, 35 são Braguistas.
Num universo de +/-100 amigos que lido frequentemente, para cima de 60 são Braguistas
Num universo de +/-40 trabalhadores (apenas os que são da cidade de Braga) da empresa onde trabalho, mais de metade são braguistas...
E atenção que há muita gente que não tem clube, outros que tem clube mas não vão há bola, etc

Quanto ás festas que falas, vi muitos lagartos, vi muitos lampioes, vi muitos tripeiros, mas nem todos juntos eram tantos como há uns anos atrás em que ficamos em quarto lugar, em que o ultimo jogo foi em gmr e a festa foi feita desde a Morreira até ao centro da cidade!

O casual1921 fez um estudo interessante, e agora vou fazer um igual, que infelizmente é muito diferente do dele, e foi com base na minha perspectiva que me pronunciei recentemente.
Quanto aos meus familiares, somos mais de 70; eu sou braguista, tenho um tio bi braga-benfica, um primo bi braga-sporting, e os outros nenhum liga ao braga! O meu pai é do sporting (mas note-se que veio para cá só quando casou, ele é da Beira Alta), o meu irmão também e a minha mulher é do benfica; os meus filhos, dada esta complexidade familiar, são tris - braga, sporting e benfica (mas são pequeninos ainda!). No entanto, e como conheço muitos casos idênticos (com dois clubes), penso que isto espelha muito a realidade sociológica bracarense.
Quanto aos meus amigos, quando os jogos eram no 1º de Maio íamos em grupos de 10 ou 15 a cada jogo; entretanto uns foram casando, outros perderam o interesse, e a verdade é que do meu grupo mais antigo de amigos (digamos, cerca de 40) só 4 continuamos sócios, e só 2 ou 3 nos juntamos no estádio; aliás, já tenho ido sózinho. E alguns deles, que eram preferencialmente pelo Braga, agora vão ver todos os jogos ao Dragão... E pelo menos 10 já foram atletas do Braga!
Quanto à minha vizinhança (moro em s. vítor) , sei sempre quando é golo do benfica, mas do braga, nunca os ouço... os cafés da rua estão cheios quando dão jogos dos 3 gordos, mas nos jogos do braga, estão às moscas...
Quanto aos colegas de trabalho, sou professor numa escola cá de Braga. Há três braguistas ferrenhos, eu incluído, dois ou 3 bis e os restantes ou não ligam ao Braga, ou são mesmo anti-Braga. E somos cerca de 50!
E depois chego à parte mais preocupante: os alunos. Estou a falar de alunos entre os 16 e os 19 anos. Nem 5% ligam minimamente ao Braga! Ainda pensámos pedir ao Braga para visitar aquela escola, mas desistimos porque não conseguimos garantir sequer a presença de 30 alunos para encher uma sala!!!! Numa sala minha com 25 alunos, dos quais 14 rapazes muito interessados em futebol, há um braguista, que vejo sempre no futebol, e mais nada; nem sequer bi-clubistas!!!
Quanto às festas referidas, lembro-me bem de todas. Estava no portão do 1º de Maio à espera do autocarro, depois vim para a cidade e para a praça do município. De facto nunca vi tanta gente em festejos do Porto, mas no primeiro campeonato do sporting no início deste século, e principalmente no campeonato ganho pelo benfica, não concordo contigo.
E atendendo aos jovens da cidade com quem eu lido, as perspectivas não me parecem tão boas como alguns dizem... Já agora, peço a outros professores em escolas do concelho de Braga que transmitam a realidade da sua escola.
E até acrescento mais: tenho dois filhos num infantário da cidade; são cerca de 60 miúdos, e têm ginástica duas vezes por semana, e muitos levam equipamentos de clubes. Já lá vi miúdos com camisolas do porto, do sporting e do benfica, e até da selecção, mas com camisolas do Braga, só os meus filhos (mas devo esclarecer, porque é verdade, que mesmo eles também têm camisolas do sporting, oferecidas pelo avô...).
Esta é a minha realidade, e é com base nela que me pronuncio. Claro que sei que haverá pessoas com experiências diferentes, mas cada um fala do que sabe.

JR1287

Quote from: disco infiltrator on 22 de October de 2009, 02:37
Não tenho dúvidas é do seguinte: hoje, a juventude bracarense é na sua maioria BRAGUISTA. Disso tenho a certeza. E o futuro está na juventude!

Infelizmente não é essa a minha percepção. Falo baseado no que vejo numa escola do secundário e num infantário, como já expliquei no post anterior. Volto a pedir a professores ou a quem lide com miúdos em Braga para se pronunciar, para confirmar se afinal podemos ter esperança no futuro ou não...

Casual 1921

Quote from: JR2969 on 22 de October de 2009, 12:38
Quote from: Casual 1921 on 21 de October de 2009, 14:37
Quote from: JR2969 on 21 de October de 2009, 12:22
Aqui há uns anos, depois de ter ficado muito tempo sem ganhar nada, o sporting foi campeão. Fiquei pasmado com a quantidade de lagartos que andavam escondidos e foram festejar para a rua; até juízes vi nas caravanas, e eles costumam ser discretos. E foi cá em Braga, e eram só bracarenses (residentes em Braga).
Aqui há uns anos, depois de ter ficado muito tempo sem ganhar nada, o benf foi campeão com o Trapattoni. Eu fiquei parvo com a gente que havia na rua a festejar, muito mais do que quando foi o sporting. E foi cá em Braga, e eram só bracarenses.
Nunca - infelizmente digo isto, mas é a verdade - haverá tanta gente a festejar vitórias do Braga cá em Braga, nem que o Braga seja campeão.
Claro que haverá muitos motivos sociológicos, mas a verdade é que se fizessem a tal sondagem, pedindo aos bracarenses para eleger o seu clube preferido, e só um, os braguistas ficavam muitíssimo atrás dos lampiões, muito atrás dos lagartos e até atrás dos tri+eiros (estes nas gerações mais novos).
e esta é que é a triste realidade!!!
E se querem ser honestos, quando a CS disser que Braga é terra de lampiões, e que há mais lampiões que braguistas, engulam em secom porque é verdade!!! e podem ter a certeza que no próximo jogo vai haver mais lampiões que braguistas (e muitos dos que lá vão estar a torcer pelo braga são bis lagartos e tripeiros...). Esta é a triste realidade; podemos e devemos lutar contra ela, mas não a podemos ignorar.

Sinceramente, acho que pouco percebes da realidade da cidade.

Eu fazendo uma pequena apreciação do meio que me rodeia constato que:
Num universo de +/-40 familiares, 35 são Braguistas.
Num universo de +/-100 amigos que lido frequentemente, para cima de 60 são Braguistas
Num universo de +/-40 trabalhadores (apenas os que são da cidade de Braga) da empresa onde trabalho, mais de metade são braguistas...
E atenção que há muita gente que não tem clube, outros que tem clube mas não vão há bola, etc

Quanto ás festas que falas, vi muitos lagartos, vi muitos lampioes, vi muitos tripeiros, mas nem todos juntos eram tantos como há uns anos atrás em que ficamos em quarto lugar, em que o ultimo jogo foi em gmr e a festa foi feita desde a Morreira até ao centro da cidade!

O casual1921 fez um estudo interessante, e agora vou fazer um igual, que infelizmente é muito diferente do dele, e foi com base na minha perspectiva que me pronunciei recentemente.
Quanto aos meus familiares, somos mais de 70; eu sou braguista, tenho um tio bi braga-benfica, um primo bi braga-sporting, e os outros nenhum liga ao braga! O meu pai é do sporting (mas note-se que veio para cá só quando casou, ele é da Beira Alta), o meu irmão também e a minha mulher é do benfica; os meus filhos, dada esta complexidade familiar, são tris - braga, sporting e benfica (mas são pequeninos ainda!). No entanto, e como conheço muitos casos idênticos (com dois clubes), penso que isto espelha muito a realidade sociológica bracarense.
Quanto aos meus amigos, quando os jogos eram no 1º de Maio íamos em grupos de 10 ou 15 a cada jogo; entretanto uns foram casando, outros perderam o interesse, e a verdade é que do meu grupo mais antigo de amigos (digamos, cerca de 40) só 4 continuamos sócios, e só 2 ou 3 nos juntamos no estádio; aliás, já tenho ido sózinho. E alguns deles, que eram preferencialmente pelo Braga, agora vão ver todos os jogos ao Dragão... E pelo menos 10 já foram atletas do Braga!
Quanto à minha vizinhança (moro em s. vítor) , sei sempre quando é golo do benfica, mas do braga, nunca os ouço... os cafés da rua estão cheios quando dão jogos dos 3 gordos, mas nos jogos do braga, estão às moscas...
Quanto aos colegas de trabalho, sou professor numa escola cá de Braga. Há três braguistas ferrenhos, eu incluído, dois ou 3 bis e os restantes ou não ligam ao Braga, ou são mesmo anti-Braga. E somos cerca de 50!
E depois chego à parte mais preocupante: os alunos. Estou a falar de alunos entre os 16 e os 19 anos. Nem 5% ligam minimamente ao Braga! Ainda pensámos pedir ao Braga para visitar aquela escola, mas desistimos porque não conseguimos garantir sequer a presença de 30 alunos para encher uma sala!!!! Numa sala minha com 25 alunos, dos quais 14 rapazes muito interessados em futebol, há um braguista, que vejo sempre no futebol, e mais nada; nem sequer bi-clubistas!!!
Quanto às festas referidas, lembro-me bem de todas. Estava no portão do 1º de Maio à espera do autocarro, depois vim para a cidade e para a praça do município. De facto nunca vi tanta gente em festejos do Porto, mas no primeiro campeonato do sporting no início deste século, e principalmente no campeonato ganho pelo benfica, não concordo contigo.
E atendendo aos jovens da cidade com quem eu lido, as perspectivas não me parecem tão boas como alguns dizem... Já agora, peço a outros professores em escolas do concelho de Braga que transmitam a realidade da sua escola.
E até acrescento mais: tenho dois filhos num infantário da cidade; são cerca de 60 miúdos, e têm ginástica duas vezes por semana, e muitos levam equipamentos de clubes. Já lá vi miúdos com camisolas do porto, do sporting e do benfica, e até da selecção, mas com camisolas do Braga, só os meus filhos (mas devo esclarecer, porque é verdade, que mesmo eles também têm camisolas do sporting, oferecidas pelo avô...).
Esta é a minha realidade, e é com base nela que me pronuncio. Claro que sei que haverá pessoas com experiências diferentes, mas cada um fala do que sabe.

Não duvidando do que dizes... parece que moramos em cidades diferentes! ;D

Eu ando muito tempo na rua em trabalho, só vejo miúdos com camisolas do Braga, é muito raro ver outros clubes.
O exemplo mais claro é a rodovia, em 10 camisolas de clubes prai 7 são do Braga.

Armando Coelho

Eu vou transmitir a minha experiência apenas a nível familiar. Devo ter à volta de 70/80 primos, mais irmãos e sobrinhos seremos cerca de 90 elementos. Comparando com as experiências dos foristas anteriores, devo dizer que me posso orgulhar de mais de 60% ser BRAGUISTA com presença assídua no estádio e grande parte das deslocações do nosso ENORME, e não, não são bis, são verdadeiros adeptos. Até me orgulho de ter um sobrinho/afilhado do qual o pai é lampião e ele e o irmão serem verdadeiros que sofrem com as derrotas e vibram com as vitórias para alguma tristeza do pai (meu cunhado).Todos os meus sobrinhos são sócios activos, 1 com 23 anos (meu afilhado), outro com 15 e outro com 13, vantagens de ter um tio que se preocupou em lhes dar uma boa educação ;) ;D que se preocupou em levar os miudos ao futebol na fase de crescimente clubístico e como tal de indecisão, mas do qual hoje me posso orgulhar, pois jamais os deixei entrar por maus caminhos (ser lagarto, lampião ou tripeiro) e devo dizer que foram bastante pressionados pelo pai para serem lampiões, até em reuniões familiares. Além disso, também tenho vários amigos/colegas de infância que pouco ligavam ao futebol, e hoje são adeptos assíduos no estádio. Porque isto de ser adepto de 1 clube funciona muito tipo, bola de neve, principalmente aqueles que não tem uma personalidade muito vincada tem aquela atitude do género "maria vai atrás das outras". Resumindo e concluindo, quer queiramos ou não, actualmente os jovens são maioritariamente BRAGUISTAS, e se formos comparar o universo feminino, então o S.C.BRAGA dá verdadeiras cabazadas à concorrência, seja "encaralhada".....ups encarnada ;D ;D ;D, verde ou azul.

ric

amigos:

esta questão é muito interessante e pode ser observada por vários prismas.
A primeira constatação é que, de facto, existem muitos lampioes e tripeiros em Braga (mais os primeiros, claro)

temos também que analisar faixas etárias e a sua ascendência pois "os pais influenciam os filhos".

A análise fria e socióliuga faz-se do seguinte modo e com base nas seguintes premissas ( não sou sociológo mas há muito que penso nestas questões):

1- a paixão clubista faz-se em primeiro lugar pela "colagem" a quem vence
2- ser adepto de vencedores é "#estar sempre ou quase sempre do lado dos vencedores"
3- Ser dos mais fracos, ou menos ganhadores, tem muito a ver com outras questões como de irreverência, bairrismo, assumpção de causas, cultura familiar, raizes tradicionais, laços familiares
4- Nem sempre a "chamada" da terra (leia-se bairrismo) é directamente proporcional a seguir-se o clube da terra

Com base nisto o que observamos em Braga?
1- Um cidade mediana nos anos 50/70
2- Um boom de imigrantes a partir dos anos 70 fruto da UM (profs, alunos, funcionários), dos baixos preços das habitações e da desertificação normal e geral da malha riral
3- Braga passa , a partir dos anos 70 a ter bastante mais pessoas "não identificadas nem com raizes da cidade". esta situação repete-se até ao tempo actual. penso que dos 150 mil habitantes de Braga , cerca de metade , actualemnte, não t~em raizes nem tradições familiares em Braga.
4- Ora estas pessoas, "novos bracarenses por resid~encia e/ou trabalho" surgem da zona rural e das cosmopolitas lisboa e porto
5- E nestes novos "bracarenses" continuam a constar as simpatias clubistas dos clubes que tinham antes de vir para Braga.

Paralelamente, os anos 60 e 70, são os anos associados  ás grandes vitórias de Sporting e Benfica. As taças europeias e o enfase do Esatdo Novo no Eusébio, Coluna, Peyroteo,etc, etc. é assim fácil juntar-se á falange benfiquista e sportinguista.
Ora, curiosamente, os anos 60 (com execepção de 66) o SCBraga andava pela rua da amargura. Num sobe e desce continuo, o Braga era o nosso Braguinha (mais tarde apropriado por Quinito) e atrás dele corriam os "maluquinhos do futebol" e os "bracarenses de gema". Nãos e via , durante muitos anos um benfica , porto ou outro clube de topo mas sim um covilha, tirsense ou oliveirense.

E com aentrada dos novos "bracarenses" que falei atras nos anos 70 e atéá década de 90, o Braga não era um clube capaz de assumir um estatuto na cidade, lutava para não descer, entrava em muitas questiunculas politicas, tinha alguma liderança de cariz duvidoso devido a uma série de interesses que afastavam os bracarenses e não "mexiam" com os "novos bracarenses". paralelamente, as preocupações residiam no dia a dia do clube nunca existindo uma clara e actuante acção de propaganda nem de captação de sócios (vejam-se os fiascos que foram as sucessivas acções de captação de sócios).

Ora hoje , as pessoas que adotaram Braga como "sua cidade" t~em hoje entre 30 a 50 anos e representam, como disse acima , cerca de metade da população.
Logo, não será dificil de perceber que as paix~pes clubistas passem gereditáriamente para os seus filhos, hoje com 20 a 30 anos e que alguns deles, já em 3º geração, continuem a passaros gostos clbistas dos seus familiares. Logo, é curial e não refutável que temos - efectivamente - muitos adetos do 3g em Braga. e do FCporto, a hegemonia dos anos 90e inicio deste século trouxe também muitos seguidores, estes já mais virados para o "seguidismo" das vitórias de Madjer e Futre e também a arma poderosa de marketing do porto.

Ora, com cerca de metade de habitantes nas condições acima, importa questionar como s eganham adeptos:
1- pela visibilidade do clube e das suas acções de marketing e de prestação de serviços desportivos
2- pelas vitórias e bons resultados
3- por uma moda que é fácil (?) injectar nos miudos se for bem pensada e engendrada

Ora, esta conjugação de factores está a trazer adeptos ao Enorme.  Começa-se a ver agora adeptos únicos do Braga, gerações sobretudo mais novas, já enraizadas em Braga e com vocação bairrista mesmo com pais de fora. V~e-se que existe um apego maior aos valores da cidade e da região e que aospoucos estesinteresses voltam-se para o clueb da terra.
Se é pouco claro e não é um grande boom? Sim, mas vehjamos que hoje as ofertas , em braga, são inúmeras e as atenções dos jovens podem centrar-se em muitas actividades para além do acompanhamento do futebol. E veja-se tb os constantes tiros nos pés que o nosso futebol e a sua organização dá na credibilidade deste desporto....

Podem agora questionar-me : e em Guimarães?

bem, a minha análise é diferente...

guimarães sempre foi uma cidade mais pequena. E o seu tamanho e alguma "inveja" tradicional de Braga , impôs sempre um maior bairrismo e união em torno dos simbolos da cidade. por outro lado, Braga sempre foi mais aberta que Guimaraes...ainda há bem pouco tempo,uma década ou duas9 as senhoras não saiam á noite, não frequentavam cafés... é uma verdade crua e dura mas é assime tenho exemplos. Ora em Braga, sobretudo dpois do 25 de Abril a cidade manteve , em crescendo, a sua actitude mais aberta...
por outro lado, em guimaraes, o vitória local, nos tais anos 70/80 e 90 andou sempre pela primeira divisão. o viroia lutava com os tais 3G e as pessoas aguerriam-se ao seu clube. por outro lado, a cidade ,antinha a sua estrutura e só muito mais tarde, quase na década de 90 é que guimaraes se solta deviso ao incremento da Um naquela cidade. logo, existiu sempre uma conjectura mais propícia ao desenvolvimento constante de um amor vitoriano emn detrimento do que se passav em braga com o clube local.


Ora, e em jeito de conclusão, só agora , com a conciliação de bons resultados, melhor marketing e maior consist~encia e identificação coma região e cidade das 2º e 3ºs gerações dos tais "novos bracarenses" se assiyte a um maior incremento braguista.
não ver que este fenómeno está a acontecer é não o observar em toda a sua singularidade e perspectivas.

Sim, em Brag já fechou - há muito - o ninho das águias...

spinto

Em jeito de resumo RIC, concordo e falas em pontos que eu tb tenho falado e que acredito que sejam os reais.

Não ignorem nem massacrem os bi-clubistas com preferência braguista, só ficamos a perder com isso, diz-se aqui que não querem que são uma vergonha e enchem-nos do piorío, pensem antes de falar.
São eles que também ajudam o clube ao serem sócios e ao estarem presentes no axa.

Eu ainda sou daqueles que acredito, que quem é de Braga mesmo sem ser braguista, ainda que tem um carinho especial pelo clube e que lá no fundo por vezes não é mais porque é assumido por este ou aquele.
Não acredito, a não ser caso muito excepcional, que quem é casado 20 anos e se separa não goste nem que seja 1 bocadinho da esposa/marido, no futebol é igual não acredito que foi braguista tenho deixado de o ser, agora por um motivo ou outro afastou-se.

Espero estar cá para ver e comprovar, um dia que o braga ganhe um titulo (campeonato/taça) não tenho duvidas que vai ser uma autentica romaria nunca antes vista pela cidade, aí vão ver uma verdadeira peste instalada na cidade.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

disco infiltrator

As vitórias são importantes: confere visibilidade ao clube e entusiasma os adeptos. No entanto, esse não será, na minha opinião, o principal caminho para fazer crescer o número de adeptos do SCB. A minha visão não é essa. Não adianta ganhar se faltar "o resto".

O Mónaco foi várias vezes campeão de França e não tem adeptos; o Boavista já foi campeão e não foi por isso que os seus adeptos aumentaram nas épocas seguintes; o Schalke 04 é possivelmente o clube com mais adeptos na Alemanha e o único campeonato que ganhou no pós-guerra foi em 1958; o Racing de Avellaneda é talvez a torcida mais apaixonda da Argentina - esteve para terminar mas os adeptos não deixaram, ganhou um campeonato em 2001 (quebrando um jejum de 35 anos) e entretanto a torcida sempre cresceu, sendo a 3ª maior da Argentina; o Corinthians no Brasil de 1955 a 1977 não ganhou nada, recentemente andou pela segunda divisão mas a torcida não para de crescer e continua sendo "a Fiel"; o Salgueiros e o Farense têm talvez mais adeptos, e com certeza mais fieis,  que clubes como Beira-Mar, Leiria ou Amadora; o Santa Cruz (Pernambuco) está na série D (qualquer coisa como 4ª divisão) e é a segunda maior assistência de todas as divisões brasileiras - normalmente estão 40.000 pessoas a assistir a um jogo da 4ª divisão; a melhor "afición" de Espanha é sem dúvida a do Sporting de Gijón, é a mais apaixonada e das que mais gente "arrasta" nas deslocações, armaguraram anos e anos na 2ª e, na 1ª, a melhor classificação foi um 10º lugar....

São apenas alguns exemplos...

O que pretendo dizer é que para se chamarem adeptos, que sintam de verdade o clube, não bastam vitórias. É preciso criar uma identidade entre a Região e o Clube, criar um sentimento, uma ligação.
O porto fez isso muito bem, as vitórias ajudaram com certeza mas a  grande força deles foi quando  criaram a ideia que o Norte é prejudicado pelo Sul. Lançaram a tal mística tripeira e que criou uma forte ligação com a cidade do Porto e com a Região. O guimarães também trabalha bem a parte da ligação da cidade ao Clube.

O SCB tem que criar essa identificação. Tem que existir um projecto voltado para a cidade e região. Angariar adeptos deverá ser a prioridade do SCB. Tem que se comunicar com a cidade, não se iludam aqueles que pensam que, se o SCB for campeão, vai ter muitos mais adeptos no estádio. As vitórias são importantes mas não são o principal.

Penso que estamos a melhorar em vários aspectos. No entanto, no ponto relacionado com a ligação do clube à cidade e aos bracarenses.....estamos ainda muito devagar. Tem que existir um projecto sério para o médio prazo. As visitas às escolas são excelentes iniciativas mas é preciso mais. E esse "mais" não depende apenas da direcção do SCB, depende de todos nós.

A direcção tem que entender que coisas simples como o merchandising são fundamentais - não são pormenores. Temos que reclamar pela pouca atenção dada a este aspecto. Os Braguistas têm orgulho no seu clube e querem divulgá-lo.

Moro fora de Portugal e tento sempre "mostrar" o SCB. Os "botecos" que conheço na região, que estão decorados com alusões ao futebol, já receberam os cachecois do SCB e podem ter a certeza que os afixaram. O meu porta-chaves é o nosso símbolo e várias vezes visto as camisolas do SCB (principalmente a do Karoglan). Parecem coisas simples mas resultam.  Resultam para conferir visibilidade ao SCB e para criar uma identidade. Vou continuar sempre a divulgar o SCB e espero que esta direcção também o faça.

A cidade e Região têm que contribuir também. A promoção do Minho e da Cidade só resulta se também se divulgarem as entidades mais representativas da Região - com certeza que o SCB é uma delas. Precisamos de um projecto para fazer crescer o SCB, para criar uma identidade e ligação. Para já ainda estamos muito devagar apesar do excelente trabalho que tem vindo a ser feito recentemente em outras àreas. Podemos melhorar bastante.

duasbancadas

É com grande alegria que vejo muitos alunos meus entrarem na sala de aula com a camisola do Mágico vestida! É prova mais que suficiente que a estratégia de charme feita nas escolas está a funcionar e bem! Só os cegos e provincianos - leia-se, comunicação social - podem afirmar que o benfiquismo impera em Braga! Nos arrabaldes ainda vá, na urbe nem pensar! Muitas cidades do centro são sportinguistas e ninguém fala disso! Estudei em Aveiro e sei do que falo! Tive muitos colegas de Coimbra que se maribavam pra Académica! E Leiria, nem se fala: sportinguista até às catacumbas da cidade! Com o tempo, isto vai! Hão-de ver de que fibra somos feitos!!
Anti -3 estarolas, quem é braguista tem o coração cheio!

Manuel Pereira

#48
Este tema é bastante complexo e é muito difícil aborda-lo num pequeno textos que não sature quem o lê.
1 - É ponto assente (pelo menos para mim) que o SCB tem vindo a crescer significativamente desde a década de noventa do século passado.
2 - O crescimento só se torna visível quando atinge uma certa dimensão. Passar de 1 mil para 2 mil é um grande crescimento mas passa despercebido. Passar de 15 mil para 20 mil e um crescimento muito menor mas muito mais visível.
3 - Há muitos, mas mesmo muitos braguistas (ferrenhos) que são ex-benfiquistas.
4 - Também há alguns ex-sportinguistas (do Sporting de Lisboa) e alguns ex-portistas. Isto não é estigmatizaste, radica fundamentalmente no crescimento de uma cidade Braga, na qual os seus cidadãos acreditam cada vez mais nas suas capacidades e afirmação no panorama nacional.
5 - Há cada vez mais crianças e jovens que aderem ao SCB sem antes terem sido adeptos de qualquer outro Clube
6 - Ferreira Braga chama a atenção para um aspecto importante. A maioria da população não liga ao futebol, mesmo sabendo todos nós que o futebol tem mais adeptos (em Portugal) que todos os outros desportos juntos.
7 - Conheço cada vez mais gente que detesta futebol, mas se lhe perguntarem quem preferem que ganhe dizem: "que ganhe o Braga que pelo menos é nosso".
8 - Há medida que os braguistas aumentem mais indiferente nos serão algumas alfinetadas da comunicação social e elas vão tendo, por sua vez, tendência a diminuir.
9 - Por outro lado vão começar a aparecer cada vez mais textos como os que o Miguel Esteves Cardoso escreveu
10 - A atitude braguista de promover relações saudáveis com todos os clubes (e adeptos de todos os clubes) contribui para a nossa credibilidade e também ajuda a ganhar adeptos.
11 - Uma atitude de permanente confronto como a que o Pinto da Costa tem utilizado parar o FCP, pode ou não contribuir para o sucesso desportivo (eu pessoalmente tenho duvidas), mas não contribui para ganhar adeptos, pelo menos fora do território representado pelo clube (grande Porto).

Saudações braguistas

Ricardo

Quote from: Nemec on 21 de October de 2009, 20:16
O que me tenho apercebido é que devido aos bons resultados que nos últimos anos o Braga tem tido, tem aumentado o número de pessoas que acharam que deviam apoiar o Braga, porque ele agora ganhava muitos jogos e fazia frente aos grandes. E assim o fazem, fizeram-se sócios, pagaram as quotas, compraram a cadeira e lá vão ver o Braga. Dizem-se do Braga sempre que ele ganha e tentam disfarçar a coisa se ele perde, mas lá no fundo nunca perderam o "carinho" que tinham pelo outro clube
(...)
Tanta gente que eu conheço que começou assim e agora esgana-se de raiva contra o clube que anteriormente simpatizava...
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

andre_carneiro

#50
Quote from: Ricardo on 05 de November de 2009, 09:54
Quote from: Nemec on 21 de October de 2009, 20:16
O que me tenho apercebido é que devido aos bons resultados que nos últimos anos o Braga tem tido, tem aumentado o número de pessoas que acharam que deviam apoiar o Braga, porque ele agora ganhava muitos jogos e fazia frente aos grandes. E assim o fazem, fizeram-se sócios, pagaram as quotas, compraram a cadeira e lá vão ver o Braga. Dizem-se do Braga sempre que ele ganha e tentam disfarçar a coisa se ele perde, mas lá no fundo nunca perderam o "carinho" que tinham pelo outro clube
(...)
Tanta gente que eu conheço que começou assim e agora esgana-se de raiva contra o clube que anteriormente simpatizava...

eu... (e muita "auto-raiva" me dá da "pseudo-estupidez" que tive quando criança e adolescente...)
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Vlad

Li com atenção as várias perspectivas apresentadas pelos foristas quanto ao universo que os rodeia.
Posso afirmar que a minha é mais ou menos a seguinte:
Na minha casa, somos três, eu, a minha mulher e filho: 3 braguistas.
Os meus pais são braguistas.
O meu irmão é braguista.
Os meus sogros não ligam a futebol.
Os meus cunhados e cunhadas não ligam a futebol.
Os meus 3 sobrinhos são braguistas, por minha influência.
Quanto ao resto dos familiares de Braga (porque metade da minha família é de fora de Braga), tenho uma tia braguista, um tio bi-clubista (Braga/sporting), um tio sportinguista... os outros não ligam a futebol.
Primos não tenho, só primas e uma prima é braguista, uma prima portista, e mais 5 primas que não ligam a futebol.
Quanto aos amigos, devo dizer que a grande generalidade nem sequer liga a futebol. Os que gostam, e que são uma minoria, dividem-se mais oumenos assim, 30/40 % braguistas e 20% biclubistas e os restantes serão dos 3 metralhas.

Conclusão:

se tivesse que atribuir uma percentagem a cada clube de todo o universo de pessoas de Braga que conheço, arriscava qualquer coisa assim,
10% a 15% braguistas
5% a 10% metralhas
75% a 85% liga pouco ou nada a futebol.

dentro dos que gostam e são adeptos de clubes apostaria,
50% braguistas e 50% metralhas e biclubistas.

De realçar que também partilho da opinião que quanto à juventude o panorama muda de figura, e para muito melhor. Já alguém aqui referiu o exemplo dos campos da rodovia, e de facto constata-se que 7 em 10 camisolas são do Braga!

A título de curiosidade, existe uma rede social na net que se chama "Bracarenses aqui e além fronteiras" ( http://bracarenses.ning.com ). Quem quiser regista-se lá e pode ver amigos ou reencontrar caras que já não vê desde a primária. Dentro da rede existe uma diversidade de grupos criados, tais como ex-alunos do D. Maria II, amigos do café Farol, club84, ou grupos mais diminutos tais como ex-operadores da Bracalândia. E pois está claro também existem os grupos SC BRAGA, ABC de Braga, mais benfica, simpatizantes do fcp, e os leões.
Da totalidade 2339 membros registados, só 304 aderiram aos grupos de clubes de futebol, portanto apenas 13% manifestaram interesse por um dos clubes. Desses 304, 186 (61%) para o SCB, 44 (14%) para o benfica, 37 (12%) porto, e 37 (12%) sporting.
A análise desta rede vale o que vale, mas pronto à falta de melhor, é mais uma.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

1

Há um fenómeno engraçado.

No estádio na semana passada nós estávamos em clara maioria mais uma vez. Se eles não estavam em maioria com a onda de euforia que existia à volta do clube deles nunca mais estarão em maioria.

Nos cafés da cidade um amigo meu Braguista foi a 2 diferentes e contou-me que havia maioria de benfiquistas e muitos adeptos do fcp e scp e poucos do Braga. O que posso concluir (porque sei que nos cafés onde ele foi por acaso são cafés caros, pessoas de poucos recursos não podem ir lá) que os adeptos do slb cá são aquelas pessoas que não gostam de futebol, gostam é de minis e tremoços, o futebol é secundário.

filipescb

já eu fui ao estadio(claro)e quando voltei fui ao café que habitualmente costumo parar,e um amigo meu disse que auqilo parecia o estadio do braga,o que eu acho é que na cidade de braga nao se liga a futebol independentemente do clube em questao,na minha familia eu e o meu irmao empurrado por mim,somos os unicos que vamos ao futebol,90% nunca entrou ou tenciona entrar num estádio.

jeba

Cá em casa somos 5. Eu, a minha esposa (ex-passarinhos), a minha filhota mais velha, a que nasceu á 15 dias e o meu pai Braguistas a 100%. A minha mãe tadinha Benfiquista mas com uma costela Braguista...  :o. Últimamente tem andado como o tolo em cima da ponte! Não sabe para que lado se virar!  ;D ;D ;D
Por fora, já rendi 2 amigos Brasileiros ao nosso clube! Só ainda não consegui que se tornassem sócios, mas com jeito a coisa vai lá!  :D

jaimec

Quote from: jeba on 06 de November de 2009, 01:31
Cá em casa somos 5. Eu, a minha esposa (ex-passarinhos), a minha filhota mais velha, a que nasceu á 15 dias e o meu pai Braguistas a 100%. A minha mãe tadinha Benfiquista mas com uma costela Braguista...  :o. Últimamente tem andado como o tolo em cima da ponte! Não sabe para que lado se virar!  ;D ;D ;D
Por fora, já rendi 2 amigos Brasileiros ao nosso clube! Só ainda não consegui que se tornassem sócios, mas com jeito a coisa vai lá!  :D

Muitos parabéns pelo novo membro da família braguista, em 15 dias suponho que já tenhas tido tempo de preencher uma proposta de inscrição como sócia do SCB  ;D

A canalha è uma alegria, ainda hoje pus a minha sobrinha de 4 anos ( filha de um lagarto com alguma simpatia pelo SCB e de uma ateia ) a gritar BRAGA! BRAGA! de braços no ar e só te digo a alegria que isso me trouxe, e a ela, porque estava divertidíssima !

Pois, no meu caso, num universo de 20 pessoas em que 80% não ligam puto a futebol, sou o único Braguista .Com orgulho .

Pingu


Tópico interessante  :D  Acho que agora é que se devia fazer isso da sondagem, aqui em Braga ainda há muitos benfiquistas mas dos arredores de Braga e também há lagartos..... Os meus pais são lagartos vão sempre ao AXA para ver o sporting mas eu sou do Braga.... sou o único lá de casa visto que os meus 2 irmãos são também lagartos...... No resto da minha família divide-se entre lagartos e Braguistas.....  lampiões só 1 e tripeiros 2.....   

Sheriff

Outra vez esta história?  :o

Eu acho que isto está mais que exclarecido. Que desenterranço!  ;D
SOMOS OS GVERREIROS DO MINHO !!!

Pingu

Quote from: Sheriff on 20 de July de 2011, 22:22
Outra vez esta história?  :o

Eu acho que isto está mais que exclarecido. Que desenterranço!  ;D

Mas mudou muita coisa desde novembro de 2009 até 2011.......Nessa altura não havia tantos Braguistas.... agora há mais..... Mas tenho medo que sejam adeptos de ocasião..... :-X

Samuel Massas

Quote from: Pingu on 20 de July de 2011, 22:34
Quote from: Sheriff on 20 de July de 2011, 22:22
Outra vez esta história?  :o

Eu acho que isto está mais que exclarecido. Que desenterranço!  ;D

Mas mudou muita coisa desde novembro de 2009 até 2011.......Nessa altura não havia tantos Braguistas.... agora há mais..... Mas tenho medo que sejam adeptos de ocasião..... :-X
Basicamente é esta a minha maior preocupação relativamente à massa adepta que tem aderido recentemente...