News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Assembleia-Geral dia 23 de Outubro às 20h30 para associados

Started by Cici, 10 de October de 2009, 12:44

Previous topic - Next topic

Imbelloni

Quote from: Pedro Ribeiro on 13 de October de 2009, 14:26
Quote from: Imbelloni on 13 de October de 2009, 14:11
Creio no entanto, que a principal motivção é, tal como foi dito pelo Krugger, gerar um encaixe financeiro de 2.5M€

Sim, claro! Mas a minha questão não era essa. o que pergunto é para que é necessário o encaixe financeiro: cobertura de perdas? Investimento na equipa de futebol? Investimento em infra-estruturas/ centro de estágio?

Infelizmente creio ser cobertura de perdas! Na equipa de futebol a palavra de ordem é mesmo desinvestir. Relativamente às infra-estruturas é uma possibilidade no entanto ha ja 2 anos que nao ouço Salvador falar em Centro de Estagios/Academia.

spinto

Não pesco nada destes "termos e jogadas" mas tb penso que seja para cobrimento de perdas, isto porque, a iniciativa vem do clube, e porque porque se o plantel vale por exemplo 10milhões e a sad vale 5milhões, ou se vende e o plantel baixa o valor e consequentemente aumenta o valor da sad ou então é para na ausencia de vendas, o valor da sad aproximar-se do valor do plantel.


SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

spinto

o que quis mesmo dizer é para o valor da Sad estar equiparado ao valor avaliado do plantel, embora pense que o valor do plantel está sub-avaliado, pois se o valor é pelo preço de compra, vejamos quanto custou o alan e quanto vale, vejamos quanto custou o eduardo (vem de formação vale 0€) e quanto vale, vejamos o caso do meyong (veio a custo 0), etc...
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

1

Não percebi muito bem o que disseste spinto mas os jogadores não estão valorizados pelo preço de entrada de certeza. Devem estar por 1 valor médio entre o que custaram e o que valem agora (e convém que seja subvalorizado).

Os activos do Braga são quase 100% os jogadores (talvez entre uns lugares de estacionamento nos parques subterrâneos e as galerias do bingo também, mas não sei se são do clube ou SAD), obviamente isso não é muito bom mas é preciso dinheiro para ter outros activos e isso é complicado claro.

Os 2,5milhões de aumento de capital são para entrar dinheiro na sad através de capitais próprios o que faz com que a sad não se endivide mais ( e nesta altura qualquer empresa arranjar dinheiro na banca é muito complicado). Não sei é quem vai entrar com esses 2,5M julgo que isso já deve estar +/- "arranjado" senão teria lógica o salvador falar disso para apelar aos sócios que comprem.

O Braga deve precisar desse dinheiro para ter uma almofada financeira e para terminar a época sem problemas mas quando chegar ao fim terá de vender alguém (esperemos que o Eduardo vá ao Mundial e faça um mundial brutal, p.e.)

krugger


Bem não quero dar a certeza absoluta mas penso que existe algo na lei que diz que se uma empresa apresentar resultados negativos por 3 anos consecutivos são as proprias finanças que podem pedir a insolvencia de uma empresa, penso que este será o 3º ano, acho eu.

Por outro lado em termos de banca é pessimo, isto para um clube que para alem dos jogadores poucos mais activos tem, o  que faz com que não haja bens para serem dados como garantia e como tal a capacidade de endividamento do clube é algo reduzida.

Penso que é inegavel que se apresentarmos mais uma vez prejuizo este ano as coisas podem ficar feias para o nosso lado, pouca capacidade de endividadamento, o espectro da falencia técnica a agravar-se, a propria banca pode apertar com o clube, bem nada de bom advem daí, como tal penso que com este encaixe fincanceiro permite-nos 2 coisas, a primeira é não apresentarmos um resultado de exercicio negativo a outra é o facto de não termos a necessidade de em Dezembro nos desfazermos dos melhores jogadores.

Mas isto são só opiniões, importante é termos as certezas do porque? de quem? e outras questões que se levantam.

Imbelloni

Krugger, nao posso afirmar com todas as certezas mas creio que a SAD do Braga apenas apresentou resultados negativos no ultimo exercicio (relativa 07/08), nos anteriores creio que o resultado foi positivo, pois até se reduziu o passivo. Voltando às incertezas acredito tambem que as regras para as SADs serão diferentes das empresas vulgares senao, Benfica, Porto e Sporting há muito estariam nas maos das Finanças.

Olho Vivo

#26
Quote from: 1 on 13 de October de 2009, 17:14
Não percebi muito bem o que disseste spinto mas os jogadores não estão valorizados pelo preço de entrada de certeza. Devem estar por 1 valor médio entre o que custaram e o que valem agora (e convém que seja subvalorizado).

Não é assim. A menos que tenha sido feita uma reavaliação* (suportada por relatórios técnicos e mesmo assim sem efeitos fiscais), os passes dos atletas são mesmo avaliados ao valor de aquisição como quaisquer outros activos. Aliás, essa é uma questão que, por exemplo, tem sido objecto de contestação por parte da SAD do Sporting, cujo plantel é constituído na sua maioria por jogadores da sua formação e portanto avaliados a valores ridículos.

Quote from: 1 on 13 de October de 2009, 17:14
Não sei é quem vai entrar com esses 2,5M julgo que isso já deve estar +/- "arranjado" senão teria lógica o salvador falar disso para apelar aos sócios que comprem.

Admito que tenhas razão, mas a questão vai para além disso. Caso o clube não queira ver o seu controlo sobre a SAD diminuído, terá de "acompanhar" o aumento de capital, investindo mais 1 milhão de euros na sua SAD. Isto diz respeito a todos os sócios do clube. Aliás, um dos pontos da AG do clube é deliberar a aquisição de acções do Sporting Clube de Braga – Futebol SAD. Tem o clube capacidade para mobilizar um valor desta dimensão?



Quote from: krugger on 13 de October de 2009, 17:28
Bem não quero dar a certeza absoluta mas penso que existe algo na lei que diz que se uma empresa apresentar resultados negativos por 3 anos consecutivos são as proprias finanças que podem pedir a insolvencia de uma empresa, penso que este será o 3º ano, acho eu.

Também não é preciso dramatizar. O Imbelloni tem razão, a SAD apenas na época 2007/08 apresentou prejuízo. E a situação de falência técnica (ou quase) é comum às SAD dos metralhas. Como disse antes, é um mero critério contabilístico, embora ilustre uma situação preocupante dado que mostra que continuamos (todos) no fio da navalha.

Como na altura disse e continuo a pensar dessa forma, a SAD cometeu um erro ao decidir não transferir ninguém no final de 2007/08. Correu riscos desnecessários, agravados pelo eclodir da crise financeira internacional no final de 2008 que limitou em muito as possibilidades de mais-valias. Em bom rigor, não sei prever que contas apresentaremos para a época 2008/09 porque, como todos sabem, a SAD nada comunicou oficialmente  quanto às transferências quer de Aguiar, quer de Orlando. E das duas uma: ou estamos a falar de valores de venda consideráveis ou apresentaremos prejuízos e um acréscimo do passivo (o que já na época anterior fora notório).

De qualquer modo, acredito que o propósito do aumento de capital seja recolocar as contas numa situação mais confortável. Teremos de aguardar mais informação da SAD e do clube...


* Em boa verdade, desconheço se, no caso de uma SAD, este recurso é permitido para a valorização dos passes dos jogadores...

luisbrg

Braga o meu club Braga a minha cidade

Olho Vivo

Quote from: LUISBRG on 13 de October de 2009, 18:06
tanto drama!!!!nao confiam no nosso presidente??

Cada um deve confiar (também) na sua capacidade de julgamento. Quem pensa nestes problemas, não é necessariamente porque desconfie mas porque se preocupa com o futuro do clube. De qualquer modo, pessoalmente, independentemente do caminho que a SAD vem trilhando de há seis anos a esta parte, não posso deixar de dizer que a sua gestão tem sido muito opaca relativamente a temas importantes (transferências, por exemplo), o que deixa sempre dúvidas quanto à sua real situação económico-financeira...

1

Quote from: Pedro Ribeiro on 13 de October de 2009, 18:04
Quote from: 1 on 13 de October de 2009, 17:14
Não percebi muito bem o que disseste spinto mas os jogadores não estão valorizados pelo preço de entrada de certeza. Devem estar por 1 valor médio entre o que custaram e o que valem agora (e convém que seja subvalorizado).

Não é assim. A menos que tenha sido feita uma reavaliação* (suportada por relatórios técnicos e mesmo assim sem efeitos fiscais), os passes dos atletas são mesmo avaliados ao valor de aquisição como quaisquer outros activos. Aliás, essa é uma questão que, por exemplo, tem sido objecto de contestação por parte da SAD do Sporting, cujo plantel é constituído na sua maioria por jogadores da sua formação e portanto avaliados a valores ridículos.

Quote from: 1 on 13 de October de 2009, 17:14
Não sei é quem vai entrar com esses 2,5M julgo que isso já deve estar +/- "arranjado" senão teria lógica o salvador falar disso para apelar aos sócios que comprem.

Admito que tenhas razão, mas a questão vai para além disso. Caso o clube não queira ver o seu controlo sobre a SAD diminuído, terá de "acompanhar" o aumento de capital, investindo mais 1 milhão de euros na sua SAD. Isto diz respeito a todos os sócios do clube. Aliás, um dos pontos da AG do clube é deliberar a aquisição de acções do Sporting Clube de Braga – Futebol SAD. Tem o clube capacidade para mobilizar um valor desta dimensão?



Quote from: krugger on 13 de October de 2009, 17:28
Bem não quero dar a certeza absoluta mas penso que existe algo na lei que diz que se uma empresa apresentar resultados negativos por 3 anos consecutivos são as proprias finanças que podem pedir a insolvencia de uma empresa, penso que este será o 3º ano, acho eu.

Também não é preciso dramatizar. O Imbelloni tem razão, a SAD apenas na época 2007/08 apresentou prejuízo. E a situação de falência técnica (ou quase) é comum às SAD dos metralhas. Como disse antes, é um mero critério contabilístico, embora ilustre uma situação preocupante dado que mostra que continuamos (todos) no fio da navalha.

Como na altura disse e continuo a pensar dessa forma, a SAD cometeu um erro ao decidir não transferir ninguém no final de 2007/08. Correu riscos desnecessários, agravados pelo eclodir da crise financeira internacional no final de 2008 que limitou em muito as possibilidades de mais-valias. Em bom rigor, não sei prever que contas apresentaremos para a época 2008/09 porque, como todos sabem, a SAD nada comunicou oficialmente  quanto às transferências quer de Aguiar, quer de Orlando. E das duas uma: ou estamos a falar de valores de venda consideráveis ou apresentaremos prejuízos e um acréscimo do passivo (o que já na época anterior fora notório).

De qualquer modo, acredito que o propósito do aumento de capital seja recolocar as contas numa situação mais confortável. Teremos de aguardar mais informação da SAD e do clube...


* Em boa verdade, desconheço se, no caso de uma SAD, este recurso é permitido para a valorização dos passes dos jogadores...

Pedro e então p.e. o Alan está valorizado a zero? As coisas têm um valor e existem vários critérios de os calcular. Não sei como é numa sad mas numa empresa normal existem "artifícios" contabilísticos para transformar as contas.

Quanto ao prejuízo 3 anos seguidos se for pedida insolvência por isso estavam grande parte das empresas do país fechadas.


Quanto ao clube arranjar 1M só se endividando na banca. Hoje em dia as receitas do clube são nulas e como nunca ouvi falar em distribuição de rendimentos na SAD (senão tavam me a dever dinheiro ;D) o clube não deve ter dinheiro para isso. Como digo se as galerias do bingo e os lugares de estacionamento nos parques subterrâneos forem do clube, o clube pode usar como garantia senão a única garantia será a assinatura do presidente e dos vices (veremos se estão dispostos a isso).


PS: A hora das 2 assembleias são péssimas para mim não posso mesmo ir. Por favor façam aí um resumo depois e votem sempre no melhor interesse do Braga nem que seja contra o presidente.

Olho Vivo

Quote from: 1 on 13 de October de 2009, 18:33
Pedro e então p.e. o Alan está valorizado a zero? As coisas têm um valor e existem vários critérios de os calcular. Não sei como é numa sad mas numa empresa normal existem "artifícios" contabilísticos para transformar as contas.

O Alan não estará valorizado a zero porque certamente recebeu "luvas" – e creio que esses valores não são "levados" directamente a custos na época do ingresso do jogador, mas amortizados ao longo do seu contrato. Quanto aos "artifícios", espero que não os haja. A norma é os activos serem valorizados de acordo com o seu custo de aquisição...

spinto

contabilisticamento o Alan chegou a custo zero, agoras as luvas não sei como entram nas contas.

O Salvador disse que eram necessários 10milhões e só facturou 7,5m, logo para equilibrar as contas são necessários 2,5milhões até final do ano, visto não ser possivel vender ninguém só mesmo um aumento de capital para cumprir com o prometido.

Provavelmente já tinha esta jogada estudada para não vender o Evaldo ao colonia entre outras possiveis vendas, preferiu ficar com os jogadores, tentar valorizar e vender em janeiro ou final de epoca ficando assim com estas contas equilibradas e as do próximo ano alinhavadas.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Olho Vivo

Quote from: spinto on 13 de October de 2009, 19:33
contabilisticamento o Alan chegou a custo zero, agoras as luvas não sei como entram nas contas.

Das duas uma: ou não gastámos um tostão com a aquisição de Alan ou pagámos (pelo menos) um prémio de assinatura ao jogador e, portanto, esse valor deve ser incluído no valor do passe do brasileiro.

Lê-se no anexo ao Balanço e à Demonstração de  Resultados da Sporting Clube de Braga Futebol SAD, relativo ao exercício 2006/2007:

As imobilizações incorpóreas são constituídas (...) pelos custos incorridos dos direitos desportivos [passes] dos jogadores profissionais de futebol que se encontram registadas ao custo de aquisição. A aquisição compreende as importâncias despendidas a favor da entidade emitente, o jogador e de intermediários.

spinto

Quote from: Pedro Ribeiro on 13 de October de 2009, 20:20
Quote from: spinto on 13 de October de 2009, 19:33
contabilisticamento o Alan chegou a custo zero, agoras as luvas não sei como entram nas contas.

Das duas uma: ou não gastámos um tostão com a aquisição de Alan ou pagámos (pelo menos) um prémio de assinatura ao jogador e, portanto, esse valor deve ser incluído no valor do passe do brasileiro.

Lê-se no anexo ao Balanço e à Demonstração de  Resultados da Sporting Clube de Braga Futebol SAD, relativo ao exercício 2006/2007:

As imobilizações incorpóreas são constituídas (...) pelos custos incorridos dos direitos desportivos [passes] dos jogadores profissionais de futebol que se encontram registadas ao custo de aquisição. A aquisição compreende as importâncias despendidas a favor da entidade emitente, o jogador e de intermediários.

Sendo assim pareçe que está tudo dito, chegou com um valor de passe baixo que foram as luvas, este e outros jogadores estão desta forma sub-avaliados.
A ser verdade valemos muito mais do que realmente está no papel se os jogadores forem transferidos pois aí as mais-valias serão elevadas (custo/venda).
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Aquiles

Boas,

Quanto aos valores dos passes dos jogadores, como decorrre da transcrição colocada pelo Pedro Ribeiro, ficou claro que é pelo valor dispendido na aquisição. Nem poderia ser de outra maneira, pois a SAD é uma empresa semelhante a todas as existentes neste País.

Quanto aos 3 exercicios com resultados negativos, é uma lei geral para todas as sociedades em Portugal, mas que não está a ser cumprida, pelo que julgo saber, por ninguém...

O valor futuro de qualquer activo, no caso das SAD, é e será sempre subjectivo. Ninguém pode garantir que o passe do jogador A ou B vai valer 5, 10 ou 15.

Como sócio e accionista infimo da SAD ;D, muito gostaria que a situação das contas seja bem explicada, para que todos possamos ter uma clara consciência do ponto em que estamos. O exemplo dos metralhas com passivos brutais, não se pretende que tenham reprodução no nosso Enorme.

Abraço Braguista

Olho Vivo

#35
Curiosidade: o relatório e contas da FC Porto SAD 2008/09 revela que a SAD portista adquiriu 60% do passe de Orlando Sá. Não é atribuído um valor preciso à aquisição de Orlando - que surge incluída num (grande) bolo de contratações (mais de 42 milhões de euros!)

Volto a referir que não me parecem críveis os valores avançados pela imprensa para a transferência de Orlando (3,5 milhões!)*, uma vez que, a ser assim, a SAD portista estaria obrigada a comunicar a operação à CMVM (o que fez por exemplo para Sapunaru que custou "apenas" 2,5 milhões).

De todo o modo, Orlando consta de uma lista de 18 jogadores do plantel portista que são apresentados como tendo custado mais de 1 milhão de euros. Essa lista, embora sem o discriminar, integra 11 jogadores cujo custo de aquisição foi de mais de 2 milhões. Olhando aos nomes que integram essa lista, parece poder concluir-se que de facto, Orlando custou ao Porto, pelo menos, 2 milhões de euros (por 60% do seu passe).


* Talvez já não seja tão descabida a hipótese de que o passe de Orlando tenha sido avaliado por cerca de 3.5 milhões, donde resultaria um valor ligeiramente acima de 2 milhões pago por 60% do passe. Resta saber se a nossa SAD manteve os restantes 40% ou os alienou (a um fundo ou a um empresário, por exemplo).

spinto

São tudo engenharias financeiras para cumprir pressupostos, ou seja, vendem compram e transferem competencias e patrimónios entre sads e clubes para "enganar leis".

Há-de haver um dia que já não há mais soluções e hipoteses, e depois dá bronca.

As coisas no futebol devem ser mais claras e objectivas, os dirigentes devem explicar-se em linguagem mais corrente e não técnica, assim as pessoas teriam mais a noção do que se trata e se passa.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Imbelloni

Há perguntas demais no ar, ha incertezas em demasia! Todos queremos o Braga campeao, mas eu nao quero ser campeao a qualquer preço!

Fala-se no Orlando, mas ninguem sabe tambem por quanto saiu o Luis Aguiar. Nesta pré-época deixamos sair bastantes jogadores (Jorginho, Linz, Paulo Jorge, Frechaut) a custo zero, ou seja o unico ganho que tivemos foi deixar de lhe pagar os ordenados. São sinais preocupantes em demasia para andarmos apenas concentrados no 1º lugar!

krugger


Bem muito se opina sobre este assunto e o que é  que a genese deste aumento de capital pode ter várias causas e/ou objectivos, como tal só nos resta esperar.




PS.: Eu só falei na lei dos 3 anos pk sei que ela existe, se é "muito" aplicada ou não é irrevelante, ela existe e pronto. Não tinha a certeza se este seria o o 3º ano (2007/2008/2009) a apresentar prejuizos ou o seundo (2008/2009) e como tal fiz uma ressalva sobre este facto, não é uma questão de dramatizar é a lei e se alguem se lembra de a aplicar poderiamos ter alguns problemas, até podia ser que fossem faceis de resolver mas era um prato cheio para a nossa CS, que anda com uma sede de bem dizer do nosso clube que até impressiona.

spinto

não me admirava nada que amanhã ou um dia destes viesses na CS a dizer que os sócios andam alarmados, preocupados e pessimistas relativamente ás contas.
Eles andam por aí e só escrevem o que tem interesse para eles.

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!