News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Assembleia-Geral dia 23 de Outubro às 20h30 para associados

Started by Cici, 10 de October de 2009, 12:44

Previous topic - Next topic

Cici

SAD - ASSEMBLEIA GERAL ANUAL  
2009-10-10

Nos termos legais e estatuários e a pedido do Conselho de Administração da Sociedade, convoco os Senhores Accionistas da Sporting Clube de Braga – Futebol, S.A.D., com sede no Estádio Municipal de Braga, registada na Conservatória do Registo Comercial de Braga sob o n.º 5961, com o capital integralmente realizado de € 5.000.000,00 (Cinco milhões de euros), para reunir em Assembleia Geral Ordinária, no Auditório da Associação Indústrial do Minho, sito na Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, nº 45, em Braga, no dia 23 de Outubro de 2009, pelas 17 horas, com a seguinte,

ORDEM DE TRABALHOS

Ponto Um – Deliberar sobre o relatório de gestão e contas do exercício findo;

Ponto Dois - Deliberar sobre uma proposta de aplicação de resultados;

Ponto Três - Aprovar o Orçamento da Sociedade (artigo 13º, alínea a), do Estatutos da Sociedade);

Ponto Quarto – Deliberar sobre o aumento do capital social, por entradas em dinheiro, até ao montante máximo de sete milhões e meio de euros;

Ponto Quinto - Caso seja aprovado o aumento de capital constante do ponto anterior, deliberar sobre a alteração do artigo 4º dos estatutos da sociedade, e delegar no Conselho de Administração competências para tratar todos os demais assuntos relacionados com o aumento de capital em apreço e para praticar todos os actos necessários e convenientes à respectiva execução;

Ponto Sexto - Proceder à apreciação geral da Administração e Fiscalização da Sociedade.

·  A Assembleia destina-se exclusivamente a Accionistas da Sociedade (ou seus representantes), os quais, para efeitos de participação na Assembleia e exercício dos respectivos direitos, deverão preencher os seguintes requisitos, legais e estatutários que abaixo se indicam.

·  Nos termos do artigo 9º dos Estatutos da Sociedade, apenas poderão participar na Assembleia e exercer o direito de voto aqueles que comprovem ser titulares ou representantes de titulares de acções que confiram direito, incluindo a hipótese de agrupamento, a pelo menos um voto e desde que sejam pelo menos no oitavo dia anterior à data da realização da Assembleia Geral, ou estejam registadas em seu nome nos livros da Sociedade.

·  Nos termos estatutários da Sociedade, a cada dez acções corresponde um voto, só sendo consideradas para efeitos de voto as acções já detidas à data acima referida.

·  Os accionistas possuidores de menos de dez acções poderão agrupar-se de forma a completarem o número exigido ou um número superior e fazer-se representar por um dos agrupados. Os accionistas sem direito a voto apenas poderão assistir à Assembleia.

·  Para comprovarem a sua qualidade e o número de acções detidas e não registadas nos livros da Sociedade, devem os Senhores Accionistas solicitar ao intermediário financeiro (Banco ou outra Instituição) onde as suas acções se encontrem inscritas, dando-lhe conhecimento da presente convocação.

·  As declarações podem referir-se a datas anteriores ao oitavo dia que precede a Assembleia, visto que as acções que dela sejam objecto, ficam bloqueadas até à mesma Assembleia, nos termos legais.

·  A representação voluntária de qualquer Accionista poderá ser cometida a outro Accionista, a membro do Conselho de Administração ou a cônjuge, descendente ou ascendente do Accionista.

·  Os instrumentos de representação voluntária de Accionista na Assembleia Geral (cartas mandadeiras) deverão ser remetidas para, ou entregues na sede social da Sociedade, dirigidas ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

·  As pessoas colectivas podem ser representadas na Assembleia Geral pela pessoa que para o efeito nomearem, por simples carta, a remeter ou a entregar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral.

·  Estão postas à disposição dos Accionistas, na sede social, durante 15 dias, anteriores à data da Assembleia Geral, as informações preparatórias a que se refere o artigo 289º, do Código das Sociedades Comerciais, incluindo o Relatório de Gestão, as Contas de Exercício e demais documentos de prestação de contas, e o texto da nova redacção do art. 4º dos estatutos da sociedade.


Braga, 25 de Setembro de 2009.

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

(Dr. Miguel Pedro Pires Ribeiro Antunes Guimarães)

in SCBraga.pt

Cici

#1
Depois pelas 20:30min haverá a realização da Assembleia-Geral do clube para os associados.

SPORTING CLUBE DE BRAGA - ASSEMBLEIA GERAL
2009-10-10

Nos termos legais e estatutários e a pedido da Direcção do Sporting Clube de Braga, convoco os Senhores Associados do Sporting Clube de Braga a reunir em primeira convocação e em sessão ordinária, no Auditório da Associação Indústrial do Minho, sito na Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, nº 45, em Braga, no dia 23 de Outubro de 2009, pelas 20 horas e 30 minutos com a seguinte,


ORDEM DE TRABALHOS

Ponto Um - Eleição do Presidente da Assembleia Geral para completar o mandato 2007/2010.

Ponto Dois - Apreciação e votação do Relatório e Contas da Direcção referente ao exercício findo e respectivo Parecer do Conselho Fiscal (artigo 50º, dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

Ponto Três - Apreciar e votar o Orçamento Geral (artigo 50º, dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

Ponto Quarto - Alteração dos artigos 61º , 68º, nº 1 e 69º, nº 1 dos estatutos do Sporting Clube de Braga (cuja proposta de redacção  da Direcção segue em anexo);

Ponto Quinto – Deliberar a aquisição de acções do Sporting Clube de Braga – Futebol SAD.

·   Não comparecendo o número legal de sócios para que a Assembleia Geral possa reunir em primeira convocação, convoco desde já a mesma para reunir em segunda convocação, no mesmo local, na mesma data, às 21 horas e com a mesma Ordem de Trabalhos, deliberando então com qualquer número dos sócios presentes (artigo 56, dos Estatutos do Sporting Clube de Braga).

·   Nos termos do artigo 55º, n.º 2 dos referidos Estatutos, haverá, um período de meia hora para tratar assuntos de interesse para o Sporting Clube de Braga após cumprida a Ordem de Trabalhos.

·  A participação dos sócios nesta Assembleia Geral obriga a apresentação do respectivo cartão de sócio com a quota do mês de Setembro do corrente ano.

Braga, 25 de Setembro de 2009


O Presidente da Assembleia Geral,

(João da Silva Marques)

in SCBraga.pt

ULTRAS MIKE

Pessoal custa-me todos os anos assistir ás assembleias-gerais sem sócios.
Este ano vamos mudar isso,vamos comparecer em força e dar uma alegria ao nosso presidente,que na ultima assembleia se mostrou triste por ter lá tão poucos sócios.
Eu lá estarei E TU ???

JUNTOS POR UM BRAGA CADA VEZ MAIOR

Tuga2006

bem, eu nem sequer posso entrar, poix na tenho ações, mas se alguem estiver disposto a vender eu compro algumas.

ELSA

Quote from: Alexandre Machado on 10 de October de 2009, 21:48
bem, eu nem sequer posso entrar, poix na tenho ações, mas se alguem estiver disposto a vender eu compro algumas.

Da SAD não, mas se és sócio, do Clube sim! Não leste o 2.º post?

SimpLe-Kid

AG para aumentar capital social da SAD
REUNIÃO TERÁ LUGAR NO DIA 23

         
      
O Sporting de Braga anunciou sábado a realização das Assembleias-Gerais (AG) do clube e da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), marcadas para 23 de Outubro, destacando-se a intenção de aumentar o capital social da SAD.

A pretensão faz parte da ordem de trabalhos da AG da SAD, a realizar-se às 17 horas na Associação Industrial do Minho, que, no ponto 4, determina a deliberação "sobre o aumento do capital social, por entradas em dinheiro, até ao montante máximo de 7,5 milhões de euros".

O aumento do capital social da SAD, avaliado actualmente em 5 milhões de euros, será feito através da compra de acções pela própria Direcção do clube.

Da AG da SAD destaca-se ainda a análise dos resultados e a aprovação do seu orçamento.

A reunião magna ordinária do clube realiza-se algumas horas depois (20:30), no mesmo local, e tem no primeiro ponto o mais significativo da ordem de trabalhos: a eleição de João Gomes de Oliveira como novo presidente da AG do clube para o mandato 2007/10.

Vai também ser apreciado e votado o relatório e contas da Direcção referente ao último exercício, assim como o respectivo parecer do Conselho Fiscal e, em seguida, os sócios bracarenses votarão o orçamento geral.

O ponto quarto comporta a alteração de alguns artigos dos estatutos do Sporting de Braga e no quinto e último ponto vai discutir-se a aquisição de acções do Sporting de Braga - Futebol SAD.

in record.pt

Queria salientar este ponto, talvez o mais importante da 1ª reunião.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Cici

Quote from: ELSA on 10 de October de 2009, 22:12
Quote from: Alexandre Machado on 10 de October de 2009, 21:48
bem, eu nem sequer posso entrar, poix na tenho ações, mas se alguem estiver disposto a vender eu compro algumas.

Da SAD não, mas se és sócio, do Clube sim! Não leste o 2.º post?


Pois é possível que haja alguma confusão. Mas a Assembleia que se realiza às 17h é para os accionistas da SAD, para os sócios é às 20h30 no mesmo dia no mesmo local, na Associação Indústrial do Minho. Coloquei a vermelho o 2º post para se distinguir melhor.

ULTRAS MIKE

Pessoal mais simples, dia 23 de outubro ás 20h30 comparecer em massa.

andre_carneiro

Sou gajo de aparecer... 20.30 é boa hora! E é uma 6a feira!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Luís Duarte

Quote from: justLooking on 10 de October de 2009, 23:07
Quote from: ELSA on 10 de October de 2009, 22:12
Quote from: Alexandre Machado on 10 de October de 2009, 21:48
bem, eu nem sequer posso entrar, poix na tenho ações, mas se alguem estiver disposto a vender eu compro algumas.

Da SAD não, mas se és sócio, do Clube sim! Não leste o 2.º post?


Pois é possível que haja alguma confusão. Mas a Assembleia que se realiza às 17h é para os accionistas da SAD, para os sócios é às 20h30 no mesmo dia no mesmo local, na Associação Indústrial do Minho. Coloquei a vermelho o 2º post para se distinguir melhor.

podiam mudar o nome do tópico... para não haver enganos...

Cici

Quote from: Luís.Duarte.35 on 10 de October de 2009, 23:20
Quote from: justLooking on 10 de October de 2009, 23:07
Quote from: ELSA on 10 de October de 2009, 22:12
Quote from: Alexandre Machado on 10 de October de 2009, 21:48
bem, eu nem sequer posso entrar, poix na tenho ações, mas se alguem estiver disposto a vender eu compro algumas.

Da SAD não, mas se és sócio, do Clube sim! Não leste o 2.º post?


Pois é possível que haja alguma confusão. Mas a Assembleia que se realiza às 17h é para os accionistas da SAD, para os sócios é às 20h30 no mesmo dia no mesmo local, na Associação Indústrial do Minho. Coloquei a vermelho o 2º post para se distinguir melhor.

podiam mudar o nome do tópico... para não haver enganos...

Quando abri o tópico só mais tarde me apercebi que a reunião para associados era só as 20h30. Já está feita a correcção.

Imbelloni

Conto participar na AG para associados do clube!

Acerca da AG da SAD pretende-se fazer um aumento de capital, alguem compreende quais as vantagens para a SAD? Que situações normalmente estão associadas a um aumento de capital da SAD, ou seja o que leva uma SAD a necessitar de um aumento de capital? Aumento de capital corresponde à injecçao de dinheiro na SAD? Quem souber alguma coisa sobre isto que me explique sff.

krugger

Quote from: Imbelloni on 11 de October de 2009, 20:09
Conto participar na AG para associados do clube!

Acerca da AG da SAD pretende-se fazer um aumento de capital, alguem compreende quais as vantagens para a SAD? Que situações normalmente estão associadas a um aumento de capital da SAD, ou seja o que leva uma SAD a necessitar de um aumento de capital? Aumento de capital corresponde à injecçao de dinheiro na SAD? Quem souber alguma coisa sobre isto que me explique sff.

A meu ver este aumento de capital é unica e exclusivamente pela necessidade que a SAD tem de uma injecção de dinheiro, a forma que escolheu para o obter foi um aumento de capital, como é evidente só o propõe na logica de ele ser subscrito na integra. deste modo com os 2.5M que advem deste aumento de capital e com os valores aproximados de 7.5 M em receitas de transferencais fazemos os almejados 10M.

Isto pode efectivamente ser o necessario para a SAD restabelecer o ser equilibrio orçamental e fazer com k em Dezembro não tenha de vender nng abaixo do preço para equilibrar as contas.

Olho Vivo

Quote from: krugger on 11 de October de 2009, 23:17
Quote from: Imbelloni on 11 de October de 2009, 20:09
Conto participar na AG para associados do clube!

Acerca da AG da SAD pretende-se fazer um aumento de capital, alguem compreende quais as vantagens para a SAD? Que situações normalmente estão associadas a um aumento de capital da SAD, ou seja o que leva uma SAD a necessitar de um aumento de capital? Aumento de capital corresponde à injecçao de dinheiro na SAD? Quem souber alguma coisa sobre isto que me explique sff.

A meu ver este aumento de capital é unica e exclusivamente pela necessidade que a SAD tem de uma injecção de dinheiro, a forma que escolheu para o obter foi um aumento de capital, como é evidente só o propõe na logica de ele ser subscrito na integra. deste modo com os 2.5M que advem deste aumento de capital e com os valores aproximados de 7.5 M em receitas de transferencais fazemos os almejados 10M.

Isto pode efectivamente ser o necessario para a SAD restabelecer o ser equilibrio orçamental e fazer com k em Dezembro não tenha de vender nng abaixo do preço para equilibrar as contas.

Como referi aquando da aprovação das contas da época 2007/08, a SAD estava em situação de quase-falência técnica. A menos que se confirmem os elevados valores avançados para a transferência de Orlando, as contas de 2008/09 apresentarão um prejuízo e com isso a SAD revelará uma situação patrimonial negativa. Servirá este aumento de capital para cobrir estes prejuízos? Era bom esclarecer convenientemente os objectivos desta operação. Se o objectivo é "apenas" a cobertura de prejuízos, é preciso que se tenha consciência que este não pode ser um recurso recorrente, mas uma mera solução pontual.

De qualquer forma, é bom esclarecer a posição dos accionistas principais, o Sporting Clube de Braga e a Câmara Municipal de Braga. Em particular relativamente ao clube, importa perceber a capacidade deste acompanhar o aumento de capital. Não me recordo com exactidão da percentagem detida pelo clube (directa, andará à volta dos 40%), mas será sempre um valor significativo (mais de 1 milhão de euros). Qual a capacidade do clube para enfrentar esta obrigação financeira? Há necessidade de recorrer ao endividamento? Ficam as questões...

Imbelloni

Pedro, estes conceitos financeiros são-me no geral desconhecidos, no entanto creio que uma SAD para estar em falencia tecnica significaria que os activos (jogadores incluidos) seriam inferiores ao passivo. Actualmente nao sei se isto se verifica, temos um plantel que estando bem avaliado tem de valer bem mais do que os 12M€ que creio ser o passivo da SAD. Infelizmente o clube (ou SAD) nao tem patrimonio que possa vender para suprir este momento negativo e a unica solução parece-me ser mesmo o aumento de capital da SAD (isto levando em conta o que outros clubes já fizeram no passado). O que eu nao entendo é que pelo que me lembro o clube tem de manter os 40% da SAD que mencionaste (está nos estatutos), ou seja terá de entrar com dinheiro neste aumento de capital, mas onde é que o clube tem dinheiro para isso, se os activos pertencem todos à SAD? Mais se se pretende fazer um aumento de capital de 2.5M€ fazendo as contas vemos que 40% é 1M€, de onde surgirão os restantes 1.5M€? CMB? Investidor privado? Quem é que nesta cidade e ligado ao clube poderá fazer um investimento desta ordem? Conhecendo o trabalho do Salvador nao acredito minimamente que esse parceiro nao esteja já alinhavado! Raramente Salvador dá ponta sem nó! Será a AXA? Não se estará a SAD a afastar do clube em demasia?

Repito, não tenho conhecimentos minimos nesta area e aquilo que mencionei é apenas aquilo que vou vendo ser feito e pode não estar minimamente de acordo com a realidade.

Imbelloni


krugger

Quote from: Imbelloni on 13 de October de 2009, 09:32
Pedro, estes conceitos financeiros são-me no geral desconhecidos, no entanto creio que uma SAD para estar em falencia tecnica significaria que os activos (jogadores incluidos) seriam inferiores ao passivo. Actualmente nao sei se isto se verifica, temos um plantel que estando bem avaliado tem de valer bem mais do que os 12M€ que creio ser o passivo da SAD. Infelizmente o clube (ou SAD) nao tem patrimonio que possa vender para suprir este momento negativo e a unica solução parece-me ser mesmo o aumento de capital da SAD (isto levando em conta o que outros clubes já fizeram no passado). O que eu nao entendo é que pelo que me lembro o clube tem de manter os 40% da SAD que mencionaste (está nos estatutos), ou seja terá de entrar com dinheiro neste aumento de capital, mas onde é que o clube tem dinheiro para isso, se os activos pertencem todos à SAD? Mais se se pretende fazer um aumento de capital de 2.5M€ fazendo as contas vemos que 40% é 1M€, de onde surgirão os restantes 1.5M€? CMB? Investidor privado? Quem é que nesta cidade e ligado ao clube poderá fazer um investimento desta ordem? Conhecendo o trabalho do Salvador nao acredito minimamente que esse parceiro nao esteja já alinhavado! Raramente Salvador dá ponta sem nó! Será a AXA? Não se estará a SAD a afastar do clube em demasia?

Repito, não tenho conhecimentos minimos nesta area e aquilo que mencionei é apenas aquilo que vou vendo ser feito e pode não estar minimamente de acordo com a realidade.

Concordo quando dizes que antes de se propor a fazer este aumento de capital o Salvador já teria os subscritores para realizarem a totalidade desta operação.

Quanto à lei k ou estatutos k falas que indica que no minimo o clube tem de deter 40% da SAD sinceramente desconheço, mas efectivamente se assim for o clube terá de injectar 1M na SAD, onde vai buscar o guito nao sei, mas é gastar 1 para ir buscar 2.5M. Os restantes subscrtitores serão certamente algumas empresas de braga ou alguns particulares endinheirados, não me admirava que o Mendes viesse por esta via entrar no clube, pelo que sei já é accionista não so do Braga mas de outros clubes nacionais.

Mas sem duvida que são questões que necessitam de ser esclarecidas.

Olho Vivo

Quote from: Imbelloni on 13 de October de 2009, 09:32
Pedro, estes conceitos financeiros são-me no geral desconhecidos, no entanto creio que uma SAD para estar em falencia tecnica significaria que os activos (jogadores incluidos) seriam inferiores ao passivo. Actualmente nao sei se isto se verifica, temos um plantel que estando bem avaliado tem de valer bem mais do que os 12M€ que creio ser o passivo da SAD. Infelizmente o clube (ou SAD) nao tem patrimonio que possa vender para suprir este momento negativo e a unica solução parece-me ser mesmo o aumento de capital da SAD (isto levando em conta o que outros clubes já fizeram no passado). O que eu nao entendo é que pelo que me lembro o clube tem de manter os 40% da SAD que mencionaste (está nos estatutos), ou seja terá de entrar com dinheiro neste aumento de capital, mas onde é que o clube tem dinheiro para isso, se os activos pertencem todos à SAD? Mais se se pretende fazer um aumento de capital de 2.5M€ fazendo as contas vemos que 40% é 1M€, de onde surgirão os restantes 1.5M€? CMB? Investidor privado? Quem é que nesta cidade e ligado ao clube poderá fazer um investimento desta ordem? Conhecendo o trabalho do Salvador nao acredito minimamente que esse parceiro nao esteja já alinhavado! Raramente Salvador dá ponta sem nó! Será a AXA? Não se estará a SAD a afastar do clube em demasia?

Repito, não tenho conhecimentos minimos nesta area e aquilo que mencionei é apenas aquilo que vou vendo ser feito e pode não estar minimamente de acordo com a realidade.


Por acaso, em relação à participação dos clubes nas SAD é o contrário: o máximo que os clubes podem deter directamente no capital da SAD é 40% – que é o que acontece com o nosso clube. O que sucede é que, geralmente (em Portugal), os clubes detêm de forma indirecta uma outra parcela do capital que lhes permite controlar os destinos da SAD. No caso do nosso clube, creio que a estrutura accionista é a seguinte:

Sporting Clube de Braga    40%
Câmara Municipal de Braga 20%
Sportinveste                    23%
Outros accionistas            17%

Desconheço se entre estes outros accionistas estarão outras entidades de referência, mas presumo que não, serão apenas pequenos accionistas, na maioria, creio, associados do clube. Isto significa que em rigor o clube não detêm a maioria do capital da SAD – embora, em termos práticos, esteja a salvo de uma qualquer tentativa de controlo externo pela presença da Câmara Municipal no capital.

Isto significa que, para acompanhar o aumento de capital (sendo este realizado por entradas de dinheiro), o clube terá de investir 1 milhão de euros para manter a sua participação em 40%. De onde vem esse dinheiro, desconheço – endividamento do clube? Quanto ao restante (1,5 milhões de euros), das duas uma: ou todos realizam a parte a que têm direito - o que significaria um investimento de 500 mil euros por parte da CMB, por exemplo – ou estes accionistas abdicam do seu direito em favor de outro investidor. Caso, por exemplo, esse investidor fosse a Sportinveste (sociedade detida pela Olivedesportos e pela PT Multimédia, hoje, Zon Multimédia), isto colocaria esta empresa com uma participação de mais de 35% no capital da nossa SAD, ficando a CMB com cerca de 13% e mantendo o clube 40%. Isto é apenas um exemplo, não faço ideia se há algum investidor na calha – mas não me admiraria.

Quanto ao conceito de falência técnica, é um conceito de natureza contabilística. Significa tão-somente que o valor contabilístico dos activos é inferior ao valor contabilístico dos passivos. O valor pelo qual os passes dos jogadores estão, por exemplo, avaliados é o valor de aquisição. É natural que haja alguns altamente sub-avaliados e que isso signifique que a SAD tenha um valor não reflectido nas contas. Simplesmente, há que notar que o valor de um passe de um jogador não é facilmente objectivável. Por exemplo: há cerca de uma época atrás, muitos diriam que o valor contabilístico do passe de Linz estaria claramente abaixo do seu valor de mercado. A verdade é que passado um ano, constatou-se o contrário: acabámos por registar um prejuízo significativo nessa operação. Isto apenas para dizer que há que ter cautela quando se diz que o +plantel vale muito mais do que está "escrito" nas contas. Vale sim, se de tempos a tempos formos capazes de o mostrar no mercado, "transferindo" com mais-valias.

Seria no entanto conveniente perceber com clareza:

- as motivações do aumento de capital;
- a capacidade do clube em acompanhar esse aumento de capital;
- a estrutura accionista que previsivelmente resultará desta operação e que consequências terá ela na vida futura da SAD e do clube.

Imbelloni

Obrigado Pedro por estes esclarecimentos! Infelizmente nao te posso dar resposta às tuas perguntas, mas pode ser que na proxima AG sejamos informados do que nela se decidiu e surjam algumas dessas respostas.

Creio no entanto, que a principal motivção é, tal como foi dito pelo Krugger, gerar um encaixe financeiro de 2.5M€

Olho Vivo

Quote from: Imbelloni on 13 de October de 2009, 14:11
Creio no entanto, que a principal motivção é, tal como foi dito pelo Krugger, gerar um encaixe financeiro de 2.5M€

Sim, claro! Mas a minha questão não era essa. o que pergunto é para que é necessário o encaixe financeiro: cobertura de perdas? Investimento na equipa de futebol? Investimento em infra-estruturas/ centro de estágio?