News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Bracarense vs Braguista

Started by Luso, 13 de August de 2009, 19:23

Previous topic - Next topic

unabomber

Quote from: disco infiltrator on 13 de August de 2009, 20:06
Acho que é perder tempo sinceramente.

Já ficou claro para a imensa maioria dos Braguistas que o termo Braguista é o mais indicado.

Por mim, tópico trancado

Porra só agr é q vi q abriram o tópico com um post meu. Que eu saiba a discussão ficou mais do q encerrada. Eu e o disco discordamos e ponto final.

Imbelloni

Desde que me lembro que um adepto do Braga é designado por Bracarense, sendo o mesmo termo usado para designar pessoas que nasceram em Braga. Não vejo a necessidade de criar dois termos. Aliás a lingua portuguesa já tem essa caracteristica de duas palavras identicas poderem ter significados diferentes dependendo do contexto em que sao utilizadas. Palavras homonimas, portanto. O termo Braguista é um termo recente e terá talvez 5 anos, ou seja desde que o clube começou a ter resultados desportivos mais aceitaveis. Lembro-me que este termo surgiu para separar as aguas entre os Bracarenses tradicionalmente bi-clubistas e os ferrenhos adeptos do SCBraga. Se há logica nessa separaçao? Como já o disse uma vez, para mim não. Cada um vive o Braga como quer, se só vai ver o Braga quando está na mó de cima, por mim tanto me faz. A mim nao me dá comichao nenhuma ver um gajo ao meu lado a torcer pelo Benfica (desde que se saiba comportar, logicamente). Eu tenho cadeira, quotas em dia, vou ver os jogos que posso, já tenho muitos quilometros de deslocações nas pernas, é assim que eu vivo o meu Braga, na Taça UEFA ou contra a Naval, quem não é assim, paciencia. Quem me diz que sou eu o dono da razao? O meu pai e a minha esposa nao compreendem que eu faça quilometros para ver um jogo para a Taça contra o Varzim, mas eu gosto de o fazer, gosto de estar no Estadio, 1º Maio ou Municipal sossegado a ver o aquecimento e a esperar pelo inicio do jogo e fico com o coração pequeno pequeno quando olho para o placar e vejo o tempo a passar e o jogo a acabar. Mesmo o Braga vencendo no final dos jogos fico sempre triste porque tenho de esperar mais 15 dias para ver bola ao vivo. Será que tenho razao? Sei la, eu gosto disto assim...por isso para mim sou Bracarense!

yashavin

eu sou bracarense !!!
isso para mim do braguista foi de pessoal a ouvir portista, spotinguista e benfiquista nos nao!!!
mas o mais importante é ser do BRAGA  ;)
[url="http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL"]http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL[/url]
nunca foi tao facil ganhar dinheiro na ne

Sérgio_Gonçalves

Bracarense ou Braguista, o facto é que adoro o meu clube ;)

eduardo_manulo

Com toda a razão, Bracarense é uma pessoa que habita na cidade de Braga, independente do seu interesse clubistico. ser Braguista é sim ser um apoiante do nosso Enorme Sporting Clube de Braga  ;)
Quem não sente, não entende! SCB1921@

Bracarense

Quote from: Imbelloni on 14 de August de 2009, 18:51
Desde que me lembro que um adepto do Braga é designado por Bracarense, sendo o mesmo termo usado para designar pessoas que nasceram em Braga. Não vejo a necessidade de criar dois termos. Aliás a lingua portuguesa já tem essa caracteristica de duas palavras identicas poderem ter significados diferentes dependendo do contexto em que sao utilizadas. Palavras homonimas, portanto. O termo Braguista é um termo recente e terá talvez 5 anos, ou seja desde que o clube começou a ter resultados desportivos mais aceitaveis. Lembro-me que este termo surgiu para separar as aguas entre os Bracarenses tradicionalmente bi-clubistas e os ferrenhos adeptos do SCBraga. Se há logica nessa separaçao? Como já o disse uma vez, para mim não. Cada um vive o Braga como quer, se só vai ver o Braga quando está na mó de cima, por mim tanto me faz. A mim nao me dá comichao nenhuma ver um gajo ao meu lado a torcer pelo Benfica (desde que se saiba comportar, logicamente). Eu tenho cadeira, quotas em dia, vou ver os jogos que posso, já tenho muitos quilometros de deslocações nas pernas, é assim que eu vivo o meu Braga, na Taça UEFA ou contra a Naval, quem não é assim, paciencia. Quem me diz que sou eu o dono da razao? O meu pai e a minha esposa nao compreendem que eu faça quilometros para ver um jogo para a Taça contra o Varzim, mas eu gosto de o fazer, gosto de estar no Estadio, 1º Maio ou Municipal sossegado a ver o aquecimento e a esperar pelo inicio do jogo e fico com o coração pequeno pequeno quando olho para o placar e vejo o tempo a passar e o jogo a acabar. Mesmo o Braga vencendo no final dos jogos fico sempre triste porque tenho de esperar mais 15 dias para ver bola ao vivo. Será que tenho razao? Sei la, eu gosto disto assim...por isso para mim sou Bracarense!

Deve ser a 1ª vez que o post de alguém reflecte exactamente, palavra por palavra aquilo que sinto...
Bracarense hoje e sempre.

Por mais de 80 anos fomos um clube de Bracarenses...assim continuaremos por muitos e bons anos... doa a quem doer.

1

Quote from: Bracarense on 15 de August de 2009, 00:18
Quote from: Imbelloni on 14 de August de 2009, 18:51
Desde que me lembro que um adepto do Braga é designado por Bracarense, sendo o mesmo termo usado para designar pessoas que nasceram em Braga. Não vejo a necessidade de criar dois termos. Aliás a lingua portuguesa já tem essa caracteristica de duas palavras identicas poderem ter significados diferentes dependendo do contexto em que sao utilizadas. Palavras homonimas, portanto. O termo Braguista é um termo recente e terá talvez 5 anos, ou seja desde que o clube começou a ter resultados desportivos mais aceitaveis. Lembro-me que este termo surgiu para separar as aguas entre os Bracarenses tradicionalmente bi-clubistas e os ferrenhos adeptos do SCBraga. Se há logica nessa separaçao? Como já o disse uma vez, para mim não. Cada um vive o Braga como quer, se só vai ver o Braga quando está na mó de cima, por mim tanto me faz. A mim nao me dá comichao nenhuma ver um gajo ao meu lado a torcer pelo Benfica (desde que se saiba comportar, logicamente). Eu tenho cadeira, quotas em dia, vou ver os jogos que posso, já tenho muitos quilometros de deslocações nas pernas, é assim que eu vivo o meu Braga, na Taça UEFA ou contra a Naval, quem não é assim, paciencia. Quem me diz que sou eu o dono da razao? O meu pai e a minha esposa nao compreendem que eu faça quilometros para ver um jogo para a Taça contra o Varzim, mas eu gosto de o fazer, gosto de estar no Estadio, 1º Maio ou Municipal sossegado a ver o aquecimento e a esperar pelo inicio do jogo e fico com o coração pequeno pequeno quando olho para o placar e vejo o tempo a passar e o jogo a acabar. Mesmo o Braga vencendo no final dos jogos fico sempre triste porque tenho de esperar mais 15 dias para ver bola ao vivo. Será que tenho razao? Sei la, eu gosto disto assim...por isso para mim sou Bracarense!

Deve ser a 1ª vez que o post de alguém reflecte exactamente, palavra por palavra aquilo que sinto...
Bracarense hoje e sempre.

Por mais de 80 anos fomos um clube de Bracarenses...assim continuaremos por muitos e bons anos... doa a quem doer.

Revejo me em alguns sentimentos que escreves aí.

Mas e se uma pessoa não for de Braga e do Braga? é bracarense? o Braga é só Braga e não pode ter adeptos de outros sítios/lugares? 

4338

Oh amigos, a mim em vez de braguista ou bracarense até me podiam chamar 'Zé dos Iogurtes', o que interessa é que o SCB dê o seu melhor e eleve o clube a outros voos, vamos mas é discutir temáticas de maior pertinência

Bracarense

Quote from: 1 on 15 de August de 2009, 01:14
Mas e se uma pessoa não for de Braga e do Braga? é bracarense? o Braga é só Braga e não pode ter adeptos de outros sítios/lugares? 

Tal como já disse o Imbelloni há Bracarense de Braga e há Bracarense adepto do Braga.. são palavras HOMÓNIMAS.

anti-lampioes

um bracarense é um natural de braga!
um braguista é um adepto do braga!
como alfacinha é um  natural de lisboa!
um lampiao é um adepto do clube das gaivotas!
nada mais simples para distinguir os adeptos de que clube sao!


Bracarense

Consulte-se qualquer dicionário e encontraremos portista, benfiquista, sportinguista, etc...  Braguista não existe em português.

Bracarense, natural de Braga ou relativo a Braga (e ser adepto do SCB é relativo a Braga) está tb em qualquer um... quanto muito, Brácaro, que é sinónimo de Bracarense tb seria um opção (ainda que tremendamente discutivel) para os adeptos. Mas até o ser, Braguista não passa de um pseudo neologismo criado por "colagem" ao istas dos 3 estarolas. Talvez um dia (espero que não) esse vocábulo venha a equiparar-se a outros como "bué" mas até lá trata-se de uma expressão que não pertence à nossa lingua.  Eu e todos os amigos adeptos do S.C.Braga que conheço denominamo-nos Bracarenses nada mais (uns Bracarenses de clube e de terra outros só de clube).

anti-lampioes

Os braguistas, como são chamados os adeptos da equipa, foram considerados dos adeptos mais vibrantes do Mundo segundo a lista elaborada em 2007 pela revista britânica UKFootball, ficando em 5.º lugar. "wicipédia"

Bracarense

Quote from: anti-lampioes on 15 de August de 2009, 14:35
Os braguistas, como são chamados os adeptos da equipa, foram considerados dos adeptos mais vibrantes do Mundo segundo a lista elaborada em 2007 pela revista britânica UKFootball, ficando em 5.º lugar. "wicipédia"

Que bela fonte de informação tu foste arranjar...   ;D ;D

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sporting_Clube_de_Braga

Cici

Quote from: Bracarense on 15 de August de 2009, 14:46
Quote from: anti-lampioes on 15 de August de 2009, 14:35
Os braguistas, como são chamados os adeptos da equipa, foram considerados dos adeptos mais vibrantes do Mundo segundo a lista elaborada em 2007 pela revista britânica UKFootball, ficando em 5.º lugar. "wicipédia"

Que bela fonte de informação tu foste arranjar...   ;D ;D

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sporting_Clube_de_Braga

E alguém já editou para bracarenses. Por isso é que o wikipédia não é uma fonte muito fiável ::)

SimpLe-Kid

Quote from: justLooking on 15 de August de 2009, 15:12
Quote from: Bracarense on 15 de August de 2009, 14:46
Quote from: anti-lampioes on 15 de August de 2009, 14:35
Os braguistas, como são chamados os adeptos da equipa, foram considerados dos adeptos mais vibrantes do Mundo segundo a lista elaborada em 2007 pela revista britânica UKFootball, ficando em 5.º lugar. "wicipédia"

Que bela fonte de informação tu foste arranjar...   ;D ;D

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sporting_Clube_de_Braga

E alguém já editou para bracarenses. Por isso é que o wikipédia não é uma fonte muito fiável ::)

Já editei para pôr os nomes que habitualmente somos tratados e não como estava("fantásticos", etc...).
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

anti-lampioes

bracarenses é para os bi-clubistas
braguistas é para os verdadeiros!

david

eu diria bracarenses para todos aqueles que nasceram na nossa magnifica cidade e Braguistas para aqueles que estão apaixonados pelo nosso enorme
  Força Braga és o melhor do mundo e o clube mais apaixonante..................

unabomber

Após consulta no wikipédia deparei-me com isto:

"Tem como principal rival o Vitória de Guimarães, seu "vizinho" de distrito. É um clube no entanto com boas relações com o FC Porto e Gil Vicente dos quais tem vindo a estabelecer vários acordos para cedências de jogadores bem como transacções."

Ora que eu saiba Guimarães pertence ao distrito de Braga. Ficaria melhor "sua cidade vizinha"...ou aldeia...lol

SimpLe-Kid

Quote from: anti-lampioes on 15 de August de 2009, 18:01
bracarenses é para os bi-clubistas
braguistas é para os verdadeiros!

Desculpa lá mas eu sou ORGULHOSAMENTE Bracarense e sou ORGULHOSAMENTE Braguista.


Agora deixem-se de coisas, quem quiser chamar bracarense que chame senão que chame braguista, pessoalmente sou a favor do braguista.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Catarina

Quote from: anti-lampioes on 15 de August de 2009, 18:01
bracarenses é para os bi-clubistas
braguistas é para os verdadeiros!

E acabaste de definir isso com base em quê?