News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Bracarense vs Braguista

Started by Luso, 13 de August de 2009, 19:23

Previous topic - Next topic

Luso

Quote from: unabomber on 12 de August de 2009, 21:28
Burrice para mim é o termo braguista. Não concordo com ele. É apenas a minha opinião. Já que se apela aos "guerreiros do minho" com forte inspiração nas legiões romanas onde está a lógica do "braguista"? Andamos de bragas??? Eu não!

Separar os cidadãos do clube? É para isso que querem o termo braguista? Parece-me uma abordagem errada.

Eu sou BRACARENSE!
Podem discutir isto aqui em vez de andarem nos outros tópicos. :)

Eu cá acho bem a distinção entre Braguista e Bracarense. :)

anti-lampioes

bracarense qualquer saloio o é...
braguista é so para inteligentes :P

disco infiltrator

Acho que é perder tempo sinceramente.

Já ficou claro para a imensa maioria dos Braguistas que o termo Braguista é o mais indicado.

Por mim, tópico trancado

mágicoBRAGAallez

Quote from: Luso on 13 de August de 2009, 19:23
Eu cá acho bem a distinção entre Braguista e Bracarense. :)

Eu cá acho os bi-clubistas uns frustrados.

NS_BRAGA

Não sei se alguém já se apercebeu mas quase exclusivamente são os utilizadores deste fórum a utilizar o termo "BRAGUISTA", maior parte do pessoal exterior a esta comunidade a quem falei disso pensou que ou estava a gozar ou maluco. Os de outros clubes referiram que era para imitar os 3PIGS utilizando o sufixo "ista". Sou Bracarense e Bracarense
[url="http://img134.imageshack.us/img134/5508/m"]http://img134.imageshack.us/img134/5508/m[/url]

disco infiltrator

Quote from: NS_BRAGA on 13 de August de 2009, 20:21
Não sei se alguém já se apercebeu mas quase exclusivamente são os utilizadores deste fórum a utilizar o termo "BRAGUISTA", maior parte do pessoal exterior a esta comunidade a quem falei disso pensou que ou estava a gozar ou maluco. Os de outros clubes referiram que era para imitar os 3PIGS utilizando o sufixo "ista". Sou Bracarense e Bracarense


Precisamente por isso deveremos divulgar e começar a usar com frequência a expressão "Braguista". Expressão que engloba toda a família Braguista, independentemente de ser de Braga ou de outra cidade.
Muitos outros clubes, em que o  nome coincide com o da cidade, utilizam uma designação própria para adeptos desse clube: Romanista/Romano, Portista/Portuense, Vitoriano/Vimaranense etc etc etc

Caso os Braguistas comecem a divulgar esta expressão, a media também a irá utilizar obrigatoriamente.

Todos estamos conscientes da vantagem em utilizarmos a expressão Braguista. O SCB é  maior que a cidade de Braga, existem Braguistas que não são Bracarenses. Como, infelizmente, existem bracarenses que não são braguistas.



Dracul

Também não me incomoda utilizar o termo braguista. Eu sou bracarense, porque nasci em Braga, mas há muitos adeptos do Braga que não nasceram aqui e, por isso, podem ser barcelenses, ou vila-verdenses, ou portuenses e ao mesmo tempo braguistas.
Se um pessoa que nasceu em Braga é bracarense, também poderá ser portista ( e não portuense) se for adepta do FCP.

NS_BRAGA

Por acaso conheço uns independentistas galegos que são Braguistas e que gostavam de ser BRACARENSES em vez de espanhóis! ;)
[url="http://img134.imageshack.us/img134/5508/m"]http://img134.imageshack.us/img134/5508/m[/url]

Carvalhinha

Eu sou completamente a favor da diferença dos dois termos: bracarense / braguista.
Não acho correcto usarem a palavra "bracarense" a um adepto do SCB que tenha nascido fora da cidade de Braga. Por isso, chamo "braguistas" àqueles que apoiam o clube, e "bracarenses" apenas aos habitantes e nascidos de Braga.

jeba

Nasci fora de Braga e não me importo minimamente que me chamem BRAGUISTA, porque na realidade o sou. Mas se me chamarem Bracarense seria errado, pois sou Famalicense, mas o quanto gostaria de dizer sou BRAGUISTA e BRACARENSE... foi pena porque estive quase para o ser não tivesse emigrado o meu pai para 20 kms mais abaixo...Ficou o bom gosto pelo menos!!!  ;)

joaobl03

Os adeptos do SC Braga precisavam de um nome , Bracarenses são os habitantes da cidade por isso não pode ser , Arsenalitas acho que é um nome que não tem nada haver com o clube por isso acho Braguistas o tema mais correto .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Augusto Gomes

Outra vez a mesma coisa...
Por acaso o termo braguista soa mal (parece aproximar-se do termo vigarista, brigadista,etc.) e se calhar por isso passa mal.
Por mim não estou preocupado;já fui bracarense e agora se calhar sou braguista ou parecido...

Não há duvida que grosso modo os portuenses não são portistas e se calhar até não o são...(serão do Boavista ou do Salgueiros ou de outros clubes e até do Benfica - o FC Porto, como costumo dizer, no gozo, não é do Porto, é de Gaia, Maia ,Valongo e Gondomar).
Mas não vamos mais uma vez discutir o sexo dos anjos...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

Pireks_23

Tópico de treta...
O SCB é o meu clube do coração.
Eu quero lá saber se sou bracarense ou braguista...
Façam como eu e como mts outros. Apareçam no estádio e apoiem o enorme... O resto "são tretas" lol


ZGANDULO

EU SOU BRAGUISTA!!!

Sou habitante e natural de Vila Verde, logo o folclore é um pouco diferente... ;D

Bracarenses são os habitantes e nada melhor que para se separar as águas nós dizermos que somos Braguistas...

A União Braguista no reino de Bracara Augusta!!!



[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

jaimec

Será que os gajos de Castelo Branco gostam de ser Albicastrenses, ou os de Santarém, de ser escalabitanos ?

Um Bracarense é de Braga, um Braguista é do SCB !
Quem não gostar, pode estrebuchar à vontade, mas o movimento Braguista começou, agora ninguém o pode parar .

jacm

Quote from: jaimec on 14 de August de 2009, 10:39
Será que os gajos de Castelo Branco gostam de ser Albicastrenses, ou os de Santarém, de ser escalabitanos ?

Um Bracarense é de Braga, um Braguista é do SCB !
Quem não gostar, pode estrebuchar à vontade, mas o movimento Braguista começou, agora ninguém o pode parar .
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Catarina

Acho esta questão pouco relevante...

Um forista referiu que o termo Braguista é mais utilizado pelos membros do fórum... e como se sabe, muitos adeptos do Braga não utilizam o fórum.

Por exemplo, o meu pai é adepto do Braga, desde que nasceu, e ele nunca usou na sua vida o termo "braguista", isto porque sempre foi habituado a ser bracarense, por nascer em Braga e por ser do Braga. Eu cresci a pensar da mesma forma... Ontem falei deste assunto a uns amigos meus, que não são adeptos do Braga, e eles simplesmente começaram a gozar com o termo braguista... é sinal de que para muita gente somos todos bracarenses e o resto são tretas.

No meu ver, tanto me faz que me chamem Braguista ou Bracarense. Não é por me achar/ ou me chamarem bracarense que vou deixar de ser adepta do Braga, que vou deixar de amar o meu clube.

Muita gente pensa como eu, outros acham este facto ridículo. Eu acho que são convenções. Cada um tem liberdade de achar correcto ou não, se alguém se lembrou de usar, um  dia, o termo Braguista, muito bem, mas não acho correcto que muitos achem que o termo Bracarense não se adequa, aliás, para muito boa gente, Bracarense é ser do Braga... e de Braga.

:)

Olho Vivo

Quote from: Catarina on 14 de August de 2009, 12:40
Acho esta questão pouco relevante...

Um forista referiu que o termo Braguista é mais utilizado pelos membros do fórum... e como se sabe, muitos adeptos do Braga não utilizam o fórum.

Por exemplo, o meu pai é adepto do Braga, desde que nasceu, e ele nunca usou na sua vida o termo "braguista", isto porque sempre foi habituado a ser bracarense, por nascer em Braga e por ser do Braga. Eu cresci a pensar da mesma forma... Ontem falei deste assunto a uns amigos meus, que não são adeptos do Braga, e eles simplesmente começaram a gozar com o termo braguista... é sinal de que para muita gente somos todos bracarenses e o resto são tretas.

No meu ver, tanto me faz que me chamem Braguista ou Bracarense. Não é por me achar/ ou me chamarem bracarense que vou deixar de ser adepta do Braga, que vou deixar de amar o meu clube.

Muita gente pensa como eu, outros acham este facto ridículo. Eu acho que são convenções. Cada um tem liberdade de achar correcto ou não, se alguém se lembrou de usar, um  dia, o termo Braguista, muito bem, mas não acho correcto que muitos achem que o termo Bracarense não se adequa, aliás, para muito boa gente, Bracarense é ser do Braga... e de Braga.

:)


Não me parece que esta questão de "nomes" seja um assunto tão importante quanto isso. Às vezes os nomes "pegam"... sobretudo se a imprensa adere. Se existe portismo (certamente, tido há umas décadas como um neologismo) , não vejo porque não poderia existir braguismo...

Percebo no entanto a lógica dos dois argumentos. Para mim, o importante é que o termo braguismo não sirva para excluir. O grande potencial do nosso clube é estar sediado na terceira cidade do país. Não devemos alienar esse "património". O termo braguismo não deve servir para dividir os bracarenses, como por vezes aqui leio... mas para incluir todos aqueles que, não sendo bracarenses (no sentido de naturais ou residentes), se identifiquem com o clube. Mas repito, é importante a identidade do clube com a cidade e a região que a envolve. É apostando nessa identidade que o clube pode ser muito mais do que é hoje...

spinto

eu sou bracarense, braguista, arsenalista e leitista (devido á senhora do leite) .

serei tetra-clubista?

Somos todos uma familia e da qual nos podemos e devemos orgulhar.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

SC_BRG

sou bracarense e arsenalista :) sinceramente nunca ouvi a palavra braguista na vida...
mas qual o interesse disso?