News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

ELFSBORG - 2 vs. S.C.BRAGA - 0 -> Comentários durante e após o jogo

Started by Bvna, 06 de August de 2009, 15:04

Previous topic - Next topic

Zav


recsally

Mais que procurar um bode espiatório para esta eliminação devemos refletir sobre todos os acontecimentos ocorridos à volta do clube desde aquela semana que antecedeu o Braga-Benfica da última época. Sim, porque para mim esta eliminação começa aí. Se ganhassemos esse jogo subiríamos ao 3º lugar e se tivessemos ganho no dragão na última jornada muito provavelmente manteríamos esse 3º lugar ou, quando muito ficariamos em 4º - agora só os jogadores poderão dizer porque é que não ganhamos esses jogos quando tinhamos futebol para isso - e não serão esses acontecimentos (que desconhecemos) que estam por trás da falta de ambição e garra demonstrada pelos nossos gverreiros nestes dois primeiros jogos oficiais?

Toda a instabilidade vivida durante o defeso - desde a saída de judas e demorada do treinador até ao vende não vende de César Peixoto - terá contribuído com a machadada final.

Ah! mas o Domingos tem culpa, bla bla bla! Aceito e concordo! O actual treinador também tem a sua quota de culpa. Ele é que não foi capaz de contornar estas situações e preparar a equipa física, táctica e mentalmente para estes dois jogos. Era o trabalho dele e não o conseguiu cumprir.

Depois há aquela parte que eu até tenho medo de falar. A comunicação social portuguesa, já toda fez a folha ao SCBraga. "Vergonha, contra suecos..." etc etc etc. Caríssimos, são loiros mas provaram que não são toscos. Já levam meia temporada nas pernas, não é importante?! é IMPORTANTÍSSIMO!!!!! O primeiro jogo não vi, mas no segundo mostraram ser uma equipa coesa, entrosada e acima de tudo muito motivada pelo 3º lugar que ocupam no seu campeonato a um escasso ponto do 1º. Ah!!! mas o campeonado sueco.... treta!!!! O Português não é muito melhor!

Por isso, calem-se as vozes que nos querem derrubar porque A SUA GENTE NÃO QUER!

- http://braguismo.blogspot.com -
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

Vlad

Como adepto fervoroso que sou, e porque gosto muito muito do nosso Braga, não vou negar que ainda estava esperançado na reviravolta. De volta à realidade... o desfecho final foi o esperado: eliminação da Liga Europa. Frustrante.

O resultado foi mau. Não marcamos e sofremos mais dois golos. Voltamos a não jogar bem.

Contudo, e dito o mais importante, também sou da opinião que se notaram melhorias neste jogo. Houve um melhor entrosamento. Entramos bem no jogo, e até criamos lances de algum perigo. A atitude foi positiva e a grande maioria dos jogadores não desistiu até ao último minuto. Sofremos um golo na 1.ª vez que os suecos foram à nossa baliza, e nem por isso desestabilizamos. Era preciso mudar, e Domingos até o fez substituindo Possebom por Kalaba ainda na 1.ª parte. Não foi suficiente. A equipa denota ainda muitas dificuldades, tanto no aspecto defensivo como ofensivo. E há jogadores que foram titulares em nítida má condição (física e táctica), tais como por exemplo: Frechaut, Diogo Valente e Meyong. O João Pereira foi bem-vindo (é outra coisa). Mal por mal, preferia Paulão a este Frechaut... E Yazalde a este Meyong...

Não sei dizer se a opção Domingos vai resultar ou não, se ele vai conseguir ou não por esta equipa a trabalhar. Até ver, não o conseguiu. O que se nota é que é evidente que a equipa precisa de tempo para trabalhar, mas não tem assim tanto quanto isso. O dia 15 está já aí...

Vamos acreditar.... Até porque não haverá  muito mais a fazer. Continua a parecer-me prematuro tomar a decisão de mudar de treinador, e para além disso não vejo alternativas.

Temos 3 competições internas que nos poderão ainda dar muitas alegrias.
Força Braga!!!!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

superbracarense

Quem não sente,não entende!

Braga 100% Pedro

Bom dia a todos.
Este excerto do JN explica, e com razão o azar k o ENORME teve neste sorteio:
"Lá tentar, bem tentou, mas o Braga pouco pôde fazer para evitar uma eliminação que estava anunciada desde a derrota no Estádio Axa (1-2). A equipa minhota até abordou o jogo da segunda mão cheia de boas intenções. Pegou na bola, circulou-a e tentou abeirar-se da área contrária, mas depressa se viu que aquele esforço era em vão. E é o que, doravante, nos actuais modelos de competições da UEFA, acontecerá às equipas portuguesas ou do Sul da Europa que tenham o azar de ter de medir forças, nesta fase da época, com clubes nórdicos ou russos, que levam já quase meio campeonato disputado. A diferença de ritmo é tão grande, a intensidade de jogo tão distante, que a este Braga pouco restava a fazer para travar o Elfsborg, que vai em 17 jornadas da liga sueca e que actua em rotações bem mais elevadas."
É evidente que não foi desculpa para as fracas exibições, mas foi um factor muito importante para esta eliminação.
Agora à k levantar a cabeça e apoiar desde o primeiro ao ultimo minuto contra a Académica!
FORÇA BRAGA!!!

superbracarense

cada bola que entra na nossa area é golo...mais vergonha.

o domingos que de corda as sapatilhas,nossa equipa nao tem alma.

domingos nao e motivador..


impressionante como nunca temos ninguem na frente,nao fazemos um contra ataque,os jogadores nao correim,nao se mexem,uma vergonha..

nao sei que dizer mais,so que senti muita vergonha a ver este jogo,quer dizer a 1 parte e ja assim custou muito,imagino o marasmo que foi a 2.
Quem não sente,não entende!

Olho Vivo

Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 10:05
Vamos acreditar.... Até porque não haverá  muito mais a fazer. Continua a parecer-me prematuro tomar a decisão de mudar de treinador, e para além disso não vejo alternativas.

Pois é. Agora... como na altura da substituição do JJ. E não me venham com aqueles nomes disparatadamente irrealistas de que se falou na altura e já se fala de novo agora...

A propósito do jogo – que eu não pude ver– depois de ler tantos comentários, ainda não percebi se houve alterações tácticas relativamente às últimas partidas ou não. Ao ver a formação n' A BOLA parece que teremos jogado com um posicionamento mais próximo de um 4-3-3 "clássico", abandonando o duplo pivot à frente da defesa. Foi assim?


NOTA: vergonha!? Da minha família!? Não, nunca! Nem que seja amais pobrezinha...

superbracarense

Quote from: Pedro Ribeiro on 07 de August de 2009, 10:46
Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 10:05
Vamos acreditar.... Até porque não haverá  muito mais a fazer. Continua a parecer-me prematuro tomar a decisão de mudar de treinador, e para além disso não vejo alternativas.

Pois é. Agora... como na altura da substituição do JJ. E não me venham com aqueles nomes disparatadamente irrealistas de que se falou na altura e já se fala de novo agora...

A propósito do jogo – que eu não pude ver– depois de ler tantos comentários, ainda não percebi se houve alterações tácticas relativamente às últimas partidas ou não. Ao ver a formação n' A BOLA parece que teremos jogado com um posicionamento mais próximo de um 4-3-3 "clássico", abandonando o duplo pivot à frente da defesa. Foi assim?


NOTA: vergonha!? Da minha família!? Não, nunca! Nem que seja amais pobrezinha...
vergonha sim,nao do emblema,nunca do emblema,sabes muito bem ao que me refiro.
Quem não sente,não entende!

Vlad

Quote from: Pedro Ribeiro on 07 de August de 2009, 10:46
Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 10:05
Vamos acreditar.... Até porque não haverá  muito mais a fazer. Continua a parecer-me prematuro tomar a decisão de mudar de treinador, e para além disso não vejo alternativas.

Pois é. Agora... como na altura da substituição do JJ. E não me venham com aqueles nomes disparatadamente irrealistas de que se falou na altura e já se fala de novo agora...

A propósito do jogo – que eu não pude ver– depois de ler tantos comentários, ainda não percebi se houve alterações tácticas relativamente às últimas partidas ou não. Ao ver a formação n' A BOLA parece que teremos jogado com um posicionamento mais próximo de um 4-3-3 "clássico", abandonando o duplo pivot à frente da defesa. Foi assim?


Sim. Vandinho jogou como único pivot defensivo. É claro que quando sem bola, Possebom se aproximava mais da zona de Vandinho. Mas foi um 4-3-3 clássico: Vandinho pivot defensivo, Possebom como médio de transição e o primeiro a distribuir jogo e Mossoró como médio declaradamente ofensivo e no apoio aos avançados.  É um sistema que favorece claramente as características de Mossoró.
Depois, mais ou menos à meia hora saiu Possebom e entrou Kalaba, sem mudar o sistema, mas dadas as características dos jogadores, arriscamos mais um pouco tentando jogar com a maior velocidade e criatividade do zambiano.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

OUTSIDER

Quote from: recsally on 07 de August de 2009, 10:03
Mais que procurar um bode espiatório para esta eliminação devemos refletir sobre todos os acontecimentos ocorridos à volta do clube desde aquela semana que antecedeu o Braga-Benfica da última época. Sim, porque para mim esta eliminação começa aí. Se ganhassemos esse jogo subiríamos ao 3º lugar e se tivessemos ganho no dragão na última jornada muito provavelmente manteríamos esse 3º lugar ou, quando muito ficariamos em 4º - agora só os jogadores poderão dizer porque é que não ganhamos esses jogos quando tinhamos futebol para isso - e não serão esses acontecimentos (que desconhecemos) que estam por trás da falta de ambição e garra demonstrada pelos nossos gverreiros nestes dois primeiros jogos oficiais?

Toda a instabilidade vivida durante o defeso - desde a saída de judas e demorada do treinador até ao vende não vende de César Peixoto - terá contribuído com a machadada final.

Ah! mas o Domingos tem culpa, bla bla bla! Aceito e concordo! O actual treinador também tem a sua quota de culpa. Ele é que não foi capaz de contornar estas situações e preparar a equipa física, táctica e mentalmente para estes dois jogos. Era o trabalho dele e não o conseguiu cumprir.

Depois há aquela parte que eu até tenho medo de falar. A comunicação social portuguesa, já toda fez a folha ao SCBraga. "Vergonha, contra suecos..." etc etc etc. Caríssimos, são loiros mas provaram que não são toscos. Já levam meia temporada nas pernas, não é importante?! é IMPORTANTÍSSIMO!!!!! O primeiro jogo não vi, mas no segundo mostraram ser uma equipa coesa, entrosada e acima de tudo muito motivada pelo 3º lugar que ocupam no seu campeonato a um escasso ponto do 1º. Ah!!! mas o campeonado sueco.... treta!!!! O Português não é muito melhor!

Por isso, calem-se as vozes que nos querem derrubar porque A SUA GENTE NÃO QUER!

- http://braguismo.blogspot.com -

finalmente boas palavras, totalmente de acordo
aquela semana antes do jogo contra os milhafres mudou muito a equipe, treinador jogadores algo se passou?
mas já havia de estar tudo resolvido!! ???
[url="http://xicoabreu.no.sapo.pt/assinatura.gif"]http://xicoabreu.no.sapo.pt/assinatura.gif[/url]

Ricardo

Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 11:00
Quote from: Pedro Ribeiro on 07 de August de 2009, 10:46
Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 10:05
Vamos acreditar.... Até porque não haverá  muito mais a fazer. Continua a parecer-me prematuro tomar a decisão de mudar de treinador, e para além disso não vejo alternativas.

Pois é. Agora... como na altura da substituição do JJ. E não me venham com aqueles nomes disparatadamente irrealistas de que se falou na altura e já se fala de novo agora...

A propósito do jogo – que eu não pude ver– depois de ler tantos comentários, ainda não percebi se houve alterações tácticas relativamente às últimas partidas ou não. Ao ver a formação n' A BOLA parece que teremos jogado com um posicionamento mais próximo de um 4-3-3 "clássico", abandonando o duplo pivot à frente da defesa. Foi assim?


Sim. Vandinho jogou como único pivot defensivo. É claro que quando sem bola, Possebom se aproximava mais da zona de Vandinho. Mas foi um 4-3-3 clássico: Vandinho pivot defensivo, Possebom como médio de transição e o primeiro a distribuir jogo e Mossoró como médio declaradamente ofensivo e no apoio aos avançados.  É um sistema que favorece claramente as características de Mossoró.
Depois, mais ou menos à meia hora saiu Possebom e entrou Kalaba, sem mudar o sistema, mas dadas as características dos jogadores, arriscamos mais um pouco tentando jogar com a maior velocidade e criatividade do zambiano.
O que me preocupou ao ver o jogo é que temos um vazio tremendo no meio campo. Até o cepo do Carlos Manuel via que os jogadores do Elfsborg iam com a bola desde o seu meio campo até ao último terço sem a mínima oposição. Obviamente que daí, e com a equipa recolhida, o jogo avançado do Elfsborg podia atemorizar muito mais a nossa defesa, especialmente uma defesa coxa com muitos jogadores em plena baixa de forma.
E esperaríamos que tendo o meio campo vazio tivéssemos as alas ocupadas... Puro engano! Quantas vezes subia o João Pereira ou o Evaldo e não havia niguém para fazer a cobertura como tão bem fazíamos na época passada. E obviamente, como estavam sozinhos na ala, se perdiam a bola era um ai-que-me-acudam.
Foi o primeiro jogo completo que vi do Braga nesta época. Foi muito mau. Se houve melhorias? A julgar pelo que jogamos ontem, ainda bem.
Não vou deixar de ser do Braga por causa de um desaire destes, feliz ou infelizmente, era um dos que penava no 1º de Maio à chuva, ao vento e ao sol nos tempos de pré-94 a ver o Braga a jogar para o empatezinho e a ficar com eles nas mãos à última jornada, à espera de outros resultados. Mas, há já muito tempo que não via um jogo oficial tão fraco pela parte do Braga. Só alguns jogos com o Carvalhal e alguns com o Fernando Castro Santos foram tão maus...
Vamos dar tempo ao homem. Não espero grandes coisas deste ano na liga. Talvez uma taça, quem sabe...
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

1

Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 11:00
Quote from: Pedro Ribeiro on 07 de August de 2009, 10:46
Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 10:05
Vamos acreditar.... Até porque não haverá  muito mais a fazer. Continua a parecer-me prematuro tomar a decisão de mudar de treinador, e para além disso não vejo alternativas.

Pois é. Agora... como na altura da substituição do JJ. E não me venham com aqueles nomes disparatadamente irrealistas de que se falou na altura e já se fala de novo agora...

A propósito do jogo – que eu não pude ver– depois de ler tantos comentários, ainda não percebi se houve alterações tácticas relativamente às últimas partidas ou não. Ao ver a formação n' A BOLA parece que teremos jogado com um posicionamento mais próximo de um 4-3-3 "clássico", abandonando o duplo pivot à frente da defesa. Foi assim?


Sim. Vandinho jogou como único pivot defensivo. É claro que quando sem bola, Possebom se aproximava mais da zona de Vandinho. Mas foi um 4-3-3 clássico: Vandinho pivot defensivo, Possebom como médio de transição e o primeiro a distribuir jogo e Mossoró como médio declaradamente ofensivo e no apoio aos avançados.  É um sistema que favorece claramente as características de Mossoró.
Depois, mais ou menos à meia hora saiu Possebom e entrou Kalaba, sem mudar o sistema, mas dadas as características dos jogadores, arriscamos mais um pouco tentando jogar com a maior velocidade e criatividade do zambiano.

Qual será a táctica ideal não sei mas é obvio que o Vandinho não chega para tudo no 1º golo deles foi fácil ver isso o médio deles correu 40metros ou mais sem ninguém lhe aparecer à frente

lipe

Quote from: Pedro Ribeiro on 07 de August de 2009, 10:46
Quote from: Vlad on 07 de August de 2009, 10:05
Vamos acreditar.... Até porque não haverá  muito mais a fazer. Continua a parecer-me prematuro tomar a decisão de mudar de treinador, e para além disso não vejo alternativas.

Pois é. Agora... como na altura da substituição do JJ. E não me venham com aqueles nomes disparatadamente irrealistas de que se falou na altura e já se fala de novo agora...

A propósito do jogo – que eu não pude ver– depois de ler tantos comentários, ainda não percebi se houve alterações tácticas relativamente às últimas partidas ou não. Ao ver a formação n' A BOLA parece que teremos jogado com um posicionamento mais próximo de um 4-3-3 "clássico", abandonando o duplo pivot à frente da defesa. Foi assim?


NOTA: vergonha!? Da minha família!? Não, nunca! Nem que seja amais pobrezinha...
Pedro, vergonha pela eliminação prematura. Apesar de tudo, estou ansioso pelo inicio do campeonato, para ver, pela primeira vez, um jogo do nosso ENORME.

Dia 15 lá estarei. ;)
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

Carvalhinha

Saiu o sorteio, o Elfsborg vai defrontar a Lázio de Roma.

VVCEPHEI

O FC Lázio nunca seria nosso adversário, porque seriamos cabeça-de-série, coisa que o Elfsborg não era.

aurelio II

O Braga, neste jogo, jogou muito melhor mas não teve poder de fogo e perdemos em termos físicos!
Faltou-nos 5/6 jogadores importantes: Renteria, Moisés, Leone, Luiz Aguiar e César Peixoto. Faltou-nos ainda o João Pereira no máximo das suas faculdades. O JJ sem estes jogadores dificilmente faria milagres.

Há que dar mérito aos suecos pq foram melhores.

Para consumo interno estou em crer que vamos fazer melhor que o ano passado. A equipa, neste jogo, mostrou-se mais compacta, no entanto, não podemos permitir aqueles falhanços na defesa.
Braga até ao fim!

A.COSTA

Mesmo sem ler os comentários anteriores, digo duas coisas:

1. Ineficácia atacante que preocupa. Não é desejável que as oportunidades mais flagrantes não sejam convertidas. O futuro dará dias contrários;

2. Fragilidade defensiva preocupante. Os adversários pouco jogavam (não sabiam mais) ganharam por 4-1 e o EDUARDO voltou a provar porque é que é o nº 1  da Selecção A de Portugal. O Frechaut esteve francamente mal e não percebo a saída do Paulão da defesa quando o FRECHAUT meteu água nos 2 jogos.



A nível europeu já não temos nada para conservar. A nível nacional ainda temos muito para conquistar. Espero sinceramente que a equipa suba de produção (é difícil fazer pior) e lute até à exaustão pelas competições em que estará envolvida e pelo bom futebol, pois nós não somos um bando de parolos que se contenta com o que os outros têm.

Domingos não era a minha escolha ... mas agora deixem o Homem trabalhar de modo a colocar em prática as suas ideias. O tempo dirá se a opção foi boa ou má. Espero que tenha sido boa. Muito boa aliás.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Warrior of Minho

Quote from: Vilaverde on 07 de August de 2009, 13:41
O FC Lázio nunca seria nosso adversário, porque seriamos cabeça-de-série, coisa que o Elfsborg não era.

Claro!
Nao foram embora conosco, vao com a Lazio!
Sao uma equipa fraca, nem acredito que o Braga nao conseguiu passar esta elimenatoria!
Enfim...

Hoje nao tenho aquele orgulho de mostrar a camisola do Braga como tive ainda à umas semanas quando fui para o Algarve de ferias, quando fui a Paris, entre tantos outros momentos que podiamos nao ter ganho, mas mostravamos quem relamente somos!
Ontem fomos eliminados e com justiça diga.se, por isso nao sinto aquele orgunho de ser Bracarense que senti quando perdemos com o Paris po exemplo! No dia a seguir ao jogo em Braga com o Paris eu tinha orgunho de dizer e mostrar que sou Bracarense!
Hoje orgunho.me de ser Bracarense, mas é diferente! Nao posso deixar de dizer que fiquei muito desiludido com o meu Braga porque nao se vê entrega, empenho, nao se vê a equipa a jogar futebol!
Hoje provalvemente se visse o JJ na Rua agradeceria por tudo o que pelo meu Braga, pelas alegrias que nos deu, embora nao quizesse que voltasse a Braga! Hoje se visse o DP pedia.lhe que se demiti.se pois os adeptos ja estão todos em cima dele e ao menor erro todos lhe vao apontar o dedo, por isso acho que se nao for agora embora provavelmente ira em Outubro/Novembro! Hoje se se Visse o Cajuda pedi.lhe para voltar ao Braga porque esse faz muita falta!

Enfim...
Ontem vi o Possebon a abanar a cabeça quando saiu, se hoje o visse dar.lhe.ia o meu apoio porque ele é sem duvida um grande jogador e tem lugar de caras neste Braga!

Bracarenses desculpem este desabafo, mas o Braga nao pode continuar assim, no meu Braga algo tem de mudar se nao este epoca vai ser um desastre!

Abraços
Orgulhosamente Bracarense!

FIDELIS

Completamente desiludido

Uma vez que só ontem regressei de férias este foi o primeiro jogo do Braga que vi esta época, embora já soubesse que no jogo da primeira mão o Braga não tivesse convencido

Ontem fiquei preocupado, o Braga apresentou-se sem um fio de jogo, sem consistencia defensiva, sem meio campo e com um ataque inofensivo

as transições para o ataque eram feitas à toa e com muitos passes errados à mistura

concordo no entanto que devemos dar mais algum tempo ao treinador....mas não pode ser muito tempo...o Braga não é de facto um clube qualquer e hoje em dia o Braga tem que ser uma equipa competitiva e jogar sempre para ganhar

vamos ver o inicio do campeonato

até la que se pense bem no que se quer para o ENORME

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Maria

Quote from: joao coelho on 07 de August de 2009, 14:19
Quote from: Vilaverde on 07 de August de 2009, 13:41
O FC Lázio nunca seria nosso adversário, porque seriamos cabeça-de-série, coisa que o Elfsborg não era.

Claro!
Nao foram embora conosco, vao com a Lazio!
Sao uma equipa fraca, nem acredito que o Braga nao conseguiu passar esta elimenatoria!
Enfim...

Hoje nao tenho aquele orgulho de mostrar a camisola do Braga como tive ainda à umas semanas quando fui para o Algarve de ferias, quando fui a Paris, entre tantos outros momentos que podiamos nao ter ganho, mas mostravamos quem relamente somos!

Eu tenho sempre orgulho.  

Ontem fomos eliminados e com justiça diga.se, por isso nao sinto aquele orgunho de ser Bracarense que senti quando perdemos com o Paris po exemplo! No dia a seguir ao jogo em Braga com o Paris eu tinha orgunho de dizer e mostrar que sou Bracarense!
Hoje orgunho.me de ser Bracarense, mas é diferente! Nao posso deixar de dizer que fiquei muito desiludido com o meu Braga porque nao se vê entrega, empenho, nao se vê a equipa a jogar futebol!
Hoje provalvemente se visse o JJ na Rua agradeceria por tudo o que pelo meu Braga, pelas alegrias que nos deu, embora nao quizesse que voltasse a Braga! Hoje se visse o DP pedia.lhe que se demiti.se pois os adeptos ja estão todos em cima dele e ao menor erro todos lhe vao apontar o dedo, por isso acho que se nao for agora embora provavelmente ira em Outubro/Novembro! Hoje se se Visse o Cajuda pedi.lhe para voltar ao Braga porque esse faz muita falta!

Esse abutre jamais no meu clube. Jamais!  >:( >:( >:(

Enfim...
Ontem vi o Possebon a abanar a cabeça quando saiu, se hoje o visse dar.lhe.ia o meu apoio porque ele é sem duvida um grande jogador e tem lugar de caras neste Braga!

Bracarenses desculpem este desabafo, mas o Braga nao pode continuar assim, no meu Braga algo tem de mudar se nao este epoca vai ser um desastre!

Abraços
GVERREIRA DO MINHO