News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Assistencia de emergência no AXA

Started by ric, 23 de July de 2009, 09:53

Previous topic - Next topic

ric

caros amigos:

Paralelamente ao jogo de apresentação e cujas peripécias técnico-tácticas estão bem analisadas noutro tópico, chamou-me á atenção a descrição do forista Luismico que foi vitima de uma situação que não devia acontecer.
Não quero alarmar nem dizer que foi uma situiação esporádica. Não admito também que mevenham com desculpas de que era "apenas um jogo de apresentação"...
O meu clube , o SCB tem responsabilidades na organização dos jogos e assistência  e segurança deve ser observada como um dos mais importantes aspectos do jogo.

para recordar, copia o post do "Luismico": (SIC)
Ontem infelizmente nao vi o jogo ate ao fim, mas isso foi o que menos importa! Aquilo  que se passou foi com o meu pai mas felizmente nao passou de um susto!!!
Como nao posso nem quero comentar o jogo, quero aqui dizer que aquilo que a assistência, ou melhor, falta de assistencia dada ao meu pai foi de 3º Mundo, pois acho que até num estádio africano era socorrido mais rápido!
Temos cadeira nas ultimas filas da A2 e após varias tentativas, de minha parte e de muita gente na bancada de chamar bombeiros (onde estavam eles?) e stewards (muitos deles nao sei o que andam lá a fazer) tive que ir eu a correr bancada abaixo alertar um steward, pois os bombeiros por incrivel que pareça estavam apenas dois do lado Poente. Depois dou comigo a ser afastado por um membro da policia, para os outros policias passarem para lá irem vêr o que se passava, sim eu disse vêr, pois foi isso que eles foram lá fazer!!! Estes também só servem para bater nos adeptos e silenciar (roubar as tarjas) a quem se quer manifestar.
A nossa sorte foram dois ENORMES braguistas (a quem eu desde já agradeço profundamente) um deles médico que estava perto de nós e que prestou os auxilios necessários e até ligou a alguem do outro lado do estádio para dizer aquilo que se estava a passar!!
Nao me quero alongar no post mas penso que devo contar aquilo que se passou pois amanhã pode ser com alguem daqui e assim se alguem responsável pelo clube lêr isto, para a proxima espero que nao falhe, pois o tempo de espera na assistencia pode ter consequencias graves!!!
Continuando, depois lá apareceram os bombeiros (sem culpa pois apenas fazem aquilo que lhes mandam), desculpem, o bombeiro... Era só um, mas o outro lá apareceu. A seguir e como nunca mais levavam o meu pai dali para fora, vi que estavam a chamar uma ambulância. sim nao haviam ambulancias do lado da nascente, estavam duas na Poente (pelo que ouvi)  e uma bem perto, penso que encostada à pedreira (mas essa era só para os jogadores, ouvi eu     )  Para terem mais uma ideia de como as coisas funcionaram, teve de ser um dos dois ENORMES braguistas a transportar a maca juntamente com um bombeiro   !!! Quando o meu pai estava na ambulância e como nao deixaram nenhum familiar ir a acompanhar dirigi-me mais as pessoas que estavam connosco ao Hospital, estive aí mais um meia Hora à espera!!! E voltei ao estádio a ver o que se tinha passado para tanta demora!!! Quando lá cheguei estava a ambulância a sair   

PS: so contei isto por alto, pois ontem vi que Portugal é mesmo um país 3º Mundista

Agora algumas perguntas que eu gostava que os responsáveis me respondessem
Porque tanta demora?
Porque não havia bombeiros do lado Nascente?
Porque não havia ambulâncias?
Porque não temos um posto de primeiros socorros no interior do estádio?
Porque é que tiveram de ser pessoas que nao estavam ao serviço a ter de trabalhar e a prestar socorro?
Porque é que há uma ambulância só para os jogadores? E se fosse alguém que pudesse estar a morrer e aquela ambulância ali ao lado?
Porque é que a policia só actua para bater nos sócios do Braga e para censurarem quem diz a verdade?

Saudações Braguistas e um enorme obrigado a quem nos ajudou!!!

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

Esta descrição deixa-me apreensivo e DEVE SUSCITAR por parte dos responsáveis arsenalistas a clara elucidação do que aconteceu.
O relato deste (incidente) – de consequências felizmente menores – veio a por a nu que alguma coisa falha em termos de assistência de emergência no AXA.
Não sei, sinceramente , se a responsabilidade é do SCB. Parace-me que sim, pois o clube é obrigado (?) a dotar o espectáculo de meios de auxilio e a sua proporção deve ser alvo de criterioso estudo e análise. Nem sei mesmo se existe uma "tabela" para tal....

Mas o fundamental disto tudo é que o sistema não resultou. Os momentos de falta de assist~encia poderiam ser fatais para o adepto.
Notou-se claramente, pelo relato, a falta de interligação entre os intervenientes do jogo: policia, bombeiros, scb, stewards.

Não faço ideia se o clube terá  um plano de contigência e processos bem descritos sobre o que fazer nestes casos. Desconheço s eo pessoal de sreviço até sabe as "de cor" os acessos e saídas do estádio e a forma de transportar um doente para a ambulância  ou retirá-lo do recinto para tratamento mais recatado. Pelo relato parece-me que não...

Desconheço tb se os stewards ou mesmo a policia presente sabe de algum plano de emerg~encia para estas situações. Pelo relato parece-me que não.

Desconheço se existe algum esquema de comunicações entre os intervenientes na organização e assitencia ao jogo. Pelo relato parece-me que não pois foi evidente a descordenação .

Era importante que o clube reflectisse neste acontecimento e tirasse as medidas mais convenientes. E sobretudo dar graças a Deus por ter sido possível "testar" o sistema perante um incidente  REAL MAS sem gravidade de maior. Doutra forma estaríamos hoje aqui a lamentar-nos....

Desconheço se eventualmente alguma vez as forças de segurança e assistência teriam efectuado algum simulacro . Pelo relato parece que não tamanha a descoordenação verificada.

Ainda vamos a tempo de resolver esta situação.
Estou certo que o nosso clube pode ser exemplo na forma como lida com estas situações. Está na hora de dar resposta a estas situações antes de todos nos lamentarmos e depois assistir-se à inevitável dança de acusações de X para Y

Pé Ligeiro

Realmente não se podem admitir falhas destas!  >:( >:( :( :( >:( >:(
Espero que daqui em diante a direcção trate de providenciar os meios de assistência necessários para acorrer a qualquer emergência, por forma a prestarem uma assistência imediata e eficaz.
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pedro_RBA

Costuma-se dizer que é com os erros que se aprende mas quando o erro põe em causa a vida de uma pessoa então já não é bem assim. Assisti a tudo porque passou-se bem perto da minha claque. De inicio ouvi um zumzum naquele local depois uns berros e então era a ver qual era o sócio (incluindo pessoal da claque) que gritava mais apenas para ter o "luxo" da atenção dos stewarts, pois vi eles a olharem descaradamente para o local e continuarem na sua vigia pela "segurança e bem estar" do publico como se nada fosse.

Depois de finalmente se "arrastarem" pelas escadas acima o resto já descrito pelo user Luismico foi um acumulado de situações no minimo caricatas/incompetentes. É inadmissivel o tempo que demorou os bombeiros a actuarem, inadmissivel o tempo que demorou a maca a chegar e ainda mais inadmissivel foi a falta de meios e parece-me até de conhecimentos do procedimento em casos como aquele. Não vi sequer um kit médico nem tão pouco um desfibrilhador (não sei se é assim que se escreve).

Felizmente não foi nada de grave... Mas e se fosse? Simplesmente vergonhoso.

Depois de incidentes como o do nosso conhecido Feher pensava muito sinceramente que as coisas tinham melhorado neste aspecto. Pensava mesmo que nós sendo um estádio do Euro teriamos um sistema de segurança e assistência médica acima da média.. Pelos vistos não.. Pelos vistos a diferença entre nós e os clubes das regionais não é assim tão grande.

Espero que alguem da direcção do SCB tenha sido informado deste caso e que este aspecto seja urgentemente revisto para evitar futuras desgraças. E no minimo apresentar um pedido de desculpas formal á familia do Luismico.

Saudações Ultras

Bruno3429

Sem palavras...depois do sistema informático ter avariado nos 2 dias q antecederam a apresentação aos sócios, agora isto!  :o :o :o
Se queremos crescer, há que faze-lo em todos os aspectos, não é só querer mais pessoas no estádio.
Há clubes da regional bem melhor preparados para dar assistência nestes casos.
Elementos da direcção do SCBraga acordem!

Ana Cunha

Por acaso eu estava do outro do lado do estádio e apercebi-me - como todos - do tempo que demoraram a levar o senhor para a ambulância, mas na altura nem sabíamos ao certo o que se estava a passar e havia sempre a hipótese de ele ter de ser assistido no local. A ser como o Luismico contou (e não duvido nem um pouco), é uma vergonha! Na altura até comentei com as pessoas que estavam comigo que de certeza que eles teriam uma ambulância ali ao lado porque, mesmo sendo um jogo amigável, era obrigatório, mas afinal... Nem sei o que pensar. Acho que os familiares deveriam fazer chegar esta mensagem aos responsáveis pelo clube para que situações destas não se voltem a repetir pois um dia pode ser bem mais grave! E é inadmissível que coisas destas aconteçam. Já agora, o que é que o senhor teve? Espero que não tenha sido nada de grave e as melhoras.

_tIAgO_

Até no 1º de maio a assistencia era mais rapida! Eu estava mesmo ao lado e fui dos daqueles que berraram ate nao poder mais pelos seguranças! Depois de verem o que se passava ainda tiveram todo tempo do mundo pa subir as escadas! VERGONHOSO!

DEPOIS SALVADOR QUERES ESTADIO CHEIO? QUERES MUDAR O CLUBE PARA GUIMARAES? COMO ES UM ESPECTADOR ASSIDUO NO ESTADIO DO DRAGAO NUNCA TE DESTE A COMPARAR COM A SEGURANÇA DE LÁ?

Amigos e ainda a mais! No dia do jogo fui comprar bilhetes para familiares de fora que criam assistir ao jogo, fui a secretaria do estadio 1º de maio disseram que o sistema tava avariado e para ir as bilheteira do Axa entao la fui eu gastar mais gasolina, chego a bilheteira vejo um grupo de pessoas insatisfeitas, pergunto o que se passa e fico a saber que tenho de ir ao bragaparque pa comprar os bilhetes porque la o sistema tambem nao dava, mais gasolina pa ir ao braga parque!
Vejamos, eu de lomar pa comprar bilhetes tive de percurrer a cidade!
AGORA SALVADOR COMPRAVAS UM BILHETE COM ESTES CONTRATEMPOS?? E AINDA GASTAS DINHEIRO NUM BILHETE PARA UM ESTADIO EUROPEU NA QUAL TENS UMA M*RDA DE SEGURANÇA?!!
Força força braga contigo em todo o lado eu te amo.......

luismico

Em 1º lugar muito obrigado pelo vosso apoio!! Felizmente está tudo bem, e o meu pai no próximo jogo com os Suecos (em principio) lá estará a torcer pelo ENORME!!!
Quanto ao assunto, já enviei um mail à direcção do SCB e vou aguardar a ver se me respondem!!!

disco infiltrator

Luis, antes de mais, votos que tudo esteja bem com o teu pai. Muita força e saúde!

Quanto ao resto: uma vergonha.

Não consigo compreender. Esta história é tipo a daqueles individuos que ganham uns tostões, já se julgam milionários e compram um iate. Depois, com o tempo, não dão uso ao iate pois não têm dinheiro para a manutenção.

Que lógica é esta de gastar-se um absurdo com um estádio quando depois não há condições, não há organização, não há acessos etc. Ainda mais grave quando esse "estádio" apresenta erros inacreditáveis de raiz.

Não  há paciência nem pachorra.....Sinto-me muito triste em pensar isto mas com certeza que o melhor lugar para ver os jogos do Braga em casa será num bom café com um grupo de amigos...

miki

foi uma vergonha em todos os aspectos
sendo um jogo de apresentaçao ou nao devia haver mais segurança a policia que la anda so sabe é quando ha problemas descarregar vergonhosamente contra os adeptos do braga ja tive oprtunidade de ver num jogo um adepto a ser barbaramente agredido cobardemente pela policia se é para isso mais vale nem porem la os pes quanto a segurança sr salvador tenha vergonha na cara e faça algo para nao voltar a acontecer nada do género voce ate parece mais adepto do porto do q do braga ate dragão de ouro é.

Pezinhuh


Eu estava duas filias acima de onde aconteceu, senti-me irritado e profundamente triste com a atitude dos stweards, apenas os via a olhar para o balão, quando o pessoal da bancada berrava todo em busca de auxilio.
A um certo momento, pensei que as coisas podiam dar para o torto infelizmente, mas felizmente nada de grave aconteceu..


Espero que isto seja um ABRE OLHOS para quem está no camarote principal a comer e a beber..!!!!


Saudações

Aquiles

Carissimos,

Fico mais descansado ao saber que nada de grave se passou com a pessoa em causa e que foi mais o susto que outra coisa.
Na minha humilde opinião recomendo que os familiaraes enviem carta registada com aviso de recepção á administração da SAD, solicitando esclarecimento sobre a falta de condições de assistência. Dessa forma fica registado que já estão alertados para a situação e é mais dificil que se volte a repetir...digo eu...

Abraço Braguista

aurelio II

Lamento o que se passou no AXA na 3af. Um Senhor sofreu um ataque repentino e não havia qq equipa de socorro destacada para assstir os milhares de espectadores presentes!

Lamentável e inacreditável! O responsável pela organização do jogo deveria ser despedido JÁ!!!
Braga até ao fim!

FilipaCarvalho

#12
Quote from: Pedro_RBA on 23 de July de 2009, 10:22
Costuma-se dizer que é com os erros que se aprende mas quando o erro põe em causa a vida de uma pessoa então já não é bem assim. Assisti a tudo porque passou-se bem perto da minha claque. De inicio ouvi um zumzum naquele local depois uns berros e então era a ver qual era o sócio (incluindo pessoal da claque) que gritava mais apenas para ter o "luxo" da atenção dos stewarts, pois vi eles a olharem descaradamente para o local e continuarem na sua vigia pela "segurança e bem estar" do publico como se nada fosse.

Depois de finalmente se "arrastarem" pelas escadas acima o resto já descrito pelo user Luismico foi um acumulado de situações no minimo caricatas/incompetentes. É inadmissivel o tempo que demorou os bombeiros a actuarem, inadmissivel o tempo que demorou a maca a chegar e ainda mais inadmissivel foi a falta de meios e parece-me até de conhecimentos do procedimento em casos como aquele. Não vi sequer um kit médico nem tão pouco um desfibrilhador (não sei se é assim que se escreve).

Felizmente não foi nada de grave... Mas e se fosse? Simplesmente vergonhoso.

Depois de incidentes como o do nosso conhecido Feher pensava muito sinceramente que as coisas tinham melhorado neste aspecto. Pensava mesmo que nós sendo um estádio do Euro teriamos um sistema de segurança e assistência médica acima da média.. Pelos vistos não.. Pelos vistos a diferença entre nós e os clubes das regionais não é assim tão grande.

Espero que alguem da direcção do SCB tenha sido informado deste caso e que este aspecto seja urgentemente revisto para evitar futuras desgraças. E no minimo apresentar um pedido de desculpas formal á familia do Luismico.

Saudações Ultras
O desfibrilhador pode ser necessario em muitas situaçoes,mas nunca naquela...Porque ao contrario do que se falou,o senhor nao teve nenhuma paragem cardio-respiratoia,e ao contrario do que muita gente pensa,nao pode ser usado por qualquer um,muito menos em todos os locais.
A ambulancia dos voluntarios fica na parte de cima da poente,e a dos sapadores fica por baixo do estadio,por isso,nao sei qual foi a ambulancia que o pessoal diz que estava ao lado do estadio,mas se estava,melhor ainda,mas acho muito estranho,porque quem costuma ter as ambulancias do lado nascente,a entrada do relvado e as da cruz vermelha,a nao ser que fosse a dos voluntarios que la estivesse,e mesmo assim quem foram chamados,foram os sapadores,e a ambulancia que transportou o pai do Luis,pelo que me apercebi,foi chamada pelo sapador que la estava a assitir ao jogo mesmo por tras dos RB.O qual nao estava fardado.
Antes de todos os jogos há uma reuniao,entre o director de relvado,o responsavel dos bombeiros voluntarios,dos sapadores e outras entidades,e nessa reuniao é dado o numero de pessoal que vai estar para a segurança do estadio,e o director de relvado ao ver o numero de pessoal que la ia estar,tinha mais era que tratar de avisar uma ou outra corporaçao para levar mais pessoal.
E alem de mais ouvi a esposa do senhor dizer que  ele ja se estava a  sentir mal em casa,se ja se estava a sentir mal,nao deveria ter ido po estadio...mas e so a minha opiniao!!!

Pedro,achasd que a direcçao vai alguma vez pedir desculpa a alguem por alguma coisa??Eles so sabem criticar as poucas pessoas que vao ao estadio,mas mesmo sendo poucas,deviam era ser bem "protegidas"

jeba

Concordo com algumas opiniões aqui vinculadas. Mas é preciso ver as coisas com olhos de ver! Já sei que eventualmente vou ser criticado mas acho que as coisas devem ser ditas tal como são! Fico feliz por o pai do Luis estar bem porque o que se passou realmente assustou! Não acho que os bombeiros tenham demorado assim tanto como se diz assim como os Stwards. Sei é que as pessoas aflitas e digo-o como experiência de bombeiros, quando estão á espera 1 minuto é como se fosse uma hora. É realmente normal em situações de aflição. Os pobres dos Stwards ficaram tão baralhados quanto qualquer pessoa das bancadas que sem perceberem muito bem o que se estava a passar começaram aos berros contra eles. Lembro-me de um ter de um Stward ter dito: " calma e de ter feito sinal aos bombeiros para trazerem a maca" Isto não demorou mais que 2/3 minutos, mas é normal que quando nos sentimos aflitos parecer muito mais tempo. Já falei com pessoas que estavam ao meu lado que me confirmaram a meu ponto de vista. Contudo quero ressalvar que esses 2/3 minutos podem ou poderiam ter sido fatais. Sei também quem antes de todos os jogos existem reuniões entre todos os intervenientes na segurança, polícia, bombeiros, Stwards e direcção. Neste jogo, talvez por ser um particular e por não existirem tantas emoções a parte dos bombeiros foi descurada. Normalmente costumam estar Stwards e Bombeiros intercaladamente ao longo das bancadas o que não sucedeu neste jogo, mais uma vez presumo por este ser de cariz particular e não apresentar grandes emoções que predispusessem um maior factor de risco. Disto tudo devemos tirar ilações e não facilitar uma vez que o perigo espreita em qualquer situação e quando menos esperamos. Na terça foi o pai do Luis e amanha pode ser o nosso ou até nós... e queremos ser assitidos o mais eficaz e prontamente possível. Devemos realmente alertar a direcção para este incidente mas nunca acusa-los das mais variadas coisas que aqui vi em especial o Sr. António Salvador. Neste tipo de espectaculos quem dita as regras de segurança não é a direcção mas sim as forças de segurança intervenientes no mesmo. Ressalvo mais um vez que isto não deveria ter acontecido mas fico feliz pelo final positivo.

FilipaCarvalho

Quote from: jeba on 24 de July de 2009, 01:15
Concordo com algumas opiniões aqui vinculadas. Mas é preciso ver as coisas com olhos de ver! Já sei que eventualmente vou ser criticado mas acho que as coisas devem ser ditas tal como são! Fico feliz por o pai do Luis estar bem porque o que se passou realmente assustou! Não acho que os bombeiros tenham demorado assim tanto como se diz assim como os Stwards. Sei é que as pessoas aflitas e digo-o como experiência de bombeiros, quando estão á espera 1 minuto é como se fosse uma hora. É realmente normal em situações de aflição. Os pobres dos Stwards ficaram tão baralhados quanto qualquer pessoa das bancadas que sem perceberem muito bem o que se estava a passar começaram aos berros contra eles. Lembro-me de um ter de um Stward ter dito: " calma e de ter feito sinal aos bombeiros para trazerem a maca" Isto não demorou mais que 2/3 minutos, mas é normal que quando nos sentimos aflitos parecer muito mais tempo. Já falei com pessoas que estavam ao meu lado que me confirmaram a meu ponto de vista. Contudo quero ressalvar que esses 2/3 minutos podem ou poderiam ter sido fatais. Sei também quem antes de todos os jogos existem reuniões entre todos os intervenientes na segurança, polícia, bombeiros, Stwards e direcção. Neste jogo, talvez por ser um particular e por não existirem tantas emoções a parte dos bombeiros foi descurada. Normalmente costumam estar Stwards e Bombeiros intercaladamente ao longo das bancadas o que não sucedeu neste jogo, mais uma vez presumo por este ser de cariz particular e não apresentar grandes emoções que predispusessem um maior factor de risco. Disto tudo devemos tirar ilações e não facilitar uma vez que o perigo espreita em qualquer situação e quando menos esperamos. Na terça foi o pai do Luis e amanha pode ser o nosso ou até nós... e queremos ser assitidos o mais eficaz e prontamente possível. Devemos realmente alertar a direcção para este incidente mas nunca acusa-los das mais variadas coisas que aqui vi em especial o Sr. António Salvador. Neste tipo de espectaculos quem dita as regras de segurança não é a direcção mas sim as forças de segurança intervenientes no mesmo. Ressalvo mais um vez que isto não deveria ter acontecido mas fico feliz pelo final positivo.
Pois,nisso tens toda razao,e afelitivo para as familias,mas antes mesmo de chegarem os bombeiros fardados ja estava la um dos sapadores e o medico,acho que mesmo nao devendo ser os primeiros a chegar,fizeram bem a parte deles,e depois os outros 2 colegas que estavam no banco,demoraram mais um pouco,mas e compreensivel,ate porque e mais habitual haver conflitos que pessoas a sentirem-se mal,mas isto e uma consequencia do comportamento dos adeptos e depois ja "ninguem liga" quando se levantam,quando gritam,etc...

Pedro_RBA

Quote from: FilipaCarvalho on 24 de July de 2009, 00:33
Quote from: Pedro_RBA on 23 de July de 2009, 10:22
Costuma-se dizer que é com os erros que se aprende mas quando o erro põe em causa a vida de uma pessoa então já não é bem assim. Assisti a tudo porque passou-se bem perto da minha claque. De inicio ouvi um zumzum naquele local depois uns berros e então era a ver qual era o sócio (incluindo pessoal da claque) que gritava mais apenas para ter o "luxo" da atenção dos stewarts, pois vi eles a olharem descaradamente para o local e continuarem na sua vigia pela "segurança e bem estar" do publico como se nada fosse.

Depois de finalmente se "arrastarem" pelas escadas acima o resto já descrito pelo user Luismico foi um acumulado de situações no minimo caricatas/incompetentes. É inadmissivel o tempo que demorou os bombeiros a actuarem, inadmissivel o tempo que demorou a maca a chegar e ainda mais inadmissivel foi a falta de meios e parece-me até de conhecimentos do procedimento em casos como aquele. Não vi sequer um kit médico nem tão pouco um desfibrilhador (não sei se é assim que se escreve).

Felizmente não foi nada de grave... Mas e se fosse? Simplesmente vergonhoso.

Depois de incidentes como o do nosso conhecido Feher pensava muito sinceramente que as coisas tinham melhorado neste aspecto. Pensava mesmo que nós sendo um estádio do Euro teriamos um sistema de segurança e assistência médica acima da média.. Pelos vistos não.. Pelos vistos a diferença entre nós e os clubes das regionais não é assim tão grande.

Espero que alguem da direcção do SCB tenha sido informado deste caso e que este aspecto seja urgentemente revisto para evitar futuras desgraças. E no minimo apresentar um pedido de desculpas formal á familia do Luismico.

Saudações Ultras
O desfibrilhador pode ser necessario em muitas situaçoes,mas nunca naquela...Porque ao contrario do que se falou,o senhor nao teve nenhuma paragem cardio-respiratoia,e ao contrario do que muita gente pensa,nao pode ser usado por qualquer um,muito menos em todos os locais.

Eu sei que naquele caso não era necessário! Mas que eu saiba os bombeiros/médicos só sabem quando é ou não necessário quando chegam perto do doente? Ou já fazem diagnóstico a 10 metros de distância?

E a minha pergunta era.. E se fosse necessário? E se fosse mais grave? Havia desfibrilhador? É que se havia tava a ver mesmo o filme dos stwearts arrastarem-se novamente escadas abaixo, falarem pelo rádio a este e aquele a perguntar onde andava o aparelho, irem procuram o dito cujo, trazê-lo, acondicionar o homem e finalmente utilizá-lo!!

Enfim.. Quando não se vê sequer ninguém da cruz vermelha..

Saudações Ultras

ric

bem, estes relatos e opiniões NÃO ESTÃO CONTRA NINGUÉM.

Estes relatos e opiniões (e eu disse que desconhecia o estado actual das reuniões de segurança e a forma como é organizada a mesma pelas forças em serviço)apenas servem de aviso e sobretudo foram um óptimo meio de colocar á prova os meios afectos.

Não me parece que por ser particular se tenha descurado a segurança. Talvez a policia possa ser em menor numero por não existir adversários mas as condições de assist~encia devem ser iguais para a realização de um jogo que, ao que parece e apesar de ser particular, era oficial (com arbitro e condições prévias de substituições)

Sou tb totalmente contra virarmo-nos para o Braga como único responsável. O que me parece é que neste particular cabe ao clube ZELAR pelo cumprimento do estabelecido e eventualmente, se verificar que as coisas não estão bem, tentar modificá-las com mais reuniões entre os intervenientes e preprar até medidas de simulacro.

A fazer fé, e apenas isto, pelo reçato do filho do senhor vitimado, verifica-se ter havido um certo desnorte e falata de coordenação. Foi o que me pareceu do seu relato.

Nós temos a mania do desenrascanço e tido parece estar certo e alinhado até á altura de ser posto á prova e aí..."aí que d´el rei...!.

Esta situação É UM ALERTA. UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA O SCB OU A ENTIDADE RESPONSÁVEL AFERIR SE TUDO ESTEVE OPERACIONAL, DENTRO DO PLANEADO E SE ALGO FALHOU.

Ao usarmos este espaço para falçar destees acontecimentos, penso ou melhor tenho a certeza que estamos a prestar um excelente serviço ao SCB e sobretudo, a todos os adeptos. Pugnar por melhores medidas de segurança é um dever cívico e neste post, apesar de algumas achegas mais duras (à boa maneira portuguesa) apenas lançamos o sucedido para tema de debate e SOBRETUDO, PARA QUE SE TOMEM MEDIDAS. medidas que passam pela análise do suvedido e verificar apenas se o plano de emergência e apoio resultou conforme o estipulado. Se sim, óptimo!". Se não, encontrar as medidas necessárias e corrigir as que se mostraram inadequadS.

mAIS DO QUE ISTO É ESPECULAR E COLOCAR EM CAUSA O PROFISSIONALISMO DE ALGUNS DOS INTERVENIENTES NO ESPECTÁCULO FORA DAS 4 LINHAS 8BONMBEIROS, POLICIA , STEWARDS, ETC)


luismico

Quote from: jeba on 24 de July de 2009, 01:15
Concordo com algumas opiniões aqui vinculadas. Mas é preciso ver as coisas com olhos de ver! Já sei que eventualmente vou ser criticado mas acho que as coisas devem ser ditas tal como são! Fico feliz por o pai do Luis estar bem porque o que se passou realmente assustou! Não acho que os bombeiros tenham demorado assim tanto como se diz assim como os Stwards. Sei é que as pessoas aflitas e digo-o como experiência de bombeiros, quando estão á espera 1 minuto é como se fosse uma hora. É realmente normal em situações de aflição. Os pobres dos Stwards ficaram tão baralhados quanto qualquer pessoa das bancadas que sem perceberem muito bem o que se estava a passar começaram aos berros contra eles. Lembro-me de um ter de um Stward ter dito: " calma e de ter feito sinal aos bombeiros para trazerem a maca" Isto não demorou mais que 2/3 minutos, mas é normal que quando nos sentimos aflitos parecer muito mais tempo. Já falei com pessoas que estavam ao meu lado que me confirmaram a meu ponto de vista. Contudo quero ressalvar que esses 2/3 minutos podem ou poderiam ter sido fatais. Sei também quem antes de todos os jogos existem reuniões entre todos os intervenientes na segurança, polícia, bombeiros, Stwards e direcção. Neste jogo, talvez por ser um particular e por não existirem tantas emoções a parte dos bombeiros foi descurada. Normalmente costumam estar Stwards e Bombeiros intercaladamente ao longo das bancadas o que não sucedeu neste jogo, mais uma vez presumo por este ser de cariz particular e não apresentar grandes emoções que predispusessem um maior factor de risco. Disto tudo devemos tirar ilações e não facilitar uma vez que o perigo espreita em qualquer situação e quando menos esperamos. Na terça foi o pai do Luis e amanha pode ser o nosso ou até nós... e queremos ser assitidos o mais eficaz e prontamente possível. Devemos realmente alertar a direcção para este incidente mas nunca acusa-los das mais variadas coisas que aqui vi em especial o Sr. António Salvador. Neste tipo de espectaculos quem dita as regras de segurança não é a direcção mas sim as forças de segurança intervenientes no mesmo. Ressalvo mais um vez que isto não deveria ter acontecido mas fico feliz pelo final positivo.

Sim nalgumas coisas tem razao, mas eu nao quero criticar a actuaçao de bombeiros nem stewards (ate porque no meio de tudo sao os menos culpados) critico sim a organizaçao do jogo pois nao havia nenhuma segurança caso algo acontecesse. Imaginemos que enquanto a maca vinha à bancada, no outro lado do estadio havia alguma coisa parecida, ou até no campo se algum jogador tivesse um problema mais grave??? Nao havia sequer um elemento da Cruz Vermelha ao contrario do habitual... Imaginem ver o vosso pai estendido no chao e voces a cahamarem por auxilio e quase terem de invadir o campo para vos ajudarem  :-\ :-\..... A ambulância veio do lado Poente, na nascente nao estava nenhuma, e mesmo o condutor da ambulância disse que o steward que estava no portao junto das bilheteiras nao tinha ordens para o deixar entrar (daí a demora) Muita coisa correu muito mal nesta situaçao. Gostava de saber o porquê de nao estarem presentes da Cruz Vermelha pois no local ouvi da boca de um responsável do SCB diz que eles simplesmente nao apareceram!!!

luismico

Alguem me pode dar o mail da direcçaõ do SCB é que os que envio sao sempre devolvidos com erro no envio  ??? ???

FilipaCarvalho

Quote from: luismico on 24 de July de 2009, 10:33
Quote from: jeba on 24 de July de 2009, 01:15
Concordo com algumas opiniões aqui vinculadas. Mas é preciso ver as coisas com olhos de ver! Já sei que eventualmente vou ser criticado mas acho que as coisas devem ser ditas tal como são! Fico feliz por o pai do Luis estar bem porque o que se passou realmente assustou! Não acho que os bombeiros tenham demorado assim tanto como se diz assim como os Stwards. Sei é que as pessoas aflitas e digo-o como experiência de bombeiros, quando estão á espera 1 minuto é como se fosse uma hora. É realmente normal em situações de aflição. Os pobres dos Stwards ficaram tão baralhados quanto qualquer pessoa das bancadas que sem perceberem muito bem o que se estava a passar começaram aos berros contra eles. Lembro-me de um ter de um Stward ter dito: " calma e de ter feito sinal aos bombeiros para trazerem a maca" Isto não demorou mais que 2/3 minutos, mas é normal que quando nos sentimos aflitos parecer muito mais tempo. Já falei com pessoas que estavam ao meu lado que me confirmaram a meu ponto de vista. Contudo quero ressalvar que esses 2/3 minutos podem ou poderiam ter sido fatais. Sei também quem antes de todos os jogos existem reuniões entre todos os intervenientes na segurança, polícia, bombeiros, Stwards e direcção. Neste jogo, talvez por ser um particular e por não existirem tantas emoções a parte dos bombeiros foi descurada. Normalmente costumam estar Stwards e Bombeiros intercaladamente ao longo das bancadas o que não sucedeu neste jogo, mais uma vez presumo por este ser de cariz particular e não apresentar grandes emoções que predispusessem um maior factor de risco. Disto tudo devemos tirar ilações e não facilitar uma vez que o perigo espreita em qualquer situação e quando menos esperamos. Na terça foi o pai do Luis e amanha pode ser o nosso ou até nós... e queremos ser assitidos o mais eficaz e prontamente possível. Devemos realmente alertar a direcção para este incidente mas nunca acusa-los das mais variadas coisas que aqui vi em especial o Sr. António Salvador. Neste tipo de espectaculos quem dita as regras de segurança não é a direcção mas sim as forças de segurança intervenientes no mesmo. Ressalvo mais um vez que isto não deveria ter acontecido mas fico feliz pelo final positivo.

Sim nalgumas coisas tem razao, mas eu nao quero criticar a actuaçao de bombeiros nem stewards (ate porque no meio de tudo sao os menos culpados) critico sim a organizaçao do jogo pois nao havia nenhuma segurança caso algo acontecesse. Imaginemos que enquanto a maca vinha à bancada, no outro lado do estadio havia alguma coisa parecida, ou até no campo se algum jogador tivesse um problema mais grave??? Nao havia sequer um elemento da Cruz Vermelha ao contrario do habitual... Imaginem ver o vosso pai estendido no chao e voces a cahamarem por auxilio e quase terem de invadir o campo para vos ajudarem  :-\ :-\..... A ambulância veio do lado Poente, na nascente nao estava nenhuma, e mesmo o condutor da ambulância disse que o steward que estava no portao junto das bilheteiras nao tinha ordens para o deixar entrar (daí a demora) Muita coisa correu muito mal nesta situaçao. Gostava de saber o porquê de nao estarem presentes da Cruz Vermelha pois no local ouvi da boca de um responsável do SCB diz que eles simplesmente nao apareceram!!!

Pois,la esta,sao as tais borocracias,mas nesse caso nao entendo a logica,ou melhor,secalhar ate entendo,mas acho que naquele caso deviam abrir uma excepçao.Enfim...