News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Assistencia de emergência no AXA

Started by ric, 23 de July de 2009, 09:53

Previous topic - Next topic

FilipaCarvalho

Quote from: Pedro_RBA on 24 de July de 2009, 09:27
Quote from: FilipaCarvalho on 24 de July de 2009, 00:33
Quote from: Pedro_RBA on 23 de July de 2009, 10:22
Costuma-se dizer que é com os erros que se aprende mas quando o erro põe em causa a vida de uma pessoa então já não é bem assim. Assisti a tudo porque passou-se bem perto da minha claque. De inicio ouvi um zumzum naquele local depois uns berros e então era a ver qual era o sócio (incluindo pessoal da claque) que gritava mais apenas para ter o "luxo" da atenção dos stewarts, pois vi eles a olharem descaradamente para o local e continuarem na sua vigia pela "segurança e bem estar" do publico como se nada fosse.

Depois de finalmente se "arrastarem" pelas escadas acima o resto já descrito pelo user Luismico foi um acumulado de situações no minimo caricatas/incompetentes. É inadmissivel o tempo que demorou os bombeiros a actuarem, inadmissivel o tempo que demorou a maca a chegar e ainda mais inadmissivel foi a falta de meios e parece-me até de conhecimentos do procedimento em casos como aquele. Não vi sequer um kit médico nem tão pouco um desfibrilhador (não sei se é assim que se escreve).

Felizmente não foi nada de grave... Mas e se fosse? Simplesmente vergonhoso.

Depois de incidentes como o do nosso conhecido Feher pensava muito sinceramente que as coisas tinham melhorado neste aspecto. Pensava mesmo que nós sendo um estádio do Euro teriamos um sistema de segurança e assistência médica acima da média.. Pelos vistos não.. Pelos vistos a diferença entre nós e os clubes das regionais não é assim tão grande.

Espero que alguem da direcção do SCB tenha sido informado deste caso e que este aspecto seja urgentemente revisto para evitar futuras desgraças. E no minimo apresentar um pedido de desculpas formal á familia do Luismico.

Saudações Ultras
O desfibrilhador pode ser necessario em muitas situaçoes,mas nunca naquela...Porque ao contrario do que se falou,o senhor nao teve nenhuma paragem cardio-respiratoia,e ao contrario do que muita gente pensa,nao pode ser usado por qualquer um,muito menos em todos os locais.

Eu sei que naquele caso não era necessário! Mas que eu saiba os bombeiros/médicos só sabem quando é ou não necessário quando chegam perto do doente? Ou já fazem diagnóstico a 10 metros de distância?

E a minha pergunta era.. E se fosse necessário? E se fosse mais grave? Havia desfibrilhador? É que se havia tava a ver mesmo o filme dos stwearts arrastarem-se novamente escadas abaixo, falarem pelo rádio a este e aquele a perguntar onde andava o aparelho, irem procuram o dito cujo, trazê-lo, acondicionar o homem e finalmente utilizá-lo!!

Enfim.. Quando não se vê sequer ninguém da cruz vermelha..

Saudações Ultras
Nao podemos fazer diagnosticos a distancia,mas se fosse necessario,nao sei se existe no estadio,mas aqui a uns tempos li um artigo que ia passar a ser obrigatorio existir em alguns sitios publicos,incluindo os estadios.
O desfibrilhador normalmente anda no carro da VMER,aquele carro pequeno no INEM que da apoio as ambulancias,que anda cm medicos e enfermeiros,mas se fosse necessario,tinha que se deslocar o carro ate ao estadio,ia ser demorado,e por isso,que normalmente quando existem essas situaçoes deve-se iniciar manobras manuais de reanimaçao.ate chegarem as "maquinas",mas mesmo assim,nem sempre há salvaçao.
No proximo jogo da epoca,vamos ver se nao ves ninguem da cruz vermelha  ;)  mas pode ser que ate nem haja,porque podem nao ter pessoal,porque andam a fazer segurança a dois estadios,o nosso e o do guima...nao sei se esta epoca sera assim mas a partir de certa altura da epoca passada,eles começaram a fazer segurança la...

A.COSTA

Quote from: luismico on 23 de July de 2009, 16:25
Em 1º lugar muito obrigado pelo vosso apoio!! Felizmente está tudo bem, e o meu pai no próximo jogo com os Suecos (em principio) lá estará a torcer pelo ENORME!!!
Quanto ao assunto, já enviei um mail à direcção do SCB e vou aguardar a ver se me respondem!!!

O dado positivo está destacado no texto acima. Ponto.  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

Os dados negativos:

1. Não pode haver tanta negligência/incompetência;

2. A rapidez pode salvar 1 vida. E muitas vezes faz mesmo a diferença;

3. É preciso evitar erros destes no futuro. O Braga precisa de todos.   ;) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo