News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

SCB/CMB: que futuro?

Started by Zé, 20 de September de 2006, 22:42

Previous topic - Next topic

Todos temos consciência da importância e das relações que existem entre a CMB e o SCB.
Para muitos é uma relação discutível uma vez que traz mais malefícios que benefícios para o SCB: a influência da CMB na vida do clube é enorme e coloca sérios problemas ao normal crescimento do clube, e, dizem, a administração tem que ter o aval do presidente da CMB. Para outros, o SCB com o estatuto actual existe porque por trás houve sempre a CMB que muito apoiou o SCB e, por via directa ou por vias travessas, a CMB é o suporte do SCB, onde o exemplo EMB e os 20% da SAD são o exemplo maior.
Adiante... Nos dia de hoje vivemos dias de sucesso, e as preocupações são poucas, melhor dizendo, as preocupações são outras e residem mais se vamos ou não alcançar o título que propriamente se vamos lutar pela manutenção ou descer de divisão. O período negro que vivemos num passado não muito longínquo, deu lugar à satisfação de ver o nosso clube lutar por algo épico.
Na minha opinião muito se deve à actual Administração liderada por António Salvador, que devido a uma disponibilidade total a nível financeiro- e não só- conseguiu tornear graves problemas do dia-a-dia do SCB. Quem dá a cara na SAD é indiscutivelmente António Salvador mas por trás os nomes de Gaspar Borges e Manuel Rodrigues são, peso-pesados nas forças vivas da cidade de Braga. Posso concluir que o actual SCB é a imagem da SAD que o lidera, e se não são imprescindíveis, como se costuma dizer, só faz falta quem está, eles são fundamentais para alcançar a estabilidade e o sucesso do SCB.
Uma questão me assalta. Onde estavam eles no passado? Por que não assumiram o clube à mais tempo?
Confesso que não sei a resposta... tenho suspeitas, talvez infundadas, nada mais!
Se tenho suspeitas, outros talvez tenham certezas... todos nós já ouvimos conversas de café que aludiam à pressão do presidente da CMB e outros, como elementos fundamentais na constituição desta SAD. A ser assim, uma questão fundamental me inquieta: Se o presidente MM está no último mandato, e se este teve papel fundamental na constituição da SAD, será que a vida do SCB vai ressentir-se se este sair da presidência da CMB?
Será que o clube tem suficiente envergadura para continuar a caminhar na senda do sucesso?
E o sucessor? Será que vai continuar a apoiar o SCB?

PS- tive muitos receios em colocar este tópico porque à a possibilidade de extravasar a questão desportiva(relação SCB vs CMB) que é o que me interessa, para questões partidárias. Decidi-o colocar por acreditar que o fórum tem a maturidade suficiente para discernir as duas questões(política/SCB). Caso contrário... estamos mal porque neste fórum as questões partidárias  sobrepõem-se ao SCB.
Força Gverreiros

Pé Ligeiro

A minha opinião é muito clara sobre a relação que deve existir entre S.C. de Braga e CMB, que deverá ser de cooperação independentemente de quem ocupe as cadeiras, quer num quer noutro lado. Nem o clube deve condicionar a Câmara , nem a Câmara deve condicionar o clube ou o seu funcionamento. O tipo de relação que me parece mais saudável é uma relação de simbiose em que ambos possam sair beneficiados. Deverá haver uma independência a todos os níveis das duas instituições. Quer numa, quer noutra, o ocupar da cadeira, deve resultar duma escolha livre, consciente e universal através de eleição. Não pode nem deve haver quaisquer tipo de condicionalismos, "colocações" ou "indicações" que possam de algum modo distorcer uma escolha que se quer livre, consciente e justa. Qualquer que possa ser a mudança de cadeira numa das instituições, ela não deverá afectar o funcionamento da outra. Isto também encaixa na definição de democracia, assim como na de liberdade e independência.
BRAGA SEMPRE MAIS!

semprebraga

Acho que este assunto diz respeito ao SCB.
No entanto há aqui uma clara dualidade de critérios dos Moderadores que bloquearam, há tempos, um tópico de outro forista sobre este mesmo assunto.

Fica a minha nota de protesto.

ZGANDULO

>Se tenho suspeitas, outros talvez tenham certezas... todos nós já ouvimos conversas de café que aludiam à pressão do presidente da CMB e outros, como elementos fundamentais na constituição desta SAD<

Do que se fala e do pouco que se vê, é que antes de A.Salvador o clube/sad tinha dívidas e outros problemas para resolver, então ninguêm queria assumir a direcção com o medo de que a coisa desse para o torto...

Então o MM e o Cón. De Mello encarregavam-se de escolher um grupo de empresários bem sucedidos para os cargos e alguns que percebecem de finanças...
Metiam-se no mesmo pote mexia-se e dava uma caldeirada... ;D>>> :-*

Foi então que o MM descobriu o Tone da Britalar e como já tinha boas referências de um bom director desportivo(B.Mesericórdia) e esperto para os negócios, chamou-o expondo-lhe o lugar de presidente da SAD...
O Tone que até tinha alguns bons conhecimentos no ramo finaceiro/económico exclamou: Aceito Sr. MM mas terei que ter ao meu lado estes Senhores(fulano e sicrano).

A partir daí, O nosso presidente começou a trabalhar afincadamente com a sua equipa e deu inicio à cura  das feridas deixadas pelas outras direções(€)...
Correu com o galego e foi buscar uma oferta que no aspecto económico começaría a render para o BRAGA...(JUJU)

A partir daí caros Amigos: SALVE Ó SALVADOR, SALVE Ó MM - SÓ VOIS SOIS OS BENDITOS, SÓ VÓS SOIS OS GLORIFICADOS...AMEN!!! 8)

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

BRAGA FOREVER

Desde á muitos anos que existe uma forte relação SCB/CMB.

Quer se queira aceitar quer não, foi o Engº Mesquita Machado que sempre "protegeu" o Braga de todas as graves crises directivas e desportivas porque passou o nosso clube ao longo das últimas décadas.Também foi negativo,mas são contas de outro rosário!

Nunca consegui perceber como ao longo dos anos era possível a 3ª maior cidade do país, aquando das eleições do clube nunca aparecer pelo menos 3 a 4 pessoas de credibilidade a concorrer aos destinos do nosso clube???

Bem pelo contrário ano após ano o nosso clube foi gerido mais vezes por comissões administrativas provisórias,do que por uma direcção com um presidente efectivo!!

Como ultimamente os presidentes da câmara estão a ser investigados,chegou a altura de o nosso presidente sair de cena obrigando os grandes senhores das "empreitadas" a tomar conta do clube sob pena de não passar mais licenças de construção a estas ditas empresas(Britalar,Rodrigues&Névoa etc) colocando até inicialmente o seu genro Pedro Machado a controlar o Salvador e o resto da comitiva.

Quando as coisas estabilizaram o Pedro Machado foi embora...
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ric

Quote from: semprebraga on 21 de September de 2006, 00:07
Acho que este assunto diz respeito ao SCB.
No entanto há aqui uma clara dualidade de critérios dos Moderadores que bloquearam, há tempos, um tópico de outro forista sobre este mesmo assunto.

Fica a minha nota de protesto.

caro amigo:

Foi em tempos trancado um topico sobre este tema. Só que o mesmo tópico foi inicado por um tal SLB/SCB qualquer coisa que apenas tinhas motivações de arreliar os adeptos do nosso clube. Além disso, as mensagens seguintes não se centraram no tema mas sim na atitude do ex-forista que apenas visava...divertir-se.

é muito diferente , como vês...

Importa , no entanto, dizer o seguinte: este fórum tem objectivos de discussão desportiva e , essencialmente, do SCBraga. No entanto, não podemos dissociar a CMB do clube por razões óbvias e , parece-me pertinente, que questões de protocolos, entendimentos e formas de cooperação entre CMB e SCB possam ser aqui trazidos. Não me repugna mesmo nada que nestasa discussões possam estar algumas posições que denotam interesses politicos. A politica é uma actividade digna, que permite intervenção social e cívica. Não é assunto tabu e se for respeitados os limites da decência, elevação e bom-senso pode ser. de facto, um tema de discussão interessante. E se termos em conta que, nos dias de hoje, dificilmente se dissocia a politica dos mais variados assuntos nacionais, porque não podem ser aventados neste fórum?

haja bom senso e arranque a discussão

Peço desculpa se não me fiz entender no tópico inicial.
A minha preocupação não tem a ver com o facto do próximo presidente ser do partido A ou do partido B.
A minha preocupação maior não reside se António Salvador( que apoio) vai ficar muito ou pouco tempo a presidir aos desígnios do SCB.

O que me preocupa, e bastante, é o facto do SCB estar a viver um conto de fadas maravilhoso e encantador, sem no entanto estar a fazer nada para alicerçar-se ou ganhar independência e autonomia económica-financeira.

Alguém duvida que, se hoje António Salavdor batesse com a porta, o SCB não teria capacidade para manter a tendência que vem evidenciando nos últimos anos, e quiçá, quiçá, os tempos antigos voltassem novamente.

Alguém duvida que, se hoje António Salvador batesse com a porta, estavamos todos virados para o presidente MM, dependentes como um drogado está por heroína, "suplicando", "rezando", não interessa, por um presidente que nos levasse novamente a sonhar?

A realidade meus amigos é que o SCB não tem(ainda) condições para caminhar sozinho.
A realidade meus amigos é que o SCB não tem suporte para continuadamente estar num nível elevado.

E nós que vamos fazer?
Bater palminhas porque está tudo bem...
... ou será que não podemos pedir medidas, acções e decisões com o intuito de consegurimos o tal suporte necessário para de forma contiuada o SCB lutar pelo título.
Força Gverreiros

braguista365

É sempre positivo quando os lideres de uma regiao apoiam uma determinada instituicao desportiva "da terra",aceito e reconheco ,que nao poucas vezes ,mas tambem nao muitas,se nao fosse o poder politico da nossa cidade ,mais concretamente o presidente M.M. nao abrisse as maos para amparar as "quedas" do nosso clube haveriamos tido algumas vicissitudes a que nao estamos acostumados!
Mas tambem ha que lembrar que o nosso maior feito,para já,foi a conquista da taça de Portugal em 66,eu nao me lembro porque ainda nao era nascido,mas sei como é obvio que o M.M. nao era o presidente da camara,e como tal o apoio ao clube nao era tao forte como o é hoje.
Com isto nao vamos levantar uma tempestade num mar calmo!
Como o Rui Veloso diz "é preciso ter calma ,nao dar o corpo pela alma!"  ;D

Pé Ligeiro

Sem querer ser mal agradecido ou pouco cortês para com quem deu ou dá a cara pelo Braga, devo dizer que o Braga já não é uma criança e por isso já sabe e pode caminhar sozinho.

Há um ditado popular que diz o seguinte: "O cemitério está cheio de pessoas insubstituíveis"
Todos nós já passámos por situações na nossa vida profissional, onde há casos em que parece que tudo depende de determinada pessoa. Fala-se que essa pessoa vai sair e por momentos parece que fica tudo "à nora", toda a gente preocupada a pensar como será sem aquela pessoa-chave naquele determinado lugar. Passado algum tempo, essa pessoa já lá não está e já se encontra outra a desempenhar a função. Muitas vezes sucede que ao fim de algum tempo são introduzidas ideias novas,  o serviço melhora significativamente e toda a gente se admira porque afinal aquele que pensavam ser insubstituível já lá não está e as coisas até estão bem melhores.
Acredito na capacidade de renovação e de empreendimento das pessoas, sobretudo das mais jovens!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Bracari

Este é um tópico muito interessante que já teve várias pistas anteriores mas que acabaram por descambar para comentários extra-clube que escapam ao âmbito deste forum.

É interessante porque, em primeiro lugar, coloca a questão como deve ser: na relação entre o SCB e a CMB e não entre o SCB e certa(s) pessoa(s) ou partidos que estão à frente da CMB.

Um exemplo de uma abordagem contrária que me pareceu despropositada foi a tentativa de alguns fazerem crer que o clube seria prejudicado no relacionamento com a Câmara se o PS não ganhasse as últimas eleições autárquicas. Infelizmente, também neste forum há quem não desperdice a oportunidade de evangelização...

Quanto à relação entre o SCB e a CMB a resposta só pode ser uma: máximo apoio recíproco e colaboração, orientados para o desenvolvimento de determinados objectivos da política desportiva municipal (por exemplo, ao nível da formação de jovens ou outros), para a afirmação da marca do "concelho" e a sua projecção exterior, bem como para o aproveitamento do potencial turístico associado ao fenómeno desportivo.

Para lá de tudo isso, a Câmara tem que reconhecer que o clube é a colectividade mais dinâmica, com maior historial e base de apoio que existe no Concelho, merecendo especial atenção e apoio, que deve ser orientado para o estímulo ao seu desenvolvimento e sustentabilidade ao invés da manutenção de convenientes dependências.

Como é que a CMB deve fazer isso? Disponibilizando instalações de diverso tipo, atribuindo apoios financeiros de forma contratualizada e exercendo uma certa "magistratura de influência" para mobilizar a população e os agentes económicos para apoiarem o clube (que não ao ponto que falarei no final).

Em todos estes níveis, é indiscutível que o actual poder municipal tem tido uma constante disponibilidade para apoiar o clube, ainda que muitas vezes por caminhos tortuosos. Um dos exemplos mais crassos é o próprio Estádio Municipal. Quem falar com responsáveis do clube rapidamente percebe que o mesmo é um fardo, que tem várias lacunas para as necessidades do clube, que acarreta custos muito significativos (mesmo com a parcela de leão a ser suportada pela Autarquia). Em suma, que este não seria o seu projecto de um novo estádio em Braga.

Alguém sabe se o clube foi minimamente ouvido sobre as condições de funcionamento da nova piscina olímpica? Ou estaremos perante mais um elefante branco de estética aprumada e muito premiado?

Se esses apoios foram graças ao Braguismo do MM, a uma qualquer estratégia política e eleitoral de afirmação, ou a qualquer outro motivo não importa discutir. Importa é saber como o clube os aproveitou ao longo de todos estes anos. A verdade, porém, é que hoje o único património que temos são os passes dos jogadores e as taças conquistadas!!! Com jeito, nem uma tábua para espetar um prego! Mas aí, convirá lembrar,a culpa dos erros de gestão não será também do MM...   

Voltando à questão inicial e ao futuro da relação CMB/SCB, acho que há dois pontos a realçar. O primeiro é que, com ou sem MM, com o Rio ou com qualquer outro, a CMB terá que ver sempre interesse em apoiar o SCB e isso irá seguramente acontecer. Aliás, se alguma vez a CMB quisesse reduzir os apoios prestados o SCB teria que deixar a actual postura de mão estendida para assumir a sua dimensão social e ameaçar os autarcas no poder com a revolta dos seus sócios e simpatizantes.

O segundo é que, sem MM, não me parece que haja alguém com vontade de "empurrar" empresários para assumir os destinos e as finanças do clube, sob promessa de recompensas ou ameaça de represálias camarárias.

E aí, caberá ao clube e aos seus associados responder a uma outra velha questão: pode a liderança do clube escapar à habitual benção camarária?

ZGANDULO

Blabla blaba....

Agora que o SCB atravessa uma boa fase económica e que tanto a Sad como o Clube dão lucro, não faltarão oportunistas a quererem um lugar na direção!!!

Esperem pelas futuras eleições e que o Salvador resolva pôr o seu lugar à disposição que vocês vão ver... ::)

Agora há guito e as dívidas são minimas... as receitas são quase óptimas... o plantel têm jogadores que valem dinheiro...O SCB já é um Clube respeitado e com vistas pela C.social...

NÃO FALTAM RAZÕES PARA MUITOS MAMÕES CÁ DE BRAGA QUEREREM MOLHAR O BICO E TENTAR A SUA SORTE... :-*

[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

El_Gavion

Quote from: braguista365 on 21 de September de 2006, 22:57
É sempre positivo quando os lideres de uma regiao apoiam uma determinada instituicao desportiva "da terra",aceito e reconheco ,que nao poucas vezes ,mas tambem nao muitas,se nao fosse o poder politico da nossa cidade ,mais concretamente o presidente M.M. nao abrisse as maos para amparar as "quedas" do nosso clube haveriamos tido algumas vicissitudes a que nao estamos acostumados!
Mas tambem ha que lembrar que o nosso maior feito,para já,foi a conquista da taça de Portugal em 66,eu nao me lembro porque ainda nao era nascido,mas sei como é obvio que o M.M. nao era o presidente da camara,e como tal o apoio ao clube nao era tao forte como o é hoje.
Com isto nao vamos levantar uma tempestade num mar calmo!
Como o Rui Veloso diz "é preciso ter calma ,nao dar o corpo pela alma!"  ;D

Duas correcções:em 66,quando ganhámos a Taça de Portugal,se não estou em erro,o Presidente da Câmara era o Santos da Cunha,que muito apoiou o SC Braga.
Em 2º lugar,não é o Rui Veloso,é o Pedro Abrunhosa! ;D ;D

De resto,concordo com o Zé e partilho alguns dos seus receios
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

lipe

Quote from: ZGANDULO on 22 de September de 2006, 00:21
Blabla blaba....

Agora que o SCB atravessa uma boa fase económica e que tanto a Sad como o Clube dão lucro, não faltarão oportunistas a quererem um lugar na direção!!!

Esperem pelas futuras eleições e que o Salvador resolva pôr o seu lugar à disposição que vocês vão ver... ::)

Agora há guito e as dívidas são minimas... as receitas são quase óptimas... o plantel têm jogadores que valem dinheiro...O SCB já é um Clube respeitado e com vistas pela C.social...

NÃO FALTAM RAZÕES PARA MUITOS MAMÕES CÁ DE BRAGA QUEREREM MOLHAR O BICO E TENTAR A SUA SORTE... :-*

Concordo plenamente.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

braguista365

Quote from: El_Gavion on 22 de September de 2006, 13:01

Duas correcções:em 66,quando ganhámos a Taça de Portugal,se não estou em erro,o Presidente da Câmara era o Santos da Cunha,que muito apoiou o SC Braga.

eu sei que a musica é do Pedro Abrunhosa! Só estava a brincar!

El_Gavion

Quote from: braguista365 on 22 de September de 2006, 14:06
Quote from: El_Gavion on 22 de September de 2006, 13:01

eu sei que a musica é do Pedro Abrunhosa! Só estava a brincar!

Ok!! ;)
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

cardoso

Concordo que o SCB (ainda) não tem pernas para crescer.~
Não tenho dúvidas que sem o apoio da Câmara não iamos longe.
No entanto também eu receio que no futuro venhamos a trer problemas desses caso MM abandone a Câmara.
Se bem que nos partidos da oposição haja braguistas ou, pelo menos, bracarenses que prezam o SCB, a verdade é que vai havendo na sociedade bracarense uma facção, uma corrente de opinião que questiona de forma bastante crítica a ligação da Camara ao SCB. Isso pçreocupa-me, sem dúvida.
Penso que a solução para isso, a solução definitiva só pode ser encontrada quando o SCB tiver um núcleo de adeptos que cubra uma boa parte da população de Braga. Por outras palavras: o apoio da Camara não deve ser obtido através de negociações que dependem da cor do presidente ou das suas convicções, mas sim da posição da generalidade da população de Braga.
Noutro tópico debateui-se a falta de adeptos npo estádio tendo em conta a média de 11 mil espectadores. Eu recordo que há 8 ou 9 anos a média andava pelo 4 ou 5 mil! Foi o estádio que ajudou, mas não só porque no 1º de maio em 2003 a média já andaria pelos 8 mil. Isto, a meu ver, dá-nos boas condições para continuar a crescer, de tal forma que um dia a Camara represente de facto a vontade dos bracarenses em apoiar o clube.
Mais uma vexz, é junto das bases que o Braga precisa de crescer, o resto virá por acréscimo.

ric

penso que esta questão leva a um ponto crucial no futuro do Braga como clube.
Podemos ver a questão por dois prismas:
1- relação CMB/SCB
2- Futuro do clube com ou sem CMB

Sobre o primeiro ponto, é fácil ver que todas as camaras deste pais tem mudado bastante o rumo dos apoios dados aos "clubes da terra". Assistia-se a uma relação quase promíscua e intima entre autarquias e clubes. Hoje, com a lei das finaças locais, com uma maior fiscalização do tribunaç de contas e outras entidades, todos estes aspectos são mais rigorosos e transparentes.
Hoje a relação de uma camara com um clube rege-se por PROTOCOLOS  checados e visados em AMunicipal e/ou reuniões de Cmara. Não passa apenas pela vontade do presidente. Hoje, em Braga, é claro o modo de apoio: protocolos para o fomento do desporto juvenil (não só futebol) e protocolo para a utilização do estádio. Não estarei muito longe de dizer que isto tb se verifica pela mudança juridica dos clubes e do Braga para uma SAD.
Para todos os efeitos, os protocolos existem serão para manter (algusn tem prazos dilatados) e só uma maioria bastante grande (acho eu) poderia alterar o cumprimento dos protocolos.Com ou sem MM, com ou sem PS na CMB estou convicto que nenhum partido os alterará (alguns foram mesmo votados favoravelmente por todos...)

Omfuturo do Braga com ou sem CMB?
é claro como a água que ter um presidente da camara como o nosso , que gosta e vibra pelo clube é um passo em frente para obtermos apoios, para consolidar projectos de direcção, para amparar candidatos. Como presidente , tem motivos mais do que suficientes para "dar a volta " a qualquer um (não sejamos anjinhos).
penso, tb que qq presidente que venha para a CMB deverá continuar a dar este "carinho" que se poderá materializar em multuplos aspectos...Não me parece que o Braga corra riscos de "perder" força na camara ou mesmo de perder com a saída de MM. O clube saberá manter a sua vida gloriosa ao serviço da cidade e da região e quase que é obrigatório termos esses apoios. Podem ser menores e dependentes da forma de orientar as prioridades dos novos responsáveis. mas vão existir.

A mim, principalmente, preocupa-me sim o futuro sem MM. Será que vamos ter candidatos?Será que outro presidente será capaz de ser "persuasivo" e "muleta"?
É QUE MEUS AMIGOS, há muito o digo que o clube tem que encontrar rapidamente um ponto de equilibrio de forma a não precisar da foça económica de um dirigente X ou dirigente Y. De forma a não depender de muitas vezes ter de engolir sapos para conseguir sobreviver.
o clube tem que env«contrar formas de trazer receitas, de ter autonomia propria, de encontrar meios de subssist~encia próprios. e isto não o tenho visto fazer, sinceramente pese o excelente trabalho economico e desportivo de ASalvador.
Espero pela AG para ver quanto o clube diminuiu o seu passivo, mas penso que as vendas dos últimos anos não vão continuar tão favoraveis e o clube pode ter graves problemas financeiros.
o que eu fazia?

se calhar apostava sériamente m mas sério mesmo, na formação. investia na prospecção. Criava condições para lares de atletas, para uma cidade desportiva do clube. tentava investir numa sede digna e com serviços de mais valias para os associados. Se não for a exploração dos recursos formados entremuros, qq clube em portugal não pode sobreviver. E preocupa-me sinceramente os actuais maus resultados dos escalões jovens e o parco aproveitamento de jogadores da "cantera".
Um equilibrio entre formação e prospecção é o caminho a seguir.Com ou sem CMB, com ou sem MM, este é O FUTURO DO NOSSO CLUBE

Pé Ligeiro

Quote from: cardoso on 22 de September de 2006, 18:34
Concordo que o SCB (ainda) não tem pernas para crescer.~
Não tenho dúvidas que sem o apoio da Câmara não iamos longe.
No entanto também eu receio que no futuro venhamos a trer problemas desses caso MM abandone a Câmara.
Se bem que nos partidos da oposição haja braguistas ou, pelo menos, bracarenses que prezam o SCB, a verdade é que vai havendo na sociedade bracarense uma facção, uma corrente de opinião que questiona de forma bastante crítica a ligação da Camara ao SCB. Isso pçreocupa-me, sem dúvida.
Penso que a solução para isso, a solução definitiva só pode ser encontrada quando o SCB tiver um núcleo de adeptos que cubra uma boa parte da população de Braga. Por outras palavras: o apoio da Camara não deve ser obtido através de negociações que dependem da cor do presidente ou das suas convicções, mas sim da posição da generalidade da população de Braga.
Noutro tópico debateui-se a falta de adeptos npo estádio tendo em conta a média de 11 mil espectadores. Eu recordo que há 8 ou 9 anos a média andava pelo 4 ou 5 mil! Foi o estádio que ajudou, mas não só porque no 1º de maio em 2003 a média já andaria pelos 8 mil. Isto, a meu ver, dá-nos boas condições para continuar a crescer, de tal forma que um dia a Camara represente de facto a vontade dos bracarenses em apoiar o clube.
Mais uma vexz, é junto das bases que o Braga precisa de crescer, o resto virá por acréscimo.

Cardoso, este teu raciocínio parece-me ir ao encontro de uma visão das coisas mais ou menos Sebastianina, em que tudo está dependente de uma pessoa e tudo poderá ruir se essa pessoa se retirar. Esta forma de ver as coisas cai no erro das pessoas insubstituíveis e assemelha-se de alguma forma, àquele das pessoas que têm uma posição dogmática de quem proclama, "ou nós ou o caos". Convenhamos que não é a forma mais democrática de ver as coisas e que se fosse levada ao extremo poderia conduzir ao fim das repúblicas e ao regresso às monarquias, cerceando os mais básicos direitos de cidadania, a começar pelo da capacidade de escolha livre e individual, através do voto em eleições, onde é eleito aquele que foi o mais votado.

1- Braguistas:
Ao referires que:
"Se bem que nos partidos da oposição haja braguistas ou, pelo menos, bracarenses que prezam o SCB, a verdade é que vai havendo na sociedade bracarense uma facção, uma corrente de opinião que questiona de forma bastante crítica a ligação da Camara ao SCB."

Está implícito na tua escrita que no partido que suporta a Câmara é onde estão os verdadeiros braguistas e que na oposição, ou não há, ou são quase inexistentes. Parece-me haver aqui um erro de paralaxe, ou pelo menos alguma falta de rigor, que assenta apenas em convicções ou actos de fé. Penso que os haverá indistintamente em todos os partidos, assim como fora do âmbito dos partidos.

2 - Ocupar a cadeira de presidente da CMB:
Se analisarmos os resultados das últimas eleições autárquicas, para a Câmara de Braga, verificamos que havia 132716 eleitores inscritos. Destes, houve 42601 que não votaram, e dos que votaram, 40104 fizeram-no no PS e 46703 na oposição (PSD/CDS= 35023; PCP= 6383; BE= 3940; PCTP/MRPP= 910 e PH= 447), para além de 2313 brancos e 1015 nulos.
Para a Assembleia Municipal dos 132716 inscritos, 42587 não votaram e dos que o fizeram a distribuição foi a seguinte: PS= 37357 e oposição= 49263 (PSD/CDS= 35266; PCP= 8412 e BE= 5585).
Destes números várias análises são possíveis, mas aquela que agora pretendo realçar é que provavelmente, haverá tanto nos 40104 PS, como nos 46703 da oposição, como nos 42601 abstencionistas, pessoas com capacidade para ocupar a cadeira de presidente. Não quero crer que num universo de 132716 pessoas, não haja um grupo de 10 a 20 pessoas (0,0075% a 0,015%) com capacidade de desempenhar o cargo de presidente.
Quando eu era criança já MM era presidente da Câmara (1976). Hoje, já passou uma geração, já tenho duas filhas adolescentes, e ele ainda lá continua. A nível nacional, felizmente, já se torna difícil descortinar casos semelhantes. O caso mais mediático é Alberto João Jardim que também faz parte dessa família de dinossauros, cujo expoente máximo a nível internacional será Fidel Castro a caminho dos 50 anos no poder. Diz sabiamente o nosso povo que o poder corrompe, por outro lado, um dos princípios sagrados da democracia é o da alternância (dá-lhe saúde) e outro ainda é o da escolha livre, não condicionada. Para haver escolha livre é preciso que não haja apelos à emoção, mas sim à razão, evidenciando-se os projectos e a capacidade de os realizar e depois que seja feita a vontade dos eleitores.
Por fim, relação política-futebol: quanto mais transparente, melhor!
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pedro Coelho

No início da década de 80 entrou (grande parte d)a  máfia para o nosso futebol e surge a(inda mais) promiscuidade com os autarcas. Qualquer autarca de qualquer terriola tem hoje uma palavra a dizer nos rumos do clube da terra como tem obrigações para com o clube quando este necessita. A excepção é o Porto, cujo autarca-modelo não faz o que a máfia das Antas quer.

cardoso

ai ai ai Ferreira!Não queria dizer nada disso. Peço desculpa por me ter exprimido  tão mal!
Vou ver se consigo ser mais claro.
1- O Braga precisa de muitos mais adeptos. Estamos no bem caminho para criarmos uma massa adepta fiel e cada vez maior. No entanto é preciso multiplicar os esforço e, de uma vez por todas, apostar a sério no marketing.
2- Como qualquer clube, o Braga precisa de quem o dirija. Ora os dirigentes têm sido pescados numa elite que gira em torno do Presidente da Camara e seus pares.
3- Isto é mau porque não aparecem alternativas e é bom porque funciona como um "amparo" permanente.
4- Quem me dera a mim que aparecessem muitos e bons concorrentes a esta elite.
5- Eu não quero falar de política. Mas se querem por as coisas nesses termos, quem me dera que aparecessem muitos corajosos como o Salvador, viessem eles de que partido viessem.
6- Quando digo "sem o apoio da camara não iamos longe" quero dizer "sem o apoio da camara não iamos longe" e não "sem o apoio do MM não iamos longe".

Dizes tu que  "este teu raciocínio parece-me ir ao encontro de uma visão das coisas mais ou menos Sebastianina, em que tudo está dependente de uma pessoa"...
Vou só repetir uma frase para que fique claro: "a solução definitiva só pode ser encontrada quando o SCB tiver um núcleo de adeptos que cubra uma boa parte da população de Braga." É daí que têm de derivar as soluções e se tiver de haver uma elite para dirigir o clube, quero lá saber se é laranja ou rosa ou cor de burro a fugir...
Isto é sebastianismo????????????????????????????????????