News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Em Inglaterra já 23 clubes foram campeões...

Started by Pé Ligeiro, 16 de May de 2009, 18:44

Previous topic - Next topic

spinto

Quote from: marinhais on 19 de May de 2009, 15:19
Boa tarde. Venho aqui pela 4ª vez.

Duas vezes, como Português, vim desejar-vos boa sorte antes de jogos europeus. E aproveito agora para vos dar os parabéns pela bela campanha que indiscutivelmente fizeram, mostrando futebol de muita qualidade.

Vim outra vez para defender o meu clube, o Belenenses, e é agora o que me traz novamente, embora sabendo que isto é um espaço pra adeptos do S.C. Braga. Podeis sempre apagar o meu comentário, que tentarei que seja breve. Mas se quiserdes ver as minhas anteriores intervenções, penso que concordareis que sempre fui correcto, pelo que espero a vossa compreensão e respeito.

Nesta entrada, disse o Sr. Ferreira: "Em Portugal, são sempre os do costume, com duas excepções (Belenenses e Boavista), que tendo sido de algum modo "protegidos" pelos poderes ocultos, conseguiram ganhar o campeonato uma vez cada um". (Nota: digo Senhor sem sofisma ou provocação; é a forma correcta de tratar alguém que não conheço pessoalmente)

Ora, no que toca ao Belenenses, penso que o Sr. Ferreira falou sem saber do que falava, e é pena que tenha atirado lama para cima de terceiros que o não mereciam.

Que alegados "poderes ocultos" protegeram o Belenenses quando foi campeão? Sabe realmente o Sr. Ferreira do que fala? Acho que não e explico porquê:

1. Quando fomos Campeões, o Benfica tudo fez para nos impedir. Chegou mesmo ao ponto de enviar um treinador para treinar a nossa equipa adversária na última jornda, na esperança de que perdêssemos e o título fosse para eles.

2. O Belenenses não foi campeão por acaso, por uma vez na vida ter feito um bom campeonato. Durante uns 50 anos lutámos sempre pelos títulos, pelo que era normal ganharmos alguns. Por isso se falava em 4 grandes, não em 3 (nessa altura, os "não grandes" não eram discriminados brutalmente na imprensa, como agora).

3. Assim, não só já tínhamos ganho 3 vezes o Campeonato de Portugal (prova nacional, ao contrário do que por vezes se diz, na qual aliás o S.C.Braga participou, tal como todos os outros clubes actualmente de primeiro plano), sendo juntamente com o F.C.Porto o 1º clube a chegar aos 3 Campeonatos conquistados; como várias vezes, já no Campeonato Nacional, chegámos  à útima jornada em condições de sermos campeões. E diversas outras vezes chegámos às 2/3 jornadas finais a lutar pelo título. Repare-se, pois, que é lutar pelo título até ao fim, e não a metade do campeonato.

4. Já agora, numa dessas vezes, o campeão acabou por ser o F.C.Porto, num dos 2 anos em que o Campeonato foi alargado para o F.C.Porto ficar na 1ª Divisão. E também haveria bastante a contar sobre a 2ª vez em que o Benfica foi Campeão de Portugal, quebrando o acordo de não participação que fizera com Belenenses e Sporting, e aproveitando-se da ausência... mas duvido que estejam interessados em saber, por isso deixo só o lamiré.

5. Ainda  como prova adicional de que só forças externas impediram o Belenenses de ser campeão do nosso País, faço notar que em 27 épocas, desde a nossa fundação até ao final dos Campeonatos de Lisboa, o Belenenses foi 6 vezes campeão (mais que o Benfica). E isto, apesar de Sporting e Benfica terem conseguido que após a nossa 1ª participação, em que logo fomos Vice-Campeões, fossemos relegados para a 2ª divisão por sermos um clube jovem!!!!!!!!!!!! (ficando assim arredados de ser Campeões de Lisboa nessa época e, também, de ir ao Campeonato de Portugal).

6. Poderes obscuros actuaram, sim, para o Belenenses não ser mais vezes Campeão Nacional (como seria normal, face ao que disse em 2., 3. e 5.) Entre muitos, incontáveis exemplos, cito os seguintes:

a) No Campeonato de 1955, perdemos o título para o Bnfica a 3m do fim, quando o Sporting fez o golo do empate 2-2 contra nós. Nesse jogo, o árbitro era cunhado de um Vice-Presidente do Benfica. O Belenenses marcou 5 golos, dos quais 3 foram injustamente anulados (além de que o gurda redes do Sporting, mais tarde, veio a reconheer que a bola esteve dentro da sua baliza cerca de meio metro, sem que o árbitro assinalasse golo). Um dos golos do Sporting foi de penalty inexistente. Poderes ocultos a favor do Belenenses?!

b) Em três outros campeonatos, fomos escandalosamente afastados do título em arbitragens em jogos com o Benfica ou o Sporting. Numa delas, no campo do Sporting, foram anulados 2 golos limpíssimos, que nos deixariam no 1º lugar na antepenúltima jornada. Não se permitiu que o jogo recomeçasse se esses 2 golos não nos fossem anulados! Noutro, foi-nos anulado um golo de canto directo contra o Benfica (aos 90m), com o argumento, impossível face às leis da Física, de que a bola, antes de fazer o arco que a fez entrar na baliza, saiu do terreno! Noutro ainda, as vergonhas nos campos do Sporting e do Benfica levariam muito a contar e abstenho-me. Ficámos a 2 pontos do Benfica. Nesse ano, ganhámos no nosso estádio por 5-2 ao Benfica, 5-0 ao Sporting e 4-0 ao Porto (além de 12-0 ao Guimarães, etc.), o que mostra a qualidade da equipa que tínhamos (e que era a que tinha os jogadores com mais presenças na Selecção, desde o seu início).

c) Exactamente no ano em que fomos campeões (coincidência?), foi-nos tirado pela CML, cujo Presidente era publicamente sportinguista, o nosso estádio, que era então o melhor de Potugal, e sem que recebêssemos nada, apesar de tudo (e tanto!) o que ali foi feito ter sido pago pelo Belenenses! O pretexto da expropriação foi fazer uma urbanização municipal, que ainda hoje, várias décadas depois, não existe!

d) Um dos nossos melhores jogadores (e do futebol Português) de sempre, um goleador fabuloso, aquele a cuja estátua o Porto oferece flores antes dos jogos no Restelo, morreu envenenado os 23 anos, com suspeitas de ter havido intervenção de pessoas do Benfica nessa morte.

e) O Sporting raptou-nos (literalmente!) um jogador, o que nos fez estar 19 anos de relações cortadas com eles. O Belenenses foi o único clube que já esteve de relações cortadas com Benfica, Porto e Sporting. Já que falo em sporting, penso que nenhum clube acabou um jogo em Alvalade só com 7 jogadores, mesmo assim empatando 2-2 (e golo de penalty do Sporting já no descontos).

f) Poderia acrescentar muitas, muitas, muitas outras coisas mas não quero ocupar mais o vosso espaço. Estes apenas é um pequeno ramalhete das muitas coisas que mostram que o Belenenses não foi campeão por ser protegido mas sim que não o foi mais vezes por ter sido perseguido, nomeadamente por Benfica e Sporting (E mais tarde o Porto, às vezes). Apenas acrescento que posso provar documentalmente tudo quanto aqui escrevi.

Espero que o Sr. Ferreira desconhecesse isto (e muitas outras coisas, o que é normal), só por isso tendo feito aquela afirmação. Porque, a partir do momento em que conheça, não me cabe no entendimento que pudesse manter tais afirmações. Pensem que se o Braga este ano teve razões de queixa, outros as podem ter tido, e no caso do Belenenses, e sem querer ofender ou tirar despique, razões muito maiores e prolongadas de queixa.

Obrigado e boa sorte para todos os foristas.



Foste sem duvida correcto e educado.

Confesso-te que o belenenses sempre foi dos clubes com que aprendi a respeitar e até pode-se dizer "gostar" por sempre achar simpático.
Desde o clebre caso mateus, foste chutado para canto, começas-te a fazer parte da minha lista negra e lembro-te que gritei golo na final da taça que ganharam ao benfica com aquele golaço de livre directo (penso juanito).

As direções e decisões é que fazem as pessoas gostar ou odiar um clube.

Continua por cá que serás respeitado da mesma forma que respeitas, desculpa o desabafo mas para haver justiça é desceres este ano e jogares com o gil.

PS.- Só desceram porque foram buscar o pacheco, o mesmo aconteceu ao guimarães e boavista.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

marinhais

Caro Spinto:

Obrigado pelas suas palavras. Mas também claro que tinha que "saltar" o caso Mateus. Digo-o a título de graça. É natural. Eu sobre esse caso poderia falar muito e para o clarificar, teria que ser mesmo muito. Não o vou fazer, porque não esqueço que estou em "casa alheia" e ocupar muito espaço seria despropositado.

Deixe-me só dizer 2/3 coisas. Não concordo consigo que seja uma direcção que faz um clube. O clube é o conjunto dos seus adeptos, e de todos os seus valores, actos, feitos e até direcções durante toda a sua história. O Belenenses não é (só) a direcção de 2006. É (também) tudo o que está antes e depois. Ora bem, eu considero o caso Mateus o tempo mais triste de 90 anos de Belenenses. E outros meus colegas de clube o pensam. O Presidente de então esteve para ser demitido em AG (cuja lista de convocatória eu assinei) e só o problema pessoal (familiar) inesperado de quem o iria substituir, travou esse processo. E acabou por ser empurrado para se demitir um ano e tal depois, com ameaça de nova AG. Não vou falar mais nele, porque entretanto morreu.

Portanto, o caso Mateus foi para mim vivido com profunda tristeza. Não me orgulho absolutamente nada dele.

Mas isso não significa que formalmente não assistisse razão a todos os clubes (e foram muitos além de nós) que reclamaram. A ideia, que suponho ser a sua, "O Belenenses foi mau porque se safou na secretaria" é simplista e parcial. Não veja nisto uma ofensa. O simplismo decorre do que se lê e ouve na imprensa e é natural que adeptos de outros clubes, não envolvidos, não aprofundem mais que isso. Ora, a imprensa está-se nas tintas para o Belenenses, o Gil Vicente e todos os clubes que não os três que sabemos. As notícias são a despachar. Acha-se normal que o Presidente da Liga de então (VL) diga que o Belenenses tinha que perder o caso, nem que ele morra, ou que o filho de um Vice do Gil decida as maiorias em determinado órgão, quanto à inscrição do Mateus, e depois as reclamações. Garanto-lhe que ficaria muito admirado se eu contasse toda a história. E atrevo-me até a dizer que talvez mudasse a sua opinião. E não estou com isto a dizer que o Belenenses foi o "santinho", porque não foi, nada disso. Mas ninguém foi, e olhe que se calhar (estarei talvez a ser parcial) ainda fomos os menos maus.

Quanto à parcialidade, ela também é normal, face à proximidade geográfica Braga-Barcelos. E eu não o censuro. Todos somos parciais. Olhem o que vocês, adeptos do Braga, pensavam do J.Jesus quando ele treinava o Belenenses, o que pensavam até há pouco depois de ele ir para aí, e o que pensam, depois desta "história" com o Benfica. E, no entanto, é a mesma pessoa. Nada de novo ou de exclusivamente vosso. Há já muitos anos, eu vi um treinador quase não sair vivo do Restelo, e na época seguinte...estava a treinar o Belenenses. Prometeu fazer-nos novamente campeões, provocou uma euforia incrível, tínhamos 40.000 pessoas em jogos com o Tirsense ou o Guimarães, tivemos tanta gente como adeptos no Porto, em jogo nas Antas...e meses depois caiu em desgraça, e nem acabou a época, sendo demitido. Besta-bestial-besta em um ano!

Mas, pergunto: a censura ao Belenenses foi a mesma que ao Nacional e ao Marítimo quando nos tiraram pontos "na secretaria", no caso do Marítimo evitando uma descida? Ou como éramos simpáticos, não fazia mal sermos lixados (ideia muito comum)? Teve a mesma censura o eventual aliciamento de jogadores do Olhanense pelo Gil Vicente? Ou o modo como o Gil não desceu no ano daquela bronca com o Octávio? Onde está a imparcialidade? Alguém já notou que o clube que mais vezes era para ser vítima, segundo as escutas do apito dourado, era....o Belenenses? E nós é que tínhamos "as costas quentes"? Por sermos de Lisboa (eu sou ribatejano!), onde estão os clubes que mais nos odeiam? Sabe que o Paços de Ferreira é que teria descido se o Benfica não tivesse perdido com eles e os Presidentes do Benfica e do Paços têm negócios em comum?

Eu conheço bem a história do Futebol Português. Aceito com bonomia a sua opinião de que temos que descer e jogar com o Gil Vicente (entretanto já lá fomos na Taça da Liga). Mas olhe que, então, teriam quase todos os clubes (incluindo o vosso, sem ofensa) que descer, por casos passados. Por mim, não me importaria que o Gil Vicente fosse ressarcido dessa forma, se o Belenenses fosse ressarcido de todas as coisas em que foi perseguido ou vítima de tratamento discriminatório. Por exemplo, devolvendo-nos os campeonatos que devíamos ter ganho.

Bem... eu prometi ser breve e já não estou a ser. Peço desculpa e agradeço a vossa compreensão.

P:S – As nomeações de árbitros, os financiamentos, os resultados combinados, as corrupções, etc, etc, etc, não são também "na secretaria"?

Pedro_RBA

Opiniões fundamentadas e educadas como a sua são sempre bem-vindas, pelo menos da minha parte, no nosso fórum. As suas informações, a serem tidas como verdadeiras e acredito sinceramente que sim, faz-nos repensar na forma como muitas vezes, e erradamente, absorvemos o que a imprensa nos lança, sem pensar no tão influênciaveis e fundamentalistas que elas são.

Um abraço solidário de um adepto que admitindo não ir muito á bola com o Belem (aquela meia-final.. ;) e as vossas supostas amizades com os nossos vizinhos.. ::)), deseja que o Beleneses se volte a erguer novamente, pois é um clube que foi, e espero que será novamente, mais um do lote que arduamente luta contra o sistema dos 3 do costume.

Saudações Ultras

marinhais

Quote from: Pedro_RBA on 20 de May de 2009, 14:31
Opiniões fundamentadas e educadas como a sua são sempre bem-vindas, pelo menos da minha parte, no nosso fórum. As suas informações, a serem tidas como verdadeiras e acredito sinceramente que sim, faz-nos repensar na forma como muitas vezes, e erradamente, absorvemos o que a imprensa nos lança, sem pensar no tão influênciaveis e fundamentalistas que elas são.

Um abraço solidário de um adepto que admitindo não ir muito á bola com o Belem (aquela meia-final.. ;) e as vossas supostas amizades com os nossos vizinhos.. ::)), deseja que o Beleneses se volte a erguer novamente, pois é um clube que foi, e espero que será novamente, mais um do lote que arduamente luta contra o sistema dos 3 do costume.

Saudações Ultras

Pedro, agradeço as suas palavras, que mostram um carácter nobre, e que indirectamente também enobrecem o clube de que é adepto.

Duvido que o Belenenses alguma vez volte ao topo no Futebol. Entre muits razões, porque tem mesmo ao lado dois eucaliptos, o Benfica e o Sporting, a quem tudo e todos ajudam e favorecem. Na luta com eles, perdemos. Resta-nos ir decaindo com dignidade. Mas, se eu estiver enganado e algum dia ressurgimos nas lutas pelos 1ºs lugares, os nossos 2 clubes, e outros de média dimensão, têm tudo a ganhar em lutar conjuntamente contra o tri-sistema, porque hoje em dia, um clube sozinho, dificilmente terá hipóteses.

Se me permite a sugestão, amiga, aproveitem estes bons tempos, tirem partido das coisas boas que vos têm acontecido. Porque a vida dá muitas voltas e se o Braga incomodar mais algumas vezes os 3 eucaliptos, pode crer que podem passar um mau bocado. O tri-sistema não perdoa. E não quer que outros se metam no meio.

A meia-final da Taça... :-) Lá está.... Vocês, julgo eu, queixaram-se da arbitragem. E nós, dizemos que o único erro do árbitro foi não ter assinalado um outro penalty a nosso favor. Mas quem pode dizer que está a ser imparcial, sobretudo num jogo com aquela carga emocional? Eu não tenho essa pretensão.

Também se queixam de ter tido menos descanso. E eu dou-vos razão. Mas foi para beneficiar o Belenenses? Claro que não. Vocês jogaram mais tarde para dar descanso ao Benfica, que vinha dum jogo europeu. Mais nada. E a seguir, nós, sem as tais 72 horas mínimas, fomos jogar ao Dragão para o campeonato, com viagem e jogo dificílimo. Estava também em causa o 4º lugar entre o Belenenses e o Braga. Jogámos com o Porto antes das tais 72 horas para o Braga ser beneficiado? Claro que não. O que estava em causa era o interesse do Porto. Ou seja, em ambos os casos, o que prevaleceu foi o interesse dos "metralhas" e os outros que aguentem. Sempre o mesmo.

Um abraço e felicidades.

LeonelP

Excelentes palavras. Se todos os adeptos de Portugal fossem como este adepto do Belenenses, o futebol português seria o melhor do mundo.
Entretanto continuamos contaminados com ervas daninhas...

Pedro_RBA

Quote from: lionelpower on 20 de May de 2009, 17:07
Excelentes palavras. Se todos os adeptos de Portugal fossem como este adepto do Belenenses, o futebol português seria o melhor do mundo.
Entretanto continuamos contaminados com ervas daninhas...

Sem dúvida!!

Saudações Ultras

spinto

Quote from: marinhais on 20 de May de 2009, 14:05
Caro Spinto:

Obrigado pelas suas palavras. Mas também claro que tinha que "saltar" o caso Mateus. Digo-o a título de graça. É natural. Eu sobre esse caso poderia falar muito e para o clarificar, teria que ser mesmo muito. Não o vou fazer, porque não esqueço que estou em "casa alheia" e ocupar muito espaço seria despropositado.

Deixe-me só dizer 2/3 coisas. Não concordo consigo que seja uma direcção que faz um clube. O clube é o conjunto dos seus adeptos, e de todos os seus valores, actos, feitos e até direcções durante toda a sua história. O Belenenses não é (só) a direcção de 2006. É (também) tudo o que está antes e depois. Ora bem, eu considero o caso Mateus o tempo mais triste de 90 anos de Belenenses. E outros meus colegas de clube o pensam. O Presidente de então esteve para ser demitido em AG (cuja lista de convocatória eu assinei) e só o problema pessoal (familiar) inesperado de quem o iria substituir, travou esse processo. E acabou por ser empurrado para se demitir um ano e tal depois, com ameaça de nova AG. Não vou falar mais nele, porque entretanto morreu.

Portanto, o caso Mateus foi para mim vivido com profunda tristeza. Não me orgulho absolutamente nada dele.

Mas isso não significa que formalmente não assistisse razão a todos os clubes (e foram muitos além de nós) que reclamaram. A ideia, que suponho ser a sua, "O Belenenses foi mau porque se safou na secretaria" é simplista e parcial. Não veja nisto uma ofensa. O simplismo decorre do que se lê e ouve na imprensa e é natural que adeptos de outros clubes, não envolvidos, não aprofundem mais que isso. Ora, a imprensa está-se nas tintas para o Belenenses, o Gil Vicente e todos os clubes que não os três que sabemos. As notícias são a despachar. Acha-se normal que o Presidente da Liga de então (VL) diga que o Belenenses tinha que perder o caso, nem que ele morra, ou que o filho de um Vice do Gil decida as maiorias em determinado órgão, quanto à inscrição do Mateus, e depois as reclamações. Garanto-lhe que ficaria muito admirado se eu contasse toda a história. E atrevo-me até a dizer que talvez mudasse a sua opinião. E não estou com isto a dizer que o Belenenses foi o "santinho", porque não foi, nada disso. Mas ninguém foi, e olhe que se calhar (estarei talvez a ser parcial) ainda fomos os menos maus.

Quanto à parcialidade, ela também é normal, face à proximidade geográfica Braga-Barcelos. E eu não o censuro. Todos somos parciais. Olhem o que vocês, adeptos do Braga, pensavam do J.Jesus quando ele treinava o Belenenses, o que pensavam até há pouco depois de ele ir para aí, e o que pensam, depois desta "história" com o Benfica. E, no entanto, é a mesma pessoa. Nada de novo ou de exclusivamente vosso. Há já muitos anos, eu vi um treinador quase não sair vivo do Restelo, e na época seguinte...estava a treinar o Belenenses. Prometeu fazer-nos novamente campeões, provocou uma euforia incrível, tínhamos 40.000 pessoas em jogos com o Tirsense ou o Guimarães, tivemos tanta gente como adeptos no Porto, em jogo nas Antas...e meses depois caiu em desgraça, e nem acabou a época, sendo demitido. Besta-bestial-besta em um ano!

Mas, pergunto: a censura ao Belenenses foi a mesma que ao Nacional e ao Marítimo quando nos tiraram pontos "na secretaria", no caso do Marítimo evitando uma descida? Ou como éramos simpáticos, não fazia mal sermos lixados (ideia muito comum)? Teve a mesma censura o eventual aliciamento de jogadores do Olhanense pelo Gil Vicente? Ou o modo como o Gil não desceu no ano daquela bronca com o Octávio? Onde está a imparcialidade? Alguém já notou que o clube que mais vezes era para ser vítima, segundo as escutas do apito dourado, era....o Belenenses? E nós é que tínhamos "as costas quentes"? Por sermos de Lisboa (eu sou ribatejano!), onde estão os clubes que mais nos odeiam? Sabe que o Paços de Ferreira é que teria descido se o Benfica não tivesse perdido com eles e os Presidentes do Benfica e do Paços têm negócios em comum?

Eu conheço bem a história do Futebol Português. Aceito com bonomia a sua opinião de que temos que descer e jogar com o Gil Vicente (entretanto já lá fomos na Taça da Liga). Mas olhe que, então, teriam quase todos os clubes (incluindo o vosso, sem ofensa) que descer, por casos passados. Por mim, não me importaria que o Gil Vicente fosse ressarcido dessa forma, se o Belenenses fosse ressarcido de todas as coisas em que foi perseguido ou vítima de tratamento discriminatório. Por exemplo, devolvendo-nos os campeonatos que devíamos ter ganho.

Bem... eu prometi ser breve e já não estou a ser. Peço desculpa e agradeço a vossa compreensão.

P:S – As nomeações de árbitros, os financiamentos, os resultados combinados, as corrupções, etc, etc, etc, não são também "na secretaria"?


Caro marinhais

Acho que leste ou percebeste mal o que escrevi.
Eu nunca disse que é uma direção que faz um clube, mas sim direções que fazem as pessoas gostar ou odiar clubes, podes confirmar no que escrevi.
Obviamente que não é um presidente ou seja quem for que me faz deixar de ser do braga, até tu se fosses presidente mesmo sem te conheçer, eu torceria por ti embora podendo discordar de algumas decisões.
Sabes que por exemplo no meu caso e mesmo no teu, apredemos com o passar do tempo a respeitar certos clubes pelo que eles são, fizeram ou como se comportam, e é nesse contexto que me refiro ao teu belém.

Por ex. não gosto do nacional por achar o presidente "rafeiro" ......... tu sabes o que quero dizer.

Quando falo que gostava do belenenses, apenas falo por fora, não como adepto que nunca fui e nunca serei.

abraço

SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

marinhais

Percebido, Spinto!

Obrigado pela atenção e um abraço

marinhais

Espero que não levem a mal este post-scriptum, afinal estou a ocupar espaço com algo que não é o vossso clube.

Mas eu disse que podia provar uma por uma todas as afirmações que fiz, por ter documentos para isso. Como não vou ocupar espaço com isso, só gostava de dizer que parte do que eu disse está aqui num recente texto de um site brasileiro e nos comentários que lá puseram:

http://www.trivela.com/Conteudo.aspx?secao=28&id=20635

É preciso ler num site brasileiro! Tem 1 ou 2 imprecisões, mas hoje quase nenhum jornalista português saberia fazer isto, porque só sabem dos 3 metralhas.

Peço desculpa por isto, e prometo não ocupar mais espaço.

Pé Ligeiro

#29
Quote from: marinhais on 19 de May de 2009, 15:19
Boa tarde. Venho aqui pela 4ª vez.

Duas vezes, como Português, vim desejar-vos boa sorte antes de jogos europeus. E aproveito agora para vos dar os parabéns pela bela campanha que indiscutivelmente fizeram, mostrando futebol de muita qualidade.

Vim outra vez para defender o meu clube, o Belenenses, e é agora o que me traz novamente, embora sabendo que isto é um espaço pra adeptos do S.C. Braga. Podeis sempre apagar o meu comentário, que tentarei que seja breve. Mas se quiserdes ver as minhas anteriores intervenções, penso que concordareis que sempre fui correcto, pelo que espero a vossa compreensão e respeito.

Nesta entrada, disse o Sr. Ferreira: "Em Portugal, são sempre os do costume, com duas excepções (Belenenses e Boavista), que tendo sido de algum modo "protegidos" pelos poderes ocultos, conseguiram ganhar o campeonato uma vez cada um". (Nota: digo Senhor sem sofisma ou provocação; é a forma correcta de tratar alguém que não conheço pessoalmente)

Ora, no que toca ao Belenenses, penso que o Sr. Ferreira falou sem saber do que falava, e é pena que tenha atirado lama para cima de terceiros que o não mereciam.

Que alegados "poderes ocultos" protegeram o Belenenses quando foi campeão? Sabe realmente o Sr. Ferreira do que fala? Acho que não e explico porquê:

1. Quando fomos Campeões, o Benfica tudo fez para nos impedir. Chegou mesmo ao ponto de enviar um treinador para treinar a nossa equipa adversária na última jornda, na esperança de que perdêssemos e o título fosse para eles.

2. O Belenenses não foi campeão por acaso, por uma vez na vida ter feito um bom campeonato. Durante uns 50 anos lutámos sempre pelos títulos, pelo que era normal ganharmos alguns. Por isso se falava em 4 grandes, não em 3 (nessa altura, os "não grandes" não eram discriminados brutalmente na imprensa, como agora).

3. Assim, não só já tínhamos ganho 3 vezes o Campeonato de Portugal (prova nacional, ao contrário do que por vezes se diz, na qual aliás o S.C.Braga participou, tal como todos os outros clubes actualmente de primeiro plano), sendo juntamente com o F.C.Porto o 1º clube a chegar aos 3 Campeonatos conquistados; como várias vezes, já no Campeonato Nacional, chegámos  à útima jornada em condições de sermos campeões. E diversas outras vezes chegámos às 2/3 jornadas finais a lutar pelo título. Repare-se, pois, que é lutar pelo título até ao fim, e não a metade do campeonato.

4. Já agora, numa dessas vezes, o campeão acabou por ser o F.C.Porto, num dos 2 anos em que o Campeonato foi alargado para o F.C.Porto ficar na 1ª Divisão. E também haveria bastante a contar sobre a 2ª vez em que o Benfica foi Campeão de Portugal, quebrando o acordo de não participação que fizera com Belenenses e Sporting, e aproveitando-se da ausência... mas duvido que estejam interessados em saber, por isso deixo só o lamiré.

5. Ainda  como prova adicional de que só forças externas impediram o Belenenses de ser campeão do nosso País, faço notar que em 27 épocas, desde a nossa fundação até ao final dos Campeonatos de Lisboa, o Belenenses foi 6 vezes campeão (mais que o Benfica). E isto, apesar de Sporting e Benfica terem conseguido que após a nossa 1ª participação, em que logo fomos Vice-Campeões, fossemos relegados para a 2ª divisão por sermos um clube jovem!!!!!!!!!!!! (ficando assim arredados de ser Campeões de Lisboa nessa época e, também, de ir ao Campeonato de Portugal).

6. Poderes obscuros actuaram, sim, para o Belenenses não ser mais vezes Campeão Nacional (como seria normal, face ao que disse em 2., 3. e 5.) Entre muitos, incontáveis exemplos, cito os seguintes:

a) No Campeonato de 1955, perdemos o título para o Bnfica a 3m do fim, quando o Sporting fez o golo do empate 2-2 contra nós. Nesse jogo, o árbitro era cunhado de um Vice-Presidente do Benfica. O Belenenses marcou 5 golos, dos quais 3 foram injustamente anulados (além de que o gurda redes do Sporting, mais tarde, veio a reconheer que a bola esteve dentro da sua baliza cerca de meio metro, sem que o árbitro assinalasse golo). Um dos golos do Sporting foi de penalty inexistente. Poderes ocultos a favor do Belenenses?!

b) Em três outros campeonatos, fomos escandalosamente afastados do título em arbitragens em jogos com o Benfica ou o Sporting. Numa delas, no campo do Sporting, foram anulados 2 golos limpíssimos, que nos deixariam no 1º lugar na antepenúltima jornada. Não se permitiu que o jogo recomeçasse se esses 2 golos não nos fossem anulados! Noutro, foi-nos anulado um golo de canto directo contra o Benfica (aos 90m), com o argumento, impossível face às leis da Física, de que a bola, antes de fazer o arco que a fez entrar na baliza, saiu do terreno! Noutro ainda, as vergonhas nos campos do Sporting e do Benfica levariam muito a contar e abstenho-me. Ficámos a 2 pontos do Benfica. Nesse ano, ganhámos no nosso estádio por 5-2 ao Benfica, 5-0 ao Sporting e 4-0 ao Porto (além de 12-0 ao Guimarães, etc.), o que mostra a qualidade da equipa que tínhamos (e que era a que tinha os jogadores com mais presenças na Selecção, desde o seu início).

c) Exactamente no ano em que fomos campeões (coincidência?), foi-nos tirado pela CML, cujo Presidente era publicamente sportinguista, o nosso estádio, que era então o melhor de Potugal, e sem que recebêssemos nada, apesar de tudo (e tanto!) o que ali foi feito ter sido pago pelo Belenenses! O pretexto da expropriação foi fazer uma urbanização municipal, que ainda hoje, várias décadas depois, não existe!

d) Um dos nossos melhores jogadores (e do futebol Português) de sempre, um goleador fabuloso, aquele a cuja estátua o Porto oferece flores antes dos jogos no Restelo, morreu envenenado os 23 anos, com suspeitas de ter havido intervenção de pessoas do Benfica nessa morte.

e) O Sporting raptou-nos (literalmente!) um jogador, o que nos fez estar 19 anos de relações cortadas com eles. O Belenenses foi o único clube que já esteve de relações cortadas com Benfica, Porto e Sporting. Já que falo em sporting, penso que nenhum clube acabou um jogo em Alvalade só com 7 jogadores, mesmo assim empatando 2-2 (e golo de penalty do Sporting já no descontos).

f) Poderia acrescentar muitas, muitas, muitas outras coisas mas não quero ocupar mais o vosso espaço. Estes apenas é um pequeno ramalhete das muitas coisas que mostram que o Belenenses não foi campeão por ser protegido mas sim que não o foi mais vezes por ter sido perseguido, nomeadamente por Benfica e Sporting (E mais tarde o Porto, às vezes). Apenas acrescento que posso provar documentalmente tudo quanto aqui escrevi.

Espero que o Sr. Ferreira desconhecesse isto (e muitas outras coisas, o que é normal), só por isso tendo feito aquela afirmação. Porque, a partir do momento em que conheça, não me cabe no entendimento que pudesse manter tais afirmações. Pensem que se o Braga este ano teve razões de queixa, outros as podem ter tido, e no caso do Belenenses, e sem querer ofender ou tirar despique, razões muito maiores e prolongadas de queixa.

Obrigado e boa sorte para todos os foristas.




É sabido que em Portugal os campeões, em regra, não ganham apenas no campo. A referência que fiz de  "poderes ocultos", refere-se à proximidade ao poder instituído, quer seja desportivo ou político. É sabido que quando o Belenenses foi campeão, Américo Tomáz era Presidente da República. É também conhecida a proximidade dele ao Belenenses. Sei que o Belenenses também terá sido prejudicado em várias situações, à semelhança de todos aqueles que não são grandes (Porto, Benfica e Sporting).
Conheço razoavelmente a realidade do Belenenses. Moro em Lisboa e trabalho bem próximo do estádio do Belenenses. Sou amigo de dos treinadores das camadas jovens. Tenho sobrinhos que são sócios do Belenenses. Passo diariamente em frente ao estádio e de vez enquando vou almoçar ao "Barriguitas do Restelo" (um dos restaurantes do estádio. O outro é o "Varanda azul, onde também vou, mas mais raramente).
A saída do Belenenses do campo das Salésias (espaço emprestado, onde o Belenenses jogava) para o local onde está hoje, em regime de concessão por um período de 99 anos( salvo erro), segundo a vox populi, em muito se terá devido a benesses do poder político. Na prática, o Belenenses terá recebido um património brutal, mesmo que em regime de concessão, numa zona nobre da cidade, onde o metro quadrado de terreno é pago a peso de ouro. Não é por acaso que já existe um projecto do Belenenses para construção de habitações no espaço onde é o estádio, passando o estádio para o local onde actualmente está um dos campos de treinos, deslocando-se cerca de 200 metros para Oeste, ficando mais próximo das piscinas.

Quando o  Boavista foi campeão, Valentim Loureiro era um dos pilares do poder desportivo. Quanto aos 3 grandes nem vale a pena dizer nada...

BRAGA SEMPRE MAIS!

marinhais

#30
Quote from: Ferreira-Braga on 22 de May de 2009, 02:07
Quote from: marinhais on 19 de May de 2009, 15:19
Boa tarde. Venho aqui pela 4ª vez.

Duas vezes, como Português, vim desejar-vos boa sorte antes de jogos europeus. E aproveito agora para vos dar os parabéns pela bela campanha que indiscutivelmente fizeram, mostrando futebol de muita qualidade.

Vim outra vez para defender o meu clube, o Belenenses, e é agora o que me traz novamente, embora sabendo que isto é um espaço pra adeptos do S.C. Braga. Podeis sempre apagar o meu comentário, que tentarei que seja breve. Mas se quiserdes ver as minhas anteriores intervenções, penso que concordareis que sempre fui correcto, pelo que espero a vossa compreensão e respeito.

Nesta entrada, disse o Sr. Ferreira: "Em Portugal, são sempre os do costume, com duas excepções (Belenenses e Boavista), que tendo sido de algum modo "protegidos" pelos poderes ocultos, conseguiram ganhar o campeonato uma vez cada um". (Nota: digo Senhor sem sofisma ou provocação; é a forma correcta de tratar alguém que não conheço pessoalmente)

Ora, no que toca ao Belenenses, penso que o Sr. Ferreira falou sem saber do que falava, e é pena que tenha atirado lama para cima de terceiros que o não mereciam.

Que alegados "poderes ocultos" protegeram o Belenenses quando foi campeão? Sabe realmente o Sr. Ferreira do que fala? Acho que não e explico porquê:

1. Quando fomos Campeões, o Benfica tudo fez para nos impedir. Chegou mesmo ao ponto de enviar um treinador para treinar a nossa equipa adversária na última jornda, na esperança de que perdêssemos e o título fosse para eles.

2. O Belenenses não foi campeão por acaso, por uma vez na vida ter feito um bom campeonato. Durante uns 50 anos lutámos sempre pelos títulos, pelo que era normal ganharmos alguns. Por isso se falava em 4 grandes, não em 3 (nessa altura, os "não grandes" não eram discriminados brutalmente na imprensa, como agora).

3. Assim, não só já tínhamos ganho 3 vezes o Campeonato de Portugal (prova nacional, ao contrário do que por vezes se diz, na qual aliás o S.C.Braga participou, tal como todos os outros clubes actualmente de primeiro plano), sendo juntamente com o F.C.Porto o 1º clube a chegar aos 3 Campeonatos conquistados; como várias vezes, já no Campeonato Nacional, chegámos  à útima jornada em condições de sermos campeões. E diversas outras vezes chegámos às 2/3 jornadas finais a lutar pelo título. Repare-se, pois, que é lutar pelo título até ao fim, e não a metade do campeonato.

4. Já agora, numa dessas vezes, o campeão acabou por ser o F.C.Porto, num dos 2 anos em que o Campeonato foi alargado para o F.C.Porto ficar na 1ª Divisão. E também haveria bastante a contar sobre a 2ª vez em que o Benfica foi Campeão de Portugal, quebrando o acordo de não participação que fizera com Belenenses e Sporting, e aproveitando-se da ausência... mas duvido que estejam interessados em saber, por isso deixo só o lamiré.

5. Ainda  como prova adicional de que só forças externas impediram o Belenenses de ser campeão do nosso País, faço notar que em 27 épocas, desde a nossa fundação até ao final dos Campeonatos de Lisboa, o Belenenses foi 6 vezes campeão (mais que o Benfica). E isto, apesar de Sporting e Benfica terem conseguido que após a nossa 1ª participação, em que logo fomos Vice-Campeões, fossemos relegados para a 2ª divisão por sermos um clube jovem!!!!!!!!!!!! (ficando assim arredados de ser Campeões de Lisboa nessa época e, também, de ir ao Campeonato de Portugal).

6. Poderes obscuros actuaram, sim, para o Belenenses não ser mais vezes Campeão Nacional (como seria normal, face ao que disse em 2., 3. e 5.) Entre muitos, incontáveis exemplos, cito os seguintes:

a) No Campeonato de 1955, perdemos o título para o Bnfica a 3m do fim, quando o Sporting fez o golo do empate 2-2 contra nós. Nesse jogo, o árbitro era cunhado de um Vice-Presidente do Benfica. O Belenenses marcou 5 golos, dos quais 3 foram injustamente anulados (além de que o gurda redes do Sporting, mais tarde, veio a reconheer que a bola esteve dentro da sua baliza cerca de meio metro, sem que o árbitro assinalasse golo). Um dos golos do Sporting foi de penalty inexistente. Poderes ocultos a favor do Belenenses?!

b) Em três outros campeonatos, fomos escandalosamente afastados do título em arbitragens em jogos com o Benfica ou o Sporting. Numa delas, no campo do Sporting, foram anulados 2 golos limpíssimos, que nos deixariam no 1º lugar na antepenúltima jornada. Não se permitiu que o jogo recomeçasse se esses 2 golos não nos fossem anulados! Noutro, foi-nos anulado um golo de canto directo contra o Benfica (aos 90m), com o argumento, impossível face às leis da Física, de que a bola, antes de fazer o arco que a fez entrar na baliza, saiu do terreno! Noutro ainda, as vergonhas nos campos do Sporting e do Benfica levariam muito a contar e abstenho-me. Ficámos a 2 pontos do Benfica. Nesse ano, ganhámos no nosso estádio por 5-2 ao Benfica, 5-0 ao Sporting e 4-0 ao Porto (além de 12-0 ao Guimarães, etc.), o que mostra a qualidade da equipa que tínhamos (e que era a que tinha os jogadores com mais presenças na Selecção, desde o seu início).

c) Exactamente no ano em que fomos campeões (coincidência?), foi-nos tirado pela CML, cujo Presidente era publicamente sportinguista, o nosso estádio, que era então o melhor de Potugal, e sem que recebêssemos nada, apesar de tudo (e tanto!) o que ali foi feito ter sido pago pelo Belenenses! O pretexto da expropriação foi fazer uma urbanização municipal, que ainda hoje, várias décadas depois, não existe!

d) Um dos nossos melhores jogadores (e do futebol Português) de sempre, um goleador fabuloso, aquele a cuja estátua o Porto oferece flores antes dos jogos no Restelo, morreu envenenado os 23 anos, com suspeitas de ter havido intervenção de pessoas do Benfica nessa morte.

e) O Sporting raptou-nos (literalmente!) um jogador, o que nos fez estar 19 anos de relações cortadas com eles. O Belenenses foi o único clube que já esteve de relações cortadas com Benfica, Porto e Sporting. Já que falo em sporting, penso que nenhum clube acabou um jogo em Alvalade só com 7 jogadores, mesmo assim empatando 2-2 (e golo de penalty do Sporting já no descontos).

f) Poderia acrescentar muitas, muitas, muitas outras coisas mas não quero ocupar mais o vosso espaço. Estes apenas é um pequeno ramalhete das muitas coisas que mostram que o Belenenses não foi campeão por ser protegido mas sim que não o foi mais vezes por ter sido perseguido, nomeadamente por Benfica e Sporting (E mais tarde o Porto, às vezes). Apenas acrescento que posso provar documentalmente tudo quanto aqui escrevi.

Espero que o Sr. Ferreira desconhecesse isto (e muitas outras coisas, o que é normal), só por isso tendo feito aquela afirmação. Porque, a partir do momento em que conheça, não me cabe no entendimento que pudesse manter tais afirmações. Pensem que se o Braga este ano teve razões de queixa, outros as podem ter tido, e no caso do Belenenses, e sem querer ofender ou tirar despique, razões muito maiores e prolongadas de queixa.

Obrigado e boa sorte para todos os foristas.




É sabido que em Portugal os campeões, em regra, não ganham apenas no campo. A referência que fiz de  "poderes ocultos", refere-se à proximidade ao poder instituído, quer seja desportivo ou político. É sabido que quando o Belenenses foi campeão, Américo Tomáz era Presidente da República. É também conhecida a proximidade dele ao Belenenses. Sei que o Belenenses também terá sido prejudicado em várias situações, à semelhança de todos aqueles que não são grandes (Porto, Benfica e Sporting).
Conheço razoavelmente a realidade do Belenenses. Moro em Lisboa e trabalho bem próximo do estádio do Belenenses. Sou amigo de dos treinadores das camadas jovens. Tenho sobrinhos que são sócios do Belenenses. Passo diariamente em frente ao estádio e de vez enquando vou almoçar ao "Barriguitas do Restelo" (um dos restaurantes do estádio. O outro é o "Varanda azul, onde também vou, mas mais raramente).
A saída do Belenenses do campo das Salésias (espaço emprestado, onde o Belenenses jogava) para o local onde está hoje, em regime de concessão por um período de 99 anos( salvo erro), segundo a vox populi, em muito se terá devido a benesses do poder político. Na prática, o Belenenses terá recebido um património brutal, mesmo que em regime de concessão, numa zona nobre da cidade, onde o metro quadrado de terreno é pago a peso de ouro. Não é por acaso que já existe um projecto do Belenenses para construção de habitações no espaço onde é o estádio, passando o estádio para o local onde actualmente está um dos campos de treinos, deslocando-se cerca de 200 metros para Oeste, ficando mais próximo das piscinas.

Quando o  Boavista foi campeão, Valentim Loureiro era um dos pilares do poder desportivo. Quanto aos 3 grandes nem vale a pena dizer nada...




Peço desculpa, mas novamente diz uma série de coisas que não correspondem à realidade (decerto por ter uma informação incorrecta) e que vou esclarecer o mais brevemente possível:

1. Quando o Belenenses foi campeão o Américo Tomaz não era Presidente da República, facto sempre usado contra nós mas falso. Só que uma mentira mil vezes repetido torna-se, na tal vox populi  (1), "verdade". Américo Tomaz foi Presidente da República desde o fim de 1958 até 25 de Abril de 74, como pode conferir facilmente. Ora, o Belenenses foi Campeão de Portugal em 1927, 1929, 1933 e  Campeão Nacional em 1946. Durante o tempo que Tomaz foi P.R. o Belenenses entrou em descida de força e ganhou apenas uma Taça de Portugal, quando no tempo anterior ganhou 4 Campeonatos, 1 Taça de Portugal e sendo finalista em mais 3 edições. Estranha a diferença para menos, quando supostamente seríamos ajudados!... Portanto, a suposta relação entre A. Tomaz sermos Campeões é completamente falsa. E repare que falei de FACTOS não de opiniões.

2. Se Americo Tomaz sendo adepto do Belenenses foi PR era a proporção normal numa altura em que tínhamos muitos adeptos. Outros Presidentes antes e depois foram e são de outro clube - coisa em que ninguém fala. Eu não invoquei, porque seria demagógico (2), que o 28 Maio começou em Braga (e o estádio com esse nome), que as Antas foram inaugurados a 28 de Maio, os Presidentes do Sporting que chefiavam a Pide ou a Legião, a familia salazarista Fezas Vital no Benfica, etc. Aliás, naquele tempo, ser PR não valia assim muito. Salazar mandava em tudo, incluindo nos Presidentes e, por exemplo," despediu" Craveiro.

3. Espero que não pense que o Belenenses era o clube do fascismo por causa. Um PR da 1ª República (Teixeira Gomes) também foi simpatizante do Belenenses. Um outro (Marcelino Marques) foi da comissão coordenadora do MFA, que fez o 25 de Abril.E os únicoos 3 jogadores que se recusaram a fazer a saudação fascista obrigatória nos anos 30 a 50 na Selecção eram todos do Belenenses: Mariano Amaro, José Simões e Artur Quaresma.

4. O que diz sobre as Salésias e o Restelo é exactamente ao contrário:

a) O terreno das Salésias foi cedido (não sei onde foi buscar essa do "emprestado") ao Belenenses a troco de darmos 6% das receitas líquidas (repare bem) de todos os anos e ainda o produto das receitas de um festival anual. Tenho cópia do decreto.

b) Tudo quanto o Belenenses ali fez pagou com o seu dinheiro. Tudo! Um estádio que era o único relvado, com bancadas de cimento e cobertura em Portugal; um campo de treinos; um ginásio; poistas de ciclismo e atretismo; recinto para Andebol, Basquetebol, etc. E, tendo feito tudo isso e dado tal percentagem das receitas ainda por cima, foi posto fora sem receber nada. Isto, apesar da larga utilização que o Estado fez daquelas construções, durante muitos anos aliás sendo a única possibilidade de a nossa selecção não passar pela vergonha de jogar num campo pelado.

c) O Restelo zona nobre da cidade? O Sr. Já viu como era o Restelo antes do Belenenses ir para lá? Era nada. Uma zona desolada que ninguém queria. Foi o único local que a Câmara cedeu. Não queira comparar hoje com o que era há quase 60 anos. Depois de o Belenenses construir (com o seu dinheiro) o Estádio, é que a zona começou a desenvolver-se. E A CML acabou por fazer negócios milionários a vender terrenos para embaixadas, urbanizações, etc. Também lhe posso mostrar mapas da tal "zona nobre" que era o Restelo. Construir ali, implicou que ficássemos enterrados em dívidas e logo na altura em que perdemos um campeonato a 3m do fim - 2 golpes terríveis. O Senhor faz ideia de quanto custa construir do nada um Estádio, um Pavilhão e todas as infra-estruturas?

d) Os terrenos do Restelo não foram dados ao Belenenses. Foram arrendados. Dados foram ao Benfica e ao Sporting, novamente. Por a certa altura não conseguirmos pagar as rendas brutais, a Câmara ficou-nos com o Estádio, que passou a Municipal. Para jogar e treinar aí, o Belenenses pagava imensidades. Os seus troféus foram ensacados e postos à porta da rua (tenho fotos!). Só mais tarde, readquiriu a posse do Estádio em si  e só em 1991 adquiriu os terrenos (comprados, emboa por preço acessível, é verdade, mas parca compensação para tudo aquilo de que fomos espoliados entre 1946 e 1991 e, sobretudo as consequências disso: termos ficado irremediavelmente para trás em relação aos antigos rivais, Benfica, Sporting e Porto).

e) Enfim (quero ser breve), dir-lhe-ei o seguinte: a CML impediu-nos de fazer um novo estádio (com os nossos recursos), porque, alegou, o Estádio é património artístico! Diz oo  senhor: "projecto do Belenenses para construção de habitações no espaço onde é o estádio, passando o estádio para o local onde actualmente está um dos campos de treinos, deslocando-se cerca de 200 metros para Oeste, ficando mais próximo das piscinas". É verdade. O que o sr. não disse ou não sabe é que esse projecto tem 11 anos e foi recusado. E que têm sido sucessivamente recusados pela CÃmara outros em que já só se se pede para fazer muito menos (e, semprem sem pedir nenhum dinheiro, note-se). Sabia? E sabia que a certa altura (tempo de Santana Lopes) a CML disse: "Bem, não vos deixamos fazer nada ali mas em compensação, cederemos um outro terreno para fazerem as tais loja" e que nunca cedeu tal terreno, omde já implantou construções que nada têm a ver com o Belenenses?. Enquanto isso, e para não sair de Lisboa, a torneira está sempre aberta para Benfica e Sporting, chegando-se ao ponto de a CML lhes comprar terrenos, a preços altíssimos, que lhes havia dado.
----------

1) Também é vox populi que a Câmara de Braga dá todos os anos uns milhões de Euros para o SC Braga. Mas alguém já mostrou provas disso? Ou é uma "treta", decorrente do único facto provado que é a ligação de Mesquita Machado ao clube? Para miom, pode ser "Vox populi" mas não vou declarar uma coiisa com base no que "ouvi para aí dizer" e que pode ser completamente falso, tratando-se de boatos devidos a ignorância ou má-fé.
(2) Demagógico porque a verdade é que no antigo regime havia "situacionistas" e "oposicionistas" em todas as terras e instituições.

-----------------------

EM RESUMO:

1) O Belenenses nunca foi campeão no tempo de A. Tomás. Cfr. aqui a lista e os tempos de funções dos Presidentes aa República:http://www.pititi.com/portugal/presidentes.htm e aqui os anos em que o Belenenses foi Campeão: http://www.campeoesdofutebol.com.br/portugal.html

2) Se pensar bem, não cabe na cabeça de ninguém ser uma benesse política isto: O Belenenses acaba de ser campeão, tem uma situação financeira estável, e nesse mesmo ano notificado para deixar as Salésias onde tinha o melhor estádio de Portugal; tem que vender alguns dos seus melhores jogadores, e deixar  de comprar outro, e arruninar todo o seu dinheiro, para fazer um novo estádio numa zona que ninguém queria, para ter a suposta vantagem de fazer umas construções, que 50 e tal anos depois não existem e nunca foram autorizadas!!!!!! Acha que tem alguma lógica?! É o cúmulo da ironia transformar-se em suposta benesse política (!!!) aquilo que foi um golpe brutal no Belenenses! Repito, têm alguma ideia do que é construir dois estádios novos, com o próprio dinheiro, num espaço de pouco mais de 20 anos?!

3) Já agora, lembro ainda que no regime salazarista, o bairro então populoso e Belém foi destroçado para fazer a exposição do Mundo Português, fazendo desaparecer uma boa parte da base de apoio do clube. Não é por acaso que hoje em dia há 4 municípios onde o Belenenses tem mais sócios que Lisboa!

E agora, juro que não ocuparei mais espaço, nem para responder/esclarecer, porque acho que não é justo em "casa alheia". E amanhã é o dia de sermos alvos da chacota generalizada :-(   :--)   Talvez um dia em que eu vá a Lisboa o convide a almoçarmos no Varanda Azul (o Barriguitas tem um nome horrível demais, e o clube, ao arrendar o espaço, devia ter vetado o nome :-) embora até se coma bem, pelo menos das 2 ou 3 vezes que lá fui)

joaobl03

Quote from: Zé on 19 de May de 2009, 19:47
CAMPEÕES EUROPEUS DESDE 1935.

Campeões de PORTUGAL (5): SLB, SCP, FCP, BFC, CFB.

Campeões de Espanha (oito):Barcelona, Real Madrid, Valencia, Deportivo, Atlético Madrid, Atl. Bilbao, Real Sociedad, Sevilha.De realçar que com a excepção do Sevilha e Deportivo as restantes equipas sagraram-se campeãs mais que uma vez.

Campeões de França (17):Lyon, Nantes, Mónaco, bourdéus, Lens, Auxerre, PSG, Marselha, Saint, Etiene, Estrasburgo, Reims, Nice, Cort Roubaix, Lille, Rouen, Sete, Sochaux.

Campeões de Itália (12):Milan, Juventus, Roma, Lázio, Sampdória, Na´poles, Inter, Verona, Torino, Cagliari, Fiorentina, Bolonha.

Campeões da Alemanha (14):Weder Bremen, Bayern Munique, Dorussia de Dortmund, Kaiserlautern, Estugarda, Hamburgo, Colónia, Borussia de Monch´bach, Nuremberga, Entrach, munique 1860, Schalke 04, Manheim, Dresdner.

Campeões de Inglaterra (17):Chelsea, Arsenal, Manchester United, Blackburn Rovers, Leeds, Liverpool, Everton, Aston Vila, Nott´Forest, Derby County, Ipswich Town, Tottenham, Brunley, Wolverhampton, POrtsmouth, Sunderland, Mancherster City.

Campeões da Holanda (13):Ajax, PSV, Feyernoord, AZ, Dws Amesterdão, Sparta de Roterdão, Utrecht, Rapid Hererlen, Willem II, Haarlem, Limburgia, Bvv, ADo.


Palavras para que ?
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Pé Ligeiro

Quote from: marinhais on 22 de May de 2009, 10:34

E agora, juro que não ocuparei mais espaço, nem para responder/esclarecer, porque acho que não é justo em "casa alheia". E amanhã é o dia de sermos alvos da chacota generalizada :-(   :--)   Talvez um dia em que eu vá a Lisboa o convide a almoçarmos no Varanda Azul (o Barriguitas tem um nome horrível demais, e o clube, ao arrendar o espaço, devia ter vetado o nome :-) embora até se coma bem, pelo menos das 2 ou 3 vezes que lá fui)

Caro companheiro Belenense,
Terei todo o gosto em almoçarmos juntos. O Barriguitas, apesar do nome, é um bom restaurante qualidade/preço. O Varanda Azul é mais caro...


Nota: A maior parte da informação que chega é através de sportinguitsas e benfiquistas, admito que a realidade possa ser diferente...
BRAGA SEMPRE MAIS!

Pé Ligeiro

Quote from: Zé on 19 de May de 2009, 19:47
CAMPEÕES EUROPEUS DESDE 1935.

Campeões de PORTUGAL (5): SLB, SCP, FCP, BFC, CFB.

Campeões de Espanha (oito):Barcelona, Real Madrid, Valencia, Deportivo, Atlético Madrid, Atl. Bilbao, Real Sociedad, Sevilha.De realçar que com a excepção do Sevilha e Deportivo as restantes equipas sagraram-se campeãs mais que uma vez.

Campeões de França (17):Lyon, Nantes, Mónaco, bourdéus, Lens, Auxerre, PSG, Marselha, Saint, Etiene, Estrasburgo, Reims, Nice, Cort Roubaix, Lille, Rouen, Sete, Sochaux.

Campeões de Itália (12):Milan, Juventus, Roma, Lázio, Sampdória, Na´poles, Inter, Verona, Torino, Cagliari, Fiorentina, Bolonha.

Campeões da Alemanha (14):Weder Bremen, Bayern Munique, Dorussia de Dortmund, Kaiserlautern, Estugarda, Hamburgo, Colónia, Borussia de Monch´bach, Nuremberga, Entrach, munique 1860, Schalke 04, Manheim, Dresdner.

Campeões de Inglaterra (17):Chelsea, Arsenal, Manchester United, Blackburn Rovers, Leeds, Liverpool, Everton, Aston Vila, Nott´Forest, Derby County, Ipswich Town, Tottenham, Brunley, Wolverhampton, POrtsmouth, Sunderland, Mancherster City.

Campeões da Holanda (13):Ajax, PSV, Feyernoord, AZ, Dws Amesterdão, Sparta de Roterdão, Utrecht, Rapid Hererlen, Willem II, Haarlem, Limburgia, Bvv, ADo.


No caso da Alemanha há mais um campeão a juntar aos restantes 14, perfazendo um total 15 campeões! O Wolfsburgo  tornou-se hoje campeão da Alemanha pela primeira vez. Nos países evoluídos é possível, só cá é continuam os mesmos do costume!
BRAGA SEMPRE MAIS!