News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

S.C. BRAGA - 1 vs. Trofense - 0 --> Comentários durante e após o jogo

Started by Bvna, 24 de April de 2009, 13:57

Previous topic - Next topic

easy_scb

Quote from: Vilaverde on 26 de April de 2009, 01:21
Quote from: isi_scb on 25 de April de 2009, 22:45
Já não estamos no inicio da época, para criticar é preciso saber do que se esta a falar, e ou duas ou uma, ou ainda não entenderam como a equipa joga ou criticam por embirração!

Há jogadores que jogam mais sentados num cadeirão(César) que outros que correm como se não houvesse amanhã( Matheus).

E o nosso treinador deve ser tolinho para não prescindir do César. Para mim e para ele é César e mais 10.

Sao opinioes, todos temos direito a elas, mas agora pergunto-te: olhando á forma como joga aqui o Trofense,será mais importante jogar com um médio que nao rompe ou com um extremo que tem velocidade? Nao sei mesmo que vêm voces no Peixoto, na utilidade que ele tem no futebol ofensivo e defensivo do Braga...ontem fez bom jogo como médio centro daí que está em alta para o 'zé-povinho' e eu seja bad-man por estar aqui a falar (e atençao que só critiquei a opçao do treinador porque quando precisavamos de largura e profundidade nos dois flancos ele com uma substituiçao resumiu-nos a um), o pior foram mesmo certos jogos ao longo da época...e aí meus amigos nao fui só eu que vi as atitudes deste jogador...

VVCEPHEI

Não sei como joga o Trofense, nem quero saber.  O que eu sei e tem resultado, é que um bom campeonato faz-se de regularidade e nisso o JJ já deu provas que sabe construir uma equipa, e só não tem a equipa mais lá em cima porque ... a regularidade perdeu-se com o elevado nº de lesões e porque lutar pelo titulo só na Playstation.

easy_scb

Quote from: Vilaverde on 26 de April de 2009, 02:29
Não sei como joga o Trofense, nem quero saber.  O que eu sei e tem resultado, é que um bom campeonato faz-se de regularidade e nisso o JJ já deu provas que sabe construir uma equipa, e só não tem a equipa mais lá em cima porque ... a regularidade perdeu-se com o elevado nº de lesões e porque lutar pelo titulo só na Playstation.

Mas achas que sou o tipo de adepto que esquece o que foi feito numa época por causa de discordar de uma substituiçao? Nada disso...apenas é um detalhe nada mais...nao revejo a utilidade do jogador e ponto final

arsenal

Quote from: Pedro Ribeiro on 26 de April de 2009, 00:21
Quote from: Imbelloni on 25 de April de 2009, 23:53
Quote from: jorgexina on 25 de April de 2009, 00:02
Ganhamos!!! No final de contas é isso que interessa!!!

Golo merecido para o Alan, que tem sido dos melhores jogadores da época do Braga, no entanto, não deixa de ser irónico que tenha marcado precisamente no seu pior jogo com a camisola do S.C.Braga.

A vitoria foi mais que justa, fomos a única equipa a procurar ganhar o jogo (para variar...), com um adversário que jogou com o autocarro a frente da baliza. Esta vitoria deve-se essencialmente a vontade e raça dos nossos jogadores, pk em termos de jogo jogado estamos muito a baixo do que produzimos durante esta época. Há jogadores que se nota perfeitamente que já estão muito desgastados, em que só a sua vontade e raça conseguem disfarçar esse cansaço acumulado, refiro-me essencialmente a Alan, Evaldo, C.Peixoto e Renteria. Este são os jogadores mais desgastados que já não se lhes pode pedir o mesmo que à uns meses atrás.. Por outro lado temos jogadores como o Leonne a subir de forma, o Vandinho que continua ai pro que der e vier. Vandinho que pra mim foi o melhor em campo. C.Peixoto tb esteve muito bem, apesar de não dar muita profundidade, com a bola nós pés faz toda a diferença..

3 pontos importantíssimo que  coloca a pressão sobre o Nacional e tb o benfica. Que esta jornada vão ter 2 jogos complicados. Estou curioso para ver a resposta do Nacional após o afastamento da taça..

Vinha aqui dizer isto, mas já nao é necessario, subscrevo por baixo.

Queria apenas dizer mais uma coisa. Parece-me que so temos um modelo de jogo, ficando o Jorge Jesus no proximo ano espero ver durante um jogo a equipa a desdobrar-se de outra forma já temos um futebol muito previsivel. O cansaço fisico pode de facto ter algo a ver, no entanto parece-me pouco.

O problema não é só cansaço!

Jorge Jesus disse antes desta partida que o forte da nossa equipa é o ataque posicional. Concordo com o que disse... mas neste momento faltam-nos jogadores essenciais para esse modelo de jogo. Sem Meyong e sem Orlando falta quem saiba jogar de costas para a baliza (só Renteria o faz) e apareça na área a aproveitar os espaços que Renteria abre - frente ao Trofense, não foi nem uma nem duas vezes que o colombiano ganhou a linha mas ninguém apareceu ao primeiro poste a encostar (quantas vezes marcou assim Meyong?).

Quer Paulo César, quer Matheus ou mesmo Mossoró (nessa posição) ou Jorginho são jogadores de perfil diferente, de  progressão em drible, perigosos quando aparecem lançados de frente para a baliza mas incapazes de servirem de apoio/referência jogando de costas para ela - o que face ao nosso modelo de jogo é absolutamete necessário!

No jogo de ontem, a opção por Mossoró para dinamizador do jogo de ataque falhou por completo. Apesar da maior parte dos adeptos achar que Mossoró deve jogar na faixa central, não gosto de o ver nessa posição. Tem um futebol demasiado curto, não tem timing de passe e, obrigado a apoiar os restantes médios em trabalho defensivo, perde-se. Prefiro vê-lo em posições onde a sua maior qualidade (o 1x1) prevaleça - e neste sistema, só pode ser numa das alas ou, em última instância, à falta de outras opções, como um falso ponta-de-lança, em apoio directo a Renteria.

De todo o modo, mesmo as substituições operadas pouco trouxeram de novo... a não ser a de Stélvio! Este posicionou-se ao lado de Renteria e isso fez toda a diferença! Aumentou a nossa presença física na área - Renteria é um jogador que joga muitas vezes fora dela - e, coincidência ou não, acabámos por marcar em lance de alguma confusão, com muita gente a saltar na molhada e a bola a sobrar para Alan...

Resultado justo, numa exibição suada mas pouco inspirada. Em minha opinião, como disse, isso deve-se à falta de opções adequadas ao nosso modelo de jogo para ocupar o lugar de parceiro de Renteria na linha da frente - embora o cansaço acumulado de alguns jogadores seja evidente (maxime Evaldo). E não me parece que as coisas possam melhorar nesse aspecto até final de época. Mais uma vez repito o que já venho dizendo há muito: tenho imensa pena de que tenhamos emprestado Yazalde. Seria uma opção de extrema utilidade neste momento.

Os três pontos são importantíssimos e, caso Marítimo e sobretudo Leixões, não vençam podem ser decisivos para assegurar pelo menos o quinto lugar. Para as próximas partidas, creio que teremos idênticas dificuldades - embora esteja curioso em ver que tipo de atitude terão Rio Ave e Belenenses, a precisarem de pontos e a jogarem em casa...

Melhores em campo: César Peixoto e Vandinho. Eduardo com pouquíssimo trabalho mas decisivo. Jogos muito pobres de Evaldo e de Mossoró. Paulo César e Luís Aguiar, contudo, trouxeram pouco de novo...

O caso de Evaldo para mim é evidente à muitas jornadas o défice físico,e  custa-me a entender na aposta em ter ficado com Edimar sabendo que um terço da época estava perdido e após isto não existir uma aposta no mesmo.  No jogo que fez com a académica gostei e pareceu-me fisicamente forte e tb tecnicamento, pelo menos ai nível de Evaldo por forma a ter sido feita uma rotatividade.

Quanto aos três jogos que de avizinham com equipas aflitas e uma pequena (Rio Ave , Belenense e Passarinhos) julgo que vão ser mais fáceis do que com o trofense essencialmente pelos factos que mencionas. Esta época no nosso campeonato ainda não vi uma equipa que jogasse conosco que assuma o jogo e venha para cima de nós, somos sempre nós que fazemos as despesas do mesmo. Até com o porto tal aconteceu. Quando vir uma equipa a faze-lo as probabilidades de perder são altas. Mérito tem de ser dado ao Jesus pois se por cá andasse o Manuel Machadês estavamos a jogar com três trincos à espera do erro do adversário.

Se para o ano ajustarmos algumas posições na equipa (essencialmente no ataque) podemos consolidar o nosso futebol e tb partir para sistemas alternativos de jogo pois com equipas pequenas elas já sabem como parar o nosso sitema, através da cobertura das laterais para não permitir a subida dos defesas laterais.

Estou confiante que acabemos bem o resto de época onde o cansaço é por demais evidente essencialmente devido ao ínicio prematuro da época devido à Intertoto. Mas são dores de crescimento.

Arsenal

papapremios

Quote from: joaobl03 on 25 de April de 2009, 00:01
Foi um jogo em que só o enorme procurou a vitória , dominou os 90 minutos mas não criou muitas oportunidades , a atacar a equipa estava sem ideias , mesmo assim conseguimos os três pontos . Adorei que o golo só surgisse mesmo no fim do jogo , é o castigo perfeito para o anti-jogo . Quanto aos destaques individuais vão para o André Leone que definitivamente se afirmou como um grande defesa central , para o Vandinho ( quanto a mim a pedra mais influente na equipa este ano ) e para o César Peixoto que a atacar foi o melhor da equipa . Agora um pequeno à-parte : assim é que as vitórias sabem bem , sofrer sofrer sofrer e no fim a explosão de alegria . 

Epah, sabe bem, mas não é preciso ser sempre assim, que o coração não aguenta!  ;D
De facto, só houve uma equipa a querer ganhar, mas não acho que tenhamos jogado assim tão mal, mas eu a ver o Braga também sou um bocadinho irracional, só vejo para um lado. :D  É incrível como uma equipa que está a lutar para não descer se fecha toda lá atrás e praticamente não sai para o ataque, é só chutão lá para a frente. Se bem que podiam ter marcado, mas S. Eduardo salvou!
A única coisa que tenho a apontar é o facto de que, quando chegamos à área, em vez daquela cerimónia toda, temos é que rematar!Pode ser que a bola bata em alguém e entre, mas para isso temos que chutar!
Golo merecidíssimo do Alan, já tinha estado perto do golo nos últimos jogos, mas desta vez conseguiu e na altura certa! ;)
Para finalizar, a música da BL está brutal, tal como o original "Horto Magiko" (que é do melhor que já ouvi)! Mas, como disse o Fidelis, devia ser mais longa, como o original, sem tanto "Ohhhhhhh" e com mais letra; o facto de se falar dos espanhóis não me incomoda, porque dizem uma verdade:"Graças a Deus não nasci espanhol!". ;D Mas está espectacular! ;)

JORGEXINA

Quote from: isi_scb on 25 de April de 2009, 22:45
Quote from: jorgexina on 25 de April de 2009, 22:25
Quote from: isi_scb on 25 de April de 2009, 20:24
Boa exibiçao do Evaldo...se tivesse ali um extremo tao bom como o Alan ficavamos com duas alas  :-*

E o Leone...grande jogador...que raça...parece que nasceu cresceu e formou-se em Braga...será só vontade de ganhar? Para mim adora já este clube..

Custa perceber que o que é pedido ao C.Peixoto é diferente do que é pedido ao Alan! Ao Alan é pedido que dê mais profundidade, ao C.Peixoto que equilibre o meio campo.  Se reparares o avançado descaído para o lado esquerdo é muito mais móvel que o outro que joga sempre em zonas centrais. Se reparares o Renteria (que joga lá habitualmente, pelo menos qdo havia Meyong) cai muita vezes nas costas do lateral, à procura de espaços.. Ficando o C.Peixoto mais atrás para equilibrar o meio campo!
Já não estamos no inicio da época, para criticar é preciso saber do que se esta a falar, e ou duas ou uma, ou ainda não entenderam como a equipa joga ou criticam por embirração!

Estamos a falar de um jogo com o Trofense em casa... Queres-me dizer que o nosso treinador tinha a equipa desiquilibrada quando tinha Matheus---Peixoto---Alan a meio-campo e depois equilibrou-a ao colocar Aguiar ao meio e Peixoto á esquerda?? De que nos vale ter um lateral esquerdo de bola para a frente, rápido como é o Evaldo se o raio do médio ala fica atrás e nao é capaz de fazer um centro, um dum sprint á linha, uma combinaçao como vemos na direita Alan Joao Pereira?? Quanto aos equilibrios a meio-campo...pah muito simples quando se ataca da esquerda fica o lateral direito verificando-se também o contrário, eram 4 jogadores a defender que chegavam e sobravam para o Trofense dado que mais das vezes alugava-se meio-campo...Repara que o nosso jogo encravou tantas vezes pelo lado esquerdo que nos minutos anteriores ao golo estavamos com Aguiar na meia-esquerda..

O facto do Renteria cair na esquerda é excatamente devido a sermos uma equipa coxa...em certos jogos pode ser uma opçao tactica interessante, nos grandes jogos principalmente devido a que existe mais espaço e é mais importante resguardar..contra o Trofense definitivamente nao..contra estas equipinhas irrita a falta de velocidade do Cesar...

Já agora has-de-me explicar, já que és um defensor tao acerrimo das qualidades do Cesar Peixoto que tipo de equilibrios ves que ele confere ao Braga...eu pessoalmente vejo mais das vezes Evaldo a levar com 2 adversarios dado que o craque nao acompanha o lateral...mais das vezes vejo Aguiar, vejo Vandinho, vejo Alan a cumprir seus papeis e o craque ainda a recuperar no seu passo de corrida caracteristico...

Nao se trata de embirraçao com quem que seja...se o Aguiar, se o Alan fizerem coisas erradas eu critico e nao é ninguem que me vai 'ensinar' a ver futebol...que o Cesar Peixoto nao tem profundidade de jogo para estes duelos nao tem e acho que isso até tu entendes...critiquei as mexidas de JJ pela conjuntura do jogo...porque achei que neste estilo de jogos precisamos muito mais de dois extremos do que apenas um..

Em 1º lugar o Matheus jogou maior parte do tempo na frente! Apenas jogou no meio campo no início da 2ª parte! E qto a diferença de apoio ao Evaldo entre o C.Peixoto e Matheus é significativa, se bem que o Matheus tenha vindo a melhorar ,muito nesse aspecto!
Depois dizes "De que nos vale ter um lateral esquerdo de bola para a frente, rápido como é o Evaldo se o raio do médio ala fica atrás e nao é capaz de fazer um centro, um dum sprint á linha..." diz me qtas vezes o Evaldo subiu com o Matheus a jogar a frente dele??? Qdo o Matheus joga lá, o Evaldo nem se atreve a subir e bem! Tem de equilibar a equipa para uma possível perca de bola!
A qualidade de posse de bola do Braga decresce muito com a saída do C.Peixoto, reparem na segurança que a equipa tem qdo é o C.Peixoto ou Alan a levar a bola, da que tem qdo é o Mossoro ou o Matheus! Reparem, Qdo são estes 2, os lateiras tem medo de subir, pk sabem que a qq momento perdemos a bola, são jogadores pouco consequentes, e no modelo do Braga, a segurança da posse de bola é importantíssimo!!! 
Falas das combinações Alan, J.Pereira, é verdade que fazem uma excelente dupla, e que causam muitos desequilíbrios, agora esqueces-te que é preciso equilibrar a equipa qdo perdemos a bola!!! 
Qto as movimentações do Renteria, tu dizes-me que é pela equipa não ter profundidade do lado esquerdo, eu digo-te que é para fugir as marcações... Não te esqueças que qdo o REnteria sai para uma ala, o 1 central vai com ele, logo o outro avançado ou fica no 1 pra 1 e tenta ficar em zona de finalização, ou esta no 1 pra 2 (central e trinco) e vai ao 1º poste (arrastando marcações com ele) abrindo espaços no 2º poste onde pode aparecer muitas vezes o Alan, novamente no 1 pra 1 com o lateral!!!
Caso o Braga jogasse com 2 alas, isto não era possível de fazer, mas é isto que nós somos bons, por isso é assim que devemos jogar!

Qto as qualidade do C.Peixoto, com certeza não é a velocidade nem a profundidade, mas sim a qualidade da posse de bola, qualidade de passe, criatividade, gestão de ritmos... Isto tudo junto dá um outro equilíbrio ao Braga, a equipa sem ele sofre, pk não sabe ter a bola, não sabe esperar com bola pelos apoios. Por exemplo o Matheus (alternativa directa), mal tem a bola só olha para a frente, mesmo que não tenha ninguém lá...  Qto ao aspecto de apoio ao Evaldo estas muito enganado, pk o jogador que mais o apoia a jogar a médio esquerdo é o C.Peixoto, se bem que o Mathues tem melhorado muito nesse aspecto, no entanto ainda não é o seu habitat.
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

JORGEXINA

Quote from: Pedro Ribeiro on 26 de April de 2009, 00:21
Quote from: Imbelloni on 25 de April de 2009, 23:53
Quote from: jorgexina on 25 de April de 2009, 00:02
Ganhamos!!! No final de contas é isso que interessa!!!

Golo merecido para o Alan, que tem sido dos melhores jogadores da época do Braga, no entanto, não deixa de ser irónico que tenha marcado precisamente no seu pior jogo com a camisola do S.C.Braga.

A vitoria foi mais que justa, fomos a única equipa a procurar ganhar o jogo (para variar...), com um adversário que jogou com o autocarro a frente da baliza. Esta vitoria deve-se essencialmente a vontade e raça dos nossos jogadores, pk em termos de jogo jogado estamos muito a baixo do que produzimos durante esta época. Há jogadores que se nota perfeitamente que já estão muito desgastados, em que só a sua vontade e raça conseguem disfarçar esse cansaço acumulado, refiro-me essencialmente a Alan, Evaldo, C.Peixoto e Renteria. Este são os jogadores mais desgastados que já não se lhes pode pedir o mesmo que à uns meses atrás.. Por outro lado temos jogadores como o Leonne a subir de forma, o Vandinho que continua ai pro que der e vier. Vandinho que pra mim foi o melhor em campo. C.Peixoto tb esteve muito bem, apesar de não dar muita profundidade, com a bola nós pés faz toda a diferença..

3 pontos importantíssimo que  coloca a pressão sobre o Nacional e tb o benfica. Que esta jornada vão ter 2 jogos complicados. Estou curioso para ver a resposta do Nacional após o afastamento da taça..

Vinha aqui dizer isto, mas já nao é necessario, subscrevo por baixo.

Queria apenas dizer mais uma coisa. Parece-me que so temos um modelo de jogo, ficando o Jorge Jesus no proximo ano espero ver durante um jogo a equipa a desdobrar-se de outra forma já temos um futebol muito previsivel. O cansaço fisico pode de facto ter algo a ver, no entanto parece-me pouco.

O problema não é só cansaço!

Jorge Jesus disse antes desta partida que o forte da nossa equipa é o ataque posicional. Concordo com o que disse... mas neste momento faltam-nos jogadores essenciais para esse modelo de jogo. Sem Meyong e sem Orlando falta quem saiba jogar de costas para a baliza (só Renteria o faz) e apareça na área a aproveitar os espaços que Renteria abre - frente ao Trofense, não foi nem uma nem duas vezes que o colombiano ganhou a linha mas ninguém apareceu ao primeiro poste a encostar (quantas vezes marcou assim Meyong?).

Quer Paulo César, quer Matheus ou mesmo Mossoró (nessa posição) ou Jorginho são jogadores de perfil diferente, de  progressão em drible, perigosos quando aparecem lançados de frente para a baliza mas incapazes de servirem de apoio/referência jogando de costas para ela - o que face ao nosso modelo de jogo é absolutamete necessário!

No jogo de ontem, a opção por Mossoró para dinamizador do jogo de ataque falhou por completo. Apesar da maior parte dos adeptos achar que Mossoró deve jogar na faixa central, não gosto de o ver nessa posição. Tem um futebol demasiado curto, não tem timing de passe e, obrigado a apoiar os restantes médios em trabalho defensivo, perde-se. Prefiro vê-lo em posições onde a sua maior qualidade (o 1x1) prevaleça - e neste sistema, só pode ser numa das alas ou, em última instância, à falta de outras opções, como um falso ponta-de-lança, em apoio directo a Renteria.

De todo o modo, mesmo as substituições operadas pouco trouxeram de novo... a não ser a de Stélvio! Este posicionou-se ao lado de Renteria e isso fez toda a diferença! Aumentou a nossa presença física na área - Renteria é um jogador que joga muitas vezes fora dela - e, coincidência ou não, acabámos por marcar em lance de alguma confusão, com muita gente a saltar na molhada e a bola a sobrar para Alan...

Resultado justo, numa exibição suada mas pouco inspirada. Em minha opinião, como disse, isso deve-se à falta de opções adequadas ao nosso modelo de jogo para ocupar o lugar de parceiro de Renteria na linha da frente - embora o cansaço acumulado de alguns jogadores seja evidente (maxime Evaldo). E não me parece que as coisas possam melhorar nesse aspecto até final de época. Mais uma vez repito o que já venho dizendo há muito: tenho imensa pena de que tenhamos emprestado Yazalde. Seria uma opção de extrema utilidade neste momento.

Os três pontos são importantíssimos e, caso Marítimo e sobretudo Leixões, não vençam podem ser decisivos para assegurar pelo menos o quinto lugar. Para as próximas partidas, creio que teremos idênticas dificuldades - embora esteja curioso em ver que tipo de atitude terão Rio Ave e Belenenses, a precisarem de pontos e a jogarem em casa...

Melhores em campo: César Peixoto e Vandinho. Eduardo com pouquíssimo trabalho mas decisivo. Jogos muito pobres de Evaldo e de Mossoró. Paulo César e Luís Aguiar, contudo, trouxeram pouco de novo...

Para mim a grande diferença é que o Meyong sabe exactamente qdo se deve dar a marcação (no bom sentido), sabe arrastar com ele 1 e por vezes 2 defensores com ele, abrindo espaços ou qd deve procurar zonas de finalização na antecipação. Ele sabe ler muito bem o jogo, e isso faz toda a diferença..

JCosta

Há ainda outra questão sobre o César peixoto.
Nos últimos jogos tem feito muitas recuperações de bola no ataque e com isso, não só evita contra-ataques como cria segundas vagas de ataque. Alguma vezes já com o adversário a subir e a descompor a defesa.
Isto acontece precisamente porque não vai à linha como um maluquinho e fica a segurar o meio campo. Certamente é esta a indicação de Jesus.
Reparem que a maioria dos contra-ataques que sofremos são pela nossa direita.
Saudinha... da boa.

JORGEXINA

Quote from: Karoglan on 26 de April de 2009, 16:08
Nos últimos jogos tem feito muitas recuperações de bola no ataque e com isso, não só evita contra-ataques como cria segundas vagas de ataque. Alguma vezes já com o adversário a subir e a descompor a defesa.
Isto acontece precisamente porque não vai à linha como um maluquinho e fica a segurar o meio campo. Certamente é esta a indicação de Jesus.

Exactamente..

easy_scb

Jorge, de certo que nao sou o unico a ver o passo de caracol com que ele recupera...de certo que nao sou o unico a ver que o Evaldo mais das vezes ve-se deparado com dois adversarios pela frente devido á falta de apoio do médio...mais dos jogos pode-se considerar o elo mais fraco da nossa defesa o Evaldo devido precisamente a isso: a falta de apoio do médio faz com que aquela ala seja permeavel...muito permeavel mesmo.

Falas de equilibrios na minha opiniao sem entender bem o que se passa numa equipa, a minha visao é esta, é aquilo que os 'magos' os iluminados do futebol referem: a equipa encontrar-se-á equilibrada se souber atacar. Ora isto pressupoe que ao se atacar da direita, o lado esquerdo contem-se...e vice-versa...com esta teoria a equipa nao se encontra nunca desiquilibrada dado que existem sempre 4 jogadores em situaçao defensiva (3+1). Pelo que dizes será impossivel tornar-nos a ver alas tipo Jorge Luiz-Vandinho-Wender sabendo que do outro lado tinhamos Abel-Joao Alves-Paulo Sergio (Jaime) só porque as equipas para ti tem de ser absolutamente coxas dado que se se ataca por um lado tem de se ter jogador-travao do outro..nao partilho definitivamente dessa opiniao.

Ainda acerca dos equilibrios e da tal teoria de atacar por uma ala fechando outra: temos uma equipa que em termos defensivos consegue ser consistente tendo apenas um trinco que ao fim ao cabo nem o é, como é possivel? Simples, a meio campo é suposto todos serem médios box-to-box no sentido de todos serem capazes de estarem presentes nos dois momentos do jogo...se em Braga tivessemos um ala esquerdo da mesma fibra que o Alan (tecnica, raça, força, velocidade) aí sim seriamos uma equipa avassaladora.

Com Matheus e Evaldo, o Evaldo subiu em progressao várias vezes no jogo, que eles nao tenham rotinas de jogo como existem na direita é outra conversa, mas que existe ali matéria para criar muito mais perigo do que se cria com o jogo molengao e pastoso do Peixoto existe...Nao vejo essa qualidade que referes, o Cesar deve ser o jogador que mais vezes perde a posse de bola, ora por dar mais um toque, ora por dar mais uma voltinha, ora por prender demasiado a bola que permite a aproximaçao dos adversarios...ele é o primeiro a desiquilibrar a equipa e mais uma vez refiro: irrita-me solenemente ver jogadores tipo Alan Vandinho Aguiar etc a correr em busca dos equilibrios a meio-campo e o craque ainda a recuperar no seu passo de corrida molengao..isto eu acho que toda a gente ve..

O Renteria cai na ala por falta de extremo ou estratégia?? Para mim é claramente falta de extremo...repara que falas no central a cair na marcaçao na ala...marcaçoes dessas raramente existem no futebol de agora...zona é a marcaçao praticada, o Renteria cai na ala pega nele o lateral simples...concordo que possa ser uma debilidade do nosso jogo que se torna numa qualidade nos jogos grandes devido ao espaço que existe, já contra estes Trofenses, Académicas etc julgo ser um absoluto disparate dado que estes jogos ganham-se jogando nas laterais, criarando ocasioes onde se ganha a linha de fundo..

JORGEXINA

Jorge, de certo que nao sou o unico a ver o passo de caracol com que ele recupera...de certo que nao sou o unico a ver que o Evaldo mais das vezes ve-se deparado com dois adversarios pela frente devido á falta de apoio do médio...mais dos jogos pode-se considerar o elo mais fraco da nossa defesa o Evaldo devido precisamente a isso: a falta de apoio do médio faz com que aquela ala seja permeavel...muito permeavel mesmo.

Discordo, acho que o C.Peixoto apoia bem o Evaldo, muito melhor que qq outra alternativa para o lado esquerdo do plantel! E não acho nada, nem coisa que se pareça que o nosso lado esquerdo seja o elo mais fraco a defender... Bem pelo contrário.
No entanto, qdo os lateiras adversários são rápidos, como foi exemplo contra o porto (fucile), reconheço que o C.Peixoto não tinha pernas para acompanhar, e que nos pode causar desequilíbrios. Mas normalmente ele compensa bem o seu défice de velocidade com o seu posicionamento, mas nem sempre é o suficiente como foi o caso. Mas normalmente é suficiente! 

Falas de equilibrios na minha opiniao sem entender bem o que se passa numa equipa, a minha visao é esta, é aquilo que os 'magos' os iluminados do futebol referem: a equipa encontrar-se-á equilibrada se souber atacar. Ora isto pressupoe que ao se atacar da direita, o lado esquerdo contem-se...e vice-versa...com esta teoria a equipa nao se encontra nunca desiquilibrada dado que existem sempre 4 jogadores em situaçao defensiva (3+1). Pelo que dizes será impossivel tornar-nos a ver alas tipo Jorge Luiz-Vandinho-Wender sabendo que do outro lado tinhamos Abel-Joao Alves-Paulo Sergio (Jaime) só porque as equipas para ti tem de ser absolutamente coxas dado que se se ataca por um lado tem de se ter jogador-travao do outro..nao partilho definitivamente dessa opiniao.

Não! Repara, a tua visão é que uma equipa tem de ser simétrica necessariamente, e eu não partilho dessa opinião! Não é absolutamente necessário! Referes a equipa de Jesualdo, mas nem mesmo essa era simétrica, as funções de Wender e relação ao outro extremo eram bem diferentes! Assim como dos 2 médios centros! Logo, tb ai, a equipa não era simétrica! Tb ai atacavam  muito mais e com maior profundidade pelo lado esquerdo! Agora é pelo direito!

Ainda acerca dos equilibrios e da tal teoria de atacar por uma ala fechando outra: temos uma equipa que em termos defensivos consegue ser consistente tendo apenas um trinco que ao fim ao cabo nem o é, como é possivel? Simples, a meio campo é suposto todos serem médios box-to-box no sentido de todos serem capazes de estarem presentes nos dois momentos do jogo...se em Braga tivessemos um ala esquerdo da mesma fibra que o Alan (tecnica, raça, força, velocidade) aí sim seriamos uma equipa avassaladora.

Pois, mas nós somos o Braga, não somo o Milan ou o Barca! Temos maiores restrições, e não sei onde vais arranjar outro Alan!!! O Alan é um jogador completíssimo, que consegue fazer ambas as coisas muito bem (profundidade vs contenção, gerir ritmos), mas é mesmo o único! E no entanto, não tem a mesma qualidade técnica (passe, remate) do C.Peixoto, mas sem dúvida que ter 2 Alan´s era fantástico... Mas não há!!!

Com Matheus e Evaldo, o Evaldo subiu em progressao várias vezes no jogo, que eles nao tenham rotinas de jogo como existem na direita é outra conversa, mas que existe ali matéria para criar muito mais perigo do que se cria com o jogo molengao e pastoso do Peixoto existe...Nao vejo essa qualidade que referes, o Cesar deve ser o jogador que mais vezes perde a posse de bola, ora por dar mais um toque, ora por dar mais uma voltinha, ora por prender demasiado a bola que permite a aproximaçao dos adversarios...ele é o primeiro a desiquilibrar a equipa e mais uma vez refiro: irrita-me solenemente ver jogadores tipo Alan Vandinho Aguiar etc a correr em busca dos equilibrios a meio-campo e o craque ainda a recuperar no seu passo de corrida molengao..isto eu acho que toda a gente ve..

Repara, o Alan tem capacidade de jogar em zonas exteriores, mas tb interiores, o Matheus não! Só exteriores! Ou seja, em situação de desvantagem ate pode ser interessante, no entanto, qdo for necessário encurtar espaços e jogar em zonas interiores o Matheus anda perdido! Além de que torna o jogo muito previsível e fácil de defender, pois o Matheus abre sempre, sempre na linha, e obriga o Evaldo, qdo sobe a subir por zonas interiores. Ao cotrairo da dupla Alan/J.Pereira que é muito mais imprevisível. O.K, vais me dizer que com C.Peixoto tb o é, ele sobe sempre em zonas interiores e o Evaldo a subir pela faixa, o que é verdade, mas não te esqueças que o nosso avançado descai sempre para a esquerda!!! O que faz toda a diferença!

O Renteria cai na ala por falta de extremo ou estratégia?? Para mim é claramente falta de extremo...repara que falas no central a cair na marcaçao na ala...marcaçoes dessas raramente existem no futebol de agora...zona é a marcaçao praticada, o Renteria cai na ala pega nele o lateral simples...concordo que possa ser uma debilidade do nosso jogo que se torna numa qualidade nos jogos grandes devido ao espaço que existe, já contra estes Trofenses, Académicas etc julgo ser um absoluto disparate dado que estes jogos ganham-se jogando nas laterais, criarando ocasioes onde se ganha a linha de fundo..[/color]

Para mim é claramente juntar o útil ao agradável!

repara que falas no central a cair na marcaçao na ala...marcaçoes dessas raramente existem no futebol de agora...zona é a marcaçao praticada, o Renteria cai na ala pega nele o lateral simples...

Qdo o lateral está lá, e qdo não está??? Tem de o ir dobrar! Mas mesmo que esteja, o central é sempre tentado a ir com ele! Sempre! Mesmo que não o marque em cima, vai cair mais para esse lado, vai ficar sempre entre ele e a baliza. Depois é uma questão de aproveitar os espaços criados, quer com o médio centro quer com o 2º avançado quer no 2º poste com o ala.

BRAGA FOREVER

O Nacional ganhou 2-1 ao Belenenses sem saber ler nem escrever!

Basta ler a apreciação final ao jogo minuto a minuto: http://www.maisfutebol.iol.pt/aovivo.php?param1=56360

Foram massacrados do 1º ao último minuto...sorte de camelos!! O Nacional joga à Grécia 2004!

Eu sei que há quem goste deste tipo de futebol,mas para mim se o futebol fosse sempre assim...abandonava já hoje o gosto total,e definitivo à modalidade.

Mas a justiça ainda vai ser feita...

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

BRAGA FOREVER

S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

easy_scb

Jorge falo em termos de simetria nas opçoes que detemos ao longo do jogo nao em termos tacticos. A este Braga parece-me sempre que para criar perigo tem que se apostar no ataque pelo flanco direito dado que o esquerdo emperra. A equipa que citei era boa nisso, eramos perigosos a atacar quer pela esquerda quer pela direita...havia um nivel superior da ala esquerda é certo mas o flanco direito nao era um 'pé-cego' e quando a equipa atacava por lá criava na mesma perigos para os adversarios...isso nao acontece no Braga de jogo...perigo acontece invariavelmente do flanco direito onde Alan e Joao Pereira conseguem ser jogadores que apostam em situaçoes 1x2, toca e desmarca...Na esquerda nada disso acontece, Peixoto resguarda-se sempre!!!!!! Se Evaldo avança Peixoto fecha...porque pergunto eu?? Porque é que na direita é permitido quer ao ala quer ao lateral que vao á linha e na esquerda nao? É disto que eu falo, é um facto somos uma equipa coxa com aquele jogador em campo..

Nao sou de certo o unico a ver as vezes em que Evaldo se ve desamparado...dou por mim a pensar como é que o Peixoto era lateral e agora nao consegue simplesmente acompanhar um lateral adversario...mas isso é um caso a ter atençao nos proximos jogos e depois de ver o que realmente ele faz em campo em termos defensivos trazer á baila esta discussao da sua utilidade se quiseres.

Nao importa que clube somos, qual é o nome do nosso clube...o que importa é que num Braga Trofense temos as mesmas obrigaçoes de um Milan contra um Reggina: GANHAR!! Nao revejo as tais obrigaçoes defensivas de que falas...equilibrar a equipa sim sem duvida, mas nao com aquele jogador que nao é capaz de dinamizar em nada todo um flanco. Volto a referir, este modelo é de loucos!!! Pensar no Braga com 4 médios sendo 3 médios ofensivos, um que vinha fazendo carreira como area a area e mesmo assim sofrer poucos golos é genial e só possivel quando todos os 4 defendem e atacam, mas volto a dizer: com um jogador diferente do Cesar peixoto seriamos uma equipa ainda melhor...

Dizer que nao existe no mercado outro jogador como Alan é um absurdo e explico-te porque: Alan é excelente nestas tarefas pois com Cajuda fez jogos a extremo com olho na situaçao defensiva da equipa (tal qual como Cajuda fez cá em Braga a Luis Filipe e a Riva), ora isso praticamente todos os médios ala das equipas mais pequenas o fazem. A Naval a Académica o Trofense vem jogar a Braga como? Com os seus médios a acompanhar as descidas dos nossos laterais para que nao consigam em posse criar problemas e situaçoes 1x2...jogadores com inteligencia há por aí, jogadores com sentido tactico há também por aí...é preciso é sabe-los trabalhar em funçao do que precisamos..

O ponto central desta minha discussao é que nao revejo utilidade ao Cesar peixoto contra estas equipas fechadinhas...nao vejo o seu potencial quer em termos ofensivos onde no meio melhora claramente mas na esquerda torna-se menos um..

Evaldo e Matheus nao tem rotinas isso sim...basta treinar combinaçoes para corrigir as coisas que referiste. Mas repara que mesmo com o jogo exterior do Matheus era possivel criar perigo dadas as vezes que Evaldo consegue aparecer embalado e tenta a linha de fundo

Acerca do assunto do Renteria: o lateral está onde entao?? Se o seu opositor directo em termos teóricos (Cesar Peixoto) está a meio campo e nao força a linha...tinha cabimento pensar no Renteria cair na linha se lá estivesse o extremo e fosse possivel confundir marcaçoes (se o lateral estivesse em situaçao de 1 para um com o extremo ai sim o central acompanhava o avançado)...mas da forma como se verifica esta nuance apenas é uma mudança de tactica...nada de especial dado que o adversario continua equilibrado..

Little_Devil

Quote from: BRAGA FOREVER on 26 de April de 2009, 18:07
O Nacional ganhou 2-1 ao Belenenses sem saber ler nem escrever!

Basta ler a apreciação final ao jogo minuto a minuto: http://www.maisfutebol.iol.pt/aovivo.php?param1=56360

Foram massacrados do 1º ao último minuto...sorte de camelos!! O Nacional joga à Grécia 2004!

Eu sei que há quem goste deste tipo de futebol,mas para mim se o futebol fosse sempre assim...abandonava já hoje o gosto total,e definitivo à modalidade.

Mas a justiça ainda vai ser feita...

Eventualmente eles acabarão por cair.E vai começar já na próxima jornada.
;D ;D

JORGEXINA

Quote from: isi_scb on 26 de April de 2009, 18:18

Acerca do assunto do Renteria: o lateral está onde entao?? Se o seu opositor directo em termos teóricos (Cesar Peixoto) está a meio campo e nao força a linha...tinha cabimento pensar no Renteria cair na linha se lá estivesse o extremo e fosse possivel confundir marcaçoes (se o lateral estivesse em situaçao de 1 para um com o extremo ai sim o central acompanhava o avançado)...mas da forma como se verifica esta nuance apenas é uma mudança de tactica...nada de especial dado que o adversario continua equilibrado..

O lateral sobe! Com o não forçar do C.Peixoto o lateral sente-se mais a vontade para subir...
O objectivo é mesmo esse, não estar lá ninguém para depois aparecer lá o Renteria, a qdo recuperamos a bola. Repara o que o REnteria faz a partir do momento em que perdemos a bola é, em 1º lugar pressiona, qdo a bola passa a para o meio campo ou ataque, o Renteria tenta procurar os espaços vazios para qdo recuperar-mos o termos sempre linhas de passe. Quer em jogo directo, quer em passe curto. Normalmente ou é nas costas do lateral ou é entre linhas. Isto nas saídas para o ataque.

Em relação ao ataque continuado, qdo ele flete para a ala, o central tem sempre a tendência para ir com ele, tal como disse em cima, ate pode não ser para o marcar em cima, mas vai ficar sempre entre ele e a baliza. Abre sempre espaços. E mesmo assim é um perigo, pk o Renteria é muito possante e não estou a ver muitos laterais a conseguir segurar nele! Logo tem sempre o apoio do central. E isso abre espaços noutro lado!

easy_scb

Quote from: jorgexina on 26 de April de 2009, 18:30
Quote from: isi_scb on 26 de April de 2009, 18:18

O lateral sobe! Com o não forçar do C.Peixoto o lateral sente-se mais a vontade para subir...
O objectivo é mesmo esse, não estar lá ninguém para depois aparecer lá o Renteria, a qdo recuperamos a bola. Repara o que o REnteria faz a partir do momento em que perdemos a bola é, em 1º lugar pressiona, qdo a bola passa a para o meio campo ou ataque, o Renteria tenta procurar os espaços vazios para qdo recuperar-mos o termos sempre linhas de passe. Quer em jogo directo, quer em passe curto. Normalmente ou é nas costas do lateral ou é entre linhas. Isto nas saídas para o ataque.

Em relação ao ataque continuado, qdo ele flete para a ala, o central tem sempre a tendência para ir com ele, tal como disse em cima, ate pode não ser para o marcar em cima, mas vai ficar sempre entre ele e a baliza. Abre sempre espaços. E mesmo assim é um perigo, pk o Renteria é muito possante e não estou a ver muitos laterais a conseguir segurar nele! Logo tem sempre o apoio do central. E isso abre espaços noutro lado!

Eu falava no nosso momento ofensivo, e aí é mesmo muito raro apanhar o lateral do Trofense, da Académica, da Naval em contrapé..

PAF

Quote from: Karoglan on 26 de April de 2009, 16:08

Ele não vai á linha porque simplesmente é o jogador mais lento do campeonato.. unicamente por isso, e não tem capacidade para desiquilibrar, não porque esteja a proteger o meio campo para o contra ataque ou outro motivo qualquer. Se ele não apoia o  ataque quem vai apoiar?
Ele recupera algumas bolas? è capaz de ser verdade, mas é também verdade que é dos que mais perde, motivo pelo qual em muitos jogos foi assobiado, perdia a bola e não corria a trás dela! Verdade seja dita nos ultimos tempos perde mas demonstra mais vontade de a recuperar.
Ele não é um não é um bom extremo, bem pelo contrário! Não é um bom número 10! Ou seja anda por ali!
Em jogos como o de 6ªf são os ideias para o Peixoto, anda lá com a bola  e ninguém o "chateia" simplesmente porque o trofense esperava á entrada da área com 10, e ele tem o espaço que quer, mas o que ele faz com esse espaço? Que desiquilibrios cria? Ele como o Alan deveria ser o principal apoio ao avançado, e durante toda a época quantas vezes isso aconteceu?
O Mateus não tem mostrado muito? O que queriam de um jogador que joga a espaços 10minutos, em alguns meses nem um minuto fez! Enquanto outros jogam sempre por vezes os 90minutos mesmo arrastando-se!
Dizem que se o JJ não prescinde do Peixoto é porque é importante, também não prescinde do Renteria e é o que se vê... uma nulidade praí em 90% dos jogos desta época!
Não gosto do Peixoto obviamente, mas se o treinador o põe é porque vê nele algo que eu nunca vi desde que está em Braga e o que eu quero é que o Braga ganha com ele ou sem ele.

Quanto ao jogo com o Trofense, foi mais um muito complicado, penso que por culpa do Braga que ainda não aprendeu a jogar contra estas equipas, não arranja soluções para ultrapassar as defesas compactas, e só mesmo de bola parada podia surgir o golo, curiosamente num canto marcado pelo Renteria(se calhar é esse o papel dele e ainda não descobriu)...
O Braga joga com o trofense da mesma forma como joga com o Porto ou SLB, o meio campo do Braga recupera facilmente todas as bolas, já que tem 6/7 homens para marcar 3/4 que tentar sair em contra ataque, fica prai com 60/70% posse bola mas sem consequencias praticamente nenhumas.
Este é um problema que JJ tem que resolver para a proxima época, já que esta está praticamente resolvida!

RB_grp006

Quote from: lezani on 26 de April de 2009, 00:13
Quote from: RB_grp006 on 25 de April de 2009, 16:53
Quote from: lezani on 24 de April de 2009, 23:49
Quote from: RB_grp006 on 24 de April de 2009, 23:12
Quote from: marmir on 24 de April de 2009, 22:56
Braguistas, esta foi uma vitoria dificil. contra os ENORMES como o BRAGA todos fazem uma ferrolhada.
O que me deixou preocupado foi ver o ''papa'' na bancada, acho que se esta a fazer de muito amiguinho so espero que nao nos aconte-ca o que aconteceu ao Boavista, Salgueiros e a outras equipas que o deixaram chegar muito perto e quando se quizeram ver livres dele acabaram na segunda ou mesmo por desaparecer. muito cuidado com este intruso........ Braga sera campeao sem estas aliancas traicoeiras......... em frente Braga

ora aqui está uma grande verdade, já começa a meter nojo esta amizade o lugar do papa é na cadeia e não na tribuna do nosso estádio a comer e a beber de borla.

Quanto ao jogo só enho a dizer que equipas como esta do Trofense e como muitas outros que jogam para o pontinho, merecem morrer na praia como aconteceu hoje, finalmente tivemos um pouco se sorte apesar dos nossos jogadores continuarem uns azelhas na hora da finalização. Melhor em campo ALAN o Cesar peixoto tambem esteve bem

Continuo a ter que dizer que os lampioes encapuçados têm dificuldadess.. mesmo admitindo que tenham aberto os olhos e passado a ser braguistas. Já agora não me lembro de grandes amizades Boavista- Pápa

ó meu amigo vai chamar lampião ao *****... secalhar também tens uma costela tripeira e gostas de ver o papa na bancada

como diria o outro " Braguistas como eu podem alguns, mas mais que eu não ha nenhum",

um gajo agora já nao pode ter uma opinião que é logo acusado de ser isto e aquilo é por isso que cada vez menos escrevo neste forum...enfim

Ouve lá!!! Ainda não devias ser nascido e já eu era braguista! sócio atleta durante 9 anos!!!!! Mete-me é nojo ler criticas só por ser o pinto da costa... e não é pela pseudo costela é por ter passado anos e anos a ter que aturar palmas aos golos dos lampioes em pleno 1º de maio!!!!! e a mim o q me interessa é que se façam bons negocios para o braga e o que é verdade é que os últimos negocios com o porto têm sido bons para o braga já os feitos com os lamps é melhor nem lembrar... e agradecia que não usasses palavrões...

a grande diferença é tal como tu não gostava de aturar palmas dos lampioes tal como agora não estou para aturar estas pseudo alianças com os tripeiros, andamos constantemente a criticar os  grandes e no fim andamos colados a eles. O Braga que ganhe na ultima jornada ao Porto e isto que custe o titulo aos tripeiros aí vais ver como vai parar a amizade. No ano passado o Guimarães tambem estava aliado ao Porto e bastou o presidente dos espanhois defender os interesses do seu clube para o Pintinho fazer o que fez...

Para mim Porto, Benfica e Sporting estão todos no mesmo saco, quanto ao meu Braguismo não o vou discutir contigo e quanto ao facto de teres sido atleta do Braga durante 9 anos parabens, mas isso vale o que vale

Legião

Ganhamos bem, penso que poderia ter sido mais fácil se uma das  muitas oportunidades que criamos entra-se mais cedo. Lembro-me de um remate por exemplo do César Peixoto na primeira parte que o Marco respondeu com uma boa defesa.

Agora é concentrar forças para a dificil deslucação a Vila do Conde. Numa jornada  em que jogam o Naciobal vs Benfica ou seja se ganharmos vai ser muito proveitosa para nós.

Força Gverreiros!
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva