News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado de verão 2009/2010

Started by Braga Winner, 30 de March de 2009, 10:40

Previous topic - Next topic

José Soares

Quote from: Karoglan on 22 de July de 2009, 23:42
Sem resistir a bater no ceguinho.
Se tivesse jogado o Peixoto a conversa era outra.

Se calhar era tudo ainda mais lento. Faltou rapidez e não é o César Peixoto que a vai trazer. E também faltaram os passes de Luis Aguiar...Aqui é que não sei onde poderá estar a solução. Em Possebon? Oxalá.

krugger

Quote from: José Soares on 23 de July de 2009, 18:31
Quote from: Karoglan on 22 de July de 2009, 23:42
Sem resistir a bater no ceguinho.
Se tivesse jogado o Peixoto a conversa era outra.

Se calhar era tudo ainda mais lento. Faltou rapidez e não é o César Peixoto que a vai trazer. E também faltaram os passes de Luis Aguiar...Aqui é que não sei onde poderá estar a solução. Em Possebon? Oxalá.

O Cesar Peixoto é o unico jogador que pode fazer aquele meio campo funcionar naquela tactiva, acredita, se ele sair e se o Domingos teimar em jogar daquela forma esta epoca não vai ser nada agradavel a nivel de espectaculo no campo, e em termos de resultados a ver vamos....

Nunca tive as expectativas la no alto, mas saí do estadio com a sencação de que era a primeira vez k aqueles jogadores estavam a jogar juntos, tal era a confusão que havia em campo, mas analisando bem, começamos com 10 jogadores k transitaram do ano passado, só o Fernando Alexandre é novo.

Mas voltando ao CP, eu tb sou daqueles que acredito que as pessoas vão dar o seu devido valor quando ele sair.....

José Soares

Volto a perguntar, onde está o substituto do Luís Aguiar. Se Peña não serve (parece outro Baylon e talvez também nunca o vejamos jogar) é claro que falta aqui uma peça fundamental (para mim foi o jogador fundamental em muitos dos jogos da época passada). Se não vier a ter substituto à altura estamos óbviamente mais fracos.

Olho Vivo

#2363
Quote from: José Soares on 24 de July de 2009, 12:39
Volto a perguntar, onde está o substituto do Luís Aguiar. Se Peña não serve (parece outro Baylon e talvez também nunca o vejamos jogar) é claro que falta aqui uma peça fundamental (para mim foi o jogador fundamental em muitos dos jogos da época passada). Se não vier a ter substituto à altura estamos óbviamente mais fracos.


Embora o sistema de jogo escolhido por Domingos seja diverso do que usámos na temporada passada, creio que Luís Aguiar mostrou que tinha capacidade para desempenhar as funções de "interior"  no 4-3-3 de Domingos – um pouco como Lucho fazia no Porto de Jesualdo. Neste plantel, com essas características e com perfil para coordenar o futebol ataante da equipa desde uma posição mais central do terreno, só temos César Peixoto - por muito que muita gente não goste dele. Não sei - porque não o vi assim tantas vezes a jogar - se porventuara Rodrigo Possebon o poderia fazer, mas julgo que não. Quem eu acho que não o faz de certeza é Mossoró... ou Kalaba ou Peña, que me parecem jogadores para actuar em terrenos bem mais adiantados.

Há evidentemente uma alternativa que é implementar um modelo de jogo que abdique de um jogador com essas características e potencie as características daqueles três jogadores, abandonando o triângulo invertido a meio-campo e jogando com um pivot do ataque jogando (bem) mais próximo do ponta-de-lança – apostando no 4-2-3-1 (já que a ideia de jogar com dois avançados parece estar posta de parte). Pessoalmente não gosto muito de ver as equipas jogarem nesse sistema – mas é este que se deve adaptar ao plantel disponível e não o contrário e portanto...

O 4-2-3-1 será um pouco mais exigente para os alas – mas, sobretudo com Alan e D.Valente, penso que temos alas com capacidade de trabalho para apoiar o meio-campo e libertar um pouco mais o homem  que desempenhará o papel de pivot do ataque. É também essencial que os dois homens mais defensivos não sejam dois "trincos", optando por um homem de transição no apoio a um outro homem mais posicional: Rodrigo Possebon e César Peixoto como homens de transição, Vandinho e Fernando Alexandre (e Madrid?) como "trincos". Recordo que César Peixoto até já foi testado nessas funções por M. Machado.

Penso que neste momento não podemos pensar em mais aquisições mas em rentabilizar o plantel que temos. As opções tácticas têm de se adaptar ao que existe. De qualquer forma, seria sempre muito difícil encontrar um substituto à altura de um dos melhores jogadores da Liga passada. Nem é todos os dias que um clube como o nosso consegue aceder a um jogador da categoria de Luís Aguiar...

pparaiso

Quote from: Pedro Ribeiro on 24 de July de 2009, 12:59
Quote from: José Soares on 24 de July de 2009, 12:39
Volto a perguntar, onde está o substituto do Luís Aguiar. Se Peña não serve (parece outro Baylon e talvez também nunca o vejamos jogar) é claro que falta aqui uma peça fundamental (para mim foi o jogador fundamental em muitos dos jogos da época passada). Se não vier a ter substituto à altura estamos óbviamente mais fracos.


Embora o sistema de jogo escolhido por Domingos seja diverso do que usámos na temporada passada, creio que Luís Aguiar mostrou que tinha capacidade para desempenhar as funções de "interior"  no 4-3-3 de Domingos – um pouco como Lucho fazia no Porto de Jesualdo. Neste plantel, com essas características e com perfil para coordenar o futebol ataante da equipa desde uma posição mais central do terreno, só temos César Peixoto - por muito que muita gente não goste dele. Não sei - porque não o vi assim tantas vezes a jogar - se porventuara Rodrigo Possebon o poderia fazer, mas julgo que não. Quem eu acho que não o faz de certeza é Mossoró... ou Kalaba ou Peña, que me parecem jogadores para actuar em terrenos bem mais adiantados.

Há evidentemente uma alternativa que é implementar um modelo de jogo que abdique de um jogador com essas características e potencie as características daqueles três jogadores, abandonando o triângulo invertido a meio-campo e jogando com um pivot do ataque jogando (bem) mais próximo do ponta-de-lança – apostando no 4-2-3-1 (já que a ideia de jogar com dois avançados parece estar posta de parte). Pessoalmente não gosto muito de ver as equipas jogarem nesse sistema – mas é este que se deve adaptar ao plantel disponível e não o contrário e portanto...

O 4-2-3-1 será um pouco mais exigente para os alas – mas, sobretudo com Alan e D.Valente, penso que temos alas com capacidade de trabalho para apoiar o meio-campo e libertar um pouco mais o homem  que desempenhará o papel de pivot do ataque. É também essencial que os dois homens mais defensivos não sejam dois "trincos", optando por um homem de transição no apoio a um outro homem mais posicional: Rodrigo Possebon e César Peixoto como homens de transição, Vandinho e Fernando Alexandre (e Madrid?) como "trincos". Recordo que César Peixoto até já foi testado nessas funções por M. Machado.

Penso que neste momento não podemos pensar em mais aquisições mas em rentabilizar o plantel que temos. As opções tácticas têm de se adaptar ao que existe. De qualquer forma, seria sempre muito difícil encontrar um substituto à altura de um dos melhores jogadores da Liga passada. Nem é todos os dias que um clube como o nosso consegue aceder a um jogador da categoria de Luís Aguiar...


Considerando aquilo que me foi dado a observar no jogo com o Twente, parece-me que o nosso 4-3-3 não será absolutamente simétrico no que aos homens de transição diz respeito. Assim, parece-me que é um misto de um 4-3-3 com um 4-2-3-1 onde jogamos com um trinco, um homem de transição que apoia de mais perto o trinco e um homem com maior liberdade para a construção de jogo.

Não te parece Pedro, e a fazer fé que são estas as ideias de Domingos, a nível de sistema de jogo, que seria mais proveitoso, como disse num post anterior, jogar com Vandinho na chamada posição 8, remetendo Fernando Alexandre e Madrid para a posição (trinco)para a qual as suas características apontam?

Vejo a nossa equipa de este ano evoluir para uma equipa à imagem de Jesualdo em Braga, com Vandinho a interior direito permitindo as subidas de João Pereira...

Arsenalista

#2365
Penso que temos plantel para jogar em vários modelos de jogo. Para além do 4x2x3x1 bem exemplificado pelo forista Pedro Ribeiro, penso que tb temos jogadores para desempenhar um modelo 4x3x3 com um meio campo com um trinco e dois interiores sem o recurso ao chamado nr. 10. Temos pelo menos dois trincos com capacidade de desempenhar a função do médio mais recuado, Vandinho e Fernando Alexandre, e dois médios interiores, mais ofensivos que já desempenharam essas funções na época transcacta Cesar Peixoto na esquerda e Alan na direita, restando depois preencher as posições de extremos com as opções Matheus e Diogo Valente para a esquerda, sendo que para o lado direito será mais complicado já apenas encontraremos opções de recurso como Paulo Cesar, Jorginho ou até Alan.

Embora seja menos provavel tambem poderia ser equacionavel o modelo utilizado na época transacta pelo JJ, recorrendo aos já referidos interiores Peixoto e Alan mais um pivot ofensivo como Mossoro ou Kalaba, e 2 pontas de lança um mais fixo Linz ou Meyong e outro mais móvel como Paulo Cesar, Yazalde ou até Matheus.

De qualquer forma penso que o modelo que melhor se adapta ao nosso plantel será sempre o 4x2x3x1, fazendo uso das capacidades dos nossos numeros 10, como Mossoro, Kalaba ou Pena, mas tudo depende do adversário e dos acontecimentos no desenrrolar da época como lesões...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

Olho Vivo

Quote from: pparaiso on 24 de July de 2009, 14:30
Considerando aquilo que me foi dado a observar no jogo com o Twente, parece-me que o nosso 4-3-3 não será absolutamente simétrico no que aos homens de transição diz respeito. Assim, parece-me que é um misto de um 4-3-3 com um 4-2-3-1 onde jogamos com um trinco, um homem de transição que apoia de mais perto o trinco e um homem com maior liberdade para a construção de jogo.

Não te parece Pedro, e a fazer fé que são estas as ideias de Domingos, a nível de sistema de jogo, que seria mais proveitoso, como disse num post anterior, jogar com Vandinho na chamada posição 8, remetendo Fernando Alexandre e Madrid para a posição (trinco)para a qual as suas características apontam?

Vejo a nossa equipa de este ano evoluir para uma equipa à imagem de Jesualdo em Braga, com Vandinho a interior direito permitindo as subidas de João Pereira...

Tenho de repetir, antes de mais, que não vi o jogo da passada terça-feira e portanto estou a comentar com base nos relatos que li e no que conheço dos jogadores do plantel...

Quanto à hipótese de Vandinho regressar à sua posição de origem... francamente, eu creio que uma das razões para a grande subida de rendimento de Vandinho na temporada passada foi, para além do trabalho táctico que com ele teve Jesus (surpreendente!), a menor exigência física das novas funções. Não quero dizer que ele corra pouco... mas terminaram as correrias defesa-ataque-defesa que sempre o caracterizaram e o tornavam num verdadeiro "box-to-box". Na temporada passada, isso deixou de lhe ser pedido. Embora a sua esfera de acção se estendesse a toda a largura de terreno, as exigências a nível posicional cresceram, deixando as tarefas de estender o jogo até à baliza adversária aos restantes médios (ofensivos).

Tenho sérias dúvidas de que seja possível a Vandinho regressar às anteriores funções com o rendimento que outrora teve. Recordo o rendimento de Vandinho há duas épocas atrás... Talvez essa quebra não tenha sido apenas ditada por razões de ordem física, mas estou convencido de que explicam parte desse menor rendimento...

Se a ideia é reproduzir as ideias de Jesualdo em Braga, temos dois problemas:

1. Precisamos de um jogador que pense e paute o jogo, que saiba acelerar ou "travar" o jogo, que saiba alternar o jogo curto com o jogo longo. Era essa a função de João Alves e depois Hugo Leal no Bragade Jesualdo (ou de Lucho no seu Porto). Apenas temos um jogador com esse perfil – Peixoto – com a ressalva de que não estou seguro de que Possebon não o possa também fazer. Mas uma coisa é certa: nesse modelo Mossoró, Kalaba e Peña não têm lugar no meio-campo e apenas poderão jogar como adaptações numa das alas! Não parece um desperdício de recursos!?

2. Com esse 4-3-3, é preciso que um dos alas tenha capacidade de surgir na área – de outra forma a equipa terá muito pouca presença na zona de finalização e votará ao abandono o seu ponta-de-lança. Não é por acaso que Jesualdo joga por norma com um falso extremo numa das alas (e.g., Hulk ou Lisandro, alternando um com o outro, na temporada passada). Os nossos alas (pelo menos aqueles que aparentam estar mais próximo da titularidade, Alan e D.Valente) não têm essa capacidade de surgir em diagonais, no apoio ao ponta-de-lança. São demasiado... alas!

Há no entanto algo que não consigo entender – e isso com a amioria dos técnicos portugueses. Se há um trabalho feito de acordo com um modelo de jogo consolidado, se há um sistema preferencial assimilado e com resultados e qualidade futebolística, porquê deitar tudo fora e começar do zero arriscando um período de adaptação táctica que pode trazer custos a nível de resultados, pelo menos numa primeira fase? Confesso que não consigo entender, embora não fosse nada que não esperasse, como na altura da contratação do novo técnico disse. Poucos treinadores haveria disponíveis que colocassem a hipótese de replicar o modelo de jogo da temporada passada - ou pelo menos de partir dessa base. Todos dizem que os sistemas (e os modelos) se devem adaptar aos plantéis... mas depois na prática acontece o inverso...

Esperemos que tudo corra pelo melhor e passemos este período de adaptação táctica incólumes...

papapremios

Um off-topic que é um bocadinho in-topic ;D:

O Luís Aguiar está encostado no Dínamo de Moscovo, não fez ainda qualquer jogo oficial pelos russos e nem sequer foi inscrito nesta eliminatória da Champions, em que vão defrontar o Celtic! E, pelo que li, não há notícia de qualquer lesão do uruguaio (e, diga-se, ele também não mostrou ser muito dado a lesões)! No site do Dínamo apenas referiam a participação dele num jogo contra a 2ª equipa do Dínamo, no dia 4 de Julho, em que diziam que, devido às férias
prolongadas, o LA22 estava em baixo de forma, tendo apenas aguentado meia parte. Mas como já estamos no fim do mês, e conhecendo-o como o conhecemos, acredito que a forma já estará recuperada...
Ainda é cedo para fazer uma avaliação correcta, mas, infelizmente, parece-me que o Luís vai ter a vida dificultada na Rússia, como quase todos os que saíram de Portugal tiveram (excepção feita ao Danny, o único que se adaptou)!  :(
É uma pena, primeiro porque o Luís Aguiar, como muitos aqui disseram, merecia muito mais do que um Dínamo de Moscovo e segundo porque nos faz alguma falta, seja qual for o esquema em que joguemos!  :-\

Bvna

Quote from: papapremios on 24 de July de 2009, 15:49
Um off-topic que é um bocadinho in-topic ;D:

O Luís Aguiar está encostado no Dínamo de Moscovo, não fez ainda qualquer jogo oficial pelos russos e nem sequer foi inscrito nesta eliminatória da Champions, em que vão defrontar o Celtic! E, pelo que li, não há notícia de qualquer lesão do uruguaio (e, diga-se, ele também não mostrou ser muito dado a lesões)! No site do Dínamo apenas referiam a participação dele num jogo contra a 2ª equipa do Dínamo, no dia 4 de Julho, em que diziam que, devido às férias
prolongadas, o LA22 estava em baixo de forma, tendo apenas aguentado meia parte. Mas como já estamos no fim do mês, e conhecendo-o como o conhecemos, acredito que a forma já estará recuperada...
Ainda é cedo para fazer uma avaliação correcta, mas, infelizmente, parece-me que o Luís vai ter a vida dificultada na Rússia, como quase todos os que saíram de Portugal tiveram (excepção feita ao Danny, o único que se adaptou)!  :(
É uma pena, primeiro porque o Luís Aguiar, como muitos aqui disseram, merecia muito mais do que um Dínamo de Moscovo e segundo porque nos faz alguma falta, seja qual for o esquema em que joguemos!  :-\

É pedi-lo emprestado em Dezembro  ;D

Jazzdevill

Quote from: Pedro Ribeiro on 24 de July de 2009, 15:13
Quote from: pparaiso on 24 de July de 2009, 14:30
Considerando aquilo que me foi dado a observar no jogo com o Twente, parece-me que o nosso 4-3-3 não será absolutamente simétrico no que aos homens de transição diz respeito. Assim, parece-me que é um misto de um 4-3-3 com um 4-2-3-1 onde jogamos com um trinco, um homem de transição que apoia de mais perto o trinco e um homem com maior liberdade para a construção de jogo.

Não te parece Pedro, e a fazer fé que são estas as ideias de Domingos, a nível de sistema de jogo, que seria mais proveitoso, como disse num post anterior, jogar com Vandinho na chamada posição 8, remetendo Fernando Alexandre e Madrid para a posição (trinco)para a qual as suas características apontam?

Vejo a nossa equipa de este ano evoluir para uma equipa à imagem de Jesualdo em Braga, com Vandinho a interior direito permitindo as subidas de João Pereira...

Tenho de repetir, antes de mais, que não vi o jogo da passada terça-feira e portanto estou a comentar com base nos relatos que li e no que conheço dos jogadores do plantel...

Quanto à hipótese de Vandinho regressar à sua posição de origem... francamente, eu creio que uma das razões para a grande subida de rendimento de Vandinho na temporada passada foi, para além do trabalho táctico que com ele teve Jesus (surpreendente!), a menor exigência física das novas funções. Não quero dizer que ele corra pouco... mas terminaram as correrias defesa-ataque-defesa que sempre o caracterizaram e o tornavam num verdadeiro "box-to-box". Na temporada passada, isso deixou de lhe ser pedido. Embora a sua esfera de acção se estendesse a toda a largura de terreno, as exigências a nível posicional cresceram, deixando as tarefas de estender o jogo até à baliza adversária aos restantes médios (ofensivos).

Tenho sérias dúvidas de que seja possível a Vandinho regressar às anteriores funções com o rendimento que outrora teve. Recordo o rendimento de Vandinho há duas épocas atrás... Talvez essa quebra não tenha sido apenas ditada por razões de ordem física, mas estou convencido de que explicam parte desse menor rendimento...

Se a ideia é reproduzir as ideias de Jesualdo em Braga, temos dois problemas:

1. Precisamos de um jogador que pense e paute o jogo, que saiba acelerar ou "travar" o jogo, que saiba alternar o jogo curto com o jogo longo. Era essa a função de João Alves e depois Hugo Leal no Bragade Jesualdo (ou de Lucho no seu Porto). Apenas temos um jogador com esse perfil – Peixoto – com a ressalva de que não estou seguro de que Possebon não o possa também fazer. Mas uma coisa é certa: nesse modelo Mossoró, Kalaba e Peña não têm lugar no meio-campo e apenas poderão jogar como adaptações numa das alas! Não parece um desperdício de recursos!?

2. Com esse 4-3-3, é preciso que um dos alas tenha capacidade de surgir na área – de outra forma a equipa terá muito pouca presença na zona de finalização e votará ao abandono o seu ponta-de-lança. Não é por acaso que Jesualdo joga por norma com um falso extremo numa das alas (e.g., Hulk ou Lisandro, alternando um com o outro, na temporada passada). Os nossos alas (pelo menos aqueles que aparentam estar mais próximo da titularidade, Alan e D.Valente) não têm essa capacidade de surgir em diagonais, no apoio ao ponta-de-lança. São demasiado... alas!

Há no entanto algo que não consigo entender – e isso com a amioria dos técnicos portugueses. Se há um trabalho feito de acordo com um modelo de jogo consolidado, se há um sistema preferencial assimilado e com resultados e qualidade futebolística, porquê deitar tudo fora e começar do zero arriscando um período de adaptação táctica que pode trazer custos a nível de resultados, pelo menos numa primeira fase? Confesso que não consigo entender, embora não fosse nada que não esperasse, como na altura da contratação do novo técnico disse. Poucos treinadores haveria disponíveis que colocassem a hipótese de replicar o modelo de jogo da temporada passada - ou pelo menos de partir dessa base. Todos dizem que os sistemas (e os modelos) se devem adaptar aos plantéis... mas depois na prática acontece o inverso...

Esperemos que tudo corra pelo melhor e passemos este período de adaptação táctica incólumes...

Ora aqui está o verdadeiro problema! Do jogo de terça, sobraram-me precisamente essas ideias. Porquê jogar com Vandinho a trinco e F. Alexandre à sua frente? F. Alexandre pareceu-me bastante bom naquele estilo mais físico mas não é definitivamente um médio de transição. A sua posição mais natural é à frente da defesa, o que lhe sobra em capacidade física, altura e poder de choque falta-lhe em capacidade de pautar o jogo e ser o primeiro organizador do ataque. Agora não sei é se o Vandinho ainda consegue fazer esse lugar... As alternativas para "8" seriam C. Peixoto ou Possebon (Kalaba?). Para completar o trio do meio campo a coisa também não está fácil - não gostei nada de Mossoró, é sempre lento e o seu futebol tem muito pouco impacto ofensivamente, é facilmente anulado - gostei bastante mais do Kalaba nos minutos que jogou no lugar de Mossoró. Muitas dúvidas neste meio campo e sérias dificuldades em "arrumar" os médios disponíveis nas 3 posições de meio campo que DP desenhou.
Não partilho de tanto pessimismo como a maior parte dos foristas quanto ao jogo de apresentação - é certo que não foi um bom jogo mas não podemos esquecer-nos que defrontamos uma equipa bastante forte, apesar do pouco "nome", mas é uma equipa tacticamente muito boa apesar de não contar com grandes craques. Contudo, nem tudo foi mau. Defensivamente estivemos até muito bem, não permitimos praticamente nenhuma ocasião de golo, acabamos por perder num penalty escusado num lance com pouco perigo e em que a defesa era já constituída pelas segundas escolhas (Ney, Paulão, Leone, Edimar) assim como Madrid à frente da defesa.
Parece-me que grande parte da má ideia com que os Braguistas vieram do jogo seja devida à pouca capacidade de ter a bola, pouca ou nenhuma capacidade de atacar com organização ou desiquilibrar a equipa adversária - a este respeito lembro a pouca capacidade de explosão que a maioria dos jogadores apresenta nesta fase da época. Mas só isso não explica tudo. O meio campo com poucas ideias (Vandinho - F. Alexandre + Mossoró - má exibição) e alas pouco mais que inofensivos. A qualidade táctica do adversário também contou mas desde logo ficam 3 evidências:

- Matheus não tem claramente qualidade para ser titular nesta equipa

- Jogar em 4-3-3 num sistema assim "simétrico" como lhe chamou o Pedro Ribeiro vai resultar em sérias dificuldades para desiquilibrar as defesas contrárias - dei por mim quase a suspirar por um falso extremo (Pitbull! - Renteria era mais responsável pelo jogo ofensivo ligado e criativo do que as pessoas pensam)  que jogasse mais próximo do avançado centro.

- Nem Meyong nem Linz vão ter muita produtividade se jogarem assim sozinhos entre os centrais adversários - são jogadores de área com pouca mobilidade e muitas dificuldades em jogar de costas para a baliza, para servir de pivots de ataque que num sistema com dois alas puros muito junto à linha é essencial.

Em conclusão, parece-me que a equipa vai melhorar naturalmente com maior poder físico mas o ataque e a organização do jogo ofensivo precisam ainda de muito trabalho. Aqui parece-me que DP ainda tem que desfazer muitos equívocos ou corremos mesmo o risco de não mais recuperar aquele tipo de jogo vistoso e apoiado a que nos habituamos o ano passado. Percebi a intenção de Vandinho + F. Alexandre com Mossoró como criativo, mas este último esteve longe de convencer. Alan vai melhorar mas não vai deixar de ser um ala, assim como D. Valente. P. César? Só numa das alas. Falta muito trabalho na frente para sermos uma equipa que jogue em qualquer campo como o fazia o ano passado.

PS - Independentemente da forma como Jesus saiu do clube ou o seu feitio, em termos de futebol o seu trabalho aqui foi magnífico. Vemos referências de jogadores estrangeiros ao nosso clube pelos jogos que viram em Milão, por exemplo. Mais do que vitórias, é o futebol que faz uma equipa.

easy_scb

Este plantel de certa forma faz-me lembrar o Braga do Jorge Costa apenas por vermos que temos plantel numeroso mas com pouco proveito em prol de um esquema...

Do jogo de terça conclui que o Domingos tem em mente o 4x3x3 com Peixoto e Possebon....o 4x2x3x1 parece-me afastado devido á clara falta de rotina que os nossos dois médios tinham (falta de treino especifico!!!)....deste modo Mossoró Kalaba e Peña são absolutamente inuteis!!!! E nao teremos opçoes ao Peixoto e ao Possebon que sao os teoricamente titulares!! O  Fernando Alexandre é bom jogador mas não me parece ter as caracteristicas para entrar nas movimentações box-to-box que o lugar pressupõe...

Matheus nao tem lugar no nosso plantel, é so foguetadas nao podemos estar a depender de um jogador que nao consegue fazer frente ás defesas e as organizaçoes defensivas que pouco ou nenhum espaço deixam para se impor velocidade...pelas mesmas razoes nao podemos contar com Paulo Cesar para alternativa ao Alan como o Domingos o vê...

Desta feita e a um plantel de 27 se tirarmos os tais jogadores que nao encaixam no 4x3x3 que é a unica tactica Domingos parece treinar (Mossoró, Kalaba, Peña, Matheus, Paulo Cesar) ficamos com plantel curtissimo!!!!

As unicas posições equilibradas serão a defesa, os avançados, e o médio trinco....depois temos de rezar que o Alan o Diogo Valente o Peixoto e o Possebon tenham pedalada para todo o campeonato...

Jazzdevill

Quote from: isi_scb on 24 de July de 2009, 17:05
Este plantel de certa forma faz-me lembrar o Braga do Jorge Costa apenas por vermos que temos plantel numeroso mas com pouco proveito em prol de um esquema...

Do jogo de terça conclui que o Domingos tem em mente o 4x3x3 com Peixoto e Possebon....o 4x2x3x1 parece-me afastado devido á clara falta de rotina que os nossos dois médios tinham (falta de treino especifico!!!)....deste modo Mossoró Kalaba e Peña são absolutamente inuteis!!!! E nao teremos opçoes ao Peixoto e ao Possebon que sao os teoricamente titulares!! O  Fernando Alexandre é bom jogador mas não me parece ter as caracteristicas para entrar nas movimentações box-to-box que o lugar pressupõe...

Matheus nao tem lugar no nosso plantel, é so foguetadas nao podemos estar a depender de um jogador que nao consegue fazer frente ás defesas e as organizaçoes defensivas que pouco ou nenhum espaço deixam para se impor velocidade...pelas mesmas razoes nao podemos contar com Paulo Cesar para alternativa ao Alan como o Domingos o vê...

Desta feita e a um plantel de 27 se tirarmos os tais jogadores que nao encaixam no 4x3x3 que é a unica tactica Domingos parece treinar (Mossoró, Kalaba, Peña, Matheus, Paulo Cesar) ficamos com plantel curtissimo!!!!

As unicas posições equilibradas serão a defesa, os avançados, e o médio trinco....depois temos de rezar que o Alan o Diogo Valente o Peixoto e o Possebon tenham pedalada para todo o campeonato...

Concordo, foi essa ideia que tentei deixar no post anterior... Apesar de ser cedo o modelo parece demasiado rígido e pouco espaço deixa para que jogadores que não são muito talhados para ele possam ser aproveitados. Acrescento que no centro do ataque, apesar de ter jogadores em número, nenhum dos que dispomos me parece muito talhado para este sistema. Vamos ver muitos jogos com o ponta-de-lança a passar ao lado do jogo... e não por culpa própria.

easy_scb

Quote from: Jazzdevill on 24 de July de 2009, 17:15
Quote from: isi_scb on 24 de July de 2009, 17:05
Este plantel de certa forma faz-me lembrar o Braga do Jorge Costa apenas por vermos que temos plantel numeroso mas com pouco proveito em prol de um esquema...

Do jogo de terça conclui que o Domingos tem em mente o 4x3x3 com Peixoto e Possebon....o 4x2x3x1 parece-me afastado devido á clara falta de rotina que os nossos dois médios tinham (falta de treino especifico!!!)....deste modo Mossoró Kalaba e Peña são absolutamente inuteis!!!! E nao teremos opçoes ao Peixoto e ao Possebon que sao os teoricamente titulares!! O  Fernando Alexandre é bom jogador mas não me parece ter as caracteristicas para entrar nas movimentações box-to-box que o lugar pressupõe...

Matheus nao tem lugar no nosso plantel, é so foguetadas nao podemos estar a depender de um jogador que nao consegue fazer frente ás defesas e as organizaçoes defensivas que pouco ou nenhum espaço deixam para se impor velocidade...pelas mesmas razoes nao podemos contar com Paulo Cesar para alternativa ao Alan como o Domingos o vê...

Desta feita e a um plantel de 27 se tirarmos os tais jogadores que nao encaixam no 4x3x3 que é a unica tactica Domingos parece treinar (Mossoró, Kalaba, Peña, Matheus, Paulo Cesar) ficamos com plantel curtissimo!!!!

As unicas posições equilibradas serão a defesa, os avançados, e o médio trinco....depois temos de rezar que o Alan o Diogo Valente o Peixoto e o Possebon tenham pedalada para todo o campeonato...

Concordo, foi essa ideia que tentei deixar no post anterior... Apesar de ser cedo o modelo parece demasiado rígido e pouco espaço deixa para que jogadores que não são muito talhados para ele possam ser aproveitados. Acrescento que no centro do ataque, apesar de ter jogadores em número, nenhum dos que dispomos me parece muito talhado para este sistema. Vamos ver muitos jogos com o ponta-de-lança a passar ao lado do jogo... e não por culpa própria.

O Linz e o Meyong com os extremos certos (Alan e Diogo Valente) tem tudo para fazer grande época....o pior será quando tivermos de contar com Matheus e Paulo Cesar...

O que mais me preocupou no jogo de apresentaçao foram aqueles pequenos detalhes em termos defensivos que estavam já adquiridos na época passada...entao os movimentos defensivos do nosso lateral+extremo contra o equivalente adversário eram de arrepiar!!! Joao Pereira e Alan nao sabiam quando trocar, quando deixar...uma simples situação de triangulação do adversario fazia mossa...quando o ano passado tudo estava quase que automatizado...

_AlveS_

Kaz e Mário Felgueiras realizam primeiro treino
Por Miguel Mendes

Na sessão de trabalho, orientada por Carlos Azenha à porta fechada, o plantel do Vitória de Setúbal conheceu dois novos companheiros: o médio Kazmierczak e o guarda-redes Mário Felgueiras.

Kaz rescindiu contrato com o FC Porto e assinou um vínculo com os sadinos na quinta-feira. O guardião chega a Setúbal por empréstimo de uma temporada do Sp. de Braga.

O primeito teste dos novos reforços de Azenha será frente ao Nacional, no próximo sábado, pelas 18.00, em Rio Maior.

Destaque ainda para as eleições que estão a decorrer a bom ritmo, mas não se espera muita afluência. As urnas fecham às 22.00 horas.

O presidente do Vitória sadino, Fernando Oliveira, já fez uso do seu direito de voto.

in A Bola
Porque eu vivo para gritar FORÇA BRAGA , sempre se

Jazzdevill

Quote from: isi_scb on 24 de July de 2009, 17:05

O Linz e o Meyong com os extremos certos (Alan e Diogo Valente) tem tudo para fazer grande época....o pior será quando tivermos de contar com Matheus e Paulo Cesar...



Gostava de ser fortemente contrariado nisto mas honestamente não acredito. Tanto Linz como Meyong com alas pouco propensos a entrar na área (D. Valente, Alan e Matheus - pelo contrário, parece-me que o P. César na direita possa ser mais complemento para o avançado, um pouco como fazia Renteria pela esquerda o ano passado) e com um "10" que não jogue muito perto da área vão andar sempre perdidos, desligados da equipa. Espero não ter razão contudo, pelo bem do MÁGICO BRAGA.

Heisenberg

                                  Eduardo

    J.Pereira       Rodriguez       Moisés/Leone       Evaldo

                      Vandinho
                                         César Peixoto

Alan                                                           Diogo Valente
                                           Mossóro/
                    Meyong              Linz

Acho que Domingos deveria aproveitar os automatismos da época passada e recuar C.P. para o lugar que era de Aguiar e na frente, como Linz e Meyong são incompatíveis, porque não Mossóro como segundo ponta-de-lança ou a jogar mais próximo de Meyong? Alan e Diogo Valente seriam alas e não extremos conferindo maior capacidade defensiva.

Kramer

Acho que o Yazalde podia fazer a posição de falso ala esquerdo, aparecendo perto do PL em situações de ataque, no rio Ave era normal descair para uma das alas. E podemos sempre contar com as subidas constante do Evaldo.
O meio campo seria composto por Vandinho, Peixoto, "Podeserbom" ,  isto se o Domingos continuar a querer usar o 4-3-3.

Espero melhorias para o próximo jogo, tem que haver melhorias, pois pior que o último é difícil.
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

sergiomaka

Edu
J.Pereira; Rodríguez; Paulão; Evaldo
Alan; Vandinho; Madrid; D.Valente
Linz; Meyong

só pra ver se dava...

Augusto Gomes

O que me parece é quer Jesualdo quer Jesus tinham os jogadores certos para os seus esquemas taticos, não podendo concluir inequivocamente qual deles era o melhor...
Com Jesualdo e Jesus o Braga assombrou em modelos diferentes.
Mas agora tenho muito dúvidas no encaixe de César Peixoto e Alan no 4-3-3.Este sistema precisa de alas ciclistas e um ponta de lança que finalize de primeira e seja bom de cabeça, tipo João Tomás.
Quer César quer Alan, para mais viciados nas diagonais do losango de Jesus, não conseguem ir à linha do fundo e centrar.Só o Diogo Valente e Mateus o poderão fazer, sendo que o segundo é um velocista em linha recta, sem movimento de rins que  lhe flexibilize as opções.
Jogando o Braga, como grande que é, quase sempre em ataque continuado e sem transportadores de bola como Hulk e sem jogadores com a capacidade de aparecer no lugar de ponta de lança e finalizar como Lisando, vejo grandes dificuldades para superar defesas inflexiveis.E sem especialistas em livres então será pior, ficando dependentes dos livres laterais no espaço entre defesas e guarda-redes que César e Diogo possam desencadear...
Provavelmente também vamos sentir saudades do jogo de contenção do Renteria (quase nunca perdia a bola) e que possibilitava grande controle de bola ao Braga em situaões de ataque (também evitando contra-ataques adversários).
Conclusão:Ou me engano muito ou vamos empatar muitas vezes, tal e qual como no ano passado, mas agora sem o dominio (posse de bola) do jogo...
FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!

easy_scb

Volto a referir: o corte que Domingos faz com o passado é inexplicável..simplesmente abdica de tudo o que herdou do JJ inclusive jogadores com caracteristicas que o Jesus potenciou (caso do Alan)...no meu entender tal como Peixoto é aproveitado para o meio-campo também Alan o poderia ser...Alan hoje é muito mais médio ala do que extremo e com as rotinas que tem do ano passado de apoiar o lateral e o trinco conseguia desempenhar na perfeição o lugar na meia-direita...julgo que a ala-esquerda tem tudo para ser avassaladora com Evaldo-Peixoto-Valente...pensem agora o que seria uma ala direita com Joao Pereira-Alan e um bom extremo direito...

Tudo isto será sinal dos novos tempos no futebol: há anos atrás priveligiava-se o futebol pelas alas e nao se tinha medo de apostar em médios ala juntamente com laterais e extremos...a questão que o trinco ficava demasiado desprotegido nao se verificava dado que os mesmos médios tinham capacidade de dar apoio efectivo ao trinco nos movimentos sem bola (tal como Alan e Peixoto estavam rotinados a fazer)....aliás observando bem a tactica do ano passado os nossos médios ala tinham também a função de marcar o lateral adversário nas suas movimentações, algo que com a referida tactica nao teriam de fazer já que seria missão dos extremos..

Tal como muitas vezes é referido o futebol tem 2 momentos, as posições das pedras nao terão de ser iguais a atacar e a defender...digo isto para se ter a noção de que o Alan e o Peixoto em termos atacantes teriam liberdade para se colar á linha e investir em combinações com o lateral e extremo, mas no momento defensivo teriam já de fazer jogo mais interior entrando na luta a meio-campo de ocupação de espaços e marcações.

Já a questão dos extremos é simples: precisamos de jogadores com tecnica suficiente para partir no um-para-um, o Braga de Jesualdo tinha sucesso pelos excelentes extremos, Wender, Paulo Sérgio até Jaime eram jogadores que sabiam o que fazer com a bola nos pés, que fintavam e sabiam cruzar...Diogo Valente é excelente nisso...Matheus nao....


Para mim era mesmo isto:

                           Eduardo

Joao Pereira   Moisés    Rodriguez    Evaldo

                             Vandinho

          Alan                                 Peixoto


Mossoró(??)       Linz/Meyong           Diogo Valente