News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mercado de verão 2009/2010

Started by Braga Winner, 30 de March de 2009, 10:40

Previous topic - Next topic

unabomber

Bem para simplificar a leitura.

Farías - tem 28 anos, não joga. Finalizador nato. Mal aproveitado no Porto. Renteria tem muita garra mas um avançado ao nosso nível tem de ser capaz de meter mais de 15 golos só para o campeonato.

Hélder Barbosa - Fez um jogo muito interessante contra nós. Pareceu-me claramente um jogador que merece jogar noutro tipo de equipa, com mais ambição. Jogador de selecção nas camadas jovens.

Fábio Coentrão - Referi o Hélder Barbosa porque temos melhores relações com o Porto. Não sou apologista de empréstimos. Coentrão seria uma mais valia mas julgo que será um negócio compicado.

Jorge Ribeiro - Do ninho de milhafres voava mais um eterno dispensado daquela equipa. Melhor alternativa? Se calhar o Evaldo teria de estar atento...

Kaz - já não me lembrava dele. Gostava dele. Tem 27 anos.

Acho que devemos apostar em jogadores portugueses, aliás jovens jogadores portugueses. Parece que está para vir uma regra de 6+5...

Não tinhamos uma alínea qualquer na transferência do Luís Filipe que nos dava prioridade sobre os dispensados do Benfas?

Acima de tudo...jogadores emprestados não. Um 10 genial também dava jeito. Espero surpresas da direcção.

1

Eu acho que se deve apostar em jogadores muito jovens sempre.

Mas à falta de jogar jovens de valor acho que se podia apostar no Jorge Andrade que em boas condições físicas era uma enorme mais valia para o Braga. E ele quer relançar a carreira um clube tipo Braga é o ideal.


Precisamos de concorrência para o César Peixoto, Alan e Luís Aguiar. Depois precisamos de 1 ou 2 avançados (dependendo se o Linz sai ou não).

Mesmo assim neste momento acho que o Braga nem anda a criar muitas oportunidades por jogo o problema não é só dos avançados.

Baldinotti

#502
Quote from: 1 on 07 de May de 2009, 14:55
Eu acho que se deve apostar em jogadores muito jovens sempre.

Mas à falta de jogar jovens de valor acho que se podia apostar no Jorge Andrade que em boas condições físicas era uma enorme mais valia para o Braga. E ele quer relançar a carreira um clube tipo Braga é o ideal.


Precisamos de concorrência para o César Peixoto, Alan e Luís Aguiar. Depois precisamos de 1 ou 2 avançados (dependendo se o Linz sai ou não).

Mesmo assim neste momento acho que o Braga nem anda a criar muitas oportunidades por jogo o problema não é só dos avançados.

Concordo que o Jorge Andrade em boas condições seria um grande reforço para o Braga. E penso que neste momento a questão monetaria para ele não será a mais importante!Mas tb n devemos ser os unicos a pensar nele como possivel reforço...mas que era mt bom pra nós desde que em boas condições...era de certeza!
para alem disso ele tem grande apreço pelo JJ,dos tempos da Amadora e ja li algures ele a dizer que foi com ele que mais evoluiu como jogador...poderá ser sempre um peso a nosso favor numa possivel contratação!

unabomber

Jorge Andrade era uma excelente contratação. Mas será possível? O Braga é uma equipa respeitada e bem melhor conceituada do que à uns anos. Julgo que já conseguiremos atrair outro tipo de jogadores.

Rodriguez/Andrade soa muito bem.

Importante era conseguir o 3º lugar. Não é impossível! Assegura qualificação directa, certo? Logo mais um atractivo...

Estou ansioso para ver esta nova competição da UEFA...

A direcção não me tem desiludido. Confio no seu trabalho.  

LeonelP

Acho que deveriamos por os nossos olhos em jogadores de divisoes inferiores. Pois esses veem o Braga como um grande salto na carreira deles e por isso dao tudo para ca estar. Agora jogadores dispensados dos 3 estarolas, muitas vezes nao corre bem. Mas acredito que um ou outro possam ser bons reforcos

ruilopes

Um central que penso poderia reforçar a legião era o Varela do trofense
uma pergunta: O Alonso do Nacional está em fim de contrato, não está?
Kaz do Porto e william do Paços de Ferreira poderiam ser outras boas aquisições.

mot

Eh pá não sei se será uma hipótese assim tão possível financeiramente mas a ideia de uma dupla Jorge Andrade/Moisés , preferia Rodriguez mas acredito que será um dos jogadores a vender, é algo de excepcional. O Andrade em boas condições fisicas é um craque.
Já aqui vi muitos a referir o Kaz como alternativa mas pessoalmente nunca o achei grande jogador, penso que acima de tudo tem grande estampa fisica.
O Ghilas seria grande reforço e apenas acrescento ao que já foi dito que o Celta se encontra a lutar pela pemanencia na 2ª liga espanhola, logo não será um ceñário de todo descabido!
Manuel José, Vasco Fernandes, Roberto Sousa, Marcelinho, Regula... existem várias alternativas possiveis e de futuro para o nosso Enorme mas não estou de todo preocupado com isso, para além de termos pessoas quer a nível directivo quer a nível técnico de grande valor, temos sempre grandes valores emprestados e só com o regresso dos mesmos e aposta em alguns miudos já ficariamos com um plantel bem competitivo! Claro que queremos sempre mais e o objectivo é esse, mas o futuro no curto/médio prazo está garantido.

Saudações Braguistas!
SCB - Simply Choose the Best

Kilo

 Mais do lançar nomes, há que pensar no que temos e só depois estruturar o plantel!

GR

Eduardo

Pawel

Mario Felgueiras

Cristiano (?)

Diego (?)

Mesmo que saia o Eduardo, não me parece necessário contratar qualquer GR! Para 3º, o Diego tem mais do que valor!


Defesa Direito


João Pereira

Filipe Oliveira

Se a saída do Filipe é praticamente certa, a do JP é uma incógnita, mas também se afigura como altamente provável! Necessitaremos, em principio, de dois jogadores para este lugar!


Defesa esquerdo

Edimar

Evaldo

Pelo que já foi noticiado, já conseguimos o prolongamento do emprestimo do Edimar por mais uma época, e como a saída do Evaldo não me parece que vá acontecer, este posição parece-me fechada!

Defesas centrais

Paulo Jorge

Moisés

Leone

Rodriguez

Frechaut

A haver saídas, parece-me que apenas se verificará a do Rodriguez! No máximo deve entrar um jogador para esta posição!

Médios Defensivos

Vandinho

Frechaut

Stélvio

Madrid (?)

Não me parece que haja necessidade de contratar quem quer que seja.


Medios

Luis Aguiar

Mossoró

Jorginho

Talvez apenas se verifique a saída do Luis Aguiar! A não acontecer, não me parece necessária qualquer entrada! A meu ver justificava-se a saída do Jorginho. Ainda não mostrou nada em Braga e se houvesse quem o quisesse, o libertar de um salário alto dava uma grande ajuda!


Medio esquerdo

César Peixoto

Matheus

Na minha opinião, o Matheus deve sair, seja a titulo definitivo,seja por emprestimo. Empresta-lo pra Setubal era o ideal, ele dá-se lá bem, pode ser que volte a ganhar o valor com que regressou a Braga! Precisamos, claramente, de um jogador para esta posição


Ala direito

Alan

Um dos jogadores fundamentais da última época! Sem qualquer alternativa no plantel! Jorginho e Mossoró nunca foram capazes de fazer a posição com a qualidade necessária! Um jogador para esta posição é fundamental Visto que virá para segunda opção (assim parece) pedia-se um jogador jovem e com potencial (Mendes? Pizzi?).


Avançados

Renteria

Orlando

Paulo Cesar

Meyong

Yazalde (?)

Linz (?)


As saídas de Orlando e Renteria sao quase 100% certas! Linz é uma incógnita! Yazalde parece-me ter mais do que valor para permanecer neste plantel! Resta saber se Paulo César manterá a confiança do treinador ou se terá guia de marcha! Se se confirmar a saída do Linz (como eu acredito piamente que irá acontecer), necessitaremos, no máximo, de 2 avançados!



Ora bem, por estas contas, parece-me que o número de reforços andará à volta dos 6/7! Tudo vai depender das vendas e de uma ou outra dispensa pontual! Caso algum dos jogadores emprestados agrade, melhor, menos temos que andar a gastar dinheiro em reforços!

O defeso promete!  ;D

Kilo

Jorge Andrade admite voltar a Portugal

Livre do contrato com a Juventus, Jorge Andrade encontra-se a trabalhar para poder regressar aos relvados já na próxima pré-época. Sem propostas, o jogador admite que gostaria de voltar a Portugal.

ASF 
 
«Nos últimos anos estive a jogar fora do País, mas gostava de voltar. Agora é preciso que um clube me dê condições para isso», afirmou o defesa-central, que esta quinta-feira passou pela tenda Vip do Estoril Open.

Afastado dos relvados há praticamente dois anos, Jorge Andrade rescindiu recentemente contrato com a Juventus, sendo por isso um jogador livre: «Estou a treinar a minha forma física para poder estar a cem por cento na pré-época.»
«O mais importante é estar bem fisicamente. A partir daí, de certeza que não vão faltar propostas de trabalho», rematou.

A bola

  ::) ::) ::) ::) ::) ::)

Kramer

Se o J. Andrade tiver em condições de jogar era um bom reforço, apesar de já não ter velocidade de outros tempos tem muita qualidade. Além disso tenho uma boa imagem do jogador como pessoa algo que também é importante.
No entanto, só é hipótese se algum dos nossos centrais for vendido caso contrario estamos bem servidos.   

Acho que se não houver vendas, o mercado não está fácil, temos que reforçar o ataque (PL) e os médios interiores/extremos, um jogador que dê luta ao Alan e um para o lugar do Peixoto. 

\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

disco infiltrator

Quote from: Kilo on 07 de May de 2009, 20:06
Jorge Andrade admite voltar a Portugal

Livre do contrato com a Juventus, Jorge Andrade encontra-se a trabalhar para poder regressar aos relvados já na próxima pré-época. Sem propostas, o jogador admite que gostaria de voltar a Portugal.

ASF 
 
«Nos últimos anos estive a jogar fora do País, mas gostava de voltar. Agora é preciso que um clube me dê condições para isso», afirmou o defesa-central, que esta quinta-feira passou pela tenda Vip do Estoril Open.

Afastado dos relvados há praticamente dois anos, Jorge Andrade rescindiu recentemente contrato com a Juventus, sendo por isso um jogador livre: «Estou a treinar a minha forma física para poder estar a cem por cento na pré-época.»
«O mais importante é estar bem fisicamente. A partir daí, de certeza que não vão faltar propostas de trabalho», rematou.

A bola

  ::) ::) ::) ::) ::) ::)


Um dos melhores centrais portugueses de sempre! Um exemplo dentro e fora do campo.

DiogoEA

A minha modesta opinião,

Contratar:

Marinho
Helder Barbosa
Kaz

Regressos:

Yazalde
Linz
Madrid

Saidas:

F. Oliveira
Matheus
Jorginho

(de resto, por mim, não saía mais ninguém)

Nunex

Quote from: perrinchon 66 on 06 de May de 2009, 22:38
Quote from: Sérgio on 05 de May de 2009, 23:22
O nosso Braga "só" precisa de:

- Não perder JJesus;
- Rentabilizar os jogadores emprestados (Linz e Yazalde, para as saídas de Orlando e Rentería; Pawel, eventualmente se sair Eduardo mãos de ferro. Testar Kalaba!);
- Contratar 1 lateral direito (pese a pouca utilização, Filipe Oliveira é um jogador medíocre. Miguel Lopes é muito bom mas muito difícil! Gosto do Nuno André Coelho mas é central.)
- Contratar um trinco já que o Vandinho irá sentir o peso da idade e o cansaço dos jogos e uma vez que não acredito no Madrid de há 2 anos. Olberdan, Alonso, Pelé (caros mas poderiam ser rentáveis!) devem ser as soluções directamente mais credíveis.
- Não vamos ser tão vendedores como neste fórum se tem escrito pelo que não acredito numa revolução do plantel nem em mais do que 5/6 reforços para eventuais ajustes. Lembrem-se que temos jogadores emprestados e a render! O nosso plantel é muito bom e o ideal é mantê-lo de preferencial com um homem golo e sem tantas lesões.

FUNDAMENTAL:

- CONTRATAR UM GABINETE MÉDICO QUE TRABALHE NA PREVENÇÃO DE LESÕES. Temos, há mais de 3 anos, sempre meia equipa no estaleiro. E, pior, é que nas últimas jornadas o número de lesionados tende a crescer. 


P.S.- Salvador deve seguir uma politica de contratações próprias e não a "lei" do empréstimo pelos metralhas.
P.S. - O Ghilas era uma facadinha tão bem metida :) onde anda o homem, França?



Em 4 palavras: Jesus e menos lesões. E com esta equipa lutávamos pelo titulo!
O Ghilas anda bem pertinho daqui,altera o banco com a titularidade
esta no Celta Vigo
outro que anda no celta o Borja Oubiña .. o contracto dele acaba este ano mas acho pouco provavel que ele aceitasse vir para portugal ..  ::)

Kilo

Quote from: Nunex on 07 de May de 2009, 21:01
Quote from: perrinchon 66 on 06 de May de 2009, 22:38
Quote from: Sérgio on 05 de May de 2009, 23:22
O nosso Braga "só" precisa de:

- Não perder JJesus;
- Rentabilizar os jogadores emprestados (Linz e Yazalde, para as saídas de Orlando e Rentería; Pawel, eventualmente se sair Eduardo mãos de ferro. Testar Kalaba!);
- Contratar 1 lateral direito (pese a pouca utilização, Filipe Oliveira é um jogador medíocre. Miguel Lopes é muito bom mas muito difícil! Gosto do Nuno André Coelho mas é central.)
- Contratar um trinco já que o Vandinho irá sentir o peso da idade e o cansaço dos jogos e uma vez que não acredito no Madrid de há 2 anos. Olberdan, Alonso, Pelé (caros mas poderiam ser rentáveis!) devem ser as soluções directamente mais credíveis.
- Não vamos ser tão vendedores como neste fórum se tem escrito pelo que não acredito numa revolução do plantel nem em mais do que 5/6 reforços para eventuais ajustes. Lembrem-se que temos jogadores emprestados e a render! O nosso plantel é muito bom e o ideal é mantê-lo de preferencial com um homem golo e sem tantas lesões.

FUNDAMENTAL:

- CONTRATAR UM GABINETE MÉDICO QUE TRABALHE NA PREVENÇÃO DE LESÕES. Temos, há mais de 3 anos, sempre meia equipa no estaleiro. E, pior, é que nas últimas jornadas o número de lesionados tende a crescer. 


P.S.- Salvador deve seguir uma politica de contratações próprias e não a "lei" do empréstimo pelos metralhas.
P.S. - O Ghilas era uma facadinha tão bem metida :) onde anda o homem, França?



Em 4 palavras: Jesus e menos lesões. E com esta equipa lutávamos pelo titulo!
O Ghilas anda bem pertinho daqui,altera o banco com a titularidade
esta no Celta Vigo
outro que anda no celta o Borja Oubiña .. o contracto dele acaba este ano mas acho pouco provavel que ele aceitasse vir para portugal ..  ::)

Ora aí já apontas um reforço como deve ser!  ;D

Mas realmente, o mais natural é transferir-se pra algum clube da 1ª divisão espanhola...

joaobl03

Os jogadores que possivelmente vão sair para a SAD equilibrar as contas serão o Eduardo , João Pereira e Orlando Sá . Para além de precisar-mos de colmatar as saídas destes jogadores precisamos também de reforçar as segundas linhas . Para substituir o Eduardo a opção obvia é o Kieszek . No caso do João Pereira talvez o Miguel Lopes fosse uma boa opção . Para o lugar do Orlando entrava o Yazalde . Alguns jogadores que na minha opinião deviam sair eram : o Filipe Oliveira , o Mossoró e o Matheus , todos por empréstimo . Alguns jogadores que seriam boas opções para melhorar as segundas linhas eram : o Vasco Fernandes ( um lateral forte fisicamente e que defende muito bem , importante para os jogos europeus ) , o Mendes ou o Pittbull ( era importante ter mais um jogador naquela posição  ) , o Diogo Valente ou o Helder Barbosa ( para fazerem concorrência ao César Peixoto ) , o Varela e o regresso do Roland Linz .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

easy_scb

#515
Quote from: joaobl03 on 07 de May de 2009, 22:53
Os jogadores que possivelmente vão sair para a SAD equilibrar as contas serão o Eduardo , João Pereira e Orlando Sá . Para além de precisar-mos de colmatar as saídas destes jogadores precisamos também de reforçar as segundas linhas . Para substituir o Eduardo a opção obvia é o Kieszek . No caso do João Pereira talvez o Miguel Lopes fosse uma boa opção . Para o lugar do Orlando entrava o Yazalde . Alguns jogadores que na minha opinião deviam sair eram : o Filipe Oliveira , o Mossoró e o Matheus , todos por empréstimo . Alguns jogadores que seriam boas opções para melhorar as segundas linhas eram : o Vasco Fernandes ( um lateral forte fisicamente e que defende muito bem , importante para os jogos europeus ) , o Mendes ou o Pittbull ( era importante ter mais um jogador naquela posição  ) , o Diogo Valente ou o Helder Barbosa ( para fazerem concorrência ao César Peixoto ) , o Varela e o regresso do Roland Linz .

Parece-me que tens ideias pouco definidas em relaçao aos jogadores...nao é possivel imaginar opçoes e comparar Mendes a Pitbull ou Diogo Valente ao Helder Barbosa..se o objectivo é falar num caso o outro falhe parace-me que sao opçoes que nao tem nada a ver uma com a outra...Helder Barbosa é como Matheus, Diogo Valente como o Cesar....Mendes é jogador para entrar a espaços, Pitbull é um jogador para ser opçao e discutir o lugar de igual para igual com Alan devido ao peso experiencia dos dois....importante é isto: achar opçoes ao modelo de jogo, achar soluçoes que venham para discutir o lugar e que nao sejam jogadores á parte no plantel como é o Matheus e era o Linz p.e.

Assim julgo que:
Para ser opçao ao Cesar o Diogo Valente ou o Fábio Felicio
Para ser opçao ao Alan o Pitbull ou o Marinho

Para o caso do Joao Pereira sair temos a custo zero o Manuel José, ou o Paulo Jorge do maritimo que li algures sairá da madeira por razoes familiares e que fez uma boa época na lateral...ambos bons jogadores na lateral mas também na extrema e por isso também capazes de ser opçao ao Alan...

No capitulo dos centrais parece-me importante saber contratar se sair Rodriguez. Temos a componente da força em quase todos os centrais, Moisés Leone Paulo Jorge mas em Rodriguez encontramos aquele jogador mais fino mais rápido..parece-me importante ter assim um jogador no plantel...aliás a melhor dupla é conjugada assim: força de Moisés, rapidez do Rodriguez...assim e apesar de admirar muito o Diego Angelo que julgo ser um jogador exactamente como o Leone (até em termos fisicos) penso que deviamos procurar um outro central mais rápido..

Aferir sobre a capacidade de Stélvio ser opçao imediata ao Vandinho...na minha opiniao Stélvio seria um trinco ENORME se a nossa tactica assentasse num meio-campo mais povoado, onde as saidas de bola seriam feitas pelo médio area-a-area...já ao nosso trinco pede-se que seja o primeiro a sair com a bola, a entrega-la jogável...e Stélvio parece-me ter dificuldades nesse capitulo...assumindo que Madrid está arrumado existem dois jogadores capazes da tarefa de Vandinho: Kaz e Goméz..

Uma opçao ao Luis Aguiar é importante mesmo que o uruguaio fique no plantel! A equipa é uma com ele e outra sem ele. A forma de colmatar esta lacuna seria ou a contrataçao de um jogador directo para aquele lugar (Bruno Aguiar, Tiago Gomes p.e.) ou o desvio de Cesar Peixoto para ser opçao definitiva ao meio (lugar onde para mim joga melhor) e contrataçao de dois alas esquerdos..

Há a questao dos ponta-de-lança, na minha sincera opiniao julgo que para o ano nao veremos uma dupla de avançados por força da saída do Renteria e aparente dificuldade de encontrar um jogador assim, veremos sim a implementaçao da tactica que jogamos este ano contra o Benfica por exemplo...será porventura a unica forma de rentabilizar Mossoró e Jorginho que poderão assumir as despezas de cair na linha e servir um ponta-de-lança...um jogador de área como Meyong e Linz (se mudar a forma de estar no grupo)..

Pé Ligeiro

Quote from: Kilo on 07 de May de 2009, 20:06
Jorge Andrade admite voltar a Portugal

Livre do contrato com a Juventus, Jorge Andrade encontra-se a trabalhar para poder regressar aos relvados já na próxima pré-época. Sem propostas, o jogador admite que gostaria de voltar a Portugal.

ASF 
 
«Nos últimos anos estive a jogar fora do País, mas gostava de voltar. Agora é preciso que um clube me dê condições para isso», afirmou o defesa-central, que esta quinta-feira passou pela tenda Vip do Estoril Open.

Afastado dos relvados há praticamente dois anos, Jorge Andrade rescindiu recentemente contrato com a Juventus, sendo por isso um jogador livre: «Estou a treinar a minha forma física para poder estar a cem por cento na pré-época.»
«O mais importante é estar bem fisicamente. A partir daí, de certeza que não vão faltar propostas de trabalho», rematou.

A bola

  ::) ::) ::) ::) ::) ::)


Fez 31 anos no mês passado. Se estiver recuperado das lesões (o que eu duvido muito) poderia ser uma aposta, pois seria uma mais valia em termos de marketing, dando maior dimensão e visibilidade ao Braga.


BRAGA SEMPRE MAIS!

Kilo

 Sinceramente não concebo o Pitbull a jogar numa ala! Para mim seria boa opção, sim, mas para 2ª avançado...

JORGEXINA

Quote from: Kilo on 08 de May de 2009, 00:40
Sinceramente não concebo o Pitbull a jogar numa ala! Para mim seria boa opção, sim, mas para 2ª avançado...


Nem mais..

Falam do Pitbull para ser alternativa ao Alan não sei bem pk.. Ou não conhecem muito bem o jogador, ou pensam que tudo que é extremo pode ser ala. O que não é o caso, assim como h.barbosa. Que é um excelente extremo, mas seria incapaz de ser um bom ala!
Um ala é um médio tem de pensar como um médio, um extremo é um avançado tem de pensar como avançado! Existem jogadores como o Alan, C.Rodriguez, Simão que conseguem fazer bem as 2 coisas, mas são excepções, grande parte dos jogadores não o consegue.
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

easy_scb

Quote from: jorgexina on 08 de May de 2009, 00:46
Quote from: Kilo on 08 de May de 2009, 00:40
Sinceramente não concebo o Pitbull a jogar numa ala! Para mim seria boa opção, sim, mas para 2ª avançado...


Nem mais..

Falam do Pitbull para ser alternativa ao Alan não sei bem pk.. Ou não conhecem muito bem o jogador, ou pensam que tudo que é extremo pode ser ala. O que não é o caso, assim como h.barbosa. Que é um excelente extremo, mas seria incapaz de ser um bom ala!
Um ala é um médio tem de pensar como um médio, um extremo é um avançado tem de pensar como avançado! Existem jogadores como o Alan, C.Rodriguez, Simão que conseguem fazer bem as 2 coisas, mas são excepções, grande parte dos jogadores não o consegue.

Existe da minha parte uma opiniao que por ser contrária á tua nao faz de ti dono da razao...digo isto porque me irrita um pouco a forma do 'eu é que sei' do 'nao sabem como a equipa joga' e do d hoje 'nao conhecem o jogador' que várias vezes me disseste nas nossas (sempre saudaveis) discussoes.

Mas digo-te porque considero o Pitbull opçao possivel ao lugar: na minha opiniao é um jogador com rotinas de extremo e médio que sabe percorrer zonas centrais...que estivesses habituado a ve-lo jogar no Setubal só do meio-campo para a frente ok, é uma opiniao claramente formada devido ao esquema do Carvalhal na altura...mas isso nao invalida o facto de o jogador ser capaz de desempenhar outras soluçoes...repara no caso do Cesar Peixoto que era um extremo no belém, no guimaraes, chegou a Braga como defesa-esquerdo e é agora médio interior..Assim vejo no Pitbul tecnica rapidez e discernimento suficiente para ser um ala tipo 'abre-latas' e raça/inteligencia o suficiente para o ver a fechar o seu lado e ajudar o lateral na situaçao defensiva..