News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art DM- Ninguém entende este sentir...

Started by cardoso, 20 de March de 2009, 00:10

Previous topic - Next topic

cardoso

Caminhava de cabeça levantada. Avançava a custo, de frente para a multidão que deambulava perdida entre centros comerciais e lojas de ocasião. Levava consigo o sonho e a paixão, escondida por detrás daquele enfado de um relógio que fingia avançar.
O olhar perdia-se entre a multidão que formigava na cidade; rostos estranhos cruzavam o seu olhar, inexpressivos, mundos misteriosos mas tão indiferentes... gelados!
No meio daquele mar de nada, restava ele e a sua paixão, enfrentado o mundo. No seu cérebro, um único rei e senhor: o Braga, que joga mais logo, quase de noite, e ele ali, à espera que o mundo saísse da sua frente e o deixasse morder o tempo, roubar as horas ao futuro.
Estúpida, a vida! - dizia para consigo. Porque ninguém entende este sentir; tantos rostos, tantas vidas ocas que enganam o tédio entre lojas! E ele é o único que vai em sentido contrário, à procura de um sonho.
Cavalheiros de fato domingueiro, senhoras pintadas de fresco, moçoilas exibindo decotes sedutores... mas o sonho é além... basta enganar mais duas horas. Mais um pouco, só mais um bocadinho e o autocarro dos TUB levá-lo-á à pedreira, onde a vida recomeçará, onde tudo fará sentido.
É assim o mundo de quem vive esta coisa absurda e estranha que é a bola; mundo que não vem da inteligência nem se rege pela lógica. Um mundo que só tem sentido dentro do peito; um cosmos inteiro que, por momentos, preenche todo o espaço que há em nós para sermos felizes.
Há sonhos assim, reinos sem sentido aos olhos vulgares de quem vive apenas o que é normal.
Para uns, ele é um lírico e o seu sonho é visto como sandice de lunático. Para outros, ele é o idiota tresloucado, desprovido de massa cinzenta.
Os doutores dizem que o futebol é coisa de tolos como ele; os senhores da boa moral, donos da verdade, acham que a bola é negócio de mafiosos e os arautos do fim do mundo garantem que o estádio é mundo de pecadores arruaceiros, malcriados que "só lá vão à bordoada".
Mas ele sabe que não é assim; ele sabe que o vício da bola é apenas o recanto de emoção capaz de lhe preencher aquele pedaço de vida que fica para lá da escravidão do dia-a-dia. Aquele é um mundo à parte, onde não há medo nem tristeza, desassossego nem preocupação.
De má vontade, o relógio avançou. A pedreira está, finalmente à sua frente. O estádio tira-lhe o ar quando olha, pequenino, a majestade daquela pedra dura que lhe amolece o coração. As cadeiras, ainda vazias, esperam outras almas como a dele. Aos poucos, a pedreira vai começando a fervilhar de uma ansiedade quase feliz, feita de milhares de almas que se aquecem na fogueira da paixão. Os jogadores entram em campo; a pele arrepia-se e o coração aperta; o orgulho braguista transborda e o universo inteiro ganha sentido. O mundo segue agora ao ritmo do Hino. De repente tudo se cala. O Universo inteiro parou.
Duas horas depois tudo já está acabado.
Agora reina a tristeza. O peito enche-se de um vazio doloroso. Para casa leva a mágoa da derrota, mas leva também uma força extraordinária e misteriosa que o atrairá de volta à pedra fria. É isto que ninguém quer entender: aquela força que o fará voltar não vem de ganhar; vem de viver! Aquela vontade de voltar sempre, sempre, sempre!
Quem sente o que é seu, a sua cidade, o seu povo, a sua alma, não vive para ganhar; sofre para viver; para que as vitórias o encham de orgulho e as derrotas lhe reforcem o amor a este pedaço de mundo que os bravos brácaros amaram como ele.
Braga Sempre!

Anabela

Que grande texto, Cardoso.
Simplesmente lindo.
Os 2 últimos parágrafos espelham aquilo que eu e muitos Braguistas sentimos quando aquela bola entrou na baliza do SCBraga a 10 minutos do final do jogo.

F10

"De repente tudo se cala. O Universo inteiro parou."


foi um silêncio enorme que nunca estava a espera que acontece-se...
mas o mundo ainda nao acabou e muitas vozes se farão ouvir até ao final da época

joaobl03

Mais um texto brilhante que retrata os sentimentos daqueles que têm uma paixão que vai com eles para a cova, há quem não entenda mas não se entende : sente-se . Como é obvio próximo jogo na pedreira , lá estarei ...
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

joca pereira

E bonito ver este texto no final de um jogo que nos enche de orgulho FORÇA GUERREIROS

F10

Quote from: joaobl03 on 20 de March de 2009, 00:19
Mais um texto brilhante que retrata os sentimentos daqueles que têm uma paixão que vai com eles para a cova, há quem não entenda mas não se entende : sente-se . Como é obvio próximo jogo na pedreira , lá estarei ...

mais dificil é entender como é que eu comecei a sentir um sentimento tão especial pelo futebol deste Braga...
e hoje,a noite começou triste...

jeba

Mais um texto explêndido! Com tanta emoção á flor da pele, as lágrimas a quererem soltarem-se dos olhos...O BRAGA é isto, um AMOR ETERNO!

ZGANDULO

Eu entendo, CARDOSO!!!

Eu sinto a dor que tu e muitos como nós sentem neste momento, mas, é assim a bola... é esta loucura que nos empurra todos os dias e nos faz acreditar na vida!!!

Só me apetece desatar aos berros como um miúdo mas não posso porque a experiência de 35 anos e as situações do género já fazem parte de mim... Em Milão dei por mim a chorar e a soluçar, questionando-me porque me sentia fraco...

É o Amor que temos à nossa cidade, à nossa gente e aos gladiadores que lutam para nos alimentar, com alegria!!!

Abraço de um Vilaverdense para outro Vilaverdense!!! ;)



[url="http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif"]http://pwp.netcabo.pt/peixotom/emoticons/forca_braga2.gif[/url]

krugger

Quote from: cardoso on 20 de March de 2009, 00:10
Caminhava de cabeça levantada. Avançava a custo, de frente para a multidão que deambulava perdida entre centros comerciais e lojas de ocasião. Levava consigo o sonho e a paixão, escondida por detrás daquele enfado de um relógio que fingia avançar.
O olhar perdia-se entre a multidão que formigava na cidade; rostos estranhos cruzavam o seu olhar, inexpressivos, mundos misteriosos mas tão indiferentes... gelados!
No meio daquele mar de nada, restava ele e a sua paixão, enfrentado o mundo. No seu cérebro, um único rei e senhor: o Braga, que joga mais logo, quase de noite, e ele ali, à espera que o mundo saísse da sua frente e o deixasse morder o tempo, roubar as horas ao futuro.
Estúpida, a vida! - dizia para consigo. Porque ninguém entende este sentir; tantos rostos, tantas vidas ocas que enganam o tédio entre lojas! E ele é o único que vai em sentido contrário, à procura de um sonho.
Cavalheiros de fato domingueiro, senhoras pintadas de fresco, moçoilas exibindo decotes sedutores... mas o sonho é além... basta enganar mais duas horas. Mais um pouco, só mais um bocadinho e o autocarro dos TUB levá-lo-á à pedreira, onde a vida recomeçará, onde tudo fará sentido.
É assim o mundo de quem vive esta coisa absurda e estranha que é a bola; mundo que não vem da inteligência nem se rege pela lógica. Um mundo que só tem sentido dentro do peito; um cosmos inteiro que, por momentos, preenche todo o espaço que há em nós para sermos felizes.
Há sonhos assim, reinos sem sentido aos olhos vulgares de quem vive apenas o que é normal.
Para uns, ele é um lírico e o seu sonho é visto como sandice de lunático. Para outros, ele é o idiota tresloucado, desprovido de massa cinzenta.
Os doutores dizem que o futebol é coisa de tolos como ele; os senhores da boa moral, donos da verdade, acham que a bola é negócio de mafiosos e os arautos do fim do mundo garantem que o estádio é mundo de pecadores arruaceiros, malcriados que "só lá vão à bordoada".
Mas ele sabe que não é assim; ele sabe que o vício da bola é apenas o recanto de emoção capaz de lhe preencher aquele pedaço de vida que fica para lá da escravidão do dia-a-dia. Aquele é um mundo à parte, onde não há medo nem tristeza, desassossego nem preocupação.
De má vontade, o relógio avançou. A pedreira está, finalmente à sua frente. O estádio tira-lhe o ar quando olha, pequenino, a majestade daquela pedra dura que lhe amolece o coração. As cadeiras, ainda vazias, esperam outras almas como a dele. Aos poucos, a pedreira vai começando a fervilhar de uma ansiedade quase feliz, feita de milhares de almas que se aquecem na fogueira da paixão. Os jogadores entram em campo; a pele arrepia-se e o coração aperta; o orgulho braguista transborda e o universo inteiro ganha sentido. O mundo segue agora ao ritmo do Hino. De repente tudo se cala. O Universo inteiro parou.
Duas horas depois tudo já está acabado.
Agora reina a tristeza. O peito enche-se de um vazio doloroso. Para casa leva a mágoa da derrota, mas leva também uma força extraordinária e misteriosa que o atrairá de volta à pedra fria. É isto que ninguém quer entender: aquela força que o fará voltar não vem de ganhar; vem de viver! Aquela vontade de voltar sempre, sempre, sempre!
Quem sente o que é seu, a sua cidade, o seu povo, a sua alma, não vive para ganhar; sofre para viver; para que as vitórias o encham de orgulho e as derrotas lhe reforcem o amor a este pedaço de mundo que os bravos brácaros amaram como ele.
Braga Sempre!


Lindo....

Verbalizaste os meus sentimentos.......


FORÇA BRAGA !!!!

F.Show

Caro Cardoso, excelente este texto deve ter sido escrito nos ultimos 10 minutos de jogo ;)...

  indescritivel o silencio no Estádio após o g(a)olo dos AVEC´s...mas no futebol Portugues já deviamos estar habituados a estas"friezas"...

    um abraço

loisbraga

Quote from: cardoso on 20 de March de 2009, 00:10
Caminhava de cabeça levantada. Avançava a custo, de frente para a multidão que deambulava perdida entre centros comerciais e lojas de ocasião. Levava consigo o sonho e a paixão, escondida por detrás daquele enfado de um relógio que fingia avançar.
O olhar perdia-se entre a multidão que formigava na cidade; rostos estranhos cruzavam o seu olhar, inexpressivos, mundos misteriosos mas tão indiferentes... gelados!
No meio daquele mar de nada, restava ele e a sua paixão, enfrentado o mundo. No seu cérebro, um único rei e senhor: o Braga, que joga mais logo, quase de noite, e ele ali, à espera que o mundo saísse da sua frente e o deixasse morder o tempo, roubar as horas ao futuro.
Estúpida, a vida! - dizia para consigo. Porque ninguém entende este sentir; tantos rostos, tantas vidas ocas que enganam o tédio entre lojas! E ele é o único que vai em sentido contrário, à procura de um sonho.
Cavalheiros de fato domingueiro, senhoras pintadas de fresco, moçoilas exibindo decotes sedutores... mas o sonho é além... basta enganar mais duas horas. Mais um pouco, só mais um bocadinho e o autocarro dos TUB levá-lo-á à pedreira, onde a vida recomeçará, onde tudo fará sentido.
É assim o mundo de quem vive esta coisa absurda e estranha que é a bola; mundo que não vem da inteligência nem se rege pela lógica. Um mundo que só tem sentido dentro do peito; um cosmos inteiro que, por momentos, preenche todo o espaço que há em nós para sermos felizes.
Há sonhos assim, reinos sem sentido aos olhos vulgares de quem vive apenas o que é normal.
Para uns, ele é um lírico e o seu sonho é visto como sandice de lunático. Para outros, ele é o idiota tresloucado, desprovido de massa cinzenta.
Os doutores dizem que o futebol é coisa de tolos como ele; os senhores da boa moral, donos da verdade, acham que a bola é negócio de mafiosos e os arautos do fim do mundo garantem que o estádio é mundo de pecadores arruaceiros, malcriados que "só lá vão à bordoada".
Mas ele sabe que não é assim; ele sabe que o vício da bola é apenas o recanto de emoção capaz de lhe preencher aquele pedaço de vida que fica para lá da escravidão do dia-a-dia. Aquele é um mundo à parte, onde não há medo nem tristeza, desassossego nem preocupação.
De má vontade, o relógio avançou. A pedreira está, finalmente à sua frente. O estádio tira-lhe o ar quando olha, pequenino, a majestade daquela pedra dura que lhe amolece o coração. As cadeiras, ainda vazias, esperam outras almas como a dele. Aos poucos, a pedreira vai começando a fervilhar de uma ansiedade quase feliz, feita de milhares de almas que se aquecem na fogueira da paixão. Os jogadores entram em campo; a pele arrepia-se e o coração aperta; o orgulho braguista transborda e o universo inteiro ganha sentido. O mundo segue agora ao ritmo do Hino. De repente tudo se cala. O Universo inteiro parou.
Duas horas depois tudo já está acabado.
Agora reina a tristeza. O peito enche-se de um vazio doloroso. Para casa leva a mágoa da derrota, mas leva também uma força extraordinária e misteriosa que o atrairá de volta à pedra fria. É isto que ninguém quer entender: aquela força que o fará voltar não vem de ganhar; vem de viver! Aquela vontade de voltar sempre, sempre, sempre!
Quem sente o que é seu, a sua cidade, o seu povo, a sua alma, não vive para ganhar; sofre para viver; para que as vitórias o encham de orgulho e as derrotas lhe reforcem o amor a este pedaço de mundo que os bravos brácaros amaram como ele.
Braga Sempre!

Ler este texto e pensar naquele apoio no final do jogo........ QUE ORGULHOSO EU ESTOU...... MÁGICO BRAGA SEMPRE.....

P.S. Quem escreve assim transpira BRAGUISMO... Muito bom...

Rosa1956

é vovês se sentem tristes por o jogo de ontem eu tambem é muito injusto oerder com estes dementes dos francese quase nada fizeram e ganharm o jogo eu estava muito confiante foi triste mas tambem penso que os jogadores tambem estao pois eles jogaram bem , mas o sr arbitro ajudou um pouco a que isto acontecesse pois so via para o lado francês nunca temos sorte mas o importante é nao desanimar pois o nosso dia ainda vai chegar se deus quiser por obrigado au jogadores que tanto têm feito para ajudar o braga a seguir em frente e au treinador tambem pois ele estava triste como todos nos a todos muita força para seguir em frente nao é por isso que deixo de apoiar o nosso grande braga  :) ;) :D ;D >:( :( :o 8) ??? ::) :P :-[ :-X :-\ :-* :'( :) ;) :D ;D >:( :( :o 8) ??? ::) :P :-[ :-X :-\ :-* :'( :-* :-*
SC Braga Sempre!!!

Pedro_RBA

Dos melhores textos, se não mesmo o melhor com já nos brindaste. Mágico, lindo! Os meus sinceros parabéns á tua prosa (que é poesia aos ouvidos) braguista!

Saudações Ultras

Casual 1921

Nem sei que dizer...

Iincrivelmente Lindo!


Shark

Veio-me uma lágrima ao canto do olho.
Orlando Sá na selecção!
[url="http://www.peticao.com.pt/orlando-"]http://www.peticao.com.pt/orlando-[/url]

LeonelP

Cardoso. Simplesmente genial. Nem tenho palavras.
Ja agora, porque nao efectuares uma compilacao desses textos e publicares num livro? Aposto que teria sucesso!!
Continua Cardoso!!!

Sérgio_Gonçalves

Melhor descrição era impossivel, parabéns.

A.COSTA

#17
Outra vez PARABÉNS CARDOSO. Grande texto ... que retracta aquilo que nós apelidamos orgulhosamente de braguismo. Até me veio 1 lágrima ao canto do olho ao ler estas tuas palavras ...  mais do que ontem quando 1 golo inesperado e fortemente injusto me transferiu do "surreal mundo do SONHO" para o "realismo" que dói de ver "agredido" o nosso emblema.

Agora posso felicitar-te pessoalmente com muito prazer  ;) ;) ;) ;) ;) ;) ... pois pelo menos 2 coisas fortes nos unem: a vida profissional e, essencialmente, o SENTIMENTO INDESCRITÍVEL DE SER BRAGUISTA. Às vezes as palavras não chegam para algumas descrições. Há sentimentos que não se descrevem com rigor. Aquele final de jogo não encontra a palavras para a sua rigorosa descrição.
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

Zav

Parabéns Caro Cardoso pelo excenlente texo.
Penso que tivemos uma vitória : Os adeptos no final do jogo a aplaudirem a equipa cheio de força.

daniel_

É por textos e comentários como estes que ser BRAGUISTA é ser diferente de todos é ser-mos ENORMES...AINDA BEM QUE TODOS SOMOS DO BRAGA ORGULHOSOS PELO NOSSO CLUBE...
FORÇA BRAGA