News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 26/01

Started by JotaCC, 26 de January de 2009, 08:02

Previous topic - Next topic

JotaCC

Árbitros arrasados
PRIMEIRAS IMAGENS REVELARAM-SE ESCLARECEDORAS

      
Paulo Costa, João Santos e Vítor Carvalho, os três árbitros do Sp. Braga-FC Porto, perceberam logo que tinham errado quando viram as imagens dos lances polémicos.

Segundo fonte próxima, ficaram "arrasados" quando verificaram que, por consenso ali logo gerado, o lance do primeiro golo é precedido por um fora-de-jogo de Hulk; que não havia razão para assinalar fora-de-jogo a Tomás Costa numa jogada que daria ao FC Porto o seu terceiro golo (no final da 1.ª parte); e que Guarín meteu o braço à bola já na parte final da partida.

Estes lances não deixaram dúvidas à equipa de arbitragem, se bem que o Sp. Braga ainda reclame mais duas grandes penalidades, uma sobre Alan e a outra sobre Meyong.

Como há instruções da Liga para que os árbitros não comentem as incidências dos jogos, todas as tentativas de Record para obter, de viva voz, uma reação dos homens que agora estão a ser visados esbarraram nas determinações superiores. Reforçadas depois do que aconteceu com o árbitro Pedro Henriques, que hoje ainda está a pagar pelo facto de não ter respeitado o protocolo definido pelo líder da Comissão de Arbitragem da Liga.

Por isso, depois de uma noite "muito mal dormida", tanto Paulo Costa como Vítor Carvalho – os árbitros a quem se imputam erros diretos – tiveram que primar pelo silêncio.
Ficou, porém, patente o aborrecimento resultante de más avaliações de lances capitais. A um ano e meio de terminar a sua carreira, Paulo Costa, apontado como futuro dirigente da arbitragem, está na 1.ª categoria desde a época de 1993/94 e não marca uma grande penalidade, em jogos do campeonato, desde o dia 12 de Maio de 2007. Já lá vão 18 jogos. A última vez que apontou para os 11 metros foi para marcar um penálti, para os azuis, num Belenenses-Marítimo.

RECORD

JotaCC

Participação na Liga contra Paulo Costa

Quase duas semanas depois da polémica na Luz e da queixa apresentada contra o árbitro Paulo Baptista, o Sporting de Braga vai participar disciplinarmente do árbitro Paulo Costa à Liga Portuguesa de Futebol Profissional, após os acontecimentos do jogo do passado sábado, com o FC Porto.
A derrota por 2-0 e os erros de arbitragem deixaram os arsenalistas, novamente, revoltados perante aquilo que consideram ser os "enormes prejuízos desportivos" para o clube.

"Já esta semana vamos enviar uma participação para a Liga contra o senhor Paulo Costa por erros grosseiros, nomeadamente, o lance de onde nasce o primeiro golo do FC Porto (fora-de-jogo de Hulk); do agarrão do Cissokho ao Alan, que seria grande penalidade a nosso favor; da rasteira do Helton ao Meyong, que resultaria de novo penálti e da mão do Gaurin dentro da área", explicou Carlos Freitas.

O 'manager' do clube arsenalista lembra que este tipo de acções centram-se "no nível e qualidade das arbitragens e no ridículo em que caem as declarações do presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira".
"Ele vem focar a qualidade dos árbitros e gaba-se de 95 por cento do acerto das decisões tomadas. Gostaríamos de saber qual o rácio actual a partir da última jornada".

Fala ndo em "enormes prejuízos desportivos", Carlos Freitas é claro: "tudo aquilo que se passou no jogo com o Porto só veio reforçar aquilo que o Sp. Braga se queixou a partir do jogo da Luz. Devido a tudo isto, é altura do Sp. Braga repensar a sua política nesta altura, porque perante aquilo a que estamos a assistir, temos que questionar o nível de investimento que estamos a fazer".

E vai mais longe. Para o responsável arsenalista, é mais fácil discutir um jogo em Itália, no mítico S. Siro, do que nos relvados nacionais.
"É mais fácil discutir um jogo em S. Siro do que aqui, frente às equipas grandes. Quando um clube como Sp. Braga apresenta a qualidade de jogo que tem e é vítima de arbitragens que o impedem de discutir os jogos, talvez não valha a pena ser tão ambicioso, tão cumpridor e rigoroso no dia-a-dia", destacou.

Imagem da revolta dos arsenalistas, Carlos Freitas não poupou críticas a Vítor Pereira.
"Disse que a nossa arbitragem está no 'top ten', mas não sei quantos países é que ele contabilizou. Talvez 10 países apenas. Todos os lances que vamos incluir na participação disciplinar, o árbitro estava no enfiamento da jogada. Só vi que ele estava bem posicionado e que viu. O que defendemos são factos facilmente comprováveis", rematou.

CM

Bruno3429

Sp. Braga participa de Paulo Costa à Liga

O Sporting de Braga vai fazer uma participação à Liga Profissional Portuguesa de Futebol sobre a actuação do árbitro Paulo Costa devido ao desempenho no Braga-Porto, que os bracarense perderam por 2-0. Os arsenalistas queixam-se de «erros grosseiros» na arbitragem do jogo do passado sábado.

DM

JotaCC

Freitas assume revolta contra as arbitragens

Carlos Freitas deu voz à indignação dos bracarenses com o desempenho de Paulo Costa no embate com o FC Porto. O manager arsenalista considerou que "a dimensão dos erros das arbitragens está a provocar grandes prejuízos desportivos, os quais, quer directos quer indirectos, estão por contabilizar", sustentou, acrescentando: "O que se passou neste jogo apenas veio reforçar os nossos protestos a partir do jogo da Luz, protestos que, como é óbvio, não se centram nos clubes Benfica e FC Porto, mas ao nível da arbitragem que temos."

Carlos Freitas recordou as declarações de Vítor Pereira, elogiosas para o desempenho dos árbitros. "São ridículas as afirmações do presidente da Comissão de Arbitragem, quando diz que são boas 95% das actuações das equipas de arbitragem. Gostava de conhecer o rácio das suas prestações", questionou, mantendo o tom crítico. "Não sei quantos países contabilizou para nos incluir no Top 10 da arbitragem, talvez dez", ironizou.

Os prejuízos causados pelos árbitros nas duas últimas jornadas, Benfica e FC Porto, vão merecer dos arsenalistas uma séria e cuidada análise. "Vamos fazer uma profunda reflexão sobre o que sido a política do Braga e avaliar se vale a pena dar sequência ao investimento que o presidente António Salvador tem feito. Fala-se e escreve-se muito sobre a falta de competitividade no futebol português, mas parece que só querem três equipas a lutar por grandes objectivos", enfatizou.

Carlos Freitas vai mais longe nas críticas. "O Braga tem sido impedido de lutar pelos resultados, e, para ser assim, não vale a pena ser tão rigoroso e cumprir no dia-a-dia. É mais fácil discutir o jogo em San Siro que em Portugal", destacou, numa alusão ao recente duelo com o Milan.


Mandem-nos para a jarra ou para muito longe


Mais uma jornada, mais polémica. Não há meio de as arbitragens acertarem. Errar, todos erram, mas começa a não haver paciência, e os estádios estão cada vez mais vazios. Vítor Pereira, o digníssimo presidente da Comissão de Arbitragem, deve estar com problemas graves. Não vê, não ouve e só acredita naquilo que quer. E depois quer fazer crer que temos os melhores árbitros do Mundo. Estamos no Top 10, diz ele. Então, se são tão bons, mandem-nos apitar lá fora, mas longe, muito longe mesmo. Já não há jarra que aguente tanta incompetência. Indiferente a tudo isto, o FC Porto lá ganhou em Braga e reassumiu a liderança beneficiando dos empates fora de Benfica e Sporting. Os grandes continuam a sua travessia irregular, e só à conta destes três já são 44 pontos perdidos, isto ainda na primeira volta. Ocupam, contudo, os três lugares do pódio, muito por culpa de um Leixões que só somou cinco dos últimos 18 pontos possíveis de conquistar.


Erros de Paulo Costa levam a nova participação na Liga

O Braga vai apresentar esta semana uma nova participação sobre a arbitragem na Liga, em resultado dos erros cometidos por Paulo Costa no confronto com o FC Porto. Os bracarenses queixam-se do fora-de-jogo de Hulk no primeiro golo portista, do agarrão de Cissokho a Alan, da rasteira de Helton a Meyong e da mão de Guarín na bola, lances que ocorreram na área portista e que seriam motivo para grande penalidade, mas que a equipa de arbitragem não sancionou.




Mesquita indignado apela a uma reflexão

Mesquita Machado estava resignado e desiludido com a actuação do árbitro Paulo Costa, apesar de ter sido menos contundente comparativamente com o árbitro Paulo Baptista, que dirigiu o jogo com o Benfica. "É muito triste... O Braga foi gravemente prejudicado neste jogo com o FC Porto. A arbitragem, neste momento, deixa muito a desejar", afirmou o presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Futebol, que sublinhou a necessidade de se proceder "a uma profunda reflexão sobre o que se está a passar na arbitragem". Inconsolável com as ocorrências dos últimos dois jogos dos arsenalistas (Benfica e FC Porto), o autarca declara uma "enorme tristeza pelo que se está a passar". Idêntico estado de espírito era visível em António Salvador, presidente da SAD do Braga, quando se deslocou para os relvados de apoio do Estádio AXA. Acompanhado do manager Carlos Freitas, do director-executivo Rui Casaca, do assessor da SAD, Amaral Correia, e do director de comunicação, Ricardo Lemos, Salvador assistiu ao treino dos jogadores que não foram utilizados ou que estiveram pouco tempo em campo com o FC Porto. Mas sem conseguir evitar repetir algumas das acusações feitas na noite anterior a Paulo Costa.


Paulo Jorge recuperado treinou sem limitações

Paulo Jorge integrou-se ontem nos trabalhos de grupo pela primeira vez desde que em Setembro foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao quinto metatarso do pé esquerdo. Apesar da chuva e do frio, o defesa-central apresentou-se bem-disposto e treinou sem limitações, colocando-se às ordens do técnico Jorge Jesus, isto apesar de necessitar de algum tempo para adquirir o ritmo competitivo necessário. Entretanto, o peruano Rodriguez é o único futebolista que se encontra aos cuidados do departamento médico bracarense.

O JOGO

JotaCC

Braga queixa-se de três penáltis não assinalados contra o FC Porto e golo em fora-de-jogo
Queixa contra Paulo Costa

O Sp. Braga anunciou ontem que vai participar disciplinarmente do árbitro Paulo Costa à Liga, devido ao trabalho que efectuou no jogo com o FC Porto, no sábado. Os minhotos (perderam por 2-0) dizem que Paulo Costa cometeu vários "erros grosseiros", por não ter marcado três penáltis contra os portistas – falta de Cissokho sobre Alan (70'), falta de Hélton sobre Meyong (79') e mão de Guarín na área (80') – e não ter assinalado fora-de-jogo a Hulk, no lance do 1-0, por Rodríguez .

No final da partida com os dragões, o presidente do Sp. Braga, António Salvador disse que a equipa tinha sido "altamente prejudicada" e "roubada" pela arbitragem.

CORREIO DA MANHA

Bruno3429

Braga avança com participação contra Paulo Costa
Erros de arbitragem no jogo com o F. C. Porto causam nova revolta
MIGUEL PATACO

O Braga vai apresentar uma participação na Liga de clubes para apontar os erros cometidos pelo árbitro Paulo Costa no jogo com o F. C. Porto. O manager dos minhotos, Carlos Freitas, lembrou, ontem, "as três grandes penalidades que ficaram por marcar" a favor dos arsenalistas e voltou a criticar as palavras do presidente da Comissão de Arbitragem, Vítor Pereira.

"A dimensão dos erros cometidos causa grandes prejuízos desportivos directos e indirectos que ainda estão por contabilizar. O que se passou no jogo com o F. C. Porto só reforça o nível dos protestos que fizemos após o jogo com o Benfica", começou por afirmar Carlos Freitas, antes de revelar que o clube vai avançar com uma participação na Liga contra a actuação do árbitro Paulo Costa. "Vamos apontar o fora-de-jogo no primeiro golo do F. C. Porto e as três grandes penalidades que ficaram por marcar a nosso favor", explicou o dirigente dos minhotos, que considera "ridículas" as afirmações de Vítor Pereira, depois de o líder dos árbitros ter afirmado que 95% das arbitragens em Portugal têm qualidade.

A actuação de Paulo Baptista no Benfica-Braga mereceu mesmo uma queixa-crime na Procuradoria Geral da República, mas essa opção deveu-se às palavras de Mesquita Machado, presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação, que disse ter razões para acreditar que o juiz de Portalegre não tinha sido a primeira escolha para o jogo e que os erros do árbitro teriam sido premeditados. Agora, o protesto bracarense segue apenas para a Liga.

JN

Bruno3429

Clube participa de Paulo Costa

O Sporting de Braga vai participar disciplinarmente do árbitro Paulo Costa à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), depois do jogo do jogo de sábado com o FC Porto, da 15ª jornada.

Destak/Lusa | destak@destak.pt

Os bracarenses, que perderam 2-0, sentem-se revoltados com a arbitragem e falam do primeiro golo do FC Porto, precedido de fora-de-jogo de Hulk, e ainda de três grandes penalidades não assinaladas por Paulo Costa, da Associação de Futebol do Porto.

«Durante esta semana faremos uma participação disciplinar, fundamentada em vários erros grosseiros, como as grandes penalidades não assinaladas aquando da mão de Gaurin e nas faltas de Helton e Cissokho sobre Meyong e Alan. Além disso, o primeiro golo surge na sequência de um lance de fora de jogo», disse o "manager" do Sporting de Braga, em declarações à Agência Lusa.

Carlos Freitas sublinhou que o Sporting de Braga tem sido «prejudicado inúmeras vezes» esta temporada e disse que o clube não «pode ficar calado» perante o desempenho dos árbitros.

«A dimensão dos erros é por demais evidente. Não podemos ficar calados», avançou.

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, afirmou sábado que o clube «foi altamente prejudicado» e «roubado» pela arbitragem de Paulo Costa.

«O Sporting de Braga foi altamente prejudicado e, utilizando as mesmas palavras que disse no Estádio da Luz, o Braga foi roubado», frisou o presidente, que tinha pedido esta semana árbitros estrangeiros para os jogos com os "grandes".

António Salvador, tal como o Sporting também já tinha feito, exigiu igualmente a demissão do presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira.

O Sporting de Braga também vai avançar com uma queixa-crime no Ministério Público contra o árbitro Paulo Baptista e com uma participação disciplinar na Liga de futebol, na sequência do jogo com o Benfica na Luz.

Na 14ª jornada, o Sporting de Braga foi derrotado na Luz pelo Benfica por 1-0, com um golo irregular de David Luiz.


Destak

JotaCC

Salvador desafia Liga e arrisca mais de dois meses de suspensão

Arbitragem. Presidente do Sporting de Braga volta a falar em "roubo"

Reicindência do dirigente deve valer suspensão de vários meses

Olhando para trás, não é difícil perceber que António Salvador enfrenta uma longa suspensão disciplinar por ter reincidido em duras críticas à arbitragem. A palavra "roubo", especialmente, pode valer-lhe uma pena superior a dois meses, um quadro agravado pela repetição, em duas semanas, de acusações graves à honorabilidade dos juízes. O presidente do Sporting de Braga, que ontem anunciou uma participação disciplinar na Liga do árbitro do jogo de sábado com o FC Porto (Paulo Costa), repetiu que a sua equipa foi "roubada", sem se esquecer, pelo meio, de referir que não tinha "medo de processos".

Se há duas semanas a Liga tinha registado as declarações contundentes contra Paulo Baptista, que apitou o contestadíssimo Benfica-Braga, e, sem o confirmar, abriu um processo disciplinar a António Salvador, agora o procedimento não deverá ser distinto - isto apesar de oficialmente a Liga se negar a fazer comentários sobre o assunto. Para isso basta fazer um pequeno levantamento de situações similares julgadas pela Comissão Disciplinar da Liga liderada por Ricardo Costa. E valorar os alvos atingidos pela contundência verbal do líder da SAD.

Por exemplo, no início da temporada, o presidente do Benfica foi suspenso por dois meses por sugerir a entrada em cena da Polícia Judiciária no futebol, após um jogo das águias no Bessa. Luís Filipe Vieira foi suspenso por 50 dias e multado em 1500 euros (mais 15 dias de suspensão e 500 euros de multa por ter, na mesma circunstância, criticado o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol). Esta pena seria endurecida posteriormente por Vieira ter prestado declarações à imprensa durante a vigência do castigo disciplinar, que inibe os dirigentes de representar institucionalmente os seus clubes ou SAD.

E as palavras de Salvador, no sábado à noite, além de colocarem em causa a honorabilidade de Paulo Costa, lançam duras farpas à Comissão de Arbitragem. "Não se conseguem perceber as palavras do senhor Vítor Pereira quando disse que a arbitragem actua 95% das vezes correctamente. Hoje foi o espelho de que está equivocado e que não sabe o que está a fazer na arbitragem". E disse mais: "Não sei se é castigo pelo que disse depois do jogo com o Benfica, mas o Braga tem sido gravemente prejudicado, os portugueses viram. O Braga mostra que tem qualidade para lutar contra os melhores, mas não nos deixam ganhar". António Salvador, tal como aliás o Sporting, também pediu a demissão de Vítor Pereira.

Quem também não deve escapar ao julgamento da Comissão Disciplinar é o treinador Jorge Jesus, que ainda assim, após o encontro com o FC Porto, refreou os ânimos comparativamente com o discurso duríssimo no Estádio da Luz, há duas semanas. Na altura, para situar o sentimento de frustração, disse que para ganhar aos grandes "só na PlayStation".

Ontem, foi mais comedido, mas deixou a sua impressão digital nas críticas ao árbitro Paulo Costa. "O 1-0 surgiu numa situação em que o Hulk estava fora de jogo. Este primeiro golo teve muita influência no desenrolar da partida", apontou o treinador.

DN

JotaCC

Sp. Braga vai participar à Liga arbitragem de Paulo Costa

O Sp. Braga vai fazer uma participação Liga pela arbitragem de Paulo Costa ao jogo de sábado, frente ao FC Porto, a contar para a 15.ª jornada.

Os arsenalistas saíram derrotados da partida com dois golos sofridos e descontentes com a actuação do juiz da partida. Reclamam que o primeiro golo do FC Porto foi precedido de fora-de-jogo de Hulk e dizem ainda que ficaram por assinalar três grandes penalidades.

«O que está em causa é o nível das arbitragens, porque nada nos move contra o FC Porto ou Benfica. No jogo com o FC Porto assistimos a erros grosseiros cometidos por Paulo Costa. São erros evidentes aos olhos de toda a gente», refere o manager Carlos Freitas que lembra que não foi a primeira vez esta temporada.

Na jornada anterior, o Sp. Braga foi derrotado na Luz, pelo Benfica, por 1-0, com um golo irregular de David Luiz.

A BOLA

JotaCC

Sporting de Braga avança com participação disciplinar do árbitro Paulo Costa
Os bracarenses sentem-se prejudicados com a arbitragem do jogo de sábado com o FC Porto, do qual saíram derrotados por 2-0. O clube assegura que "não pode ficar calado" diante de "erros grosseiros". (Visite o dossiê do Campeonato da I Liga)



O Sporting de Braga vai participar disciplinarmente do árbitro Paulo Costa à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), depois do jogo do jogo de sábado com o FC Porto, da 15 jornada.

Os bracarenses, que perderam 2-0, sentem-se revoltados com a arbitragem e falam do primeiro golo do FC Porto, precedido de fora-de-jogo de Hulk, e ainda de três grandes penalidades não assinaladas por Paulo Costa, da Associação de Futebol do Porto.

"Durante esta semana faremos uma participação disciplinar, fundamentada em vários erros grosseiros, como as grandes penalidades não assinaladas aquando da mão de Gaurin e nas faltas de Helton e Cissokho sobre Meyong e Alan. Além disso, o primeiro golo surge na sequência de um lance de fora de jogo", disse o "manager" do Sporting de Braga, em declarações à Agência Lusa.

Carlos Freitas sublinhou que o Sporting de Braga tem sido "prejudicado inúmeras vezes" esta temporada e disse que o clube não "pode ficar calado" perante o desempenho dos árbitros.

"A dimensão dos erros é por demais evidente. Não podemos ficar calados", avançou.

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, afirmou sábado que o clube "foi altamente prejudicado" e "roubado" pela arbitragem de Paulo Costa.

"O Sporting de Braga foi altamente prejudicado e, utilizando as mesmas palavras que disse no Estádio da Luz, o Braga foi roubado", frisou o presidente, que tinha pedido esta semana árbitros estrangeiros para os jogos com os "grandes".

António Salvador, tal como o Sporting também já tinha feito, exigiu igualmente a demissão do presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, Vítor Pereira.

O Sporting de Braga também vai avançar com uma queixa-crime no Ministério Público contra o árbitro Paulo Baptista e com uma participação disciplinar na Liga de futebol, na sequência do jogo com o Benfica na Luz.

Na 14 jornada, o Sporting de Braga foi derrotado na Luz pelo Benfica por 1-0, com um golo irregular de David Luiz. 

EXPRESSO

Bruno3429

À atenção do Sp. Braga: St. Liège vence e lidera na Bélgica

Standard Liège, adversário do Sp. Braga na Taça UEFA, venceu neste domingo e ascendeu à liderança do campeonato da Bélgica, tendo um jogo a mais que o Anderlecht. De Camargo marcou o único golo da partida, frente ao Westerlo.

Laszlo Boloni, antigo treinador do Sporting, esteve nas bancadas do Estádio AXA a retirar notas sobre o Sp. Braga, na recepção ao F.C. Porto, no sábado à noite. Entretanto, regressou à Bélgica para orientar o St. Liège na deslocação ao recinto do Westerlo. O português Rolão Preto integra a equipa técnica de Boloni.

Aqui fica o onze do St. Liège:

Espinoza; Marcos, Onyewu, Mikulic, Mangala, Dalmat, Witsel, Defour, Jovanovic (Nicaise), Mbokani, De Camargo



Sem paciência para os erros de arbitragem (sobe e desce)
Luís Sobral

Pelas minhas contas, o Sp. Braga teve quatro (para dizer o mínimo¿) decisões de arbitragem que o prejudicaram nas duas últimas jornadas. E nenhuma favorável.

Sofreu dois golos fora-de-jogo (um na Luz, com o Benfica; outro esta noite com o F.C. Porto), teve pelo menos dois lances que deveriam ter resultado em grande penalidade a seu favor (Luisão sobre Matheus; mão de Guarín).

Não sei se o Sp. Braga perdeu por causa destes erros. Sei que perdeu também por causa deles. E como tudo se passou perante adversários que lutam pelo título, o resultado prático foi empurrar a equipa de Jorge Jesus para longe dos que discutem a liderança. E é pena. Para quem investiu tanto, para quem montou uma equipa que acredita num bom futebol e sobretudo para o campeonato.

Como na Luz, este sábado frente ao campeão nacional os bracarenses voltaram a demonstrar qualidade e é pena que nas duas partidas tenham sido tão melhores do que as equipas de arbitragem.

Agora que a primeira volta chegou ao fim, talvez seja altura de Vítor Pereira ser mais duro com quem erra de forma incompreensível. É impossível defender um campeonato onde os lapsos dos árbitros são tão grosseiros. E, já agora, também não é razoável elogiar durante a semana quem tão más provas dá ao fim-de-semana.

Maisfutebol

JotaCC

Sp. Braga queixa do árbitro Paulo Costa à Liga de Clubes

O Sporting de Braga vai fazer uma participação junto da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) contra o árbitro Paulo Costa, queixando-se da actuação do juiz do Porto no jogo do passado sábado, relativo à 16.ª jornada da Liga Sagres, frente ao FC Porto.

Os arsenalistas, que acabaram derrotados por 0-2, queixam-se de «erros grosseiros» da parte do árbitro, nomeadamente, nos lances das supostas grandes penalidades não assinaladas por Paulo Costa, na sequência de uma possível mão de Guarin e das possíveis faltas de Helton e Cissokho sobre Meyong e Alan.

A equipa bracarense defende ainda que o primeiro golo terá surgido na sequência de um lance de fora de jogo.

DIARIO DIGITAL

JotaCC

Dulce Félix venceu

Sete anos depois, o Crosse de Haro voltou a ter uma portuguesa a ganhar, pois o último triunfo nacional tinha sido de Carla Sacramento, em 2002. Ontem, Dulce Félix percorreu os 7000 metros em 23m20, menos quatro segundos do que Jacqueline Martin e menos 32 do que Ana Dias, que foi sexta. Rui Teixeira terminou em 13º na prova masculina. Por cá, Ricardo Dias (1:06.52) e Doroteia Peixoto (1:16.33) ganharam a Meia-maratona Manuela Machado, que contou 999 atletas na meta.

O JOGO

Bruno3429

Mesquita Machado quer "dizer umas verdades"
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA HOJE OU AMANHÃ



O presidente da Assembleia Geral (AG) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Mesquita Machado, promete "dizer umas verdades". A conferência de imprensa pode realizar-se ainda hoje ou amanhã.

Mesquita Machado não quis confirmar à Lusa se vai apresentar a demissão. "Primeiro, tenho que conversar e dar satisfações a algumas pessoas", disse.

Sobre a arbitragem do Sporting de Braga-FC Porto, da 15.ª jornada da Liga, disputado sábado,limitou-se a afirmar: "Foi uma vergonha".

Ontem, o Sporting de Braga anunciou que vai fazer junto da Liga uma participação de Paulo Costa.


Record

JotaCC

DULCE FÉLIX VENCE EM ESPANHA



Realizou-se na manha de hoje, a  XXV edição  "El Cross de Haro – Capital del Rioja", no qual participaram 3 atletas portugueses: a bracarense Dulce Félix, a algarvia Ana Dias e o atleta do Joane Rui Teixeira, entre imensos atletas africanos.

A atleta bracarense que esta época tem conseguido excelentes resultados, mostrando assim uma grande evolução na sua carreira, dominou a corrida e venceu de forma categórica as suas adversárias. Eis os resultados:

1ª Dulce Félix – SCBraga – 23.30

2ª Jacqueline Martin – Espanha – 23.24

3ª Simret Sultan – Eritreia – 23.33

4ª Nav Aicha Bani – Marrocos – 23.43

5ª Meraf Batha – Marrocos – 34.44

6ª Ana Dias – Portugal – 23.52

Masculinos

1º Mark Kiptoo – Quénia – 30.59

13º Rui Teixeira – Joane – 33.02

SC BRAGA.PT

JotaCC

Balanço da 1ª volta: Liga perde 112 mil espectadores

A Liga perdeu 112.947 espectadores em relação à época passada, tendo em conta os totais de assistências no final da primeira volta. Uma quebra de 8,7 por cento, numa tendência quase geral e que afecta todos os «grandes».

O Benfica é o clube com melhores totais de assistências (290.857 espectadores), mas está ainda assim abaixo de igual período da época passada (300.029), sendo que já recebeu F.C. Porto e Sporting, tal como tinha acontecido na última temporada por esta altura.

A diferença do F.C. Porto é maior, mas os «dragões» ainda vão receber os dois clássicos. Na época passada, por esta altura, os campeões tinham levado 302.299 espectadores ao estádio, esta temporada o total é de 243.172.

Quanto ao Sporting, tem 187.714 espectadores, contra 208.427 há um ano. E neste caso os «leões» já receberam o F.C. Porto, quando na época passada os dois clássicos aconteceram na segunda volta. Tendência igual mostram V. Guimarães e Sp. Braga, os clubes que se seguem com maiores assistências.

Por curiosidade, refira-se que a taxa de ocupação dos estádios se mantém muito próxima da época passada, com 44,2 por cento, porque a Liga perdeu dois recintos com maior capacidade, Bessa e Leiria, que foram substituídos pelos estádios com menor capacidade de Trofense e Rio Ave.

A melhor jornada da Liga 2008/09 foi a oitava, com 130 mil espectadores no total. A pior foi a 13ª, com 30 mil espectadores a dividir por oito estádio. Seguiu-se a ronda que agora terminou, a última da primeira volta, com um total de 39.992 espectadores nos estádios.

O Benfica-Sporting da 4ª jornada foi o jogo com melhor assistência, um total de 60.022 espectadores.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Mesquita Machado demite-se
CONFIRMOU FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL
      
Mesquita Machado, presidente da Assembleia-geral da Federação Portuguesa de Futebol, demitiu-se, segundo informa o site do organismo. A renúncia ao mandato tem efeitos imediatos.

Esta manhã, Mesquita Machado tinha prometido, em declarações à Lusa, "dizer umas verdades", o que só vai acontecer na conferência de imprensa marcada para amanhã às 17 horas.

Os estatutos da FPF estipulam que o seu substituto seja o actual vice-presidente da Mesa da AG, ou seja Avelino da Silva Rocha Ribeiro, um advogado de Matosinhos.

Nas últimas semanas não tem poupado críticas à actuação da arbitragem nos jogos em que o Sporting de Braga esteve envolvido.

Considerou "uma vergonha" a arbitragem do último Sporting de Braga-FC Porto e antes acusou a Comissão de Arbitragem da Liga de ter alterado o árbitro inicialmente previsto para o Benfica-Sporting de Braga, cedendo a "influências externas", e o árbitro, Paulo Baptista, de ter cometido "erros premeditados".

Na sequência disso, o Benfica considerou que a "insinuação" de Mesquita Machado merecia "intervenção da Procuradoria-Geral da República (PGR)", enquanto o Sporting de Braga fez uma participação na PGR com a intenção de que o Ministério Público investigasse todos os acontecimentos ocorridos antes e depois do encontro.

Por seu turno, o Sporting pediu a abertura de inquéritos por parte da Liga e da Federação.

RECORD

JotaCC

Mesquita Machado abandona cargo na FPF


O presidente da Assembleia-geral da Federação portuguesa de futebol apresentou hoje a demissão ao cargo, após ter enviado uma carta aos serviços da FPF.

Perante esta decisão de Mesquita Machado, o vice-presidente Avelino da Silva Rocha Ribeiro irá assumir a presidência, tal como assegura o artigo 72º dos estatutos da FPF.

A BOLA

Bruno3429

Bracarenses impedidos de inscrever jogadores

O Sp. Braga está impedido de inscrever jogadores, bem como renovar contratos a futebolistas enquanto mantiver uma divida de formação ao GD Vitorino de Piães, garantiu o clube dos distritais de Viana do Castelo.

Em causa estão 43.500 euros que os "arsenalistas" devem pagar pelos cinco anos de formação do jovem Vítor Hugo Trindade Sagres, actualmente emprestado pelo AD Limianos (III Divisão, série A).

"A decisão já transitou em julgado e não é passível de recurso. Este dinheiro é muito importante para a sobrevivência do clube", diz José Rebelo da Silva, advogado do Piães.

O Sp. Braga recorreu da deliberação federativa, invocando vicio da decisão, por não terem sido ouvidas duas testemunhas que arrolou no processo, mas a verdade é que o Conselho de Disciplina negou-lhe provimento, pelo que está à mercê do Regulamento do Estatuto, da Inscrição e Transferência de Jogadores.

O conjunto minhoto tinha até 24 de Dezembro para pagar a divida, mas, uma vez que não a saldou, o ponto 16 do regulamento diz que fica "automaticamente impedido de registar novos contratos de jogadores seniores masculinos ou jogadores aptos a participar nessa categoria, bem como de renovar os já registados, até integral pagamento das importâncias em dívida".

"Esta medida não carece de qualquer decisão do Conselho de Justiça, pois é automática. Vamos exigir o cumprimento integral de todos os direitos. O Sp. Braga só poderá protelar a situação até querer inscrever ou renovar com alguém", vincou o causídico.

José Rebelo da Silva garante que o clube vianense está "determinado a esgotar todas as possibilidades desportivas e cíveis" para garantir a verba, "incluindo impugnar a participação do Braga nas competições europeias, já que o licenciamento da UEFA penaliza com a exclusão os clubes com dívidas de formação".



Madaíl "respeita" renúncia de Mesquita Machado

Gilberto Madaíl, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, classificou hoje de "acto de consciência, de natureza estritamente pessoal", que "respeita", a renúncia de Mesquita Machado à presidência da AG daquela instituição.

Em declaraçóes ao site da FPF, Madaíl acrescentou que "Os Estatutos (...) prevêem os mecanismos que deverão ser seguidos nestes casos", antes de "agradecer a colaboração" de Mesquita Machado, que será substituído pelo vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Avelino da Silva Rocha Ribeiro.

Mesquita Machado renunciou horas antes à presidência da AG através de ofício enviado aos serviços da FPF.

Contactado pela Agência Lusa, Mesquita Machado não deu esclarecimentos adicionais e remeteu para uma conferência de imprensa a realizar terça-feira às 17:00. Durante a manhã, disse à Lusa que pretendia "dizer umas verdades" e já se admitia que equacionasse a sua continuidade no cargo.

Presidente da Câmara Municipal de Braga há 32 anos, Francisco Mesquita Machado também está ligado ao Sporting de Braga, clube a que já presidiu.

Nas últimas semanas não tem poupado críticas à actuação da arbitragem nos jogos em que o Sporting de Braga esteve envolvido.

Considerou "uma vergonha" a arbitragem do último Sporting de Braga-FC Porto e antes acusou a Comissão de Arbitragem da Liga de ter alterado o árbitro inicialmente previsto para o Benfica-Sporting de Braga, cedendo a "influências externas", e o árbitro, Paulo Baptista, de ter cometido "erros premeditados".

Na sequência disso, o Benfica considerou que a "insinuação" de Mesquita Machado merecia "intervenção da Procuradoria-Geral da República (PGR)", enquanto o Sporting de Braga fez uma participação na PGR com a intenção de que o Ministério Público investigasse todos os acontecimentos ocorridos antes e depois do encontro.

Por seu turno, o Sporting pediu a abertura de inquéritos por parte da Liga e da Federação.



O Jogo

Bruno3429

Arsenalistas pedem suspensão de Paulo Costa
SP. BRAGA ENTREGA PARTICIPAÇÕES NA LIGA


O Sporting de Braga entregou hoje duas participações na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) requerendo a suspensão imediata da equipa de arbitragem do jogo com o FC Porto, da 15.ª jornada da Liga.

As participações foram dirigidas à Comissão de Arbitragem e à Comissão Disciplinar.

Além de requerer a suspensão imediata da equipa de arbitragem liderada por Paulo Costa, do Porto, o Sporting de Braga pretende que a mesma venha a ser "disciplinarmente punida pelos erros grosseiros que cometeu, sempre em claro e manifesto prejuízo do Sporting de Braga, nomeadamente no primeiro golo validado ao FC Porto e na não marcação de três grandes penalidades em favor do Sporting de Braga", alegam os responsáveis do clube.

O clube minhoto perdeu em casa (2-0) com o FC Porto, quedando-se na sexta posição com 23 pontos, agora a oito pontos do líder, precisamente a equipa portista.



Dívida impede novas inscrições de jogadores
CLUBE DOS DISTRITAIS DE VIANA DO CASTELO RECLAMA 43.500 EUROS


O Sporting Braga está impedido de inscrever jogadores, bem como renovar contratos a futebolistas, enquanto mantiver uma divida de formação ao GD Vitorino de Piães, garantiu segunda-feira à Lusa o clube dos distritais de Viana do Castelo.

Em causa estão 43.500 euros que os arsenalistas devem pagar pelos 5 anos de formação do jovem Vítor Hugo Trindade Sagres, actualmente emprestado pelo clube da Liga ao Limianos (II Divisão).

"A decisão já transitou em julgado e não é passível de recurso. Este dinheiro é muito importante para a sobrevivência do clube", diz José Rebelo da Silva, advogado do Piães.

O Sporting Braga recorreu da deliberação federativa, invocando vicio da decisão, por não terem sido ouvidas duas testemunhas que arrolou no processo, mas a verdade é que o Conselho de Disciplina negou-lhe provimento, pelo que está à mercê do Regulamento do Estatuto, da Inscrição e Transferência de Jogadores.

O conjunto minhoto tinha até 24 de Dezembro para pagar a divida, mas, uma vez que não a saldou, o ponto 16 do regulamento diz que fica "automaticamente impedido de registar novos contratos de jogadores seniores masculinos ou jogadores aptos a participar nessa categoria, bem como de renovar os já registados, até integral pagamento das importâncias em dívida".

"Esta medida não carece de qualquer decisão do Conselho de Justiça, pois é automática. Vamos exigir o cumprimento integral de todos os direitos. O Sporting Braga só poderá protelar a situação até querer inscrever ou renovar com alguém", vincou o causídico.

José Rebelo da Silva garante que o clube vianense está "determinado a esgotar todas as possibilidades desportivas e civeis" para garantir a verba, "incluindo impugnar a participação do Sp. Braga nas competições europeias, já que o licenciamento da UEFA penaliza com a exclusão os clubes com dívidas de formação".


Advogado nega impedimento de inscrições
BRUNO MACEDO GARANTE QUE O CLUBE PRESTOU CAUÇÃO



O Sporting de Braga recusa liminarmente estar impedido de inscrever jogadores ou renovar contratos de futebolistas por causa de uma dívida ao GD Vitorino de Piães, clube da Associação de Viana do Castelo, pela formação do jogador Vítor Hugo.

"Não pode, não está, nem vai estar impedido de inscrever jogadores", garantiu o advogado Bruno Macedo, do gabinete jurídico do clube bracarense, apoiando-se na norma que diz que "o impedimento pode ser suspenso até ao trânsito em julgado da decisão final logo que se mostre efectivamente prestada caução".

Segundo Bruno Macedo, o Sporting de Braga já prestou caução, "um mecanismo usual para que o acórdão não produza efeito", esperando que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) indique se aceita uma garantia bancária ou exige um depósito em dinheiro.

Em causa estão 43.500 euros que os bracarenses terão de pagar pelos 5 anos de formação do jovem Vítor Hugo Trindade Sagres, actualmente emprestado ao Limianos (II Divisão).

O Sporting Braga recorreu da deliberação federativa, invocando vício da decisão, por não terem sido ouvidas duas testemunhas que arrolou no processo, mas o Conselho de Disciplina negou-lhe provimento, pelo que, segundo José Rebelo da Silva, advogado do Vitorino de Piães, está à mercê do Regulamento do Estatuto, da Inscrição e Transferência de Jogadores.

O advogado do clube arsenalista criticou ainda, em declarações à Agência Lusa, a postura da comissão de arbitragem da FPF, que, a 21 de Outubro de 2008, decidiu pela primeira vez favoravelmente ao clube dos distritais de Viana do Castelo.

"Não se dignaram a realizar a audiência e a ouvir as duas testemunhas que tínhamos arrolado, além de que inverteram o ónus da prova. Nós temos direitos e não pudemos exercer o contraditório", lamentou-se.

Mas, para José Rebelo da Silva, "esta medida não carece de qualquer decisão do Conselho de Justiça, pois é automática". "Vamos exigir o cumprimento integral de todos os direitos. O Sporting Braga só poderá protelar a situação até querer inscrever ou renovar com alguém", disse.

O advogado do Vitorino de Piães garante que o clube vianense está "determinado a esgotar todas as possibilidades" para garantir a verba, "incluindo impugnar a participação do Sp. Braga nas competições europeias, já que o licenciamento da UEFA penaliza com a exclusão os clubes com dívidas de formação".



Record