News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Mundial em Portugal

Started by Bracarense, 19 de January de 2009, 16:03

Previous topic - Next topic

Cici

Madaíl: «Satisfeito e confiante»
CERTEZA QUE CANDIDATURA IBÉRICA É FORTE 

Gilberto Madaíl saíu "satisfeito e confiante" da reunião em Zurique com Joseph Blatter, presidente da FIFA, na qual foi apresentada a candidatura de Portugal e Espanha à organização do Mundial de 2018 ou 2022.

"Saí com a certeza de que a nossa candidatura é tão forte como as outras. A partir de agora estamos prontos para um ano de grandes batalhas, nas quais vamos tentar convencer a FIFA que temos o melhor projeto", disse o presidente da federação portuguesa de futebol (FPF), reafirmando que os estádios a serem utilizados serão Luz, Alvalade e Dragão, com cenários no quais Algarve e Braga também entram, com o primeiro caso em destaque, devido à importância que o turismo apresenta na candidatura ibérica. Isto desde que o governo disponibilize verbas que viabilizem a inclusão.

"Blatter reconheceu que Portugal e Espanha são países com grande capacidade de organização, com grande potencial no futebol. Curiosamente, os dois países estão no 'top-10' da FIFA. São potências futebolísticas, que têm o seu peso e significado. A receção de Blatter foi muito cordial e não pôs qualquer obstáculo à candidatura de dois países", referiu ainda Madaíl, sublinhando o detalhe importante da coinceção do projeto:

"Não é uma candidatura conjunta, mas uma candidatura apoiada por dois países, o que é completamente diferente. Não nos iríamos meter numa aventura se não tivéssemos expectativas de ganhar e também não iríamos para uma candidatura para desbaratar um capital que tivemos com a organização do Euro'2004".

Depois do seu homólogo espanhol Angel Maria Villar ter revelado que a cadidatura custará sete milhões de euros, 40% dos quais suportados pela FPF, Madaíl afirmou que estuda ainda formas de suportar o encargo:

"Temos vindo a pensar, vamos ver quanto vai custar. Também temos contactado entidades privadas. Temos de ver de onde vem a nossa origem de fundos. Temos de fazer parcerias com a parte privada e com o próprio Governo."

in Record

Fui buscar este tópico, porque hoje foi feita a candidatura oficial ibérica ao Mundial de 2018 ou 2022. Ouvi o Madaíl hoje no telejornal a falar da possibilidade do estádio do Algarve também ser utilizado, se a este lhe fosse acrescentada uma bancada, desde que o governo a financie, porque os requisitos para a utilização dos estádios para o Mundial é de lotações de 42 mil lugares. E na notícia da Record também fala na possibilidade do estádio de Braga entrar, mas a ser assim este também teria de ser aumentado?

Com a notícia da possível implosão do estádio de Aveiro e a quererem aumentar o do Algarve, quando este fora estas competições não terá uso praticamente nenhum, acho que se está a querer ter novamente mais olhos que barriga, mesmo se dizendo que haverá ganhos com este acontecimento.

BRAGA FOREVER

MUNDIAL 2018

Mundial 2018: orçamento de sete milhões, Braga e Algarve «hipóteses»

Madaíl estuda forma de garantir financiamento

A candidatura ibérica à organização do Mundial 2018 ou 2022 terá um orçamento na ordem dos sete milhões de euros, anunciou o presidente da Federação espanhola, Angel Villar. E Portugal equaciona incluir os estádios de Braga e Algarve na candidatura, diz Gilberto Madaíl.

«Eu disse que, em princípio, há três estádios fixos (Luz, Alvalade e Dragão), mas nós temos um estudo feito com mais dois cenários possíveis. Uma coisa é o orçamento para a candidatura, outra coisa são os investimentos que vão ou não ser necessários fazer. Nós temos cenários de haver um ou mais dois estádios em Portugal», afirmou o presidente da Federação em Zurique, depois da apresentação da candidatura ao presidente da FIFA.

Nesse caso, ambos os recintos «teriam de ter mais 12.000 lugares cada um», admite Madaíl, para cumprirem os requisitos da FIFA. «Teria toda a vantagem incluir o Algarve, mas temos de ver o que é necessário para que aquele estádio passe a sua capacidade de 29.000 para 42.000 espectadores, para ver se vale a pena. Tem de haver uma ponderação local. Tem de se ver quais são os custos disso e quem é que paga. Isso é um problema que tem de ser discutido entre o Governo e a Câmara», diz ainda Madaíl, citado pela Lusa.

Laurentino Dias, secretário de Estado do desporto, pediu tempo para ponderar a questão. O membro do Governo foi também chamado a comentar a hipótese de implosão do estádio de Aveiro, um dos palcos do Euro 2004, já levantada na cidade: «Acho essa ideia um disparate. Não haverá ninguém em Aveiro, na região e no país a arranjar soluções que permitam cobrir o défice que o estádio está a trazer, por não ter um clube com peso para o manter.»

Quanto ao orçamento, Madaíl diz que está a estudar como será suportada a verba portuguesa, que representará 40 por cento do total. «Num orçamento que fizemos, serão cerca de seis, sete milhões de euros, em que 60 por cento serão cobertos pela Federação Espanhola de Futebol e 40 por cento pela portuguesa», disse Villar.

«Temos vindo a pensar, vamos ver quanto vai custar. Também temos contactado entidades privadas. Temos de ver de onde vem a nossa origem de fundos. Temos de fazer parcerias com a parte privada e com o próprio Governo», afirmou Madaíl.

Mais futebol
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

xOuPo

mundial 2018/2022
Apresentado o logótipo da Candidatura Ibérica

O logótipo da Candidatura Ibérica à organização do Mundial 2018/2022, concebido pela empresa Euro RSCG Design & Arquitectura, foi hoje apresentado oficialmente na sede da Federação Portuguesa de Futebol.

Na cerimónia marcaram presença o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Gilberto Madaíl, o Presidente da Real Federação Espanhola de Futebol, Angel María Villar, e o Director-Geral da Euro RSCG Design & Arquitectura, Eugénio Chorão.

O logótipo foi escolhido entre várias propostas apresentadas por empresas espanholas e portuguesas, tendo sido posteriormente aprovado pela FIFA.

O logótipo, inspirado nas bandeiras dos dois países revela o espírito de união de uma candidatura que junta duas grandes nações e dois grandes povos apaixonados por futebol."

In destak.pt, 29/10/2009

Cici

Sinceramente não gosto nem acho piada a este logótipo :-\ tem as cores dos dois países mas depois não consigo perceber onde se vê a união, futebol, etc. Eu não percebo nada da poda, mas a mim isto mais parece duas ou três pinceladas...

O chato é que só daqui a um ano e tal é que se sabe quem ganha.

Nuno À-Braga

Eu gostei, porque, embora realmente nele estejam as duas bandeiras, é a nossa que ressalta de imediato à vista, ao ponto de até parecer que só a nossa lá está, eheh!

Viva Aljubarrota!

Carvalhinha

(...)
O representante da empresa responsável pela criação do logótipo revelou que este se inspirou na obra do espanhol Joan Miró e do português José de Guimarães.

Eugénio Chorão explicou  que a imagem da candidatura nasceu através de um «solução expressa nas bandeiras portuguesa e espanhola», pois fez-se «uma fusão das cores de ambas para desenhar o mundo».
(...)

desporto @ TVI24

Eu também não gosto assim muito do logótipo, mas depois de saber onde se inspiraram e no que acabou por sair até que não está assim tão mal.

PS: giro, giro... foi o boneco Kinas em 2004! ;D

Carvalhinha

Desculpem estar a desenterrar este tópico, mas como na quinta-feira vamos ficar a saber quem é ou quem são os escolhidos para levar o Mundial de 2018 e 2022 para casa, surgiu-me uma questão. Foi impressão minha, ou só no jogo de ontem, em Braga, é que houve t-shirts e tarjas de apoio à candidatura ibérica? E pelo que se consta por aí, o Estádio Municipal de Braga nem irá fazer parte do plano?

E já agora, só há quatro candidaturas para 2018:

Bélgica & Holanda (já fizeram o Euro 2000 em conjunto)
Inglaterra (Mundial de 1966 e Euro 1996)
Portugal & Espanha (Euro 2004 em Portugal, Mundial de 1982 em Espanha)
Rússia (nunca realizou um evento destes)

Para 2022 estão em corrida: a Austrália, o Japão, a Coreia do Sul, o Qatar e os Estados Unidos. O México e a Indonésia foram reprovados.

darkshines

ESPERO BEM QUE O NOSSO ESTADIO NÃO ENTRE NO MUNDIAL!

já não chega 30 mil, agora vamos aumentar para 45 mil nao? depois então é que caem em cima de nós com o elefante branco às moscas..fdx

brigada da relote

Se o nosso estádio AXA entrar no mundial ibérico a bancada de 15 mil lugares será amovivel. Portanto só estará montada durante a prova, mais nada.

Lateralus

Apesar de, desportivamente, o Mundial, nos moldes que foi apresentado, pouco ou nada representar para Portugal, parece-me a nível financeiro um bom investimento, pois o que gastaríamos é irrisório quando comparado com as eventuais receitas.

braga11

Näo esquecer que mesmo Braga näo tenha jogos, é de esperar que uma seleccäo tenha em Braga o quartel geral, treinos etc.. Isso tambem chama pessoas a Braga.

FORCA  PORTUGAL
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE

Braga_fan

PAF

Ter um Mundial em Portugal ( e Espanha) é um sonho tal como foi ter um Europeu, pelo menos para mim... É um acontecimento único e durante uma vida quase praticamente irrepetivel.
Os Moldes em que a parceria foi apresentada para mim são os obvios e os ideais (talvez acrescentasse o estádio do Algarve por questões turisticas unicamente.... Em Portugal só três estádios receberão jogos (Dragão, Luz e Alvalade), e apesar de estes três estádios teremos bastantes jogos, não tantos como num Europeu (acho que estão previstos 22, contra 32 do Euro), mas mais que suficiente para um país como Portugal. Dizer que nos vendemos à Espanha, que assim mais valia não fazer, etc, não passa de uma treta, grande parte das vezes daqueles que dizem que só se gasta no futebol, quando há tanto onde gastar... esquecem-se é de referir as receitas, e até hoje não vi uma única pessoa (no meio de tantos iluminados que criticaram o Investimento nos estádios) a dizer que o Euro deu prejuizo, porque a verdade é que não deu! A verdade é que Portugal ganhou 4/5 vezes mais que o que investiu nos estádios e promoção. Criaram-se elefantes Brancos? É verdade, mas nunca saberemos se sem eles ganhariamos ou não a candidatura, e se parte deles foram mal pensados, executados, mal localizados, etc, não tem minimamente a ver com o Euro, mas sim com quem o geriu. Por exemplo Leiria e Faro tinham bancadas amoviveis, porque não fizeram isso noutros estádios? E mesmo nesses porque não fizeram mais bancadas desse tipo sabendo que não fariam falta? Mesmo assim considerando Aveiro, Leiria e Faro, no total são investimentos que sendo mal feitos talvez nem cheguem aos 100milhões de euros... e se calhar comparando coisas imcomparaveis por exemplo a Casa da música custou a mais que o previsto 60milhões,pagava 2 destes estádios... e no total bem mais que estes 3estádios juntos.
Não ter o jogo de abertura e  Final em Portugal não penso que seja problema, tal como só haver jogos no Porto e Lisboa... qualquer português que queira ver um jogo tem que fazer menos quilometros que qualquer espanhol!

Carvalhinha

Quote from: Limagico18 on 30 de November de 2010, 12:05
Espero bem que reprove.

Não vou fazer figas para que percamos a candidatura porque segundo a própria FIFA foi o nosso, o íberico, o melhor e o mais profissional dossiê apresentado. E de realçar que é o projecto mais barato entre todos! De negativo os média apontam para o facto de só fazerem parte as cidades de Lisboa e do Porto, por Portugal. E é isso mesmo o que eu acho, para uma candidatura em conjunto, gostaria que fosse tudo dividido pelos países, e não 80% para um lado e os restantes 20% para o outro. Se bem que eu entendo a nossa posição. O nosso actual estado não nos permite loucuras, nem para muitos gastos. Se ficarmos com a organização, mesmo nestas condições será uma mais-valia para Portugal, se não formos aceites, paciência, não perdemos muito porque a atenção recaía em maioria para os nuestros hermanos. ;)

braga11

Para quem pode e quiser acompanhar em directo:

14:55    ESPECIAL INFORMAÇÃO - FUTEBOL: MUNDIAL 2018/2022 - ATRIBUIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO  em directo na RTP 1

FORCA  PORTUGAL
VIVA  O  ENORME  SC  BRAGA - BRAGA  SEMPRE

Carvalhinha

Já foram exibidas as apresentações, em Zurique, da Bélgica & Holanda, a Ibérica e a da Inglaterra. Agora é a vez dos russos sem o Putin, que não acompanhou a comitiva porque acha que a decisão já está tomada há muito. E pelo ambiente deve ser o Príncipe William a levar candidatura para casa. ::)

jacm

Não concordo,minimamente, com esta organização em conjunto. Até porque se estamos representados com apenas duas cidades é ridiculo. Com a crise, até acho que tinhamos muito mais a ganhar com uma divisão 50/50 do que a perder. Os nossos Estádios já estão construidos, logo é meio caminho andado, gastamos muito mais no Euro! Fazia todo o sentido que, pelo menos, um dos grupos se disputasse em Braga/Corunha(ou Vigo) e outro Algarve/Sevilha. Por isso, desejo apenas que seja outra candidatura a ganhar...
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Carvalhinha

Quote from: jacm on 02 de December de 2010, 12:31
Fazia todo o sentido que, pelo menos, um dos grupos se disputasse em Braga/Corunha(ou Vigo) e outro Algarve/Sevilha. Por isso, desejo apenas que seja outra candidatura a ganhar...

Corunha, Vigo, Badajoz e Sevillha fazem parte do projecto.

jacm

Quote from: Carvalhinha on 02 de December de 2010, 12:43
Quote from: jacm on 02 de December de 2010, 12:31
Fazia todo o sentido que, pelo menos, um dos grupos se disputasse em Braga/Corunha(ou Vigo) e outro Algarve/Sevilha. Por isso, desejo apenas que seja outra candidatura a ganhar...

Corunha, Vigo, Badajoz e Sevillha fazem parte do projecto.
Isso sei eu. Por isso escrevi que na vez do Grupo de Corunha/Vigo, devia ser Braga/Corunha(ou Vigo) e na vez do de Badajoz/Sevilha deveria ser Algarve/Sevilha
POR UM BRAGA CAMPEÃO

Cici

Quote from: Carvalhinha on 02 de December de 2010, 10:18
Quote from: Limagico18 on 30 de November de 2010, 12:05
Espero bem que reprove.

Não vou fazer figas para que percamos a candidatura porque segundo a própria FIFA foi o nosso, o íberico, o melhor e o mais profissional dossiê apresentado. E de realçar que é o projecto mais barato entre todos! De negativo os média apontam para o facto de só fazerem parte as cidades de Lisboa e do Porto, por Portugal. E é isso mesmo o que eu acho, para uma candidatura em conjunto, gostaria que fosse tudo dividido pelos países, e não 80% para um lado e os restantes 20% para o outro. Se bem que eu entendo a nossa posição. O nosso actual estado não nos permite loucuras, nem para muitos gastos. Se ficarmos com a organização, mesmo nestas condições será uma mais-valia para Portugal, se não formos aceites, paciência, não perdemos muito porque a atenção recaía em maioria para os nuestros hermanos. ;)

Eu sinceramente acho que se perdermos isto, até não será tão mau quanto isso. Acho uma perfeita estupidez só duas cidades nos representarem com 3 estádios e se andamos em tempo de crise, porque raio nos metemos nisto?
Acho que Portugal, mais uma vez anda a ter mais olhos que barriga. O EURO2004 teve sucesso, mas também anda ai muito estádio às moscas, e até que ponto isto é uma mais-valia para nós...
Que importa mostrar coisas lá pra fora, se depois cá dentro é o que se vê? Deviam-se preocupar em dar emprego aos desempregados e matar a fome a quem não tem que comer.
Eu gosto destas organizações, até porque participei no EURO2004, mas quando vejo que cada vez há mais pessoas a passar necessidade e sem ter como conseguir rendimento, acho que isto do Mundial devia ser secundário ou até terciário :-X