News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

MERCADO DE INVERNO 2023/2024

Started by Luso, 07 de October de 2023, 21:19

Previous topic - Next topic

SEMPRESCB

Quote from: Enorme_Guerreiro on 31 de January de 2024, 10:25
Quote from: PEDRØ XVI on 31 de January de 2024, 10:09
O Asué, quanto a mim, poderia vir a ter futuro no Braga ao contrário do Lacximicant.
Não chega não termos PLs na equipa principal também querem deixar a B sem opções?
Já estou a ver que na equipa não há ambição nenhuma... garantiram o apuramento e já estão contentes, nem sequer equacionam a hipótese de tentar lutar pela subida.
Concorde-se ou não, não me parece difícil perceber o porquê do "desfalque" à equipa B: não, não há interesse em subir, porque provavelmente a estrutura do Braga entende que isso seria prejudicial. Dificilmente na segunda liga teríamos qualidade para lutar pelos primeiros lugares e jogar um futebol mais ofensivo, que prepare os jogadores para a equipa A. Para andar a lutar para não descer na segunda liga, prefere-se antes estar na Liga 3 a lutar pelos lugares de topo.

Eu não sou propriamente fã (acho que na segunda liga podíamos tentar jogar futebol na mesma, e o pior que podia acontecer era não funcionar e descer de divisão para a divisão onde estamos), mas percebo a perspetiva de que se calhar a segunda liga já é um nível demasiado alto para jogadores tão jovens.
Estão lá 2 equipas B de clubes da Liga com muitos jovens, não me parece que por si só a juventude seja um problema.

Agora se os jovens da formação apenas chegavam?

Claro que não e aqui é a chave da questão, uma equipa competitiva na Liga 2 obrigaria a um investimento bem mais significativo que aquele que é feito para jogar Liga 3 e isso claramente não interessa ao clube. São opções e para andar em efeito io-io entre Liga 2 e Liga 3 também me parece melhor assim.

PEDRØ XVI

O Asué, quanto a mim, poderia vir a ter futuro no Braga ao contrário do Lacximicant.
Não chega não termos PLs na equipa principal também querem deixar a B sem opções?
Já estou a ver que na equipa não há ambição nenhuma... garantiram o apuramento e já estão contentes, nem sequer equacionam a hipótese de tentar lutar pela subida.
Concorde-se ou não, não me parece difícil perceber o porquê do "desfalque" à equipa B: não, não há interesse em subir, porque provavelmente a estrutura do Braga entende que isso seria prejudicial. Dificilmente na segunda liga teríamos qualidade para lutar pelos primeiros lugares e jogar um futebol mais ofensivo, que prepare os jogadores para a equipa A. Para andar a lutar para não descer na segunda liga, prefere-se antes estar na Liga 3 a lutar pelos lugares de topo.

Eu não sou propriamente fã (acho que na segunda liga podíamos tentar jogar futebol na mesma, e o pior que podia acontecer era não funcionar e descer de divisão para a divisão onde estamos), mas percebo a perspetiva de que se calhar a segunda liga já é um nível demasiado alto para jogadores tão jovens.
Isso é tudo uma treta se queres que te diga. A equipa pratica o futebol que o treinador quiser, seja na segunda liga seja na liga 3, se resulta ou não isso já é outra história. Se os jogadores não têm qualidade para jogar para os primeiros lugares na segunda liga não interessa para nada, a equipa não pode passar da segunda liga de qualquer maneira e o pior que pode acontecer é descer novamente para a liga 3 e eu não vejo mal nenhum se fosse essa situação de andar sempre a subir e descer... aliás só vejo benefícios para o crescimento dos jogadores.
A segunda liga é um nível demasiado alto para jogadores tão jovens? Nada mais contraditório. Então queremos que se subam jogadores jovens para a equipa principal e depois andamos a dizer que a segunda liga já é um nível demasiado alto para eles? A qualidade só aumenta quanto maior for o nível de exigência.
O forum de "reserva": [url="https://superbraga.freeforums.net"]https://superbraga.freeforums.net[/url]

Enorme_Guerreiro

Quote from: SEMPRESCB on 31 de January de 2024, 10:29
Quote from: Enorme_Guerreiro on 31 de January de 2024, 10:15
Quote from: SEMPRESCB on 30 de January de 2024, 23:33
Quote from: Enorme_Guerreiro on 30 de January de 2024, 22:18
Quote from: SEMPRESCB on 30 de January de 2024, 21:04
Quote from: Enorme_Guerreiro on 30 de January de 2024, 21:02
Quote from: SEMPRESCB on 30 de January de 2024, 20:16
Quote from: Carvalhux on 30 de January de 2024, 20:05
Asué em definitivo no Moreirense. Metade do plantel deles deve ter saído de cá. E também ficámos sem avançados na equipa.
Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Enfim o que dizer. O miudo nem oportunidades teve de se mostrar numa altura que temos 1 PL para jogar.
Ele esteve também na CAN até anteontem, como é que se ia mostrar?
Estamos neste momento com um PL e assim vamos a jogo com o Chaves e Moreirense no melhor cenário.
Portanto, devemos manter um jogador para ser suplente em 2 jogos? Só para dizer que ele teve oportunidades de se mostrar?

Eu, sinceramente, para ter jogadores no banco, que não me parecem ter qualidade para fazerem parte do plantel, só para fazer número, prefiro ter jogadores com qualidade para outras posições, honestamente. Não me parece que o Djaló faça pior figura a ponta de lança do que o Asué. Se ainda fosse um pinheiro para dar outras soluções, ainda admitia, mas como não é o caso...
Não. Devemos promover oportunidades a jogadores da formação principalmente quando a necessidade impera.

As vezes basta uns minutos num único jogo para se ganhar um lugar para o resto da época, neste momento fazia jeito e com a oportunidade podia agarrar no plantel algo mais que o estatuto de equipa B.  Ninguém sabe o que podia dar porque nunca teve a oportunidade de mostrar nem 1 minuto. Veremos agora em Moreira aquilo que nunca pudemos ver por cá e logo se avaliará melhor esta decisão.
E vamos promover só porque sim? Correu bem com o Falé, o Bruno Rodrigues, o Hernâni, o Buta ou até o R. Gomes, não correu? Promover só para dizer que se aposta nos jovens, sem que estes mostrem qualidade para tal, não tem nada de benéfico...

Ninguém sabe o que poderia dar? Claro, nem com ele nem com os restantes 40 jogadores na equipa B e nos sub-23, por exemplo. É obrigatório terem todos oportunidades? É que quem vos vê a falar, até parece que estamos a falar dum craque que se destacou muito enquanto cá esteve. Quando na realidade estamos a falar de um jogador de 22 anos, que esteve cá 4 épocas e meia e nunca sequer se conseguiu afirmar como indiscutível na equipa B (esta época tinha apenas 8 titularidades, por exemplo).

E não, a avaliação da saída não depende minimamente do que ele fizer em Moreira... A avaliação faz-se agora, jogar no euromilhões ao sábado de manhã é fácil.
Não já respondi a isso, íamos promover porque é neste momento uma posição deficitária onde temos apenas 1 único jogador como solução. Se tivéssemos a falar de um médio onde estamos até folgados de opções ainda perceberia a teoria do não pode haver oportunidades para todos aqui estamos a falar de um caso claro onde era um momento de ter oportunidade para aparecer.

Para mim fazia muito mais sentido dar a oportunidade a este com 22 anos e mais experimentado numa prova de fogo do saí ou não saí do que a um miudo de 16 anos aí sim só para "apostar" e agora lá vai ele no  Mafra.

A avaliação faz-se sim em Moreira, porque como dizes o jogador passou aqui 4 anos e não teve uma única oportunidade de se mostrar na equipa A quando estávamos num momento propicio para a ter. Se chegar a Moreira de Cónegos e se destacar na primeira liga alguém por cá fez mal o seu trabalho em 4 anos.
Certo, a posição está momentaneamente deficitária, mas porque é que tinha de ser este e não outro? Porque não o Yan Said? É nisso que eu me estou a focar: o Asué era mais um que por aqui andava, sem se destacar. E eu mantenho a minha ideia: não era por ter o Asué (ou o Lacximicant ou o Said, quem seja) no banco que a posição ia ficar menos deficitária, porque eu acho que o Djaló é melhor na posição que qualquer um destes.

A avaliação não se faz em Moreira, e o trabalho de quem cá está não passa a ser melhor ou pior por isso. Ele não teve nenhuma oportunidade na A porque nunca mostrou nada nos escalões inferiores que o justificasse. E é por aí que quem cá está avalia. O R. Horta também foi dispensado da formação do Benfica, por exemplo. Na altura se calhar justificava-se, e isso não faz com que tenham errado por lá. A evolução dos jogadores faz-se de maneiras e a ritmos diferentes, e ninguém é adivinho, por isso têm de decidir com os dados à disposição na altura.

Tutankhamun

Quote from: SEMPRESCB on 31 de January de 2024, 10:39

Estão lá 2 equipas B de clubes da Liga com muitos jovens, não me parece que por si só a juventude seja um problema.

Claro que não e aqui é a chave da questão, uma equipa competitiva na Liga 2 obrigaria a um investimento bem mais significativo que aquele que é feito para jogar Liga 3 e isso claramente não interessa ao clube. São opções e para andar em efeito io-io entre Liga 2 e Liga 3 também me parece melhor assim.

Ainda esta semana o porto b goleou o belenenses e estava a jogar com um onze de juniores praticamente.

Também não vejo onde é que ficar na Liga 3 é melhor do que na segunda liga, e sinceramente, acho que é daquelas tretas que não faz sentido nenhum.

Se calhar, o melhor até é descer ao CNS e andar a jogar com as Aguias do Alvite ou o Fornos Algodres.

Tutankhamun

Dizer que é melhor andar a jogar com Vianenses ou Lusitânia do que com Paços, Maritimo ou Sta Clara para o desenvolvimento dos jogadores é sem dúvida.. arrojado.

Enorme_Guerreiro

Quote from: Tutankhamun on 31 de January de 2024, 10:46
Quote from: SEMPRESCB on 31 de January de 2024, 10:39

Ainda esta semana o porto b goleou o belenenses e estava a jogar com um onze de juniores praticamente.

Também não vejo onde é que ficar na Liga 3 é melhor do que na segunda liga, e sinceramente, acho que é daquelas tretas que não faz sentido nenhum.

Se calhar, o melhor até é descer ao CNS e andar a jogar com as Aguias do Alvite ou o Fornos Algodres.
O 11 do Porto B tinha 6 jogadores com 21 ou mais, não eram propriamente juniores.

Eu também concordo convosco que não fazia nenhum mal subir o nível. Mas não me digam que é treta ou arrojado ou que não faz sentido!

Respondendo também ao Pedro, não, uma equipa não joga o que o treinador quer, uma equipa TENTA jogar o treinador quer, mas só joga o que os seus jogadores conseguem e os adversários permitem. Por isso que nós conseguimos jogar duma maneira contra o Portimonense que não conseguimos replicar contra o Real Madrid...

Há aqui duas perspectivas de crescimento de jovens que têm de ser equilibradas e vocês estão a negligenciar uma delas:
- por um lado, claro que jogar contra adversários melhores ajuda a crescer individualmente.
- por outro lado, se queres formar jogadores para uma equipa A que se quer dominadora e com bola na maioria do jogo, passarem uma época hipoteticamente a defender baixo e sem bola, não os prepara melhor para isso. Por exemplo, das maiores falhas que temos nos centrais é a incapacidade de ter bola. Ora, se queremos formar centrais bons com a bola e que se sintam confortáveis com ela, precisamos que eles joguem muito assim. O que é naturalmente mais fácil de fazer contra adversários mais fracos.

Mais uma vez: eu não concordo com a postura, mas percebo o sentido da mesma. E sim, se tivéssemos jovens com a qualidade do Martim Fernandes ou do Rodrigo Mora, talvez a opção da estrutura fosse diferente...

100%SCB

Eu acho que era muito importante a equipa B subir para a Segunda Liga... quanto maior for o nível melhor.
E sinceramente para ter a equipa B na Liga 3, não vejo muito sentido em manter a equipa de sub23.
Acho que já temos vários jogadores a "mais" ma equipa B, quer pela idade, quer pelo tempo que estão a jogar a este nível: Miguel Vilela, Vasco Moreira, Zé Pedro, o próprio Yan, o próprio Nuno Cunha, além de todos os que saíram agora (Lacximicant, Asué, Fonseca).
Óbvio que não podiam ter saído todos no início da época, mas jogar Liga 3 (antes CP) durante duas, três, quatro épocas não faz bem a ninguém. Aliás, estar mais do que duas épocas numa equipa B só é prejudicial.

No caso do Lacximicant até se destacava mais que o Asué, mas não via nível para jogar na equipa A. No caso do Asué, acho que tinha e tem boas potencialidades, mas o estímulo também já não era suficiente. Estou curioso para ver o que pode fazer em Moreira.
FORÇA BRAGA

suiçabraga

Andam por aqui, uns visionários do mundo da bola!! A reclamar mal sai um jogador do clube!!!
Quando se vê que eles não têm qualidade, pelo menos a médio prazo e duvido que alguma vez tenham!!
E mesmo na equipa principal no final da época é preciso despachar mais alguns!!
Só lamento o mercado de inverno, que comprova que o clube está à deriva sem ideias a não ser no betão!!

easy_scb

Quote from: Tutankhamun on 31 de January de 2024, 10:48
Dizer que é melhor andar a jogar com Vianenses ou Lusitânia do que com Paços, Maritimo ou Sta Clara para o desenvolvimento dos jogadores é sem dúvida.. arrojado.
Para o projecto não tenho dúvidas de que seria fatal estar na 2a liga.

O passado foi exemplo. Monta-se uma equipa de miúdos da formação para jogar a 2a Liga. Chegando a Janeiro e com a corda na garganta vem um camião de desconhecidos sem valor a ver se a equipa se safa.

Desvirtua-se completamente o projecto.

A nossa formação não tem qualidade suficiente para montar um plantel de 2a liga. Assumir isto e ter os miudos a desenvolver-se num contexto adequado é a atitude inteligente.

Enviado do meu SM-S911B através do Tapatalk

100%SCB

Podes perfeitamente fazer um misto de jogadores da formação e de contratações de jogadores com potencial e que até já estejam na Segunda Liga, como chegou a acontecer no caso do Makouta, por exemplo.
E mesmo ter 1/2 jogadores com mais alguma experiência.
FORÇA BRAGA

Enorme_Guerreiro

Quote from: 100%SCB on 31 de January de 2024, 13:19
Podes perfeitamente fazer um misto de jogadores da formação e de contratações de jogadores com potencial e que até já estejam na Segunda Liga, como chegou a acontecer no caso do Makouta, por exemplo.
E mesmo ter 1/2 jogadores com mais alguma experiência.
Esta para mim é também a melhor estratégia! Em vez de fazer uma equipa de miúdos (para isso já existe a equipa sub-23), fazer uma equipa mais equilibrada (se bem que eu acho que as equipas B também têm regras relacionadas com a idade) que potencie melhor os miúdos. Mas também é preciso ver que essa estratégia traz mais algum risco: tem menos miúdos, menos chances de encontrar um "diamante". No entanto, acho que faz todo o sentido ter jogadores desses (jogadores que provavelmente nunca terão qualidade para jogarem na equipa A, mas com experiência e consolidados a um nível médio de segunda liga) em vez de ter jogadores com 23/24 anos que estão há anos na equipa, estagnados na sua evolução, que não fazem a diferença e que se nota que nunca irão dar o salto.

100%SCB

Falando de outro caso: fomos buscar o Costinha à Académica que na altura tinha jogado na Segunda Liga... não tem sentido nenhum trazer um miúdo destes para jogar na equipa B.

Noutro ponto, a realidade é que olhando para os jogadores que passaram pela equipa B nas últimas três épocas (ou seja, na atual e nas duas anteriores), não faltam jogadores que estejam no nível de Primeira/Segunda Liga: Dinis Pinto, Casimiro, Buta, Guilherme Soares, Rodrigo Borges, Schurrle, Gorby, Pedro Santos, Hernani, Kodisang, Rodrigo Gomes, Costinha e, nos últimos dias, Fonseca, Lacximicant e Asué.
Além do Roger, do Djaló e do Hornicek.

Portanto, acho que é mais do que possível fazer uma equipa com a base formada cá, acrescentando mais alguns jovens que seriam contratados com a perspetiva de chegarem à equipa principal e, de preferência, seriam contratados na Segunda Liga (e mesmo na Liga 3) e, se for necessário, uns dois jogadores mais batidos.

Porque se a ideia é esta não vejo grande sentido em ter equipa B e equipa sub23 em simultâneo, uma vez que a equipa B tem demasiado jogadores que não têm perspetiva nenhuma de chegar à equipa A e já começam a ter alguma idade e os sub23 tem uma carrada de jogadores que não possuem qualidade para chegar à equipa principal.
Neste caso, há meia dúzia de jogadores com potencial que podem ter alguma dificuldade em impor-se na B e vão jogando nos sub23 (mas isto também se resolvia se se soubesse fechar os ciclos na equipa B). De resto, há demasiado entulho e jogadores que têm qualidade, mas as perspetivas de chegarem à equipa A são nulas.
FORÇA BRAGA

Magicobraga

É certo que o Soumare sai hoje também?

Dr. Hipólito

Excelente a direção a limpar a casa.

Está na altura dos miúdos mostrarem aquilo que valem sem estarem sob debaixo da asa protetora do nosso clube.
Fui silenciado por quem de direito.

darno

Quote from: Magicobraga on 31 de January de 2024, 14:44
Acho que o Soumaré também já foi confirmado

Satmar

Quote from: darno on 31 de January de 2024, 14:49
Quote from: Magicobraga on 31 de January de 2024, 14:44
Acho que o Soumaré também já foi confirmado

Não sei onde!
Para já, vendo os diferentes órgãos de informação do clube, nada se fala disso.

bracarense23

Muito curioso a maneira como se fala na academia para enaltecer a obra criada e as instalações realmente fantásticas que temos neste momento, mas que depois na hora de se assumir responsabilidades e de se assumir que temos que ter uma equipa na segunda liga, a liga 3 é que é o indicado.
Porto e Benfica a base das suas equipas B é a formação. Gastos? Nós também fomos buscar o kaun kelvin.
Costinha, Pedro santos, asue, Guilherme Soares, Diogo Fonseca, hornicek,...podiam ser todos jogadores que com participação numa segunda liga, nos ajudaria a tirar melhores conclusões sobre a sua valia e a possibilidade de jogarem na nossa equipa principal. É preciso explicações sobre esta falta de interesse em lutar pela subida de divisão.

bracarense23

Sobre uma possível chegada para a frente de ataque e visto que ficamos desfalcados com a ausência do Bruma até meados de março, via com bons olhos a "adaptação" do Abel Ruiz ao flanco esquerdo e a entrada de um PL que nao me chocaria que fosse por empréstimo. Alguém capaz de nos dar rendimento desportivo imediato e que veja em Braga uma boa oportunidade para relançar a carreira. Carlos Vinícius e Hugo ekitike seriam dois alvos que certamente estarão disponíveis a serem colocados.

Invest NO Braga

Quote from: 100%SCB on 31 de January de 2024, 14:31
Falando de outro caso: fomos buscar o Costinha à Académica que na altura tinha jogado na Segunda Liga... não tem sentido nenhum trazer um miúdo destes para jogar na equipa B.

Noutro ponto, a realidade é que olhando para os jogadores que passaram pela equipa B nas últimas três épocas (ou seja, na atual e nas duas anteriores), não faltam jogadores que estejam no nível de Primeira/Segunda Liga: Dinis Pinto, Casimiro, Buta, Guilherme Soares, Rodrigo Borges, Schurrle, Gorby, Pedro Santos, Hernani, Kodisang, Rodrigo Gomes, Costinha e, nos últimos dias, Fonseca, Lacximicant e Asué.
Além do Roger, do Djaló e do Hornicek.

Portanto, acho que é mais do que possível fazer uma equipa com a base formada cá, acrescentando mais alguns jovens que seriam contratados com a perspetiva de chegarem à equipa principal e, de preferência, seriam contratados na Segunda Liga (e mesmo na Liga 3) e, se for necessário, uns dois jogadores mais batidos.

Porque se a ideia é esta não vejo grande sentido em ter equipa B e equipa sub23 em simultâneo, uma vez que a equipa B tem demasiado jogadores que não têm perspetiva nenhuma de chegar à equipa A e já começam a ter alguma idade e os sub23 tem uma carrada de jogadores que não possuem qualidade para chegar à equipa principal.
Neste caso, há meia dúzia de jogadores com potencial que podem ter alguma dificuldade em impor-se na B e vão jogando nos sub23 (mas isto também se resolvia se se soubesse fechar os ciclos na equipa B). De resto, há demasiado entulho e jogadores que têm qualidade, mas as perspetivas de chegarem à equipa A são nulas.
Concordo totalmente, e além disso muitos dos jogadores não são vindos das camadas jovens mas contratados de outras equipas ou vindos de fora. Não deve ser a mesma coisa convencer alguém para vir jogar a segunda ou a terceira divisão. Mas percebe-se a questão mais teórica de se disputar uma subida ou uma descida e o tipo de futebol potencial defensivo ou ofensivo etc

Seja como for não seria uma novidade, já lá estivemos muitos anos e alguns até em lugares razoáveis...a idea de que seria descida certa é exagerada. Mas se calhar também é verdade que o investimento fosse superior. Por outro lado havia muito maior interacção entre equipa A e B, que neste momento é quase inexistente