News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/10

Started by JotaCC, 25 de October de 2013, 07:44

Previous topic - Next topic

JotaCC

Sp. Braga: Jesualdo chama Éder para embate com os estudantes

O Sporting de Braga defronta esta noite a Académica de Coimbra, em jogo que marca a abertura da oitava jornada da I Liga, pelas 20.15 horas, no Estádio AXA.
Jesualdo Ferreira conta com a equipa quase na máxima força, registando-se a chamada de Éder, depois das limitações que apresentou nas últimas semanas. O futebolista ficou de fora do jogo da Taça de Portugal, mas está de volta aos eleitos para o encontro com o seu antigo clube. "O Éder está para ir a jogo, mas ainda vamos ver", respondeu Jesualdo Ferreira, ontem, na conferência de imprensa. O futebolista integra a lista dos convocados para o desafio de logo mais.

O Sporting de Braga, quinto classificado no campeonato, defronta a Académica, que é penúltimo. Mas Jesualdo Ferreira espera um adversário "moralizado" depois do resultado que construiu na Taça de Portugal, ao afastar o Belenenses. "Espero uma Académica moralizada pelo jogo que fez e a eliminatória que conseguiu na Taça. Não vai disfarçar a posição que ocupa, será uma equipa na dúvida e quando isso acontece depende sempre de nós, pelo foco que vamos ter no jogo, da nossa disponibilidade táctica e física e encontrar a forma mais correcta para ultrapassar os problemas que a Académica nos apresenta", referiu o treinador da formação bracarense.

Jesualdo Ferreira destaca a "realidade" do campeonato, onde os resultados não são os melhores para o lado da formação liderada por Sérgio Conceição. Apenas venceu um jogo em sete partidas realizadas. "Sabemos a realidade de uma Liga e neste quadro temos de ser inteligentes a gerir e ganhar o jogo", frisou o professor. No regresso da Liga, o Sporting de Braga está ainda apostado em marcar o reencontro com as vitórias, depois dos desaires com o Sporting e Nacional da Madeira, nas últimas jornadas. Há um problema detectado e "a solução é simples" no entender de Jesualdo. "Temos de marcar golos". É nesse sentido que Jesualdo Ferreira destaca o trabalho a fazer. "Para aquilo que produzimos os golos não se têm verificado numa proporção directa com o nosso jogo ofensivo. Já teve mais perto de ser conseguido o equilíbrio que é preciso encontrar, não sendo trabalhado, mas tem de ser resolvido e a forma de resolver isso é fazendo golos. Sete jogos e nove golos é muito pouco para uma equipa como o Braga. Esse é um factor que temos de alterar", apontou ainda o treinador.




Sp. Braga: "Esperamos que o presidente reconsidere a decisão"


Horas depois de António Salvador ter anunciado aos órgãos sociais do clube que não tenciona recandidatar-se para o próximo mandato, foi a vez de comunicar a sua decisão aos jogadores do plantel profissional. De uma forma directa, apesar de já ser conhecida publicamente, António Salvador falou aos jogadores do plantel profissional, partilhando a sua decisão e as razões que o levaram a tomar esta decisão. Também deixou patente que ficou de reconsiderar, face o apoio que colheu dos restantes representantes dos órgãos sociais. O assunto acabou por dominar parte da conferência de Jesualdo Ferreira, na antevisão ao jogo desta noite com a Académica.

"Foi uma inesperada posição que o presidente teve, sendo normal o facto de a ter comunicado ao plantel aquilo que é a sua previsão futura. Num contexto de liderança que semp re teve, ninguém ficou surpreendido pela posição que o presidente decidiu fazer esta comunicação, de uma forma aberta, passando um discurso de confiança, incitamento e também algum sofrimento por aquilo que são as suas ideias", salientou Jesualdo Ferreira.

Todavia, o treinador do Sporting de Braga está confiante num volte-face. "Fundamentalmente foi um discurso onde ficou patente a possibilidade de reconsiderar e estamos confiantes que vamos continuar a ter o nosso presidente por vários anos. Não vou alongar-me mais em comentários sobre este tema", apontou o responsável técnico da formação bracarense. Jesualdo Ferreira apenas adiantou que "são decisões de vida que as pessoas tomam e pelo respeito que tenho por estas decisões não vou fazer mais comentários sobre esse tema em concreto", vincou.


CORREIO DO MINHO

JotaCC

Pressão de ganhar ataca os dois lados
sp. braga vem de duas derrotas e académica não se impôs em qualquer jogo fora

Sp. Braga e Académica dão esta noite o pontapé de saída da 8.ª jornada da liga portuguesa pressionados pelos maus resultados que vêm acumulando. A equipa orientada por Jesualdo Ferreira vem de uma vitória e duas derrotas nos últimos três jogos, contra duas derrotas e um empate conseguidos por Sérgio Conceição e seus homens.

RECORD

JotaCC

JESUALDO FERREIRA EXIGE MAIS GOLOS
FINALIZAÇÃO>>O baixo índice de aproveitamento do Braga preocupa o técnico, alertado para uma Académica "moralizada" pela Taça de Portugal



Bastaram duas derrotas consecutivas, frente ao Sporting e Nacional, para o Braga cair do segundo lugar para o quinto. Jesualdo Ferreira analisou bem os dois jogos e tem a certeza de que a retoma só está dependente do poder de fogo dos seus jogadores. "Temos de marcar golos. Tão simples quanto isto. Os que temos produzido não estão em proporção com o nosso jogo ofensivo. Já estivemos perto de algum equilíbrio, mas nove golos é muito curto para uma equipa como o Braga", sentenciou, assumindo que Éder, o goleador da época passada, entra nos planos para o jogo com a Académica. "Está chamado para o jogo", atalhou.

Bem longe do AXA, o confronto entre Benfica e Nacional poderá jogar a favor dos arsenalistas na desejada escalada na classificação, mas o treinador prefere concentrar-se no adversário desta noite. "Espero uma Académica moralizada pela última eliminatória na Taça, embora tenha vencido apenas no prolongamento, e em busca de pontos. Teremos de ser fortes, jogando com grande capacidade e disponibilidade. O clube não está habituado a perder duas vezes, não é uma situação desejável", comentou.

Com dois trincos ou apenas um no meio-campo, tanto faz para Jesualdo. "O Real Madrid joga ou já jogou com dois pivôs e nunca se levantaram questões. O Braga jogou durante muito tempo com dois pivôs. Às vezes até com três", recordou.



SANTOS E ÉDER NO ONZE


Ausentes no jogo com o Nacional, Santos e Éder  são as novidades na convocatória de Jesualdo Ferreira e deverão alinhar de início contra a Académica. O primeiro cumpriu castigo na última jornada, enquanto o avançado já superou uma contusão. A esquerda da defesa será entregue a Dabó, por troca com Elderson, que ficou de fora, por opção.



Salvador "vai reconsiderar"


Depois de se ter reunido com os membros dos órgãos sociais do Braga para dar conta da indisponibilidade para se recandidatar à presidência, António Salvador foi ao balneário comunicar a mesma decisão a treinadores e jogadores. A surpresa foi geral, ainda que misturada uma convicção. "Ele vai reconsiderar e, por isso, vamos continuar a tê-lo como presidente durante vários anos", comentou Jesualdo Ferreira. À tarde, um grupo de adeptos manifestou-se no centro de Braga a favor da continuidade do dirigente.

O JOGO

JotaCC

Jesualdo: "Salvador vai reconsiderar"

Jesualdo Ferreira confirmou ontem que o presidente António Salvador comunicou aos jogadores do clube que não se iria recandidatar à presidência, mas o treinador acredita num volte- face. "Foi uma decisão inesperada, mas para mim ele vai reconsiderar e vamos ter o presidente por vários anos", referiu o técnico.

DN

JotaCC

"António Salvador vai reconsiderar"

Jesualdo Ferreira acredita que o líder do Braga não vai sair, ainda que o tenha comunicado ao plantel

O PRESIDENTE do Braga já informou o plantel e a equipa técnica que não se vai recandidatar a outro mandato, mas Jesualdo Ferreira, treinador do clube, espera que o líder arsenalista reconsidere a decisão.
"É uma posição inesperada do presidente, mas é normal que tenha comunicado ao plantel. Fez um discurso de confiança para o futuro, incentivando os jogadores, mas eu e o plantel temos a convicção que Salvador vai reconsiderar", confidenciou o técnico, na conferência de Imprensa agendada para projetar o encontro de hoje com a Académica.

Questionado sobre se o possível vazio diretivo pode afetar o rendimento da equipa, Jesualdo Ferreira afirmou que a instabilidade "pode trazer consequências positivas ou negativas". "Temos de ser mais fortes, solidários, porque não queremos que nada afete a segurança da equipa".

Entretanto, não chegaram a vinte os adeptos do Braga que ontem se concentraram, ao final do dia, na Praça da República (Arcada) para manifestar o apoio à continuidade de António Salvador na presidência dos guerreiros. Joana Nunes que, juntamente com Gonçalo Monteiro, organizou a concentração, explicou que o mau tempo, aliado à marcação tardia, "são a justificação para as poucas pessoas presentes".


ÉDER APONTADO AO ONZE
Na habitual conferência de Imprensa, Jesualdo Ferreira não confirmou a entrada de Éder e Luiz Carlos no onze inicial, mas é provável que os dois sejam titulares no jogo de hoje.

JN

brigada da relote

Matheus: «Se estivesse com António Salvador pedia-lhe para ficar»
Avançado do Dnipro matou saudades de Portugal


Matheus, avançado do Dnipro que teve uma passagem de sucesso por Portugal, principalmente no Sp. Braga, mostrou-se satisfeito pelo regresso a solo português, ele que se mudou para a Ucrânia a meio da temporada 2010/11, ano em que o emblema bracarense chegou à final da Liga Europa.

«Pude rever alguns amigos, que até considero como familiares. Ontem e hoje passaram o dia comigo. Fico feliz e espero voltar mais vezes», assumiu, em declarações na zona mista, no final do encontro frente ao Paços de Ferreira, no qual foi suplente utilizado.

O brasileiro tem agora 30 anos e acalenta a esperança de voltar a Portugal. «Quem sabe um dia possa regressar à terra que me lançou para o futebol», frisou o avançado que também jogou no Marco, Beira-Mar e V. Setúbal.

Questionado sobre o tema do momento em Braga, que passa pela possível saída do presidente António Salvador, Matheus assume ficar «triste» com a decisão do presidente.

«Vi hoje nos jornais. O Bruno Gama até veio ter comigo e disse: sabias que o Salvador foi ao balneário despedir-se dos jogadores e diz que vai sair? Fico triste, claro. No tempo todo que estive em Portugal foi uma pessoa que me apoiou e ajudou», sublinhou.

Depois deixou uma mensagem mais positiva: «Ainda tenho esperança que ele possa ficar. Se estivesse com ele, com certeza, dizia-lhe para ficar.»

Sp. Braga-Académica (antevisão): há vida para além da Taça
Guerreiros e Estudantes abrem oitava jornada da Liga


O momento

Sp. Braga: a deslocação ao modesto Gafetense serve de sedativo para este Braga encarar o jogo com a Académica com maior tranquilidade. Jesualdo disse, e bem, que o Sp. Braga já não está habituado a perder duas vezes seguidas, mas é esse o cenário dos Guerreiros em jogos a contar para o campeonato. A meio de uma grande indefinição diretiva, os pupilos de Jesualdo Ferreira procuram reentrar no trilho das vitórias.

Académica: Tal como o seu adversário, a Briosa viaja até Braga escudada na vitória no Restelo, e a consequente passagem à próxima eliminatória da Taça de Portugal, o que leva a Académica a deslocar-se de forma mais tranquila ao Minho. Ainda assim, a equipa dos estudantes precisa urgentemente de pontos e de voltar a encontrar o caminho dos triunfos. Há mais de um mês que não vence.

Ausências

Sp. Braga:
Paulo Vinicius, Miljkovic, Vukcevic, Elderson e Joãozinho.

Académica: Djavan e Makelelé.

Discurso direto

Jesualdo Ferreira: «Os golos não têm estado na proporção direta em relação ao que produzimos. O Braga não está habituado a perder duas vezes. Não é desejável, mas não é de todo tão grave e preocupante. É um jogo complicado e difícil, é importante ganhar, mas não vai definir nada».

Sérgio Conceição: «Temos pela frente um jogo difícil, não só pelo momento que o Braga atravessa, com duas derrotas, mas por ser um clube exigente com seus profissionais. Já o consideramos como um dos quatro grandes, mas, com a nossa atitude e maneira de estar em campo, podemos ir lá para conseguir um resultado muito positivo».

Histórico de confrontos:

Há 46 anos que a Académica não sabe o que é vencer em Braga, quase meio século, num histórico de confrontos claramente favorável à equipa minhota. Num total de 41 jogos disputados com o Sp. Braga a servir de anfitrião à Académica, os minhotos venceram por 25 ocasiões. Registam-se oito empates e oito triunfos dos estudantes.

Equipas prováveis:

Sp. Braga:
Eduardo; Baiano, NAC, Santos, Luís Silva; Mauro, Rúben Micael, Rafa; Alan, Éder, Pardo.

Outros convocados: Cristiano, Tomás Dabó, Hebert, Custódio, Luís Carlos, Salvador Agra e Edinho.

Académica: Ricardo; João Dias, Capela, Ferreira, Marcelo; Bruno China, Marcos Paulo, Cleyton, Marinho, Manoel, Diogo Valente.

Outros convocados: Peiser, Halliche, João Real, Paulo Grilo, Fernando Alexandre, Nuno Piloto, Ogu, Rafael Oliveira e Abdi.

Liga EM DIRETO: Sp. Braga de olhos postos no terceiro lugar
Tradição joga contra a Académica, que não vence em Braga desde 1966/67


O Sp. Braga recebe a Académica, no jogo de arranque da oitava jornada da Liga. Os bracarenses procuram regressar às vitórias, depois de duas derrotas consecutivas, e subir provisoriamente ao terceiro lugar.

A Briosa somou apenas um ponto nos últimos três jogos, ocupando, neste momento, o penúltimo lugar da Liga. Ainda assim, os «estudantes» vão a Braga motivados pela passagem à quarta eliminatória da Taça de Portugal, depois de baterem o Belenenses nos penáltis.

A tradição joga contra a Académica, já que a sua última vitória em Braga aconteceu na época 1966/67 e não consegue pontuar no terreno do adversário desde 2009.

A partida está marcada para as 20h15 desta sexta-feira.

MAIS FUTEBOL

brigada da relote

SC Braga e Académica estão pressionados a ganhar
As duas equipas entram esta noite em jogo com a pressão de terem de vencer para não beliscar os seus objetivos. Os "arsenalistas" para não perder o contacto com os primeiros lugares e os "estudantes" para fugir aos últimso lugares da classificação. O encontro está agendado para o Estádio Axa, às 20h15, e terá arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria


O Sporting de Braga procura hoje subir provisoriamente ao terceiro lugar da I Liga de futebol na receção a uma Académica que precisa desesperadamente de pontuar, no arranque da oitava jornada da prova.

Nos minhotos há a registar quatro baixas: Joãozinho, Mijkovic e Paulo Vinicius (lesionados) e Vukcevic (castigado). Os academistas só estão privados de um elemento, Djavan, que cumpre castigo.

Depois de uma paragem de 20 dias, o campeonato luso regressa com os bracarenses a precisarem de vencer para não deixar fugir os rivais da frente e para pôr fim a uma série de duas derrotas consecutivas na competição.

Em caso de um triunfo, o Sporting de Braga sobe provisoriamente ao terceiro lugar, numa jornada em que os dois da frente, FC Porto e Sporting, se defrontam no domingo, no Estádio do Dragão.

Por seu lado, a Académica vai entrar em campo como o penúltimo classificado da I Liga, depois de ter somado apenas um ponto nos últimos três jogos,
mas motivada pelo recente apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, após uma vitória no sempre dramático desempate por grandes penalidades no campo do Belenenses.

O último triunfo dos "estudantes" em Braga aconteceu na temporada de 1966/67 e a formação academista já não pontua no terreno do rival minhoto
desde 2009.

RTP

brigada da relote

#7
Sp. Braga e Académica abrem a oitava jornada da 1.ª Liga

O Sporting de Braga tenta isolar-se provisoriamente no terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, na recepção à "aflita" Académica, em jogo da oitava jornada.

Os bracarenses, quintos classificados com 12 pontos, podem ultrapassar Benfica e Nacional, que se defrontam no domingo, em Lisboa, enquanto a formação de Coimbra, 15.ª colocada com cinco pontos, procura o primeiro triunfo como forasteiro.

O jogo entre Sporting de Braga e Académica está marcado para o Estádio Municipal de Braga, às 20:15, e vai ser arbitrado pelo leiriense Olegário Benquerença.

SOL

brigada da relote

Sporting de Braga procura o terceiro lugar na receção à Académica

O Sporting de Braga procura hoje subir provisoriamente ao terceiro lugar da I Liga de futebol na receção a uma Académica que precisa desesperadamente de pontuar, no arranque da oitava jornada da prova.

Depois de uma paragem de 20 dias, o campeonato luso regressa com os bracarenses a precisarem de vencer para não deixar fugir os rivais da frente e para pôr fim a uma série de duas derrotas consecutivas na competição.

Em caso de um triunfo, o Sporting de Braga sobe provisoriamente ao terceiro lugar, numa jornada em que os dois da frente, FC Porto e Sporting, se defrontam no domingo, no Estádio do Dragão.

Por seu lado, a Académica vai entrar em campo como o penúltimo classificado da I Liga, depois de ter somado apenas um ponto nos últimos três jogos, mas motivada pelo recente apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, após uma vitória no sempre dramático desempate por grandes penalidades no campo do Belenenses.

O último triunfo dos "estudantes" em Braga aconteceu na temporada de 1966/67 e a formação academista já não pontua no terreno do rival minhoto desde 2009.

O encontro está agendado para as 20h15 e terá arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria.

Autarquia aguarda por projeto concreto da academia do Sporting de Braga

O presidente da câmara municipal de Braga disse que a academia que o Sporting de Braga pretende construir "é um projeto interessante", mas que nunca será a autarquia a assumir a sua concretização integral.

"Fui um defensor, há mais de quatro anos, antes ainda das eleições autárquicas anteriores, da necessidade do Braga poder usufruir dessa academia para seu benefício, mas também da cidade e de outras coletividades", começou por explicar Ricardo Rio à agência Lusa.

Segundo o recém-empossado autarca, "o clube ficaria mais centrado nesse equipamento e libertaria os demais para outras coletividades amadoras".

LUSA

brigada da relote

Manifestação de apoio a Salvador teve... 15 pessoas
EVENTO CRIADO PARA QUE O PRESIDENTE CONTINUE


Quinze pessoas compareceram no centro da cidade de Braga para a manifestação de apoio à recandidatura de António Salvador à presidência do Sp. Braga, organizada por adeptos arsenalistas. O evento «Salvador, o Braga precisa de si!» foi criado no Facebook na noite de quarta-feira, pouco depois de se saber que o líder não tencionava candidatar-se às eleições de 9 de novembro, mas a adesão real foi escassa. Aliás, esta não foi a primeira tentativa de apoio a Salvador, já que, antes de ter dito que não quer continuar, foi-lhe entregue um abaixo-assinado, com cerca de 2 mil subscritores, pedindo para que seguisse no comando do clube bracarense.

Joana Nunes e Gonçalo Monteiro, organizadores da manifestação, dizem que esperavam mais pessoas, mas que o mau tempo, a hora para que foi marcada (18 horas) e o facto de ter sido combinada de um dia para o outro impediu que a mobilização fosse maior. "Muitas pessoas acham que não se deve implorar para que o presidente fique, que ele já tem uma decisão tomada, mas ainda acreditamos que repense a sua posição e possa continuar", defende a associada bracarense.

Os adeptos presentes admitem que amanhã à noite, durante o jogo com a Académica, a onda de apoio a António Salvador poderá ser grande ao ponto de haver um volte-face.

RECORD

brigada da relote

JOEL NETO
Momento certo
Para mim, seria


Vale a pena elogiar o percurso de António Salvador, tanto quanto carpir a sua eventual não recandidatura. Por esta altura já haverá quem conheça as verdadeiras razões de um abandono. Não me atrevo sequer a especular. Mas não deixo de registar uma circunstância, ainda que não passe de coincidência: ao fim de dez anos de crescimento quase ininterrupto, o Braga praticamente deixou de ter margem de progressão. Não é um problema da cidade, ou sequer da grandeza das suas gentes; é um problema do país e da pequenez do seu mercado. O clube minhoto até pode ser um dia campeão nacional, que, do ponto de vista do crescimento sustentado, simplesmente bateu no teto. E eu, se não precisasse do futebol, se não dependesse dele para a minha projeção pessoal e profissional, se mantivesse uma diversidade de interesses e de afetos que me permitisse dispensar a injeção diária de notoriedade e de excitação que a presidência de um clube de futebol proporciona, saía agora.

A nossa medida

... vê-se pelos nossos inimigos

Adeptos adversários celebram as dificuldades do FC Porto na Liga dos Campeões, e eu posso percebê-los. Há já alguns anos que deixámos cair a convenção de que, nas competições europeias, se torce pelas equipas portuguesas - e, nos casos em que se tratava de uma hipocrisia, ainda bem. Será hora de festa, portanto. Mas, caramba: quanto não custará perceber, no fim, se o pior FC Porto dos últimos dez anos tiver continuado a ser, ainda assim, forte de mais para os rivais internos?

O JOGO

brigada da relote

Presidente da câmara «preocupado» com impasse diretivo do SC Braga
A câmara municipal de Braga é a terceira acionista da SAD "arsenalista", com 17 por cento das ações, depois da Olivedesportos (19%) e do próprio clube (36%)


O presidente da câmara municipal de Braga, Ricardo Rio, disse hoje à agência Lusa ver com «preocupação» o momento eleitoral do Sporting de Braga, mas considera que António Salvador nunca deixará o clube num vazio diretivo.

«Vejo com alguma preocupação a situação, mas estou esperançado de que possa ser revertida. Caso não seja, obviamente teremos que encontrar uma solução que permita dar continuidade ao trabalho excelente que tem vindo a ser feito nos últimos anos a todos os níveis», afirmou.

Ricardo Rio revelou ter falado com António Salvador «imediatamente antes da reunião» entre os órgãos sociais do clube, na quarta-feira, na qual o dirigente anunciou a intenção de não se recandidatar.

«Razões de natureza pessoal e profissional foram o principal motivo que ele me transmitiu para não apresentar uma candidatura. Estarão a requerer-lhe mais tempo e a fazer com que necessite de se libertar da responsabilidade do Sporting de Braga», disse.

Salvador também explicou ao autarca que a decisão visava mostrar que não está amarrado ao poder e dar algum espaço à apresentação de outro tipo de candidaturas.

Ricardo Rio entende, contudo, que António Salvador «jamais deixaria o clube num vazio de poder imediato».
«Ele tem que perceber, como julgo que estará a sentir, que há um reconhecimento alargado do interesse na sua continuidade», frisou.

Rio notou ainda que «o Braga tem merecido ao longo dos anos alguma colaboração da câmara municipal», que considera que «tem sido equilibrada» e que garante não estar em causa. «Também não vejo nenhum motivo para admitir a necessidade de nenhum apoio adicional», acrescentou.

Ricardo Rio já tinha manifestado o seu apoio à continuidade de António Salvador num recente artigo de opinião publicado no jornal Diário do Minho, com o título "Obviamente, Salvador", tendo prometido uma «colaboração contínua, justa e responsável» e considerando que «os bracarenses não compreenderiam qualquer outra solução que não passasse pela recondução de António Salvador».

A câmara municipal de Braga é a terceira acionista da SAD "arsenalista", com 17 por cento das ações, depois da Olivedesportos (19%) e do próprio clube (36%).

LUSA

brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote


brigada da relote

Todos à espera de Salvador

Braga em suspenso e à espera da decisão de António Salvador. Avança para o quinto mandato como presidente ou renuncia em absoluto à continuidade? A resposta é hoje conhecida e a ideia de «dejá-vù» criada pela derradeira tomada de posição do líder do clube, até por não ser a primeira vez que existe essa ameaça de abandonar o cadeirão presidencial, foi especialmente esbatida pela singularidade do episódio ontem verificado.

A comunicação feita, em pleno balneário, a jogadores e treinadores de que não se recandidatará, teve efeito choque, pois, em dez anos e oito meses de liderança, nunca António Salvador havia feito algo parecido.

Motivos pessoais e profissionais, aliados ao desgaste provocado pelo desempenho de funções máximas na gestão do SC Braga, foram invocados na conversa mantida com o grupo de trabalho, precisamente os argumentos utilizados na véspera, na reunião de emergência com os órgãos sociais do clube.

Ainda assim, figuras próximas de António Salvador, contactadas por A_BOLA, passam a mensagem de que o cenário de dúvida acabará nas próximas horas com o anúncio da recandidatura — Jesualdo Ferreira também aposta forte nessa hipótese (ver peça à parte).

Os adeptos? Apesar da adesão mínima à manifestação de apoio marcada para ontem (não mais de dez sócios se juntaram debaixo das famosas arcadas do café Vianna), nas redes sociais foi reforçada a corrente de esperança quanto à continuidade de Salvador.

Mais: atendendo a que o prazo de entrega de candidaturas às eleições termina hoje e porque não se perfilam outras listas, é garantido que António Salvador permanecerá à frente dos destinos arsenalistas, como mandam os estatutos, a fim de evitar vazios diretivos.

Depois, o prazo para o aparecimento de listas será dilatado ou o Conselho Geral, orgão consultivo do clube, avançará com um convite a um sócio para assumir a presidência. Como aconteceu em 2003, quando convidou António Salvador para a liderança do SC Braga...

A BOLA

brigada da relote

Pedreira sob pressão
O Sporting de Braga recebe a Académica, esta noite, na abertura da 8ª jornada do campeonato. Jogo às 20h15, com arbitragem de Olegário Benquerença


Sporting de Braga e Académica encontram-se, esta noite, num duelo em que ambas as equipas vivem a pressão de vencer. Os minhotos vêm de duas derrotas consecutivas. A Académica não vence há três jornadas e ainda não conquistou qualquer vitória fora de casa. Sérgio Conceição vive na urgência de um triunfo, até pelo desconfortável penúltimo lugar que a equipa ocupa.

Em relação às equipas, o Braga não conta com os defesas Paulo Vinícius, Joãozinho e Miljkovic, lesionados. Vukcevic cumpre um jogo de castigo, depois de ter sido expulso no encontro com o Gafetense, para a Taça de Portugal. Jesualdo Ferreira, por opção técnica, deixou de fora Elderson e Hugo Vieira.

Do lado da Cadémica, equipa na máxima força, mas sem Makelele, que por decisão de Sérgio Conceição não entra nos eleitos.

O jogo começa às 20h15 e marca o arranque da 8ª jornada da Liga. Rem arbitragem de Olegário Benquerença e acompanhamento em rr.sapo.pt.

LIGA PORTUGUESA
8ª Jornada
Estádio AXA, Braga
Árbitro: Olegerário Benquerença (AF Leiria)

EQUIPAS PROVÁVEIS

SP. BRAGA:
Eduardo, Dabó, Santos, Nuno André Coelho e Baiano; Custódio, Mauro e Rúben Micael; Alan, Rafa e Éder.

ACADÉMICA: Ricardo, Marcelo Goiano, João Real, Aníbal Capela e Reiner Ferreira; Fernando Alexandres, Bruno China e Cleyton; Marinho, Diogo Valente e Abdi.

RR

JotaCC

Autarquia aguarda por projeto concreto da academia do Sporting de Braga

O presidente da câmara municipal de Braga disse que a academia que o Sporting de Braga pretende construir "é um projeto interessante", mas que nunca será a autarquia a assumir a sua concretização integral.

"Fui um defensor, há mais de quatro anos, antes ainda das eleições autárquicas anteriores, da necessidade do Braga poder usufruir dessa academia para seu benefício, mas também da cidade e de outras coletividades", começou por explicar Ricardo Rio à agência Lusa.

Segundo o recém-empossado autarca, "o clube ficaria mais centrado nesse equipamento e libertaria os demais para outras coletividades amadoras".

LUSA

JotaCC

Sporting de Braga procura o 3º lugar na recepção à Académica
O Sporting de Braga procura hoje subir provisoriamente ao terceiro lugar da I Liga de futebol na recepção a uma Académica que precisa desesperadamente de pontuar, no arranque da oitava jornada da prova.

Depois de uma paragem de 20 dias, o campeonato luso regressa com os bracarenses a precisarem de vencer para não deixar fugir os rivais da frente e para pôr fim a uma série de duas derrotas consecutivas na competição.

Em caso de um triunfo, o Sporting de Braga sobe provisoriamente ao terceiro lugar, numa jornada em que os dois da frente, FC Porto e Sporting, se defrontam no domingo, no Estádio do Dragão.

Por seu lado, a Académica vai entrar em campo como o penúltimo classificado da I Liga, depois de ter somado apenas um ponto nos últimos três jogos, mas motivada pelo recente apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, após uma vitória no sempre dramático desempate por grandes penalidades no campo do Belenenses.

O último triunfo dos "estudantes" em Braga aconteceu na temporada de 1966/67 e a formação academista já não pontua no terreno do rival minhoto desde 2009.

O encontro está agendado para as 20:15 e terá arbitragem de Olegário Benquerença, de Leiria.

Programa da 8.ª jornada:

- Sexta-feira, 25 out:

Sporting de Braga - Académica, 20:15 (Sport TV).

NOTICIAS AO MINUTO