Quote from: Victor Fernandes on 20 de November de 2007, 10:01
Academia do Braga avança para a Quinta de Jós
O projecto do centro de formação do Sporting de Braga, da autoria do arquitecto Fernando Jorge, vai ser discutido nos próximos dias com a SAD arsenalista, e deverá ficar instalado na Quinta de Jós, em Navarra.
in Diário do Minho
Penso que o projecto da nova Academia tem que ser reponderado em função da verdadeira ofensiva a que se assiste por parte dos três metralhas, no que respeita a formação. Basta passar os olhos por aqui:
http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=5013.0
O Sporting vai na frente, tendo já estabelecido vários protocolos com escolas privadas por todo o país; o Benfica acaba de anunciar um projecto de abertura de escolas com a marca da Luz em regime de
franchising; o Porto acaba de anunciar o seu projecto que envolve, entre outras iniciativas, a abertura de uma escola por capital de distrito, também em regime de
franchising.
Trata-se de uma verdadeira guerra por demarcar território e garantir o monopólio do talento. Mas não só: como o artigo do Público que descreve o projecto do Porto explicita (ver tópico acima), trata-se de alargar o mais possível a base de adeptos, verdadeira operação de charme sobre as crianças (desde tenra idade) bem como sobre os seus familiares.
É preciso pensar na forma de combater estas ambições na nossa região e agir depressa. Esperar pela Academia não chega. É preciso fazer um levantamento das escolas da região e procurar estabelecer protocolos com elas...
NOTA: resolvi abrir um novo tópico porque, em face das notícias dos últimos tempos relativamente às iniciativas dos três metralhas para a formação, para além de reponderar o projecto da Academia, parece-me importante discutir (outras) soluções para combater esta ofensiva...
Um clube para poder sobreviver sem sobressaltos, ou seja sem problemas de tesouraria tem que efectivamente ter uma academia, tem que formar jogadores para mais tarde poder vende los e com essas vendas fazer mais valias, temos que ter condições para proteger os jovens jogadores, desses gananciosos, este é não tenho duvidas o primeiro passo para nós tornar cada vez maiores e aproximar-nos cada vez mais dos três grandes.
É lógico que ter uma academia em Braga do Porto, Benfica ou Sporting, pode sempre retirar alguns talentos à nossa academia, mas...
Para mim o mais importante são os Pais, e depois acontecem situações destas:
Luís Filipe Vieira afirmou ontem que o Benfica não obrigou nem enganou ninguém no processo que envolve Bruno Silva, jogador de 8 anos. "Não vamos pactuar com oportunistas. E com mentirosos muito menos", disparou o presidente do clube da Luz, durante a apresentação do franchising das Escolas de Futebol.
"Qualquer documento que tenha assinado – e penso existir uma inscrição –, foi de livre vontade, não foi enganado", disse Vieira, dirigindo-se ao pai da criança, Bruno Ramiro. "Esse jovem esteve no camarote presidencial. Esteve no balneário e com o Simão. Levou bolas e a camisola do jogador. O pai, junto de de Simão, disse ser um orgulho muito grande o filho vestir a camisola do Benfica."
in Record
Cada um tem de pensar o que é melhor para o seu filho, posso estar enganado, mas vejam o que o Filipe Cruz fez com o filho.
Essencial será pensar bem para que servirá a Academia, no contexto extra-treinos.
O projecto do porto consagra o envolvimente das famílias e grupos de amigos em actividades de lazer, por exemplo, tal como o Urawa Reds.
Seria um erro crasso que o SCB não o fizesse também!!! Seria a prova que a Academia só serviria interesses de empreiteiros!
Aqui está um tópico bem mais importante para o futuro do clube do que as tretas sobre a solidariedade ou falta dela.
Acho que esta ofensiva dos 3 é mais um motivo para se pensar bem se tamanho investimento vale mesmo a pena.
Neste momento penso que a maioria de nós não conhece o projecto e como tal é difícil dar opinião sobre uma coisa que não se conhece.
Mas podemos pensar no que seria mais vantajoso, se investir numa academia ou ter protocolos com empresas privadas... (o problema é que os protocolos com escolas privadas iam logo ser vistos – na minha opinião erradamente - como uma forma de dar a ganhar a outros o dinheiro que podia ganhar o Braga).
Uma academia tem um grande argumento: Uma coisa é jogar na equipa de um clube, outra coisa é jogar numa escola que tem um protocolo com um clube. Quantos desses jogadores (dessas escolas) vão chegar às equipas principais dos clubes? Certamente uma ínfima parte.
Por outro lado, quando um grande clube de Lisboa detecta um bom talento em Braga (com 10/12 Anos) o mais difícil não é convencer o pai a deixar sair o filho do Braga para um grande (isso na maior parte das vezes é o mais fácil). Difícil é convencer o pai a deixar o filho de 10/12 Anos ir viver para Lisboa. Estando esse problema resolvido (não sendo preciso ir para Lisboa) temo que seja muito mais fácil a qualquer "grande" tirar um jogador de um clube como o braga. Para lutar contra isso o Braga teria que oferecer muito mais do que a "simples" prática do futebol.
Claro que grande parte dos pais até preferem ver os filhinhos com a camisola de um dos três bacocos, sobretudo do clube dos passarinhos. Quanto mais não seja, pela vaidade de dizer que o seu menino vai jogar num grande.
Se tivermos, em Braga, as mesmas condições que os metralhas oferecem, talvez possamos travar a fuga dos melhores.
Mas também há que mudar as mentalidades, talvez o mais difícil no futebol português. Os miúdos têm que sentir que jogar no SCB é um privilégio e devem ter orgulho nisso.
Quote from: merelim on 20 de November de 2007, 13:43
Por outro lado, quando um grande clube de Lisboa detecta um bom talento em Braga (com 10/12 Anos) o mais difícil não é convencer o pai a deixar sair o filho do Braga para um grande (isso na maior parte das vezes é o mais fácil). Difícil é convencer o pai a deixar o filho de 10/12 Anos ir viver para Lisboa. Estando esse problema resolvido (não sendo preciso ir para Lisboa) temo que seja muito mais fácil a qualquer "grande" tirar um jogador de um clube como o braga. Para lutar contra isso o Braga teria que oferecer muito mais do que a "simples" prática do futebol.
De acordo.
Cimento e tijolos, por si só , não resolvem a questão da formação. Meus amigos, a formação faz-se sobretudo com pessoas qualificadas.E nós sabemos o que o S. C. de Braga tem oferecido até à data: voluntarismo , desenrascanço, amadorismo...
Eu sou a favor da Academia, ou lá o que lhe queiram chamar mas não estou à espera que isso resolva todos os problemas do Clube, muito menos que isso nos aproxime dos ditos grandes de forma a que , num futuro próximo, sejamos concorrentes directos em termos desportivos. A dita Academia pode mesmo tornar-se um problema para o Clube.
No contexto nacional, vejo com grande preocupação a criação de uma Academia por parte do SCB.
Infelizmente é o País que temos.
Melhorar as instalações que temos(?) e formar uma equipa de formadores e afins, de grande qualidade, acho que seria a solução ideal no que à formação diz respeito.
Felizmente continuamos a "fazer" muitos meninos, assim sendo, é impossível que os 3 estarolas açambarquem os talentos todos. O que nos resta é ser persistentes e mais céleres na nossa prospecção, e acima de tudo acarinhar e proteger aqueles que conseguirmos cativar e evitar os tiros nos pé que ás vezes somos exímios em dar!!!
Quote from: fut on 20 de November de 2007, 16:00
Cimento e tijolos, por si só , não resolvem a questão da formação. Meus amigos, a formação faz-se sobretudo com pessoas qualificadas. E nós sabemos o que o S. C. de Braga tem oferecido até à data: voluntarismo , desenrascanço, amadorismo...
Eu sou a favor da Academia, ou lá o que lhe queiram chamar mas não estou à espera que isso resolva todos os problemas do Clube, muito menos que isso nos aproxime dos ditos grandes de forma a que , num futuro próximo, sejamos concorrentes directos em termos desportivos. A dita Academia pode mesmo tornar-se um problema para o Clube.
É evidente que um projecto de Academia não se pode resumir ao investimento físico; tem que contemplar também uma estimativa dos custos de funcionamento, nos quais avultam as despesas com os recursos humanos necessários. Espero que isso esteja contemplado no projecto e não apenas o cimento...
A questão é: seremos capazes de reunir os recursos humanos de que necessitamos (eventualmente proporcionando-lhes a devida formação)? E mesmo que o consigamos, seremos capazes de suportar os custos inerentes? Como rentabilizar este projecto?
Mas também há que ponderar o custo - ainda que invisível - de não avançar com o projecto. E não podemos alhear-nos desta ofensiva (não sei que outro termo usar) que os três metralhas estão neste momento a intentar, no plano da formação. Estamos a falar não só da drenagem do talento da nossa região (o que só por si é uma ameaça), mas pior,
trata-se de uma tentativa de impor e enraizar as marcas dos clubes que são nossos concorrentes e que ameaçam o nosso crescimento. Apenas a título de exemplo, aqui fica um trecho do artigo de hoje do Público que dá conta do projecto de formação do Porto (ver tópico em http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=5013.0):
(...) Para além da criação de novas fontes de receita,
a iniciativa visa aumentar o número de adeptos,
a notoriedade da marca do FC Porto e a exploração de um novo mercado de prospecção através de um "projecto pioneiro em Portugal".
(...)
É garantido que haverá uma Dragon Force em cada capital de distrito. (...)
Mas será a Academia a melhor solução para combater esta ofensiva? Teríamos nós capacidade para atrair escolas (privadas) da região para a realização de protocolos com o nosso clube? Francamente, não sei dizer. Gostaria que o clube fizesse desta matéria uma prioridade. Aguardo com curiosidade o projecto que nos será apresentado.
Mas não estou seguro que a direcção do clube esteja demasiado preocupada com esta última questão. Citando o Kilo,
Quote from: Kilo on 20 de November de 2007, 12:44
Eles a atacar em força e o Salvador a por bilhetes a 20€! Ah, mas podemos levar um miudo... ::)
Manuel Barbosa nega Quinta de Jós
A novela em torno da construção do futuro centro de estágio do Braga conheceu ontem um novo capítulo, com a revelação de que a futura academia do clube ficaria situada na Quinta de Jós, situada na freguesia de Navarra, nos arredores da capital minhota. Instado a pronunciar-se sobre o assunto, o proprietário daquele espaço, o empresário Manuel Barbosa, reagiu de forma dura. E não só: avançou mesmo com acusações graves sobre quem anda a tentar, "por vias travessas", conseguir adquirir um espaço que diz ter adquirido em 1995. Segundo o empresário de jogadores - que tem o terreno hipotecado ao Montepio Geral -, "nunca ninguém" o procurou "para falar sobre o assunto". "O que tem acontecido é que a cobardia procura outros meios para atingir os objectivos", começou por dizer Manuel Barbosa, que ousou mesmo deixar um conselho aos interessados: "Se ser presidente do Braga e da SAD depende da aquisição da Quinta de Jós, então aconselho o digníssimo presidente do Conselho Geral do Braga a encontrar outro candidato."
Garantindo apenas ter conhecimento do assunto pela comunicação social de... Braga, o proprietário esclareceu que a quinta, com uma área total de 435 mil metros quadrados, continua na sua mira para um projecto habitacional turístico-desportivo, aguardando apenas a recuperação do alvará - "suspenso devido a uma mentira publicada na comunicação social" - para retomar as obras. Situada a cerca de oito quilómetros do centro de Braga, a Quinta de Jós, assegura Manuel Barbosa, "não será definitivamente o local onde vai ser construído o futuro centro de estágio do Braga".
O Jogo
e é com estes "vai e leva" que as coisas não abonam nanda a favor do SCB.
A Academia, ao que parece , vai ser alvo de apresentação pública na AG eleitoral do clube. Aì - dizem - Salvador vai mostrar o jogo.
Até lá, é especulação e sinceramente já gastamos muita prosa nesta questão a falar para os peixinhos...
Podemos - e devemos - dar alguma opinião sobre premissas, objectivos, parcerias e forma de manutenção. Podemos dizer alguma coisa sobre o seu custo e manutenção.Mas sem dadaos concretps acho que é bastante prematuro.
Penso que se a Academia for do SCB e não da SAD, este é um caso para ser levado a AG e ratificado aí. A menos que a assembleia delegue PLENOS PODERES na direcção para tratar de todo este assunto.
Fala-se tb com bastante insistência que o Arq. Fernando jorge tem estado com este projecto. Desconheço se é ou não verdade. reconheço neste Arq (que conheço pessoalmente) bastante capacidade e talento (foi ele que projectou o museu no Estadio AXA ). Não sei é se seria melhor abrir um concirso público de ideias e projectos.E tentar visitar o que de melhor se vai fazendo aqui e além fronteiras...
Sobre este assunto, o habitualmente cinzento Diário do Minho traz dois artigos. Um deles chama-se, se não estou em erro "O Circo e o Imperador" e é uma verdadeira pérola que deve ser aqui lida por todos. O outro refere-se específicamente às declarações de M. Barbosa sobre a Q. de Jós. Realce para quando diz "Se a recandidatura (de Salvador) estava dependente da Quinta de Jós, o melhor é arranjar outro presidente..."
Tentei com os meus rudimentares conhecimentos informáticos colocá-los aqui, sem sucesso. Por isso faço um apelo aos craques informáticos do fórum para que citem aqui os dois artigos. Acreditem que vale a pena.
Na poente de vermelho e branco!
Quote from: sol on 21 de November de 2007, 11:59
Sobre este assunto, o habitualmente cinzento Diário do Minho traz dois artigos. Um deles chama-se, se não estou em erro "O Circo e o Imperador" e é uma verdadeira pérola que deve ser aqui lida por todos. O outro refere-se específicamente às declarações de M. Barbosa sobre a Q. de Jós. Realce para quando diz "Se a recandidatura (de Salvador) estava dependente da Quinta de Jós, o melhor é arranjar outro presidente..."
Sem qualquer espécie de ironia: o sol quando nasce é para todos.
Desculpa Sol mas pelo facto da noticia não ser agradável não se deve "esconder".
serão mais correctos os critérios editoriais do Correio do Minho que por exemplo não noticiou o protesto anunciado para o jogo com o Sporting mas depois noticiou o fracasso do mesmo?
Quote from: fut on 21 de November de 2007, 12:18
Quote from: sol on 21 de November de 2007, 11:59
Sobre este assunto, o habitualmente cinzento Diário do Minho traz dois artigos. Um deles chama-se, se não estou em erro "O Circo e o Imperador" e é uma verdadeira pérola que deve ser aqui lida por todos. O outro refere-se específicamente às declarações de M. Barbosa sobre a Q. de Jós. Realce para quando diz "Se a recandidatura (de Salvador) estava dependente da Quinta de Jós, o melhor é arranjar outro presidente..."
Sem qualquer espécie de ironia: o sol quando nasce é para todos.
Desculpa Sol mas pelo facto da noticia não ser agradável não se deve "esconder".
serão mais correctos os critérios editoriais do Correio do Minho que por exemplo não noticiou o protesto anunciado para o jogo com o Sporting mas depois noticiou o fracasso do mesmo?
Fut: não percebi o teu comentário, mas não percebi mesmo. O que eu queria (e ainda quero) era que alguém pusesse aqui os artigos que eu referi, justamente pq os achei muito interessantes, isto sem nenhuma espécie de ironia. Então o tal chamado "O Circo e o Imperdor" é mesmo uma pérola, como afirmei.
Quanto ao C. do Minho, lê as minhas mensagens: devo ter sido o primeiro a denunciar aqui o facto de eles não terem noticiado o nosso protesto e os primeiros a noticiar o fracasso do mesmo.
Quanto aos artigos do D. do Minho de hoje que referi, gostaria que todos lessem MESMO!
Na poente de vermelho e branco!
Sol, li os artigos e também os achei interessantes, independentemente de estar, ou não de acordo com eles. Para o caso isso até nem é o mais importante.
Peço desculpa mas como utilizas-te o termo "cinzento" pensei que estavas a criticar o jornal só por ter acrescentado algo à discussão. Estamos , então, entendidos e pelos vistos defensores do pluralismo.
Esse homem mente com quantos dentes tem! Dizem que os animais ficam mais perigosos quando encurralados e defendem-se atacando, desesperadamente! ;D ;D ;D
Braga contesta Manuel Barbosa
O gabinete da presidência do Braga reagiu às afirmações de Manuel Barbosa em torno da polémica instalada pelo alegado interesse na construção, na Quinta de Jós, do futuro centro de estágio do clube. Afirmando "surpresa" pelas afirmações deste, "uma vez que nunca o presidente do clube, ou algum responsável, se referiu à Quinta de Jós ou a outro local para a edificação do futuro centro de estágio", as palavras proferidas são rotuladas de "extemporâneas", repudiando-se ainda "as insinuações e ameaças expressas e que parecem sair de uma pessoa perturbada, zangada com a vida e que acusa sem especificar". "O Braga nada tem a ver com os problemas pessoais e com as instituições do sr. Manuel Barbosa e deseja, para bem dele, que esses problemas sejam resolvidos sem usar o clube", lê-se ainda na nota, onde se nega que a reeleição de António Salvador como presidente do Braga esteja relacionada com a construção do empreendimento. "Podemos garantir que o projecto será uma realidade e será apresentado aos associados em tempo oportuno", conclui o comunicado.
E já admite alternativas
Sem especificar ou nomear os locais em avaliação, a nota ontem tornada pública refere, no entanto, a existência de várias hipóteses em análise. "Nesta altura, estudam-se diversos locais onde futuramente irá nascer esse moderno e funcional complexo desportivo", pode ainda ler-se na reacção do clube à polémica nascida pelo surgimento da Quinta de Jós como alvo dos minhotos.
Quote from: Nuno À-Braga on 20 de November de 2007, 13:26
Essencial será pensar bem para que servirá a Academia, no contexto extra-treinos.
O projecto do porto consagra o envolvimente das famílias e grupos de amigos em actividades de lazer, por exemplo, tal como o Urawa Reds.
Seria um erro crasso que o SCB não o fizesse também!!! Seria a prova que a Academia só serviria interesses de empreiteiros!
e com carrinhos de choque e que era fixe
Quote from: khadafi on 22 de November de 2007, 09:50
Quote from: Nuno À-Braga on 20 de November de 2007, 13:26
Essencial será pensar bem para que servirá a Academia, no contexto extra-treinos.
O projecto do porto consagra o envolvimente das famílias e grupos de amigos em actividades de lazer, por exemplo, tal como o Urawa Reds.
Seria um erro crasso que o SCB não o fizesse também!!! Seria a prova que a Academia só serviria interesses de empreiteiros!
e com carrinhos de choque e que era fixe
:( :o LOL, muito fixe ;D ;D
eu acho que FINALMENTE a SAD traz luz a algumas coisas...
Apesar de nada especificar, alheia-se de tudo qto possam ser propostas já adiantadas embora não rejeite a hipotese quinta de jós, uma "vez que oportunamente serão informados os sócios".
Diz ainda que "a SAD estuda propostas" pelo que rejeita liminarmente tudo o que diz e ao mesmo tempo admite tudo ao não definir com clareza quais as opções que tem em carteira.
Para mim, este comunicado nada diz. reserva apenas para momento oportuno a clarificação das coisas mas não rejeita nada. Se calhar mais valia não dizer nada....assim, pode dar azo a continuarem as dúvidas...
Neste momento, duas situações estão em cima da mesa: a quinta de adaufe e a quinta de jós. Não vi qq desmentido em relação a estas hipoteses. Vi apenas neste ultimo comunicado , criticas a MBarbosa---não sei porquê... as palavras levam-nas o vento
Porquê só agora vieram dizer alguma coisa, quando há mais de um mês se fala do assunto , inclusive do arquitecto que está com o projecto e nunca disseram nada?
Acho que ninguém tem dúvidas que a Quinta de Jós é uma hipotesse forte... só que esqueceram-se pelos vistos de falar com o dono dos terrenos, que deu uma entrevista normal a um jornal, que pelos vistos causou incomodos a muito boa gente! Vá-se lá saber porquê! O que me parece é que alguém está atentar ficar com os terrenos mas por caminhos um pouco estranhos, é o que deixa a entender a entrevista do Manuel Barbosa.
Ele até ameaçou que se continuam por esse caminho que abria a boca... deve ter umas histórias lindas para contar neste lindo e corrupto futebol português!
Quanto ao outro texto denominado "O circo e o imperador" contava basicamente uma versão verdadeira ou ficcional da novela da continuidade de Salvador no Braga, ou seja que o Salvador continuava se a Camara Municipal pagasse os terrenos ou desse comparticipação, mas o MM não aceitou a proposta e procurou outro presidente para a SAD, que não apareceu, logo MM teve que voltar atrás e anuir ás pretensões de Salvador... que em contrapartida ofereceu o negócio do marketing ao filho do MM... uma história que não deve andar muito longe da verdade, mas que fica o seu entendimento ao critério de cada um...
Para quem estiver interessado, o artigo do Imperador está no meu blog:
http://avenidacentral.blogspot.com/2007/11/da-roma-portuguesa.html
Cumprimentos.
Só vos digo uma coisa: não acreditem em nada do que se tem dito acerca da Quinta de Jós! Nem o Manuel Barbosa pode dizer que ali é impossível o Braga construir a academia, nem o Braga pode dizer que não há interesse nos terrenos! ;)
Como diria a famosa tarja: Montepio resolve! ;D
Li o artigo do Imperador e estou chocado...
«Perante tal situação, o imperador cedeu e fez a vontade ao construtor e este continuou como líder do circo. Mas com uma contrapartida: o construtor teria que dar trabalho ao filho do imperador. Acordo selado, o filho do imperador começou a trabalhar no departamento comercial do circo.»
É impressionante como em Braga tudo acontece aos olhos de todos e ninguém se indigna. Ninguém diz nada.
NESTA TERRA HÁ UM IMPERADOR, UM CIRCO E UMA CAMBADA DE CARNEIROS...
Quote from: joaosousabraga on 23 de November de 2007, 18:03
Li o artigo do Imperador e estou chocado...
«Perante tal situação, o imperador cedeu e fez a vontade ao construtor e este continuou como líder do circo. Mas com uma contrapartida: o construtor teria que dar trabalho ao filho do imperador. Acordo selado, o filho do imperador começou a trabalhar no departamento comercial do circo.»
É impressionante como em Braga tudo acontece aos olhos de todos e ninguém se indigna. Ninguém diz nada.
NESTA TERRA HÁ UM IMPERADOR, UM CIRCO E UMA CAMBADA DE CARNEIROS...
;D
Mas vcs acham o quê?
Isto está tudo "podre"
Administradores das emptresas municipais são os ex: vereadores, e aquilo vai rolando de uns para os outros , o grupo dos empreiteiros controlam tudo...o povo come e cala.
Quote from: pp on 23 de November de 2007, 23:01
Mas vcs acham o quê?
Isto está tudo "podre"
Administradores das emptresas municipais são os ex: vereadores, e aquilo vai rolando de uns para os outros , o grupo dos empreiteiros controlam tudo...o povo come e cala.
;D
Quote from: pp on 23 de November de 2007, 23:01
Mas vcs acham o quê?
Isto está tudo "podre"
Administradores das emptresas municipais são os ex: vereadores, e aquilo vai rolando de uns para os outros , o grupo dos empreiteiros controlam tudo...o povo come e cala.
E o resto do pessoal acha normal.
Ninguém acha estranho que não se conhecam os contornos do negócio entre o Braga e o FILHO DO PRESIDENTE DA CÂMARA???
Muitas vezes fico a pensar acerca de algumas mudanças que existe na história da humanidadee..(Cardoso ajuda-me!)
Muitas vezes não há intenção de corrigir as injustiças. Não há intenção de fazer justiça. Não há intenção de repartir. Não há intenção de agir correctamente... a única intenção é susbtituir quem detêm o poder para fazer o mesmo.
Quote from: Zé on 27 de November de 2007, 22:17
Muitas vezes fico a pensar acerca de algumas mudanças que existe na história da humanidadee..(Cardoso ajuda-me!)
Muitas vezes não há intenção de corrigir as injustiças. Não há intenção de fazer justiça. Não há intenção de repartir. Não há intenção de agir correctamente... a única intenção é susbtituir quem detêm o poder para fazer o mesmo.
Acho difícil! As filhas do Ricardo Rio só vão conseguir gerir as lojas do Braga daqui por uns 20 anos! E nessa altura ele já não pode ser Presidente de Câmara... :P
Quote from: Zé on 27 de November de 2007, 22:17
Muitas vezes fico a pensar acerca de algumas mudanças que existe na história da humanidadee..(Cardoso ajuda-me!)
Muitas vezes não há intenção de corrigir as injustiças. Não há intenção de fazer justiça. Não há intenção de repartir. Não há intenção de agir correctamente... a única intenção é susbtituir quem detêm o poder para fazer o mesmo.
Totalmente em desacordo. Ainda acredito que no mundo existe gente honesta e que de facto pretenda realizar um trabalho de uma forma competente e credível. Acredito e tenho a certeza que existe gente assim.
Quote from: disco infiltrator on 28 de November de 2007, 13:08
Quote from: Zé on 27 de November de 2007, 22:17
Muitas vezes fico a pensar acerca de algumas mudanças que existe na história da humanidadee..(Cardoso ajuda-me!)
Muitas vezes não há intenção de corrigir as injustiças. Não há intenção de fazer justiça. Não há intenção de repartir. Não há intenção de agir correctamente... a única intenção é susbtituir quem detêm o poder para fazer o mesmo.
Totalmente em desacordo. Ainda acredito que no mundo existe gente honesta e que de facto pretenda realizar um trabalho de uma forma competente e credível. Acredito e tenho a certeza que existe gente assim.
Existe! Mas não no mundo da política! :D
A "ofensiva" dos metralhas no que respeita ao futebol jovem continua a concretizar-se:
Benfica implementa Centros de Formação e Treino em 4 distritos do país.
Algarve (F.C. Ferreiras), Aveiro (S.C. Alba), Viseu (E.F. "os Pestinhas") e Braga (G.D. Prado) são os locais estrategicamente escolhidos para implementar e dar continuidade ao desenvolvimento e potenciação dos jovens talentos oriundos dos diversos pontos do País.
Através das parcerias, que proporcionarão a disponibilidade espacial para o normal desenrolar das actividades, estão agendadas, brevemente, as assinaturas de protocolos de cooperação nos diferentes distritos.
Esta acção proporcionará aos jovens talentos a possibilidade de evoluírem de acordo com a metodologia utilizada e aplicada pelo Sport Lisboa e Benfica, o que até à data não era possível, devido à distância que os impossibilitava de se deslocarem a Lisboa ou à tenra idade dos praticantes para integrarem a "Caixa Futebol Campus".
http://www.slbenfica.pt/Informacao/Futebol/Noticias/noticiasfutebol_futcentrosformacao_070808_38502.asp
o nosso clube só tem que seguir esta politica, ou seja fazer protocolos com outros clubes de norte a sul para seguir este exemplo do benfica
é minha convicção que uma academia tem razão de existir.
Por outro lado, o aspecto financeiro parece-me ser um factor que faz repensar e muito o projecto pois os custos são enormes 8ainda por cima quando o clube tem ainda como séniores mais de uma dezena de atletas "emprestados" ao clubeparceiro.
Hoje, estou bastante dividido qto á verdadeira importancia de uma academia para clubes como o Braga. Eventualmente gastaremos muito menos, mas mesmo muito menos com uma simples melhoria nas condições de treinos das camadas jovens e na efectiva prospecção de mercado, seja ele nacional, regional ou até inyternacional.
Hoje se queremos ser campeões nas camadas jovens não podemos estar á espera das "fornadas" por mais capacidade que exista nas equipas técnicas e na logistica. Hoje, para ser campeão nas camadas jovens é preciso ter OS MELHORES. E muitos desses melhores estão em terceiros clubes e podem/devem ser tratados como aquisições sérias para o nosso clube.
muitas vezes andamos a gastar dinheiro com 15 miudos sem futuro qiando bem ao nosso lado, em Prado ou na povoa de lanhoso, existe o "tal"# miudo que é uma revelação.Atente-se no miudo do merelim que veio para Braga. está no ribeirão, pode ser um caso sério de jogador e uma mais valia evidente. A aposta em miudos com a formação quase completa pode ser compensador e ter menos "riscos" e imponderáveis.
Custa-me , no entanto, reconhecer estes factos pois como "predadores" que devemos ser também podemos ser alvo desse "apetite" por animais maiores que nós... mas isto, como na selva, é a lei da vidA
O que não podemos nunca, é abdicar da formação desportiva(e humana) aos nossos miudos. Devemos ter centenas nas escolinhas, e uma/duas equipas em cada escalão. Não podemos nunca perder o nosso caracter de utilidade pública e dinamizador do desporto (até para merecer dos apoios camararios)
Temos em Portugal o complexo desportivo da Academica de Coimbra como um bom exemplo de que não só os ditos 3 grandes podem ter complexo desportivo, pagos pelos proprios. Acho que caso haja possiblidade para tal tb devemos investir nela! Não é preciso ser uma empreitada megalomana, olhem pra Academia Dolce Vita:
http://desportocoimbra.blogs.sapo.pt/7658.html
http://maps.google.com.br/?ie=UTF8&ll=40.228891,-8.447016&spn=0.006184,0.009613&t=h&z=17
http://desportocoimbra.blogs.sapo.pt/4650.html
Alguém me sabe dizer qual é a utilização dos terrenos anexos ao Praque de Exposicões de Braga?
Tenho pensado neste assunto e cada vez mais penso que a Academia, da forma que é falada, não é solução para nada.
A única forma do SCB ter uma "Academia" viavel será se, essa Academia, oferecer algo que as academias/escolas/franchisings dos 3 grandes não consigam oferecer. O que me parece dificil. Os miudos serão sempre atraídos por clubes de maior dimensão e os mais talentosos estarão a ser permanentemente assediados. Alguns irão mudar logo aos 8, 10 anos outros irão aos 17, 18 anos.
A única palavra que me ocorre quando vejo um miudo de 8 anos e uma bola é: brincar. Acho um absurdo o que se passa hoje em dia com alguns miudos, clubes, agentes e pais. Vejo miúdos de 10 anos já com agente e salário. Um absurdo!
O SCB poderia inovar e desmarcar-se desse cenário. Apostar numa Academia de "homens" acima de tudo. Com apoio escolar, apostar em várias modalidades desportivas, ter uma forte componente social, promover intercâmbio com outras "academias" de outros países etc.
O espaço deveria ser utilizado pelos associados e pelos seus filhos para lazer, desporto etc. Fundar um clube social para os associados em que estes se sentiriam mais próximos da vida do SCB e seria mais um atractivo para chamar novos associados e simpatizantes. Nesse Clube teriam lugar eventos sociais, espaços para desporto, lazer, cultura etc. Cada associado poderia frequentar o clube mediante o pagamento de uma cota extra (com um valor justo).
Construir um espaço fechado, só acessivel a jogadores e potenciais jogadores não vai levar a nada. Para se ter uma boa formação não é preciso uma Academia como se fala aqui. Muito mais importante do que isso são as pessoas. O ABC é, sem dúvida alguma, a melhor e maior escola de andebol de Portugal e as infraestruturas que eles têm são as que nós sabemos.
Para divulgar a marca SCB e atrair novos associados não vai ser com um espaço fechado apenas a atletas. Atletas esses que poderão a qualquer momento deixar o SCB para um dos 3 estarolas.
Penso que o SCB deveria pensar em algo mais abrangente. Pensar um pouco mais à frente.
Quote from: disco infiltrator on 08 de August de 2008, 17:22
Tenho pensado neste assunto e cada vez mais penso que a Academia, da forma que é falada, não é solução para nada.
A única forma do SCB ter uma "Academia" viavel será se, essa Academia, oferecer algo que as academias/escolas/franchisings dos 3 grandes não consigam oferecer. O que me parece dificil. Os miudos serão sempre atraídos por clubes de maior dimensão e os mais talentosos estarão a ser permanentemente assediados. Alguns irão mudar logo aos 8, 10 anos outros irão aos 17, 18 anos.
A única palavra que me ocorre quando vejo um miudo de 8 anos e uma bola é: brincar. Acho um absurdo o que se passa hoje em dia com alguns miudos, clubes, agentes e pais. Vejo miúdos de 10 anos já com agente e salário. Um absurdo!
O SCB poderia inovar e desmarcar-se desse cenário. Apostar numa Academia de "homens" acima de tudo. Com apoio escolar, apostar em várias modalidades desportivas, ter uma forte componente social, promover intercâmbio com outras "academias" de outros países etc.
O espaço deveria ser utilizado pelos associados e pelos seus filhos para lazer, desporto etc. Fundar um clube social para os associados em que estes se sentiriam mais próximos da vida do SCB e seria mais um atractivo para chamar novos associados e simpatizantes. Nesse Clube teriam lugar eventos sociais, espaços para desporto, lazer, cultura etc. Cada associado poderia frequentar o clube mediante o pagamento de uma cota extra (com um valor justo).
Construir um espaço fechado, só acessivel a jogadores e potenciais jogadores não vai levar a nada. Para se ter uma boa formação não é preciso uma Academia como se fala aqui. Muito mais importante do que isso são as pessoas. O ABC é, sem dúvida alguma, a melhor e maior escola de andebol de Portugal e as infraestruturas que eles têm são as que nós sabemos.
Para divulgar a marca SCB e atrair novos associados não vai ser com um espaço fechado apenas a atletas. Atletas esses que poderão a qualquer momento deixar o SCB para um dos 3 estarolas.
Penso que o SCB deveria pensar em algo mais abrangente. Pensar um pouco mais à frente.
Já por diversas vezes referi que a Academia devia (pelo menos) incluir um espaço aberto aos adeptos e família, desempenhando um papel relevante na vida social da cidade. Penso que a sua repercussão, mais do que sobre a formação, poderá ser mais importante na adesão da cidade e da região ao clube, i.e., pelo facto de as pessoas reconhecerem utilidade pública e um papel social relevante ao clube - passarmos a ser não um clube que apenas pede e exige mas que também oferece algo.
É evidente que há que pensar na viabilidade económico-financeira de um tal projecto. Eventualmente, isso exigiria um espaço mais restrito, paralelo ao tal espaço aberto que seja uma mais-valia para os cidadãos. É uma questão que deveria ser pensada...
Dou-te os parabéns pela forma clara como expuseste o teu ponto de vista, com o qual concordo.
Para um clube como o Braga está na hora de crescer e ter uma academia como os grandes só com solução a grande nivel se tira proveitos.
Eu de vez em quando até concordo com o Disco!!! ;D ;)
O centro de alto rendimento terá como alvo, os mais graúdos e não propriamente os miúdos...
Não entremos em corridas com clubes desesperados porque não vale a pena esbanjar dinheiro. O que eu tento dizer é que se os outros clubes tem nucleos de academias de formação, não sei o proveito que podem tirar sendo que esses clubes receberão anualmente dinheiro vindo dos grandalhões gananciosos e desesperados...
Agora falando da posição humana, só quero que vejam as fornadas que todos os anos saem do nosso clube, jovens esses que derivam da formação e depois não ficam no SCB e acabam na 3ª ou na regional....
Pensem que nem todos darão bons jogadores ou não podem ficar todos.?!
Descobrir um craque de 9/12 anos e aos 16 já parece que nada sabe e nada tem de especial é que é chato mas a realidade é mesmo essa....
Em 50 poderão ser aproveitados com intenção de jogar no escalão principal 2 ou 3!!!!
A Academia faz falta a este clube, só traria mais - valias.
Voltando a Academia, tenho andado a pensar sobre o assunto e tendo em conta as varias vertentes de um projecto deste tipo, continuo a achar que o melhor sitio para tal é as zonas envolventes do 1º de Maio e PEB, onde estam os campos das camadas jovens! Para viabilizar o projecto e pra não coprometer o futuro acrescentaria ao projecto um hotel, que seria dado a exploração com a Marca S.C.Braga. Em todo o complexo eriam existir areas exclusivas ao S.C.Braga, como campos de treino, balnearios, dep.Medico... E areas mistas, entre o clube e o hotel, como auditorio... E ainda um outro tipo de areas mistas, entre o hotel e os socios, com ginasio, campo de tenis, ringue, piscina, pista de corta mato, uma area desportiva, em que os socios (com pagamento adicional) e clientes do hotel podessem usufruir, que seriam exploradas pelo hotel, mediante condiçoes previamente feitas, já que nós nao temos now-how pra isso. E onde o clube poderia usufruir dos serviços que o hotel oferece, a preços previamnente defenidos no contrato de exploração (restaurante, dormidas para estagios)! Para além de retirarmos uma rentablidade do contrato de exploração do hotel, poupavamos em manutenção, já que apenas nas areas restritas ao S.C.Braga a manutenção seria da nossa responsablidade! Para realizar este projecto, da forma que o estou a pensar, seria necessario adequirir os terrenos do parque de campismo e probabelmente do predio que se encontra ao lado, ficando o hotel naquela encosta virado pra cidade, com entrada a sul e pelo 1º de Maio, onde se encontram agora as piscinas. Ficando a parte restrita ao S.C.Braga que poderia ser aberta ao socios e publico, onde se encontram os campos pelados e a fazenda do gado.
Ficariamos ali com uma cidade desportiva, com o 1º de Maio e P.Ponte como espaços publicos. Revitalizavamos toda aquela zona.
Agora pra sto ser execuivel é precisso o aval da camara, pois sem ele nada se poderá fazer. Não é dinheiro que falo, mas do licenciamento de tal projecto e pra estar disposta a vender os terrenos. Por preço JUSTO, nem mais nem menos!!! E preciso tb que o dono do P. de campismo estja disposto a vender os terrenos.
A ideia base é esta, agora é preciso limar algumas aresta aqui e ali, tb não estou por dentro, e penso que seja execuivel.
Pra ter uma melhor ideia das zonas que estamos a falar:
http://maps.google.com.br/?ie=UTF8&t=h&ll=41.539165,-8.422683&spn=0.006063,0.009613&z=17
Um dia mais tarde, quando o PEB desaparecer, liga-se e aumenta-se o P.Ponte ao complexo e ate ao rio. Ficando apenas um pequena area de estacionamento do lado de Maximinos, no mesmo sitio que se encontra agora. Era tb preciso retirar de lá "central electrica". Ficariamos ali com o parque da cidade e uma cidade desportiva!!!
Quote from: jorgexina on 13 de August de 2008, 11:55
Voltando a Academia, tenho andado a pensar sobre o assunto e tendo em conta as varias vertentes de um projecto deste tipo, continuo a achar que o melhor sitio para tal é as zonas envolventes do 1º de Maio e PEB, onde estam os campos das camadas jovens! Para viabilizar o projecto e pra não coprometer o futuro acrescentaria ao projecto um hotel, que seria dado a exploração com a Marca S.C.Braga. Em todo o complexo eriam existir areas exclusivas ao S.C.Braga, como campos de treino, balnearios, dep.Medico... E areas mistas, entre o clube e o hotel, como auditorio... E ainda um outro tipo de areas mistas, entre o hotel e os socios, com ginasio, campo de tenis, ringue, piscina, pista de corta mato, uma area desportiva, em que os socios (com pagamento adicional) e clientes do hotel podessem usufruir, que seriam exploradas pelo hotel, mediante condiçoes previamente feitas, já que nós nao temos now-how pra isso. E onde o clube poderia usufruir dos serviços que o hotel oferece, a preços previamnente defenidos no contrato de exploração (restaurante, dormidas para estagios)! Para além de retirarmos uma rentablidade do contrato de exploração do hotel, poupavamos em manutenção, já que apenas nas areas restritas ao S.C.Braga a manutenção seria da nossa responsablidade! Para realizar este projecto, da forma que o estou a pensar, seria necessario adequirir os terrenos do parque de campismo e probabelmente do predio que se encontra ao lado, ficando o hotel naquela encosta virado pra cidade, com entrada a sul e pelo 1º de Maio, onde se encontram agora as piscinas. Ficando a parte restrita ao S.C.Braga que poderia ser aberta ao socios e publico, onde se encontram os campos pelados e a fazenda do gado.
Ficariamos ali com uma cidade desportiva, com o 1º de Maio e P.Ponte como espaços publicos. Revitalizavamos toda aquela zona.
Agora pra sto ser execuivel é precisso o aval da camara, pois sem ele nada se poderá fazer. Não é dinheiro que falo, mas do licenciamento de tal projecto e pra estar disposta a vender os terrenos. Por preço JUSTO, nem mais nem menos!!! E preciso tb que o dono do P. de campismo estja disposto a vender os terrenos.
A ideia base é esta, agora é preciso limar algumas aresta aqui e ali, tb não estou por dentro, e penso que seja execuivel.
Pra ter uma melhor ideia das zonas que estamos a falar:
http://maps.google.com.br/?ie=UTF8&t=h&ll=41.539165,-8.422683&spn=0.006063,0.009613&z=17
Um dia mais tarde, quando o PEB desaparecer, liga-se e aumenta-se o P.Ponte ao complexo e ate ao rio. Ficando apenas um pequena area de estacionamento do lado de Maximinos, no mesmo sitio que se encontra agora. Era tb preciso retirar de lá "central electrica". Ficariamos ali com o parque da cidade e uma cidade desportiva!!!
Estamos a falar de Braga lembraste? Nunca um terreno daquela dimensão e naquela localização irá servir para uma àrea de lazer, desporto, espaços verdes etc. Isso não é para Braga!
Aquela região está a ficar propositadamente degradada para ser mais fácil a intervenção do tipo que está na câmara e do resto da turma dos empreitas. Em breve vão lá estar uns prédios e um shopping. Prédios de má qualidade e que ficarão vazios, como muitos que existem em Braga.
Já alguém viu o projecto que se fala para o Picoto? Dá medo, dá muito medo....
Como conseguiram destruir uma cidade que até nem era feia....
Quote from: disco infiltrator on 13 de August de 2008, 14:23
Quote from: jorgexina on 13 de August de 2008, 11:55
Como conseguiram destruir uma cidade que até nem era feia....
Nem era feia... Tem (tinha) tudo pra ser uma das mais bonitas de Portugal!!!
E caso o bingo seja pra continuar, faz todo o sentido tranferi-lo pra lá! Se for possivel, um casino, tanto melhor.