News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

A Academia de novo - que fazer perante esta ofensiva?

Started by Olho Vivo, 20 de November de 2007, 12:23

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Quote from: Victor Fernandes on 20 de November de 2007, 10:01
Academia do Braga avança para a Quinta de Jós

O projecto do centro de formação do Sporting de Braga, da autoria do arquitecto Fernando Jorge, vai ser discutido nos próximos dias com a SAD arsenalista,  e deverá ficar instalado  na Quinta de Jós, em Navarra.

in Diário do Minho


Penso que o projecto da nova Academia tem que ser reponderado em função da verdadeira ofensiva a que se assiste por parte dos três metralhas, no que respeita a formação. Basta passar os olhos por aqui:

http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=5013.0

O Sporting vai na frente, tendo já estabelecido vários protocolos com escolas privadas por todo o país; o Benfica acaba de anunciar um projecto de abertura de escolas com a marca da Luz em regime de franchising; o Porto acaba de anunciar o seu projecto que envolve, entre outras iniciativas, a abertura de uma escola por capital de distrito, também em regime de franchising.

Trata-se de uma verdadeira guerra por demarcar território e garantir o monopólio do talento. Mas não só: como o artigo do Público que descreve o projecto do Porto explicita (ver tópico acima), trata-se de alargar o mais possível a base de adeptos, verdadeira operação de charme sobre as crianças (desde tenra idade) bem como sobre os seus familiares.

É preciso pensar na forma de combater estas ambições na nossa região e agir depressa. Esperar pela Academia não chega. É preciso fazer um levantamento das escolas da região e procurar estabelecer protocolos com elas...


NOTA: resolvi abrir um novo tópico porque, em face das notícias dos últimos tempos relativamente às iniciativas dos três metralhas para a formação, para além de reponderar o projecto da Academia, parece-me importante discutir (outras) soluções para combater esta ofensiva...

david

Um clube para poder sobreviver sem sobressaltos, ou seja sem problemas de tesouraria tem que efectivamente ter uma academia, tem que formar jogadores para mais tarde poder vende los e com essas vendas fazer mais valias, temos que ter condições para proteger os jovens jogadores, desses gananciosos, este é não tenho duvidas o primeiro passo para    nós tornar cada vez maiores e aproximar-nos cada vez mais dos três grandes.   

PauloLopes

É lógico que ter uma academia em Braga do Porto, Benfica ou Sporting, pode sempre retirar alguns talentos à nossa academia, mas...

Para mim o mais importante são os Pais, e depois acontecem situações destas:


Luís Filipe Vieira afirmou ontem que o Benfica não obrigou nem enganou ninguém no processo que envolve Bruno Silva, jogador de 8 anos. "Não vamos pactuar com oportunistas. E com mentirosos muito menos", disparou o presidente do clube da Luz, durante a apresentação do franchising das Escolas de Futebol.

"Qualquer documento que tenha assinado – e penso existir uma inscrição –, foi de livre vontade, não foi enganado", disse Vieira, dirigindo-se ao pai da criança, Bruno Ramiro. "Esse jovem esteve no camarote presidencial. Esteve no balneário e com o Simão. Levou bolas e a camisola do jogador. O pai, junto de de Simão, disse ser um orgulho muito grande o filho vestir a camisola do Benfica."

in Record

Cada um tem de pensar o que é melhor para o seu filho, posso estar enganado, mas vejam o que o Filipe Cruz fez com o filho.

Nuno À-Braga

 Essencial será pensar bem para que servirá a Academia, no contexto extra-treinos.
O projecto do porto consagra o envolvimente das famílias e grupos de amigos em actividades de lazer, por exemplo, tal como o Urawa Reds.
Seria um erro crasso que o SCB não o fizesse também!!! Seria a prova que a Academia só serviria interesses de empreiteiros!

Somos Braga!

Aqui está um tópico bem mais importante para o futuro do clube do que as tretas sobre a solidariedade ou falta dela.

Acho que esta ofensiva dos 3 é mais um motivo para se pensar bem se tamanho investimento vale mesmo a pena.

Neste momento penso que a maioria de nós não conhece o projecto e como tal é difícil dar opinião sobre uma coisa que não se conhece.

Mas podemos pensar no que seria mais vantajoso, se investir numa academia ou ter protocolos com empresas privadas... (o problema é que os protocolos com escolas privadas iam logo ser vistos – na minha opinião erradamente - como uma forma de dar a ganhar a outros o dinheiro que podia ganhar o Braga).

Uma academia tem um grande argumento: Uma coisa é jogar na equipa de um clube, outra coisa é jogar numa escola que tem um protocolo com um clube. Quantos desses jogadores (dessas escolas) vão chegar às equipas principais dos clubes? Certamente uma ínfima parte. 

Por outro lado, quando um grande clube de Lisboa detecta um bom talento em Braga (com 10/12 Anos) o mais difícil não é convencer o pai a deixar sair o filho do Braga para um grande (isso na maior parte das vezes é o mais fácil). Difícil é convencer o pai a deixar o filho de 10/12 Anos ir viver para Lisboa. Estando esse problema resolvido (não sendo preciso ir para Lisboa) temo que seja muito mais fácil a qualquer "grande" tirar um jogador de um clube como o braga. Para lutar contra isso o Braga teria que oferecer muito mais do que a "simples" prática do futebol.
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!

Dracul

Claro que grande parte dos pais até preferem ver os filhinhos com a camisola de um dos três bacocos, sobretudo do clube dos passarinhos. Quanto mais não seja, pela vaidade de dizer que o seu menino vai jogar num grande.
Se tivermos, em Braga, as mesmas condições que os metralhas oferecem, talvez possamos travar a fuga dos melhores.
Mas também há que mudar as mentalidades, talvez o mais difícil no futebol português. Os miúdos têm que sentir que jogar no SCB é um privilégio e devem ter orgulho nisso.

fut

Quote from: merelim on 20 de November de 2007, 13:43

Por outro lado, quando um grande clube de Lisboa detecta um bom talento em Braga (com 10/12 Anos) o mais difícil não é convencer o pai a deixar sair o filho do Braga para um grande (isso na maior parte das vezes é o mais fácil). Difícil é convencer o pai a deixar o filho de 10/12 Anos ir viver para Lisboa. Estando esse problema resolvido (não sendo preciso ir para Lisboa) temo que seja muito mais fácil a qualquer "grande" tirar um jogador de um clube como o braga. Para lutar contra isso o Braga teria que oferecer muito mais do que a "simples" prática do futebol.


De acordo.
Cimento e tijolos, por si só , não resolvem a questão da formação. Meus amigos, a formação faz-se sobretudo com pessoas qualificadas.E nós sabemos o que o S. C. de Braga tem oferecido até à data: voluntarismo , desenrascanço, amadorismo...
Eu sou a favor da Academia, ou lá o que lhe queiram chamar mas não estou à espera que isso resolva todos os problemas do Clube, muito menos que isso nos aproxime dos ditos grandes de forma a que , num futuro próximo, sejamos concorrentes directos em termos desportivos. A dita Academia pode mesmo tornar-se um problema para o Clube.

nandes



No contexto nacional, vejo com grande preocupação a criação de uma Academia por parte do SCB.

Infelizmente é o País que temos.

Melhorar as instalações que temos(?) e formar uma equipa de formadores e afins, de grande qualidade, acho que seria a solução ideal no que à formação diz respeito.

Felizmente continuamos a "fazer" muitos meninos, assim sendo, é impossível que os 3 estarolas açambarquem os talentos todos. O que nos resta é ser persistentes e mais céleres na nossa prospecção, e acima de tudo acarinhar e proteger aqueles que conseguirmos cativar e evitar os tiros nos pé que ás vezes somos exímios em dar!!!


UNS TÊM INVEJA DA NOSSA ASCENSÃO
OUTROS TÊM MEDO DA NOSSA AMBIÇÃO
SCB / BL

Olho Vivo

#8
Quote from: fut on 20 de November de 2007, 16:00
Cimento e tijolos, por si só , não resolvem a questão da formação. Meus amigos, a formação faz-se sobretudo com pessoas qualificadas. E nós sabemos o que o S. C. de Braga tem oferecido até à data: voluntarismo , desenrascanço, amadorismo...
Eu sou a favor da Academia, ou lá o que lhe queiram chamar mas não estou à espera que isso resolva todos os problemas do Clube, muito menos que isso nos aproxime dos ditos grandes de forma a que , num futuro próximo, sejamos concorrentes directos em termos desportivos. A dita Academia pode mesmo tornar-se um problema para o Clube.


É evidente que um projecto de Academia não se pode resumir ao investimento físico; tem que contemplar também uma estimativa dos custos de funcionamento, nos quais avultam as despesas com os recursos humanos necessários. Espero que isso esteja contemplado no projecto e não apenas o cimento...

A questão é: seremos capazes de reunir os recursos humanos de que necessitamos (eventualmente proporcionando-lhes a devida formação)? E mesmo que o consigamos, seremos capazes de suportar os custos inerentes? Como rentabilizar este projecto?

Mas também há que ponderar o custo - ainda que invisível - de não avançar com o projecto. E não podemos alhear-nos desta ofensiva (não sei que outro termo usar) que os três metralhas estão neste momento a intentar, no plano da formação. Estamos a falar não só da drenagem do talento da nossa região (o que só por si é uma ameaça), mas pior, trata-se de uma tentativa de impor e enraizar as marcas dos clubes que são nossos concorrentes e que ameaçam o nosso crescimento. Apenas a título de exemplo, aqui fica um trecho do artigo de hoje do Público que dá conta do projecto de formação do Porto (ver tópico em http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=5013.0):

(...) Para além da criação de novas fontes de receita, a iniciativa visa aumentar o número de adeptos, a notoriedade da marca do FC Porto e a exploração de um novo mercado de prospecção através de um "projecto pioneiro em Portugal".
(...)
É garantido que haverá uma Dragon Force em cada capital de distrito. (...)


Mas será a Academia a melhor solução para combater esta ofensiva? Teríamos nós capacidade para atrair escolas (privadas) da região para a realização de protocolos com o nosso clube? Francamente, não sei dizer. Gostaria que o clube fizesse desta matéria uma prioridade. Aguardo com curiosidade o projecto que nos será apresentado.

Mas não estou seguro que a direcção do clube esteja demasiado preocupada com esta última questão. Citando o Kilo,

Quote from: Kilo on 20 de November de 2007, 12:44
Eles a atacar em força e o Salvador a por bilhetes a 20€! Ah, mas podemos levar um miudo... ::)

BRAGA FOREVER

Manuel Barbosa nega Quinta de Jós

A novela em torno da construção do futuro centro de estágio do Braga conheceu ontem um novo capítulo, com a revelação de que a futura academia do clube ficaria situada na Quinta de Jós, situada na freguesia de Navarra, nos arredores da capital minhota. Instado a pronunciar-se sobre o assunto, o proprietário daquele espaço, o empresário Manuel Barbosa, reagiu de forma dura. E não só: avançou mesmo com acusações graves sobre quem anda a tentar, "por vias travessas", conseguir adquirir um espaço que diz ter adquirido em 1995. Segundo o empresário de jogadores - que tem o terreno hipotecado ao Montepio Geral -, "nunca ninguém" o procurou "para falar sobre o assunto". "O que tem acontecido é que a cobardia procura outros meios para atingir os objectivos", começou por dizer Manuel Barbosa, que ousou mesmo deixar um conselho aos interessados: "Se ser presidente do Braga e da SAD depende da aquisição da Quinta de Jós, então aconselho o digníssimo presidente do Conselho Geral do Braga a encontrar outro candidato."

Garantindo apenas ter conhecimento do assunto pela comunicação social de... Braga, o proprietário esclareceu que a quinta, com uma área total de 435 mil metros quadrados, continua na sua mira para um projecto habitacional turístico-desportivo, aguardando apenas a recuperação do alvará - "suspenso devido a uma mentira publicada na comunicação social" - para retomar as obras. Situada a cerca de oito quilómetros do centro de Braga, a Quinta de Jós, assegura Manuel Barbosa, "não será definitivamente o local onde vai ser construído o futuro centro de estágio do Braga".

O Jogo
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

ric

e é com estes "vai e leva" que as coisas não abonam nanda a favor do SCB.

A Academia, ao que parece , vai ser alvo de apresentação pública na AG eleitoral do clube. Aì - dizem - Salvador vai mostrar o jogo.
Até lá, é especulação e sinceramente já gastamos muita prosa nesta questão a falar para os peixinhos...
Podemos  - e devemos - dar alguma opinião sobre premissas, objectivos, parcerias e forma de manutenção. Podemos dizer alguma coisa sobre o seu custo e manutenção.Mas sem dadaos concretps acho que é bastante prematuro.

Penso que se a Academia for do SCB e não da SAD, este é um caso para ser levado a AG e ratificado aí. A menos que a assembleia delegue PLENOS PODERES na direcção para tratar de todo este assunto.

Fala-se tb com bastante insistência que o Arq. Fernando jorge tem estado com este projecto. Desconheço se é ou não verdade. reconheço neste Arq (que conheço pessoalmente) bastante capacidade e talento (foi ele que projectou o museu no Estadio AXA ). Não sei é se seria melhor abrir um concirso público de ideias e projectos.E tentar visitar o que de melhor se vai fazendo aqui e além fronteiras...


sol

Sobre este assunto, o habitualmente cinzento Diário do Minho traz dois artigos. Um deles chama-se, se não estou em erro "O Circo e o Imperador" e é uma verdadeira pérola que deve ser aqui lida por todos. O outro refere-se específicamente às declarações de M. Barbosa sobre a Q. de Jós. Realce para quando diz "Se a recandidatura (de Salvador) estava dependente da Quinta de Jós, o melhor é arranjar outro presidente..."

Tentei com os meus rudimentares conhecimentos informáticos colocá-los aqui, sem sucesso. Por isso faço um apelo aos craques informáticos do fórum para que citem aqui os dois artigos. Acreditem que vale a pena.

Na poente de vermelho e branco!

fut

Quote from: sol on 21 de November de 2007, 11:59
Sobre este assunto, o habitualmente cinzento Diário do Minho traz dois artigos. Um deles chama-se, se não estou em erro "O Circo e o Imperador" e é uma verdadeira pérola que deve ser aqui lida por todos. O outro refere-se específicamente às declarações de M. Barbosa sobre a Q. de Jós. Realce para quando diz "Se a recandidatura (de Salvador) estava dependente da Quinta de Jós, o melhor é arranjar outro presidente..."

Sem qualquer espécie de ironia: o sol quando nasce é para todos.
Desculpa Sol mas pelo facto da noticia não ser agradável não se deve "esconder".
serão mais correctos os critérios editoriais do Correio do Minho que por exemplo não noticiou o protesto anunciado para o jogo com o Sporting mas depois noticiou o fracasso do mesmo?

sol

Quote from: fut on 21 de November de 2007, 12:18
Quote from: sol on 21 de November de 2007, 11:59
Sobre este assunto, o habitualmente cinzento Diário do Minho traz dois artigos. Um deles chama-se, se não estou em erro "O Circo e o Imperador" e é uma verdadeira pérola que deve ser aqui lida por todos. O outro refere-se específicamente às declarações de M. Barbosa sobre a Q. de Jós. Realce para quando diz "Se a recandidatura (de Salvador) estava dependente da Quinta de Jós, o melhor é arranjar outro presidente..."

Sem qualquer espécie de ironia: o sol quando nasce é para todos.
Desculpa Sol mas pelo facto da noticia não ser agradável não se deve "esconder".
serão mais correctos os critérios editoriais do Correio do Minho que por exemplo não noticiou o protesto anunciado para o jogo com o Sporting mas depois noticiou o fracasso do mesmo?


Fut: não percebi o teu comentário, mas não percebi mesmo. O que eu queria (e ainda quero) era que alguém pusesse aqui os artigos que eu referi, justamente pq os achei muito interessantes, isto sem nenhuma espécie de ironia. Então o tal chamado "O Circo e o Imperdor" é mesmo uma pérola, como afirmei.
Quanto ao C. do Minho, lê as minhas mensagens: devo ter sido o primeiro a denunciar aqui o facto de eles não terem noticiado o nosso protesto e os primeiros a noticiar o fracasso do mesmo.
Quanto aos artigos do D. do Minho de hoje que referi, gostaria que todos lessem MESMO!

Na poente de vermelho e branco!

fut

Sol, li os artigos e também os achei interessantes, independentemente de estar, ou não de acordo com eles. Para o caso isso até nem é o mais importante.
Peço desculpa mas como utilizas-te o termo "cinzento" pensei que estavas a criticar o jornal só por ter acrescentado algo à discussão. Estamos , então, entendidos e pelos vistos defensores do pluralismo.

Kilo

Esse homem  mente com quantos dentes tem! Dizem que os animais ficam mais perigosos quando encurralados e defendem-se atacando, desesperadamente!  ;D ;D ;D

JotaCC

Braga contesta Manuel Barbosa


O gabinete da presidência do Braga reagiu às afirmações de Manuel Barbosa em torno da polémica instalada pelo alegado interesse na construção, na Quinta de Jós, do futuro centro de estágio do clube. Afirmando "surpresa" pelas afirmações deste, "uma vez que nunca o presidente do clube, ou algum responsável, se referiu à Quinta de Jós ou a outro local para a edificação do futuro centro de estágio", as palavras proferidas são rotuladas de "extemporâneas", repudiando-se ainda "as insinuações e ameaças expressas e que parecem sair de uma pessoa perturbada, zangada com a vida e que acusa sem especificar". "O Braga nada tem a ver com os problemas pessoais e com as instituições do sr. Manuel Barbosa e deseja, para bem dele, que esses problemas sejam resolvidos sem usar o clube", lê-se ainda na nota, onde se nega que a reeleição de António Salvador como presidente do Braga esteja relacionada com a construção do empreendimento. "Podemos garantir que o projecto será uma realidade e será apresentado aos associados em tempo oportuno", conclui o comunicado.

E já admite alternativas



Sem especificar ou nomear os locais em avaliação, a nota ontem tornada pública refere, no entanto, a existência de várias hipóteses em análise. "Nesta altura, estudam-se diversos locais onde futuramente irá nascer esse moderno e funcional complexo desportivo", pode ainda ler-se na reacção do clube à polémica nascida pelo surgimento da Quinta de Jós como alvo dos minhotos.

khadafi

Quote from: Nuno À-Braga on 20 de November de 2007, 13:26
Essencial será pensar bem para que servirá a Academia, no contexto extra-treinos.
O projecto do porto consagra o envolvimente das famílias e grupos de amigos em actividades de lazer, por exemplo, tal como o Urawa Reds.
Seria um erro crasso que o SCB não o fizesse também!!! Seria a prova que a Academia só serviria interesses de empreiteiros!
e com carrinhos de choque e que era fixe
Força Braga!

fjmp_scb

Quote from: khadafi on 22 de November de 2007, 09:50
Quote from: Nuno À-Braga on 20 de November de 2007, 13:26
Essencial será pensar bem para que servirá a Academia, no contexto extra-treinos.
O projecto do porto consagra o envolvimente das famílias e grupos de amigos em actividades de lazer, por exemplo, tal como o Urawa Reds.
Seria um erro crasso que o SCB não o fizesse também!!! Seria a prova que a Academia só serviria interesses de empreiteiros!
e com carrinhos de choque e que era fixe
:( :o LOL, muito fixe ;D ;D
[url="http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png"]http://img246.imageshack.us/img246/3130/scbucm9.png[/url]

ric

eu acho que FINALMENTE  a SAD traz luz a algumas coisas...

Apesar de nada especificar, alheia-se de tudo qto possam ser propostas já adiantadas embora não rejeite a hipotese quinta de jós, uma "vez que oportunamente serão informados os sócios".
Diz ainda que "a SAD estuda propostas" pelo que rejeita liminarmente tudo o que diz e ao mesmo tempo admite tudo ao não definir com clareza quais as opções que tem em  carteira.


Para mim, este comunicado nada diz. reserva apenas para momento oportuno a clarificação das coisas mas não rejeita nada. Se calhar mais valia não dizer nada....assim, pode dar azo a continuarem as dúvidas...
Neste momento, duas situações estão em cima da mesa: a quinta de adaufe e a quinta de jós. Não vi qq desmentido em relação a estas hipoteses. Vi apenas neste ultimo comunicado , criticas a MBarbosa---não sei porquê... as palavras levam-nas o vento