Eu nem sei por onde começar. Depois do jogo de hoje, nem sei como traduzir aquilo que sinto por palavras. Comecemos por aquilo que o Braga representa.
O Braga, juntamente com o Guimarães, o Marítimo e o Nacional, era um "médio" futebol português. E o que é isso de "médio do futebol português"? O médio do futebol português é um clube que, embora jogue quase tanto como os três amados do futebol em Portugal, não gasta tanto dinheiro como eles, e não tem os mesmos objetivos de época que eles. Esses quatro clubes, por muito mal que esteja a correr a época e por muitos objetivos que eles tenham que reformular, possuem sempre um objetivo comum: lutar contra os 3 grandes e contra os privilégios que os mesmos têm em Portugal, nomeadamente toda a proteção em termos de arbitragem e imprensa.
Eu sei que todos os "novos Bracarenses" (sim, Bracarenses, porque não existe tal coisa como Braguista) acreditam e dizem que o Braga é um grande, mas eu nunca o disse nem nunca o direi. Meus amigos, o Braga nunca foi, não é, nem nunca irá ser um grande, nem quer!!! Um Grande é uma equipa desonesta, que gasta balúrdios em jogadores, treinadores, equipas técnicas, promete tudo aos seus adeptos, não olha a meio para atingir os fins, e que mesmo assim precisa de controlar arbitragens e comunicação social para ganhar jogos, competições e os respectivos prémios monetários. E sabem porque é que eles precisam disso? Por causa de clubes médios, clubes como o Braga, Guimarães, o Marítimo ou o Nacional, e outrora o Boavista, o Belenenses, as Académica ou o Setúbal, que preferem a verdade desportiva, e lutam há décadas para existir uma igualdade entre todos os clubes.
Mas eu sei o que estão a pensar: "então mas quer dizer, o Braga neste momento, não merece ser um clube médio!! O Braga luta pelo título, está em finais europeias, luta pela Champions, e mesmo assim só é considerado um "clube médio". Esta, caros bracarenses, é a razão de eu ter dito que o Braga era para mim, um clube médio. O Braga não merece ser um clube médio, pois desportivamente faz mais e melhor que os outros ditos clubes médios, mas tem orgulho e dignidade a mais para ser um grande. Por isso é que para mim, em Portugal há 3 clubes médios, 3 clubes Grandes... e um Enorme. Enorme porquê? Faz o que os Grandes fazem, mas sem o poder monetário ou social que os três amados têm. E isto, meus amigos, é o que distingue o Sporting de Braga de qualquer outro clube em Portugal, e o que me faz ter tanto orgulho no clube que representa a minha cidade, e as minhas crenças futebolísticas desde que me lembro. Aliás, depois disto tudo, apercebo-me que a palavra "orgulho" vai desaparecer do meu dicionário verbal para dar lugar à palavra "Braga".
Isto tudo, e ainda nem comentei o jogo de hoje, jogo esse que causou em mim um misto de sentimentos estranhos. Fiquei obviamente triste, pois foi uma derrota mesmo no fim do jogo, contra um "Grande", e contando com adversidades maiores do que aquelas que só 11 jogadores trazem (o que me faz acreditar cada vez mais que esta luta sem fim contra o sistema e seus protegidos é inútil), mas ao mesmo tempo senti uma alegria enorme ao ver a minha equipa impor o seu jogo num estádio onde raramente o faz, ao ouvir os adeptos da minha equipa num estádio onde poucos o conseguem, e ao ver que mesmo sabendo que esta luta é inútil (realço mais uma vez para os "adeptos novos" do Sporting de Braga que o objectivo deste clube não é tornar-se um grande, mas sim tornar-se Enorme para conseguir de uma maneira mais fácil transformar este sistema, favorável a apenas três equipas, à ruina) esta equipa e seus responsáveis nunca desistirão de a travar, seja contra 11, 14 ou contra o país todo.
Dito isto, quero apenas transmitir o meu muito obrigado aos responsáveis deste magnífico clube que me deixam acreditar (nem que seja a mais mínima crença) que talvez, só talvez, um dia, o mundo do futebol neste país não seja dominado apenas por três protegidos, e inclua também a equipa que desde pequeno eu vejo crescer, e que cada vez amo mais, e cada vez me dá mais alegria e esperança no futebol deste país.
Um muito obrigado, Mágico Sporting de Braga!!
"ENORME" "ENORME" TEXTO!
Fantastico texto! Os meus Parabens!
BRAGA SEMPRE!
Muito Bom
Tudo Enorme: O texto, o Braga, tu, eu e todos aqueles que acreditam e vão sempre acreditar neste Sc.Braga...
A cada dia que passa, o orgulho de ser do Braga aumenta... Obrigado SC. Braga... Sinceramente...
Haja alguém que consiga pôr por escrito tudo o que nos vai na alma. Não tiraria nem acrescentaria uma vírgula. Por isso MUITO OBRIGADO.
muito bonito ... agora essa de que não existem Braguistas ... quem és tu ? O rei do Mundo ? Tu é que decides se algo existe ou não ? Juízo !
Eu sou BRAGUISTA e BRACARENSE! Acorda para a realidade !
Quote from: jaimec on 01 de April de 2012, 13:29
muito bonito ... agora essa de que não existem Braguistas ... quem és tu ? O rei do Mundo ? Tu é que decides se algo existe ou não ? Juízo !
Eu sou BRAGUISTA e BRACARENSE! Acorda para a realidade !
gostei do texto e concordo com tudo...mas......eu sou braguista e bracarense......mesmo que aches que não existe "tal coisa" por isso também concordo com o JaimeC
Fidelis Bracara
Braga e Basta
Quote from: FIDELIS on 01 de April de 2012, 13:46
Quote from: jaimec on 01 de April de 2012, 13:29
muito bonito ... agora essa de que não existem Braguistas ... quem és tu ? O rei do Mundo ? Tu é que decides se algo existe ou não ? Juízo !
Eu sou BRAGUISTA e BRACARENSE! Acorda para a realidade !
gostei do texto e concordo com tudo...mas......eu sou braguista e bracarense......mesmo que aches que não existe "tal coisa" por isso também concordo com o JaimeC
Fidelis Bracara
Braga e Basta
Parabéns pelo magnifico texto que nos presenteaste! Gostei muito do conteúdo e está bem escito. Mas
como não há duas sem três ... peço-te desculpa mas eu tenho que dizer que
sou bracarense, desde que nasci em São Vítor há mais de 63 anos, e sou
«braguista» desde Fevereiro de 1955. Tem paciência, OK, e continua a escrever!!!
Parabens pelo texto,esta mesmo muito bom ;)
ORGULHO EM SER BRACARENSE
Tenho a certeza que já foi ultrapassada essa questão da diferença entre Bracarense e Braguista. BRAGUISTA existe sim, existem muitos e cada vez mais e graças a DEUS.
Já é a designação para toda a família do Mágico SCB, independentemente da cidade, região e país de cada um de nós. Aqui no Brasil são cada vez mais os que sabem o que é o SCB e o que são Braguistas. É um processo irreversível e que só tende a crescer.
Ficava-te bem respeitar os muitos e muitos Braguistas que não são Bracarenses. E por outro lado, não podemos confundir os bracarenses Braguistas com os bracarenses que apoiam outros clubes. Alguns deles de forma fanática e ao mesmo tempo com grande ódio pelo clube da sua cidade. Não se confundam as coisas!
Está LINDO! Parabéns :D
Brilhante! muitos parabens pelo texto!
Quem não sente não entende e nunca compreenderá este nosso amor pelo braga!
Muito bom mas também sou obrigado a concordar com os camaradas que disseram que a distinção entre braguista e bracarense faz todo o sentido.Eu sou bracarense e braguista,há muita gente que é bracarense mas apoia outros clubes e há quem não seja bracarense mas sofra pelo Braga tanto quanto nós e neste fórum são às paletes.
Parabéns pelo texto, está bem conseguido, são palavras que vem do fundo do coração, nota-se, "quem não sente não entende".
Quero realçar que não sou bracarense, pois vivo em Vila de Prado, ;) mas Braguista sou desde que cheguei em Portugal e já faz mais de um década. :D
é por isto que somos diferentes,e sinto orgulho de ser de BRAGA e BRAGUISTA
Antes de mais nada quero agradecer a todos aqueles que me deram os parabens pelo texto. Depois queria só dizer que, provavelmente, me expliquei mal, e peço já desculpa por isso. Quando eu digo que não existe a expressão "braguista", refiro-me à existência oficial da palavra. Oficialmente, um adepto do Braga é um Bracarense, e um cidadão de Braga é um Bracarense. Embora as pessoas tenham, digamos, "inventado" essa palavra para separar os adeptos do Sporting de Braga dos cidadãos da cidade de Braga, ela em si não existe. Mas embora não exista como palavra da lingua portuguesa, admito que possa ser uma expressão util para separar as duas comunidades em cima referidas.
Seja como for, e resumindo, a expressão "braguista", oficialmente, é calão, e era a isso que eu me tentava referir, pois eu não a uso. Sempre usei a expressão "bracarense", e vou continuar a usá-la. E não, não me acho o rei do mundo, mas visto que isto é um país livre, e eu fiz um texto de opinião (baseado na minha opinião) achei por bem opinar acerca deste assunto, baseando-me em factos da língua portuguesa. Peço desculpa mais uma vez se feri susceptibilidades, a minha intenção não era essa, de modo algum :D
Magnífico o texto, parabéns! :)
Apenas mais um contributo para o estudo da lingua portuguesa, tão fértil em sinónimos. Uma lingua não pode ser estática, antes tem que estar em permanente evolução!
A propósito deste tema, achei interessante transcrever aqui este artigo.
Segundo a Infopédia, por exemplo, o elemento -ista é um «sufixo nominal, de origem grega, que exprime a ideia de adepto de um sistema político, de uma doutrina religiosa, de um sistema filosófico, de uma tendência artística, ou ainda a ideia de músico ou cantor (franquista, budista, racionalista, naturalista, pianista, cançonetista, fadista)». O Dicionário Houaiss complementa esta descrição, referindo que o afixo em apreço serve «para designar o praticante de uma atividade ou o adepto de um movimento ideológico: oftalmologista, pianista, reformista». Deste modo, e tendo em conta o exposto, não me parece forçado aplicar o mesmo raciocínio, por exemplo, a seguidores de determinadas personalidades (ex.: cavaquistas, soaristas...), ou a adeptos de clubes desportivos (ex.: benfiquistas, sportinguistas, portistas, nacionalistas...), sendo que muitos destes vocábulos se encontram registados, como muito bem refere o prezado consulente, na generalidade dos dicionários de língua portuguesa consultados.
...
Resta-nos, então, braguistas. Como já ficou claro, creio que os mecanismos de formação desta palavra são legítimos, e não vejo razões para que a mesma não possa ou não venha a ser usada, ainda que, actualmente, como já referi, esteja longe de ser a preferida dos meios de comunicação social e dos comentadores desportivos, por exemplo. No entanto, é também visível o esforço que tem vindo a ser feito por muitos adeptos, simpatizantes e internautas, numa tentativa de alcançar a tal identidade própria, para que braguista venha a ser eleito como o termo mais comum e, por fim, possa eventualmente vir a ter a força necessária para ser dicionarizado. Veja-se, por exemplo, a quantidade de blogues e até de vídeos no YouTube que apelam ao uso do termo em análise, assim como a existência da Associação Braguista — para os verdadeiros adeptos do Sp. de Braga.
Enfim, como constatava o narrador do magnífico conto «Palavra mágica», de Vergílio Ferreira, «não [há] que emendar-se a vida pelo dicionário. [Há] que forçar-se o dicionário a meter a vida na pele».
In www.ciberduvidas.pt
Link para o artigo completo: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=29439
Quote from: ComContaPesoEMedida on 01 de April de 2012, 21:20
Apenas mais um contributo para o estudo da lingua portuguesa, tão fértil em sinónimos. Uma lingua não pode ser estática, antes tem que estar em permanente evolução!
A propósito deste tema, achei interessante transcrever aqui este artigo.
Segundo a Infopédia, por exemplo, o elemento -ista é um «sufixo nominal, de origem grega, que exprime a ideia de adepto de um sistema político, de uma doutrina religiosa, de um sistema filosófico, de uma tendência artística, ou ainda a ideia de músico ou cantor (franquista, budista, racionalista, naturalista, pianista, cançonetista, fadista)». O Dicionário Houaiss complementa esta descrição, referindo que o afixo em apreço serve «para designar o praticante de uma atividade ou o adepto de um movimento ideológico: oftalmologista, pianista, reformista». Deste modo, e tendo em conta o exposto, não me parece forçado aplicar o mesmo raciocínio, por exemplo, a seguidores de determinadas personalidades (ex.: cavaquistas, soaristas...), ou a adeptos de clubes desportivos (ex.: benfiquistas, sportinguistas, portistas, nacionalistas...), sendo que muitos destes vocábulos se encontram registados, como muito bem refere o prezado consulente, na generalidade dos dicionários de língua portuguesa consultados.
...
Resta-nos, então, braguistas. Como já ficou claro, creio que os mecanismos de formação desta palavra são legítimos, e não vejo razões para que a mesma não possa ou não venha a ser usada, ainda que, actualmente, como já referi, esteja longe de ser a preferida dos meios de comunicação social e dos comentadores desportivos, por exemplo. No entanto, é também visível o esforço que tem vindo a ser feito por muitos adeptos, simpatizantes e internautas, numa tentativa de alcançar a tal identidade própria, para que braguista venha a ser eleito como o termo mais comum e, por fim, possa eventualmente vir a ter a força necessária para ser dicionarizado. Veja-se, por exemplo, a quantidade de blogues e até de vídeos no YouTube que apelam ao uso do termo em análise, assim como a existência da Associação Braguista — para os verdadeiros adeptos do Sp. de Braga.
Enfim, como constatava o narrador do magnífico conto «Palavra mágica», de Vergílio Ferreira, «não [há] que emendar-se a vida pelo dicionário. [Há] que forçar-se o dicionário a meter a vida na pele».
In www.ciberduvidas.pt
Link para o artigo completo: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=29439
Tal como eu disse, oficialmente, não consta nas regras linguisticas o uso so sufixo -ista em adeptos de clubes de futebol, embora já tenha sido utilizado anteriormente em adeptos de outros clubes, e embora o autor acredita que o mesmo possa ser utilizado no caso de "Braguista". Seja como for, quando escrevi o texto não tinha como objetivo começar uma discução acerca das diferenças entre Braguistas e Bracarenses, tanto é que essa parte aparece como um aparte, entre parenteses. Acredito até ser uma das frases mais irrelevantes do meu texto. Mas tal como eu já disse, é um país livre, e qualquer pessoa tem o direito de opinar acerca de qualquer coisa, e neste caso decidiram opinar acerca desta parte do meu texto, atitude que eu respeito.
Grande texto, Parabéns!
Só não concordo com a parte de que Braguista não existe, existe sim e com muito orgulho, foram vários os lisboetas e de outras zonas que não são bracarenses mas sim braguistas e que ontem foram apoiar o Braga.
Quote from: AMO-TE BRAGA on 01 de April de 2012, 22:11
Só não concordo com a parte de que Braguista não existe, existe sim e com muito orgulho, foram vários os lisboetas e de outras zonas que não são bracarenses mas sim braguistas e que ontem foram apoiar o Braga.
O meu objetivo não era dizer que não existem Braguistas, era dizer que não existe essa denominação, mas peço que, por favor, deixem esta discução de parte pois não era de todo o meu objetivo iniciar esta discução.
Que existem adeptos fora da cidade já eu sei...
Fantástico texto: Como já aqui referiram, carregado de sentimento. Parabéns.
Quanto ao termo "braguista", lamento mas eu sou bracarense e braguista, assim como poderia ser bracarense e não ser braguista ou vice-versa.
Globalmente o texto está bem.
Discordo da inexistência do termo braguista que deve impor-se por si mesmo, englobando aqueles que vão de outras cidades e até de outros países para ver o Braga jogar.
Eu também não pretendo que o Braga seja um grande, mas que "apenas" lute por títulos e por conquistas na sequência da tremenda competência de que o dirige.
Do alto do meu emblema de prata posso dizer que este Braga que perfuma os relvados portugueses com o melhor futebol do país é um orgulho para qualquer braguista.
As mudanças devem ocorrer da base para o topo no futebol português, a começar pela gestão dos dinheiros da TV por parte da Liga que não se deve limitar a fazer sorteios de campeonatos. A partir deste pressuposto criam-se condições para lutas menos desiguais.
O futebol português é uma vergonha. Quem chora mama. O SLB (miserável comportamento de quem o dirige) tanto barulho fez que o árbitro os obrigou a ganhar ao Braga. Assim o futebol não avança. Queria ver o mesmo ruído que fazem cá fazerem nas competições da UEFA ... É o fazes.
PS.
Porra as dores de crescimento do Braga fazem-me odiar cada vez mais aquela equipa que tem uma águia no estádio que não é águia mas outro bicho qualquer. Odeio-te SLB até à eternidade.
Quote from: A.COSTA on 02 de April de 2012, 00:10
Globalmente o texto está bem.
Discordo da inexistência do termo braguista que deve impor-se por si mesmo, englobando aqueles que vão de outras cidades e até de outros países para ver o Braga jogar.
Eu também não pretendo que o Braga seja um grande, mas que "apenas" lute por títulos e por conquistas na sequência da tremenda competência de que o dirige.
Do alto do meu emblema de prata posso dizer que este Braga que perfuma os relvados portugueses com o melhor futebol do país é um orgulho para qualquer braguista.
As mudanças devem ocorrer da base para o topo no futebol português, a começar pela gestão dos dinheiros da TV por parte da Liga que não se deve limitar a fazer sorteios de campeonatos. A partir deste pressuposto criam-se condições para lutas menos desiguais.
O futebol português é uma vergonha. Quem chora mama. O SLB (miserável comportamento de quem o dirige) tanto barulho fez que o árbitro os obrigou a ganhar ao Braga. Assim o futebol não avança. Queria ver o mesmo ruído que fazem cá fazerem nas competições da UEFA ... É o fazes.
PS.
Porra as dores de crescimento do Braga fazem-me odiar cada vez mais aquela equipa que tem uma águia no estádio que não é águia mas outro bicho qualquer. Odeio-te SLB até à eternidade.
Concordo com tudo, mas faço x 100000000000 ao que está a negrito... deve ser por termos o mesmo apelido...
Quote from: A.COSTA on 02 de April de 2012, 00:10
Globalmente o texto está bem.
Discordo da inexistência do termo braguista que deve impor-se por si mesmo, englobando aqueles que vão de outras cidades e até de outros países para ver o Braga jogar.
Eu também não pretendo que o Braga seja um grande, mas que "apenas" lute por títulos e por conquistas na sequência da tremenda competência de que o dirige.
Do alto do meu emblema de prata posso dizer que este Braga que perfuma os relvados portugueses com o melhor futebol do país é um orgulho para qualquer braguista.
As mudanças devem ocorrer da base para o topo no futebol português, a começar pela gestão dos dinheiros da TV por parte da Liga que não se deve limitar a fazer sorteios de campeonatos. A partir deste pressuposto criam-se condições para lutas menos desiguais.
O futebol português é uma vergonha. Quem chora mama. O SLB (miserável comportamento de quem o dirige) tanto barulho fez que o árbitro os obrigou a ganhar ao Braga. Assim o futebol não avança. Queria ver o mesmo ruído que fazem cá fazerem nas competições da UEFA ... É o fazes.
PS.
Porra as dores de crescimento do Braga fazem-me odiar cada vez mais aquela equipa que tem uma águia no estádio que não é águia mas outro bicho qualquer. Odeio-te SLB até à eternidade.
Basicamente era isso que eu tentava dizer ;) Aliás, a principal razão de eu fazer este texto era explicar que o Braga não é nem quero que seja um grande, porque o Braga é muito mais que os protegidos de um sistema que todos os anos conta a mesma história.
Não entendo a necessidade de rótulos. Pequenos, médios, grandes. para um adepto que ama verdadeiramente o seu clube é sempre grande, o maior. Para nós o Braga é ENORME.
Não entendo a necessidade de rótulos. Pequenos, médios, grandes. para um adepto que ama verdadeiramente o seu clube é sempre grande, o maior. Para nós o Braga é ENORME. Concordo que se ser grande em Portugal é isto que eu tenho visto, dentro de campo, na imprensa, nas conferencias dos clubes, nas acusações, nesta choradeira irritante que se têm visto, então não quero o Braga grande. Gosto do meu clube porque dá o exemplo, como aconteceu no passado sábado, que ao fim do jogo todos, adeptos, presidente, jogadores e treinador mostraram o que é saber perder, que é tão importante como saber ganhar. Estive na Luz e foi constante o nosso apoio, o " inferno da Luz"não nos assustou. Quanto ao bracarense e braguista sempre fui bracarense de morada e de clube, agora apareceu a nova moda de ser braguista, aceito, mas não gosto. O ideal era que ambas estivessem ligadas mas nesta cidade é impossivel. Cansada deste campeonato completamente controlado sempre pelos mesmo, de parecer que eu é que estou a mais por ser de Braga e do Braga.
Acho que ser Bracarense e ser Braguista é muito diferente. No meu caso sou Bracarense porque nasci em Braga, sou Braguista porque sou adepta do S.C.BRAGA. Tem que haver sempre essa diferença visto que infelizmente temos Bracarenses que não apoiam o nosso clube, e felizmente temos pessoas que não são Bracarenses, mas apoiam e são Braguistas!!
Quote from: mariascb on 02 de April de 2012, 17:45
Não entendo a necessidade de rótulos. Pequenos, médios, grandes. para um adepto que ama verdadeiramente o seu clube é sempre grande, o maior. Para nós o Braga é ENORME. Concordo que se ser grande em Portugal é isto que eu tenho visto, dentro de campo, na imprensa, nas conferencias dos clubes, nas acusações, nesta choradeira irritante que se têm visto, então não quero o Braga grande. Gosto do meu clube porque dá o exemplo, como aconteceu no passado sábado, que ao fim do jogo todos, adeptos, presidente, jogadores e treinador mostraram o que é saber perder, que é tão importante como saber ganhar. Estive na Luz e foi constante o nosso apoio, o " inferno da Luz"não nos assustou. Quanto ao bracarense e braguista sempre fui bracarense de morada e de clube, agora apareceu a nova moda de ser braguista, aceito, mas não gosto. O ideal era que ambas estivessem ligadas mas nesta cidade é impossivel. Cansada deste campeonato completamente controlado sempre pelos mesmo, de parecer que eu é que estou a mais por ser de Braga e do Braga.
Pronto, basicamente resumiste o meu texto em mais de metade...
Bem, concordo com tudo, com tudo mesmo. Ser braguista ou bracarense, para mim, tanto faz. Desde que, apoiem este clube de forma incondicional e com toda a paixão. O Braga pode não ganhar nada, nada este Ano, mas amo muito este clube e nem 10, nem 20, nem 30 campeonatos me farão mudar.
Não sei se já repararam, mas estão a falar de um crescimento grande que este ENORME clube já sofreu!!
É que já há a necessidade de denominar os adeptos do S.C. Braga, por não poderem ser coincidentes com a condição de serem naturais de Braga (entenda-se concelho), daí, denominados de bracarenses.
Bom texto!!!
Eu não quero ser «aborrecido» mas peço a vossa ajuda para uma questão que tenho:
a) eu e o meu filho nascemos ambos em Braga, daí sermos bracarenses;
b) eu sou sócio e adepto do SCBraga mas o meu filho, infelizmente - ninguém é perfeito, não é?
c) como vou distinguir entre os dois na seguinte frase:
..... No dia 31 de Março de 2012, realizou-se no Estádio da Luz um jogo de futebol entre o Benfica e o SCBraga. Inúmeros bracarenses deslocaram-se a Lisboa: uns em apoio ao Benfica, outros para apoiarem o SCBraga. No meu carro, íamos cinco bracarenses de gema, mas só quatro eram bracarenses!!!
Não ficaria muito melhor dizer que no meu carro iam 5 bracarenses, sendo quatro deles aguerridos guerreiros braguistas?
Etimologia do sufixo -ista
[Pergunta] Gostaria de saber a etimologia do sufixo «–ista» que nos chegou pelo latim, mas é grego. Também gostaria de conhecer as formas do feminino e masculino/singular e plural deste sufixo no latim e grego. Qual o motivo de no português termos apenas uma forma para masculino e feminino.
[Resposta] Segundo o Dicionário Houaiss Eletrônico, o sufixo grego '-istés' e o latino '-ista', que estão na origem do português -ista, permitiam a formação de nomes com uma forma única para o gé[ê]nero masculino e feminino. É assim que as palavras portuguesas em que participa o sufixo -ista são usadas nos dois gé[ê]neros (nome comum dos dois gé[ê]neros), à semelhança das palavras gregas e latinas em que ocorriam os já referidos sufixos.
In:www.ciberduvidas.com
Convém destacar que, apesar de sua origem ser o grego clássico, a produtividade
do sufixo –ista na língua portuguesa é relativamente recente se comparada com outros
sufixos e, portanto, sua utilização demonstra uma inovação e um caráter arrojado
In Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas
(Eds.) Mª João Marçalo & Mª Célia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, Mª do Céu Fonseca, Olga Gonçalves, Ana
LuísaVilela, Ana Alexandra Silva © Copyright 2010 by Universidade de Évora
Quote from: ComContaPesoEMedida on 02 de April de 2012, 23:00
Eu não quero ser «aborrecido» mas peço a vossa ajuda para uma questão que tenho:
a) eu e o meu filho nascemos ambos em Braga, daí sermos bracarenses;
b) eu sou sócio e adepto do SCBraga mas o meu filho, infelizmente - ninguém é perfeito, não é?
c) como vou distinguir entre os dois na seguinte frase:
..... No dia 31 de Março de 2012, realizou-se no Estádio da Luz um jogo de futebol entre o Benfica e o SCBraga. Inúmeros bracarenses deslocaram-se a Lisboa: uns em apoio ao Benfica, outros para apoiarem o SCBraga. No meu carro, íamos cinco bracarenses de gema, mas só quatro eram bracarenses!!!
Não ficaria muito melhor dizer que no meu carro iam 5 bracarenses, sendo quatro deles aguerridos guerreiros braguistas?
Etimologia do sufixo -ista
[Pergunta] Gostaria de saber a etimologia do sufixo «–ista» que nos chegou pelo latim, mas é grego. Também gostaria de conhecer as formas do feminino e masculino/singular e plural deste sufixo no latim e grego. Qual o motivo de no português termos apenas uma forma para masculino e feminino.
[Resposta] Segundo o Dicionário Houaiss Eletrônico, o sufixo grego '-istés' e o latino '-ista', que estão na origem do português -ista, permitiam a formação de nomes com uma forma única para o gé[ê]nero masculino e feminino. É assim que as palavras portuguesas em que participa o sufixo -ista são usadas nos dois gé[ê]neros (nome comum dos dois gé[ê]neros), à semelhança das palavras gregas e latinas em que ocorriam os já referidos sufixos.
In:www.ciberduvidas.com
Convém destacar que, apesar de sua origem ser o grego clássico, a produtividade
do sufixo –ista na língua portuguesa é relativamente recente se comparada com outros
sufixos e, portanto, sua utilização demonstra uma inovação e um caráter arrojado
In Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas
(Eds.) Mª João Marçalo & Mª Célia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, Mª do Céu Fonseca, Olga Gonçalves, Ana
LuísaVilela, Ana Alexandra Silva © Copyright 2010 by Universidade de Évora
Mas eu já admiti que seria mais fácil usar a palavra Braguista, para distinguir os adeptos do Braga dos cidadãos da cidade de Braga!! Mas também já expliquei que prefiro não a usar, e linguisticamente ela não existe, ou seja, não passa de uma expressão, de calão. Não me interessa se usam essa palavra ou não, eu não a vou usar, porque me habituei a usar a palavra Bracarense. Bracarense é um hábito, Braguista é mais fácil, mas de certeza que toda a gente faz alguma coisa na vida assim. Por exemplo, a caminho do trabalho, há um caminho que é mais fácil de usar, ou mais rápido, mas a pessoa prefere usar outro porque "já é hábito". E eu prefiro usar bracarense, referia-me a nada mais do que isso.
Quote from: GverreirodoMinho on 03 de April de 2012, 03:54
Quote from: ComContaPesoEMedida on 02 de April de 2012, 23:00
Eu não quero ser «aborrecido» mas peço a vossa ajuda para uma questão que tenho:
a) eu e o meu filho nascemos ambos em Braga, daí sermos bracarenses;
b) eu sou sócio e adepto do SCBraga mas o meu filho, infelizmente - ninguém é perfeito, não é?
c) como vou distinguir entre os dois na seguinte frase:
..... No dia 31 de Março de 2012, realizou-se no Estádio da Luz um jogo de futebol entre o Benfica e o SCBraga. Inúmeros bracarenses deslocaram-se a Lisboa: uns em apoio ao Benfica, outros para apoiarem o SCBraga. No meu carro, íamos cinco bracarenses de gema, mas só quatro eram bracarenses!!!
Não ficaria muito melhor dizer que no meu carro iam 5 bracarenses, sendo quatro deles aguerridos guerreiros braguistas?
Etimologia do sufixo -ista
[Pergunta] Gostaria de saber a etimologia do sufixo «–ista» que nos chegou pelo latim, mas é grego. Também gostaria de conhecer as formas do feminino e masculino/singular e plural deste sufixo no latim e grego. Qual o motivo de no português termos apenas uma forma para masculino e feminino.
[Resposta] Segundo o Dicionário Houaiss Eletrônico, o sufixo grego '-istés' e o latino '-ista', que estão na origem do português -ista, permitiam a formação de nomes com uma forma única para o gé[ê]nero masculino e feminino. É assim que as palavras portuguesas em que participa o sufixo -ista são usadas nos dois gé[ê]neros (nome comum dos dois gé[ê]neros), à semelhança das palavras gregas e latinas em que ocorriam os já referidos sufixos.
In:www.ciberduvidas.com
Convém destacar que, apesar de sua origem ser o grego clássico, a produtividade
do sufixo –ista na língua portuguesa é relativamente recente se comparada com outros
sufixos e, portanto, sua utilização demonstra uma inovação e um caráter arrojado
In Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas
(Eds.) Mª João Marçalo & Mª Célia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, Mª do Céu Fonseca, Olga Gonçalves, Ana
LuísaVilela, Ana Alexandra Silva © Copyright 2010 by Universidade de Évora
Mas eu já admiti que seria mais fácil usar a palavra Braguista, para distinguir os adeptos do Braga dos cidadãos da cidade de Braga!! Mas também já expliquei que prefiro não a usar, e linguisticamente ela não existe, ou seja, não passa de uma expressão, de calão. Não me interessa se usam essa palavra ou não, eu não a vou usar, porque me habituei a usar a palavra Bracarense. Bracarense é um hábito, Braguista é mais fácil, mas de certeza que toda a gente faz alguma coisa na vida assim. Por exemplo, a caminho do trabalho, há um caminho que é mais fácil de usar, ou mais rápido, mas a pessoa prefere usar outro porque "já é hábito". E eu prefiro usar bracarense, referia-me a nada mais do que isso.
Ok mas seria possível fazeres uma esforço por uma causa que ajuda o nosso clube? Vá lá, faz um esforço. Como grande Braguista que és, eu sei que consegues ;-)
Quote from: GverreirodoMinho on 03 de April de 2012, 03:54
Quote from: ComContaPesoEMedida on 02 de April de 2012, 23:00
Eu não quero ser «aborrecido» mas peço a vossa ajuda para uma questão que tenho:
a) eu e o meu filho nascemos ambos em Braga, daí sermos bracarenses;
b) eu sou sócio e adepto do SCBraga mas o meu filho, infelizmente - ninguém é perfeito, não é?
c) como vou distinguir entre os dois na seguinte frase:
..... No dia 31 de Março de 2012, realizou-se no Estádio da Luz um jogo de futebol entre o Benfica e o SCBraga. Inúmeros bracarenses deslocaram-se a Lisboa: uns em apoio ao Benfica, outros para apoiarem o SCBraga. No meu carro, íamos cinco bracarenses de gema, mas só quatro eram bracarenses!!!
Não ficaria muito melhor dizer que no meu carro iam 5 bracarenses, sendo quatro deles aguerridos guerreiros braguistas?
Etimologia do sufixo -ista
[Pergunta] Gostaria de saber a etimologia do sufixo «–ista» que nos chegou pelo latim, mas é grego. Também gostaria de conhecer as formas do feminino e masculino/singular e plural deste sufixo no latim e grego. Qual o motivo de no português termos apenas uma forma para masculino e feminino.
[Resposta] Segundo o Dicionário Houaiss Eletrônico, o sufixo grego '-istés' e o latino '-ista', que estão na origem do português -ista, permitiam a formação de nomes com uma forma única para o gé[ê]nero masculino e feminino. É assim que as palavras portuguesas em que participa o sufixo -ista são usadas nos dois gé[ê]neros (nome comum dos dois gé[ê]neros), à semelhança das palavras gregas e latinas em que ocorriam os já referidos sufixos.
In:www.ciberduvidas.com
Convém destacar que, apesar de sua origem ser o grego clássico, a produtividade
do sufixo –ista na língua portuguesa é relativamente recente se comparada com outros
sufixos e, portanto, sua utilização demonstra uma inovação e um caráter arrojado
In Língua portuguesa: ultrapassar fronteiras, juntar culturas
(Eds.) Mª João Marçalo & Mª Célia Lima-Hernandes, Elisa Esteves, Mª do Céu Fonseca, Olga Gonçalves, Ana
LuísaVilela, Ana Alexandra Silva © Copyright 2010 by Universidade de Évora
Mas eu já admiti que seria mais fácil usar a palavra Braguista, para distinguir os adeptos do Braga dos cidadãos da cidade de Braga!! Mas também já expliquei que prefiro não a usar, e linguisticamente ela não existe, ou seja, não passa de uma expressão, de calão. Não me interessa se usam essa palavra ou não, eu não a vou usar, porque me habituei a usar a palavra Bracarense. Bracarense é um hábito, Braguista é mais fácil, mas de certeza que toda a gente faz alguma coisa na vida assim. Por exemplo, a caminho do trabalho, há um caminho que é mais fácil de usar, ou mais rápido, mas a pessoa prefere usar outro porque "já é hábito". E eu prefiro usar bracarense, referia-me a nada mais do que isso.
O máximo que posso fazer é usar Braguista, quando estiver a falar com Não-Braguistas, para espalhar esta expressão. Aqui, que a expressão não precisa de ser espalhada (obviamente já todas a usam, menos eu. Raios, eu levei uma coça virtual só por dizer que a expressão Braguista não existia como palavra!!) continuarei a usar a palavra Bracarense, porque me sinto mais à vontade :D
Quote from: Bracaro Augusto on 02 de April de 2012, 21:06
Bem, concordo com tudo, com tudo mesmo. Ser braguista ou bracarense, para mim, tanto faz. Desde que, apoiem este clube de forma incondicional e com toda a paixão. O Braga pode não ganhar nada, nada este Ano, mas amo muito este clube e nem 10, nem 20, nem 30 campeonatos me farão mudar.
tirando a parte em que já expliquei que sou bracarense de gema e braguista até ao tutano esta frase resume o que é o sentimento braguista
Fidelis Bracara
Braga e Basta
Parabéns!!
Gostei bastante do texto, descreve e bem o que nós adeptos do ENORME sentimos.
Agora isso do Bracarense e do Braguista (estou como diz o outro... isso são pintelhos....), não importa o que se chame, desde que apoiemos incondicionalmente o Sporting Clube de Braga!
Para início de conversa, sou BRAGUISTA, porque AMO o SC Braga, natural de um país estrangeiro, por isso não sou bracarense...
bracarense
adj. 2 g.adj. 2 g.
adj. 2 g.
1. De Braga ou relativo a Braga.
s. 2 g.s. 2 g.
2. Natural de Braga.
... em lado algum diz que este termo é relativo a adeptos ou jogadores do Sporting Clube de Braga.
http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=bracarense
Quote from: Phoenix on 03 de April de 2012, 12:02
Parabéns!!
Gostei bastante do texto, descreve e bem o que nós adeptos do ENORME sentimos.
Agora isso do Bracarense e do Braguista (estou como diz o outro... isso são pintelhos....), não importa o que se chame, desde que apoiemos incondicionalmente o Sporting Clube de Braga!
Basicamente é isso, mas infelizmente os foristas do Superbraga teimaram com as diferenças entre Braguista e Bracarense, e esqueceram-se da principal razão de eu ter escrito este texto: distinguir o Braga dos 3 grandes, mostrar o porquê do Braga ser maior, e agradecer ao Braga as alegrias que me dá.
Não nasci nem moro em Braga e, a maneira mais fácil de dizer que sou 100% do SCBRAGA é Braguista.
Na minha modestia opinião, acho que, quem mora em Braga e é do SCB, devia dizer sou Bracarense e Braguista, os outros que nasceram na capital do Minho e não são BRAGUISTAS, são uns tristes, parolos ou burros, ou serão antes, tudo isto junto? ;D ;D ;D
Quote from: jota17 on 03 de April de 2012, 14:23
Não nasci nem moro em Braga e, a maneira mais fácil de dizer que sou 100% do SCBRAGA é Braguista.
Na minha modestia opinião, acho que, quem mora em Braga e é do SCB, devia dizer sou Bracarense e Braguista, os outros que nasceram na capital do Minho e não são BRAGUISTAS, são uns tristes, parolos ou burros, ou serão antes, tudo isto junto? ;D ;D ;D
Mas, então, se tu não nasceste e não moras em Braga porque és do SCBraga e não do clube da tua terra? Eu acho que cada um é livre de ser do clube que quer...claro que nem todos têm o bom gosto de ser do SCBraga e o ideal era que todos os bracarenses fossem também Braguistas.
Quote from: Anabela on 03 de April de 2012, 14:44
Quote from: jota17 on 03 de April de 2012, 14:23
Não nasci nem moro em Braga e, a maneira mais fácil de dizer que sou 100% do SCBRAGA é Braguista.
Na minha modestia opinião, acho que, quem mora em Braga e é do SCB, devia dizer sou Bracarense e Braguista, os outros que nasceram na capital do Minho e não são BRAGUISTAS, são uns tristes, parolos ou burros, ou serão antes, tudo isto junto? ;D ;D ;D
Mas, então, se tu não nasceste e não moras em Braga porque és do SCBraga e não do clube da tua terra? Eu acho que cada um é livre de ser do clube que quer...claro que nem todos têm o bom gosto de ser do SCBraga e o ideal era que todos os bracarenses fossem também Braguistas.
Se todos os bracarenses fossem braguistas, acredito que ficariamos a par de pelo menos o Sporting, em termos de adeptos.