News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Sinceramente, Muito Obrigado...

Started by GverreirodoMinho, 01 de April de 2012, 03:47

Previous topic - Next topic

GverreirodoMinho

   Eu nem sei por onde começar. Depois do jogo de hoje, nem sei como traduzir aquilo que sinto por palavras. Comecemos por aquilo que o Braga representa.
   
O Braga, juntamente com o Guimarães, o Marítimo e o Nacional, era um "médio" futebol português. E o que é isso de "médio do futebol português"? O médio do futebol português é um clube que, embora jogue quase tanto como os três amados do futebol em Portugal, não gasta tanto dinheiro como eles, e não tem os mesmos objetivos de época que eles. Esses quatro clubes, por muito mal que esteja a correr a época e por muitos objetivos que eles tenham que reformular, possuem sempre um objetivo comum: lutar contra os 3 grandes e contra os privilégios que os mesmos têm em Portugal, nomeadamente toda a proteção em termos de arbitragem e imprensa.

   Eu sei que todos os "novos Bracarenses" (sim, Bracarenses, porque não existe tal coisa como Braguista) acreditam e dizem que o Braga é um grande, mas eu nunca o disse nem nunca o direi. Meus amigos, o Braga nunca foi, não é, nem nunca irá ser um grande, nem quer!!! Um Grande é uma equipa desonesta, que gasta balúrdios em jogadores, treinadores, equipas técnicas, promete tudo aos seus adeptos, não olha a meio para atingir os fins, e que mesmo assim precisa de controlar arbitragens e comunicação social para ganhar jogos, competições e os respectivos prémios monetários. E sabem porque é que eles precisam disso? Por causa de clubes médios, clubes como o Braga, Guimarães, o Marítimo ou o Nacional, e outrora o Boavista, o Belenenses, as Académica ou o Setúbal, que preferem a verdade desportiva, e lutam há décadas para existir uma igualdade entre todos os clubes.

   Mas eu sei o que estão a pensar: "então mas quer dizer, o Braga neste momento, não merece ser um clube médio!! O Braga luta pelo título, está em finais europeias, luta pela Champions, e mesmo assim só é considerado um "clube médio". Esta, caros bracarenses, é a razão de eu ter dito que o Braga era para mim, um clube médio. O Braga não merece ser um clube médio, pois desportivamente faz mais e melhor que os outros ditos clubes médios, mas tem orgulho e dignidade a mais para ser um grande. Por isso é que para mim, em Portugal há 3 clubes médios, 3 clubes Grandes... e um Enorme. Enorme porquê? Faz o que os Grandes fazem, mas sem o poder monetário ou social que os três amados têm. E isto, meus amigos, é o que distingue o Sporting de Braga de qualquer outro clube em Portugal, e o que me faz ter tanto orgulho no clube que representa a minha cidade, e as minhas crenças futebolísticas desde que me lembro. Aliás, depois disto tudo, apercebo-me que a palavra "orgulho" vai desaparecer do meu dicionário verbal para dar lugar à palavra "Braga".

   Isto tudo, e ainda nem comentei o jogo de hoje, jogo esse que causou em mim um misto de sentimentos estranhos. Fiquei obviamente triste, pois foi uma derrota mesmo no fim do jogo, contra um "Grande", e contando com adversidades maiores do que aquelas que só 11 jogadores trazem (o que me faz acreditar cada vez mais que esta luta sem fim contra o sistema e seus protegidos é inútil), mas ao mesmo tempo senti uma alegria enorme ao ver a minha equipa impor o seu jogo num estádio onde raramente o faz, ao ouvir os adeptos da minha equipa num estádio onde poucos o conseguem, e ao ver que mesmo sabendo que esta luta é inútil (realço mais uma vez para os "adeptos novos" do Sporting de Braga que o objectivo deste clube não é tornar-se um grande, mas sim tornar-se Enorme para conseguir de uma maneira mais fácil transformar este sistema, favorável a apenas três equipas, à ruina) esta equipa e seus responsáveis nunca desistirão de a travar, seja contra 11, 14 ou contra o país todo.

   Dito isto, quero apenas transmitir o meu muito obrigado aos responsáveis deste magnífico clube que me deixam acreditar (nem que seja a mais mínima crença) que talvez, só talvez, um dia, o mundo do futebol neste país não seja dominado apenas por três protegidos, e inclua também a equipa que desde pequeno eu vejo crescer, e que cada vez amo mais, e cada vez me dá mais alegria e esperança no futebol deste país.

Um muito obrigado, Mágico Sporting de Braga!!
Sócio 2669.

Warrior of Minho

Orgulhosamente Bracarense!

Bitores1921

Fantastico texto! Os meus Parabens!

BRAGA SEMPRE!

maffonseca


geiras

Tudo Enorme: O texto, o Braga, tu, eu e todos aqueles que acreditam e vão sempre acreditar neste Sc.Braga...

A cada dia que passa, o orgulho de ser do Braga aumenta... Obrigado SC. Braga... Sinceramente...

REDHOTBRAGA

Haja alguém que consiga pôr por escrito tudo o que nos vai na alma. Não tiraria nem acrescentaria uma vírgula. Por isso MUITO OBRIGADO.
Sangue na cor, Braga no sangue!

jaimec

muito bonito ... agora essa de que não existem Braguistas ... quem és tu ? O rei do Mundo ? Tu é que decides se algo existe ou não ? Juízo !

Eu sou BRAGUISTA e BRACARENSE! Acorda para a realidade !

FIDELIS

Quote from: jaimec on 01 de April de 2012, 13:29
muito bonito ... agora essa de que não existem Braguistas ... quem és tu ? O rei do Mundo ? Tu é que decides se algo existe ou não ? Juízo !

Eu sou BRAGUISTA e BRACARENSE! Acorda para a realidade !

gostei do texto e concordo com tudo...mas......eu sou braguista e bracarense......mesmo que aches que não existe "tal coisa" por isso também concordo com o JaimeC

Fidelis Bracara
Braga e Basta

ComContaPesoEMedida

Quote from: FIDELIS on 01 de April de 2012, 13:46
Quote from: jaimec on 01 de April de 2012, 13:29
muito bonito ... agora essa de que não existem Braguistas ... quem és tu ? O rei do Mundo ? Tu é que decides se algo existe ou não ? Juízo !

Eu sou BRAGUISTA e BRACARENSE! Acorda para a realidade !

gostei do texto e concordo com tudo...mas......eu sou braguista e bracarense......mesmo que aches que não existe "tal coisa" por isso também concordo com o JaimeC

Fidelis Bracara
Braga e Basta

Parabéns pelo magnifico texto que nos presenteaste! Gostei muito do conteúdo e está bem escito. Mas como não há duas sem três ... peço-te desculpa mas eu tenho que dizer que sou bracarense, desde que nasci em São Vítor há mais de 63 anos, e sou «braguista» desde Fevereiro de 1955. Tem paciência, OK, e continua a escrever!!!

adepto guerreiro

Parabens pelo texto,esta mesmo muito bom  ;)

ORGULHO EM SER BRACARENSE

disco infiltrator

Tenho a certeza que já foi ultrapassada essa questão da diferença entre Bracarense e Braguista. BRAGUISTA existe sim, existem muitos e cada vez mais e graças a DEUS.

Já é a designação para toda a família do Mágico SCB, independentemente da cidade, região e país de cada um de nós. Aqui no Brasil são cada vez mais os que sabem o que é o SCB e o que são Braguistas. É um processo irreversível e que só tende a crescer.

Ficava-te bem respeitar os muitos e muitos Braguistas que não são Bracarenses. E por outro lado, não podemos confundir os bracarenses Braguistas com os bracarenses que apoiam outros clubes. Alguns deles de forma fanática e ao mesmo tempo com grande ódio pelo clube da sua cidade. Não se confundam as coisas!

JuBraga


Filipa V.

Brilhante! muitos parabens pelo texto!

Quem não sente não entende e nunca compreenderá este nosso amor pelo braga!

barinho

Muito bom mas também sou obrigado a concordar com os camaradas que disseram que a distinção entre braguista e bracarense faz todo o sentido.Eu sou bracarense e braguista,há muita gente que é bracarense mas apoia outros clubes e há quem não seja bracarense mas sofra pelo Braga tanto quanto nós e neste fórum são às paletes.

Paulodebraga


   Parabéns pelo texto, está bem conseguido, são palavras que vem do fundo do coração, nota-se, "quem não sente não entende".

     Quero realçar que não sou bracarense, pois vivo em Vila de Prado, ;) mas Braguista sou desde que cheguei em Portugal e já faz mais de um década. :D
Saudações Braguistas e Força Braga olê...

joca pereira

é por isto que somos diferentes,e sinto orgulho de ser de BRAGA e BRAGUISTA

GverreirodoMinho

Antes de mais nada quero agradecer a todos aqueles que me deram os parabens pelo texto. Depois queria só dizer que, provavelmente, me expliquei mal, e peço já desculpa por isso. Quando eu digo que não existe a expressão "braguista", refiro-me à existência oficial da palavra. Oficialmente, um adepto do Braga é um Bracarense, e um cidadão de Braga é um Bracarense. Embora as pessoas tenham, digamos, "inventado" essa palavra para separar os adeptos do Sporting de Braga dos cidadãos da cidade de Braga, ela em si não existe. Mas embora não exista como palavra da lingua portuguesa, admito que possa ser uma expressão util para separar as duas comunidades em cima referidas.

Seja como for, e resumindo, a expressão "braguista", oficialmente, é calão, e era a isso que eu me tentava referir, pois eu não a uso. Sempre usei a expressão "bracarense", e vou continuar a usá-la. E não, não me acho o rei do mundo, mas visto que isto é um país livre, e eu fiz um texto de opinião (baseado na minha opinião) achei por bem opinar acerca deste assunto, baseando-me em factos da língua portuguesa. Peço desculpa mais uma vez se feri susceptibilidades, a minha intenção não era essa, de modo algum :D
Sócio 2669.

#8EDUARDA

Magnífico o texto, parabéns!  :)
"O Braga é aquilo que todas conseguem ver, mas só nós conseguimos sentir" ♥

ComContaPesoEMedida

Apenas mais um contributo para o estudo da lingua portuguesa, tão fértil em sinónimos. Uma lingua não pode ser estática, antes tem que estar em permanente evolução!

A propósito deste tema, achei interessante transcrever aqui este artigo.


Segundo a Infopédia, por exemplo, o elemento -ista é um «sufixo nominal, de origem grega, que exprime a ideia de adepto de um sistema político, de uma doutrina religiosa, de um sistema filosófico, de uma tendência artística, ou ainda a ideia de músico ou cantor (franquista, budista, racionalista, naturalista, pianista, cançonetista, fadista)». O Dicionário Houaiss complementa esta descrição, referindo que o afixo em apreço serve «para designar o praticante de uma atividade ou o adepto de um movimento ideológico: oftalmologista, pianista, reformista».  Deste modo, e tendo em conta o exposto, não me parece forçado aplicar o mesmo raciocínio, por exemplo, a seguidores de determinadas personalidades (ex.: cavaquistas, soaristas...), ou a adeptos de clubes desportivos (ex.: benfiquistas, sportinguistas, portistas, nacionalistas...), sendo que muitos destes vocábulos se encontram registados, como muito bem refere o prezado consulente, na generalidade dos dicionários de língua portuguesa consultados.

...

Resta-nos, então, braguistas. Como já ficou claro, creio que os mecanismos de formação desta palavra são legítimos, e não vejo razões para que a mesma não possa ou não venha a ser usada, ainda que, actualmente, como já referi, esteja longe de ser a preferida dos meios de comunicação social e dos comentadores desportivos, por exemplo. No entanto, é também visível o esforço que tem vindo a ser feito por muitos adeptos, simpatizantes e internautas, numa tentativa de alcançar a tal identidade própria, para que braguista venha a ser eleito como o termo mais comum e, por fim, possa eventualmente vir a ter a força necessária para ser dicionarizado. Veja-se, por exemplo, a quantidade de blogues e até de vídeos no YouTube que apelam ao uso do termo em análise, assim como a existência da Associação Braguista — para os verdadeiros adeptos do Sp. de Braga.

Enfim, como constatava o narrador do magnífico conto «Palavra mágica», de Vergílio Ferreira, «não [há] que emendar-se a vida pelo dicionário. [Há] que forçar-se o dicionário a meter a vida na pele».


In www.ciberduvidas.pt

Link para o artigo completo: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=29439

GverreirodoMinho

Quote from: ComContaPesoEMedida on 01 de April de 2012, 21:20
Apenas mais um contributo para o estudo da lingua portuguesa, tão fértil em sinónimos. Uma lingua não pode ser estática, antes tem que estar em permanente evolução!

A propósito deste tema, achei interessante transcrever aqui este artigo.


Segundo a Infopédia, por exemplo, o elemento -ista é um «sufixo nominal, de origem grega, que exprime a ideia de adepto de um sistema político, de uma doutrina religiosa, de um sistema filosófico, de uma tendência artística, ou ainda a ideia de músico ou cantor (franquista, budista, racionalista, naturalista, pianista, cançonetista, fadista)». O Dicionário Houaiss complementa esta descrição, referindo que o afixo em apreço serve «para designar o praticante de uma atividade ou o adepto de um movimento ideológico: oftalmologista, pianista, reformista».  Deste modo, e tendo em conta o exposto, não me parece forçado aplicar o mesmo raciocínio, por exemplo, a seguidores de determinadas personalidades (ex.: cavaquistas, soaristas...), ou a adeptos de clubes desportivos (ex.: benfiquistas, sportinguistas, portistas, nacionalistas...), sendo que muitos destes vocábulos se encontram registados, como muito bem refere o prezado consulente, na generalidade dos dicionários de língua portuguesa consultados.

...

Resta-nos, então, braguistas. Como já ficou claro, creio que os mecanismos de formação desta palavra são legítimos, e não vejo razões para que a mesma não possa ou não venha a ser usada, ainda que, actualmente, como já referi, esteja longe de ser a preferida dos meios de comunicação social e dos comentadores desportivos, por exemplo. No entanto, é também visível o esforço que tem vindo a ser feito por muitos adeptos, simpatizantes e internautas, numa tentativa de alcançar a tal identidade própria, para que braguista venha a ser eleito como o termo mais comum e, por fim, possa eventualmente vir a ter a força necessária para ser dicionarizado. Veja-se, por exemplo, a quantidade de blogues e até de vídeos no YouTube que apelam ao uso do termo em análise, assim como a existência da Associação Braguista — para os verdadeiros adeptos do Sp. de Braga.

Enfim, como constatava o narrador do magnífico conto «Palavra mágica», de Vergílio Ferreira, «não [há] que emendar-se a vida pelo dicionário. [Há] que forçar-se o dicionário a meter a vida na pele».


In www.ciberduvidas.pt

Link para o artigo completo: http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=29439

Tal como eu disse, oficialmente, não consta nas regras linguisticas o uso so sufixo -ista em adeptos de clubes de futebol, embora já tenha sido utilizado anteriormente em adeptos de outros clubes, e embora o autor acredita que o mesmo possa ser utilizado no caso de "Braguista". Seja como for, quando escrevi o texto não tinha como objetivo começar uma discução acerca das diferenças entre Braguistas e Bracarenses, tanto é que essa parte aparece como um aparte, entre parenteses. Acredito até ser uma das frases mais irrelevantes do meu texto. Mas tal como eu já disse, é um país livre, e qualquer pessoa tem o direito de opinar acerca de qualquer coisa, e neste caso decidiram opinar acerca desta parte do meu texto, atitude que eu respeito.
Sócio 2669.