Visão Táctica: Sp. Braga
Dando continuidade à nossa rúbrica dedicada à vertente táctica, esta semana vamos abordar o Sp. Braga, que conseguiu a proeza de fazer 9 pontos até ao momento na Liga dos Campeões. A análise terá como base principalmente os últimos jogos, apesar das inevitáveis referências à globalidade da presente temporada.
A equipa dispõe-se num 4x2x3x1 mas que facilmente se transforma num 4x3x3 através dos movimentos de Leandro Salino ou Luís Aguiar, sendo também o 4x4x2 uma variante bastantes vezes vista através de Paulo César. Contudo é no meio campo que a equipa ganha outras dimensões, sendo os intérpretes (jogadores) deste sector que dão uma disposição posicional/geométrica diferente do inicial sistema.
Equipa (com bola):
Gosta de ter a bola mas numa posse de construção e com a bola a maior parte das vezes a sair acelerada (para o espaço). Os centrais abrem e os laterais dão largura (campo grande), Vandinho aproxima-se dos centrais e fica responsável pela primeira fase de construção. Aqui Leandro Salino aproxima-se de Vandinho numa segunda linha e transporta a bola, na 2ª fase de construção. Salino decide a sentido de centro de jogo e aproxima-se de Luís Aguiar e estes dois passam a jogar de perfil (a equipa fica num 4x3x3). Quando a bola caí na direita, Alan é sem duvida o temporizador de tempos de jogo. Alterna entre diagonais com a bola dominada procurando sempre uma tabela com movimentos verticais para dar profundidade (forte no 1x1). Quando Alan faz o movimento de diagonal interior tenta arrastar a marcação do lateral e assim abrir uma clareira que será aproveitada pela subida de Sílvio ou Miguel Garcia (Sílvio é sem duvida mais consequente e ataca com muito mais qualidade, tanto no aspecto táctico como técnico, temporiza bem melhor a sua subida). Na esquerda temos uma dinâmica diferente. Paulo César ou Matheus tentam muitas mais vezes a diagonal, mas fazem-na não só com a bola (ao contrario de Alan que procura a tabela para comer espaço, estes dois tentam sempre a arrancada e a aceleração em drible), fazendo-a também sem bola onde se aproximam do ponta-de-lança criando um conflito de marcações na defesa contraria, mas igualmente escolhendo o sitio mais fácil para lerem melhor o jogo. Aqui o apoio aparece por Elderson, o jogador mais fraco do onze. Sobe bem, mas o seu conhecimento táctico e a forma do seu posicionamento e a forma como defende zonas interiores no 2º poste, quando a bola está no lado oposto são aspectos demasiado deficitários para jogar numa equipa como o Braga. Contudo Elderson dá uma imensa profundidade a este corredor, o que em coordenação com os movimentos diagonais permite a equipa ganhar a nova disposição. A variante para o 4x4x2.
Equipa (sem bola):
O Braga sente-se sempre bastante confortável sem bola, por norma consegue gerir os momentos sem bola executando um pressing construtivo (quando recupera a bola a equipa está de frente para o jogo). A pressão é sempre feita no meio campo sendo uma pressão média, o ponta de lança desce e a linha defensiva mantêm-se subida para diminuir o espaço entre os sectores. A turma de Domingos consegue perfeitamente pressionar em toda a largura do campo, sendo que a agressividade de pressão no corredor central é bastante maior do que nos corredores laterais, como frequentemente as zonas de pressão esta mais presentes nas laterais. A ligação intra-sector no meio campo é bastante coordenada e simples neste processo sendo que o meio e as laterais "falam bem entre si"(os alas conseguem ocupar o meio sem ocupar espaços que não são seus). A percepção e o entendimento dos momentos da equipa sem bola são bastantes bons pois consegue adaptar-se à situação de estar sem bola sem cair na tentação de uma recuperação rápida inconsequente.
Defesa
Os centrais são bastante bons a nível técnico e no jogo aéreo, sendo o seu ponto mais fraco a velocidade (Moisés principalmente). A equipa tem uma rotina que permite que os centrais acompanhem o seu adversário directo entre linhas (jogo de pares), para assim não existir um espaço entre os sectores que permite executar. Rodriguez executa exemplarmente as dobras aos laterais, principalmente a Elderson, não só pela sua vocação ofensiva, mas também por jogar no seu lado.
Meio Campo
Como jogador de enganche ofensivo joga Luís Aguiar, um jogador que vem atrás buscar jogo, optando sempre por processo simples (recepção, passe, desmarcação, etc). Como numero 10 que é, corre menos com a bola, preferindo fazê-la correr. Se jogar Mossoró a equipa cresce em termos de habilidade e de perfume futebolístico. Pode também jogar Salino, mas ele perde a sua essência de transporte. Salino é bastante melhor a ler o jogo de frente e atrás da bola.
Quando a equipa está em posse os centrais ficam com Vandinho na protecção ao corredor central e um dos laterais fecha por dentro, de forma a que a equipa nunca fique totalmente desposicionada e sujeita a contra-ataques. Vandinho é a referencia defensiva da equipa e muito raramente se envolve nas manobras ofensivas, quando o faz é como apoio para criar desequilibro (aproxima, faz um passe, dois passes e recua). Vandinho é um jogador de equilíbrios e que compensa bastante bem as falhas de marcação dos seus colegas devido à sua inteligência táctica.
Ataque
Quando Domingos decide jogar com Matheus a ponta de lança opta por jogar com uma frente mais larga e por um jogador que procura os movimentos horizontais (cai nas alas), fazendo do seu ponto mais forte a velocidade e quase sempre em diagonal, a marcação torna-se mais difícil intra-sector. Se decidir por Lima, opta por um jogador de movimentos verticais e que aparece mais vezes na zona entre linhas onde obriga a um jogo de pares que dificulta a marcação inter-sectores. Lima tem um remate muito bom, mas não possui um instinto finalizador.
Transições
Defesa – Ataque: quando a equipa recupera a bola (no tal pressing construtivo), o primeiro passe é lento mas costuma ser vertical, o que permite à equipa sair num contra ataque rápido. Passe para o espaço vertical e os jogadores correm, mantendo o seu jogo posicional e dando sempre viabilidade à jogada (exemplo, jogos com Sevilha e Arsenal). Porém, existe uma particularidade neste momento de jogo: se for feito por Elderson, ele recorre sempre a uma transição individual que muitas vezes não passa disso, pelos seus colegas não entenderam a forma como ele pretende acelerar a bola. Salino tem um papel fulcral pois não só é um recuperador de bolas excelente, como consegue sair a jogar com a cabeça levantada.
Ataque – Defesa: quando a equipa perde a bola tenta numa primeira fase recuperá-la no mesmo sitio, porém como isto não é um processo colectivo (pois os outros jogadores tentam recuperar posições), a equipa tenta apenas dificultar e retardar o inicio de construção adversário, baixando depois as suas linhas para pressionar como uma "unidade" só.
Bolas Paradas
Ofensivas: o Braga põe 5 homens na grande área. Três fazem uma aproximação ao 1º poste, um ao 2º poste e o quinto homem fica na zona de penalty (Rodriguez e Moisés são homens-alvo).
Defensivas: a equipa defende de forma mista (zona com preocupação pelo homem). Sendo que defende com 8 homens. Aqui existe uma clara protecção ao 1º poste, sendo que o 2º poste torna-se a área mais frágil neste momento do jogo. Aqui o Braga conta também com a presença que Felipe tem no comando da sua defesa.
A. Costa
Quote from: JMSG on 26 de November de 2010, 20:00
Visão Táctica: Sp. Braga
Dando continuidade à nossa rúbrica dedicada à vertente táctica, esta semana vamos abordar o Sp. Braga, que conseguiu a proeza de fazer 9 pontos até ao momento na Liga dos Campeões. A análise terá como base principalmente os últimos jogos, apesar das inevitáveis referências à globalidade da presente temporada.
A equipa dispõe-se num 4x2x3x1 mas que facilmente se transforma num 4x3x3 através dos movimentos de Leandro Salino ou Luís Aguiar, sendo também o 4x4x2 uma variante bastantes vezes vista através de Paulo César. Contudo é no meio campo que a equipa ganha outras dimensões, sendo os intérpretes (jogadores) deste sector que dão uma disposição posicional/geométrica diferente do inicial sistema.
Equipa (com bola):
Gosta de ter a bola mas numa posse de construção e com a bola a maior parte das vezes a sair acelerada (para o espaço). Os centrais abrem e os laterais dão largura (campo grande), Vandinho aproxima-se dos centrais e fica responsável pela primeira fase de construção. Aqui Leandro Salino aproxima-se de Vandinho numa segunda linha e transporta a bola, na 2ª fase de construção. Salino decide a sentido de centro de jogo e aproxima-se de Luís Aguiar e estes dois passam a jogar de perfil (a equipa fica num 4x3x3). Quando a bola caí na direita, Alan é sem duvida o temporizador de tempos de jogo. Alterna entre diagonais com a bola dominada procurando sempre uma tabela com movimentos verticais para dar profundidade (forte no 1x1). Quando Alan faz o movimento de diagonal interior tenta arrastar a marcação do lateral e assim abrir uma clareira que será aproveitada pela subida de Sílvio ou Miguel Garcia (Sílvio é sem duvida mais consequente e ataca com muito mais qualidade, tanto no aspecto táctico como técnico, temporiza bem melhor a sua subida). Na esquerda temos uma dinâmica diferente. Paulo César ou Matheus tentam muitas mais vezes a diagonal, mas fazem-na não só com a bola (ao contrario de Alan que procura a tabela para comer espaço, estes dois tentam sempre a arrancada e a aceleração em drible), fazendo-a também sem bola onde se aproximam do ponta-de-lança criando um conflito de marcações na defesa contraria, mas igualmente escolhendo o sitio mais fácil para lerem melhor o jogo. Aqui o apoio aparece por Elderson, o jogador mais fraco do onze. Sobe bem, mas o seu conhecimento táctico e a forma do seu posicionamento e a forma como defende zonas interiores no 2º poste, quando a bola está no lado oposto são aspectos demasiado deficitários para jogar numa equipa como o Braga. Contudo Elderson dá uma imensa profundidade a este corredor, o que em coordenação com os movimentos diagonais permite a equipa ganhar a nova disposição. A variante para o 4x4x2.
Equipa (sem bola):
O Braga sente-se sempre bastante confortável sem bola, por norma consegue gerir os momentos sem bola executando um pressing construtivo (quando recupera a bola a equipa está de frente para o jogo). A pressão é sempre feita no meio campo sendo uma pressão média, o ponta de lança desce e a linha defensiva mantêm-se subida para diminuir o espaço entre os sectores. A turma de Domingos consegue perfeitamente pressionar em toda a largura do campo, sendo que a agressividade de pressão no corredor central é bastante maior do que nos corredores laterais, como frequentemente as zonas de pressão esta mais presentes nas laterais. A ligação intra-sector no meio campo é bastante coordenada e simples neste processo sendo que o meio e as laterais "falam bem entre si"(os alas conseguem ocupar o meio sem ocupar espaços que não são seus). A percepção e o entendimento dos momentos da equipa sem bola são bastantes bons pois consegue adaptar-se à situação de estar sem bola sem cair na tentação de uma recuperação rápida inconsequente.
Defesa
Os centrais são bastante bons a nível técnico e no jogo aéreo, sendo o seu ponto mais fraco a velocidade (Moisés principalmente). A equipa tem uma rotina que permite que os centrais acompanhem o seu adversário directo entre linhas (jogo de pares), para assim não existir um espaço entre os sectores que permite executar. Rodriguez executa exemplarmente as dobras aos laterais, principalmente a Elderson, não só pela sua vocação ofensiva, mas também por jogar no seu lado.
Meio Campo
Como jogador de enganche ofensivo joga Luís Aguiar, um jogador que vem atrás buscar jogo, optando sempre por processo simples (recepção, passe, desmarcação, etc). Como numero 10 que é, corre menos com a bola, preferindo fazê-la correr. Se jogar Mossoró a equipa cresce em termos de habilidade e de perfume futebolístico. Pode também jogar Salino, mas ele perde a sua essência de transporte. Salino é bastante melhor a ler o jogo de frente e atrás da bola.
Quando a equipa está em posse os centrais ficam com Vandinho na protecção ao corredor central e um dos laterais fecha por dentro, de forma a que a equipa nunca fique totalmente desposicionada e sujeita a contra-ataques. Vandinho é a referencia defensiva da equipa e muito raramente se envolve nas manobras ofensivas, quando o faz é como apoio para criar desequilibro (aproxima, faz um passe, dois passes e recua). Vandinho é um jogador de equilíbrios e que compensa bastante bem as falhas de marcação dos seus colegas devido à sua inteligência táctica.
Ataque
Quando Domingos decide jogar com Matheus a ponta de lança opta por jogar com uma frente mais larga e por um jogador que procura os movimentos horizontais (cai nas alas), fazendo do seu ponto mais forte a velocidade e quase sempre em diagonal, a marcação torna-se mais difícil intra-sector. Se decidir por Lima, opta por um jogador de movimentos verticais e que aparece mais vezes na zona entre linhas onde obriga a um jogo de pares que dificulta a marcação inter-sectores. Lima tem um remate muito bom, mas não possui um instinto finalizador.
Transições
Defesa – Ataque: quando a equipa recupera a bola (no tal pressing construtivo), o primeiro passe é lento mas costuma ser vertical, o que permite à equipa sair num contra ataque rápido. Passe para o espaço vertical e os jogadores correm, mantendo o seu jogo posicional e dando sempre viabilidade à jogada (exemplo, jogos com Sevilha e Arsenal). Porém, existe uma particularidade neste momento de jogo: se for feito por Elderson, ele recorre sempre a uma transição individual que muitas vezes não passa disso, pelos seus colegas não entenderam a forma como ele pretende acelerar a bola. Salino tem um papel fulcral pois não só é um recuperador de bolas excelente, como consegue sair a jogar com a cabeça levantada.
Ataque – Defesa: quando a equipa perde a bola tenta numa primeira fase recuperá-la no mesmo sitio, porém como isto não é um processo colectivo (pois os outros jogadores tentam recuperar posições), a equipa tenta apenas dificultar e retardar o inicio de construção adversário, baixando depois as suas linhas para pressionar como uma "unidade" só.
Bolas Paradas
Ofensivas: o Braga põe 5 homens na grande área. Três fazem uma aproximação ao 1º poste, um ao 2º poste e o quinto homem fica na zona de penalty (Rodriguez e Moisés são homens-alvo).
Defensivas: a equipa defende de forma mista (zona com preocupação pelo homem). Sendo que defende com 8 homens. Aqui existe uma clara protecção ao 1º poste, sendo que o 2º poste torna-se a área mais frágil neste momento do jogo. Aqui o Braga conta também com a presença que Felipe tem no comando da sua defesa.
A. Costa
Grande análise deste blog desportivo, que não liga a qualquer tipo de clubismos, e é totalmente imparcial! Excelente!
Todos deviam de visitar este blog. Tratamos todos os clubes por igual, apesar de dar mais destaque aos 4 grandes. É natural!! No final de cada jogo dos 4 grandes há uma pequena crónica com os destaques da partida. A crónica do Braga é colocada aqui por mim.
Apreciem este blog, comentem as nossas notícias e participem nos vários passatempos que vos temos para oferecer.
http://visaodemercado.blogspot.com/ (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Sp. Braga: Erros e milhões a mais
A temporada fantástica do Sp.Braga no ano passado levou o clube para um patamar superior tanto a nível nacional como internacional. A equipa orientada por Domingos Paciência tornou-se a 5ª equipa lusa a garantir a presença na Liga dos Campeões onde fez uma campanha a todos os níveis notável, acrescente-se. A capacidade de António Salvador em gerir o clube financeira e desportivamente é de louvar, sobretudo se tivermos em conta os 13 milhões de € (!) que os minhotos amealharam durante a sua passagem pela maior competição de clubes, somando-lhe ainda os lucros com as recentes vendas de Matheus e Moisés bem como os negócios de Verão: Evaldo e Eduardo.
Contudo, não são só coisas boas a registar nos "arsenalistas". O 3º lugar obtido na fase de grupos da Champions garantiu o acesso à Liga Europa, onde irá defrontar o Lech Poznan...apenas com 18 jogadores inscritos na competição! As regras da UEFA são claras: neste período de novas inscrições, não é possível inscrever mais do que 3 jogadores aos inscritos anteriormente. De 22 elementos que o Braga inscreveu, já saíram 7 (!) neste defeso, ou seja, fará com que o Sp.Braga dispute a prova com um número bem reduzido de jogadores (18 no máximo). Resta que a equipa técnica dos bracarenses reze, e muito, para que não hajam castigados ou lesões. É uma situação impensável para um clube da dimensão do Sp.Braga, pois é um erro crasso de gestão desportiva. As culpas são repartidas mas Fernando Couto é um dos principais responsáveis. Contratado para substituir Carlos Freitas, o actual director-desportivo do clube é uma figura ausente, sem se saber ao certo as suas funções. A ausência do agora homem forte do futebol do Panathinaikos é notória pela má construção de plantel. Faltará ainda um longo caminho para que o actual vice-campeão nacional se assuma como um candidato claro ao título. Os projectos de António Salvador passam por isso mesmo: elevar os patamares de um clube e de uma região que cresce a olhos vistos mas que comete lapsos de principiante, como é este o caso.
A "revolução" neste mercado de Inverno, pode ser vista como um resultado necessário tendo em conta os interesses e necessidades do clube, embora fosse necessário ter em conta os próximos meses. As saídas de elementos chaves como Matheus, Luis Aguiar e principalmente Moisés, poderão pesar numa época que a nível interno é muito provavelmente a pior dos últimos anos, já que às eliminações da Taça da Liga e Portugal se junta um frustrante 7º lugar no campeonato. Por outro lado, a contratação de Ukra, independentemente da qualidade do jogador, acaba por ser inexplicável pois o extremo está impossibilitado de participar nas competições europeias e mais parece uma valorização de um jogador que estava tapado noutro clube.
Como se explica que um clube como o Braga dispute a Liga Europa com apenas 15 jogadores, numero que poderá aumentar no máximo para 18? Depois das receitas do último ano e meio com as vendas de Matheus, João Pereira, Evaldo, Eduardo e Moisés, a que se juntam os 13 milhões de euros obtidos na Liga dos Campeões, não seria de esperar um investimento mais forte no plantel? Ou este empréstimo de Ukra (jogador proveniente de um clube rival), revela que o Braga ainda está longe do patamar dos 3 "grandes"? E por último, até que ponto Salvador conhecido pela sua falta de paciência em relação aos maus resultados aguentará a tentação de despedir Domingos?
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 14:07
Sp. Braga: Erros e milhões a mais
A temporada fantástica do Sp.Braga no ano passado levou o clube para um patamar superior tanto a nível nacional como internacional. A equipa orientada por Domingos Paciência tornou-se a 5ª equipa lusa a garantir a presença na Liga dos Campeões onde fez uma campanha a todos os níveis notável, acrescente-se. A capacidade de António Salvador em gerir o clube financeira e desportivamente é de louvar, sobretudo se tivermos em conta os 13 milhões de € (!) que os minhotos amealharam durante a sua passagem pela maior competição de clubes, somando-lhe ainda os lucros com as recentes vendas de Matheus e Moisés bem como os negócios de Verão: Evaldo e Eduardo.
Contudo, não são só coisas boas a registar nos "arsenalistas". O 3º lugar obtido na fase de grupos da Champions garantiu o acesso à Liga Europa, onde irá defrontar o Lech Poznan...apenas com 18 jogadores inscritos na competição! As regras da UEFA são claras: neste período de novas inscrições, não é possível inscrever mais do que 3 jogadores aos inscritos anteriormente. De 22 elementos que o Braga inscreveu, já saíram 7 (!) neste defeso, ou seja, fará com que o Sp.Braga dispute a prova com um número bem reduzido de jogadores (18 no máximo). Resta que a equipa técnica dos bracarenses reze, e muito, para que não hajam castigados ou lesões. É uma situação impensável para um clube da dimensão do Sp.Braga, pois é um erro crasso de gestão desportiva. As culpas são repartidas mas Fernando Couto é um dos principais responsáveis. Contratado para substituir Carlos Freitas, o actual director-desportivo do clube é uma figura ausente, sem se saber ao certo as suas funções. A ausência do agora homem forte do futebol do Panathinaikos é notória pela má construção de plantel. Faltará ainda um longo caminho para que o actual vice-campeão nacional se assuma como um candidato claro ao título. Os projectos de António Salvador passam por isso mesmo: elevar os patamares de um clube e de uma região que cresce a olhos vistos mas que comete lapsos de principiante, como é este o caso.
A "revolução" neste mercado de Inverno, pode ser vista como um resultado necessário tendo em conta os interesses e necessidades do clube, embora fosse necessário ter em conta os próximos meses. As saídas de elementos chaves como Matheus, Luis Aguiar e principalmente Moisés, poderão pesar numa época que a nível interno é muito provavelmente a pior dos últimos anos, já que às eliminações da Taça da Liga e Portugal se junta um frustrante 7º lugar no campeonato. Por outro lado, a contratação de Ukra, independentemente da qualidade do jogador, acaba por ser inexplicável pois o extremo está impossibilitado de participar nas competições europeias e mais parece uma valorização de um jogador que estava tapado noutro clube.
Como se explica que um clube como o Braga dispute a Liga Europa com apenas 15 jogadores, numero que poderá aumentar no máximo para 18? Depois das receitas do último ano e meio com as vendas de Matheus, João Pereira, Evaldo, Eduardo e Moisés, a que se juntam os 13 milhões de euros obtidos na Liga dos Campeões, não seria de esperar um investimento mais forte no plantel? Ou este empréstimo de Ukra (jogador proveniente de um clube rival), revela que o Braga ainda está longe do patamar dos 3 "grandes"? E por último, até que ponto Salvador conhecido pela sua falta de paciência em relação aos maus resultados aguentará a tentação de despedir Domingos?
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 14:07
Sp. Braga: Erros e milhões a mais
A temporada fantástica do Sp.Braga no ano passado levou o clube para um patamar superior tanto a nível nacional como internacional. A equipa orientada por Domingos Paciência tornou-se a 5ª equipa lusa a garantir a presença na Liga dos Campeões onde fez uma campanha a todos os níveis notável, acrescente-se. A capacidade de António Salvador em gerir o clube financeira e desportivamente é de louvar, sobretudo se tivermos em conta os 13 milhões de € (!) que os minhotos amealharam durante a sua passagem pela maior competição de clubes, somando-lhe ainda os lucros com as recentes vendas de Matheus e Moisés bem como os negócios de Verão: Evaldo e Eduardo.
Contudo, não são só coisas boas a registar nos "arsenalistas". O 3º lugar obtido na fase de grupos da Champions garantiu o acesso à Liga Europa, onde irá defrontar o Lech Poznan...apenas com 18 jogadores inscritos na competição! As regras da UEFA são claras: neste período de novas inscrições, não é possível inscrever mais do que 3 jogadores aos inscritos anteriormente. De 22 elementos que o Braga inscreveu, já saíram 7 (!) neste defeso, ou seja, fará com que o Sp.Braga dispute a prova com um número bem reduzido de jogadores (18 no máximo). Resta que a equipa técnica dos bracarenses reze, e muito, para que não hajam castigados ou lesões. É uma situação impensável para um clube da dimensão do Sp.Braga, pois é um erro crasso de gestão desportiva. As culpas são repartidas mas Fernando Couto é um dos principais responsáveis. Contratado para substituir Carlos Freitas, o actual director-desportivo do clube é uma figura ausente, sem se saber ao certo as suas funções. A ausência do agora homem forte do futebol do Panathinaikos é notória pela má construção de plantel. Faltará ainda um longo caminho para que o actual vice-campeão nacional se assuma como um candidato claro ao título. Os projectos de António Salvador passam por isso mesmo: elevar os patamares de um clube e de uma região que cresce a olhos vistos mas que comete lapsos de principiante, como é este o caso.
A "revolução" neste mercado de Inverno, pode ser vista como um resultado necessário tendo em conta os interesses e necessidades do clube, embora fosse necessário ter em conta os próximos meses. As saídas de elementos chaves como Matheus, Luis Aguiar e principalmente Moisés, poderão pesar numa época que a nível interno é muito provavelmente a pior dos últimos anos, já que às eliminações da Taça da Liga e Portugal se junta um frustrante 7º lugar no campeonato. Por outro lado, a contratação de Ukra, independentemente da qualidade do jogador, acaba por ser inexplicável pois o extremo está impossibilitado de participar nas competições europeias e mais parece uma valorização de um jogador que estava tapado noutro clube.
Como se explica que um clube como o Braga dispute a Liga Europa com apenas 15 jogadores, numero que poderá aumentar no máximo para 18? Depois das receitas do último ano e meio com as vendas de Matheus, João Pereira, Evaldo, Eduardo e Moisés, a que se juntam os 13 milhões de euros obtidos na Liga dos Campeões, não seria de esperar um investimento mais forte no plantel? Ou este empréstimo de Ukra (jogador proveniente de um clube rival), revela que o Braga ainda está longe do patamar dos 3 "grandes"? E por último, até que ponto Salvador conhecido pela sua falta de paciência em relação aos maus resultados aguentará a tentação de despedir Domingos?
Grande artigo, parabéns!A meu ver diz muitas verdades... Mais uma vez parabéns por esta análise cuidada e esclarecedora!
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 17:06
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 14:07
Sp. Braga: Erros e milhões a mais
A temporada fantástica do Sp.Braga no ano passado levou o clube para um patamar superior tanto a nível nacional como internacional. A equipa orientada por Domingos Paciência tornou-se a 5ª equipa lusa a garantir a presença na Liga dos Campeões onde fez uma campanha a todos os níveis notável, acrescente-se. A capacidade de António Salvador em gerir o clube financeira e desportivamente é de louvar, sobretudo se tivermos em conta os 13 milhões de € (!) que os minhotos amealharam durante a sua passagem pela maior competição de clubes, somando-lhe ainda os lucros com as recentes vendas de Matheus e Moisés bem como os negócios de Verão: Evaldo e Eduardo.
Contudo, não são só coisas boas a registar nos "arsenalistas". O 3º lugar obtido na fase de grupos da Champions garantiu o acesso à Liga Europa, onde irá defrontar o Lech Poznan...apenas com 18 jogadores inscritos na competição! As regras da UEFA são claras: neste período de novas inscrições, não é possível inscrever mais do que 3 jogadores aos inscritos anteriormente. De 22 elementos que o Braga inscreveu, já saíram 7 (!) neste defeso, ou seja, fará com que o Sp.Braga dispute a prova com um número bem reduzido de jogadores (18 no máximo). Resta que a equipa técnica dos bracarenses reze, e muito, para que não hajam castigados ou lesões. É uma situação impensável para um clube da dimensão do Sp.Braga, pois é um erro crasso de gestão desportiva. As culpas são repartidas mas Fernando Couto é um dos principais responsáveis. Contratado para substituir Carlos Freitas, o actual director-desportivo do clube é uma figura ausente, sem se saber ao certo as suas funções. A ausência do agora homem forte do futebol do Panathinaikos é notória pela má construção de plantel. Faltará ainda um longo caminho para que o actual vice-campeão nacional se assuma como um candidato claro ao título. Os projectos de António Salvador passam por isso mesmo: elevar os patamares de um clube e de uma região que cresce a olhos vistos mas que comete lapsos de principiante, como é este o caso.
A "revolução" neste mercado de Inverno, pode ser vista como um resultado necessário tendo em conta os interesses e necessidades do clube, embora fosse necessário ter em conta os próximos meses. As saídas de elementos chaves como Matheus, Luis Aguiar e principalmente Moisés, poderão pesar numa época que a nível interno é muito provavelmente a pior dos últimos anos, já que às eliminações da Taça da Liga e Portugal se junta um frustrante 7º lugar no campeonato. Por outro lado, a contratação de Ukra, independentemente da qualidade do jogador, acaba por ser inexplicável pois o extremo está impossibilitado de participar nas competições europeias e mais parece uma valorização de um jogador que estava tapado noutro clube.
Como se explica que um clube como o Braga dispute a Liga Europa com apenas 15 jogadores, numero que poderá aumentar no máximo para 18? Depois das receitas do último ano e meio com as vendas de Matheus, João Pereira, Evaldo, Eduardo e Moisés, a que se juntam os 13 milhões de euros obtidos na Liga dos Campeões, não seria de esperar um investimento mais forte no plantel? Ou este empréstimo de Ukra (jogador proveniente de um clube rival), revela que o Braga ainda está longe do patamar dos 3 "grandes"? E por último, até que ponto Salvador conhecido pela sua falta de paciência em relação aos maus resultados aguentará a tentação de despedir Domingos?
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Não podes entender o titulo dessa forma tão linear! Penso que o sentido implicito em "Erros e milhões a mais" está relacionado com o facto de o Enorme não estar a conseguir lidar com o sucesso... com o facto de estes milhões a mais não significarem necessariamente qualidade como a que se verificou o ano passado com menos dinheiro!
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 17:06
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Se calhar se lesses o post todo já entendias o que queremos dizer com os milhões a mais. Não estamos a dizer que estes milhões foram maus, mas as contratações falhadas foram o reflexo disso. Foi a gulosice do Salvador! ;)
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 17:37
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 17:06
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Se calhar se lesses o post todo já entendias o que queremos dizer com os milhões a mais. Não estamos a dizer que estes milhões foram maus, mas as contratações falhadas foram o reflexo disso. Foi a gulosice do Salvador! ;)
Desculpa mas vou discordar, as contratações falhadas algumas como dizes e bem foram feitas antes de chegar os 13 milhões.
Comprar o Kanu ao Beira Mar, antes do fecho do mercado!
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 19:50
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 17:37
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 17:06
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Se calhar se lesses o post todo já entendias o que queremos dizer com os milhões a mais. Não estamos a dizer que estes milhões foram maus, mas as contratações falhadas foram o reflexo disso. Foi a gulosice do Salvador! ;)
Desculpa mas vou discordar, as contratações falhadas algumas como dizes e bem foram feitas antes de chegar os 13 milhões.
Algumas não... foram todas.
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 19:50
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 17:37
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 17:06
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Se calhar se lesses o post todo já entendias o que queremos dizer com os milhões a mais. Não estamos a dizer que estes milhões foram maus, mas as contratações falhadas foram o reflexo disso. Foi a gulosice do Salvador! ;)
Desculpa mas vou discordar, as contratações falhadas algumas como dizes e bem foram feitas antes de chegar os 13 milhões.
Foram feitas a pensar em atingir a fase de grupos da LC, não achas? O AS pensou que seria a melhor forma de proporcionar qualidade ao plantel. Errou nas contratações.
Quote from: enormeBRAGA on 23 de January de 2011, 20:11
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 19:50
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 17:37
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 17:06
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Se calhar se lesses o post todo já entendias o que queremos dizer com os milhões a mais. Não estamos a dizer que estes milhões foram maus, mas as contratações falhadas foram o reflexo disso. Foi a gulosice do Salvador! ;)
Desculpa mas vou discordar, as contratações falhadas algumas como dizes e bem foram feitas antes de chegar os 13 milhões.
Algumas não... foram todas.
Todas achas o Lima, Silvio e Artur más contratações???
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 21:53
Quote from: enormeBRAGA on 23 de January de 2011, 20:11
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 19:50
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 17:37
Quote from: JotaCC on 23 de January de 2011, 17:06
Milhões a mais ??? Se uns dos grandes objectivos com a entrada na LC foi alem rentabilizar a equipa e facturar uns milhões , sinceramente não entendo
Se calhar se lesses o post todo já entendias o que queremos dizer com os milhões a mais. Não estamos a dizer que estes milhões foram maus, mas as contratações falhadas foram o reflexo disso. Foi a gulosice do Salvador! ;)
Desculpa mas vou discordar, as contratações falhadas algumas como dizes e bem foram feitas antes de chegar os 13 milhões.
Algumas não... foram todas.
Todas achas o Lima, Silvio e Artur más contratações???
Salino...agora Hélder Barbosa... ::)
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 14:07
A ausência do agora homem forte do futebol do Panathinaikos é notória pela má construção de plantel.
Errado. Boa parte do planeamento da época foi ainda da responsabilidade de Freitas. Mais: os flops mais decisivos da política de contratações (na linha defensiva) não tiveram a intervenção de Fernando Couto. Não sei se este tem a mínima vocação para a função que desempenha (até suspeito que não), mas não deve arcar com culpas que não são suas...
Quote from: brigada da relote on 23 de January de 2011, 14:07
Por outro lado, a contratação de Ukra, independentemente da qualidade do jogador, acaba por ser inexplicável pois o extremo está impossibilitado de participar nas competições europeias e mais parece uma valorização de um jogador que estava tapado noutro clube.
Também é uma inferência que faz pouco sentido. O Braga já tem três novas contratações e ainda entrará (forçosamente) um defesa-central. Logo, um dos jogadores teria sempre de ficar de fora. Ukra será esse jogador...
Deixo aqui a minha resposta no blog:
"Eu quero relembrar que os milhões ganhos, não são para gastar à sorte, como se calhar outros clubes fazem, e alguns até já desapareceram. Mais uma vez, ninguém fala de estratégia financeira! A boa campanha do Braga nestes 2 anos que renderam milhões, são para investir (investir é diferente de gastar), promovendo o crescimento do clube não só a nível de estruturas como a nível desportivo, e tudo isto será possível com a criação e desenvolvimento de uma ACADEMIA.
Relembro que ao contrário de outros clubes que devem milhões e milhões e nunca os vão conseguir pagar, mas também não interessa pagar, o dinheiro que o Braga fez com as vendas de João Pereira, Evaldo e Eduardo serviu para pagar tudo o que eram dívidas do clube, para estabilizar as contas devido ao elevado salário de alguns jogadores, e depois o que entrou foi lucro. Lucro esse que irá ser investido, e bem investido, pois o clube está em claro crescimento.
Concordo que houve mau planeamento do plantel. Mas não posso afirmar que as coisas poderiam ter ocorrido de outra forma. Vejamos:
1. Moisés, Matheus, Rodríguez, todos eles podiam ter saído no final da época passada porque acabavam contrato este ano e não queriam renovar, iam forçosamente sair. O Braga lucrava alguns milhões, não muitos, mas teria de arranjar substitutos para jogar uma Liga dos Campeões. A sua prestação muito dificilmente ia ser a mesma com uma equipa renovada e não se lucravam os 13 milhões que o Braga amealhou. Por isto mesmo, Salvador pediu aos jogadores para ficarem, e seria bom para ambas as partes, o Braga mantinha a equipa do ano passado, consistente, e os jogadores jogariam na maior montra do futebol mundial, e saíam agora em Janeiro, podendo o clube ainda fazer dinheiro. Havia melhor solução?
2. Jogadores como Luis Aguiar, Élton, Felipe, foram contratados especialmente para a Liga dos Campeões. O seu salário era quase insuportável para um clube como o Braga e como tal, havendo alternativas no plantel, parece-me lógica a sua saída, porque assim o Braga aposta nos jogadores da casa, como Hugo Viana, Artur Moraes, Keita e Meyong, que estavam tapados e são mais valias do clube, ao contrário dos outros que eram emprestados, o Braga nunca ia ganhar dinheiro com eles.
3. Parece-me que o objectivo do Braga para as competições europeias deste ano está atingido: fazer uma boa campanha na LC e ganhar dinheiro! O que vier agora é um extra, seja com 18 ou 11 jogadores. Não podemos ver as coisas por esse prisma, porque um clube não consegue de um momento para o outro ter alto rendimento e estabilidade financeira e de plantel. O reajustamento do plantel foi prioritário, já a pensar na próxima temporada e a pensar a nível económico, e eu concordo. Para quê manter Madrid, Élton, Felipe, etc? Madrid raramente jogava e ganhava muito, os outros dois foram apostas para curto prazo, quando acho que precisavam de mais tempo para se adaptar ao clube e ao futebol português...
O Braga tem melhores jogadores, e dispensando estes, está a poupar. Não passaram de más apostas, mas mais vale resolver logo o assunto do que andar como Benfica com o Balboa, Sporting com Pongolle, Purovic, etc, que não se conseguem "desfazer" deles.
4. Quanto ao Ukra, é bom jogador, independentemente de poder jogar na UEFA ou não. O Pizzi vai ser aposta na próxima época, porque Domingos já trabalhou com ele este ano e viu que precisava de amadurecer. E está a fazê-lo, no Paços. É deixa-lo por lá, e para o ano é jogador do Braga e tem rotinas de jogo. E não esquecendo que Alan e Paulo César não caminham para novos, o Braga fica com 3 extremos de qualidade inequívoca: Hélder Barbosa, Pizzi e Ukra.
O Fernando Couto, não tem de certeza o conhecimento que tinha Carlos Freitas, muito menos a presença dele. Nunca o vi aparecer em público a defender os jogadores, a falar acerca do clube, faz-me lembrar o Pedro Barbosa no Sporting, nunca se percebeu muito bem o que ele lá andava a fazer..."
Mas é um bom artigo no melhor sítio desportivo da internet em Portugal!
O paradoxo em Braga
A fantástica temporada do Sp.Braga na temporada passada foi um lufada de ar fresco para o futebol português. É saudável que o nosso campeonato não se baseie numa luta apenas a 3 e que clubes com uma dimensão inferior se superem a si mesmos. O caso do Sp.Braga surge numa evolução do clube minhoto nos últimos anos, sobretudo depois da chegada de António Salvador à presidência do clube. O crescimento dos "arsenalistas" foi vertiginoso. Assente num projecto sólido, o Sp.Braga cresceu como ninguém na última década, em todas as frentes. Um novo estádio, afirmação de resultados a nível nacional mas também internacional, projectando novos valores para o futebol português ou a mobilização da cidade de Braga e até da região em torno do clube, foram e são, alguns dos aspectos que António Salvador e o próprio clube conseguiram no seu passado recente. Contudo, existe um fosso ainda grande para o Sp.Braga e os ditos "grandes".
Denominar-se "o 4º grande" por si só não chega. Na verdade, o Sp.Braga tem condições para se afirmar na alta roda do futebol nacional, e o próprio discurso do presidente, jogadores, treinador e dirigentes vai de encontro a esse desejo. A vontade de crescer ainda mais e ser um candidato ao título todos os anos está expressa em Braga mas a realidade....mostra o contrário.
O clube minhoto é actualmente uma "empresa de jogadores". A quantidade de negócios que os bracarenses realizam todos os anos, retira a estabilidade necessária para que se construa uma equipa capaz e sólida para ombrear contra os mais fortes todos os anos. É óbvio, que um clube como o Sp.Braga, necessita de encaixes financeiros, mas vender e comprar todos os anos 20/25 jogadores não é saudável e está a tornar-se "viciante", acabando por revelar contradições entre o aquilo que é dito e o que na realidade é feito.
Com o brilhante 2º lugar, a disputa do título até à última jornada, e a histórica (já esta época) qualificação para a Liga dos Campeões às custas do poderoso Sevilha. Seria de esperar uma temporada ao mesmo nível da anterior, ou pelo menos, que este ano fosse o de afirmação do clube, contrariando as vozes que afirmavam que "tinha sido apenas uma temporada esporádica". Contudo, vários erros de política do clube no que diz respeito à entrada de saída de jogadores acabaram por impugnar essa afirmação e o actual 6º lugar na Liga é apenas o reflexo dos inúmeros erros na abordagem ao mercado.
Qual o futuro do Sp.Braga? A temporada passada foi uma mera excepção ou terá o clube condições reais para lutar pelo título? Considerando os enormes encaixes financeiros com a venda de vários activos e com a participação na Liga dos Campeões, não terão os minhotos capacidade para manter os seus principais jogadores e serem mais ambiciosos na abordagem ao mercado? Como analisa a actual época do Braga? Uma desilusão pelos resultados internos (Taças/Liga/não ficar nos 3 primeiros) ou excelente /devido à campanha europeia)?
in http://visaodemercado.blogspot.com (http://visaodemercado.blogspot.com)
QuoteSp. Braga na Europa: até onde lutarão os Gverreiros?
HISTÓRICO! É assim que se pode apelidar o feito do Sporting de Braga esta temporada nas competições europeias. Pela primeira vez a equipa portuguesa consegue alcançar a fase de grupos da Liga dos Campeões e os quartos-de-final da Liga Europa, com um percurso cheio de dificuldades. Também inédito é o facto de uma cidade portuguesa sem ser Lisboa e Porto ser presenteada pela maior competição de clubes do mundo.
O toque brasileiro deste Braga é apenas um traço de um cocktail de talentos que, a cada jogo, se expressam com uma linguagem comum. À medida que a aventura começou, Domingos falou na construção do sonho. Este sonho de futebol tem, porém, bases reais, jogadores de "carne e osso" que em campo pensam todos a mesma coisa ao mesmo tempo. Simplesmente agora pode ser reforçado com os milhões da Champions. Mas António Salvador não é de loucuras. Domingos não tem um modelo com a qualidade táctica de Jesus, nem, tão pouco, a riqueza filosófica de Villas-Boas. Mas as suas equipas têm, para além de competência, uma grande força mental. Invulgar, mesmo. É isso que explica, e deverá continuar a explicar, o seu sucesso. Os braguistas não têm dúvidas. É este o treinador para as próximas épocas.
O Sp. Braga está na "moda" e encontra-se muito perto de atingir a barreira dos 25 000 sócios. Já não faz sentido designar a capital minhota de cidade benfiquista. Braga está em transformação e há uma geração a crescer por entre vitórias e feitos históricos só alcançáveis por uma equipa de verdadeiros "gverreiros". Após o 2º lugar alcançado na temporada passada, lutando até ao último minuto pelo título contra o Benfica e ficando à frente do Porto e Sporting, Celtic foi o primeiro obstáculo ultrapassado, depois vieram os espanhóis, de longe os favoritos. Na 1ª mão, também disputada no Minho, um Sp. Braga muito forte carimbou uma vitória por uma bola a zero e a segunda mão tornava-se numa incógnita, tudo devido ao poderio do adversário. Ramón Sánchez Pizjuán quase cheio, dois mil portugueses no apoio em 90 minutos de pura magia. Sete golos, quatro deles para os arsenalistas. Primeira vitória portuguesa naquele terreno e o Sp. Braga estava na Liga dos Campeões.
No dia em que o Braga se estreou na Fase de Grupos da Liga dos Campeões, em Londres, jogou de peito aberto frente a um Arsenal de outro campeonato, de outra carteira e, inegavelmente, de outra dimensão. O resultado foi uma pesada derrota por 6- 0 que alguns celebraram com regozijo em Portugal. A derrota foi de difícil digestão mas a lição foi bem aprendida e, logo no jogo seguinte, frente aos sensacionais ucranianos do Shakthar, o Braga perdeu por enganadores 3-0. Seguiram-se dois jogos com o Partizan e outras tantas indiscutíveis vitórias, a garantirem o acesso à Liga Europa e a manterem acesa a esperança do apuramento para a fase seguinte da Liga dos Campeões. E assim se chegou a 23 de Novembro com a sensação de que se poderia fazer história. Quem chegava ao Estádio Axa sentia um ambiente especial nas bancadas para o jogo mais aguardado da época. A primeira parte correu ligeira, com muita impaciência nas bancadas e no campo. No segundo tempo o Arsenal trouxe uma dinâmica diferente à partida, afirmando a valia individual dos seus jogadores. Mas o Braga não se acobardou, nem tão pouco se acomodou com o destino que todos lhe garantiam traçado. Domingos foi resistindo aos apelos dos adeptos, mexeu tarde, mas aos 83 minutos, Elton, acabado de entrar, faz um passe magistral e lança Matheus para uma corrida espectacular, inaugurando o marcador naquele que é o golo celebrado de forma mais entusiástica em toda a história recente do Sporting Clube de Braga. A festa nas bancadas era total, a personalidade em campo também. Matheus ainda voltaria a estar em destaque ao minuto 90+2 quando bisou na partida num golo muito bonito que levou os bracarenses ao delírio. Sp. Braga derrotava um colosso europeu no seu reduto e assumia-se como a equipa portuguesa com melhor estreia na Liga dos Campeões e a única que discutia a continuação na Liga dos Campeões à partida para a última jornada da Fase de Grupos. O que aconteceu na Ucrânia não foi nenhuma derrota. Foi o fim da crença num milagre maior, que esteve prestes a acontecer. Os minhotos estiveram às portas do paraíso, à beira de um feito absolutamente único na história do futebol português. A primeira experiência na Liga dos Campeões tinha terminado com o dever cumprido e com 4 nomeações para a "Dream Team" da semana. Moisés por duas vezes, Matheus e Rodríguez. Os "arsenalistas" confirmaram a qualidade e o potencial de uma organização muito própria e que assenta numa grande solidez defensiva e capacidade para transformar os seus ataques em veneno.
A "despromoção" do Braga à Liga Europa fez com que o clube se tivesse de reequilibrar financeiramente e partiu para os 16 avos-de-final completamente desfalcado pelas saídas no mercado de transferências de Janeiro. Para completar o banco de suplentes e iria que ter de recorrer sistematicamente a jogadores do satélite Vizela. O sorteio ditou Lech Poznan. Depois de uma derrota e uma vitória. O Braga estava nos oitavos-de-final pela terceira vez na sua história e o Liverpool era o colosso que se seguia. A tarefa era difícil mas os bracarenses entraram decididos a fazer história. Durante toda a primeira parte, o domínio bracarense foi impressionante. O golo chegou aos 17 minutos, de grande penalidade cometida sobre Mossoró. Alan marcou o centésimo golo dos bracarenses nas competições europeias. Não sendo um resultado maravilhoso, o 1-0 manteve-se até ao final e alimentava a esperança bracarense de seguir em frente. Foi um Braga com atitude e personalidade que entrou em Anfield Road, um dos míticos palcos europeus onde 44.000 ingleses e mais de 1.000 bracarenses apoiavam as suas equipas. A vitória de 1-0 na 1ª mão não garantia tranquilidade ao Braga, mas Domingos Paciência armou uma equipa que nunca se atemorizou diante de Golias e apesar da desvantagem, o Liverpool nunca conseguiu impor o seu futebol ou criar de forma continuada perigo junto às redes minhotas. Braga acabava de fazer história ao chegar, pela 1ª vez, aos quartos de final da Liga Europa derrotando uma das equipas mais fortes da presente edição. O sorteio ditou uma deslocação dos bracarenses à Ucrânia para defrontar o Dínamo de Kiev. A sorte foi outra vez madrasta e coloca os bracarenses perante uma das equipas mais fortes do torneio.
No Minho confirma-se a ameaça do Braga. É uma época notável em termos europeus e ainda pode ter maior brilhantismo se as estrelas estiverem alinhadas nas noites das próximas eliminatórias.
Não sei se está escrito nas estrelas, mas conseguirá o Sp. Braga continuar a escrever a letras de ouro mais uma página na sua história? Conseguirá ultrapassar o Dínamo Kiev? Sp. Braga tem estofo para ir mais além? Será Dublin, o local de combate da última guerra da batalha europeia da legião dos Gverreiros do Minho?
in http://visaodemercado.blogspot.com (http://visaodemercado.blogspot.com)
Orgulhosamente escrito por mim.
Uma grande semana europeia!
A crise económica que afecta o nosso país não se reflecte no futebol, pelo menos assim o confirmam Benfica, Braga e Porto, com uma brilhante prestação na Liga Europa. As três equipas portuguesas estão nas meias-finais da prova continental (algo que apenas Alemanha, Espanha e Itália tinham conseguido) e poderão proporcionar uma final inédita entre emblemas nacionais. No que diz respeito ao ranking da UEFA, Portugal poderá entrar em 2011/2012 no quinto lugar, dependendo do desfecho do embate entre Porto e Villareal. Nos últimos 5 anos, os dragões foram quem mais contribuíram para a subida, seguidos de Benfica, Sporting e Braga, em clara aproximação aos leões.
A participação europeia da equipa minhota é sem dúvida o maior destaque em termos futebolísticos desta temporada. Até então praticamente desconhecidos, os arsenalistas começaram por eliminar Celtic e Sevilha, chegando pela primeira vez na sua história à Liga dos Campeões. O factor surpresa poderia jogar a favor do Braga nos confrontos com Arsenal e Shakhtar, contudo, uma goleada de 6-0 no Emirates seguida de outra por 0-3 na Pedreira praticamente deitaram por terra qualquer aspiração em avançar para a fase seguinte. As duas vitórias frente ao Partizan de Belgrado devolveram a esperança aos comandados de Domingos, que tiveram na vitória frente ao poderoso Arsenal por 2-0 um dos pontos altos da épica participação europeia. No entanto, a derrota na Ucrânia relegou o Braga para a Liga Europa, onde pôde continuar a brilhar. Até esta fase, Lech Poznan, Liverpool e Dínamo de Kiev já ficaram pelo caminho, seguindo-se agora mais uma prova de fogo frente ao Benfica. Caso o clube minhoto fosse mais mediático, todos os feitos que já alcançou esta temporada permitiriam fazer capas de jornais durante vários dias. Para além dos orçamentos infinitamente superiores de Celtic, Sevilha, Arsenal, Liverpool, equipas vencidas pelo Braga, todas as condicionantes que afectaram os arsenalistas, como o facto de terem de recorrer a jogadores do clube satélite ou, mais concretamente, das adaptações na defesa no encontro com o Dínamo, bem como a expulsão de Paulo César ainda no primeiro tempo, mereceriam ainda maior destaque do que os êxitos de Benfica e Porto.
Por outro lado, e sem retirar mérito a águias e dragões, apenas cumpriram a sua "obrigação". Começando pelos encarnados, que até se apuraram para a Liga Europa por obra de outrem (Lacazette), tiveram pela frente equipas que estavam perfeitamente ao seu alcance. O Estugarda, o PSG e o PSV estão longe da elite europeia, e caso o Benfica não os vencesse seria um fracasso. Já os dragões, apenas enfrentaram algumas dificuldades com o Sevilha, pois as duas deslocações a Moscovo resultaram em triunfos. De certo modo, acaba por ser o confirmar das boas prestações europeias dos azuis e brancos nos últimos anos. Nota ainda para o Sporting, que poderia perfeitamente bater o Rangers. Os leões, que até foram o último clube português a chegar a uma final europeia, precisam urgentemente de reagir, pois o estatuto de "grande" vai-se esfumando sem resultados práticos, e com um Super Braga a obter cada vez mais êxitos, a equipa de Alvalade poderá deixar a alta roda do futebol português.
Quem será o vencedor da Liga Europa? O Villareal poderá opor-se a uma final totalmente nacional? Nos próximos anos, Portugal continuará com bons resultados na Europa, consolidando a sua posição no ranking? Pode ainda dizer-se que o nosso campeonato é pouco competitivo?
in http://visaodemercado.blogspot.com (http://visaodemercado.blogspot.com)
QuoteFDJ: Blog "Visão de Mercado" sofreu ataque cobarde
Esta quinta-feira o blog Visão de Mercado sofreu um "ataque" de um Hacker, o que levou o blog a desaparecer até ao momento da plataforma Blogger.
Sem entendermos o que levam certas pessoas que invejam o excelente trabalho de outros a fazer este tipo de coisas, o Fora-de-jogo junta-se a todos aqueles que apoiam incondicionalmente os autores do blog.
Foi com repudio que soubemos da notícia, mas mesmo assim acreditamos que em breve tudo voltará à normalidade, ou seja, o Visão de Mercado voltará a ser o melhor blog desportivo em Portugal, como o foi até hoje.
in ForadeJogo08
Por favor, alguém que nos ajude. Precisamos urgentemente de resolver o nosso problema. Alguma alma caridosa que nos consiga ajudar.
Contactem através do visaodemercado.blog@gmail.com.
POR FAVOR!!!!
QuoteHacker ataca Visão de Mercado
O blog Sporting Visto Por Nós, colectivamente e individualmente, na pessoa de todos os integrantes, deixa aqui uma palavra de apoio ao melhor blog desportivo em Portugal, o Visão de Mercado, esperando o seu rápido regresso, em força...
Infelizmente para tais perpetradores, a blogosfera é bem mais que estas guerrilhas
in sportingpornos
QuoteVisão De Mercado atacado por hacker!
É com grande tristeza que informamos que o melhor blog desportivo português, foi atacado por um hacker.
Por isso não será encontrado até tempo indefinido, o MercadoLeonino vai informar sobre as informações que forem ocorrendo.
Agradeciamos também que espalhassem a mensagem por blog's e não só, de maneira a não se pensar que o Visão De Mercado acabou, mas sim foi atacado e voltará em breve se tudo correr pelo melhor.
in mercadoleonino
QuoteVisão de Mercado alvo de um Hacker
Esta quinta-feira o blog Visão de Mercado sofreu um "ataque" de um Hacker, o que levou o blog a desaparecer até ao momento da plataforma Blogger.
Sem entendermos o que levam certas pessoas que invejam o excelente trabalho de outros a fazer este tipo de coisas, o Mundo Desportivo junta-se a todos aqueles que apoiam incondicionalmente os autores do blog.
Foi com repudio que soubemos da notícia, mas mesmo assim acreditamos que em breve tudo voltará à normalidade, ou seja, o Visão de Mercado voltará a ser o melhor blog desportivo em Portugal, como o foi até hoje.
in mundodesportivo
O blog foi "violado" por um Hacker, alguém me pode ajudar?
Endereço do blog afetado: http://visaodemercado.blogspot.com (http://visaodemercado.blogspot.com)
Descrição do Problema: Quanto tentei aceder ao projecto, reparei que todas as informações tinham desaparecido e o nome do mesmo tinha sido alterado. Não sei o que se passou, mas calculo que tenha sido obra de um Hacker. Neste momento, o Visão de Mercado é o 4º blog mais consultado em Portugal http://weblog.com.pt/portal/blogometro/ (http://weblog.com.pt/portal/blogometro/) e 100% do seu conteúdo é dedicado à informação desportiva.
Agradeço qualquer tipo de ajuda, através do visaodemercado.blog@gmail.com (http://visaodemercado.blog@gmail.com).
Desde já o meu obrigado.
Que funções desempenhas no blogue brigada? Há algum backup?
Visão de Mercado - Obrigado a todos!
Depois de uma quinta-feira negra, onde fomos atacados por um Hacker que fez com que nós e os nossos leitores não tivessem acesso ao Visão de Mercado, e de uma sexta-feira 13 em que a Blogspot se lembrou de fazer uma manutenção que afectou todos os blogs do Mundo, estamos de volta. Esperando nós sem termos de voltar a passar novamente por estas 48 horas que comprometeram seriamente todo o trabalho que temos vindo a desenvolver neste projecto. Contudo, e como é nas horas complicadas que as pessoas se revelam, não podíamos deixar passar esta oportunidade sem realçar todas as mensagens de apoio, solidariedade e ajuda que recebemos. A todos os blogs, sites, fóruns, leitores, amigos, que se disponibilizaram para nos ajudar e que inclusive por iniciativa própria foram dando conta desta situação que afectou o VM, o nosso sincero obrigado.
Agora, é seguir em frente. Os nossos visitantes (infelizmente perdemos uma oportunidade espectacular de chegar ao 3º lugar a nível nacional dos blogs mais consultados em Portugal, com esta ausência de visitas nestes 2 dias) já sabem o que os esperam. Imparcialidade, isenção, um sentido crítico invulgar (às vezes exagerado, talvez injusto, mas sempre próprio e fundamentado), e a nossa arrogância peculiar (para uns no bom sentido, para outros exagerada e algo vaidosa em relação aos nossos conhecimentos, que levaram ao regojizo de algumas pessoas pela situação que passamos).
Em nome do VM não queriamos deixar um agradecimento especial ao MrFábio e ao Hugo Ribeiro que nos tentaram ajudar. O nosso muito obrigado e já mais esqueceremos da vossa boa bondade.
Desenterro este tópico porque tal como muitas vezes criticamos certos jornais por atitudes, erros, calinadas, onde põem em causa a seriedade da nossa instituição. Acho por bem dar um voto de louvor ao trabalho que tem sido feito por este blogue.
Tenho-o visitado recorrentemente, e devido à sua cada vez maior visibilidade, está começar a ficar infestado de benfiquistas, portistas e sportinguistas. Estes habituados a que 90 por cento das notícias sejam sobre o clube deles, estão a começar a ficar muito incomodados. Um exemplo foi a notícia sobre a final da Taça das Regiões da UEFA, onde se fosse um clube ou associação pertencente ao círculo de Lisboa ou Porto, concerteza que ninguém poria em questão o critério jornalístico.
Por isso meus amigos, gostaria de desejar através do forum (tal como já desejei por email), o meu voto de continuação de um bom trabalho, isento, imparcial, tal como tem acontecido até à data.
Quote from: lionelpower on 30 de June de 2011, 00:39
Desenterro este tópico porque tal como muitas vezes criticamos certos jornais por atitudes, erros, calinadas, onde põem em causa a seriedade da nossa instituição. Acho por bem dar um voto de louvor ao trabalho que tem sido feito por este blogue.
Tenho-o visitado recorrentemente, e devido à sua cada vez maior visibilidade, está começar a ficar infestado de benfiquistas, portistas e sportinguistas. Estes habituados a que 90 por cento das notícias sejam sobre o clube deles, estão a começar a ficar muito incomodados. Um exemplo foi a notícia sobre a final da Taça das Regiões da UEFA, onde se fosse um clube ou associação pertencente ao círculo de Lisboa ou Porto, concerteza que ninguém poria em questão o critério jornalístico.
Por isso meus amigos, gostaria de desejar através do forum (tal como já desejei por email), o meu voto de continuação de um bom trabalho, isento, imparcial, tal como tem acontecido até à data.
Epá. Nem sabes como te agradeço. Claro que não consegues ver, mas neste momento ainda estou com as lágrimas nos olhos de tudo o que fui acusado injustamente. Hoje não havia nada para meter e que o eles queria eram notícias ou que já tínhamos abordado ou com pouco interesse, mas por ser dos 3 clubes com mais adeptos, eles queriam à força. Termino o dia na mó de baixo, mas com o dever comprido, até porque lutei muito para o blog dar o destaque à Taça das regiões. Como viste até falamos dos jogadores em destaque na prova. Mas é dificil continuar assim. Vários braguistas me perguntam porque o VM não dá mais destaque ao Braga. Não conseguimos, porque chovem logo criticas de que não interessa e blá, blá, blá.
Que dia terrivel, o de hoje. Muito obrigado pelos foristas que têem ido lá comentar. É sempre bom ver lá a "nossa" gente.
Quote from: brigada da relote on 30 de June de 2011, 01:01
Quote from: lionelpower on 30 de June de 2011, 00:39
Desenterro este tópico porque tal como muitas vezes criticamos certos jornais por atitudes, erros, calinadas, onde põem em causa a seriedade da nossa instituição. Acho por bem dar um voto de louvor ao trabalho que tem sido feito por este blogue.
Tenho-o visitado recorrentemente, e devido à sua cada vez maior visibilidade, está começar a ficar infestado de benfiquistas, portistas e sportinguistas. Estes habituados a que 90 por cento das notícias sejam sobre o clube deles, estão a começar a ficar muito incomodados. Um exemplo foi a notícia sobre a final da Taça das Regiões da UEFA, onde se fosse um clube ou associação pertencente ao círculo de Lisboa ou Porto, concerteza que ninguém poria em questão o critério jornalístico.
Por isso meus amigos, gostaria de desejar através do forum (tal como já desejei por email), o meu voto de continuação de um bom trabalho, isento, imparcial, tal como tem acontecido até à data.
Epá. Nem sabes como te agradeço. Claro que não consegues ver, mas neste momento ainda estou com as lágrimas nos olhos de tudo o que fui acusado injustamente. Hoje não havia nada para meter e que o eles queria eram notícias ou que já tínhamos abordado ou com pouco interesse, mas por ser dos 3 clubes com mais adeptos, eles queriam à força. Termino o dia na mó de baixo, mas com o dever comprido, até porque lutei muito para o blog dar o destaque à Taça das regiões. Como viste até falamos dos jogadores em destaque na prova. Mas é dificil continuar assim. Vários braguistas me perguntam porque o VM não dá mais destaque ao Braga. Não conseguimos, porque chovem logo criticas de que não interessa e blá, blá, blá.
Que dia terrivel, o de hoje. Muito obrigado pelos foristas que têem ido lá comentar. É sempre bom ver lá a "nossa" gente.
Isto é o que se passa num ''pequeno'' blog, imaginem em jornais que vendem milhares de exemplares. É por isso que às vezes é inútil criticar a falta de visibilidade dada pelos jornais ao Braga.
Quote from: brigada da relote on 30 de June de 2011, 01:01
Quote from: lionelpower on 30 de June de 2011, 00:39
Desenterro este tópico porque tal como muitas vezes criticamos certos jornais por atitudes, erros, calinadas, onde põem em causa a seriedade da nossa instituição. Acho por bem dar um voto de louvor ao trabalho que tem sido feito por este blogue.
Tenho-o visitado recorrentemente, e devido à sua cada vez maior visibilidade, está começar a ficar infestado de benfiquistas, portistas e sportinguistas. Estes habituados a que 90 por cento das notícias sejam sobre o clube deles, estão a começar a ficar muito incomodados. Um exemplo foi a notícia sobre a final da Taça das Regiões da UEFA, onde se fosse um clube ou associação pertencente ao círculo de Lisboa ou Porto, concerteza que ninguém poria em questão o critério jornalístico.
Por isso meus amigos, gostaria de desejar através do forum (tal como já desejei por email), o meu voto de continuação de um bom trabalho, isento, imparcial, tal como tem acontecido até à data.
Epá. Nem sabes como te agradeço. Claro que não consegues ver, mas neste momento ainda estou com as lágrimas nos olhos de tudo o que fui acusado injustamente. Hoje não havia nada para meter e que o eles queria eram notícias ou que já tínhamos abordado ou com pouco interesse, mas por ser dos 3 clubes com mais adeptos, eles queriam à força. Termino o dia na mó de baixo, mas com o dever comprido, até porque lutei muito para o blog dar o destaque à Taça das regiões. Como viste até falamos dos jogadores em destaque na prova. Mas é dificil continuar assim. Vários braguistas me perguntam porque o VM não dá mais destaque ao Braga. Não conseguimos, porque chovem logo criticas de que não interessa e blá, blá, blá.
Que dia terrivel, o de hoje. Muito obrigado pelos foristas que têem ido lá comentar. É sempre bom ver lá a "nossa" gente.
Se começam a ceder à pressão dessa gente, qualquer dia só falam basicamente dos 3 grandes... Não ligues às criticas, na maioria das vezes é de gente que não faz ou nunca fez nada e só sabe por defeitos. E como não é um jornal, vocês não vivem de vendas. É claro que querem que as visitas aumentem, mas não se deixem ir abaixo nem cedam a pressões.
Acredito que se forem imparciais e falarem de assuntos que achem relevantes, ficarão marcados pela diferença ;)
Quote from: brigada da relote on 30 de June de 2011, 01:01
Quote from: lionelpower on 30 de June de 2011, 00:39
Desenterro este tópico porque tal como muitas vezes criticamos certos jornais por atitudes, erros, calinadas, onde põem em causa a seriedade da nossa instituição. Acho por bem dar um voto de louvor ao trabalho que tem sido feito por este blogue.
Tenho-o visitado recorrentemente, e devido à sua cada vez maior visibilidade, está começar a ficar infestado de benfiquistas, portistas e sportinguistas. Estes habituados a que 90 por cento das notícias sejam sobre o clube deles, estão a começar a ficar muito incomodados. Um exemplo foi a notícia sobre a final da Taça das Regiões da UEFA, onde se fosse um clube ou associação pertencente ao círculo de Lisboa ou Porto, concerteza que ninguém poria em questão o critério jornalístico.
Por isso meus amigos, gostaria de desejar através do forum (tal como já desejei por email), o meu voto de continuação de um bom trabalho, isento, imparcial, tal como tem acontecido até à data.
Epá. Nem sabes como te agradeço. Claro que não consegues ver, mas neste momento ainda estou com as lágrimas nos olhos de tudo o que fui acusado injustamente. Hoje não havia nada para meter e que o eles queria eram notícias ou que já tínhamos abordado ou com pouco interesse, mas por ser dos 3 clubes com mais adeptos, eles queriam à força. Termino o dia na mó de baixo, mas com o dever comprido, até porque lutei muito para o blog dar o destaque à Taça das regiões. Como viste até falamos dos jogadores em destaque na prova. Mas é dificil continuar assim. Vários braguistas me perguntam porque o VM não dá mais destaque ao Braga. Não conseguimos, porque chovem logo criticas de que não interessa e blá, blá, blá.
Que dia terrivel, o de hoje. Muito obrigado pelos foristas que têem ido lá comentar. É sempre bom ver lá a "nossa" gente.
Parabéns e continuem com o bom trabalho no blogue...
Essa cambada de palhaços que só vêem os 3 estarolas e que estão toldados por uma comunicação social que ainda tem a mentalidade de antes do 25 de Abril (onde era obrigatório defender sempre as galinhas) precisam de abrir os olhos..
A maior parte desses que vos criticam são parolos que ou vêem o clube deles no Estádio 1a vez por ano ou só o vêem na tv, e estão habituados a "comer a palha que os media lhes dão" por isso não lhes ligues..
Continuação de bom trabalho..
E não é que hoje o Visão e Mercado referenciado pelo jornal OJOGO, depois de o Correio da Manhã o ter feito às uns dias?!
QuoteClube desmente Msakni
A hipótese de Youssef Msakni vir a representar o Braga, levantada ao início da tarde pelo sítio "Visão de Mercado", fez as delícias dos adeptos do Braga, entusiasmados com as diabruras que o médio-ofensivo tem realizado pelo Esperance de Tunis. Contudo, mais do que uma fonte oficial do clube arsenalista negou por completo a O JOGO qualquer tentativa para contratar aquele a quem na Tunísia chamam de "Mozart", que em Portugal é representado pelo agente FIFA Nélson Almeida.
in O Jogo (http://www.ojogo.pt/27-181/artigo934258.asp)
Correio da Manhã volta a citar o Visão de MercadoVisão de Mercado - O Correio da Manhã, o jornal com mais vendas diárias em Portugal, mais uma vez citou o nosso projecto. Algo que também já tinha acontecido com O JOGO, e que é não só um motivo de orgulho para todos os colaboradores do VM, como um factor acrescente de responsabilidade.
Um especial agradecimento aos nossos leitores e visitantes pois sem a vossa participação todo este deste destaque que o Visão de Mercado tem actualmente não seria possível. Infelizmente, esta ética nunca é uma realidade no que diz respeito à comunicação social (onde se inclui pseudo-sites, blogs, etc), e diariamente somos alvos de autênticos "roubos" de notícias e ideias. Contudo, vamos continuar com a nossa política (dentro das nossas limitações temporais) de tentar dar a nossa visão (imparcial) sobre os mais diversos assuntos, mantendo a arrogância habitual e não dando qualquer tipo de importância aos anti-VM (blogs, sites, visitantes que mantém um ódio constante ao nosso projecto).
QuoteFutebol: Heinz e Eduardo
O Benfica terá sondado o Génova pelo guardião Eduardo. Segundo o site calciomercato, o médio Yebda, vinculado às águias, poderia ser envolvido no negócio. Já o blogue Visão de Mercado noticiou a possibilidade de o argentino Heinz (33 anos) interessar ao Sporting. O defesa já representou os leões (98/99).
in http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/benfica/futebol-heinz-e-eduardo (http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/benfica/futebol-heinz-e-eduardo)
Em nome do VM queria agradecer aos foristas que nos visitam e comentam os nossos post's e que inclusive falam do SuperBraga, de forma a impor a força braguista entre todos os adeptos dos outros clubes. Muito obrigado!!!
Parabens pelo blog ;)
Sem duvida um dos melhores de Portugal, se nao o melhor
Quote from: Zeus1921 on 16 de July de 2011, 20:14
Parabens pelo blog ;)
Sem duvida um dos melhores de Portugal, se nao o melhor
É pah sem dúvida, já li algumas coisas e gostei ;)
"Grande" Braga: Reforçar um estatuto
(http://3.bp.blogspot.com/-SHixqLRuJPo/TkZt39396MI/AAAAAAAABeI/_UhzNFPPL_c/s1600/visaodemercado.blogspot.com.jpeg)
Depois de um 2º lugar há duas épocas - campeonato disputado até à última jornada com o Benfica - e uma final da Liga Europa na última temporada, pouco mais se pode exigir a este Braga. No entanto, o futebol não pára no tempo e as novas épocas ditam novos objectivos, no caso dos gverreiros do Minho parece claro que a meta passa por consolidar um estatuto no futebol português e juntar ao excelente trajecto de Salvador os tão ambicionados títulos. Considerando o dinheiro investido pelos rivais, a tarefa certamente não será fácil, mas no passado com orçamentos inferiores os minhotos já provaram que conseguem ombrear com qualquer equipa do Mundo e agora sob a batuta de Leonardo Jardim não se espera nada mais que o manter de uma filosofia, uma união e um espírito de conquista que abraçou os gverreiros nos últimos anos. A contratação de Nuno Gomes e o regresso de Pizzi (caso se mantenha) são duas "fontes" de observação em 2011-12, por motivos diferentes podem ser eles a conduzir este Braga a uma nova jornada épica e principalmente dar outro protagonismo (por parte da Comunicação Social) a esta turma minhota. Com um plantel onde as soluções ofensivas (ter Ukra, Pizzi, Alan e Paulo César nas alas é sinónimo de qualidade e quantidade, por sua vez Nuno Gomes, Zé Luis e Lima não precisam de provar mais nada) dão garantias é a defesa (o Braga pode ainda contratar mais 2 centrais, um esquerdino e um avançado) e o peso da responsabilidade (estatuto interno e na Liga Europa) que podem ser os grandes handicaps deste Braga 2011-12. Conseguirá Jardim reforçar o estatuto do conjunto minhoto a nível interno e mundial? Será desta que Salvador irá conquistar os títulos que ambiciona? Que factores podem ser decisivos para que os gverreiros repitam o sucesso das últimas temporadas?
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
O Visão de mercado fez uma antevisão para cada equipa portuguesa no seu jogo europeio, fez dos 3 grandes menos do Braga, como pensei que iam fazer um para o Braga e vi a antevisão ao jogo do Sporting, meti lá um comentário a dizer " Não vão fazer a antevisão do jogo do Braga de amanhã?", cliquei enviar e apareceu o seu comentário primeiro tem que ser aceite pelos moderadores, o pior de tudo é que não foi aceite.
Eu a pensar que o VM era diferente, pensava que dava a atenção a todos por igual....
Amigo Brigada, isto não é uma crítica a ti, mas sim ao site... Não é só por não fazerem a antevisão ao jogo do Braga, mas sim por não terem aceitado sequer o meu comentário.
O VM é bom para estar a par das novidades do futebol.para ler sobre futebol nao gosto!os textos sao escritos à pressa e muitas vezes parecem-me demasiado simplistas e superficiais.
Quote from: HQ - BragaManíaco on 14 de September de 2011, 19:12
O Visão de mercado fez uma antevisão para cada equipa portuguesa no seu jogo europeio, fez dos 3 grandes menos do Braga, como pensei que iam fazer um para o Braga e vi a antevisão ao jogo do Sporting, meti lá um comentário a dizer " Não vão fazer a antevisão do jogo do Braga de amanhã?", cliquei enviar e apareceu o seu comentário primeiro tem que ser aceite pelos moderadores, o pior de tudo é que não foi aceite.
Eu a pensar que o VM era diferente, pensava que dava a atenção a todos por igual....
Amigo Brigada, isto não é uma crítica a ti, mas sim ao site... Não é só por não fazerem a antevisão ao jogo do Braga, mas sim por não terem aceitado sequer o meu comentário.
O VM dá atenção a todos os clubes. Uns mais que outros, o que é natural, pois os grandes estão mais expostos na cs que os mais pequenos. Se não o fazem, é porque não há tempo disponivel. Somos poucos e não estamos sempre disponiveis. Nada a fazer. Fazemos o possivel. Mesmo que estivessemos lá "24 horas", chega-se a uma certa altura saturado de tanta informação e comentários graçolas que vão aparecendo. Quanto ao teu comentário, não sei de nada. Não estava no blog e não sei se vão fazer um post sobre o jogo do Sp. Braga. Possivelmente amanhã o tema seja abordado, pois tem sido publicado um por dia. Mais logo já saberei.
Quote from: Sérgio Gonçalves on 14 de September de 2011, 19:26
O VM é bom para estar a par das novidades do futebol.para ler sobre futebol nao gosto!os textos sao escritos à pressa e muitas vezes parecem-me demasiado simplistas e superficiais.
LOL. Alguns são escritos à pressa, como as crónicas dos jogos que são escritos "em directo". Não sou eu que mando, mas o facto de serem simplistas e superficiais, é uma norma do blog e é isso que a maioria dos leitores pretende do VM. Da-mos o nosso melhor (eu dou mais na altura do mercado aberto) e tentamos não nos colarmos aos sites desportivos já existentes em Portugal. Esses sim, é que têm a obrigação de abordar e aprofundar mais os assuntos.
Não deixem de visitar e de comentar.
Quote from: HQ - BragaManíaco on 14 de September de 2011, 19:12
"Não vão fazer a antevisão do jogo do Braga de amanhã
Está confirmado. Amanhã será publicado o post da antevisão do jogo do Braga. Tal como te disse, é um por dia. O facto do teu comentário não ter sido aceite, foi porque não abordaste o tema do post que comentaste. Depende da pessoa que estiver lá a controlar o blog.
Quote from: brigada da relote on 14 de September de 2011, 21:16
Quote from: HQ - BragaManíaco on 14 de September de 2011, 19:12
"Não vão fazer a antevisão do jogo do Braga de amanhã
Está confirmado. Amanhã será publicado o post da antevisão do jogo do Braga. Tal como te disse, é um por dia. O facto do teu comentário não ter sido aceite, foi porque não abordaste o tema do post que comentaste. Depende da pessoa que estiver lá a controlar o blog.
Ok, peço desculpa então. Pensei que era um dia antes do jogo. Abraços.
Braga: Continuam a menosprezar os Gverreiros
Independentemente do resultado entre o Braga e Nacional, passado 5 jornadas parece óbvio a todos que os gverreiros do minho estão na corrida pelo campeonato e na opinião do Visão de Mercado inclusive mais fortes que na temporada passada. É certo que na defesa faltam Sílvio e A. Rodriguez, mas Ewerton não é inferior a Paulão e com Baiano, Paulo Vinicius, Imourou, Douglão e Nuno A. Coelho os minhotos apresentam mais soluções que a época passada (Vandinho e Paulo César em 2010/11 fizeram vários jogos como defesas), contudo, é no meio campo e linha ofensiva que este Braga demonstra uma profundidade e qualidade assinalável, mesmo sem Vandinho, Djamal assumiu o comando na posição de trinco (até dá outra qualidade no processo defensivo), e considerando que Jardim tem apostado em Viana, Alan, Barbosa, Lima e um 5º elemento (Salino ou Nuno Gomes), não deixa de ser extraordinário que como opções no banco os bracarenses tenham elementos com a qualidade de Custódio (decisivo na chegada à final da Liga Europa), Mossoró (o jogador tecnicamente mais evoluído do Braga), Mérida, Ukra, Paulo César (outro elemento fundamental nas últimas épocas), Zé Luís (pode ser o principal activo dos gverreiros), Carlão (avançado de valor inegável), entre tantos outros. No entanto, e apesar de todos estes argumentos, a que se juntam uma final europeia na última época, um 2º lugar há 2 anos, e um 1º jogo esta temporada para a Liga Europa onde o Braga em Inglaterra demonstrou um estatuto europeu notável, todos (a imprensa que parece estar a criar barreiras para que apareça um 4º grande, mas principalmente os adeptos dos 3 grandes) continuam a menosprezar os Gverreiros e a ignorar este forte candidato ao título.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Quote from: brigada da relote on 24 de September de 2011, 13:55
Braga: Continuam a menosprezar os Gverreiros
Independentemente do resultado entre o Braga e Nacional, passado 5 jornadas parece óbvio a todos que os gverreiros do minho estão na corrida pelo campeonato e na opinião do Visão de Mercado inclusive mais fortes que na temporada passada. É certo que na defesa faltam Sílvio e A. Rodriguez, mas Ewerton não é inferior a Paulão e com Baiano, Paulo Vinicius, Imourou, Douglão e Nuno A. Coelho os minhotos apresentam mais soluções que a época passada (Vandinho e Paulo César em 2010/11 fizeram vários jogos como defesas), contudo, é no meio campo e linha ofensiva que este Braga demonstra uma profundidade e qualidade assinalável, mesmo sem Vandinho, Djamal assumiu o comando na posição de trinco (até dá outra qualidade no processo defensivo), e considerando que Jardim tem apostado em Viana, Alan, Barbosa, Lima e um 5º elemento (Salino ou Nuno Gomes), não deixa de ser extraordinário que como opções no banco os bracarenses tenham elementos com a qualidade de Custódio (decisivo na chegada à final da Liga Europa), Mossoró (o jogador tecnicamente mais evoluído do Braga), Mérida, Ukra, Paulo César (outro elemento fundamental nas últimas épocas), Zé Luís (pode ser o principal activo dos gverreiros), Carlão (avançado de valor inegável), entre tantos outros. No entanto, e apesar de todos estes argumentos, a que se juntam uma final europeia na última época, um 2º lugar há 2 anos, e um 1º jogo esta temporada para a Liga Europa onde o Braga em Inglaterra demonstrou um estatuto europeu notável, todos (a imprensa que parece estar a criar barreiras para que apareça um 4º grande, mas principalmente os adeptos dos 3 grandes) continuam a menosprezar os Gverreiros e a ignorar este forte candidato ao título.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Já tinha lido, por acaso, e está muito bom! Grande blog!
Quim: Melhor guarda-redes do 1º terço do campeonato
Decorridas que estão dez jornadas da Liga Zon-Sagres, é chegada a hora do Visão de Mercado eleger o melhor onze deste 1/3 de campeonato já disputado. Nota prévia: O que está em causa é o rendimento dos jogadores até ao momento e não a qualidade dos mesmos (por exemplo, continuamos a considerar Hulk o melhor jogador do campeonato, mas não estará presente neste 11). Por outro lado, como os leitores já se habituaram, formulamos tudo segundo critérios (próprios) muito apertados e como tal, apenas vamos considerar as prestações internas, e anunciar jogadores (por uma questão de justiça) que tenham sido titulares em 70% dos jogos da sua equipa no campeonato. Quer isto dizer, e sem surpresa, que elementos como James, Mangala, Onyewu, Insúa, Javi e Rodrigo, entre muitos outros, estão automaticamente de fora.
Guarda-redes: Quim - Para esta posição específica, usamos a estatística como factor decisivo na hora de eleger o melhor guardião. Respeitando o critério, a escolha recai em Quim, do Braga, que é neste momento o guardião menos batido da Liga - apenas sofreu 4 golos em 9 jogos. A dúvida era entre o braguista, Helton e Rui Rego, mas os números acabaram por pesar. Artur e Rui Patrício já sofreram 10 golos, e como tal a sua nomeação não faria qualquer sentido. A verdade é que tem sido uma boa época para Quim a nível individual, e surpreende que não seja opção (não para titular) nas convocatórias de Bento.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Quote from: brigada da relote on 24 de September de 2011, 13:55
Braga: Continuam a menosprezar os Gverreiros
Independentemente do resultado entre o Braga e Nacional, passado 5 jornadas parece óbvio a todos que os gverreiros do minho estão na corrida pelo campeonato e na opinião do Visão de Mercado inclusive mais fortes que na temporada passada. É certo que na defesa faltam Sílvio e A. Rodriguez, mas Ewerton não é inferior a Paulão e com Baiano, Paulo Vinicius, Imourou, Douglão e Nuno A. Coelho os minhotos apresentam mais soluções que a época passada (Vandinho e Paulo César em 2010/11 fizeram vários jogos como defesas), contudo, é no meio campo e linha ofensiva que este Braga demonstra uma profundidade e qualidade assinalável, mesmo sem Vandinho, Djamal assumiu o comando na posição de trinco (até dá outra qualidade no processo defensivo), e considerando que Jardim tem apostado em Viana, Alan, Barbosa, Lima e um 5º elemento (Salino ou Nuno Gomes), não deixa de ser extraordinário que como opções no banco os bracarenses tenham elementos com a qualidade de Custódio (decisivo na chegada à final da Liga Europa), Mossoró (o jogador tecnicamente mais evoluído do Braga), Mérida, Ukra, Paulo César (outro elemento fundamental nas últimas épocas), Zé Luís (pode ser o principal activo dos gverreiros), Carlão (avançado de valor inegável), entre tantos outros. No entanto, e apesar de todos estes argumentos, a que se juntam uma final europeia na última época, um 2º lugar há 2 anos, e um 1º jogo esta temporada para a Liga Europa onde o Braga em Inglaterra demonstrou um estatuto europeu notável, todos (a imprensa que parece estar a criar barreiras para que apareça um 4º grande, mas principalmente os adeptos dos 3 grandes) continuam a menosprezar os Gverreiros e a ignorar este forte candidato ao título.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
É isso mesmo!! ...pena não referenciar o Jardim que, com 50% dos jogadores da época passada, manteve a equipa a jogar com qualidade e organizada!
Quote from: brigada da relote on 08 de November de 2011, 13:38
Quim: Melhor guarda-redes do 1º terço do campeonato
Decorridas que estão dez jornadas da Liga Zon-Sagres, é chegada a hora do Visão de Mercado eleger o melhor onze deste 1/3 de campeonato já disputado. Nota prévia: O que está em causa é o rendimento dos jogadores até ao momento e não a qualidade dos mesmos (por exemplo, continuamos a considerar Hulk o melhor jogador do campeonato, mas não estará presente neste 11). Por outro lado, como os leitores já se habituaram, formulamos tudo segundo critérios (próprios) muito apertados e como tal, apenas vamos considerar as prestações internas, e anunciar jogadores (por uma questão de justiça) que tenham sido titulares em 70% dos jogos da sua equipa no campeonato. Quer isto dizer, e sem surpresa, que elementos como James, Mangala, Onyewu, Insúa, Javi e Rodrigo, entre muitos outros, estão automaticamente de fora.
Guarda-redes: Quim - Para esta posição específica, usamos a estatística como factor decisivo na hora de eleger o melhor guardião. Respeitando o critério, a escolha recai em Quim, do Braga, que é neste momento o guardião menos batido da Liga - apenas sofreu 4 golos em 9 jogos. A dúvida era entre o braguista, Helton e Rui Rego, mas os números acabaram por pesar. Artur e Rui Patrício já sofreram 10 golos, e como tal a sua nomeação não faria qualquer sentido. A verdade é que tem sido uma boa época para Quim a nível individual, e surpreende que não seja opção (não para titular) nas convocatórias de Bento.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Vou tentando sempre contribuir com comentários, neste caso até a defender a escolha por ser jogador do Braga, embora se calhar até eu escolhesse outro. O facto de ser o guarda redes menos batido da liga faz com que esta opção pouco ou nada possa ser contestada, mas infelizmente os leitores contestam e muito, em relação a quase tudo que tenha o nome "Braga" associado.
Por isso, como colaborador do VM, tal como o Brigada, peço que contribuam com comentários, nem que seja apenas quando o tema é o Braga! Tenho tentado que a visibilidade do clube neste blog seja a que merece, o "quarto grande", tal como o Brigada, e para que nem só os três grandes sejam tema, como no resto da Comunicação Social.
às vezes é desmotivante, sempre que acabam os jogos do Braga, volto do estádio e perco cerca de uma hora a fazer o post para o blog, com o resumo do jogo e destaques, e muitas das vezes o feedback é quase nulo! Isto leva a que muitas vezes pensemos se vale a pena continuar a dar destaque ao Braga com esse tipo de posts. Eu continuo a lutar, mesmo com 4/5 comentários, para que se continue a fazer isto.
Quer queiramos ou não, é um dos únicos senão o único meio informativo (se é que já o possa considerar assim dada a sua crescente popularidade) que trata o SCB como merece.
Quote from: alves on 08 de November de 2011, 21:26
Quote from: brigada da relote on 08 de November de 2011, 13:38
Quim: Melhor guarda-redes do 1º terço do campeonato
Decorridas que estão dez jornadas da Liga Zon-Sagres, é chegada a hora do Visão de Mercado eleger o melhor onze deste 1/3 de campeonato já disputado. Nota prévia: O que está em causa é o rendimento dos jogadores até ao momento e não a qualidade dos mesmos (por exemplo, continuamos a considerar Hulk o melhor jogador do campeonato, mas não estará presente neste 11). Por outro lado, como os leitores já se habituaram, formulamos tudo segundo critérios (próprios) muito apertados e como tal, apenas vamos considerar as prestações internas, e anunciar jogadores (por uma questão de justiça) que tenham sido titulares em 70% dos jogos da sua equipa no campeonato. Quer isto dizer, e sem surpresa, que elementos como James, Mangala, Onyewu, Insúa, Javi e Rodrigo, entre muitos outros, estão automaticamente de fora.
Guarda-redes: Quim - Para esta posição específica, usamos a estatística como factor decisivo na hora de eleger o melhor guardião. Respeitando o critério, a escolha recai em Quim, do Braga, que é neste momento o guardião menos batido da Liga - apenas sofreu 4 golos em 9 jogos. A dúvida era entre o braguista, Helton e Rui Rego, mas os números acabaram por pesar. Artur e Rui Patrício já sofreram 10 golos, e como tal a sua nomeação não faria qualquer sentido. A verdade é que tem sido uma boa época para Quim a nível individual, e surpreende que não seja opção (não para titular) nas convocatórias de Bento.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Vou tentando sempre contribuir com comentários, neste caso até a defender a escolha por ser jogador do Braga, embora se calhar até eu escolhesse outro. O facto de ser o guarda redes menos batido da liga faz com que esta opção pouco ou nada possa ser contestada, mas infelizmente os leitores contestam e muito, em relação a quase tudo que tenha o nome "Braga" associado.
Por isso, como colaborador do VM, tal como o Brigada, peço que contribuam com comentários, nem que seja apenas quando o tema é o Braga! Tenho tentado que a visibilidade do clube neste blog seja a que merece, o "quarto grande", tal como o Brigada, e para que nem só os três grandes sejam tema, como no resto da Comunicação Social.
às vezes é desmotivante, sempre que acabam os jogos do Braga, volto do estádio e perco cerca de uma hora a fazer o post para o blog, com o resumo do jogo e destaques, e muitas das vezes o feedback é quase nulo! Isto leva a que muitas vezes pensemos se vale a pena continuar a dar destaque ao Braga com esse tipo de posts. Eu continuo a lutar, mesmo com 4/5 comentários, para que se continue a fazer isto.
Quer queiramos ou não, é um dos únicos senão o único meio informativo (se é que já o possa considerar assim dada a sua crescente popularidade) que trata o SCB como merece.
E excelentes posts. Ultimamente sempre que posso, deixo lá o meu comentário. Não desistam!
Quote from: Flip on 08 de November de 2011, 22:14
Quote from: alves on 08 de November de 2011, 21:26
Quote from: brigada da relote on 08 de November de 2011, 13:38
Quim: Melhor guarda-redes do 1º terço do campeonato
Decorridas que estão dez jornadas da Liga Zon-Sagres, é chegada a hora do Visão de Mercado eleger o melhor onze deste 1/3 de campeonato já disputado. Nota prévia: O que está em causa é o rendimento dos jogadores até ao momento e não a qualidade dos mesmos (por exemplo, continuamos a considerar Hulk o melhor jogador do campeonato, mas não estará presente neste 11). Por outro lado, como os leitores já se habituaram, formulamos tudo segundo critérios (próprios) muito apertados e como tal, apenas vamos considerar as prestações internas, e anunciar jogadores (por uma questão de justiça) que tenham sido titulares em 70% dos jogos da sua equipa no campeonato. Quer isto dizer, e sem surpresa, que elementos como James, Mangala, Onyewu, Insúa, Javi e Rodrigo, entre muitos outros, estão automaticamente de fora.
Guarda-redes: Quim - Para esta posição específica, usamos a estatística como factor decisivo na hora de eleger o melhor guardião. Respeitando o critério, a escolha recai em Quim, do Braga, que é neste momento o guardião menos batido da Liga - apenas sofreu 4 golos em 9 jogos. A dúvida era entre o braguista, Helton e Rui Rego, mas os números acabaram por pesar. Artur e Rui Patrício já sofreram 10 golos, e como tal a sua nomeação não faria qualquer sentido. A verdade é que tem sido uma boa época para Quim a nível individual, e surpreende que não seja opção (não para titular) nas convocatórias de Bento.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Vou tentando sempre contribuir com comentários, neste caso até a defender a escolha por ser jogador do Braga, embora se calhar até eu escolhesse outro. O facto de ser o guarda redes menos batido da liga faz com que esta opção pouco ou nada possa ser contestada, mas infelizmente os leitores contestam e muito, em relação a quase tudo que tenha o nome "Braga" associado.
Por isso, como colaborador do VM, tal como o Brigada, peço que contribuam com comentários, nem que seja apenas quando o tema é o Braga! Tenho tentado que a visibilidade do clube neste blog seja a que merece, o "quarto grande", tal como o Brigada, e para que nem só os três grandes sejam tema, como no resto da Comunicação Social.
às vezes é desmotivante, sempre que acabam os jogos do Braga, volto do estádio e perco cerca de uma hora a fazer o post para o blog, com o resumo do jogo e destaques, e muitas das vezes o feedback é quase nulo! Isto leva a que muitas vezes pensemos se vale a pena continuar a dar destaque ao Braga com esse tipo de posts. Eu continuo a lutar, mesmo com 4/5 comentários, para que se continue a fazer isto.
Quer queiramos ou não, é um dos únicos senão o único meio informativo (se é que já o possa considerar assim dada a sua crescente popularidade) que trata o SCB como merece.
E excelentes posts. Ultimamente sempre que posso, deixo lá o meu comentário. Não desistam!
Também já está nos favoritos ao lado do SuperBraga! ;)
Continuação do grande trabalho!
Ewerton: Melhor defesa central (lado esquerdo) do 1º terço do campeonato
Defesa Central (lado esquerdo): Ewerton - Chegou para suprir a saída de Rodríguez em direcção ao Sporting C.P. e apesar da sua juventude, hipotética falta de experiência e concorrência, "pegou de estaca" na defensiva minhota. Com 22 anos e no alto do seu 1m88, tem sido uma das agradáveis surpresas da nossa Liga e até ao momento um dos melhores reforços do defeso. Ewerton é um central que demonstrou neste terço de campeonato já jogado, uma presença física dominadora, à qual junta uma velocidade e atitude abnegada notável. Tecnicamente, destaca-se pelo bom poder de antecipação e uma saída de bola razoável. A segurança que emprestou a sua chegada à defensiva bracarense, em muito contribuiu para que Quim seja o guarda-redes menos batido da Liga Zon-Sagres, e foi na opinião do Visão de Mercado (a dúvida era entre o braguista, Garay e Roberge) o melhor central do lado esquerdo no 1º terço do campeonato. Considerando que está no Braga por empréstimo e atendendo à sua qualidade não será de todo surpreendente que seja alvo dos outros "grandes" a curto-prazo.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/)
Pedimos, mais uma vez, que nos ajudem com o vosso feedback e que divulguem o nosso projecto aos amigos, familiares, etc, ou através da nossa página no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Vis%C3%A3o-de-Mercado/116840608341632).
Lima: Melhor jogador do Mês de Dezembro
O Visão de Mercado adicionou uma nova abordagem aos jogadores da Liga ZON-Sagres, nomeando todos os meses os 10 melhores jogadores desse mês e os 10 melhores jovens (tudo isto, com os critérios próprios do VM). As partidas seleccionadas para elaborar os tops foram as das jornadas 12 e 13, bem como os dois jogos da Taça de Portugal (oitavos-de-final e quartos-de-final). Capel foi o melhor de Outubro, enquanto que Baba foi o melhor em Novembro.
Na opinião do VM, Lima foi o jogador em maior destaque no mês de Dezembro, marcando 3 golos nas duas partidas da Liga ZON-Sagres. O avançado do Sp. Braga contribuiu para o regresso às vitórias dos minhotos, depois de dois empates e uma derrota na Liga. Dois golos ao Paços de Ferreira (5-2) e o prémio de melhor em campo, mais um golo em Olhão (4-3) e participação decisiva noutro, valeram ao brasileiro o destaque do Visão de Mercado.
Top - 10:
1 – Lima (BRA)
2 – Bédi Buval (FEI)
3 – Hugo Viana (BRA)
4 – Alan (BRA)
5 – Adrien (ACA)
6 – Pablo Aimar (SLB)
7 – Insua (SCP)
8 – Fernando (FCP)
9 – Otamendi (FCP)
10 – Leandro Salino (BRA)
Qual o Top10 do mês de Dezembro? Pedimos que tenham apenas em conta os 2 jogos do campeonato, mais os 2 da Taça, e não o valor individual dos atletas. Poderá Lima subir ao topo dos marcadores no final da temporada? Será Bédi Buval o grande candidato a revelação da temporada?
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/2011/12/lima-melhor-jogador-do-mes-de-dezembro.html)
Pedimos, mais uma vez, que nos ajudem com o vosso feedback e que divulguem o nosso projecto aos amigos, familiares, etc, ou através da nossa página no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Vis%C3%A3o-de-Mercado/116840608341632).
Quote from: brigada da relote on 27 de December de 2011, 17:11
Lima: Melhor jogador do Mês de Dezembro
O Visão de Mercado adicionou uma nova abordagem aos jogadores da Liga ZON-Sagres, nomeando todos os meses os 10 melhores jogadores desse mês e os 10 melhores jovens (tudo isto, com os critérios próprios do VM). As partidas seleccionadas para elaborar os tops foram as das jornadas 12 e 13, bem como os dois jogos da Taça de Portugal (oitavos-de-final e quartos-de-final). Capel foi o melhor de Outubro, enquanto que Baba foi o melhor em Novembro.
Na opinião do VM, Lima foi o jogador em maior destaque no mês de Dezembro, marcando 3 golos nas duas partidas da Liga ZON-Sagres. O avançado do Sp. Braga contribuiu para o regresso às vitórias dos minhotos, depois de dois empates e uma derrota na Liga. Dois golos ao Paços de Ferreira (5-2) e o prémio de melhor em campo, mais um golo em Olhão (4-3) e participação decisiva noutro, valeram ao brasileiro o destaque do Visão de Mercado.
Top - 10:
1 – Lima (BRA)
2 – Bédi Buval (FEI)
3 – Hugo Viana (BRA)
4 – Alan (BRA)
5 – Adrien (ACA)
6 – Pablo Aimar (SLB)
7 – Insua (SCP)
8 – Fernando (FCP)
9 – Otamendi (FCP)
10 – Leandro Salino (BRA)
Qual o Top10 do mês de Dezembro? Pedimos que tenham apenas em conta os 2 jogos do campeonato, mais os 2 da Taça, e não o valor individual dos atletas. Poderá Lima subir ao topo dos marcadores no final da temporada? Será Bédi Buval o grande candidato a revelação da temporada?
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/2011/12/lima-melhor-jogador-do-mes-de-dezembro.html)
Pedimos, mais uma vez, que nos ajudem com o vosso feedback e que divulguem o nosso projecto aos amigos, familiares, etc, ou através da nossa página no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Vis%C3%A3o-de-Mercado/116840608341632).
Parabéns, não só ao Lima, mas também ao Hugo, Alan e Salino!
Acabei de deixar lá o meu comentário ;)
E se os três grandes nunca tivessem existido?
Quem seria a equipa com mais títulos se os 3 grandes nunca tivessem entrado em competição? Na teoria, sem Benfica, FC Porto e Sporting, teriam emergido outras forças em Portugal, contudo, entrando num exercício bastante prático, o Visão de Mercado eliminou todos os jogos dos três grandes no campeonato e verificou quem somou mais pontos. Foram 77 edições esmiuçadas ao pormenor:
1934/35 – Vit. Setúbal
1935/36 – Belenenses
1936/37 – Belenenses
1937/38 – Carcavelinhos ;D
1938/39 – Belenenses
1939/40 – Belenenses
1940/41 – Belenenses
1941/42 – Barreirense
1942/43 – Belenenses
1943/44 – Atlético
1944/45 – Belenenses
1945/46 – Belenenses
1946/47 – Estoril
1947/48 – Estoril
1948/49 – Belenenses
1949/50 – Atlético
1950/51 – Atlético
1951/52 – Belenenses
1952/53 – Belenenses
1953/54 – Sp. Covilhã
1954/55 – Belenenses
1955/56 – Belenenses
1956/57 – Lus. Évora
1957/58 – Belenenses
1958/59 – Belenenses
1959/60 – Belenenses
1960/61 – Belenenses
1961/62 – CUF
1962/63 – Belenenses
1963/64 – Vit. Guimarães
1964/65 – Vit. Setúbal
1965/66 – Vit. Guimarães
1966/67 – Académica
1967/68 – Académica
1968/69 – Vit. Setúbal
1969/70 – Vit. Setúbal
1970/71 – Vit. Setúbal
1971/72 – Vit. Setúbal
1972/73 – Belenenses
1973/74 – Vit. Setúbal
1974/75 – Boavista
1975/76 – Boavista
1976/77 – Académica
1977/78 – Sp. Braga
1978/79 – Sp. Braga
1979/80 – Boavista
1980/81 – Boavista
1981/82 – Vit. Guimarães
1982/83 – Portimonense
1983/84 – Vit. Setúbal
1984/85 – Portimonense
1985/86 – Vit. Guimarães
1986/87 – Vit. Guimarães
1987/88 – Belenenses
1988/89 – Boavista
1989/90 – Vit. Guimarães
1990/91 – Boavista
1991/92 – Vit. Guimarães
1992/93 – Boavista
1993/94 – Boavista
1994/95 – Vit. Guimarães
1995/96 – Boavista
1996/97 – Vit. Guimarães
1997/98 – Vit. Guimarães
1998/99 – Boavista
1999/00 – Boavista
2000/01 – Boavista
2001/02 – Boavista
2002/03 – Vit. Guimarães
2003/04 – Sp. Braga
2004/05 – Vit. Guimarães
2005/06 – Sp. Braga
2006/07 – Belenenses
2007/08 – Vit. Guimarães
2008/09 – Nacional
2009/10 – Sp. Braga
2010/11 – Sp. Braga
"Títulos":
21 vezes - Belenenses; 13 - Boavista e Vit. Guimarães; 8 - Vit. Setúbal; 6 - Sp. Braga; 3 - Académica e Atlético; 2 - Estoril e Portimonense; 1 - Barreirense, Carcavelinhos, CUF, Lus. Évora, Nacional e Sp. Covilhã.
De uma forma resumida, pode-se verificar o grande domínio do Belenenses até ao início da década de 60, onde conquistou 18 dos seus 21 "títulos". Estoril, Atlético, Barreirense, CUF, Sp. Covilhã, Lus. Évora e Carcavelinhos conquistaram os seus únicos "títulos" nesta fase. Depois entrou em acção o Vit. Guimarães e Académica, ainda de uma forma esporádica, pois o Vit. Setúbal dominou entre 1965 e 1974 (6 "títulos" e 10 temporadas). Com o grito da liberdade apareceram em cena o Boavista e o Sp. Braga e, mais tarde (década de 80), o Vit. Guimarães e Portimonense. Vimaranenses e boavisteiros como grandes rivais que são, dominaram completamente entre 1989 e 2003 (Boavista com 9 "títulos" e Vit. Guimarães com 6 "títulos"). No novo século, entrou em acção novamente o Sp. Braga que conquistou 4 "títulos" desde 2004.
Como curiosidade, aqui fica a lista dos 2ºs classificados:
10 vezes - Belenenses; 8 - Sp. Braga, Vit. Setúbal e Vit. Guimarães; 6 - Académica; 5 - Boavista e Marítimo; 3 - Barreirense, CUF e Sp. Covilhã; 2 - Beira-Mar, Nacional, Olhanense e U. Leiria; 1 - Académico FC (do Porto), Atlético, CF Unidos (de Lisboa), Desp. Chaves, Estoril, Farense, Gil Vicente, Oriental, Rio Ave e Torreense.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/2011/01/e-se-os-tres-grandes-nunca-tivessem.html)
Que têm a dizer sobre isto?
Ufa!!! Que trabalheira nos deu esta pesquisa. Pedimos, mais uma vez, que nos ajudem com o vosso feedback e que divulguem o nosso projecto aos amigos, familiares, etc, ou através da nossa página no Facebook (http://www.facebook.com/pages/Vis%C3%A3o-de-Mercado/116840608341632).
Com isto tudo podemos ver que não somos o 4º grande de sempre, mas da actualidade! Daqui a uns aninhos seremos, isso não duvido ;)
Grande trabalho sim senhor. Estão de Parabéns... e o ENORME também ;D
Por acaso sempre tive curiosidade em relação a esse tema. Obrigado por terem feito isto tão bem 8)
Sobre o trabalho de investigação feito tenho uma dúvida:
a classificação, 4º lugar, resulta da posição final no campeonato apenas?
ou
a classificação, 4º lugar, resulta da hipotética classificação sem os pontos que envolveram os 3 grandes?
Esta dúvida pode dar mais do que uma leitura em relação ao passado ...
Quote from: Braguista_T on 02 de January de 2012, 23:45
Sobre o trabalho de investigação feito tenho uma dúvida:
a classificação, 4º lugar, resulta da posição final no campeonato apenas?
ou
a classificação, 4º lugar, resulta da hipotética classificação sem os pontos que envolveram os 3 grandes?
Esta dúvida pode dar mais do que uma leitura em relação ao passado ...
No início da notícia está explicado isso, se reparares... "o Visão de Mercado eliminou todos os jogos dos três grandes no campeonato e verificou quem somou mais pontos"
Bom trabalho, sim senhor.
Interessante também, seria ver quantas vezes cada clube ficou à frente de um (ou mais) dos três metralhas.
Excelente trabalho de pesquisa.
Continuem assim, o projecto VM está a consolidar-se.
Visão de Mercado: Melhor 11 de 2011: Médio/Extremo Direito: Alan
Para fechar o meio campo, não podíamos ignorar o papel decisivo de Alan na chegada do Braga à final da Liga Europa. Pelo lado direito, a sua qualidade, experiência, capacidade de sacrifício (foi frequente vê-lo a recuperar bolas e funcionar como o jogador a usar para sofrer faltas e assim fazer passar os minutos), assistências e golos foram aspectos determinantes no sucesso internacional do conjunto minhoto. Em segundo lugar, premiámos o excelente final da época anterior realizado por Salvio ao serviço do Benfica. O argentino foi o dinamizador do flanco direito dos encarnados, acrescentando velocidade e apontando alguns golos importantes. Para completar o pódio, optámos por Rui Sampaio, que na zona interior ou descaído sobre a direita, foi um dos elementos mais regulares da 1ª metade de 2011 em Portugal, contribuindo de maneira decisiva para a época tranquila do Beira-Mar, equipa onde foi uma das principais figuras.
in Visão de Mercado (http://visaodemercado.blogspot.com/2012/01/visao-de-mercado-melhor-11-de-2011_05.html)
"O SC Braga não tem o palmarés do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP, nem nunca o terá, mas o que está aqui em causa é a actualidade, e aí os bracarenses já estão ao nível dos demais... ou muito próximos. Mesmo fora dos relvados o clube já se comporta como um "grande". A recente campanha de solidariedade antes do jogo com o Rio Ave, designada como "Um alimento por Um bilhete" foi um sucesso, já que permitiu levar 26000 pessoas ao estádio, bem como arrecadar nove toneladas de alimentos.
Para esta época, os arsenalistas contrataram Leonardo Jardim, treinador com um bom percurso nos clubes por onde havia passado. Com uma imagem discreta, um discurso calmo e ponderado, foram muitos os que duvidaram das capacidades do madeirense em ser o treinador ideal para que o clube não regredisse em relação aos resultados obtidos nas épocas anteriores. Jardim, com uma pesada herança nas mãos, construiu uma equipa à sua imagem, pragmática. Dos bracarenses não é expectável uma goleada, mas sim uma ida a jogo com a lição bem estudada, com um bom conhecimento dos pontos fortes e fracos do seu adversário, com a capacidade de controlar o jogo e "fechar a torneira" quando necessário. E os resultados estão à vista. No campeonato seguem em posição de acesso à terceira pré-eliminatória da Champions, vêm numa série de seis vitórias consecutivas, uma delas sobre o Sporting (a última derrota remonta a Novembro, e no Estádio do Dragão). Encontram-se a apenas 3 pontos do FC Porto que segue na segunda posição e com 5 pontos de vantagem sobre os leões. Na Liga Europa irão defrontar o Besiktas nos 16 avos de final, e a eliminatória não podia vir em melhor altura, os bracarenses estão no seu melhor momento da época. Têm também uma palavra a dizer na Taça da Liga, onde já se encontram praticamente apurados para as meias finais.
E a tudo isto, temos ainda que incluir os bons reforços que chegaram este mês de Janeiro ao clube. Samuel, defesa central, ex-Anderlecht, Luis Alberto, médio, ex-Nacional, Miguel Lopes e Ruben Amorim, emprestados pelo FC Porto e SL Benfica respectivamente, vêm aumentar a qualidade do plantel ao dispor de Leonardo Jardim. São sem dúvida boas soluções para que o Braga ataque na máxima força as três competições em que se contra inserido. As saídas de Marcos, Fran Mérida, Rodrigo Galo, Keita, Meyong e Zé Luís não terão grande importância, pois eram elementos com pouca utilização.
A realidade é esta, os minhotos conseguem atrair jogadores internacionais, sejam eles em fim de carreira (Quim, Nuno Gomes), outros a pretender voltar ao seu melhor momento (Miguel Lopes, Ruben Amorim, Hugo Viana há umas épocas atrás escolheu o Braga para relançar a carreira), até mesmo jovens estrangeiros (Fran Merida, o "novo Fabregas", que época após época é uma promessa adiada). Os recentes resultados nacionais e internacionais, a qualidade das infraestruturas (o estádio, só por si já é motivo para ir ver um jogo), bem como a estrutura directiva, António Salvador tem feito um trabalho fantástico, permitiram que o clube crescesse e que esteja hoje em dia na elite do futebol português. Se a cidade acompanhar o clube, existem condições para que esta situação não seja esporádica. Braga tem cerca de 182000 habitantes, pelo que uma assistência média entre os 20000 e os 25000 espectadores no Estádio Axa, é perfeitamente possível.
Até onde poderá chegar o SC Braga? Este projecto de António Salvador poderá levar o clube à conquista de um campeonato nacional? De quem é o mérito deste crescimento? Jesualdo Ferreira? Jorge Jesus? Domingos Paciência? António Salvador? Como é que se explica que o clube minhoto com um orçamento muito inferior a Porto e Sporting esteja com esta situação pontual?"
A. Carvalho, in Visão de Mercado
Quote from: alves on 03 de February de 2012, 21:07
"O SC Braga não tem o palmarés do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP, nem nunca o terá, mas o que está aqui em causa é a actualidade, e aí os bracarenses já estão ao nível dos demais... ou muito próximos.
Porque será que eu não tenho este poder de adivinhação???
Quote from: ComContaPesoEMedida on 03 de February de 2012, 22:57
Quote from: alves on 03 de February de 2012, 21:07
"O SC Braga não tem o palmarés do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP, nem nunca o terá, mas o que está aqui em causa é a actualidade, e aí os bracarenses já estão ao nível dos demais... ou muito próximos.
Porque será que eu não tenho este poder de adivinhação???
e eu...
ha cada post lá LOL
Quote from: Gui10 on 03 de February de 2012, 23:11
Quote from: ComContaPesoEMedida on 03 de February de 2012, 22:57
Quote from: alves on 03 de February de 2012, 21:07
"O SC Braga não tem o palmarés do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP, nem nunca o terá, mas o que está aqui em causa é a actualidade, e aí os bracarenses já estão ao nível dos demais... ou muito próximos.
Porque será que eu não tenho este poder de adivinhação???
e eu...
ha cada post lá LOL
Um dos motivos porque eu raramente comento neste forum é este: por vezes discutem-se coisas que não tem importância nenhuma e o que realmente importa ignora-se. Por vezes...
Não fui eu que escrevi, mas é óbvio que esse "nunca terá" refere-se aos próximos anos... Porque para garantir o número de campeonatos do Porto ou Benfica, só se passassemos uns 20 ou 30 anos a ganhar tudo, e não me parece que vá suceder já nos próximos 20! Não compreender isto e ter esse tipo de comentários, desculpem, mas é ser um pouco mesquinho.
E se num post destes em que o VM está a dar (mais um) reconhecimento público do excelente trabalho que vem sendo feito em Braga, vocês só têm isso a dizer... Têm todo o direito... Mas tenho pena. Continuem a ler os pasquins que esses é que tratam o Braga como merece!
Quote from: alves on 04 de February de 2012, 03:25
Quote from: Gui10 on 03 de February de 2012, 23:11
Quote from: ComContaPesoEMedida on 03 de February de 2012, 22:57
Quote from: alves on 03 de February de 2012, 21:07
"O SC Braga não tem o palmarés do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP, nem nunca o terá, mas o que está aqui em causa é a actualidade, e aí os bracarenses já estão ao nível dos demais... ou muito próximos.
Porque será que eu não tenho este poder de adivinhação???
e eu...
ha cada post lá LOL
Um dos motivos porque eu raramente comento neste forum é este: por vezes discutem-se coisas que não tem importância nenhuma e o que realmente importa ignora-se. Por vezes...
Não fui eu que escrevi, mas é óbvio que esse "nunca terá" refere-se aos próximos anos... Porque para garantir o número de campeonatos do Porto ou Benfica, só se passassemos uns 20 ou 30 anos a ganhar tudo, e não me parece que vá suceder já nos próximos 20! Não compreender isto e ter esse tipo de comentários, desculpem, mas é ser um pouco mesquinho.
E se num post destes em que o VM está a dar (mais um) reconhecimento público do excelente trabalho que vem sendo feito em Braga, vocês só têm isso a dizer... Têm todo o direito... Mas tenho pena. Continuem a ler os pasquins que esses é que tratam o Braga como merece!
Alves, esse post está excelente, mas ninguém saberá o futuro ;)
Quanto á minha opinião, eu deixei-a lá no VM, muito bem identificada ;)
Quote from: ComContaPesoEMedida on 03 de February de 2012, 22:57
Quote from: alves on 03 de February de 2012, 21:07
"O SC Braga não tem o palmarés do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP, nem nunca o terá, mas o que está aqui em causa é a actualidade, e aí os bracarenses já estão ao nível dos demais... ou muito próximos.
Porque será que eu não tenho este poder de adivinhação???
Se eles já levam 20/30 titulos de avanço (isto so contando com campeonatos), parece-me quase impossivel alcança-lo pelo menos no proximo seculo, pois, ainda que tenha a certeza que vamos ganhar muitos títulos daqui para a frente, há que ser realista... Eles também continuarão a ganhar. Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental, Taça Uefa,... Obviamente que nunca teremos. Porquê? Porque já acabaram... Penso que é mais aí que o VM quer chegar e nao dizerem que não iremos ganhar títulos
Obviamente que o "nunca será" não cai bem e é desnecessário. É quase impossível mas existe sempre esse "quase" e por isso deixem-nos sonhar :-)
Quote from: Enorme_Guerreiro on 04 de February de 2012, 13:02
Quote from: ComContaPesoEMedida on 03 de February de 2012, 22:57
Quote from: alves on 03 de February de 2012, 21:07
"O SC Braga não tem o palmarés do FC Porto, SL Benfica ou Sporting CP, nem nunca o terá, mas o que está aqui em causa é a actualidade, e aí os bracarenses já estão ao nível dos demais... ou muito próximos.
Porque será que eu não tenho este poder de adivinhação???
Se eles já levam 20/30 titulos de avanço (isto so contando com campeonatos), parece-me quase impossivel alcança-lo pelo menos no proximo seculo, pois, ainda que tenha a certeza que vamos ganhar muitos títulos daqui para a frente, há que ser realista... Eles também continuarão a ganhar. Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental, Taça Uefa,... Obviamente que nunca teremos. Porquê? Porque já acabaram... Penso que é mais aí que o VM quer chegar e nao dizerem que não iremos ganhar títulos
Exactamente! E também concordo que isso podia estar escrito de outra forma, mas é o menos relevante da crónica. E não refere que não há possibilidade de qualquer conquista por parte do Braga, pelo contrário.
Quote from: alves on 04 de February de 2012, 03:25
Não fui eu que escrevi, mas é óbvio que esse "nunca terá" refere-se aos próximos anos... Porque para garantir o número de campeonatos do Porto ou Benfica, só se passassemos uns 20 ou 30 anos a ganhar tudo, e não me parece que vá suceder já nos próximos 20! Não compreender isto e ter esse tipo de comentários, desculpem, mas é ser um pouco mesquinho.
E se num post destes em que o VM está a dar (mais um) reconhecimento público do excelente trabalho que vem sendo feito em Braga, vocês só têm isso a dizer... Têm todo o direito... Mas tenho pena. Continuem a ler os pasquins que esses é que tratam o Braga como merece!
Significados de
mesquinhosovina pobre apoucado âmesquiniiado desprezado diminuído entanguído envilecido escasso limitado menoscabado mesquinho mixe pequeno raquítico avarento agarrado ajuntador avaro caipora cauíra cigalheiro forreta mirra miserável somítico tacanho usurário ávido cioso ciumento esganado insaciável seguro sórdido zeloso baixo abjeto barato chulo corriqueiro ignóbil indigno infame inferior ínfimo inominável plebeu reles repelente servil soez tamancudo terrulento vil cauiia insignificante aiva anódino ato àtoa banal despiciendo espora fútil imperceptível lambisgóia liliputiano magro mambembe microscópico minúsculo parco pífio ridicularia ridículo arrastado canalha desgraçado desprezível desvalido farroupilha indigente necessitado paupérrimo plumitivo pequenino piranga desamparado falto humilde mendicante mendigo pedinte precisado quebrado ranheta impertinente rabugento zuiia fona asqueroso churdo esquálido hediondo impuro imundo indecente marrano moncoso nojento ordinário repugnante sujo torpe vergonhoso pãoduro piroca sonítico curto rude asqueiroso cachorro mísero nefando pulha rasteiro manicurto pelintra pão-duro mixo casca furreca vulgar mofino cainho iliberal trivial vilão triste cauíla medíocre socancra acanhado tenaz sorrelfa escasseado
In: www.dicionarioinformal.com
Olá Alves
Tenho reparado que,normalmente, ou te aconselhas lendo o «Maisfutebol», ou não foste tu que escreveste, ou .... qualquer outra coisa que, eventualmente, outro dia poderás vir a invocar. Em conclusão: os outros, os que te leem (já pelo novo acordo), é que são mesquinhos!!!
Confesso que não é um termo que seja especialmente do meu agrado. Se não te custar muito, agradeço-te que, da próxima vez, faças um pequeno exercício e escolhas, entre aquela infinidade de sinónimos que transcrevi aí acima, um outro que seja ... mais simpático.
Tenho que também dizer-te mais alguma coisa: confesso que não tenho gostado de, nas vezes que lá fui, ler os conteúdos do «Visão de Mercado». Aliás, já por duas vezes TENTEI lá deixar a minha manifestação de discordância sem o conseguir (espero que tenham sido motivos de ordem técnica ... mas não me parece).
Por isso mesmo, tenho que confessar um certo sentimento de desconfiança em tudo que vem desses lados, para mim situado muito pouco acima dos tais «pasquins» a que te referes!
Portanto, e até porque também eu já escrevi aqui muito mais do que escrevo agora mas por motivos bem diferentes dos teus certamente, vou transcrever, para ti, uma citação que encontrei na net:
Nunca diga nunca
Quando você está fora de controle, costuma dizer algo do tipo: nunca mais farei isso ou aquilo novamente? Diz-se, não deveria, pois não é bom pensar sobre as coisas que você não deve fazer. Devemos nos concentrar naquilo que devemos fazer. Coisas boas é claro!
Não importa qual o seu nível de habilidade, mas você terá um potencial maior se desenvolver esse método durante toda a sua vida.
Você tem poderes que nunca sonhou? Você pode realizar ações que imaginava impossível? O único limite que nos impede de alcançar o sucesso é a limitação de nossas mentes.
Portanto, a partir de agora olhe para frente e veja possibilidades ao invés de obstáculos.
Pense nisso e ótimo dia,
Evaldo Costa
Quote from: ComContaPesoEMedida on 04 de February de 2012, 15:59
Quote from: alves on 04 de February de 2012, 03:25
Não fui eu que escrevi, mas é óbvio que esse "nunca terá" refere-se aos próximos anos... Porque para garantir o número de campeonatos do Porto ou Benfica, só se passassemos uns 20 ou 30 anos a ganhar tudo, e não me parece que vá suceder já nos próximos 20! Não compreender isto e ter esse tipo de comentários, desculpem, mas é ser um pouco mesquinho.
E se num post destes em que o VM está a dar (mais um) reconhecimento público do excelente trabalho que vem sendo feito em Braga, vocês só têm isso a dizer... Têm todo o direito... Mas tenho pena. Continuem a ler os pasquins que esses é que tratam o Braga como merece!
Significados de mesquinho
sovina pobre apoucado âmesquiniiado desprezado diminuído entanguído envilecido escasso limitado menoscabado mesquinho mixe pequeno raquítico avarento agarrado ajuntador avaro caipora cauíra cigalheiro forreta mirra miserável somítico tacanho usurário ávido cioso ciumento esganado insaciável seguro sórdido zeloso baixo abjeto barato chulo corriqueiro ignóbil indigno infame inferior ínfimo inominável plebeu reles repelente servil soez tamancudo terrulento vil cauiia insignificante aiva anódino ato àtoa banal despiciendo espora fútil imperceptível lambisgóia liliputiano magro mambembe microscópico minúsculo parco pífio ridicularia ridículo arrastado canalha desgraçado desprezível desvalido farroupilha indigente necessitado paupérrimo plumitivo pequenino piranga desamparado falto humilde mendicante mendigo pedinte precisado quebrado ranheta impertinente rabugento zuiia fona asqueroso churdo esquálido hediondo impuro imundo indecente marrano moncoso nojento ordinário repugnante sujo torpe vergonhoso pãoduro piroca sonítico curto rude asqueiroso cachorro mísero nefando pulha rasteiro manicurto pelintra pão-duro mixo casca furreca vulgar mofino cainho iliberal trivial vilão triste cauíla medíocre socancra acanhado tenaz sorrelfa escasseado
In: www.dicionarioinformal.com
Olá Alves
Tenho reparado que,normalmente, ou te aconselhas lendo o «Maisfutebol», ou não foste tu que escreveste, ou .... qualquer outra coisa que, eventualmente, outro dia poderás vir a invocar. Em conclusão: os outros, os que te leem (já pelo novo acordo), é que são mesquinhos!!!
Confesso que não é um termo que seja especialmente do meu agrado. Se não te custar muito, agradeço-te que, da próxima vez, faças um pequeno exercício e escolhas, entre aquela infinidade de sinónimos que transcrevi aí acima, um outro que seja ... mais simpático.
Tenho que também dizer-te mais alguma coisa: confesso que não tenho gostado de, nas vezes que lá fui, ler os conteúdos do «Visão de Mercado». Aliás, já por duas vezes TENTEI lá deixar a minha manifestação de discordância sem o conseguir (espero que tenham sido motivos de ordem técnica ... mas não me parece).
Por isso mesmo, tenho que confessar um certo sentimento de desconfiança em tudo que vem desses lados, para mim situado muito pouco acima dos tais «pasquins» a que te referes!
Portanto, e até porque também eu já escrevi aqui muito mais do que escrevo agora mas por motivos bem diferentes dos teus certamente, vou transcrever, para ti, uma citação que encontrei na net:
Nunca diga nunca
Quando você está fora de controle, costuma dizer algo do tipo: nunca mais farei isso ou aquilo novamente? Diz-se, não deveria, pois não é bom pensar sobre as coisas que você não deve fazer. Devemos nos concentrar naquilo que devemos fazer. Coisas boas é claro!
Não importa qual o seu nível de habilidade, mas você terá um potencial maior se desenvolver esse método durante toda a sua vida.
Você tem poderes que nunca sonhou? Você pode realizar ações que imaginava impossível? O único limite que nos impede de alcançar o sucesso é a limitação de nossas mentes.
Portanto, a partir de agora olhe para frente e veja possibilidades ao invés de obstáculos.
Pense nisso e ótimo dia,
Evaldo Costa
De entre esses sinónimos todos que teve a bondade de procurar só para me responder, encontrei o que mais se assemelha ao que eu pretendia transmitir: "rabugento". Porque nada está bem e arranjam sempre isto e aquilo para implicar. Ok. Peço desculpa se dei a entender outra coisa com esse "mesquinho", não foi com a conotação negativa que 90% desses sinónimos se referem.
Mas o facto é que nada do que o senhor disse tem a ver com esta crónica. Tem a ver com o senhor não estar de acordo comigo em algumas coisas, e utilizar tudo o que tem em mãos para vir contrariar. Que se resume a eu ter dito que lia as crónicas do MaisFutebol quando no estádio, quer por estar acompanhado de amigos ou familiares, não tinha a percepção completa do jogo. O que acontece em 4 ou 5% dos jogos do Braga para os quais eu escrevo. Ok. Não gosta do MaisFutebol, não tem que gostar. Isso não me diz respeito. Nem me diz respeito o facto de gostar ou não do VM. Eles fazem o que podem, eu ajudo-os no que posso. A partir daí só vai lá se quiser.
Se era seu objectivo informar-me de que comentários são censurados, sim, são censurados caso não coloque algo tão simples como um nome para se identificar e caso não diga asneiras nem seja provocatório. E desde já lhe digo que nunca (sim às vezes o nunca aplica-se), NUNCA tive comentários censurados, e eles não conhecem o meu nome de leitor e já me manifestei contra muitas opiniões deles. Portanto, não sei o que o senhor escreve para lá mas também não me interessa.
Espero que continue à procura dos meus comentários para os atacar, pois pelo menos hoje aprendi mais alguns sinónimos de uma palavra e ainda tive direito a uma citação. Mas no que toca à crónica, o senhor deve ter-se esquecido de comentar, não o vi acrescentar nada de novo nem opinar, pelo contrário, apenas me veio dar razão quando digo que por aqui ignora-se o que devia ser importante e discute-se o que pouco ou nada interessa.
Quote from: alves on 04 de February de 2012, 21:43
De entre esses sinónimos todos que teve a bondade de procurar só para me responder, encontrei o que mais se assemelha ao que eu pretendia transmitir: "rabugento". Porque nada está bem e arranjam sempre isto e aquilo para implicar. Ok. Peço desculpa se dei a entender outra coisa com esse "mesquinho", não foi com a conotação negativa que 90% desses sinónimos se referem.
Alves
Gostei da tua resposta e, por incrível que pareça, acho que o termo que escolheste me assenta muito bem: rabugento!!!
Nunca (e aqui pode dizer-se nunca porque é passado e não futuro!!!) pensei que me quisesses ofender pelo que mão tens necessidade de me pedir desculpa.
Um abraço e ... boa sorte! Vou fazer por não voltar a
rabujar contigo!!!
Já não venho há algum tempo ao Forum e devo dizer que este blog ainda é dos poucos que vai dando importância ao Braga. Lima, Custódio, Viana, Alan já figuraram como melhores jogadores contra os interesses instalados e isso notou-se na quantidade de comentários destrutivos sobre esses assuntos que apareceram no blog. Também há várias questões abordadas no blog que não concordei, no entanto sempre exprimi a minha opinião.
Devo dizer que normalmente tenho mais discussões com os comentadores que propriamente os cronistas. Então quando foi a comparação dos nossos jogadores com o Sporting aquando o último jogo foi de rir!
Bem hajam visão de mercado, continuem com a imparcialidade por favor!
Qual foi o melhor jogador do Sp. Braga esta temporada?
"Ignorando o que os jogadores fizeram no passado e podem fazer no futuro. Qual foi (considerando o que os mesmos produziram esta época) o melhor jogador do Braga em 2011-12? Noutro âmbito, é justo afirmar que o clube minhoto perde este campeonato por 3 pormenores (Mossoró falha o 1-0 na Luz num encontro onde os gverreiros foram mais perigosos, Viana falha o 1-0 frente ao Porto numa partida equilibrada, Alan desperdiça o 2-1 no último minuto frente ao Paços)? É evidente que todas as equipas podem argumentar que no jogo X se o elemento Y tem feito o golo tudo seria diferente, mas quanto a nós, parece claro que nas últimas 3 partidas os braguistas não tiveram a estrelinha de campeão. "
in VisãoDeMercado
http://www.visaodemercado.blogspot.pt/2012/04/qual-foi-o-melhor-jogador-do-sp-braga.html
Pizzi é o "Porfírio" eleito pelo VM para o Euro 2012
"No Euro 96 António Oliveira surpreendeu tudo e todos com a chamada de Hugo Porfírio (extremo esquerdo, com 22 anos na altura, que estava emprestado pelo Sporting ao Leiria). O seleccionador justificou a presença com a perspectiva de a curto prazo Porfírio (foi dispensado pelo Sporting, passou pela Premier League, Santander e Benfica mas fez uma carreira muito fraca) ser uma mais-valia na selecção, principalmente pela posição que actuava (desde as lesões de Futre que era uma das lacunas de Portugal, e continuou a ser até Ronaldo) e por uma convocatória com 23 jogadores permitir fazer uma experiência. Tendo como base a lógica de António Oliveira, aliás seguida por outros seleccionadores (é frequente as grandes selecções levarem 1 ou 2 jogadores jovens para uma fase final, Walcott foi um desses exemplos), o VM entende que Pizzi (emprestado pelo Braga ao Atl. Madrid) devia ser o 23º eleito por Paulo Bento para o Euro 2012.
- Foi uma das grandes revelações da Liga na época passada (quem não se recorda dos 3 golos que marcou no Dragão ao Porto de Villas-Boas), era pretendido por várias equipas de Top no último Verão e acabou por ser emprestado pelo Braga ao Atl. Madrid (o VM tinha avisado que era um erro, pois dificilmente o português ia ter espaço com a concorrência de Salvio, Adrian, Turan e Diego). Pouco ou nada jogou (e por isso vai contra os nossos critérios de só chamar elementos que sejam titulares), está totalmente esquecido neste momento (ainda há 10 meses era um dos jogadores mais falados em Portugal e Bento até chegou a pensar na sua chamada), desvalorizou-se, mas na nossa opinião é um valor seguro do futebol português (não temos dúvidas que teria sido figura no Braga esta época) e caso tenha espaço para voltar a desenvolver o seu futebol será a partir de 2014 a melhor alternativa aos titulares Nani e Ronaldo (Quaresma faz 30 nesse ano, e as nossas opções para as alas com alguma qualidade são cada vez mais escassas). Nesse sentido, nada melhor que aproveitar este 23º lugar da selecção para convocar um jogador de 22 anos com o propósito de dar-lhe experiência, confiança e a motivação para que volte a apresentar o rendimento do passado e a curto prazo passe a ser uma opção válida na selecção. Além da convocatória no sentido da "injecção de moral", seria o chamado 2 em 1, já que Pizzi é um extremo rápido (seria alternativa aos 3 que nomeamos), talentoso, com uma boa finalização e pode igualmente desempenhar funções na zona central como 10 e 2º avançado.
- Como referimos desde o 1º post, estes são os nossos 23 e não pretendemos que os leitores concordem com as escolhas (a resposta do não concordo é absurda...a caixa de comentários serve para que cada leitor indique a sua lista). Tivemos o cuidado de referir os 12 jogadores que vão de certeza ser chamados por Bento: Patrício, João Pereira, Pepe, Bruno Alves, Coentrão, Veloso, Meireles, Nani, Moutinho, Ronaldo, Postiga e Almeida (sendo certo que vão ser convocados, concordemos ao não com as escolhas tínhamos de os mencionar), e apenas acabamos por nomear os restantes 11 elementos. Percebemos algumas críticas, amanhã certamente também vamos criticar a lista de Paulo Bento, mas conforme demonstramos no passado a nossa confiança em relação à prestação de Portugal na Polónia/Ucrânia é total (vamos garantidamente chegar às meias-finais)."
www.visaodemercado.blogspot.pt/2012/05/pizzi-e-o-porfirio-eleito-pelo-vm-para.html
Melhor 11 da época 2011-12 - Médio: Hugo Viana
"Podia ter sido Witsel, Schaars, Moutinho ou Rafael Miranda, mas é impossível ignorar o que produziu Hugo Viana, principalmente entre Novembro e final de Março. Durante esse período, o médio foi não só fundamental para a série de 13 vitórias consecutivas do Braga, como um dos 3 melhores jogadores a actuar em Portugal. O gverreiro protagonizou a melhor época da sua carreira (as estatísticas: 6 assistências e 2 golos, não traduzem a importância que teve no percurso dos minhotos), foi um dos 2 melhores jogadores do 3º classificado esta época, e com a sua visão de jogo, qualidade de passe e cultura táctica teve uma importância capital na estratégia de Leonardo Jardim (todo o jogo do Braga passou pelo internacional português, e a maneira como libertou o 10 Mossoró e apoiou o médio defensivo Custódio foi um dos segredos do sucesso do conjunto minhoto)."
http://visaodemercado.blogspot.pt/2012/05/melhor-11-da-epoca-2011-12-medio-hugo.html#comment-form (http://visaodemercado.blogspot.pt/2012/05/melhor-11-da-epoca-2011-12-medio-hugo.html#comment-form)
Visão de Mercado: Melhor 11 da época 2011-12 - Avançado: Lima
"Melhor marcador da Liga (em igualdade com Cardozo), quarto jogador com mais assistências (7), e até há 24ª jornada o elemento em maior destaque no campeonato. Em suma, Lima protagonizou uma temporada fantástica. Com a sua velocidade, força física, remate, capacidade para aparecer em várias zonas do ataque, e finalização, o brasileiro foi o melhor elemento do Braga em 2011-12 (como referimos há um ano na nossa opinião é o melhor avançado da história do clube minhoto) e uma das 3 principais figuras da Liga. Notável igualmente o salto qualitativo que deu esta temporada (principalmente em termos de finalização). Depois de na época passada ter marcado apenas 6 golos (no Belenenses tinha feito 7) esta época chegou aos 20 golos na Liga. Qual o seu pódio no que diz respeito aos 3 avançados que mais produziram esta época? Por onde passa o futuro de Lima?"
in visaodemercado.blogspot.pt
http://visaodemercado.blogspot.pt/2012/05/melhor-11-da-epoca-2011-12-avancado.html (http://visaodemercado.blogspot.pt/2012/05/melhor-11-da-epoca-2011-12-avancado.html)