Escrevo este tópico sem ter conhecimento do final do campeonato e da posição em que o SCBRAGA ficará. Dou, no entanto, de barato que o nosso Braga não deixará fugir a classificação de direito a mais uma presença europeia..
E a ser assim, questiono: E agora SCBraga?
AS disse claramente que ambicionava um "caneco" e chegar-se "mais á frente", tentando morder os calcanhares aos 3G. Não me parece que até ao final da temporada possamos morder Benfica ou Sporting e em relação so "caneco" acabamos por levar com a "placa" da intertoto que não deixa de ser um prémio excelente para uma campanha a todos os títulos notável.
Para um vulgar e atento adepto, o que atingimos é merecedor de elogios e de satisfação. Dignificamos o futebol português na Europa, atingimos resultados muito interessantes, batemo-nos de igual com tubarões europeus, mostramos raça e empenho, crescemos como equipa e tornamo-nos mais experientes, acabamos por ficar classificados para a UEFA (é o que o futuro deste campeonato dirá, estou certo)- Ah, e ganhamos a taça Intertoto!!! E podemos queixar-nos -e muito- das maleitas que nos fustigaram...
Para quem ainda há poucos anos, fazia contas para evitar a descida, digamos que estamos muito, mas muito bem.
È que também sei o que é o futebol e tenho a certeza que sem um crescimento sustentado, a subida até pode ser alta mas a queda, é trágica e fatal.
Mas para o adepto exigente – e talvez um pouco desatento do que é o futebol e do seu status quo – não ganhamos nenhum caneco, a Intertoto foi "uma benesse" , não nos intrometemos no pódio. Ou seja: não fizemos mais do que a nossa obrigação. (isto tendo em conta a equipa e as expectativas)
Ora desta análise, quero centrar aqui a minha ideia. Qual o pensamento de AS e da própria SAD? Terá considerado a performance bracarense boa, razoável ou compensadora?
AS sempre o disse: quero um caneco! Conquistou uma placa. Meritória, fruto de muito mérito mas sem expressão para aquilo que pretendia: Um caneco!
Este troféu seria a possibilidade de aglutinar sinergias e avançar com outra fase no SCBraga. A Taça de Portugal e da Liga foram mais uma miragem e , m ais uma vez, esfumou-se das maõs de Salvador e dos adeptos.
E agora, o que pensará AS e seus pares desta nossa prestação?
Sem o caneco e sem a possibilidade de se intrometer entre os grandes, conseguirá AS assumir que foi positiva a temporada? Conseguirá AS e seus pares assumir que face ao investimento e esforço, o que se atingiu não correspondeu ao esperado?
Conseguirá AS compensar a falta do grande objectivo traçado com aquilo que se passou este ano (lesões, injustiças da arbitragem e o sistema a puxar para baixo quem quer levantar a cabeça?)
Conseguirá AS dar o devido valor ao que se conseguiu sem o considerar... uma obrigação? Ou seja, será AS igual ao tal adepto ambicioso que quer vencer e pensar que os imponderáveis...eram apenas imponderáveis e que deviam ser combatidos sem tréguas?
Ao ter investido cerca de 12 milhões nesta época – o maior orçamento de sempre do braga - e traçando ambiciosos objectivos, quereria AS mais do seu Braga?
Chegar-lhe-á o que conquistamos para a sua sede (justa) de glória?
Considerá AS e seus pares justos os resultados de uma época que apesar de muito boa, ficou aquém de alguns dos objectivos traçados?
Nesta minha análise não se questiona aqui o valor de JJesus e dos seus colaboradores. O que poderá estar a "remoer" na cabeça de AS é se tanto esforço terá valido a pena.
È que AS tinha que ganhar uma cidade e ainda não o conseguiu.O caneco podia ser uma porta que se mantém adiada. Queria morder os pés aos calcanhares dos grandes e ainda não conseguiu nos seus mandatos....ao fim e ao cabo aquilo que queria e que fez com que jesualdo fosse embora (AS queria mais que um 4º lugar pois pensava que deu matéria e condições para tal).
Ora com um treinador ambicioso e portanto fora destas cogitações, a AS faltar-lhe-á o verdadeiro sucesso que tinha destinado para si. AS é ambicioso e quer mais. O que conquistou até agora é meritório: vários 4ºs lugares, presenças dignas na UEFA, a tal "placa" da Intertoto, dignidade e seriedade nas contas da SAD, um clube mais eclético, staff técnico e de formação acima da média , profissionalismo em todos os sectores do clube. E claro, o futebol a ser pensado com "pés e cabeça".
Mas chegará a AS? Não esperaria ele , hoje, ter mais do que tem (teve) face ao enorme esforço encetado pela SAD?
È pois , esta uma incógnita que me atormenta e apaixona. Teremos uma SAD , a manter a fasquia bem elevada e portanto a manter a estrutura da equipa (apesar de algumas saídas pontuais e que já estão a ser superadas pela prospecção) e de toda a sua ambiência?
Ou teremos uma SAD a entrar em contenção, fruto até dos tempos actuais , que ache ser melhor, manter a dignidade, a aposta no sucesso mas de forma comedida e com um orçamento que chegue para mais uma classificação europeia?
Neste momento , não sei se os patrocínios se manterão para o próximo ano. Desconhecemos também em grande medida o que estará em cima da mesa de negociações para a venda de jogadores. Parece-me certo que Rodriguez, João pereira , Linz e Orlando estão com um pé fora do clube. Mas estas vendas irão manter o mesmo nível da equipa pois espero sinceramente que Carlos Freitas e Jesus possam ter seguidores para estes atletas sem quebras de valia na equipa.
Mas teremos sponsors, teremos força financeira para manter outras apostas? Poderemos investir mais? Se com 12 milhões não nos metemos nas lutas do pódio (e agora só interesa o 1º e 2º devido á champions) nem ganhamos o tal caneco, precisaremos de mais? E teremos capacidade?
È pois neste contexto que AS se deve estar a debater. Segundo conheço AS, este manterá o espírito ambicioso e audaz.
Mas como empresário também tem de ter os pés bem assentes no chão e impedir que se cometa loucuras. Não me parece que seja homem para tal. Mas face a este ano e á incapacidade de chegarmos "mais á frente", podemos (poderá a SAD, claro) ter ideias de apostar mais agora que se inicia o segundo ano do mandato de AS.
Mas tal empenho e ambição poderá significar novamente, alguma frustação nos resultados finais e naquilo que se quererá para o clube e pode o clueb cair em situação muito deficitária e aumentar seriamente p passivo, deixando graves problemas para a era "pós-Salvador".
Tem a palavra a SAD. Os adeptos , esses, vão esperar para ver.
PS: a minha opinião deixo-a bem vincada. Se fosse eu a mandar, apostava na manutenção de uma equipa ganhadora, com um prçamento a rondar o actual (desde que haja receitas extraordinárias capazes de compensação).Não apostaria num novo salto pois, infelizmente, o nosso futebol ainda tem muitas forças ocultas a puxar para baixo e a impedir o mérito.
Se não conseguirmos vender atletas (ou poucos) devemos baixar orçamento e apostar numa equipa ambiciosa sim, mas com a fasquia apenas no acesso á UEFA. Desta forma, não hipotecaríamos o futuro. E de certeza que nos manteríamos neste patamar classificativo....
e claro, manteria JJ, carlos Freitas e todo o staff
Na verdade comungo de algumas das ideias expressas pelo Ric, no entanto, não nos devemos esquecer e a SAD , naturalmente estará a trabalhar nessa perspectiva, de que os moldes da próxima edição da Taça Uefa serão totalmente diferentes dos utilizados até hoje.
Assim sendo, julgo que será necessário seguir a linha de investimentos utilizada pela SAD em épocas anteriores já que, a conseguirmos uma prestação europeia similar com as mais recentes, o encaixe financeiro será bastante compensatório, o que não se verificava nos moldes anteriores.
A verificar-se a aposta numa equipa ambiciosa, manteremos em aberto o sonhos de AS e os nossos, continuaremos a lutar por um caneco, continuaremos a lutar por nos intrometermos nos 3 primeiros lugares e poderemos ser ressarcidos com lucro, do investimento feito desde que tenhamos uma prestação europeia de acordo com as mais recentes.
Entendo as inquietações e as indecisões que poderão surgir a breve trecho. Concordo com a generalidades das ideias expressas, mas gostava de realçar:
1. Mesmo sabendo que recebemos 1 placa trata-se de uma conquista inequívoca. Não nos cabe a nós diminuir a sua importância e eu tive 1 orgulho imenso em receber tal reconhecimento, nem que o "produto" entregue fosse 1 rolo de papel. O Braga conquistou 1 título fruto da sua enorme valoziração além-fronteiras;
2. O Braga deve entrar com a ambição de ser sempre melhor a cada época que passa. Ambicionar a conquista de 1 taça (seja lá qual for, mas eu preferia a de Portugal a nível interno, na impossibilidade de ser campeão) e aproximar dos 3 da frente parece-me salutar. Há contudo factores muito aleatórios como os sorteios que condicionam bastante essa ambição;
3. A SAD deve vender alguns dos seus activos para equilibrar as contas e penso que outra coisa não passará pelas cabeças dos gestores. A conjuntura é difícil e as receitas ordinárias são insuficientes. Porém é preciso ser competente nas aquisições de modo a manter os níveis de competitividade altos mesmo depois das vendas;
4. Desejo como é óbvio que o Braga se apure para as provas europeias outra vez, pois o contrário seria muito desastroso para todo o projecto que está a ser colocado em prática. Mas é preciso muita humildade e abnegação pois há (pelo menos) 4 candidatos para 3 lugares, partindo do princípio que o Paços de Ferreira não vai à final com o Porto, pois aí as coisas complicavam-se bastante;
5. Faço votos para que JORGE JESUS e os seus pares se mantenham em funções ... pois qualquer cisão neste momento teria "efeitos secundários" muito inconvenientes. Espero que o projecto ambicioso se mantenha ... mesmo tendo em consideração a fraca resposta da cidade ao emblema que melhor a representa.
Esta época não foi uma época por aí além.
Se, formos a ver foi quase igual àquela de 2006-2007 em que tivemos 3 treinadores (Carvalhal, Rogério Gonçalves e Jorge Costa), chegámos às meias finais da taça e perdemos com o Belenenses, chegámos aos oitavos da Uefa e perdemos com o Tottenham e acabámos em 4º lugar à frente do Belenenses de Jorge Jesus.
Aínda falta muito para acabar esta época mas, o que conseguimos de melhor foi a conquista da intertoto e o facto de termos espalhado magia por essa europa e, mesmo em Portugal o SCBraga é a equipa que melhor futebol pratica.
De resto, parece-me que vai ser tudo na mesma, nem taça da liga, nem taça de portugal, nem luta pelo pódio (parece-me difícil nesta altura) e, vamos a ver se conseguimos o 4º lugar. Neste momento é o objectivo do SCBraga.
Bem a meu ver acho k o importante é não darmos um passo maior do k a nossa perna, acho essencial que isso aconteça, não podemos estar a fazer altos investimentos com bvase em recebimentos futuros, depois se alguma coisa não corre como o previsto podemos hipotecar muito mais do que poderemos receber. Não nos podemos esquecer que um bom campeonato é o somatorio de varios factores, muitos deles so ocorrem em plena epoca e não são passiveis de planeamento. Acho que nunca em hipotese alguma poderemos por em causa o equilibrio orçamental, nuna o poderemos fazer em honra de um lugar melhor no campeonto , de uma taça de portugal, o k seja, pk esses objctivos de um momento para o outro fugir do nosso alcance, um mau jogo, lesoes, castigos, roubos, etc., tudo pode condicionar um taça ou uma classificação no campeonato, agora o passivo estará sempre lá independentemente dos resultaddos, depois é ver se há activos k os cubram ou não.
Acho que mesmo que se vendam jogadores importantes, e alguns vão sair, isso é inegavel, não iremos perder a nossa qualidade, faço minhas as palavras atras escritas, confio k o gabinete de prospecção, juntamente com o Carlos freitas e o Jesus estarão a tratar já da passagem de testemunho de alguns jogadores, mas sempre com coerencia.
FORÇA BRAGA !!!!
Em termos de resultados, esta época não é nada de extraordinário, mas tem sido mesmo nesse aspecto uma boa época, no entanto, em termos de exibições é de longe melhor que as anteriores (só comparável as épocas de Jesualdo)!!!
É tb preciso ter noção que a época começou muito cedo pra nós, e que se em termos tácticos nós favoreceu, em termos de desgaste nós prejudicou. Quero com isto dizer, que caso a próxima época fiquemos com o JJ e a época comece mais tarde, temos tudo para fazer melhor que este ano!
A equipa já vai com 1 ano de trabalho, já assimilou o que o treinador pretende e já partirá para a próxima época muito trabalho feito e já será trabalhada de uma outra forma (sistemas alternativos).
Quanto a questão financeira, eu acho que com um bocado de jeitinho podemos vender bem sem por em causa a qualidade do plantel! Com a vantagem de os que ficarem já terem 1 ano de trabalho, acho que para o ano podemos, mesmo vendendo, ser mais fortes!
E agora é vender jogadores... e não gastar valores extraordinários em contratações, ou seja, bom e barato (há excepção do Pavlyuchenko, ainda continuo a achar que ele deveria vir para Braga ;D).
Se conseguirmos manter, pelo menos, grande parte dos bons jogadores, e o mesmo treinador, na próxima época temos obrigatoriamente que ganhar um "caneco"... já que não há mais placas ;D.
No entanto, com um pouco de sorte, que nos faltou durante o resto da época, quem sabe não ficamos em terceiro lugar. Não acredito muito mas nada é impossível.
Acho que o A.Salvador está a fazer mesmo um bom trabalho, pecou uma vez ou outra, mas teve tempo para "aprender", acredito que é altura de ganhar títulos, mas temos de ter calma...
Se o Setúbal sem qualquer esforço financeiro consegue ganhar taças de Portugal e taças da liga porque é que nós não havemos de conseguir? ;D
Ainda vamos conseguir aguentar este orçamento mais um anito ou dois. Mas se continuarmos sem títulos ou resultados verdadeiramente inovadores (afinal, ficar em 4º lugar já é quase corriqueiro para nós...) não vamos conseguir aguentar esta estrutura tão dispendiosa.
Para mim o grande destaque vai todo para a INTERTOTO que foi um enorme orgulho e a qualidade do nosso futebol ;)
Mas resumindo-se a isso tudo continua igual, eu acho, estamos num 5º lugar mas ainda falta pra acabar o campeonato.
Precisamos de uma conquista "tuga" pra ficarmos mais reconhecidos e respeitados.
Porque como disse a Anabela esta época parece a 2006-2007.
Quase com as mesmas coisas, só que na altura não ganhamos a intertoto.
Agora é aproveitar e vender aquilo que estão interessados por um bom preço, e não negócios da china com o Porto.
Acho que o importante nesta altura é cimentar a ida à UEFA no próximo ano, se for como 3º classificado tanto melhor se não for que seja o melhor possível.
Depois acredito ser fundamental manter a base da estrutura, ou seja, direcção e equipe técnica e jogadores. Se o conseguirmos o ambicionado "caneco" estará mais próximo.
Se for possível manter investimento ou mesmo aumentar para a próxima época tanto melhor, caso não seja possível é importante saber comprar e vender e aí o departamento de prospecção terá um papel fundamental.
Por último é preciso de uma vez por todas virar a cidade e a região para o SC Braga, não sou daqueles que defendo que nesta cidade ninguém dá importância ao clube, se analisarmos a média de assistências estamos nos cinco primeiros em Portugal se depois analisarmos a atenção que os media nos dão em relação aos clubes com maiores assistências acredito que nem estamos assim tão mal. Contudo, defendo que temos cidade para mais, muito mais, e se é um facto que muitos bracarenses não se deslocam com regularidade ao AxA ( e eu posso falar porque o faço e sei quais são as dificuldades) não é menos verdade que o estádio não tem as condições que deveria ter e têm de ser resolvidas ou pelo menos minoradas o mais rápido possível. Quem conhece estádios como o do Dragão, apenas a título de exemplo, sabe do tipo de oferta e funcionalidades de que estou a falar.
Quote from: AMO-TE BRAGA on 14 de April de 2009, 17:36
Acho que o importante nesta altura é cimentar a ida à UEFA no próximo ano, se for como 3º classificado tanto melhor se não for que seja o melhor possível.
Depois acredito ser fundamental manter a base da estrutura, ou seja, direcção e equipe técnica e jogadores. Se o conseguirmos o ambicionado "caneco" estará mais próximo.
Se for possível manter investimento ou mesmo aumentar para a próxima época tanto melhor, caso não seja possível é importante saber comprar e vender e aí o departamento de prospecção terá um papel fundamental.
Por último é preciso de uma vez por todas virar a cidade e a região para o SC Braga, não sou daqueles que defendo que nesta cidade ninguém dá importância ao clube, se analisarmos a média de assistências estamos nos cinco primeiros em Portugal se depois analisarmos a atenção que os media nos dão em relação aos clubes com maiores assistências acredito que nem estamos assim tão mal. Contudo, defendo que temos cidade para mais, muito mais, e se é um facto que muitos bracarenses não se deslocam com regularidade ao AxA ( e eu posso falar porque o faço e sei quais são as dificuldades) não é menos verdade que o estádio não tem as condições que deveria ter e têm de ser resolvidas ou pelo menos minoradas o mais rápido possível. Quem conhece estádios como o do Dragão, apenas a título de exemplo, sabe do tipo de oferta e funcionalidades de que estou a falar.
Pois a questão é um bocado essa, se nos deslocarmos ao estadio dos 3 do costume, acho k sem excepção, temos uma infraestrutura com muito mais do k um mero estadio, temos lojas, shoppings, etc. incorporados no estadio, com serviços que interagem directamente com o clube, loja azul, etc. Assim as pessoas vão mais cedo para o estradio, dão uma volta pelas lojas, em alguns casos até almoçam por lá e depois vão ver o jogo, isto sim é ter condições, não me prenuncio em termos de esacionamento pk as deslocações para lá sempre foram em autocarro, por isso não sei. Nós não temos estes serviços, nem nunca, infelizmente, iremos ter. Temos sem duvida que melhorar muitos aspectos, agora se me permitem o desabafo, é bonito mas é tão pouco funcional, e em termos de rentabilizar o espaço... é ZERO. Foi pena, poderiamos ter uma reliquia inigualavel, mas tem tanto de belo como de pouco funcional.
FORÇA BRAGA !!!!
Esta questão tem a ver com dois factores:
1 - Factor Desportivo
Quanto mais alto chegarmos, maior probabilidade teremos de alcançar competições com grande potencial financeiro.
A Liga dos Campeões é um grande objectivo que temos de continuar a perseguir. Mais até do que ganhar alguma taça interna.
No entanto o nosso palmarés tem que ser enriquecido.
A conquista da Taça Intertoto 2008/09 é um grande feito, e não podemos achar que já somos demasiado grandes, para achar que se trata de um troféu menor. Engordar o nosso palmarés fará de nós um clube mais respeitado, e por incrivel que pareça, tenho a impressão que a Europa do Futebol olha para nós de uma forma mais prestigiante do que o mercado nacional.
2 - Factor Financeiro
Este factor nunca pode ser comprometido! As receitas extraordinárias são fundamentais para qualquer SAD. O SC Braga precisa de vender e bem todos os anos. Não pode haver insubstituíveis na nossa equipa. Temos crescido imenso nesta base, e as conquistas do futuro irão aparecer quanto mais sustentável for o nosso Clube.
Um abraço.
É claro que esta época não tem corrido como era esperado, quer pelo presidente, quer pelos adeptos. Vários factores contribuiram para que tal tivesse acontecido. Terá sido um somatório de pequenas falhas (algumas não tão pequenas) que terão levado a que o resultado, que ainda não é final, não seja aquele que poderíamos esperar. Para recordar aquilo que correu menos bem, começo pelas lesões, que em maior ou menor escala, têm sido uma limitação permanente ao longo de toda a época (Paulo Jorge, Jorginho, Bruno Tiago, Rodriguez, Moisés, Frechaut, Leone e Meyong).Houve excesso de jogos, devido à disputa da Intertoto. Houve também alguns problemas de indisciplina. Houve oscilações pouco compreensivas de um jogo para outro. Houve durante tempo de mais, silêncio quanto à actuação das equipas de arbitragem. Quando acordámos já foi tarde. Com a saída de Linz e a lesão de Meyong a equipa ficou sem uma referência na área adversária.
Quanto às coisas que correram melhor, destaco a boa campanha europeia, embora com sabor a pouco. Destaco a clara melhoria a nível do marketing. Destaco também as prestações de Vandinho, João Pereira, Eduardo e surgimento de Orlando, como esperança para realizar dinheiro ou possível nova referência de área. Com a vinda de Carlos Freitas, o clube ganhou uma forma mais profissional de estar no futebol.
No meio de tudo isto A. Salvador ainda não consegue atingir os objectivos a que se propôs, mas tem uma estrutura montada, que com alguns retoques poderá rapidamente, chegar mais além. Uma coisa que deve ser creditada ao A. Salvador é a ambição que tem estado presente e embora nem sempre bem, tem dado mostras de esforço para atingir os melhores resultados. Acho que deve manter a ambição devidamente enquadrada naquilo que é a realidade das nossa possibilidades. Espero que nos negócios que se avisiham, dê sempre prioridade a vendas para o estrangeiro, porque pagam melhor e porque não são nossos concorrentes directos e nas contratções, que priveligie os jovens valores que vão despontando.
até nem acho que esta época tenha corrido mal
é verdade que não ganhamos nenhum caneco nas competições caseiras,mas também é verdade que ganhamos um titulo europeu......chamem-lhe taça, placa ..o que for mas se tivermos que fazer contas aos clubes Portugueses com titulos Europeus, nós estamos lá e o resto são cantigas
por outro lado esta foi uma época em que finalmente o pais do pontapé na bola concordou e acordou...neste momento com milhões ou sem eles, só tres clubes podem aspirar a ser campeões..
para culminar tudo isto acho que o nosso clube viveu moments impares que não serão esquecidos por nenhum adepto, até pelo mais distraido e realço tres...o jogo em Milão, o jogo em Paris e aquela despedida brutal e comovente que se viveu no final do SCB-PSG e são momentos como estes que nos fazem grandes e nos fazem cada vez maiores.
estou certo que A.Salvador saberá usar tudo o que já criou para mais cedo ou mais tarde atacar definitivamente um título que para mim se resumem a dois ( internamente ) taça de Portugal ou campeonato
Fidelis Bracara
Braga e Basta
Partindo do pressuposto que vamos ficar em 4º ou 5º lugar, penso que além deste aspecto positivo, a prestação na UEFA e o Troféu Intertoto foram os aspectos + positivos...
:)
... O outro lado da moeda foram as prestações absolutamente lastimáveis na Carlsberg Cup e na Taça de PT...
:(
Impressionante como se perde aquele jogo com o Rio Ave... (que teve o Yazalde como "retribuição" para o seu "desportivismo" de não querer adiar o jogo... Enfim...
::)
Eu acho que o Braga deve por-se a pau!
Agora? Agora é continuar o trabalho que tem vindo a ser feito. Tendo a perfeita consciência que estamos a andar acima das nossas capacidades ( essencialmente financeiras ) e que um dia podemos nem ser apurados para uma prova europeia. Mesmo que isso aconteça, os Braguistas continuarão a apoiar o clube e as equipas. A mim, sinceramente, dá-me o mesmo gozo apoiar o Braga em S. Siro na luta por uma passagem da fase de grupos da UEFA como estar num qualquer campo sem condições a lutar para não descer ( ainda me lembro bem disto ). É preciso é que o Enorme jogue. Mas isso sou eu e eu sou maluco como toda a gente sabe.
Está época pauta pela positiva, boa prestação na UEFA,a nivel interno começamos mal devido a muitas competições e jogos tudo ao mesmo tempo, no meu ver a principal desilusão foi a Taça de Portugal, no campeonato subimos bem na classificação só não chegamos mais longe porque não nos deixaram, temos uma equipa bem valorizada a nivel interno e externo, gostava que a SAD se possivel conseguir manter a "espinha dorsal" deste ano mas acho que vai ser dificil vamos ter um mercado de verão muito quente. Mas a principal conclusao é que desde do tempo do Jesualdo finalmente conseguimos estabilizar, a SAD na globalidade tem feito um bom trabalho e o nosso ENORME cresce de ano para ano
Eis o meu balanço até ao momento:
A nivel de taças nacionais - muito má epoca, nem deu para aqueçer.
A nivel de campeonato - normal, tem sido á semelhança de anos anteriores.
A nivel de UEFA - Excelente, grandes jogos, grandes palcos, grandes adversários e muitas experiências a recordar.
A nivel de valorização - Estamos a valorizar muito e bem os activos que possuimos que é um garante do futuro próximo.
O mais importante para mim - A alegria de ver a equipa a jogar futebol de classe, a satisfação de dizerem que o braga joga o melhor futebol de portugal, a juventude que está cada vez mais a ser só braga, as campanhas nas escolas que enchem por completo de felicidade e braguismo os estudantes, a cidade que é falada pela europa o clube que é temido pelos adversários e claro a nossa conquista que muitos querem minorar mas que eu aprecio e a valorizo ( INTERTOTO).
O clube está mais organizado, mais profissional, e estamos a mudar mentalidades.
COMO FOI BOM VER A EQUIPA A JOGAR AO CONTRARIO DO ANO PASSADO QUE ATÉ METIA DÓ !!!
Quote from: ric on 14 de April de 2009, 12:50
AS disse claramente que ambicionava um "caneco" e chegar-se "mais á frente", tentando morder os calcanhares aos 3G. Não me parece que até ao final da temporada possamos morder Benfica ou Sporting e em relação so "caneco" acabamos por levar com a "placa" da intertoto que não deixa de ser um prémio excelente para uma campanha a todos os títulos notável.
Para um vulgar e atento adepto, o que atingimos é merecedor de elogios e de satisfação. Dignificamos o futebol português na Europa, atingimos resultados muito interessantes, batemo-nos de igual com tubarões europeus, mostramos raça e empenho, crescemos como equipa e tornamo-nos mais experientes, acabamos por ficar classificados para a UEFA (é o que o futuro deste campeonato dirá, estou certo)- Ah, e ganhamos a taça Intertoto!!! E podemos queixar-nos -e muito- das maleitas que nos fustigaram...
Mas para o adepto exigente – e talvez um pouco desatento do que é o futebol e do seu status quo – não ganhamos nenhum caneco, a Intertoto foi "uma benesse" ,
Ora com um treinador ambicioso e portanto fora destas cogitações, a AS faltar-lhe-á o verdadeiro sucesso que tinha destinado para si. AS é ambicioso e quer mais. O que conquistou até agora é meritório: vários 4ºs lugares, presenças dignas na UEFA, a tal "placa" da Intertoto, dignidade e seriedade nas contas da SAD, um clube mais eclético, staff técnico e de formação acima da média , profissionalismo em todos os sectores do clube. E claro, o futebol a ser pensado com "pés e cabeça".
Ric, acho que a forma como falaste da nossa ENORME conquista da Taça Intertoto foi denegridora e desmerecedora da grandeza desse título, não só para o SC BRAGA, mas para o futebol Português.
se discordas desta minha opinião aqui te deixo o vídeo do jornal da tarde de dia 27 de Fevereiro de 2009, dia seguinte ao empate 1-1 contra o standard de liege
http://www.youtube.com/watch?v=ZSp994tGbqQ
onde foi anunciada a MAJESTOSA conquista Braguista, com direito a rodapé a dizer:
"BRAGA É O 4º CLUBE PORTUGUÊS A GANHAR UM TÍTULO INTERNACIONAL"Da maneira como te referiste a esta conquista no teu post pareceu que estavas a troçar de forma rude de uma conquista ENORME para o futebol Português!!!
quanto ao resto do teu post, concordo em grande parte com tudo que dizes, apenas algumas ressalvas para o facto que esta época é em tudo atipica.
Não pelas conquistas e pelo bom futebol
mas pelo facto de a temporada do Nosso SC BRAGA se ter iniciado em JUNHO, ainda bem antes do São João!!!
por tudo isso acredito que mantendo a estrutura organizacional na próxima temporada faremos por certo muito mais e muito melhor!!!
Quote from: spinto on 15 de April de 2009, 15:03
Eis o meu balanço até ao momento:
A nivel de taças nacionais - muito má epoca, nem deu para aqueçer.
A nivel de campeonato - normal, tem sido á semelhança de anos anteriores.
A nivel de UEFA - Excelente, grandes jogos, grandes palcos, grandes adversários e muitas experiências a recordar.
A nivel de valorização - Estamos a valorizar muito e bem os activos que possuimos que é um garante do futuro próximo.
O mais importante para mim - A alegria de ver a equipa a jogar futebol de classe, a satisfação de dizerem que o braga joga o melhor futebol de portugal, a juventude que está cada vez mais a ser só braga, as campanhas nas escolas que enchem por completo de felicidade e braguismo os estudantes, a cidade que é falada pela europa o clube que é temido pelos adversários e claro a nossa conquista que muitos querem minorar mas que eu aprecio e a valorizo ( INTERTOTO).
O clube está mais organizado, mais profissional, e estamos a mudar mentalidades.
COMO FOI BOM VER A EQUIPA A JOGAR AO CONTRARIO DO ANO PASSADO QUE ATÉ METIA DÓ !!!
Disseste tudo! ;)
Quote from: Kilo on 15 de April de 2009, 16:13
Quote from: spinto on 15 de April de 2009, 15:03
Eis o meu balanço até ao momento:
A nivel de taças nacionais - muito má epoca, nem deu para aqueçer.
A nivel de campeonato - normal, tem sido á semelhança de anos anteriores.
A nivel de UEFA - Excelente, grandes jogos, grandes palcos, grandes adversários e muitas experiências a recordar.
A nivel de valorização - Estamos a valorizar muito e bem os activos que possuimos que é um garante do futuro próximo.
O mais importante para mim - A alegria de ver a equipa a jogar futebol de classe, a satisfação de dizerem que o braga joga o melhor futebol de portugal, a juventude que está cada vez mais a ser só braga, as campanhas nas escolas que enchem por completo de felicidade e braguismo os estudantes, a cidade que é falada pela europa o clube que é temido pelos adversários e claro a nossa conquista que muitos querem minorar mas que eu aprecio e a valorizo ( INTERTOTO).
O clube está mais organizado, mais profissional, e estamos a mudar mentalidades.
COMO FOI BOM VER A EQUIPA A JOGAR AO CONTRARIO DO ANO PASSADO QUE ATÉ METIA DÓ !!!
Disseste tudo! ;)
Completamente de acordo !
Na minha óptica, e temendo não acrescentar nada ao que aqui foi dito, creio que esta época do SCB não foi nada de especial (tirando algumas excepções) comparativamente ao que estamos habituados...
É certo de que, a nível interno, podemo-nos queixar de factores exteriores que justifiquem uma maior dificuldade para atingir o sucesso, trazendo assim alguma injustiça à nossa actual posição classificativa.
Devo ainda salientar o reflexo que a 'presença na Europa' teve a nível interno pois foi notado o cansaço em alguns jogos pós confronto europeu o que acabou por nos custar alguns pontos, de outra forma poderiamos ainda colher mais frutos do grande investimento feito no início da época, estando por isso uns lugares mais acima.
Já a nível internacional a coisa muda de figura, quero eu dizer com isto que o SCB não se ficou apenas por corresponder com o habitual/aceitável (como considero que aconteceu com a Liga) mas mostrou-se, deu-se a conhecer e conquistou palcos europeus, foi uma época inesquécível quer pela prestação, quer pela vitória na Intertoto quer pelo futebol praticado, no entando penso que faltou algum sangue frio e sorte à equipa se não vejamos as situações do jogo com o Wolfsburgo, ACMilan e PSG, por exemplo...
Creio que para o ano, AS deve obrigatoriamente manter a equipa técnica e respectivo staff caso queira algo mais, é importante equilibrar as finanças do clube sem comprometer a época desportiva com bons negócios e de preferência para o estrangeiro para evitar ceder trunfos aos nossos adversários!
Penso que não deveríamos de forma alguma menosprezar os confrontos da taça face a confrontos para as competições europeias/campeonato e estabelecer desde logo um objectivo ganhar/chegar o mais longe possível em a) b) ou c), sendo que, para mim, a prioridade seria vencer a Taça de Portugal (para isso era necessário pensar jogo a jogo e ter alguma sorte nos sorteios), fazer mais um bonito na UEFA e ter ainda a hipótese de jogar a Supertaça de Portugal, é importante definir objectivos e tentar alcançá-los pois pareceu-me que este ano se deu prioridade à UEFA e, posteriormente, ao campeonato...
Por fim, e isto acaba por ser uma das coisas fundamentais: continuar a tentar atrair mais público para o Axa e, claro, aumentar o número de sócios deste ENORME clube!
Resta-me congratular AS, toda a SAD, equipa técnica e toda a gente responsável pelo sucesso do SCB e desejar que o seu bom trabalho possa continuar.
Força SCB, Força GVERREIROS
Quote from: 6589 on 15 de April de 2009, 22:32
Na minha óptica, e temendo não acrescentar nada ao que aqui foi dito, creio que esta época do SCB não foi nada de especial (tirando algumas excepções) comparativamente ao que estamos habituados...
O que estamos habituados é os três "grandes" serem todos os anos levados ao colo. Se não nos roubassem nos jogos contra eles não sei se neste momento não estariamos a disputar o titulo, acrescentem ao nosso futebol praticado a motivação de estar a lutar pelo titulo e depois digam-me do que eramos capazes... não vamos ter memória curta.
Duas coisas:
1. A época foi bastante positiva e não nos vamos esquecer que há poucos anos quase todas as épocas eram de sufoco até ao fim para não descer.
Ao Braga ainda falta "ELO", como se diz no xadrez ,para ser campeão (ninguém é campeão à 1ª tentativa) e as taças, sem tirar o mérito, têm também uma componente muito imprevisível, sorteios, um dia mau, etc. Tirando isso, a época foi boa a nível nacional e excepcional a nível europeu.
2. Apostar sim, mas com cuidado. Eu não acredito que tenhamos este plantel só com 12 milhões. Foi mais, aposto. Todos os clubes gastam mais do que dizem. E a conjuntura é complicada. O Braga tem um planmtel muito, mas mesmo muito bom, se mantiver o memo nível, ou mesmo um bocadinho abaixo, acho que pode fazer outra vez uma boa época.
Quote from: AMO-TE BRAGA on 15 de April de 2009, 22:43
Quote from: 6589 on 15 de April de 2009, 22:32
Na minha óptica, e temendo não acrescentar nada ao que aqui foi dito, creio que esta época do SCB não foi nada de especial (tirando algumas excepções) comparativamente ao que estamos habituados...
O que estamos habituados é os três "grandes" serem todos os anos levados ao colo. Se não nos roubassem nos jogos contra eles não sei se neste momento não estariamos a disputar o titulo, acrescentem ao nosso futebol praticado a motivação de estar a lutar pelo titulo e depois digam-me do que eramos capazes... não vamos ter memória curta.
Na minha opiniao esta época está a ser maravilhosa por um motivo muito importante: o regresso ao topo da liga, ás boas exibiçoes, aos bons resultados desportivos..
Estivemos em grande uma serie de épocas e depois tivemos a ultima época que foi terrivel...regressar ao mesmo nivel afigurava-se dificil por vários factores: o Braga em termos de contrataçoes nao tinha a bandeira taça UEFA (algo que importa na hora de contratar), nao tinhamos estabilidade no balneario, tinhamos o treinador e muitos jogadores novos no clube *, ora para mim conseguir remediar tudo o que de mau aconteceu do ano passado atingindo um nivel de exibiçoes tao elevado com tantos jogadores novos soa-me a um sucesso estrondoso...
*reparem que para a comunicaçao social para os lados do benfas este mesmo factor (de serem muitos jogadores novos e treinador também novo) continua a ser desculpa para nao existirem resultados
Quote from: isi_scb on 15 de April de 2009, 23:04
Quote from: AMO-TE BRAGA on 15 de April de 2009, 22:43
Quote from: 6589 on 15 de April de 2009, 22:32
Na minha óptica, e temendo não acrescentar nada ao que aqui foi dito, creio que esta época do SCB não foi nada de especial (tirando algumas excepções) comparativamente ao que estamos habituados...
O que estamos habituados é os três "grandes" serem todos os anos levados ao colo. Se não nos roubassem nos jogos contra eles não sei se neste momento não estariamos a disputar o titulo, acrescentem ao nosso futebol praticado a motivação de estar a lutar pelo titulo e depois digam-me do que eramos capazes... não vamos ter memória curta.
Na minha opiniao esta época está a ser maravilhosa por um motivo muito importante: o regresso ao topo da liga, ás boas exibiçoes, aos bons resultados desportivos..
Estivemos em grande uma serie de épocas e depois tivemos a ultima época que foi terrivel...regressar ao mesmo nivel afigurava-se dificil por vários factores: o Braga em termos de contrataçoes nao tinha a bandeira taça UEFA (algo que importa na hora de contratar), nao tinhamos estabilidade no balneario, tinhamos o treinador e muitos jogadores novos no clube *, ora para mim conseguir remediar tudo o que de mau aconteceu do ano passado atingindo um nivel de exibiçoes tao elevado com tantos jogadores novos soa-me a um sucesso estrondoso...
*reparem que para a comunicaçao social para os lados do benfas este mesmo factor (de serem muitos jogadores novos e treinador também novo) continua a ser desculpa para nao existirem resultados
concordo!!! este nivel exibicional, com tanta novidade no plantel, é impressionante!
imagino se para o ano mantivermos a mesma estrutura base...
rumo ao titulo!!!
Mas o orçamento do Braga para esta época era de 12 milhões de euros?
Verdadeiramente assustador!
Provavelmente com metade atingiamos as mesmas perfomances.
Mas não adianta conjecturar.O Futebol é imprevisivel...
Mas não aguentamos duas épocas seguidas com estes orçamentos, a não ser que façamos vendas milionárias, sempre imprevisiveis.
Quanto a objectivos, como tenho dito, não é possivel traçar objectivos em termos de taças, face à grande aleatoriedade dos sorteios.Não vencer taças nunca pode ser um fiasco.Lembremos que o Braga ganhou uma Taça de Portugal contra o Setubal que antes dois meses tinha dado 7-1...É mais avisado perspectivar algum sucesso por via do campeonato, já que uma prova de regularidade é mais previsivel.
Quote from: joaobl03 on 15 de April de 2009, 21:55
Quote from: Kilo on 15 de April de 2009, 16:13
Quote from: spinto on 15 de April de 2009, 15:03
Eis o meu balanço até ao momento:
A nivel de taças nacionais - muito má epoca, nem deu para aqueçer.
A nivel de campeonato - normal, tem sido á semelhança de anos anteriores.
A nivel de UEFA - Excelente, grandes jogos, grandes palcos, grandes adversários e muitas experiências a recordar.
A nivel de valorização - Estamos a valorizar muito e bem os activos que possuimos que é um garante do futuro próximo.
O mais importante para mim - A alegria de ver a equipa a jogar futebol de classe, a satisfação de dizerem que o braga joga o melhor futebol de portugal, a juventude que está cada vez mais a ser só braga, as campanhas nas escolas que enchem por completo de felicidade e braguismo os estudantes, a cidade que é falada pela europa o clube que é temido pelos adversários e claro a nossa conquista que muitos querem minorar mas que eu aprecio e a valorizo ( INTERTOTO).
O clube está mais organizado, mais profissional, e estamos a mudar mentalidades.
COMO FOI BOM VER A EQUIPA A JOGAR AO CONTRARIO DO ANO PASSADO QUE ATÉ METIA DÓ !!!
Disseste tudo! ;)
Completamente de acordo !
Melhor dito impossível...Só acrescento dizendo que a "placa" que ganhamos não deixa de ser um caneco...E um caneco com um sabor especial porque além de ser um caneco europeu,é um caneco que mais nenhum clube português conquistou ou conquistará, e também porque a ele juntou-se uma magnifico percurso da nossa equipa a nível europeu!
Quanto ao resto,teremos que vender jogadores. Não devemos vender muitos dos nossos melhores jogadores porque se o clube quer crescer terá que fazer uma boa gestão a nível de jogadores de qualidade, porque caso contrário corremos o risco de voltar a decrescer a nível de competição desportiva. E no que toca a compras,teremos que ir aos saldos...Mas quando digo ir aos saldos,refiro-me a comprar artigos da "gant" a preços da "pull&bear" ;D . E pronto...
Temos que fazer deste Braga um clube cada vez mais enorme e cada vez mais mágico...Tendo sempre em mente que "Roma" não foi construída em 2 dias! ;)
"Ao ter investido cerca de 12 milhões nesta época – o maior orçamento de sempre do braga "
Doze milhões? Pensava que eram 5 ou 6. Se assim foi as coisas estão negras. Não vendemos um jogador em Janeiro e vamos ter que vender agora muitos. E como o dinheiro não abunda e os potenciais compradores sabem que o Braga precisa vender, parece-me que vamos vender ao desbarato.Imaginem a equipa sem Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Aguiar,Orlando Sá, Linz, Renteria... Lá se vai a equipa que este ano jogou bom futebol e que tão bons resultados conseguiu na UEFA (no resto foi decepcionante nas taças e está a ser apenas regular no campeonato).
Contudo, não me parece que se possa voltar aos anos de "miséria". A aposta tem que continuar a ser forte para que não se perca o crescimento que tem sido notável.Mais do que atrair jovens para sócios façam-nos praticar desporto no S.C. Braga. Invistam na formação das modalidades amadoras: natação, basquetebol, voleibol, atletismo, etc.Com muitos pequenos atletas e familiares envolvidos é bem mais fácil cativar os bracarenses para o clube.
Quote from: José Soares on 16 de April de 2009, 09:44
"Ao ter investido cerca de 12 milhões nesta época – o maior orçamento de sempre do braga "
Doze milhões? Pensava que eram 5 ou 6. Se assim foi as coisas estão negras. Não vendemos um jogador em Janeiro e vamos ter que vender agora muitos. E como o dinheiro não abunda e os potenciais compradores sabem que o Braga precisa vender, parece-me que vamos vender ao desbarato.Imaginem a equipa sem Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Aguiar,Orlando Sá, Linz, Renteria... Lá se vai a equipa que este ano jogou bom futebol e que tão bons resultados conseguiu na UEFA (no resto foi decepcionante nas taças e está a ser apenas regular no campeonato).
Contudo, não me parece que se possa voltar aos anos de "miséria". A aposta tem que continuar a ser forte para que não se perca o crescimento que tem sido notável.Mais do que atrair jovens para sócios façam-nos praticar desporto no S.C. Braga. Invistam na formação das modalidades amadoras: natação, basquetebol, voleibol, atletismo, etc.Com muitos pequenos atletas e familiares envolvidos é bem mais fácil cativar os bracarenses para o clube.
A questão não é vender muito mas sim vender bem, coisa que com o porto é complicado, com 3/4 jogadores penso que conseguiriamenso atingir pleo menos os 10 Milhors: Joao Pereira+Orlanso Sá+Eduardo+Rodriguez. São jogadores bem cotados e que poderão trazer um bom retorno financeiro, agora sinceramente não me parece que serja com o porto que vamos fazer esses bons negocios, mas vamos lá ver. Para a proxima epoca é preciso ter muita cabecinha e não hipotecar o futuro para saciar a ansea de titulos do presente que alguma massa associativa terá, e digo alguma pk muitos sabem a realidade do clube, sabem até onde ele pode ir, e na minha opinião é melhor andar a cimentar lugares na Uefa e 4ºs lugar do que fazer uma grande investimento conseguir uma taça de portugal ou um lugar melhor na classificação mas isso depois traduzir-se no sufoco, na morte do clube.
FORÇA BRAGA !!!!
Quote from: José Soares on 16 de April de 2009, 09:44
"Ao ter investido cerca de 12 milhões nesta época – o maior orçamento de sempre do braga "
Doze milhões? Pensava que eram 5 ou 6. Se assim foi as coisas estão negras. Não vendemos um jogador em Janeiro e vamos ter que vender agora muitos. E como o dinheiro não abunda e os potenciais compradores sabem que o Braga precisa vender, parece-me que vamos vender ao desbarato.Imaginem a equipa sem Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Aguiar,Orlando Sá, Linz, Renteria... Lá se vai a equipa que este ano jogou bom futebol e que tão bons resultados conseguiu na UEFA (no resto foi decepcionante nas taças e está a ser apenas regular no campeonato).
Contudo, não me parece que se possa voltar aos anos de "miséria". A aposta tem que continuar a ser forte para que não se perca o crescimento que tem sido notável.Mais do que atrair jovens para sócios façam-nos praticar desporto no S.C. Braga. Invistam na formação das modalidades amadoras: natação, basquetebol, voleibol, atletismo, etc.Com muitos pequenos atletas e familiares envolvidos é bem mais fácil cativar os bracarenses para o clube.
Pois é, mais no princípio da época eu disse que o Orçamento tinha quer ser muito mais elevado do que se pensava, e ouvi das boas...
Mas a verdade é que não há lagosta ao preço do bacalhau. E o Braga tem plantel com lagosta. O que é bom paga-se.
Como já disse, eu não acredito sequer que seja 12 milhões. Acho que é mais. Isto é o que se passa em todos os clubes. Dizem que +e 3, mas afinal é 5; que é 5, mas afinal é 8, etc.
Ainda hoje li num jornal que o orçamento do Nacional é de 5 milhões. Alguém acredita? Eu não.
Vamos somar o do Braga:
Equipa técnica - 1, 5 milhões
Prémio de Equipa técnica (Campeonato + Uefa), vencimentos de Administradores da Sad e de outro pessoal (médicos, massagistas, roupeiros, olheiros, etc.) + deslocações para Portugal e estrangeiro- No mínimo dos míninos mais 2 milhões
Já vamos em 3,5 milhões
Compras de passes (poucas este ano mas por isso aumenta o que vem a seguir), (pagamentos a empresários e prémios de assinaturas a jogadores - No mínimo 1, 5 milhões
Vamos em 5 milhões
Odenados dos Jogadores - 25 jogadores a uma média de 20 mil euros* x 12 meses = 6 milhões de Euros
Passa a 11 milhões
Prémios a Jogadores (Campeonato e Uefa) - 3 milhões no mínimo
Isto dá 14/15 milhões
* Claro que há quem ganha menos, mas um Mossoró, um Meyong, um Luís Aguiar, um Rodriguez devem ganhar bem mais, por isso, é uma média.
Agora uma coisa muito importante: isto não é forçosamente um desastre, nem sequer nada assustador. Porque o que importa não é o que se gasta mas sim o saldo entre os custos e os proveitos. Aí, acho que não houve grande dequilíbrio.
Se gastarmos 15 milhões e tivermos proveitos também de 15, é muito melhor do que gastar 3 mas só ter receitas de 2. E penso que o SCB tem bastantes fontes de receitas e financiamentos, e tb pode vender algum ou alguns jogadores para equilibrar as coisas
Quote from: duke on 17 de April de 2009, 17:44
Quote from: José Soares on 16 de April de 2009, 09:44
"Ao ter investido cerca de 12 milhões nesta época – o maior orçamento de sempre do braga "
Doze milhões? Pensava que eram 5 ou 6. Se assim foi as coisas estão negras. Não vendemos um jogador em Janeiro e vamos ter que vender agora muitos. E como o dinheiro não abunda e os potenciais compradores sabem que o Braga precisa vender, parece-me que vamos vender ao desbarato.Imaginem a equipa sem Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Aguiar,Orlando Sá, Linz, Renteria... Lá se vai a equipa que este ano jogou bom futebol e que tão bons resultados conseguiu na UEFA (no resto foi decepcionante nas taças e está a ser apenas regular no campeonato).
Contudo, não me parece que se possa voltar aos anos de "miséria". A aposta tem que continuar a ser forte para que não se perca o crescimento que tem sido notável.Mais do que atrair jovens para sócios façam-nos praticar desporto no S.C. Braga. Invistam na formação das modalidades amadoras: natação, basquetebol, voleibol, atletismo, etc.Com muitos pequenos atletas e familiares envolvidos é bem mais fácil cativar os bracarenses para o clube.
Pois é, mais no princípio da época eu disse que o Orçamento tinha quer ser muito mais elevado do que se pensava, e ouvi das boas...
Mas a verdade é que não há lagosta ao preço do bacalhau. E o Braga tem plantel com lagosta. O que é bom paga-se.
Como já disse, eu não acredito sequer que seja 12 milhões. Acho que é mais. Isto é o que se passa em todos os clubes. Dizem que +e 3, mas afinal é 5; que é 5, mas afinal é 8, etc.
Ainda hoje li num jornal que o orçamento do Nacional é de 5 milhões. Alguém acredita? Eu não.
Vamos somar o do Braga:
Equipa técnica - 1, 5 milhões
Prémio de Equipa técnica (Campeonato + Uefa), vencimentos de Administradores da Sad e de outro pessoal (médicos, massagistas, roupeiros, olheiros, etc.) + deslocações para Portugal e estrangeiro- No mínimo dos míninos mais 2 milhões
Já vamos em 3,5 milhões
Compras de passes (poucas este ano mas por isso aumenta o que vem a seguir), (pagamentos a empresários e prémios de assinaturas a jogadores - No mínimo 1, 5 milhões
Vamos em 5 milhões
Odenados dos Jogadores - 25 jogadores a uma média de 20 mil euros* x 12 meses = 6 milhões de Euros
Passa a 11 milhões
Prémios a Jogadores (Campeonato e Uefa) - 3 milhões no mínimo
Isto dá 14/15 milhões
* Claro que há quem ganha menos, mas um Mossoró, um Meyong, um Luís Aguiar, um Rodriguez devem ganhar bem mais, por isso, é uma média.
Agora uma coisa muito importante: isto não é forçosamente um desastre, nem sequer nada assustador. Porque o que importa não é o que se gasta mas sim o saldo entre os custos e os proveitos. Aí, acho que não houve grande dequilíbrio.
Se gastarmos 15 milhões e tivermos proveitos também de 15, é muito melhor do que gastar 3 mas só ter receitas de 2. E penso que o SCB tem bastantes fontes de receitas e financiamentos, e tb pode vender algum ou alguns jogadores para equilibrar as coisas
Quanto às compras, o valor poderá ter sido superior. A fazer fé no site "transfer markt", o valor dispendido em contratações terá sido de 1.895.700 £, o que traduzinho em euros dá
2.147.615 € (à taxa actual).
http://www.transfermarkt.de/en/verein/1075/sporting-braga/transfers/uebersicht.html (http://www.transfermarkt.de/en/verein/1075/sporting-braga/transfers/uebersicht.html)
Quote from: Ferreira-Braga on 17 de April de 2009, 18:10
Quote from: duke on 17 de April de 2009, 17:44
Quote from: José Soares on 16 de April de 2009, 09:44
"Ao ter investido cerca de 12 milhões nesta época – o maior orçamento de sempre do braga "
Doze milhões? Pensava que eram 5 ou 6. Se assim foi as coisas estão negras. Não vendemos um jogador em Janeiro e vamos ter que vender agora muitos. E como o dinheiro não abunda e os potenciais compradores sabem que o Braga precisa vender, parece-me que vamos vender ao desbarato.Imaginem a equipa sem Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Aguiar,Orlando Sá, Linz, Renteria... Lá se vai a equipa que este ano jogou bom futebol e que tão bons resultados conseguiu na UEFA (no resto foi decepcionante nas taças e está a ser apenas regular no campeonato).
Contudo, não me parece que se possa voltar aos anos de "miséria". A aposta tem que continuar a ser forte para que não se perca o crescimento que tem sido notável.Mais do que atrair jovens para sócios façam-nos praticar desporto no S.C. Braga. Invistam na formação das modalidades amadoras: natação, basquetebol, voleibol, atletismo, etc.Com muitos pequenos atletas e familiares envolvidos é bem mais fácil cativar os bracarenses para o clube.
Pois é, mais no princípio da época eu disse que o Orçamento tinha quer ser muito mais elevado do que se pensava, e ouvi das boas...
Mas a verdade é que não há lagosta ao preço do bacalhau. E o Braga tem plantel com lagosta. O que é bom paga-se.
Como já disse, eu não acredito sequer que seja 12 milhões. Acho que é mais. Isto é o que se passa em todos os clubes. Dizem que +e 3, mas afinal é 5; que é 5, mas afinal é 8, etc.
Ainda hoje li num jornal que o orçamento do Nacional é de 5 milhões. Alguém acredita? Eu não.
Vamos somar o do Braga:
Equipa técnica - 1, 5 milhões
Prémio de Equipa técnica (Campeonato + Uefa), vencimentos de Administradores da Sad e de outro pessoal (médicos, massagistas, roupeiros, olheiros, etc.) + deslocações para Portugal e estrangeiro- No mínimo dos míninos mais 2 milhões
Já vamos em 3,5 milhões
Compras de passes (poucas este ano mas por isso aumenta o que vem a seguir), (pagamentos a empresários e prémios de assinaturas a jogadores - No mínimo 1, 5 milhões
Vamos em 5 milhões
Odenados dos Jogadores - 25 jogadores a uma média de 20 mil euros* x 12 meses = 6 milhões de Euros
Passa a 11 milhões
Prémios a Jogadores (Campeonato e Uefa) - 3 milhões no mínimo
Isto dá 14/15 milhões
* Claro que há quem ganha menos, mas um Mossoró, um Meyong, um Luís Aguiar, um Rodriguez devem ganhar bem mais, por isso, é uma média.
Agora uma coisa muito importante: isto não é forçosamente um desastre, nem sequer nada assustador. Porque o que importa não é o que se gasta mas sim o saldo entre os custos e os proveitos. Aí, acho que não houve grande dequilíbrio.
Se gastarmos 15 milhões e tivermos proveitos também de 15, é muito melhor do que gastar 3 mas só ter receitas de 2. E penso que o SCB tem bastantes fontes de receitas e financiamentos, e tb pode vender algum ou alguns jogadores para equilibrar as coisas
Quanto às compras, o valor poderá ter sido superior. A fazer fé no site "transfer markt", o valor dispendido em contratações terá sido de 1.895.700 £, o que traduzinho em euros dá 2.147.615 € (à taxa actual).
http://www.transfermarkt.de/en/verein/1075/sporting-braga/transfers/uebersicht.html (http://www.transfermarkt.de/en/verein/1075/sporting-braga/transfers/uebersicht.html)
Começou por ser 12 milhões e ja se avança para 15 ??? é o que faz lançar para aqui números de cabeça. Eu não sei se são 12,15 ou mais, e até pode ser menos.Não acredito que o orçamento do Braga contenha estes números! Até porque também eu posso facilmente fazer contas de cabeça à minha maneira e escrever:
Equipa técnica - 3,5 milhoes; compras - outros tantos...e por aí adiante. No final seriam muito mais do que os 12 ou 15 milhões.
Mas alguém acredita que o orçamento do Braga este ano seja de 12/15 milhões?eu não acredito!
Os números oficiais apontam para um orçamento de 6 milhões de euros , de qualquer forma não acredito que o orçamento tenha sido superior a 8 milhões .
Esta época desportiva não foi aquilo que esperava. Eu esperava mais, muito mais. Temos o melhor plantel de todos os tempos e o melhor, desta época desportiva, a seguir aos tripeiros. A nossa SAD está bem estruturada, temos um corpo clínico assente num gabinete médico equiparado aos melhores clubes do Mundo. A equipa técnica é competente e pôs a equipa a jogar um futebol atraente, bonito, mas que por vezes não foi tão eficaz. O perfume do nosso futebol chegou além fronteiras merecendo os mais rasgados elogios na imprensa mundial.
TAÇAS - esperava-se um caneco e...nada
LIGA - ficamos aquém do esperado (pelo menos para mim porque esperava mais, esperava disputar o titulo).
UEFA - sem dúvida a melhor época da história. Grandes jogos em grandes palcos com a conquista da Intertoto . Sinto-me orgulhoso da equipa .
A nossa época, a nível interno, ficou decidida em dois jogos: luz, com o benfica, e AXA, com o porto em que fomos roubados descaradamente.
Com tudo isto, resta-nos assegurar o comboio da UEFA para que na próxima época possamos estar mais uma vez presentes na Europa do futebol.
Quote from: joaobl03 on 18 de April de 2009, 00:50
Os números oficiais apontam para um orçamento de 6 milhões de euros , de qualquer forma não acredito que o orçamento tenha sido superior a 8 milhões .
Pois sim, os números oficiais do Boavista quando foi campeão também apontavam para menos de 1 milhão de contos. E agora sabe-se que foram quase 25 milhões (5 milhões de contos). Depois, as pessoas não percebem como é que aparecem défices monstruosos. Atenção, não estou a dizer que o SCB esteja no caminho do Boavista. Mas não sejamos ingénuos. Nós talvez jogássemos de graça no nosso clube, mas os jogadores, treinadores, etc, não o fazem. Ou alguém pensa que jogadores de qualidade, comno temos, dizem: Não, como é o Braga, eu vou fazer um desconto?!
Os números oficiais do Nacional também apontam para 5 milhões. Alguém acredita? Já o Benfica dizia que ia ter um orçamento x que so em contratações já tinha gasto antes da época começar!
Quote from: joaobl03 on 18 de April de 2009, 00:50
Os números oficiais apontam para um orçamento de 6 milhões de euros , de qualquer forma não acredito que o orçamento tenha sido superior a 8 milhões .
Eu não sei onde vão buscar estes números. Já sei que os clubes gostam de anunciar orçamentos para o futebol (onde contabilizam apenas os custos que bem entendem) mas, para mim, o importante são os custos suportados pela SAD. Afinal, se a SAD existe para gerir o futebol, porque é que apenas uma parte dos seus custos (salários de jogadores e equipa técnica, pouco mais) devem ser considerados!?
A verdade é que a SAD registou em 2006/2007 custos de perto de 11 milhões de euros e em 2007/2008 rondaram os 11,5 milhões! E estes números até foram discutidos por aqui (http://www.superbraga.com/forum/index.php?topic=9126.msg149891#msg149891). Não percebo pois a surpresa quando se avançam com números da ordem dos 12 milhões de euros! Eu até acredito que em termos salariais o nosso plantel não seja mais caro que o anterior - recordemos a saída de pesos pesados como JVP, Paulo Santos, João Tomás, Contreras, Wender (e as cedências a meio da temporada de Madrid e Linz). Mas houve valores investidos em passes de jogadores significativos (que contudo podem vir a ser rentabilizados) e portanto, não me parece descabida a possibilidade de que a SAD venha a apresentar custos na ordem dos 12 milhões de euros...
Mas atenção: o mesmo acontece com as restantes SAD/clube. Posso por exemplo dizer que, pelos números que conheço, as SAD dos clubes da Madeira apresentam números muito semelhantes aos nossos! Até podem dizer que os orçamentos para o futebol são 4-5-6 milhões, mas a verdade é que as suas SAD apresentam custos muito superiores. E para mim, esses são os números que interessam...
Quanto à nossa época, é cedo para fazer uma avaliação porque ainda não temos uma posição europeia garantida. Contudo, penso que a época tem sido muito boa. Devemos ter memória : não estávamos apurados para as competições europeias e acabámos por cair (algo injustamente) nos oitavos de final, com uma equipa quase toda remodelada e com um novo técnico! Conseguimos ultrapassar o difícil início de temporada (pelas alterações que se produziram no plantel e no banco) com chances de lutar pelos primeiros lugares - luta da qual, é unanimemente reconhecido, fomos escandalosamente afastados em fase chave da temporada, facto que nos remeteu à habitual luta por postos da UEFA.
Aguardemos pois o fim da temporada. Mas eu diria que um apuramento para a UEFA (de preferência na quarta posição) faria desta uma excelente época.
Na minha opinião esta época foi marcada por uma aposta na campanha Europeia. Penso que a mensagem desde cedo foi dada por JJ ao dizer que não conseguiriamos andar em todas as frentes. Aqui para mim começa o primeiro erro pois a equipa ela própria aceita como natural a eliminação na taça da liga e de Portugal.
parece-me que estes jogadores só se motivam para grandes palcos e para jogos tipo Trofense, E. Amadora não o fazem como o mesmo índice de motivação.
Parece-me que para fazer um grande campeonato e estar na taça UEFA ao mesmo tempo é preciso mudar esta mentalidade. Senão vamos ter que esperar por um ano sem competições Europeias para atacar os lugares cimeiros.
O grande problema é que o 4º lugar já nos sabe a pouco desde alguns anos e eu trocava-o por uma conquista de uma taça que seria a forma de festejarmos em grande e despertar a cidades.
Mesmo no dia em que recebemos a placa da intertoto tivemos a eliminação pelo PSG ouseja enm deu para festejar direito.
É claro que temos de seguir este trilho com realismo financeiro e acertar agulhas na caminha para uma conquista.
Arsenal
Quote from: jacm on 17 de April de 2009, 18:58
Quote from: Ferreira-Braga on 17 de April de 2009, 18:10
Quote from: duke on 17 de April de 2009, 17:44
Quote from: José Soares on 16 de April de 2009, 09:44
"Ao ter investido cerca de 12 milhões nesta época – o maior orçamento de sempre do braga "
Doze milhões? Pensava que eram 5 ou 6. Se assim foi as coisas estão negras. Não vendemos um jogador em Janeiro e vamos ter que vender agora muitos. E como o dinheiro não abunda e os potenciais compradores sabem que o Braga precisa vender, parece-me que vamos vender ao desbarato.Imaginem a equipa sem Eduardo, João Pereira, Rodriguez, Aguiar,Orlando Sá, Linz, Renteria... Lá se vai a equipa que este ano jogou bom futebol e que tão bons resultados conseguiu na UEFA (no resto foi decepcionante nas taças e está a ser apenas regular no campeonato).
Contudo, não me parece que se possa voltar aos anos de "miséria". A aposta tem que continuar a ser forte para que não se perca o crescimento que tem sido notável.Mais do que atrair jovens para sócios façam-nos praticar desporto no S.C. Braga. Invistam na formação das modalidades amadoras: natação, basquetebol, voleibol, atletismo, etc.Com muitos pequenos atletas e familiares envolvidos é bem mais fácil cativar os bracarenses para o clube.
Pois é, mais no princípio da época eu disse que o Orçamento tinha quer ser muito mais elevado do que se pensava, e ouvi das boas...
Mas a verdade é que não há lagosta ao preço do bacalhau. E o Braga tem plantel com lagosta. O que é bom paga-se.
Como já disse, eu não acredito sequer que seja 12 milhões. Acho que é mais. Isto é o que se passa em todos os clubes. Dizem que +e 3, mas afinal é 5; que é 5, mas afinal é 8, etc.
Ainda hoje li num jornal que o orçamento do Nacional é de 5 milhões. Alguém acredita? Eu não.
Vamos somar o do Braga:
Equipa técnica - 1, 5 milhões
Prémio de Equipa técnica (Campeonato + Uefa), vencimentos de Administradores da Sad e de outro pessoal (médicos, massagistas, roupeiros, olheiros, etc.) + deslocações para Portugal e estrangeiro- No mínimo dos míninos mais 2 milhões
Já vamos em 3,5 milhões
Compras de passes (poucas este ano mas por isso aumenta o que vem a seguir), (pagamentos a empresários e prémios de assinaturas a jogadores - No mínimo 1, 5 milhões
Vamos em 5 milhões
Odenados dos Jogadores - 25 jogadores a uma média de 20 mil euros* x 12 meses = 6 milhões de Euros
Passa a 11 milhões
Prémios a Jogadores (Campeonato e Uefa) - 3 milhões no mínimo
Isto dá 14/15 milhões
* Claro que há quem ganha menos, mas um Mossoró, um Meyong, um Luís Aguiar, um Rodriguez devem ganhar bem mais, por isso, é uma média.
Agora uma coisa muito importante: isto não é forçosamente um desastre, nem sequer nada assustador. Porque o que importa não é o que se gasta mas sim o saldo entre os custos e os proveitos. Aí, acho que não houve grande dequilíbrio.
Se gastarmos 15 milhões e tivermos proveitos também de 15, é muito melhor do que gastar 3 mas só ter receitas de 2. E penso que o SCB tem bastantes fontes de receitas e financiamentos, e tb pode vender algum ou alguns jogadores para equilibrar as coisas
Quanto às compras, o valor poderá ter sido superior. A fazer fé no site "transfer markt", o valor dispendido em contratações terá sido de 1.895.700 £, o que traduzinho em euros dá 2.147.615 € (à taxa actual).
http://www.transfermarkt.de/en/verein/1075/sporting-braga/transfers/uebersicht.html (http://www.transfermarkt.de/en/verein/1075/sporting-braga/transfers/uebersicht.html)
Começou por ser 12 milhões e ja se avança para 15 ??? é o que faz lançar para aqui números de cabeça. Eu não sei se são 12,15 ou mais, e até pode ser menos.Não acredito que o orçamento do Braga contenha estes números! Até porque também eu posso facilmente fazer contas de cabeça à minha maneira e escrever:
Equipa técnica - 3,5 milhoes; compras - outros tantos...e por aí adiante. No final seriam muito mais do que os 12 ou 15 milhões.
Mas alguém acredita que o orçamento do Braga este ano seja de 12/15 milhões?eu não acredito!
acho que tambem deviamos falar das receitas isso sim importante para sustentar o crescimento do braga
Acho que nisso a epoca foi positiva pois o leque de patrocinadores foi alargado e a esposição mediatica aumentou embora pense que com a comunicação social que temos é muito complicado.
cinto o clube mais organizado e mais profissional, o estádio AXA aos poucos vai melhorando ( Bares com melhores condições , lojas ) embora pense que será um aspecto muito importante para aumentarmos as assistencias = aumento de receitas.
Na angariação de novos socios tambem ai se trabalhou mais um pouco embora pense que devera ser feito de uma forma mais agressiva.
O que a SAD do Braga vai fazer é o que todos as empresas estão a fazer.
Os tempos são difíceis, sponsors "viste-los", portanto a tendência é para o emagrecimento dos orçamentos.
Se existe esta pressão sobre a remuneração dos gestores, também os salários dos jogadores terão de baixar. Acrescendo a isto o que se passa no Amadora, Setúbal, Varzim, etc., mais vale pouco e certo do que muito e nenhum. Aliás, a fama de bom pagador que alguns clubes estão a grangear poderá ser decisivo na escolha dos jogadores.
Relativamente à época que está a acabar, pelo menos do meu caso pessoal, existe um facto a salientar. Este ano existe um prazer muito maior em ir à "pedreira", mesmo até uma certa ansiedade pelo próximo jogo. Isto fruto das exibições protagonizadas (mesmo com alguns resultados menos bons) e da qualidade técnica patenteada pelos nossos artistas.
Existe também outro factor de certo modo com algo a ver com a parte financeira. Mesmo sem os tais canecos, o plantel do Braga foi este ano bastante valorizado. Isto deveu-se às boas exibições, principalmente com os planteis de maior dimensão e à campanha europeia. Os nossos jogadores têm mercado e procura, acho que a SAD devia vender os que pudesse. Lembremo-nos de exemplos como Madrid, Paulo Santos, para não voltar a deixar passar os timings.
teremos então, face á crise um SCB-SAD de contenção?
e essa contenção poderá ditar uma conquista superior ao conseguido este ano?
Quote from: ric on 20 de May de 2009, 10:09
teremos então, face á crise um SCB-SAD de contenção?
e essa contenção poderá ditar uma conquista superior ao conseguido este ano?
Sim, penso k sim em ambos os pontos.
No primeiro ponto será obrifgatoria a contenção pk tem de cobrir os prejuizos acumulados de anos anterores, a tal necessidade de vender alguns dos activos mais valiosos e ao mesmo tempo não dispender muito em contratações para o bem do tão falado equilibrio orçamental.
No segundo ponto tambem acho k sim se não tivermos uma debandada dos jogadores mais influentes da equipa, é evidente que um Eduardo, o Orlando penso k já foi, o João Pereira e o prorpio Rodriguez são serios candidatos a serem vendidos. Para colmatar esta e eoutras eventuais lacunas temos de contar com os jogadores emprestados, penso k o Pawel, o Kalaba, o Yazalde e talvez o Linz irão regressar ao plantel, depois temos em ter mos de investimento ultra necessario e primordial substituir o João Pereira, tarefa k nao será facil e talvez cara, aqui so o emprestimo do Miguel Lopes poderá ser uma solucção k não impleque investimento.
Mas mesmo com saidas e entradas penso k um dos factores k irá se determinante para o ultrapassar ou não dos objectivos serão as lesões, se for como esta epoca penso k não há milagres, isto foi uma autentica sangria no plantel.
Ahh, e o treinador como é evidente, mas isso ainda vai ser novela por algum tempo.
FORÇA BRAGA !!!!
Há que ter muita cabeça para preparar esta época!
Por um lado, é fundamental manter a performance europeia (e nacional) em alta, por outro, os prejuizos apresentados no ultimo exercício e os custos do plantel desta época não nos deixam grande desafogo!
E temos que ter a noção que no fim desta época acaba o contrato com a AXA! Os bons resultados impoem-se! Tanto para manter um parceiro de nível mundial e com força financeira como para, quem sabe, atrair um novo parceiro disposto a investir ainda mais!
Para além disto, a venda de jogadores parece-me inevitável!
Se há uns tempos pensava que o Eduardo ia ser a principal fonte de receita, enganei-me! Mas seria o jogador mais "fácil" de vender! Internacional, jovem, com duas épocas de grande nível e com um substituto mais do que à altura nos nossos quadros! Mas se nós sabemos do valor dele, a imagem que tem passado, não ajuda a quem vê as coisas de fora. Rodriguez e João Pereira são saídas também praticamente certas! E Orlando já foi! E em boa hora se perspectivam estas vendas!
E a forma de encarar as saídas tem que ser esta! Vender, realizar o encaixe respectivo, e procurar dentro da nossa realidade se temos substitutos à altura!
Jogadores como Kalaba, Yazalde, Pawel, Palmeira podem perfeitamente ter lugar no plantel! Seja como primeiras opções, seja como elementos do plantel que a qualquer momento podem ser necessários!
Não me parece que seja fundamental ter tantos jogadores e tão caros como tivemos este ano! Não podemos cair no erro de esbanjar dinheiro como o fizemos, por exemplo, com o Mossoró! Não ponho em causa o valor do jogador, apenas a nossa capacidade financeira para realizar operações destas!
Teremos reais capacidades para investir em Mossoró, Luis Aguiar, Kalaba, Yazalde...? Já depois de termos investido forte em Linz e em outros jogadores? É preciso cuidado, muito cuidado! Quero que o Braga tenha sucesso, mas não a qualquer preço!
Há tantos e tão bons valores no nosso futebol... Quem não se lembra de Nunes, Abel, Jorge Luiz, Vandinho...
E isto sem referir a massa salarial do nosso clube, coisa que me preocupa bastante!
Portanto, respondendo à questão base, acho que ha que reduzir alguns custos e abrandar o investimento feito, mas não diminuir a ambição! E há um ponto fundamental para isto: manter Jorge Jesus! Já conhece o plantel, há uma estrutura montada e apenas seria necessário proceder a alguns retoques! Caso não fique, parece-me que o milhão de euros que a sua saída irá render serão os mais caros da história do Braga!
Quote from: Kilo on 20 de May de 2009, 13:58
Caso não fique, parece-me que o milhão de euros que a sua saída irá render serão os mais caros da história do Braga!
Ora aí está uma grande verdade....
Quote from: Kilo on 20 de May de 2009, 13:58
Há que ter muita cabeça para preparar esta época!
Por um lado, é fundamental manter a performance europeia (e nacional) em alta, por outro, os prejuizos apresentados no ultimo exercício e os custos do plantel desta época não nos deixam grande desafogo!
E temos que ter a noção que no fim desta época acaba o contrato com a AXA! Os bons resultados impoem-se! Tanto para manter um parceiro de nível mundial e com força financeira como para, quem sabe, atrair um novo parceiro disposto a investir ainda mais!
Para além disto, a venda de jogadores parece-me inevitável!
Se há uns tempos pensava que o Eduardo ia ser a principal fonte de receita, enganei-me! Mas seria o jogador mais "fácil" de vender! Internacional, jovem, com duas épocas de grande nível e com um substituto mais do que à altura nos nossos quadros! Mas se nós sabemos do valor dele, a imagem que tem passado, não ajuda a quem vê as coisas de fora. Rodriguez e João Pereira são saídas também praticamente certas! E Orlando já foi! E em boa hora se perspectivam estas vendas!
E a forma de encarar as saídas tem que ser esta! Vender, realizar o encaixe respectivo, e procurar dentro da nossa realidade se temos substitutos à altura!
Jogadores como Kalaba, Yazalde, Pawel, Palmeira podem perfeitamente ter lugar no plantel! Seja como primeiras opções, seja como elementos do plantel que a qualquer momento podem ser necessários!
Não me parece que seja fundamental ter tantos jogadores e tão caros como tivemos este ano! Não podemos cair no erro de esbanjar dinheiro como o fizemos, por exemplo, com o Mossoró! Não ponho em causa o valor do jogador, apenas a nossa capacidade financeira para realizar operações destas!
Teremos reais capacidades para investir em Mossoró, Luis Aguiar, Kalaba, Yazalde...? Já depois de termos investido forte em Linz e em outros jogadores? É preciso cuidado, muito cuidado! Quero que o Braga tenha sucesso, mas não a qualquer preço!
Há tantos e tão bons valores no nosso futebol... Quem não se lembra de Nunes, Abel, Jorge Luiz, Vandinho...
E isto sem referir a massa salarial do nosso clube, coisa que me preocupa bastante!
Portanto, respondendo à questão base, acho que ha que reduzir alguns custos e abrandar o investimento feito, mas não diminuir a ambição! E há um ponto fundamental para isto: manter Jorge Jesus! Já conhece o plantel, há uma estrutura montada e apenas seria necessário proceder a alguns retoques! Caso não fique, parece-me que o milhão de euros que a sua saída irá render serão os mais caros da história do Braga!
Subscrevo ;)
Saudações Ultras
mas deixem-me ser advogado do diabo:
com o mais caro orçamentos de sempre do SCB, com uma estrutura profissional, o SCB deverá ficar em 5º lugar a 273 pontos do 4º, a meia duzia do 3º e outros tantos para o sexto, manteremos o memso nivel na proxima época para quê? para um lugar europeu? para o meio da tabela? acham que manetendo estrutura poderemos morder os calcanhares do podio? Ou valerá a pena investir mais para tentar mais?
para mim, estas são duvidas que não vi ainda respondidas e que me deixam apreensivo ) por ignorancia9 em relação ao futuro.
Para mim, confesso que esta época era de aposta efectiva num caneco. Conseguimos a intertoto que não estava nos planos e que serviu como "recompensa pelo bom desempenho europeu".
tentavamos ainda meter-nos no podio. Não conseguimos e nem sequer tentamos "atrapalhar" o titulo...
Assim , fizemos os minimos e isso é a verdade crua e nua.
Sei que Salvador é ambicioso e quer mais. Mas face a esta aposta, acham que salvador continuará a manter a parada ou recuará um pouco na capcidade de apostar?
penso que este ano foi um ano teste , um anos em que a parada foi alta e pouco ou nada se ganhou efectivamente. Continuaremos a apostar em mais altos voos?
sinceramente, gostaria de saber qual a politica que teremos para o proximo ano na SAD:
O porto parece inverter a sua politica apostando em jogadores jovens e nacionais e libertando activos de "prateleira". O benfica poderá vir a ingrosdsar os clubes falidos a curto prazo e só mesmo a implantação nacional que tem lhe poderá dar algum oxigeneio. O sporting parece apostado em retocar aqui e ali os seus quadros e piuco mais.
E O Braga? a que assistiremos? eSATREMOS dependentes das vendas e dos activos postos no mercado? e quais aqueles que podemos vender?
São muitas interrogações para uma depto simplório...
Quote from: ric on 20 de May de 2009, 14:52
mas deixem-me ser advogado do diabo:
com o mais caro orçamentos de sempre do SCB, com uma estrutura profissional, o SCB deverá ficar em 5º lugar a 273 pontos do 4º, a meia duzia do 3º e outros tantos para o sexto, manteremos o memso nivel na proxima época para quê? para um lugar europeu? para o meio da tabela? acham que manetendo estrutura poderemos morder os calcanhares do podio? Ou valerá a pena investir mais para tentar mais?
para mim, estas são duvidas que não vi ainda respondidas e que me deixam apreensivo ) por ignorancia9 em relação ao futuro.
Para mim, confesso que esta época era de aposta efectiva num caneco. Conseguimos a intertoto que não estava nos planos e que serviu como "recompensa pelo bom desempenho europeu".
tentavamos ainda meter-nos no podio. Não conseguimos e nem sequer tentamos "atrapalhar" o titulo...
Assim , fizemos os minimos e isso é a verdade crua e nua.
Sei que Salvador é ambicioso e quer mais. Mas face a esta aposta, acham que salvador continuará a manter a parada ou recuará um pouco na capcidade de apostar?
penso que este ano foi um ano teste , um anos em que a parada foi alta e pouco ou nada se ganhou efectivamente. Continuaremos a apostar em mais altos voos?
sinceramente, gostaria de saber qual a politica que teremos para o proximo ano na SAD:
O porto parece inverter a sua politica apostando em jogadores jovens e nacionais e libertando activos de "prateleira". O benfica poderá vir a ingrosdsar os clubes falidos a curto prazo e só mesmo a implantação nacional que tem lhe poderá dar algum oxigeneio. O sporting parece apostado em retocar aqui e ali os seus quadros e piuco mais.
E O Braga? a que assistiremos? eSATREMOS dependentes das vendas e dos activos postos no mercado? e quais aqueles que podemos vender?
São muitas interrogações para uma depto simplório...
ai adepto sofe, se não é o treinador são os jogadores k vão sair, os k irão entrar, se há dinheiro para, e se há será k vale apena.... longe vai o tempo em k o futebol se resumia a 11 malotas de cada lado atras de uma bola, good old times ;D ;D ;D ;D ;D
Quote from: ric on 20 de May de 2009, 10:09
teremos então, face á crise um SCB-SAD de contenção?
e essa contenção poderá ditar uma conquista superior ao conseguido este ano?
Todos nós falamos de orçamento elevado, de custos, mas alguem tem valores que me faça provar que gastamos demais?
É que a unica prova que eu tenho é de uma boa gestão, e se investimos é porque tambem vendemos, o que faltava era uma boa gestão de recursos humanos...agora compramos barato e vendemos caro!!!
E as provas europeias são a unica possibilidade de rentabilizar os activos como uma montra, este ano aposto que vamos fazer um optimo encaixe financeiro, vamos comprar barato e voltar a apostar forte!!!
Mas gostava de saber valores!!!
E mais, neste momento somos a equipa em portugal, que respira melhor financeiramente!!!!Tenho dito!!!
Quote from: A.Castro on 21 de May de 2009, 19:25
E mais, neste momento somos a equipa em portugal, que respira melhor financeiramente!!!!Tenho dito!!!
.
isto se deve principalmente as vendas de jogadores que temos realizado, por isso temos que continuar a vender e se o nosso treinador da um milhão de euros já não é mau.
Basta ver os relatórios e contas da SC Braga SAD para vermos que temos um resultado operacional mensal negativo de cerca de 200 mil euros! Se isto não é preocupante...
Se corre mal a época? Se não há vendas de jogadores? Quando se lida com dinheiro, contar com o ovo no ***** da galinha, geralmente, dá mau resultado...
Quote from: A.Castro on 21 de May de 2009, 19:25
E mais, neste momento somos a equipa em portugal, que respira melhor financeiramente!!!!Tenho dito!!!
Estás muito enganado!!!!
Saúde financeira não é igual a ter lucro no final do ano (que nós não temos)!!! Tu podes ter lucro no final do ano e não ter grande saúde financeira por vários motivos...
Não percebo como é que dizem que temos boa saúde financeira qdo temos resultados operacionais negativos de 2/3 M época (!!!) e temos um capital próprio inferior a isso....
Anda tudo a espera do ovo no ***** da galinha, resumindo, andamos TOTALMENTE dependentes da vontade dos outros clubes comprarem ou não os nossos jogadores (e lá está o efeito apeadeiro), pk caso não hajam vendas esta época entramos em falência técnica...
Apesar de não me acreditar que isso aconteça esta época, pois vamos realizar vendas, existe procura para isso, acho eu, isso não invalida que eu concorde com esta politica, quero ganhar mas não quero ganhar a todo custo!!! Pk com esta politica corremos o risco de nos enterrar como o Vitoria e Estrela! E eu não quero ver o meu clube nessa situação, e meus caros, se as coisas correrem bem toda gente se congratula, mas caso dê para o torto alguns deles vão ser como ratos...
Acho que as pessoas estão a ficar demasiado exigentes com o treinador.
Querem o quê? Gastar aos 350 mil euros por ano num treinador? Não parece excessivo para um clube como o nosso?
Nós não somos o Benfica ou o Porto que têm rios de dinheiro para gastar. Por isso acho que devemos ter mais um bocado de contenção nos gastos. Pois o nosso património é zero! Não temos nada para hipotecar, apenas os jogadores.
Por isso acho que temos de começar a cortar em alguma coisa, e se o Jorge Jesus sair, o treinador devia ser um deles.
Do resto é poupar nos salários dos jogadores, baixar o tecto salarial, não devíamos ter tantos jogadores no plantel a receber o que recebe o Madrid, Linz, César Peixoto entre outros. Temos que jogar mais no escuro e contratar jogadores menos conhecidos e que peçam menos ao fim do mês. Vejam o que se fez quando o Jesualdo esteve cá.
Boa prospecção é tudo o que precisamos.
Quote from: SimpLe-Kid on 21 de May de 2009, 23:03
Acho que as pessoas estão a ficar demasiado exigentes com o treinador.
Querem o quê? Gastar aos 350 mil euros por ano num treinador? Não parece excessivo para um clube como o nosso?
Nós não somos o Benfica ou o Porto que têm rios de dinheiro para gastar. Por isso acho que devemos ter mais um bocado de contenção nos gastos. Pois o nosso património é zero! Não temos nada para hipotecar, apenas os jogadores.
Por isso acho que temos de começar a cortar em alguma coisa, e se o Jorge Jesus sair, o treinador devia ser um deles.
Do resto é poupar nos salários dos jogadores, baixar o tecto salarial, não devíamos ter tantos jogadores no plantel a receber o que recebe o Madrid, Linz, César Peixoto entre outros. Temos que jogar mais no escuro e contratar jogadores menos conhecidos e que peçam menos ao fim do mês. Vejam o que se fez quando o Jesualdo esteve cá.
Boa prospecção é tudo o que precisamos.
Além disso, apostar nos jogadores das camadas jovens. Já no outro dia falei isto com um amigo, prefiro ter uma equipa com 13/14 bons jogadores, mas jogadores a sério, e os restantes serem jovens jogadores oriundos do clube ou então, que venham de escalões inferiores com baixos salários e vontade de mostrar trabalho.
Agora ter jogadores que ganham muito (para as possibilidades do nosso clube) e estarem uma época sem jogarem ou o que jogam não corresponde aquilo que ganham ou ao valor que o Braga pagou por eles é que não . Jogadores como o jorginho, matheus, madrid, podiam bem ser substituídos por jogadores juniores, para aquilo que fizeram. O Mossoro tendo em conta o que foi o pago por ele teria que apresentar muito melhor futebol, espero que na próxima época mostre qualidade de acordo com o valor pago!
A meu ver temos de criar o equilibrio necessario entre as finanças do clube e os objectivos do clube. NEste momento deveriamos estar a tentar rentabilizar o capital humano que temos adquirido ao fim 5 epocas a ir às competiçoes europeias e com classificações positivas na maioria desses anos, só desse modo um dia, sempre numa politica de rigor orçamental poderemos ser os mais auto-suficientes possiveis, para deixarmos de ser o "apeadeiro". Até lá que remedio não temos nós senao sobreviver com as chamadas receitas extraordinarias. Não nos podemos esquecer que temos obrigatoriamente de fazer boas epocas para vermos os nossos activos devidamente valorizados, epocas como esta em k fomos montra na europa fazem com que os passes dos nossos jogadores tivessem inflaccionado, infelizmente na minha opinião toda esta historia do JJ e a propria conjuntura internacional serão factores que irão certamente impedir o encaixe possivel, noutra altura fazer esta epoca com este leque de jogadores certamente iriamos fazer rios de dinheiro.
Temos de continuar a ser o "apeadeiro" para o bem ou mal dos nossos pecados, temos obrigatoriamente de vender todas as epocas, solução, adquirir capital humano, socios, conseguir bons patrocinios e tentar rentabilizar o nosso merchadising, ora todos estes factores estão interligados por um factor, resultados desportivos, não há hipotese.
Por isso meus caros o investimento terá de continuar a ser feito, na minha opinião teremos de consolidar esta nossa posição, como costumam dizer k os 3 primeiros lugares estão cativos para os 3 estarolas, temos de "comprar" o 4º, consolidar esse projecto com a europa, fazer sempre boas campanhas, para depois já com outra pujança podermos dar-nos ao luxo de numa epoca apostar para algo mais, mas com uma boa almofada por baixo.
Evidente k nng descobriu a polvora, tecnicas de gestão desportiva estão todas estudadas, temos é de identificar aquela que melhor se encaixa no nosso clube+adeptos+cidade, e tentar criar um um sistema que faça com k deixemos de olhar para o mercado de transferencias como a unica tabua de salvação para as nossas contas. Não é nem será facil. Mas como diz o Xina prefiro ver-nos no 4º lugar, a vendar 2 jogadores por epoca para equilibrar as contas do k nos ver nas capas dos jornais ou na boca do presidente do sindicato dos jogadores. Kem ganha 100 naõ pode gastar 200, e nós já tivemos uma epoca em k gastamos mais do k recebemos, não nos podemos dar ao luxo de ter outra.
FORÇA BRAGA !!!!
bem, declarações recentes de Salvador falam em a SAD ter que encaixar este ano 10 milhões em vendas de activos....
quer isto dizer que para controlo de contas , é necessário vender o que vinha sendo uma constante preocupação de Salvador, já desde a sua tomada de posse.
podemos suentender que o nosso clube para encontrar equilibrio financeiro terá sempre que ser vendedor e que as receitas normais e não extraodinárias não são suficientes (como era de esperar).
Podemos tb depreender que os montantes da temporada passada tivessemsido mais altos que o esperado, até fruto da carreira europeia. E sobre esta carreira europeia eu até gostava de saber se em termos financeiros foi ou não positiva...
Quote from: ric on 29 de May de 2009, 10:11
bem, declarações recentes de Salvador falam em a SAD ter que encaixar este ano 10 milhões em vendas de activos....
quer isto dizer que para controlo de contas , é necessário vender o que vinha sendo uma constante preocupação de Salvador, já desde a sua tomada de posse.
podemos suentender que o nosso clube para encontrar equilibrio financeiro terá sempre que ser vendedor e que as receitas normais e não extraodinárias não são suficientes (como era de esperar).
Podemos tb depreender que os montantes da temporada passada tivessemsido mais altos que o esperado, até fruto da carreira europeia. E sobre esta carreira europeia eu até gostava de saber se em termos financeiros foi ou não positiva...
Ouvi uma altura o Carlos Freitas a falar exactamente da receita da UEFA, ele disse que foi ela por ela, não se teve prejuizo com a participação mas o lucro tb foi residual. Deu a entender que era fundamental atingir os Quartos, aí sim os prémios já eram alguma.
No que diz respeito às contas e ao k o Salvador veio dizer, penso k não é novidade para kem anda de olhos abertos e está atento ao k se passa no clube. Não temos proveitos operacionais k cubram os custos e só mesmo com receitas extraordinarias, a vendas dos jogadores, é que conseguimos recuperar as contas para terreno positivo. A realidade é nua e crua, e é com ela k temos de viver sem dramatismos, se temos jogadores que vêm para aqui para se valorizar e depois irem para outras paragens acho muito bem, k se valorizem e que alguem pague o seu justo valor (ai esta saida do Aguiar, pelo valor k ouvi 2.5 M por 50% do passe, a necessidade é lixada mas pronto), porque temos de ser serios quando abordamos este tipo de assuntos, nós se nao vendermos das duas uma ou descemos vertiginosamente na tabala classificativa, começamos a ter um plantel condizente com as receitas operacionais, ou então fechamos as portas pk com o nivel de despesas que temos sem vendas de jogadores não há sustentabilidade possivel.
Assim é vender, mas vender bem, pk vender ao desbarato tb é complicado, vermos as perolas a sair por meia duzia de batutas é fodi... mas lá está a necessidade fala mais alto.
FORÇA BRAGA !!!!
Concordo com o que se tem dito neste tópico , diminuir as despesas é imperial . Acho que não devia-mos contratar jogadores que exijam salários elevados e devia-mos libertar-nos dos que os têm . Aproveito também para levantar uma outra questão : pelo que sei esta temporada tivemos juniores com salários muito altos ( Zé Manel , Januário , entre outros ) imaginem quanto irão receber jogadores como o Evandro Brandão , entre outros nomes sonantes .
Quote from: joaobl03 on 07 de June de 2009, 20:51
Concordo com o que se tem dito neste tópico , diminuir as despesas é imperial . Acho que não devia-mos contratar jogadores que exijam salários elevados e devia-mos libertar-nos dos que os têm . Aproveito também para levantar uma outra questão : pelo que sei esta temporada tivemos juniores com salários muito altos ( Zé Manel , Januário , entre outros ) imaginem quanto irão receber jogadores como o Evandro Brandão , entre outros nomes sonantes .
concordo contigo em relação ao facto de ser preciso reduzir despesas, o SCBraga,
como qualquer clube Português, incluindo os 3 amores da comunicação social portuga, não são auto-sustentáveis como um Barcelona
(que de tal maneira tem lucros que até se dá ao luxo de fazer publicidade gratuita à UNICEF)mas também é preciso entender que um clube de futebol é uma empresa, e o futebol um negócio, diferente de todos os outros que existe numa sociedade capitalista.
Enquanto um qualquer café, restaurante, fabrica de pistões, fabrica de electrónica, etc e tal, tem uma mão de obra e uma materia prima +/- com custos fixos. No futebol estes valores são completamente aleatorios.
Vê a titulo de Exemplo o Diego que o SC Braga vendeu ao atletico de madrid.
Diego, um brasileiro totalmente desconhecido do mundo do futebol brasileiro, nacional e internacional, passou em menos de 1 temporada de um total desconhecido a um prodígio do futebol nacional e com potencial a tornar-se um prodígio internacional. Daí o atletico de madrid ter dado os valores,
do conhecimento de todos, que deu por ele ao Sporting Clube de Braga.
Obviamente como o "produto" do futebol é diferente do de uma chaparia, padaria, carpintaria, etc e tal, não existem grandes certezas ao nível do controlo de custos.
Não se pode prever se por uma venda de um futebolista que recebe 100 euros por mês se vai conseguir receber 10milhões, como não se consegue prever que por uma venda de um futebolista que recebe 1000 euros por mês se vai receber 1milhão.
O mercado futebolístico funciona um pouco como a Bolsa. Como penso que é do teu conhecimento as movimentações bolsistas são chamadas de "Jogo Bolsista", onde se compra e vende acções das empresas cotadas, e as flutuações das cotações tem demasiados factores aleatórios,
tal como qualquer futebolista, para se prever com uma elevada precisão se as acções vão subir ou descer.
É óbvio que há as chamadas, nos mercados bolsistas, expectativas, tal como no futebol.
E isso, tanto no futebol como nos mercados bolsistas, PAGA-SE, e como deves saber, paga-se bastante caro.
Obviamente os investimentos feitos em futebolistas como os referidos por ti, Zé Manel, Januário e Evandro Brandão, são baseados em expectativas, como disse anteriormente, contendo demasiados factores aleatórios a permeio.
Mas para que esses factores aleatórios se esbatam e se obtenha os devidos retornos dos investimentos feitos nos atletas referidos, e em todos os outros, é necessário potencializar-los.
E essa potencialização como eu referi, pode acontecer, no mundo do futebol, tal como nos mercados bolsistas, em questões de momentos.
Falando por exemplo de Evandro Brandão, é um jovem que apesar de ainda não ter mostrado nada ao mais alto nível do futebol europeu conseguiu que a notícia da sua transferencia para o S.C.Braga fosse veiculada na comunicação social Espanhola, Francesa, Italiana, Alemã e Inglesa. O que demonstra as tais "expectativas" existentes em torno deste jovem.
Conseguindo fazer dele, do Zé Manel, Januário
(que obviamente, e apesar de não conseguirem ainda fazer notícias na imprensa internacional, são seguidos por muitos clubes e empresários do panorama do futebol europeu e mundial) e de todos os outros elementos do plantel para a temporada 2009/2010, muito mais do que "expectativas", com demasiados factores aleatórios a permeio,
tal como se conseguiu fazer esta temporada com Luis Aguiar, obviamente todo o investimento feito em salários nestes futebolistas mencionados,
como em todos os outros constituintes de todos os escalões do Sp.Braga, pode ser considerado migalhas em uma questão de semanas ou meses.
Mas como é óbvio isto só se consegue com muito trabalho, esforço, dedicação, compadrio, devoção, etc, por parte de todos os elementos do plantel do SC BRAGA, dos treinadores, e do Staff directivo da SC BRAGA - Futebol S.A.D., e do SPORTING CLUBE DE BRAGA instituição.
Quote from: Adepto on 07 de June de 2009, 23:16
Quote from: joaobl03 on 07 de June de 2009, 20:51
Concordo com o que se tem dito neste tópico , diminuir as despesas é imperial . Acho que não devia-mos contratar jogadores que exijam salários elevados e devia-mos libertar-nos dos que os têm . Aproveito também para levantar uma outra questão : pelo que sei esta temporada tivemos juniores com salários muito altos ( Zé Manel , Januário , entre outros ) imaginem quanto irão receber jogadores como o Evandro Brandão , entre outros nomes sonantes .
concordo contigo em relação ao facto de ser preciso reduzir despesas, o SCBraga, como qualquer clube Português, incluindo os 3 amores da comunicação social portuga, não são auto-sustentáveis como um Barcelona(que de tal maneira tem lucros que até se dá ao luxo de fazer publicidade gratuita à UNICEF)
mas também é preciso entender que um clube de futebol é uma empresa, e o futebol um negócio, diferente de todos os outros que existe numa sociedade capitalista.
Enquanto um qualquer café, restaurante, fabrica de pistões, fabrica de electrónica, etc e tal, tem uma mão de obra e uma materia prima +/- com custos fixos. No futebol estes valores são completamente aleatorios.
Vê a titulo de Exemplo o Diego que o SC Braga vendeu ao atletico de madrid.
Diego, um brasileiro totalmente desconhecido do mundo do futebol brasileiro, nacional e internacional, passou em menos de 1 temporada de um total desconhecido a um prodígio do futebol nacional e com potencial a tornar-se um prodígio internacional. Daí o atletico de madrid ter dado os valores, do conhecimento de todos, que deu por ele ao Sporting Clube de Braga.
Obviamente como o "produto" do futebol é diferente do de uma chaparia, padaria, carpintaria, etc e tal, não existem grandes certezas ao nível do controlo de custos.
Não se pode prever se por uma venda de um futebolista que recebe 100 euros por mês se vai conseguir receber 10milhões, como não se consegue prever que por uma venda de um futebolista que recebe 1000 euros por mês se vai receber 1milhão.
O mercado futebolístico funciona um pouco como a Bolsa. Como penso que é do teu conhecimento as movimentações bolsistas são chamadas de "Jogo Bolsista", onde se compra e vende acções das empresas cotadas, e as flutuações das cotações tem demasiados factores aleatórios, tal como qualquer futebolista, para se prever com uma elevada precisão se as acções vão subir ou descer.
É óbvio que há as chamadas, nos mercados bolsistas, expectativas, tal como no futebol.
E isso, tanto no futebol como nos mercados bolsistas, PAGA-SE, e como deves saber, paga-se bastante caro.
Obviamente os investimentos feitos em futebolistas como os referidos por ti, Zé Manel, Januário e Evandro Brandão, são baseados em expectativas, como disse anteriormente, contendo demasiados factores aleatórios a permeio.
Mas para que esses factores aleatórios se esbatam e se obtenha os devidos retornos dos investimentos feitos nos atletas referidos, e em todos os outros, é necessário potencializar-los.
E essa potencialização como eu referi, pode acontecer, no mundo do futebol, tal como nos mercados bolsistas, em questões de momentos.
Falando por exemplo de Evandro Brandão, é um jovem que apesar de ainda não ter mostrado nada ao mais alto nível do futebol europeu conseguiu que a notícia da sua transferencia para o S.C.Braga fosse veiculada na comunicação social Espanhola, Francesa, Italiana, Alemã e Inglesa. O que demonstra as tais "expectativas" existentes em torno deste jovem.
Conseguindo fazer dele, do Zé Manel, Januário(que obviamente, e apesar de não conseguirem ainda fazer notícias na imprensa internacional, são seguidos por muitos clubes e empresários do panorama do futebol europeu e mundial) e de todos os outros elementos do plantel para a temporada 2009/2010, muito mais do que "expectativas", com demasiados factores aleatórios a permeio, tal como se conseguiu fazer esta temporada com Luis Aguiar, obviamente todo o investimento feito em salários nestes futebolistas mencionados, como em todos os outros constituintes de todos os escalões do Sp.Braga, pode ser considerado migalhas em uma questão de semanas ou meses.
Mas como é óbvio isto só se consegue com muito trabalho, esforço, dedicação, compadrio, devoção, etc, por parte de todos os elementos do plantel do SC BRAGA, dos treinadores, e do Staff directivo da SC BRAGA - Futebol S.A.D., e do SPORTING CLUBE DE BRAGA instituição.
Excelente post adepto
Quote from: lionelpower on 08 de June de 2009, 00:13
Quote from: Adepto on 07 de June de 2009, 23:16
Quote from: joaobl03 on 07 de June de 2009, 20:51
Concordo com o que se tem dito neste tópico , diminuir as despesas é imperial . Acho que não devia-mos contratar jogadores que exijam salários elevados e devia-mos libertar-nos dos que os têm . Aproveito também para levantar uma outra questão : pelo que sei esta temporada tivemos juniores com salários muito altos ( Zé Manel , Januário , entre outros ) imaginem quanto irão receber jogadores como o Evandro Brandão , entre outros nomes sonantes .
concordo contigo em relação ao facto de ser preciso reduzir despesas, o SCBraga, como qualquer clube Português, incluindo os 3 amores da comunicação social portuga, não são auto-sustentáveis como um Barcelona(que de tal maneira tem lucros que até se dá ao luxo de fazer publicidade gratuita à UNICEF)
mas também é preciso entender que um clube de futebol é uma empresa, e o futebol um negócio, diferente de todos os outros que existe numa sociedade capitalista.
Enquanto um qualquer café, restaurante, fabrica de pistões, fabrica de electrónica, etc e tal, tem uma mão de obra e uma materia prima +/- com custos fixos. No futebol estes valores são completamente aleatorios.
Vê a titulo de Exemplo o Diego que o SC Braga vendeu ao atletico de madrid.
Diego, um brasileiro totalmente desconhecido do mundo do futebol brasileiro, nacional e internacional, passou em menos de 1 temporada de um total desconhecido a um prodígio do futebol nacional e com potencial a tornar-se um prodígio internacional. Daí o atletico de madrid ter dado os valores, do conhecimento de todos, que deu por ele ao Sporting Clube de Braga.
Obviamente como o "produto" do futebol é diferente do de uma chaparia, padaria, carpintaria, etc e tal, não existem grandes certezas ao nível do controlo de custos.
Não se pode prever se por uma venda de um futebolista que recebe 100 euros por mês se vai conseguir receber 10milhões, como não se consegue prever que por uma venda de um futebolista que recebe 1000 euros por mês se vai receber 1milhão.
O mercado futebolístico funciona um pouco como a Bolsa. Como penso que é do teu conhecimento as movimentações bolsistas são chamadas de "Jogo Bolsista", onde se compra e vende acções das empresas cotadas, e as flutuações das cotações tem demasiados factores aleatórios, tal como qualquer futebolista, para se prever com uma elevada precisão se as acções vão subir ou descer.
É óbvio que há as chamadas, nos mercados bolsistas, expectativas, tal como no futebol.
E isso, tanto no futebol como nos mercados bolsistas, PAGA-SE, e como deves saber, paga-se bastante caro.
Obviamente os investimentos feitos em futebolistas como os referidos por ti, Zé Manel, Januário e Evandro Brandão, são baseados em expectativas, como disse anteriormente, contendo demasiados factores aleatórios a permeio.
Mas para que esses factores aleatórios se esbatam e se obtenha os devidos retornos dos investimentos feitos nos atletas referidos, e em todos os outros, é necessário potencializar-los.
E essa potencialização como eu referi, pode acontecer, no mundo do futebol, tal como nos mercados bolsistas, em questões de momentos.
Falando por exemplo de Evandro Brandão, é um jovem que apesar de ainda não ter mostrado nada ao mais alto nível do futebol europeu conseguiu que a notícia da sua transferencia para o S.C.Braga fosse veiculada na comunicação social Espanhola, Francesa, Italiana, Alemã e Inglesa. O que demonstra as tais "expectativas" existentes em torno deste jovem.
Conseguindo fazer dele, do Zé Manel, Januário(que obviamente, e apesar de não conseguirem ainda fazer notícias na imprensa internacional, são seguidos por muitos clubes e empresários do panorama do futebol europeu e mundial) e de todos os outros elementos do plantel para a temporada 2009/2010, muito mais do que "expectativas", com demasiados factores aleatórios a permeio, tal como se conseguiu fazer esta temporada com Luis Aguiar, obviamente todo o investimento feito em salários nestes futebolistas mencionados, como em todos os outros constituintes de todos os escalões do Sp.Braga, pode ser considerado migalhas em uma questão de semanas ou meses.
Mas como é óbvio isto só se consegue com muito trabalho, esforço, dedicação, compadrio, devoção, etc, por parte de todos os elementos do plantel do SC BRAGA, dos treinadores, e do Staff directivo da SC BRAGA - Futebol S.A.D., e do SPORTING CLUBE DE BRAGA instituição.
Excelente post adepto
para alguma coisa andei a matar a cabeça durante longos anos a tirar uma Licenciatura em Gestão.
pode ter custado uns cobres... dado umas valentes dores de cabeça... e demorado uns anitos... mas, como pudeste ver, aparentemente não foi em vão e alguma coisa aprendi com o que tive que estudar para me licenciar em Gestão ;D ;)