News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

E agora, SCB-SAD?

Started by ric, 14 de April de 2009, 12:50

Previous topic - Next topic

bragaénosso

O que a SAD do Braga vai fazer é o que todos as empresas estão a fazer.
Os tempos são difíceis, sponsors "viste-los", portanto a tendência é para o emagrecimento dos orçamentos.
Se existe esta pressão sobre a remuneração dos gestores, também os salários dos jogadores terão de baixar. Acrescendo a isto o que se passa no Amadora, Setúbal, Varzim, etc., mais vale pouco e certo do que muito e nenhum. Aliás, a fama de bom pagador que alguns clubes estão a grangear poderá ser decisivo na escolha dos jogadores.

Relativamente à época que está a acabar, pelo menos do meu caso pessoal, existe um facto a salientar. Este ano existe um prazer muito maior em ir à "pedreira", mesmo até uma certa ansiedade pelo próximo jogo. Isto fruto das exibições protagonizadas (mesmo com alguns resultados menos bons) e da qualidade técnica patenteada pelos nossos artistas.

Existe também outro factor de certo modo com algo a ver com a parte financeira. Mesmo sem os tais canecos, o plantel do Braga foi este ano bastante valorizado. Isto deveu-se às boas exibições, principalmente com os planteis de maior dimensão e à campanha europeia. Os nossos jogadores têm mercado e procura, acho que a SAD devia vender os que pudesse. Lembremo-nos de exemplos como Madrid, Paulo Santos, para não voltar a deixar passar os timings.

ric

teremos então, face á crise um SCB-SAD de contenção?
e essa contenção poderá ditar uma conquista superior ao conseguido este ano?

krugger

Quote from: ric on 20 de May de 2009, 10:09

Sim, penso k sim em ambos os pontos.

No primeiro ponto será obrifgatoria a contenção pk tem de cobrir os prejuizos acumulados de anos anterores, a tal necessidade de vender alguns dos activos mais valiosos e ao mesmo tempo não dispender muito em contratações para o bem do tão falado equilibrio orçamental.

No segundo ponto tambem acho k sim se não tivermos uma debandada dos jogadores mais influentes da equipa, é evidente que um Eduardo, o Orlando penso k já foi, o João Pereira e o prorpio Rodriguez são serios candidatos a serem vendidos. Para colmatar esta e eoutras eventuais lacunas temos de contar com os jogadores emprestados, penso k o Pawel, o Kalaba, o Yazalde e talvez o Linz irão regressar ao plantel, depois temos em ter mos de investimento ultra necessario e primordial substituir o João Pereira, tarefa k nao será facil e talvez cara, aqui so o emprestimo do Miguel Lopes poderá ser uma solucção k não impleque investimento.
Mas mesmo com saidas e entradas penso k um dos factores k irá se determinante para o ultrapassar ou não dos objectivos serão as lesões, se for como esta epoca penso k não há milagres, isto foi uma autentica sangria no plantel.
Ahh, e o treinador como é evidente, mas isso ainda vai ser novela por algum tempo.

FORÇA BRAGA !!!!

Kilo

Há que ter muita cabeça para preparar esta época!

Por um lado, é fundamental manter a performance europeia (e nacional) em alta, por outro, os prejuizos apresentados no ultimo exercício e os custos do plantel desta época não nos deixam grande desafogo!

E temos que ter a noção que no fim desta época acaba o contrato com a AXA! Os bons resultados impoem-se! Tanto para manter um parceiro de nível mundial e com força financeira como para, quem sabe, atrair um novo parceiro disposto a investir ainda mais!

Para além disto, a venda de jogadores parece-me inevitável!

Se há uns tempos pensava que o Eduardo ia ser a principal fonte de receita, enganei-me! Mas seria o jogador mais "fácil" de vender! Internacional, jovem, com duas épocas de grande nível e com um substituto mais do que à altura nos nossos quadros! Mas se nós sabemos do valor dele, a imagem que tem passado, não ajuda a quem vê as coisas de fora. Rodriguez e João Pereira são saídas também praticamente certas! E Orlando já foi!  E em boa hora se perspectivam estas vendas!

E a forma de encarar as saídas tem que ser esta! Vender, realizar o encaixe respectivo, e procurar dentro da nossa realidade se temos substitutos à altura!

Jogadores como Kalaba, Yazalde, Pawel, Palmeira podem perfeitamente ter lugar no plantel! Seja como primeiras opções, seja como elementos do plantel que a qualquer momento podem ser necessários!

Não me parece que seja fundamental ter tantos jogadores e tão caros como tivemos este ano! Não podemos cair no erro de esbanjar dinheiro como o fizemos, por exemplo, com o Mossoró! Não ponho em causa o valor do jogador, apenas a nossa capacidade financeira para realizar operações destas!

Teremos reais capacidades para investir em Mossoró, Luis Aguiar, Kalaba, Yazalde...? Já depois de termos investido forte em Linz e em outros jogadores? É preciso cuidado, muito cuidado! Quero que o Braga tenha sucesso, mas não a qualquer preço!

Há tantos e tão bons valores no nosso futebol... Quem não se lembra de Nunes, Abel, Jorge Luiz, Vandinho...

E isto sem referir a massa salarial do nosso clube, coisa que me preocupa bastante!

Portanto, respondendo à questão base, acho que ha que reduzir alguns custos e abrandar o investimento feito, mas não diminuir a ambição! E há um ponto fundamental para isto: manter Jorge Jesus! Já conhece o plantel, há uma estrutura montada e apenas seria necessário proceder a alguns retoques! Caso não fique, parece-me que o milhão de euros que a sua saída irá render serão os mais caros da história do Braga!

krugger

Quote from: Kilo on 20 de May de 2009, 13:58
  Caso não fique, parece-me que o milhão de euros que a sua saída irá render serão os mais caros da história do Braga!

Ora aí está uma grande verdade....

Pedro_RBA

Quote from: Kilo on 20 de May de 2009, 13:58
Há que ter muita cabeça para preparar esta época!

Por um lado, é fundamental manter a performance europeia (e nacional) em alta, por outro, os prejuizos apresentados no ultimo exercício e os custos do plantel desta época não nos deixam grande desafogo!

E temos que ter a noção que no fim desta época acaba o contrato com a AXA! Os bons resultados impoem-se! Tanto para manter um parceiro de nível mundial e com força financeira como para, quem sabe, atrair um novo parceiro disposto a investir ainda mais!

Para além disto, a venda de jogadores parece-me inevitável!

Se há uns tempos pensava que o Eduardo ia ser a principal fonte de receita, enganei-me! Mas seria o jogador mais "fácil" de vender! Internacional, jovem, com duas épocas de grande nível e com um substituto mais do que à altura nos nossos quadros! Mas se nós sabemos do valor dele, a imagem que tem passado, não ajuda a quem vê as coisas de fora. Rodriguez e João Pereira são saídas também praticamente certas! E Orlando já foi!  E em boa hora se perspectivam estas vendas!

E a forma de encarar as saídas tem que ser esta! Vender, realizar o encaixe respectivo, e procurar dentro da nossa realidade se temos substitutos à altura!

Jogadores como Kalaba, Yazalde, Pawel, Palmeira podem perfeitamente ter lugar no plantel! Seja como primeiras opções, seja como elementos do plantel que a qualquer momento podem ser necessários!

Não me parece que seja fundamental ter tantos jogadores e tão caros como tivemos este ano! Não podemos cair no erro de esbanjar dinheiro como o fizemos, por exemplo, com o Mossoró! Não ponho em causa o valor do jogador, apenas a nossa capacidade financeira para realizar operações destas!

Teremos reais capacidades para investir em Mossoró, Luis Aguiar, Kalaba, Yazalde...? Já depois de termos investido forte em Linz e em outros jogadores? É preciso cuidado, muito cuidado! Quero que o Braga tenha sucesso, mas não a qualquer preço!

Há tantos e tão bons valores no nosso futebol... Quem não se lembra de Nunes, Abel, Jorge Luiz, Vandinho...

E isto sem referir a massa salarial do nosso clube, coisa que me preocupa bastante!

Portanto, respondendo à questão base, acho que ha que reduzir alguns custos e abrandar o investimento feito, mas não diminuir a ambição! E há um ponto fundamental para isto: manter Jorge Jesus! Já conhece o plantel, há uma estrutura montada e apenas seria necessário proceder a alguns retoques! Caso não fique, parece-me que o milhão de euros que a sua saída irá render serão os mais caros da história do Braga!

Subscrevo ;)

Saudações Ultras

ric

mas deixem-me ser advogado do diabo:

com o mais caro orçamentos de sempre do SCB, com uma estrutura profissional, o SCB deverá ficar em 5º lugar a 273 pontos do 4º, a meia duzia do 3º e outros tantos para o sexto, manteremos o memso nivel na proxima época para quê? para um lugar europeu? para o meio da tabela? acham que manetendo estrutura poderemos morder os calcanhares do podio? Ou valerá a pena investir mais para tentar mais?

para mim, estas são duvidas que não vi ainda respondidas e que me deixam apreensivo ) por ignorancia9 em relação ao futuro.

Para mim, confesso que esta época era de aposta efectiva num caneco. Conseguimos a intertoto que não estava nos planos e que serviu como "recompensa pelo bom desempenho europeu".
tentavamos ainda meter-nos no podio. Não conseguimos e nem sequer tentamos "atrapalhar" o titulo...

Assim , fizemos os minimos e isso é a verdade crua e nua.

Sei que Salvador é ambicioso e quer mais. Mas face a esta aposta, acham que salvador continuará a manter a parada ou recuará um pouco na capcidade de apostar?
penso que este ano foi um ano teste , um anos em que a parada foi alta e pouco ou nada se ganhou efectivamente. Continuaremos a apostar em mais altos voos?
sinceramente, gostaria de saber qual a politica que teremos para o proximo ano na SAD:

O porto parece inverter a sua politica apostando em jogadores jovens e nacionais e libertando activos de "prateleira". O benfica poderá vir a ingrosdsar os clubes falidos a curto prazo e só mesmo a implantação nacional que tem lhe poderá dar algum oxigeneio. O sporting parece apostado em retocar aqui e ali os seus quadros e piuco mais.

E O Braga? a que assistiremos? eSATREMOS dependentes das vendas e dos activos postos no mercado? e quais aqueles que podemos vender?

São muitas interrogações para uma depto simplório...

krugger

Quote from: ric on 20 de May de 2009, 14:52
mas deixem-me ser advogado do diabo:

com o mais caro orçamentos de sempre do SCB, com uma estrutura profissional, o SCB deverá ficar em 5º lugar a 273 pontos do 4º, a meia duzia do 3º e outros tantos para o sexto, manteremos o memso nivel na proxima época para quê? para um lugar europeu? para o meio da tabela? acham que manetendo estrutura poderemos morder os calcanhares do podio? Ou valerá a pena investir mais para tentar mais?

para mim, estas são duvidas que não vi ainda respondidas e que me deixam apreensivo ) por ignorancia9 em relação ao futuro.

Para mim, confesso que esta época era de aposta efectiva num caneco. Conseguimos a intertoto que não estava nos planos e que serviu como "recompensa pelo bom desempenho europeu".
tentavamos ainda meter-nos no podio. Não conseguimos e nem sequer tentamos "atrapalhar" o titulo...

Assim , fizemos os minimos e isso é a verdade crua e nua.

Sei que Salvador é ambicioso e quer mais. Mas face a esta aposta, acham que salvador continuará a manter a parada ou recuará um pouco na capcidade de apostar?
penso que este ano foi um ano teste , um anos em que a parada foi alta e pouco ou nada se ganhou efectivamente. Continuaremos a apostar em mais altos voos?
sinceramente, gostaria de saber qual a politica que teremos para o proximo ano na SAD:

O porto parece inverter a sua politica apostando em jogadores jovens e nacionais e libertando activos de "prateleira". O benfica poderá vir a ingrosdsar os clubes falidos a curto prazo e só mesmo a implantação nacional que tem lhe poderá dar algum oxigeneio. O sporting parece apostado em retocar aqui e ali os seus quadros e piuco mais.

E O Braga? a que assistiremos? eSATREMOS dependentes das vendas e dos activos postos no mercado? e quais aqueles que podemos vender?

São muitas interrogações para uma depto simplório...

ai adepto sofe, se não é o treinador são os jogadores k vão sair, os k irão entrar, se há dinheiro para, e se há será k vale apena.... longe vai o tempo em k o futebol se resumia a 11 malotas de cada lado atras de uma bola, good old times  ;D ;D ;D ;D ;D

A.Castro

Quote from: ric on 20 de May de 2009, 10:09

Todos nós falamos de orçamento elevado, de custos, mas alguem tem valores que me faça provar que gastamos demais?
É que a unica prova que eu tenho é de uma boa gestão, e se investimos é porque tambem vendemos, o que faltava era uma boa gestão de recursos humanos...agora compramos barato e vendemos caro!!!
E as provas europeias são a unica possibilidade de rentabilizar os activos como uma montra, este ano aposto que vamos fazer um optimo encaixe financeiro, vamos comprar barato e voltar a apostar forte!!!
Mas gostava de saber valores!!!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

A.Castro

E mais, neste momento somos a equipa em portugal, que respira melhor financeiramente!!!!Tenho dito!!!
DIZEM QUE O QUE É BOM ACABA RAPIDO MAS ESTA ERRADO, DURA TO TEMPO SUFICIENTE PAR

david

Quote from: A.Castro on 21 de May de 2009, 19:25
E mais, neste momento somos a equipa em portugal, que respira melhor financeiramente!!!!Tenho dito!!!
.
isto se deve principalmente as vendas de jogadores que temos realizado, por isso temos que continuar a vender e se o nosso treinador da um milhão de euros já não é mau.

Kilo

Basta ver os relatórios e contas da SC Braga SAD para vermos que temos um resultado operacional mensal negativo de cerca de 200 mil euros! Se isto não é preocupante...

Se corre mal a época? Se não há vendas de jogadores? Quando se lida com dinheiro, contar com o ovo no ***** da galinha, geralmente, dá mau resultado...

JORGEXINA

Quote from: A.Castro on 21 de May de 2009, 19:25

Estás muito enganado!!!!

Saúde financeira não é igual a ter lucro no final do ano (que nós não temos)!!! Tu podes ter lucro no final do ano e não ter grande saúde financeira por vários motivos...

Não percebo como é que dizem que temos boa saúde financeira qdo temos resultados operacionais negativos de 2/3 M época (!!!) e temos um capital próprio inferior a isso....

Anda tudo a espera do ovo no ***** da galinha, resumindo, andamos TOTALMENTE dependentes da vontade dos outros clubes comprarem ou não os nossos jogadores (e lá está o efeito apeadeiro), pk caso não hajam vendas esta época  entramos em falência técnica...

Apesar de não me acreditar que isso aconteça esta época, pois vamos realizar vendas, existe procura para isso, acho eu, isso não invalida que eu concorde com esta politica, quero ganhar mas não quero ganhar a todo custo!!! Pk com esta politica corremos o risco de nos enterrar como o Vitoria e Estrela! E eu não quero ver o meu clube nessa situação, e meus caros,  se as coisas correrem bem toda gente se congratula, mas caso dê para o torto alguns deles  vão ser como ratos...   
[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

SimpLe-Kid

Acho que as pessoas estão a ficar demasiado exigentes com o treinador.
Querem o quê? Gastar aos 350 mil euros por ano num treinador? Não parece excessivo para um clube como o nosso?

Nós não somos o Benfica ou o Porto que têm rios de dinheiro para gastar. Por isso acho que devemos ter mais um bocado de contenção nos gastos. Pois o nosso património é zero! Não temos nada para hipotecar, apenas os jogadores.

Por isso acho que temos de começar a cortar em alguma coisa, e se o Jorge Jesus sair, o treinador devia ser um deles.

Do resto é poupar nos salários dos jogadores, baixar o tecto salarial, não devíamos ter tantos jogadores no plantel a receber o que recebe o Madrid, Linz, César Peixoto entre outros. Temos que jogar mais no escuro e contratar jogadores menos conhecidos e que peçam menos ao fim do mês. Vejam o que se fez quando o Jesualdo esteve cá.

Boa prospecção é tudo o que precisamos.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Kramer

Quote from: SimpLe-Kid on 21 de May de 2009, 23:03
Acho que as pessoas estão a ficar demasiado exigentes com o treinador.
Querem o quê? Gastar aos 350 mil euros por ano num treinador? Não parece excessivo para um clube como o nosso?

Nós não somos o Benfica ou o Porto que têm rios de dinheiro para gastar. Por isso acho que devemos ter mais um bocado de contenção nos gastos. Pois o nosso património é zero! Não temos nada para hipotecar, apenas os jogadores.

Por isso acho que temos de começar a cortar em alguma coisa, e se o Jorge Jesus sair, o treinador devia ser um deles.

Do resto é poupar nos salários dos jogadores, baixar o tecto salarial, não devíamos ter tantos jogadores no plantel a receber o que recebe o Madrid, Linz, César Peixoto entre outros. Temos que jogar mais no escuro e contratar jogadores menos conhecidos e que peçam menos ao fim do mês. Vejam o que se fez quando o Jesualdo esteve cá.

Boa prospecção é tudo o que precisamos.

Além disso, apostar nos jogadores das camadas jovens. Já no outro dia falei isto com um amigo, prefiro ter uma equipa com 13/14 bons jogadores, mas jogadores a sério, e os restantes serem jovens jogadores oriundos do clube ou então, que venham de escalões inferiores com baixos salários e vontade de mostrar trabalho.
Agora ter jogadores que ganham muito (para as possibilidades do nosso clube) e estarem uma época sem jogarem ou o que jogam não corresponde aquilo que ganham ou ao valor que o Braga pagou por eles é que não . Jogadores como o jorginho, matheus, madrid,  podiam bem ser substituídos por jogadores juniores, para aquilo que fizeram. O Mossoro tendo em conta o que foi o pago por ele teria que apresentar muito melhor futebol, espero que na próxima época mostre qualidade de acordo com o valor pago!
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

krugger

A meu ver temos de criar o equilibrio necessario entre as finanças do clube e os objectivos do clube. NEste momento deveriamos estar a tentar  rentabilizar o capital humano que temos adquirido ao fim 5 epocas a ir às competiçoes europeias e com classificações positivas na maioria desses anos, só desse modo um dia, sempre numa politica de rigor orçamental poderemos ser os mais auto-suficientes possiveis, para deixarmos de ser o "apeadeiro". Até lá que remedio não temos nós senao sobreviver com as chamadas receitas extraordinarias. Não nos podemos esquecer que temos obrigatoriamente de fazer boas epocas para vermos os nossos activos devidamente valorizados, epocas como esta em k fomos montra na europa fazem com que os passes dos nossos jogadores tivessem inflaccionado, infelizmente na minha opinião toda esta historia do JJ e a propria conjuntura internacional serão factores que irão certamente impedir o encaixe possivel, noutra altura fazer esta epoca com este leque de jogadores certamente iriamos fazer rios de dinheiro.

Temos de continuar a ser o "apeadeiro" para o bem ou mal dos nossos pecados, temos obrigatoriamente de vender todas as epocas, solução, adquirir capital humano, socios, conseguir bons patrocinios e tentar rentabilizar o nosso merchadising, ora todos estes factores estão interligados por um factor, resultados desportivos, não há hipotese.

Por isso meus caros o investimento terá de continuar a ser feito, na minha opinião teremos de consolidar esta nossa posição, como costumam dizer k os 3 primeiros lugares estão cativos para os 3 estarolas, temos de "comprar" o 4º, consolidar esse projecto com a europa, fazer sempre boas campanhas, para depois já com outra pujança podermos dar-nos ao luxo de numa epoca apostar para algo mais, mas com uma boa almofada por baixo.

Evidente k nng descobriu a polvora, tecnicas de gestão desportiva estão todas estudadas, temos é de identificar aquela que melhor se encaixa no nosso clube+adeptos+cidade, e tentar criar um um sistema que faça com k deixemos de olhar para o mercado de transferencias como a unica tabua de salvação para as nossas contas. Não é nem será facil. Mas como diz o Xina prefiro ver-nos no 4º lugar, a vendar 2 jogadores por epoca para equilibrar as contas do k nos ver nas capas dos jornais ou na boca do presidente do sindicato dos jogadores. Kem ganha 100 naõ pode gastar 200, e nós já tivemos uma epoca em k gastamos mais do k recebemos, não nos podemos dar ao luxo de ter outra.

FORÇA BRAGA !!!!

ric

bem, declarações recentes de Salvador falam em a SAD ter que encaixar este ano 10 milhões em vendas de activos....

quer isto dizer que para controlo de contas , é necessário vender o que vinha sendo uma constante preocupação de Salvador, já desde a sua tomada de posse.

podemos suentender que o nosso clube para encontrar equilibrio financeiro terá sempre que ser vendedor e que as receitas normais e não extraodinárias não são suficientes (como era de esperar).

Podemos tb depreender que os montantes da temporada passada tivessemsido mais altos que o esperado, até fruto da carreira europeia. E sobre esta carreira europeia eu até gostava de saber se em termos financeiros foi ou não positiva...

krugger

Quote from: ric on 29 de May de 2009, 10:11
bem, declarações recentes de Salvador falam em a SAD ter que encaixar este ano 10 milhões em vendas de activos....

quer isto dizer que para controlo de contas , é necessário vender o que vinha sendo uma constante preocupação de Salvador, já desde a sua tomada de posse.

podemos suentender que o nosso clube para encontrar equilibrio financeiro terá sempre que ser vendedor e que as receitas normais e não extraodinárias não são suficientes (como era de esperar).

Podemos tb depreender que os montantes da temporada passada tivessemsido mais altos que o esperado, até fruto da carreira europeia. E sobre esta carreira europeia eu até gostava de saber se em termos financeiros foi ou não positiva...

Ouvi uma altura o Carlos Freitas a falar exactamente da receita da UEFA, ele disse que foi ela por ela, não se teve prejuizo com a participação mas o lucro tb foi residual. Deu a entender que era fundamental atingir os Quartos, aí sim os prémios já eram alguma.
No que diz respeito às contas e ao k o Salvador veio dizer, penso k não é novidade para kem anda de olhos abertos e está atento ao k se passa no clube. Não temos proveitos operacionais k cubram os custos e só mesmo com receitas extraordinarias, a vendas dos jogadores, é que conseguimos recuperar as contas para terreno positivo. A realidade é nua e crua,  e é com ela k temos de viver sem dramatismos, se temos jogadores que vêm para aqui para se valorizar e depois irem para outras paragens acho muito bem, k se valorizem e que alguem pague o seu justo valor (ai esta saida do Aguiar, pelo valor k ouvi 2.5 M por 50% do passe, a necessidade é lixada mas pronto), porque temos de ser serios quando abordamos este tipo de assuntos, nós se nao vendermos das duas uma ou descemos vertiginosamente na tabala classificativa, começamos a ter um plantel condizente com as receitas operacionais, ou então fechamos as portas pk com o nivel de despesas que temos sem vendas de jogadores não há sustentabilidade possivel.

Assim é vender, mas vender bem, pk vender ao desbarato tb é complicado, vermos as perolas a sair por meia duzia de batutas é fodi... mas lá está a necessidade fala mais alto.

FORÇA BRAGA !!!!

joaobl03

Concordo com o que se tem dito neste tópico , diminuir as despesas é imperial . Acho que não devia-mos contratar jogadores que exijam salários elevados e devia-mos libertar-nos dos que os têm . Aproveito também para levantar uma outra questão : pelo que sei esta temporada tivemos juniores com salários muito altos ( Zé Manel , Januário , entre outros ) imaginem quanto irão receber jogadores como o Evandro Brandão , entre outros nomes sonantes .
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: joaobl03 on 07 de June de 2009, 20:51
Concordo com o que se tem dito neste tópico , diminuir as despesas é imperial . Acho que não devia-mos contratar jogadores que exijam salários elevados e devia-mos libertar-nos dos que os têm . Aproveito também para levantar uma outra questão : pelo que sei esta temporada tivemos juniores com salários muito altos ( Zé Manel , Januário , entre outros ) imaginem quanto irão receber jogadores como o Evandro Brandão , entre outros nomes sonantes .

concordo contigo em relação ao facto de ser preciso reduzir despesas, o SCBraga, como qualquer clube Português, incluindo os 3 amores da comunicação social portuga, não são auto-sustentáveis como um Barcelona(que de tal maneira tem lucros que até se dá ao luxo de fazer publicidade gratuita à UNICEF)

mas também é preciso entender que um clube de futebol é uma empresa, e o futebol um negócio, diferente de todos os outros que existe numa sociedade capitalista.

Enquanto um qualquer café, restaurante, fabrica de pistões, fabrica de electrónica, etc e tal, tem uma mão de obra e uma materia prima +/- com custos fixos. No futebol estes valores são completamente aleatorios.

Vê a titulo de Exemplo o Diego que o SC Braga vendeu ao atletico de madrid.
Diego, um brasileiro totalmente desconhecido do mundo do futebol brasileiro, nacional e internacional, passou em menos de 1 temporada de um total desconhecido a um prodígio do futebol nacional e com potencial a tornar-se um prodígio internacional. Daí o atletico de madrid ter dado os valores, do conhecimento de todos, que deu por ele ao Sporting Clube de Braga.

Obviamente como o "produto" do futebol é diferente do de uma chaparia, padaria, carpintaria, etc e tal, não existem grandes certezas ao nível do controlo de custos.
Não se pode prever se por uma venda de um futebolista que recebe 100 euros por mês se vai conseguir receber 10milhões, como não se consegue prever que por uma venda de um futebolista que recebe 1000 euros por mês se vai receber 1milhão.

O mercado futebolístico funciona um pouco como a Bolsa. Como penso que é do teu conhecimento as movimentações bolsistas são chamadas de "Jogo Bolsista", onde se compra e vende acções das empresas cotadas, e as flutuações das cotações tem demasiados factores aleatórios, tal como qualquer futebolista, para se prever com uma elevada precisão se as acções vão subir ou descer.

É óbvio que há as chamadas, nos mercados bolsistas, expectativas, tal como no futebol.
E isso, tanto no futebol como nos mercados bolsistas, PAGA-SE, e como deves saber, paga-se bastante caro.

Obviamente os investimentos feitos em futebolistas como os referidos por ti, Zé Manel, Januário e Evandro Brandão, são baseados em expectativas, como disse anteriormente, contendo demasiados factores aleatórios a permeio.

Mas para que esses factores aleatórios se esbatam e se obtenha os devidos retornos dos investimentos feitos nos atletas referidos, e em todos os outros, é necessário potencializar-los.
E essa potencialização como eu referi, pode acontecer, no mundo do futebol, tal como nos mercados bolsistas, em questões de momentos.

Falando por exemplo de Evandro Brandão, é um jovem que apesar de ainda não ter mostrado nada ao mais alto nível do futebol europeu conseguiu que a notícia da sua transferencia para o S.C.Braga fosse veiculada na comunicação social Espanhola, Francesa, Italiana, Alemã e Inglesa. O que demonstra as tais "expectativas" existentes em torno deste jovem.
Conseguindo fazer dele, do Zé Manel, Januário(que obviamente, e apesar de não conseguirem ainda fazer notícias na imprensa internacional, são seguidos por muitos clubes e empresários do panorama do futebol europeu e mundial) e de todos os outros elementos do plantel para a temporada 2009/2010, muito mais do que "expectativas", com demasiados factores aleatórios a permeio, tal como se conseguiu fazer esta temporada com Luis Aguiar, obviamente todo o investimento feito em salários nestes futebolistas mencionados, como em todos os outros constituintes de todos os escalões do Sp.Braga, pode ser considerado migalhas em uma questão de semanas ou meses.

Mas como é óbvio isto só se consegue com muito trabalho, esforço, dedicação, compadrio, devoção, etc, por parte de todos os elementos do plantel do SC BRAGA, dos treinadores, e do Staff directivo da SC BRAGA - Futebol S.A.D., e do SPORTING CLUBE DE BRAGA instituição.
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]