News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA

Started by Lipeste, 24 de March de 2020, 18:25

Previous topic - Next topic

Lipeste

ominho.pt

SC Braga vence Rebordosa e avança na Taça de Portugal

Triunfo por 2-0


O MINHO / LUSA

O SC Braga, da I Liga de futebol, venceu hoje por 2-0 o Rebordosa, do Campeonato de Portugal, na terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que os minhotos impuseram a 'lei do mais forte'.

Apesar de não ter feito uma exibição de deslumbrar, o conjunto bracarense cumpriu bem a missão, com os golos de Rony Lopes, aos 10 minutos e Álvaro Djaló, aos 62, perante um adversário que ficou fragilizado com a expulsão de Hugo Alves, logo aos 48 minutos.

Tento em vista o compromisso com o Real de Madrid, para a Liga dos Campeões, na terça-feira, o técnico dos minhotos, Artur Jorge, apresentou um 'onze' com vários jogadores menos utilizados, repetindo, apenas, a titularidade de Adrián Marín e José Fonte, em relação ao último jogo, frente ao Rio Ave, para o campeonato.

Com tantas mexidas, a partida até começou numa toada de equilíbrio, com nenhuma das equipas a conseguir impor-se, num futebol muito preso no meio-campo e com pouca iniciativa.

Mas, na primeira investida, os 'arsenalistas' mostraram eficácia total, com Vítor Carvalho, improvisado a lateral direito nesta partida, a servir Rnny Lopes, que na área desferiu um remate traiçoeiro, para o golo inaugural, logo aos 10 minutos.

O tento madrugador afetou a equipa do Campeonato de Portugal, que perdeu alguma da audácia com que entrou no desafio, permitindo aos bracarenses impor um domínio territorial, mas sem grande rasgo na definição final.

O Rebordosa tentou contrapor, com um remate de longe de Pipo, aos 26 minutos, que o guardião Tiago Sá segurou, e numa jogada individual de Miguel Mota, conseguindo fazer esbater a diferença de três escalões entre os dois conjuntos.

Nos últimos minutos da etapa inicial, até foram os locais a assumirem-se como os mais perigosos, deixando sérias ameaças à baliza contrária com remates de Djadjó e Miguel Mota, este último a forçar Tiago Sá a defesa atenta para segurar o 1-0 até ao tempo de descanso.

O regresso para a segunda metade correu mal para o Rebordosa, que aos 48 minutos ficou reduzido a 10 unidades, com a expulsão de Hugo Alves, por acumulação de cartões amarelos, após pisar Abel Ruiz numa disputa de bola.

Em superioridade numérica, o SC Braga foi-se aproximando da baliza contrária e já depois de tentativas de Roger e Rony Lopes, acabou mesmo por chegar ao segundo golo, pelo recém-entrado Álvaro Djaló, aos 62 minutos.

O hispano-guineense precisou de apenas três minutos em campo para aproveitar uma perda de bola comprometedora do Rebordosa, para desferir um remate sem hipótese para o guarda-redes Pedro Soares.

Apesar da nova contrariedade, o Rebordosa, que esta época ainda não tinha perdido qualquer jogo oficial, manteve-se voluntarioso, e aos 77 minutos, ainda ameaçou o golo de honra, com um remate de Diogo Almeida, que acertou na barra da baliza dos primodivisionários.

Já nos descontos, o SC Braga também devolveu a ameaça, rondando novo golo, com um remate ao poste de Pizzi, insuficiente para alterar o 2-0 final.

Ficha de Jogo

Jogo no Complexo Desportivo de Monte Azevido, em Rebordosa.

Rebordosa – SC Braga, 0-2.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores

0-1, Ronny Lopes, 10 minutos.

0-2, Álvaro Djaló, 62.

Equipas

– Rebordosa:
Pedro Soares, Edgar Teixeira, Miguel Mota (Paulo Jorge, 63), Rui Filipe, Rui Pacheco, Tó Jó (Aboubakkar, 63), Luís Gonçalves (Guilherme Couto, 81), Hugo Alves, Miguel Silva, Pipo (Pedro Pauleta, 72) e Dinis Djadjó (Diogo Almeida, 72).

(Suplentes: Rui Mota, Aboubakkar, Paulo Jorge, Rodrigo Pinto, Guilherme Couto, Diaby, Djousse, Pauleta e Diogo Almeida).

Treinador: Arlindo Gomes.

– Sporting de Braga: Tiago Sá, Vítor Carvalho (Diogo Fonseca, 46), José Fonte, Paulo Oliveira, Adrián Marín, Castro (Pizzi, 59), João Moutinho (Djbril Soumaré, 75), André Horta, Rony Lopes (Ricardo Horta, 80), Abel Ruiz e Roger (Álvaro Djaló, 59).

(Suplentes: Bernardo Fontes, Álvaro Djaló, Zalazar, Joe Mendes, Ricardo Horta, Pizzi, Simon Banza, Diogo Fonseca e Djibril Soumaré).

Treinador: Artur Jorge.

Árbitro: Bruno José Costa (AF Viana do Castelo).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Vítor Carvalho (20), Hugo Alves (28 e 48) e Castro (55). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Hugo Alves (48).

Assistência: cerca 5.000 espetadores.

em: https://ominho.pt/sc-braga-despacha-rebordosa-e-avanca-na-taca-de-portugal/

Lipeste

ominho.pt

"Vínhamos com o propósito de ganhar e conseguimos


O MINHO / LUSA

Declarações após o jogo Rebordosa-Sporting de Braga (0-2), da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, disputado hoje, no Complexo Desportivo de Monte Azevido, em Rebordosa:

– Artur Jorge (treinador do SC Braga): "Vínhamos com o propósito de ganhar e conseguimos esse objetivo com uma exibição em que nunca esteve em causa o domínio, embora com alguns períodos de jogo, sobretudo na primeira parte, abaixo da expectativa.

Acabámos por fazer um golo cedo que nos deu a vantagem, que, com a nossa experiência, soubemos controlar, para depois ampliá-la.

Estes jogos são sempre uma motivação mais alta para o adversário, que tem um contexto competitivo diferente, e dou os parabéns ao Rebordosa pelo jogo que fez. Tornou a nossa vitória mais difícil, mas também a valorizou, numa partida nem sempre bem jogada, mas com períodos de bom futebol.

Este jogo permitiu, também, termos em campo alguns jogadores com menos minutos, e até fazer uma estreia [Diogo Fonseca], e é importante termos todo o plantel na máxima força, preparado para corresponder quando for preciso.

Foi uma oportunidade para alguns e responderam com mérito e com uma boa exibição.

Queremos ter toda a gente preparada para corresponder no ciclo de jogos em que vamos entrar, que obriga a termos mais do que um 'onze'.

Temos trabalhado para termos essa capacidade de dar uma resposta consistente".

– Arlindo Gomes (treinador do Rebordosa): "É um sentimento de dever cumprido. Sabíamos que o adversário tinha uma valia enorme, mas que este era um jogo que nos podia dar visibilidade e mostrar a nossa competência.

Tenho um orgulho enorme no que fizeram os meus jogadores, mantendo a sua identidade como equipa, perante um adversário de contexto muito superior.

O golo sofrido cedo e a expulsão condicionaram a nossa prestação, mas em determinadas alturas da segunda parte não se notou que estávamos com menos um.

Atacámos bem e tivemos oportunidade para fazer golos, nomeadamente numa bola à barra.

O Sporting de Braga fez um golo na primeira oportunidade que teve e nós, na finalização, não tivemos essa capacidade, mas acho que, pelo nosso empenho, merecíamos ter marcado.

Fiquei muito satisfeito por os adeptos do Sporting de Braga, no final, terem aplaudido o nosso grupo de trabalho".

em: https://ominho.pt/vinhamos-com-o-proposito-de-ganhar-e-conseguimos/

Lipeste

pressnet.pt

SC Braga não "mete água" na Rebordosa e segue em frente na Taça

Vitória por 2-0 no Complexo Desportivo Monte de Azevido


O SC Braga garantiu hoje o acesso à quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer no recinto do Rebordosa, por 2-0. Rony Lopes (10′) e Álvaro Djaló (62′) marcaram os golos dos arsenalistas no triunfo sobre a equipa do Campeonato de Portugal.

Os minhotos são a primeira equipa a apurar-se para a próxima fase da competição, cuja terceira eliminatória prossegue até domingo.

O finalista vencido da última edição da prova rainha marcou por intermédio de Rony Lopes, aos 10 minutos, e Álvaro Djaló, aos 62, impondo ao Rebordosa, que viu Hugo Alves ser expulso, aos 48, a primeira derrota caseira em mais de dois anos, desde maio de 2019.

Declarações de Artur Jorge, treinador do SC Braga, na sala de imprensa do Complexo Desportivo Monte Azevido, após o triunfo (0-2) sobre o Rebordosa:

Artur Jorge: «Vitória valoriza o nosso compromisso e abordagem ao jogo»


«Acima de tudo destacar a importância de nós ganharmos. Vínhamos com esse propósito, nunca esteve em causa o nosso domínio, acabamos por vencer, com períodos de jogo globalmente abaixo da nossa expetativa em relação à velocidade de jogo. Depois, em vantagem permite controlar, até podermos ampliar. Estou satisfeito pela vitória conseguida, que nos faz ultrapassar esta eliminatória».

«Estes jogos, e o contexto do jogo, permite ter a possibilidade de, tal como aconteceu, jogar jogadores que têm tido menos minutos, permitiu ter a estreia na equipa principal do Fonseca, mais minutos do Roger e até do Djibril, permite que possa existir do nosso lado a intenção de ter todo plantel na máxima força, preparados para corresponderem a qualquer momento e a qualquer oportunidade, e hoje foi uma oportunidade de alguns jogadores que acabaram por responder com mérito»

«Sabemos que estes jogos têm sempre uma motivação diferente e mais alta para o nosso adversário. Parabéns ao Rebordosa, tornou mais difícil a nossa vitória e valoriza o que fizemos. Não tivemos 90 minutos bem jogados, mas tivemos períodos de bom futebol com chuva e vento. Foram duas equipas que se baterem aqui hoje, a nossa vitória valoriza o compromisso e a abordagem a este jogo.

«O ciclo que vamos entrar, a jogar de três em três dias, obriga a ter mais do que um onze preparado para jogar, com os jogadores todos capacitados para dar resposta, podendo acrescentar valor até quando saem do banco. O que queremos é ter um grupo de trabalho preparado para o quer aí vem».

Declarações de Arlindo Gomes, treinador do Rebordosa – do Campeonato de Portugal – na sala de imprensa do Complexo Desportivo Monte Azevido, após a derrota (0-2) frente ao SC Braga em jogo da Taça de Portugal:

Arlindo Gomes: «Dever cumprido: conseguimos mostrar o que valemos»


«Sentimento de dever cumprido. Sabíamos que o adversário tem uma valia enorme, era um jogo que nos podia dar alguma visibilidade na perspetiva em que podíamos mostrar a nossa competência e sinto um extremo orgulho no que os jogadores fizeram. Estamos cá há quatro anos, a equipa tem uma identidade, e frente ao SC Braga conseguimos mostra o que valemos, sabendo da diferença entre os dois clubes».

«A determinada altura do jogo, se calhar, ninguém percebeu que o Reborodsa estava a menos um. Andou a lutar até ao último minuto pela posse de bola, a atacar, atirar uma bola à barra. O golo cedo e a expulsão condicionaram bastante.  Não quero dizer que, sem a expulsão, teríamos passado, provavelmente o Braga teria feito outro jogo, mas sinto orgulho naquilo que os jogadores fizeram, conseguiram colocar em campo o que fazemos no dia a dia».

«O Braga no primeiro remate faz um golo. Chegaram lá e fizeram golo, têm uma capacidade de finalização enorme. Se, às vezes que conseguimos chegar ao último terço, tivéssemos essa capacidade, teríamos feito um golo e acho que merecíamos um golo. O facto de os adeptos do SC Braga aplaudirem o meu plantel deixa-me muito satisfeito».

em: https://pressnet.pt/2023/10/19/sc-braga-nao-mete-agua-na-rebordosa-e-segue-em-frente-na-taca/


Lipeste


Lipeste


O Jogo


A Bola


Record

JN





Correio do Minho



Lipeste


Lipeste

#13027
O Jogo









Record

JN








CM

Diário do Minho



Correio do Minho







Lipeste


Lipeste


Lipeste


O Jogo



A Bola



Record



JN


Diário do Minho



Correio do Minho













Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«Contas do grupo? Jogos com o Real Madrid podem fazer a diferença»

Artur Jorge reconheceu que a partida desta terça-feira vai ficar marcada na história do SC Braga


O treinador do Sporting de Braga, Artur Jorge, reconheceu que a equipa está a viver os momentos que antecedem a receção ao Real Madrid «com grande entusiasmo».

«Amanhã [terça-feira], ao podermos competir com uma das melhores equipas do mundo, leva-nos a crer que estamos dentro dos caminhos de sucesso», afirmou o técnico dos arsenalistas na antevisão à partida.

Artur Jorge destacou que as exibições frente a Nápoles e Union Berlim, nas duas primeiras jornadas do Grupo C da Liga dos Campeões, demonstraram a «qualidade individual e coletiva» do SC Braga. «Dividimos os jogos com fatores importantes nestas competições, como a superação, a união, a capacidade de trabalho e a boa preparação que fizemos. São ingredientes suficiente para podermos estar confiantes para amanhã.»

O técnico dos minhotos também assumiu a importância do jogo desta terça-feira para o clube.

«Tenho dito que é um jogo muito especial, também para o clube. É um jogo que vai ficar marcado na história do SC Braga. Temos de ter o cuidado de ter uma abordagem comedida em relação ao desafio, nunca sem ambição ou acreditar no que podemos fazer, mas vamos ter pela frente uma das melhores equipas do mundo e o favoritismo está no lado do adversário. Mas teremos de ter uma capacidade de desempenho do plano com grande rigor para termos sucesso», frisou.

O Real Madrid chega à Pedreira após um empate em Sevilha e antes do Clássico com o Barcelona, no próximo sábado, no campeonato espanhol. Contudo, Artur Jorge rejeitou que o calendário dos madrilenos possa afetar a concentração na Champions.

«Já estivemos no mesmo papel, e não considero que vá haver algum desfocar de uma competição tão importante quanto esta. Sabemos que o Real Madrid tem um plantel de grande mais valia que pode perfeitamente competir com a mesma regularidade de três em três dias. Não acredito que amanhã possa ser um jogo diferente por sermos colocados no meio de um jogo em Sevilha e depois com o Barcelona. Espero um Real Madrid forte como sempre», vincou.

Quanto às contas do grupo, o Real Madrid lidera com seis pontos em dois jogos, seguidos de Nápoles e SC Braga, com três. O Union Berlim, por seu turno, ainda não pontuou e Artur Jorge considerou que os duelos com os merengues podem ser decisivos para a passagem à próxima fase.

«Será um dos pontos que podem fazer a diferença, ainda que os confrontos diretos sejam muito importantes, tendo em conta termos três pontos, como o Nápoles. Estes jogos com o Real Madrid poderão fazer a diferença no final, daí dizer que o jogo de amanhã é importante. Estamos a meio desta fase de grupos, ainda teremos duas deslocações e só o Union Berlim aqui em casa. Esse poderá ser um fator determinante para fazer a diferença na qualificação», sublinhou.

O SC Braga recebe o Real Madrid na Pedreira, esta terça-feira, num jogo que pode seguir AO MINUTO no Maisfutebol.

em:
https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/braga/contas-do-grupo-jogos-com-o-real-madrid-podem-fazer-a-diferenca

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

SC Braga: Víctor Gómez é baixa para a receção ao Real Madrid

Artur Jorge confirmou a ausência do espanhol, mas não adiantou se vai apostar em Vítor Carvalho como lateral-direito


O lateral-direito espanhol Víctor Gómez continua lesionado e é baixa para a receção ao Real Madrid, confirmou Artur Jorge esta segunda-feira, em conferência de imprensa.

O treinador dos minhotos, ainda assim, não adiantou se vai apostar em Vítor Carvalho no lado direito da defesa, à semelhança do que fez, por exemplo, no último jogo, diante do Rebordosa, na Taça de Portugal.

«Dou-lhe metade da resposta. O Victor Gómez está fora do jogo de amanhã [terça-feira]», limitou-se a dizer o técnico aos jornalistas.

Artur Jorge foi ainda confrontado com a ideia de que o encontro com os merengues exige a presença de jogadores mais experientes, como José Fonte ou João Moutinho.

«Este jogo pede um grande compromisso e uma grande atitude de qualquer jogador, independentemente de quem possa jogar. Ter mais ou menos idade, para mim, nesta altura, não faz diferença nenhuma. O que queremos é poder ter uma equipa que corresponda ao plano trabalho e com todos os jogadores preparados para acrescentarem valor e darem o melhor contributo», frisou.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/artur/sp-braga-victor-gomez-e-baixa-para-a-rececao-ao-real-madrid

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Artur Jorge quer fazer história frente ao Real Madrid: «Tudo é possível»

Treinador do SC Braga elencou os ingredientes que a equipa precisa para fazer um bom resultado diante dos espanhóis


O Sporting de Braga recebe o Real Madrid no Minho, esta terça-feira, num jogo da Liga dos Campeões onde Artur Jorge acredita que os arsenalistas podem fazer história.

«É. Muito honestamente, eu acredito que sim. Acredito, porque tenho dito aos jogadores... a carga emocional que se coloca frente a estes desafios leva-me a fazer um apelo ao grupo, no sentido da ambição não ser dissociada de podermos fazer um jogo de sorriso na face, para aproveitarmos cada momento que estamos a viver», começou por dizer o técnico dos minhotos em conferência de imprensa.

«Acredito que vamos ter as nossas oportunidades, vai depender muito da nossa eficácia, sobretudo ofensiva. Também será muito importante, coletivamente, termos um bloco defensivo muito forte, uma equipa com grande entreajuda e que possa reduzir ou retirar todos os espaços que este adversário gosta de ter, porque os consegue criar e porque tem individualidades capazes de fazer a diferença nesses momentos», prosseguiu.

«A nossa ambição leva-nos a crer que é possível ferir este adversário e, se tivermos a eficácia que eu espero, podermos ter a oportunidade de fazer golo e tentar surpreendê-lo», completou.

Apesar do entusiasmo em torno deste jogo, Artur Jorge rejeitou qualquer tipo de facilidade na preparação do mesmo.

«Quando se tem ambição e sentido de responsabilidade, não podemos deixar que este jogo tenha menos importância na avaliação, até pela valia do adversário. Tivemos o cuidado de o fazer de uma forma semelhante ao que fazemos no nosso dia a dia, mas é importante a questão emocional dos jogadores, para que amanhã possamos ter um bom desempenho. Do ponto de vista emocional, temos de tentar tirar proveito da maior serenidade dos jogadores e que a confiança não seja castradora da sua capacidade e de podermos ter alguma inspiração. Tudo é possível se formos ambiciosos e capazes de lutar até aos limites», concluiu.

em: https://maisfutebol.iol.pt/liga-campeoes/sp-braga/artur-jorge-quer-fazer-historia-frente-ao-real-madrid-tudo-e-possivel

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

Djaló: «O meu pai é do Real, mas eu sempre apoiei o Barcelona o picar»

Extremo do SC Braga reconheceu que é «bom» defrontar o «clube da terra»


Nascido em Madrid, Álvaro Djaló cresceu na cidade de Bilbau e está em Portugal desde que integrou os juniores do Sporting de Braga, há seis anos. O extremo de 24 anos vai defrontar o Real Madrid esta terça-feira, mas confessou que torce pelo rival, apesar de o pai ser «merengue».

«O meu pai é merengue, eu sempre apoiei mais o Barcelona para "picar" o meu pai, mas agora poder defrontá-los é algo para desfrutar», disse Djaló na véspera do encontro, em conferência de imprensa.

Ainda pouco conhecido pelo público espanhol, o extremo arsenalista voltou a sublinhar que quer representar a La Roja. «Sonho em ser chamado, mas primeiro tenho de trabalhar diariamente para isso poder acontecer. É sempre bom poder defrontar o clube da minha terra.»

Djaló, que leva sete golos e três assistências em 15 jogos, confessou que está a atravessar «um bom momento» no Minho e garantiu que o SC Braga vai «jogar sem medo» diante do colosso espanhol.

«Respeitamos muito os jogadores do Real Madrid, estou feliz por os defrontar, mas amanhã falamos dentro do campo», frisou.

«A mim não me assusta nada. Há respeito, sim. Temos muito respeito por eles, mas medo não temos nenhum», afirmou ainda.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/alvaro-djalo/djalo-o-meu-pai-e-do-real-mas-eu-sempre-apoiei-o-barcelona-o-picar

Lipeste

maisfutebol.iol.pt

«A liga portuguesa é uma montra, encorajo todos os espanhóis a virem»

Adrián Marín destacou que o futebol português pode ajudar os compatriotas a relançarem a carreira


Adrián Marín estendeu a passadeira do futebol português aos jogadores espanhóis. O lateral-esquerdo, que esta temporada trocou o Gil Vicente pelo Sporting de Braga, confessou que viu na Liga uma oportunidade de «relançar a carreira e ter confiança», à semelhança de outros compatriotas.

«Tive duas boas temporadas no Famalicão e no Gil Vicente e agora neste terceiro ano chego ao SC Braga com a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões. Estou muito feliz», disse o jogador de 26 anos, em entrevista ao AS, antes de explicar aquilo que a liga portuguesa pode oferecer aos espanhóis.

«Não fui um dos primeiros, mas fui um do segundo lote que chegou e agora muitos mais estão a vir. Pela minha experiência, muitos jogadores que estão em Espanha e que, por algum motivo, não estão a conseguir minutos, devem pensar em vir para cá. Cada vez mais vêm para cá [jogadores espanhóis] e acho que é um sucesso total. Talvez em Espanha, quem se interessa por outras ligas com nomes maiores se surpreendesse com Portugal. É uma Liga para jovens, é uma montra. E depois, para jogadores que estão no futebol profissional há várias temporadas, mas por algum motivo não conseguiram "explodir", é a liga ideal. E falo sobre isso porque tem sido a minha experiência. Eu vivi isso, fiz isso e encorajo todos em Espanha que, por qualquer motivo, não estão tão bem, a virem para Portugal. É um país espetacular, as pessoas são maravilhosas e a Liga é uma montra. Dou sempre esse conselho a quem me manda mensagem», assumiu.

Na véspera do encontro entre Real Madrid e SC Braga na Pedreira, uma das principais curiosidades da imprensa espanhola é a arquitetura do estádio dos minhotos.

«Há muitos estádios aqui que não têm bancadas atrás da baliza. Na Liga portuguesa habituamo-nos a isso. Mas o nosso estádio é maravilhoso. Quando joguei como visitante fiquei maravilhado. É muito moderno e o relvado é espetacular», frisou.

Marín, porém, acredita que os merengues não se vão melindrar com o estilo único da Pedreira. «Estes jogadores não vão ficar muito impressionados. Mas, no nosso estádio, com o nosso público, estamos muito confortáveis ​​e fazemos bons jogos. A cidade inteira está animada, não só pela lotação esgotada, mas também pelo clima que vai existir.»

Abel Ruiz, avançado do SC Braga, também destacou o estilo curioso do estádio.

«É um estádio muito bonito e especial. Ex-colegas como Sergio Gómez e Juan Miranda brincam com a montanha. Mas é melhor, pelo menos não conheço nenhum parecido que tenha visto na Europa, é especial. Sempre disse ao Miri e ao Sergio que eles têm de vir ver ao vivo. Quando o vês, mudas de ideia porque é um estádio que impressiona», disse o atacante à Marca.

Já Víctor Gómez recordou o momento em que o plantel arsenalista descobriu que ia defrontar o Real Madrid no Grupo C da Liga dos Campeões.

«Este jogo é sempre bonito e tens de enfrentar grandes clubes. Sabíamos que contra quem quer que enfrentássemos no grupo seria um jogo muito difícil. Eu estava feliz, mas ao mesmo tempo não estava feliz. Também já estou à espera que chegue o jogo do Bernabéu, porque tive a sorte de poder jogar lá e a verdade é que é um campo espectacular», vincou.

Caso vá a jogo, o lateral-direito dos minhotos deverá ter pela frente Vinicius Júnior e admite que poderá ter uma tarefa complicada.

«Tive o prazer de poder enfrentá-lo há três ou quatro temporadas, quando joguei no Espanhol. É verdade, pode ser um pesadelo para mim e para a equipa, mas vou tentar defendê-lo da melhor forma possível para que ele não me supere», afirmou.

em: https://maisfutebol.iol.pt/sp-braga/adrian-marin/a-liga-portuguesa-e-uma-montra-encorajo-todos-os-espanhois-a-virem

Lipeste

zerozero.pt

Foi jogador minhoto entre 2011 e 2017

Trocou Madrid por Braga e em seis anos nunca jogou: o estranho caso de Juankar

Por
Daniel Sousa

O fato de gala para nova noite de magia europeia ainda está na lavandaria, mas na Pedreira já se sente o cheiro de mais um final de dia memorável. Afinal, o anfiteatro do SC Braga prepara-se para receber o clube mais titulado da história da UEFA Champions League, o Real Madrid. Ainda que o encontro desta terça-feira seja o primeiro da história entre os dois emblemas, os dois estão unidos por alguém com nome de realeza: Juan Carlos. Perdão, Juankar.

O rei emérito de Espanha é um conhecido apaixonado pelo nosso país e por cá passou muito do seu tempo, mas neste seu homónimo podemos encontrar o contraste perfeito. Aliás, pode até haver quem não se lembre de que Juankar, alcunha pela qual é hoje conhecido, fez parte da equipa bracarense.

Porquê? Porque em seis anos de ligação aos minhotos, o espanhol não só nunca jogou como nem sequer fez parte do plantel. Melhor ainda: apesar de ter sido efetivamente jogador do SC Braga, Juankar só se estreou na Pedreira... este ano. Já lá vamos.

«Quantos anos tens? Queres jogar no Real Madrid?»

É porventura o momento mais alto da carreira de Juankar e envolve um treinador português. A 3 de outubro de 2010, perante 67 mil espetadores no Santiago Bernabéu, um jovem Juan Carlos, com apenas 20 anos, é chamado por José Mourinho. Estava prestes a acontecer a estreia do canterano madrileno com a equipa principal dos merengues. Um momento que não se esquece.

Minuto 78. Chegou o momento. Juan Carlos rende Ángel Di María e ainda vai a tempo de ver de perto mais um golo de Cristiano Ronaldo. O Real Madrid - Ronaldo, Pepe e Ricardo Carvalho foram titulares - batia o Deportivo, de Zé Castro, por 6-1.

Aqueles 12 minutos foram os únicos que o jovem extremo teve com a camisola madrilena. Mas esta história resume-se facilmente a uma frase: para haver Juan Carlos, teve de haver Mourinho.

Os acontecimentos foram retratados em 2016, em livro, por Jerzy Dudek, antigo guarda-redes polaco e que integrava o plantel do Real Madrid em 2010/11. A história envolve Mourinho e o recém-contratado Pedro León como personagens principais, mas levou a que o ator secundário Juan Carlos tivesse direito a ser promovido a protagonista.

Figura de proa do Getafe, Pedro León tinha chegado a Madrid no verão, a troco de uma verba a rondar os dez milhões de euros. Porém, rapidamente entrou em conflito com o técnico português. «Pensou que era uma super-estrela, mas desde o início que não foi titular. Ficou no banco de suplentes diante do Levante e isso deixou-o magoado. O jogo estava 0-0 e Mourinho pediu-lhe para aquecer, mas em vez de o fazer de forma adequada, limitou-se a ficar junto à bandeirola de canto. Eu estava sentado muito perto de Mourinho e ouvi o que ele disse, furioso: 'olhem para aquela falta de empenho. E depois fica ofendido por não jogar'», contou Dudek na sua autobiografia.

León foi ainda assim a jogo, mas o Real acabou mesmo por empatar sem golos. Mourinho não perdoou: «És pouco profissional. Acreditas que consegues enganar os teus companheiros e a mim. Vi a forma como aqueceste, não podias estar menos empenhado. Mas, ainda assim, coloquei-te em campo. Tiveste duas oportunidades para marcar, mas não estavas em condições. Queres jogar no Real Madrid? Aqui toda a gente tem os seus cinco minutos e tiveste os teus».

Fechou-se a porta de León e abriu-se a janela de Juan Carlos. Em semana europeia, o Real Madrid preparava o encontro com o Auxerre e Mourinho abdicou do reforço para promover o «miúdo». «Pedro León pensava que ia jogar, mas Mourinho chamou-nos ao centro do campo e disse-lhe: 'Sinto muito, mas não estás interessado em representar o Real Madrid. Lamento. Outros dariam a vida por esta camisola, mas tu não'», recordou Dudek.

Depois disto, Mourinho viu Juan Carlos e lançou a célebre pergunta: «'Quantos anos tens? Queres jogar no Real Madrid? Sim? E quando te pedir que aqueças vais fazê-lo? Pois bem, assim vais estar no banco de suplentes na próxima terça-feira'». E assim foi. Juan Carlos esteve no banco frente ao Auxerre, antes de se estrear perante o Deportivo. Ainda veio a ter nova aparição no banco de suplentes, numa derrota caseira frente ao Sporting Gijón, mas aqueles 12 minutos perante o emblema do Riazor foram os únicos com a equipa principal dos blancos.

De Madrid para Braga... só no papel[

Depois da época em que conseguiu a estreia no Real Madrid, Juan Carlos apresentou-se como um dos reforços sonantes do SC Braga para 2011/12. Orientado nesse ano por Leonardo Jardim, o conjunto bracarense foi ao país vizinho buscar o extremo da cantera madrilena, mas da capital espanhola trouxe ainda outra promessa: Fran Mérida, um campeão da Europa de sub-17 com passagens por Arsenal e Atlético de Madrid, que vinha de uma temporada com 27 jogos pelos rojiblancos e uma Supertaça Europeia conquistada.

Se Mérida, emprestado pelos colchoneros, ainda realizou oito partidas nessa época, Juan Carlos nem sequer chegou a calçar as chuteiras para pisar o relvado da Pedreira. No papel, o extremo era jogador dos arsenalistas. Na prática, nunca esteve sequer perto de o ser.

Nesta história não há espaço para veni, vidi, vici na relação de Juan Carlos com o SC Braga. Pelo contrário, foi chegar, ver... e partir. O contrato foi assinado e o espanhol era efetivamente jogador do SC Braga, mas a temporada foi feita em Saragoça. Cedido pelos minhotos, Juan Carlos fez três golos em 26 jogos pelo Real Zaragoza e ajudou o clube, que contava com Hélder Postiga, Fernando Meira e Rúben Micael, a manter-se na primeira divisão.

Desempenho bom o suficiente para merecer uma oportunidade em Braga? Talvez, mas essa nunca surgiu. Nos dois anos seguintes, Juan Carlos foi cedido ao Real Betis e continuou a senda de partilhar balneário com jogadores portugueses. Em Sevilha fê-lo com Salvador Agra e Nélson em 2012/13, época em que os verdiblancos ficaram no sétimo lugar. No ano seguinte, o descalabro: última posição e descida ao segundo escalão. Em ambas as campanhas, muita utilização para o jogador do SC Braga, que atuou em 26 jogos em cada uma das épocas.

O Real Betis desceu, mas Juan Carlos tinha o seu espaço no clube e jogava com regularidade. Era desta que podia apresentar-se perante os aficionados bracarenses? Ainda não. De Sevilha seguiu para Granada e colecionou mais dois colegas portugueses, Candeias e Luís Martins, na temporada 2014/15. Voltou a ultrapassar a fasquia dos 20 jogos, mas ainda assim não fez o suficiente para ficar em Portugal. Nesta altura, o contrato que ligava o jogador aos minhotos ia no quarto ano.

Última paragem em Málaga desbloqueou figura histórica arsenalista

Depois de Saragoça, Sevilha e Granada, era tempo de juntar mais uma cidade espanhola. O SC Braga voltou a emprestar Juan Carlos, desta feita ao Málaga. Uma vez mais, um leque vasto de portugueses no plantel: Flávio Ferreira, Fábio Espinho, Duda... e Ricardo Horta.

Por esta altura, parecia demais evidente que o espanhol não entrava nas contas em Braga. Mas Ricardo Horta, por outro lado, era alvo desejado e Juankar, alcunha que adotou ao longo da carreira, teve papel preponderante na mudança do extremo para a cidade dos arcebispos.

Depois de uma primeira temporada em Málaga onde agradou aos responsáveis, o espanhol por lá ficou uma segunda temporada, novamente a título de empréstimo. Em troca, Ricardo Horta fez o caminho inverso. Em 2016/17, Juankar voltou a convencer em Málaga e Horta fez o mesmo em Braga, pelo que a troca se tornou definitiva.

Ao fim de seis anos, o jogador espanhol, que entretanto foi recuando no terreno até se tornar lateral esquerdo, deixou de ser oficialmente jogador dos bracarenses e abriu a porta à entrada no clube de Ricardo Horta. Troca ganha para o SC Braga, que hoje tem no extremo um dos capitães de equipa e uma das maiores figuras da sua história.

Estreia na Pedreira com 12 anos de atraso

Juankar tinha assinado pelo SC Braga no verão de 2011. Esteve seis anos ligado ao clube, mas nunca jogou. Depois da troca em definitivo com Ricardo Horta, ainda ficou ligado ao Málaga por mais três temporadas, antes de se juntar ao Panathinaikos. Na Grécia, leva já quatro épocas consecutivas como jogador importante da equipa.

Esta história já era caricata q.b. quando nos deparámos com o facto de um jogador ter estado seis anos ligado a um clube e nunca ter jogado. Mas o destino quis que esta narrativa fosse pincelada com tons que a tornassem única e ao fim de 12 anos, quando já não tem qualquer ligação ao clube português, Juankar fez a estreia oficial na Pedreira.

O destino intrometeu-se no sorteio do play-off da Liga dos Campeões desta temporada e colocou frente a frente o SC Braga e o Panathinaikos. E assim, a 23 de agosto, Juankar pisou pela primeira vez o relvado do anfiteatro bracarense para um encontro oficial. Com 12 anos de atraso em relação ao que podia ter sido... e com uma camisola diferente. Jogou os 90 minutos na asa esquerda da defesa helénica, mas saiu de Braga com um amargo sabor de derrota, agravado por novo desaire na segunda mão e que atirou os gregos para a Liga Europa.

Esta terça-feira, abre-se um livro de histórias entre SC Braga e Real Madrid, que se defrontam pela primeira vez. No relvado escreve-se o primeiro capítulo, mas no prefácio cabem histórias como esta, a do canterano merengue que foi bracarense sem sair de Espanha.

em: https://www.zerozero.pt/noticias/trocou-madrid-por-braga-e-em-seis-anos-nunca-jogou-o-estranho-caso-de-juankar/535333

Lipeste

zerozero.pt

Entrevista do técnico à Marca

Artur Jorge: «O que me preocupa no Real Madrid? Tudo»


Vai ser um dos maiores jogos da história do SC Braga e em Espanha olham para os arsenalistas com toda a atenção. Esta segunda-feira, o jornal Marca publicou uma entrevista com Artur Jorge, técnico dos minhotos, onde abordou vários temas sobre o jogo e sobre o próprio clube.

Desde logo, atenções colocadas no Real Madrid. Artur Jorge admitiu que o SC Braga vai ter pela frente «uma das melhores equipas do mundo» e questionado sobre o que mais o preocupava nos merengues... a resposta foi taxativa.

«Tudo. Acima de tudo, a sua força coletiva. Eles têm jogadores de grande qualidade individual. É uma equipa muito perigosa com bola, e a sua dinâmica, em termos de posicionamento, também é muito boa. Temos de estar atentos aos espaços e aos tempos quando eles tiverem a posse de bola», atirou o técnico, que deixou o segredo para poder ferir o adversário.

Artur Jorge 2023/2024

15 Jogos
11 Vitórias
1 Empates
3 Derrotas

36 Golos
20 Golos sofridos

«É muito importante que conservemos a nossa identidade e que tenhamos um grande compromisso defensivo e ofensivo, mantendo a mesma intensidade ao longo dos 90 minutos. Devemos, também, ter a coragem de "ferir" o adversário assim que pudermos. E temos de ser eficazes», realçou Artur Jorge.

Por fim, Artur Jorge respondeu a várias questões sobre o SC Braga, nomeadamente sobre os jogadores espanhóis que lidera na equipa.

«O Abel [Ruiz] é um avançado diferente, Víctor [Gómez] tem um grande físico e ajuda-nos muito no ataque, Adrián [Martín] é seguro e fiável e Álvaro [Djaló] é uma aposta pessoal minha, muito explosivo e finaliza bem com ambos os pés», afirmou antes de responder à eterna questão que rodeia o SC Braga nos últimos anos: para quando o título?

«Temos tido um crescimento sustentado a todos os níveis: desportivo, de revalorização de jogadores e treinadores e na criação de infraestruturas. Estamos sempre a competir para estar nos lugares cimeiros e esse desejo de vencer o campeonato existe e, com certeza, um dia será alcançado. Porém, temos de continuar a trabalhar», respondeu o treinador dos bracarenses.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/noticias/artur-jorge-o-que-me-preocupa-no-real-madrid-tudo-/537047


Lipeste

zerozero.pt

Lateral espanhol em entrevista à Marca

Víctor Gómez: «Vinícius Júnior? Pode ser um pesadelo, mas...»


A poucas horas do jogo entre o SC Braga e o Real Madrid, alguns dos jogadores espanhóis dos minhotos concederam entrevistas a órgãos de comunicação do seu país e falaram sobre o embate que está agendado para as 20 horas desta terça-feira.

Víctor Gómez, lateral-direito dos arsenalistas, deu voz à ambição do SC Braga para este encontro. «Estou muito entusiasmado por poder receber aqui o Real Madrid, por poder disputar este jogo e competir ao máximo para tentar somar os três pontos. Esta é uma partida muito bonita, afinal de contas queres sempre defrontar grandes clubes», começou por dizer à Marca.

Questionado sobre a possibilidade de enfrentar Vinícius Júnior, estrela dos merengues, Gómez não se inibiu: «Tive o prazer de defrontá-lo há três ou quatro épocas, quando jogava no Espanyol. Pode ser um pesadelo para mim e para a minha equipa, mas vou tentar defender da melhor maneira possível para que não passe por mim.»

Recorde-se que Víctor Gómez tem estado lesionado e não joga desde o dia 28 de setembro, frente ao Estrela da Amadora.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/noticias/victor-gomez-vinicius-junior-pode-ser-um-pesadelo-mas-/537069

Lipeste

zerozero.pt

Algumas ausências a assinalar

À atenção do SC Braga: os 20 convocados do Real Madrid para a Champions


Um dia depois de empatar com o Sevilla, o Real Madrid anunciou a lista de 20 convocados para o jogo com o SC Braga, a contar para a fase de grupos da Liga dos Campeões.

Sem grandes ausências de vulto, os merengues deslocam-se a Braga sem os lesionados Militão e Dani Ceballos. Arda Guler, que voltou recentemente de lesão, também não consta na lista de Carlo Ancelotti.

SC Braga e Real Madrid encontram-se na terça-feira, numa partida a contar para a 3.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa espanhola lidera o grupo C, com seis pontos, enquanto a formação treinada por Artur Jorge está na terceira posição, com três pontos.

Texto retirado do zerozero.pt
https://www.zerozero.pt/noticias/a-atencao-do-sc-braga-os-20-convocados-do-real-madrid-para-a-champions/536541