News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Qual a maior razão por que te tornaste Braguista?

Started by cardoso, 08 de January de 2009, 21:05

Previous topic - Next topic

JR1287

O meu pai é beirão, e sportinguista desde que nasceu. Depois conheceu a minha mãe em Coimbra e veio viver para cá. Como gostava de futebol, ia ver os jogos do clube cá da terra, e tornou-se logo sócio. Era sportinguista mas gostava muito do Braga. Ia ver os jogos todos do Braga no 1º de Maio, e muitos fora. Mas ia também ver todos os jogos do Sporting cá no Norte, já que el Lisboa era difícil. Eu ia sempre com ele; por causa do Braga fui centenas de vezes ao 1º de Maio; por causa do Braga, mas também por causa do Sporting, conheço todos os estádios do Norte (assim numa memória rápida lembro de ir aos estádios de Chaves, Guimarães, Barcelos, Famalicão, Aves, Vizela, Santo Tirso, Moreirense, Felgueiras, Salgueiros, Boavista, Leixões, Vila do Conde, Leça, Póvoa de Varzim, Aveiro, Penafiel, Coimbra, Antas).
Escusado será dizer que sempre fui do Braga, mas tinha uma costela verde.
Com o passar dos anos, fui perdendo o esverdeado, e sou agora, orgulhosamente, Braguista!
Inversamente, com a idade, e a mudança para o municipal, o meu deixou de ir ver os jogos do Braga, e já não liga tanto como antigamente; mas claro, continua do Sporting e a gostar do Braga.

Em conclusão, há dois motivos principais para se ser de um clube: herança familiar (por esse motivo o meu pai é sportinguista e eu também era) e localização geográfica (por esse motivo o meu pai é do Braga - claro que se em vez de vir viver para Braga tivesse ido para outra terra, certamente seria do clube dessa terra - e eu sou Braguista, porque não tenho dúvidas que optei pelo Braga em vez do Sporting por ser oo clube da minha terra, por ter mais proximidade, e euia ver o Braga muitas mais vezes que o Sporting).

JCosta

no meu caso foi um misto de 2 razões.
O facto de ser o único clube que me represente com bracarense er ter oportunidade de assistir aos jogos do SCBraga.
Saudinha... da boa.

João Pedro

Quote from: duke on 08 de January de 2009, 23:14
Eu também do S. C. Braga porque nasci e vivi a maior parte do tempo em Braga.

Mas no que dizes há um problema:

Então, os adeptos do Braga que são de Famalicão, Vila Verde, Barcelos, mesmo Guimarães, etc., são incultos por serem do Braga em vez de serem do clube da cidade local? Tinham que ser do Vitória, do Gil, do Famalicão? E se em Braga houvesse mais que um clube, como no Porto, Lisboa, até em Coimbra, onde além da Académica há o União de Coimbra, que até já esteve na 1ª? Não é tão simples, embora eu repito, por mim, é por ter nascido em Braga, como apoio Portugal, porque nasci cá.

Talvez tenha exagerado no que disse. O sentimento pelo Braga também me leva a exagerar nas palavras às vezes. Apenas acho uma falta de sensibilidade e de consideração pelos valores locais que não se goste do clube da terra. É o mesmo que pensar quando vem alguém de fora à nossa cidade. O que fazemos? Gostamos de enaltecer valores locais: gastronomia, locais históricos, pontos de atracção, etc E o clube? Não é um factor de orgulho? Não pretende ele elevar o nome da cidade também? É isso que eu penso e foi isso que me levou a exagerar um bocado nas palavras. Mas, mesmo assim, fico com a sensação que se deve ser intransigente e um pouco "bruto" para ver se se acordam as pessoas para a realidade.

(um aparte: para pessoas de terras cujos clubes não tenha expressão significativa, não sou contra o apoio a outros clubes, desde que dentro duma "esfera" aceitável. Compreendo que pessoal de Vila Verde goste do Braga (e espero que gostem de igual forma, ou ainda mais, do clube local), mas não compreendo a ligação a um clube a 50 ou 300 quilómetros de distância)

Bracaro Augusto

Quote from: João Pedro on 09 de January de 2009, 01:47
Quote from: duke on 08 de January de 2009, 23:14
Eu também do S. C. Braga porque nasci e vivi a maior parte do tempo em Braga.

Mas no que dizes há um problema:

Então, os adeptos do Braga que são de Famalicão, Vila Verde, Barcelos, mesmo Guimarães, etc., são incultos por serem do Braga em vez de serem do clube da cidade local? Tinham que ser do Vitória, do Gil, do Famalicão? E se em Braga houvesse mais que um clube, como no Porto, Lisboa, até em Coimbra, onde além da Académica há o União de Coimbra, que até já esteve na 1ª? Não é tão simples, embora eu repito, por mim, é por ter nascido em Braga, como apoio Portugal, porque nasci cá.

Talvez tenha exagerado no que disse. O sentimento pelo Braga também me leva a exagerar nas palavras às vezes. Apenas acho uma falta de sensibilidade e de consideração pelos valores locais que não se goste do clube da terra. É o mesmo que pensar quando vem alguém de fora à nossa cidade. O que fazemos? Gostamos de enaltecer valores locais: gastronomia, locais históricos, pontos de atracção, etc E o clube? Não é um factor de orgulho? Não pretende ele elevar o nome da cidade também? É isso que eu penso e foi isso que me levou a exagerar um bocado nas palavras. Mas, mesmo assim, fico com a sensação que se deve ser intransigente e um pouco "bruto" para ver se se acordam as pessoas para a realidade.

(um aparte: para pessoas de terras cujos clubes não tenha expressão significativa, não sou contra o apoio a outros clubes, desde que dentro duma "esfera" aceitável. Compreendo que pessoal de Vila Verde goste do Braga (e espero que gostem de igual forma, ou ainda mais, do clube local), mas não compreendo a ligação a um clube a 50 ou 300 quilómetros de distância)

Ainda bem que estou a 48 km ;)
BRAGA SEMPRE !!!

Carvalhinha

Eu já contei a minha história várias vezes neste fórum, por isso vou tantar poupar-me nas palavras.
Cresci no meio de desporto (futebol, andebol, hóquei). Aliás, quando a minha mãe me teve o meu pai estava precisamente a arbitrar um jogo de futebol, só depois do jogo é que ele foi ter connosco ao Hospital. Só que, o braguismo só aterrou em mim muitos anos depois. Quando era pequenina e não percebia nada de bola, sempre que me questionavam sobre o meu clube de futebol eu respondia que era dos encarnados porque estava rodeada de gente do SLB e eles me influenciavam. Mas entretanto e ainda na minha infância vim viver para outro país, e aí é que as coisas mudaram e muito por causa do meu irmão. Ele sempre foi pelo Braga e não gostava que eu puxasse pelo clube da mouralândia, os anos passavam e as saudades pela cidade de Braga cada vez aumentavam em mim e eu via que ele tinha razão no que me dizia. Para quê apoiar uma equipa que nada me diz? Só por ter muitos títulos e adeptos? Não, obrigada. Foi aí que comecei a perceber as coisas, abri os olhos e fixei-me no braguinha, e jurei a mim mesma que a partir daquele momento nunca mais iria abandonar o clube da cidade que me viu nascer por nada deste mundo. Nessa altura andava o Braga pelo meio da tabela/últimos lugares, eu quis saber mais sobre a história do clube, encontrei este site/fórum (desde aí nunca mais o larguei), tornei-me sócia, e hoje orgulho-me da decisão que tomei.

João Pedro

Quote from: Bracaro Augusto on 09 de January de 2009, 02:49

;D Fica esse o limite então  :D

(Aquelas distâncias, ainda que com pouca exactidão, foram colocadas de modo estratégico)

recsally

Ora aqui está uma boa pergunta...

Porque é que sou Braguista?... Nunca me tinha questionado...

Apesar de ter respondido por ser o clube da minha cidade, a verdade é que não sei! Sou do Braga desde que me lembro de gostar de futebol. Para mim, Futebol = SC Braga.

O meu pai é Braguista, sim,  pode ter havido alguma influência. Fala-me sempre do Braga, conta-me histórias Braguistas, fazia parte da Comissão de Propaganda e Fundos, até recentemente esteve sempre directamente ligado ao Clube e ainda hoje é a pessoa que consegue alguma receita de bilheteira para os nossos juniores. Era com ele que eu ia ao estádio quando era criança e era ele que pagava as minha quotas, antes de eu começar a trabalhar.
Terá sido esta influência?...

Houve aí uma fase da minha vida (a fase da parvoíce - 12/14 anos) em que quando me perguntavam de que clube era eu respondia: "Adepta e sócia do Braga e simpatizante do FCP" enfim, talvez porque na altura os tripeiros ganhavam tudo. Mas nunca, repito nunca, num jogo entre os dois deixei de ser do Braga.
Quando despertei, percebi que cometia uma grande parvoíce:
- Ia, assiduamente ao estádio sempre que o Braga jogava em casa (nem que chovesse chouriças);
- Sempre que podia, acompanhava o Braga nas suas deslocações;
- Vibrava com as vitórias do Braga e entristecia com as derrotas;
- Os tripeiros, só os via quando vinham a Braga e até desejava que perdessem.
Então, porque raio dizia eu que era simpatizante do FCP?...

ACHO QUE FOI AQUI...que percebi que sou e sempre fui Braguista.
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

limascb

Vim de frança com 7 anos era do paris saint-germain,chegei aqui as pessoas influenciaram-me para o benfica "fui do benfica 1 mes",depois o meu tio influenciou-me para o porto "fui do porto outro mes"!!!! ;D

Por fim o meu pai apesar da costela benfiquista "sugeriu" para que eu fosse do Braga,e foi assim que nasceu o 1º puro sangue bracarense na minha familia ;D,agora o meu pai converteu-se totalmente ao braguismo o meu irmão mais novo também é 100% bracarense,apesar de não ser tão fanatico como eu...

Só lamento que nesta cidade a maioria das pessoas ainda opte pelos 3metralhas,alias os alguns "bracarenses" que eu conheço na freguesia onde resido tem quase todos uma costela de outro clube!!!

Apesar que nesta nova geração esta tendencia esta a terminar,e ainda bem!!!!!!!!!

AMO-TE BRAGA

jaimec

#28
Por causa das gajas ! É cool ser do Braga   ;D

Brincadeira ...

Na verdade, quando era puto gostava de um clube de lisboa por influencia paterna e familiar ... altura na qual fui muitas vezes ver o Braga, ia para a porta do 1º de Maio pedir a alguém para ser meu pai até passar pela porta do estádio, e apoiava este clube, mesmo antes de saber que ia ser "meu para sempre" .
Felizmente o meu pai também me ensinou a não deixar que pensem por mim, logo ... Porquê um clube de lisboa ? Que estupidez ! Abre os olhos rapaz ... põe-te fino .
O SCB é mais que um clube, é uma paixão, um representante da mais bela região de Portugal e da cidade de Braga em particular, e principalmente um representante do sentimento de orgulho de ser braguista, de pessoas sinceras e honradas, valentes e inteligentes, pessoas que choram pelo SCB e " por todo o lado o acompanham ". Os braguistas têm um coração que não lhes cabe no peito !
Pelos resultados não foi, comecei a ir sempre ao estádio com amigos braguistas e na altura os resultados eram medianos ...  mas nunca mais parei .Já fui a muitos estádios por esse país fora, ao Jamor, a Milão ... e espero ir a Nou Camp, Old Trafford, Anfield Road, etc ...
Mas principalmente, por causa das gajas !

MrCasp

A minha "outra razão" prende-se com ter estudado na UM.
Gostava muito de futebol mas não ligava nenhuma. Fiquei com o bichinho pelo Braga, até que me fiz sócio e vou ao estádio sempre que posso (ainda são alguns kms)

A verdade é que sou Braguista e só Braguista, ainda que isto tenha acontecido mais tarde do que é natural uma pessoa ganhar uma preferência clubistica tão forte. Digo isto porque considero que a Universidade poderia ser uma fonte de simpatizantes e sócios do clube, e que está subvalorizada e subexplorada  ;)

lipe

Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

david

Quando era miúdo fazia-me confusão sempre que iamos jogar a bola, para fazer duas equipas o mais pratico era outros miudos(os mais velhos) dizerem quem é do benfica fica deste lado e quem é do sporting vai para o outro lado, eu ao fim de umas semanas comecei a protestar porque tinha que ser do benfica e do sporting, se somos de Braga porque não uma equipa com o nome de Braga e a partir daquela altura a minha equipa era sempre o Braga, claro que eu nessa altura já era braguista, comecei a ir ao estádio quando tinha quatro anos e não fazia ideia nenhuma do que era o futebol, o meu irmão mais velho é que me levava ao futebol, assim aprendi a gostar do Braga e a detestar os grandes de Portugal, por isso é que somos enormes.

Ricardo

Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

perrinchon 66

claramente influência familiar o meu Pai e o meu tio com passado ligado ao Sp.Braga,mas o meu avô foi o principal responsavel que ja na altura detestava o Benfica nem os podia ver,por isso...o mei muito obrigado a eles

Ana Cunha

Só pude optar por uma das opções mas a verdade é que sou braguista porque representa a minha cidade e porque os meus pais também o são e sempre foram. Com três anos já ia aos jogos do SCB no Estádio 1.º de Maio, embora na altura levasse as bonecas para brincar de costas voltadas para o relvado. Mas é assim que se começa a gostar.

yashavin

Porque é o clube da minha cidade e nao troco por mais nenhum...
braga ate morrer... ;)
braga 100% nao como alguns k vao ao estadio e a maioria a borla e sao dos outros clubes de *****....
[url="http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL"]http://pt.beruby.com/promocode/uBedxL[/url]
nunca foi tao facil ganhar dinheiro na ne


Catarina

Eu nuca me questionei o porquê de ser braguista, mas muita gente questiona-me... 
Eu acho que foi Karma, na outra vida falava muito mal do Braga e nesta fiquei bracarense... ;D Estou a brincar.

Desde que me conheço que sou braguista, o meu pai é braguista e foi com a sua influência que comecei a amar o Braga... desde pequena que vejo os jogos do Braga, e antes da primeira vez que fui ao estádio (que foi aí que eu fiquei mesmo obcecada) só ouvia os relatos do jogos do Braga ao Domingo à tarde... Nunca liguei muito a essa questão de ser da cidade, mas sempre me habituei a defender o Braga de tudo e de todos, em toda a minha família só existem 4 braguistas, e como os meus primos falavam mal do Braga eu tinha que o defender... Toda a gente na minha família queria que eu fosse portista ou benfiquista, mas... sou braguista com muito orgulho e não trocava o meu amor pelo Braga por nada deste mundo...

Anabela

2 razões: Os meus pais que me levavam ao futebol desde pequena apesar de eu não perceber nada. Só sabia que o Braga jogava de vermelho!
E a outra razão é por ser o clube da minha cidade. Fazia-me imensa confusão na primária e no ciclo os meus colegas serem todos do benfica/sporting/porto e gozarem com o clube da terra deles, o SCBraga.

Somos Braga!

A principal razão porque SEMPRE fui Braguista deve-se ao facto de ser o clube que representa a minha região!

O primeiro jogo de futebol que vi foi um jogo na Lage (freguesia de Vila Verde de onde o meu pai é natural) a contar para a 2ª ou 3ª divisão distrital da AF Braga ainda eu nem sabia falar...

Mais tarde (aos 10 Anos) fiz-me sócio do Merelinense (a minha freguesia natal). Acompanhei os jogos do Merelinense até ter idade suficiente para ir sozinho ver jogos a Braga... Foi aí que me fiz sócio do Braga (em 1990, com 13 Anos) e fui ver o meu primeiro jogo ao estádio Primeiro de Maio (não me lembro o clube mas sei que ganhamos). Gostei tanto que passei a ir ver todos os jogos. Ia sozinho pois infelizmente naquela altura na minha família não havia nenhum Braguista. Até tenho vergonha, mas, sou de uma família com raízes em Vila Verde que ERA 100% Benfiquista. Felizmente isso com o tempo tem vindo a mudar!
O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!