News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Art. DM: uma pouca-vergonha

Started by cardoso, 08 de January de 2009, 02:18

Previous topic - Next topic

cardoso

Já aqui afirmei que o nosso país devia ser governado por humoristas profissionais e não por amadores, como se vê hoje. Mas correndo o risco de me chamarem humorista amador, atrevo-me a dizer que talvez uma boa medida para combater a crise fosse subsidiar os bilhetes de futebol. Muita coisa se resolveria com uma injecçãozinha de capital nos bolsos dos adeptos da bola. O povo ficava mais animado, descarregávamos a nossa raiva nos árbitros e isso até aliviava os próprios políticos; até, quem sabe, conseguiríamos esquecer o desgoverno e a crise. Por outro lado, acabava-se com a falta de gente nos estádios. É deprimente verificar que o estádio mais bem composto na última jornada foi o AXA, com umas míseras sete mil almas... 
Porque é que isto acontece? Pois, a crise, o pessoal não tem dinheiro sequer para a cerveja, quanto mais para a bola. Mas esta conversa da falta de espectadores já vem dos tempos das "vacas gordas", portanto aqui a crise tem as costas largas mas as razões são outras. Muitas outras, aliás: a má qualidade do nosso futebol, a "dependência" da maioria dos adeptos em relação aos "grandes", as más arbitragens que vão denegrindo o futebol, o excesso de televisão, a falta de dinamismo do marketing dos clubes, a violência e a insegurança nos estádios, a falta de condições oferecidas por muitos recintos, etc. etc.
Mas gostava de dizer umas coisinhas sobre um outro motivo que eu considero dos mais importantes: os escandalosos horários do futebol. Depois venham-me dizer que em Inglaterra é que é. Pois é, mas lá joga-se à tarde, sem outros jogos na TV, a esmagadora maioria das vezes ao sábado. Por cá depende do que nos calha na rifa da Sportv. Tanto pode calhar ao lanche como antes do jantar, à hora de jantar ou depois de jantar. E tanto pode ser à sexta no fim do trabalho, como ao sábado a qualquer hora, ao domingo excepto de manhã (por enquanto) ou no final de uma segunda-feira que é o dia mais cansativo e deprimente da semana. Isto, meus amigos só tem um epíteto: uma pouca-vegonha! Os nossos clubes, entregues aos desígnios da Olivedesportos, relegam os espectadores para segundo, aliás, último plano com todo o descaramento, alegando que dependem das receitas televisivas. Perante este argumento pateta, só quero fazer duas perguntinhas: e não dependem dos adeptos? E se as receitas televisivas são assim tão determinantes, porque é que comparadas com outros países são autenticamente miseráveis? Segundo um artigo recente do site futebolfinance.com, o último classificado do campeonato inglês recebeu na última época 36 milhões de euros em receitas televisivas. Em Portugal, a situação é a seguinte: a Olivedesportos paga por ano entre 42 e 48 milhões à totalidade dos clubes da superliga. Os 3 "grandes" recebem, no conjunto, entre 24 e 27 destes milhões, o que faz sobrar menos de 20 milhões para distribuir por todos os "não-grandes". Portanto, uma média a rondar o milhão e meio cada um. Ora, se estas contas estiverem certas, é caso para perguntar: é por causa de 300 mil contos em dinheiro antigo que se mandam os adeptos para o estádio à hora de jantar, ou a correr vindos do trabalho, a sofrer com um frio de rachar? É por causa deste dinheiro que temos os estádios vazios?
Quando é que os nossos dirigentes entenderão que fazer do futebol uma festa rende milhões a médio prazo? Porque é que não se investe nos adeptos, em vez de apelar à dedicação e culpá-los de não irem ao estádio?
E mais: enquanto não tivermos adeptos em grande número, nunca teremos voz para "berrar" como fazem os ditos "grandes", para obter os bons préstimos das arbitragens. Nós só conseguiremos isso quando enchermos o estádio: nessa altura os jornais dirão aquilo que queremos, porque terão público para os comprar.

PAF

Referi no tópico do jogo com o belenenses que era uma vergonha a hora do jogo...depois de 15dias em que muita gente teve de férias, a poente parecia um jogo da Regional quando começou o jogo, depois lá chegaram mais algumas centenas já com o jogo a decorrer.

Quanto a mim o que afastou mesmo as pessoas do futebol e mais que a TV, foi o preço dos bilhetes, um autentico roubo ao longo dos anos... lembra-me de ir ver o Braga a Famalição praí com pouco mais de 12/13 anos e terem exigido ao meu pai 1500escudos(que ele não pagou), ou seja praí há 15anos ou perto disso já se praticavam preços que a cada dia estão mais actuais (por exemplo domingo é 10€, e não é para ver o Famalicão e tantos anos depois e por acaso 7,5€ até foi o mesmo que paguei para ver um jogo da liga dos campeoes em Madrid em 2003 acho)... ou seja em tempo de vacas muito gordas explorou-se ao máximo as pessoas,quem não se lembra dos bilhetes a 150e ou 30contos do Salgueiros, e mesmo dos 5contos de guimaraes e Braga (preços que hoje são impraticaveis até nos jogos entre os ditos grandes... acabaram por ficar só os fanáticos, e agora em tempos dificeis já mesmo os fanáticos começam a ficar em casa (ainda neste jogo vários amigos mesmo com cadeira não foram, e alguns deles têm sido menos habituais, não sei se reflexo da crise, porque acaba-se sempre por gastar algum).
Vai chegar o dia em que vão ter que pagar para ir ao estádio, ou quase, porque se as pessoas vão menos ao futebol, também nao acredito que vejam na tv com tanta frequência, ou seja sem audiências na tv e sem público nos estádios, quem investe no futebol?O futebol vai viver de quê?? Os dirigentes que geriram as coisas durante os ultimos 20anos preocuparam-se unicamente em encher os bolsos (em Braga ainda se pensa hoje em dia, infelizmente, mesmo esta época tendo estabelecido preços mais convidativos, a politica dos ultimos anos correu com alguns (muitos) sócios).
A assistencias desta semana são mesmo para rir de tristeza... como é possivel ter 30mil pessoas em 8estádios? Alguns disseram que foi porque os grandes jogaram fora ( é verdade) mas então não eram estes a salvação dos pequenos, que enchiam os seus estádios? Onde anda toda esta gente? Era uma boa pergunta para fazer a quem dirige o nosso futebol...
Acredito que a Sportv também venha a sentir a crise com pessoas a deixarem de subscrever o serviço.

ric

mais um excelente texto do cardoso a tocar com o "dedo na ferida".
os nossos (nossos e deles..) estão amatar a galinha de ovos de ouro.
Sem adeptos não há futebol e sem futebol não haverá as "tais receitas"
O grande problema é que a olivedesportos, qual usuário frente a "desesperados" agiu de forma a "tar de mãos e pés" os nossos clubes. Estes estão presos por adiantamentos recebidos e muitos deles receberam já o que estava programado para daqui a 3 ou 4 anos. por isto se diz que joaquim oliveira é o dono do futebol em portugal. O problema é que sem anéis nem sequer os dedos servem para os dirigentes se governarem e isto assim vai de mal a pior.

Além disso, não percebo a nossa Liga profissional que não v~e o caminho sombrio disto tudo e não inverte, enquanto é possivel, o rumo dos acontecimentos.
O preço dos bilhetes é escandaloso mas tb já vi bilhetes a 1€ e mesmo gratuitos que não trazem espectadores. portanto, o "busilis" da questão não é este... Então qual é?
o cardoso refere no texto algumas ideias e razões. Concordo com todas elas. mas no meu entender tudo vai ao encontro do seguinte:
o futebol tem adeptos mas não "fanaticos" no bom sentido. Não existe em portugal o gosto do fuyebol. Gosta-se do "nosso" clube e se "ele se portar mal" até lhe viramos as costas.Esdta é uma razão. A outra, mais crucial, é a falta de credibilidade do futebol nacional. As tricas de arbitragem, as desculpas esfarrapadas e de mau pagador, as tricas, a justiça superlenta e por vezes inexistente, afastam as pessoas que não se gostam de rever num espectáculo decadente e de verdade muito discutivel. estas são as pessoas de meia idade, entre as faixas dos 30 a 60 anos.
é por isso que enquanto se reza para que o futebol se apresente mais transparente a nível organizativo que o "trabalho de casa" deve ser feito e expressamente dedicado á juventude. é na faixa dos 6a 12 anos que os clubes devem apostar para conseguirem ter adeptos, simpatizantes e mais tarde sócios. è comelçando a "meter o bichinho da bola" aos mais novos que poderemos ter futuro. Não vamos lá se queremos regenerar os de maior idadae... esses viram uma vez á bola quando o clube estiver no top e o adeversario for jeitoso e ...até se tiverem um convitezito....

Enquanto não s epensar nestae objectivo orientado á malta jovem e portanto com dividendos a médio prazo não vamos a lado nenhum. e o limbo (leia-se vazio) vai cada vez mais ser maior estando portanto a ser perdido tempo.

mas para isso não é só dar circo. é preciso mudar as regras de forma  a cativar juventude. Não podemos ter bilhetes a prelos incriveis. temos que ter acções concertadas para cativar os miudos e franquerar-lhes SEMPRE  as portas do estadio em dia de jogos., e continuar com as acções de charme nas escolas. Sou de opinião mesmo que o clube deveria instituir que todo o profissional daria 2 tardes por m~es para trabalho junto da juventude. nem que aparecesse numa escola para estar numa aula de educação fisica sem qq interesse de promoção imediato...

Se não apostarmos nos jovens e os directores pensarem que este estado de coisas irá piorar se nada for feito o futebol...morre

JOAO CARLOS

Com todo o respeito e carinho que o Cardoso me merece, e não deixando de reconhecer as razões invocadas para a ausência de público nos estádios como válidas ( umas mais que outras ), tenho para mim, muito sinceramente, que a razão central se prende com o facto de em Portugal não se gostar de futebol. A imensa maioria dos adeptos vai à bola quando pressente que vai ganhar, quando a equipa tem uma dinâmica de vitória, quando pensa poder colar-se aos êxitos de A ou B, quando se anuncia a festa... Tenho sempre na memória o "mar" de gente que se arrasta quando uma equipa está para subir de escalão! E no ano seguinte na 1ª liga quando essa mesma equipa luta para não descer? 500 adeptos, 600 se estiver bom tempo. E a quantidade de gente?! que se diz adepta dos metralhas? Será que realmente amam esses clubes? Ou será mais fácil apoiar quem ganha mais vezes? Tenho curiosidade em saber qual a percentagem de adeptos dos "pseudo" que acompanha o clube com regularidade, vai aos jogos, vibra com as vitórias e chora com as derrotas. Vaticino que esta será muito baixa, ridícula até... Voltando ao nosso clube, quantos seremos realmente braguistas? Quantos teremos "aquela paixão"? Quantos estaremos sempre presentes nas horas boas e más? Quantos estamos dispostos a dar o nosso contributo, sem contrapartidas, para que o clube seja cada vez melhor?

bragaénosso

Em primeiro lugar quero dizer que concordo com o artigo do Cardoso. A Olivedesportos impõe horários, qualquer dia está como a Globo no Brasil, que por causa das novelas obriga os jogos a serem ao fim da noite, muitas vezes pela madrugada dentro. Mas quero fazer dois reparos.
O primeiro é, que por muito que o Sr. Presidente se queixe, o nosso clube tem vindo a aumentar assistências, tanto em casa como fora, contra a tendência de decréscimo do futebol português. Este último jogo é disso exemplo. Verdade seja dita que a qualidade do plantel, e o espectáculo que os "artistas" proporcionam ajuda.
Em 2º lugar, tem de se compreender que o futebol não é um espectáculo como o cinema ou o teatro. Não é só o preço dos bilhetes que enche estádios. O marketing e o merchandising são importantes mas também não bastam. O FUTEBOL TEM DE SER UMA PAIXÃO. Mas isto não se impõe por decreto. Em Portugal temos alguns exemplos: Porto, Guimarães, Paços de Ferreira, Leixões. Os bracarenses tem de sentir o clube como seu, quererem participar, terem orgulho de ser sócios. Não basta os resultados e termos um plantel de luxo (mas ajuda). É preciso a mística, o clubismo. O BRAGA NÃO PODE SER A QUINTA DE ALGUNS. E às vezes parece, veja-se o que se passa na formação, na natação.
O nosso Presidente não compreende isto. Pensa que está a gerir uma empresa, e tem de gerir emoções.

paulo costa scb

Quote from: JOAO CARLOS on 08 de January de 2009, 11:30
Com todo o respeito e carinho que o Cardoso me merece, e não deixando de reconhecer as razões invocadas para a ausência de público nos estádios como válidas ( umas mais que outras ), tenho para mim, muito sinceramente, que a razão central se prende com o facto de em Portugal não se gostar de futebol. A imensa maioria dos adeptos vai à bola quando pressente que vai ganhar, quando a equipa tem uma dinâmica de vitória, quando pensa poder colar-se aos êxitos de A ou B, quando se anuncia a festa... Tenho sempre na memória o "mar" de gente que se arrasta quando uma equipa está para subir de escalão! E no ano seguinte na 1ª liga quando essa mesma equipa luta para não descer? 500 adeptos, 600 se estiver bom tempo. E a quantidade de gente?! que se diz adepta dos metralhas? Será que realmente amam esses clubes? Ou será mais fácil apoiar quem ganha mais vezes? Tenho curiosidade em saber qual a percentagem de adeptos dos "pseudo" que acompanha o clube com regularidade, vai aos jogos, vibra com as vitórias e chora com as derrotas. Vaticino que esta será muito baixa, ridícula até... Voltando ao nosso clube, quantos seremos realmente braguistas? Quantos teremos "aquela paixão"? Quantos estaremos sempre presentes nas horas boas e más? Quantos estamos dispostos a dar o nosso contributo, sem contrapartidas, para que o clube seja cada vez melhor?
concordo plenamente

cardoso

Quote from: JOAO CARLOS on 08 de January de 2009, 11:30
Com todo o respeito e carinho que o Cardoso me merece, e não deixando de reconhecer as razões invocadas para a ausência de público nos estádios como válidas ( umas mais que outras ), tenho para mim, muito sinceramente, que a razão central se prende com o facto de em Portugal não se gostar de futebol. A imensa maioria dos adeptos vai à bola quando pressente que vai ganhar, quando a equipa tem uma dinâmica de vitória, quando pensa poder colar-se aos êxitos de A ou B, quando se anuncia a festa... Tenho sempre na memória o "mar" de gente que se arrasta quando uma equipa está para subir de escalão! E no ano seguinte na 1ª liga quando essa mesma equipa luta para não descer? 500 adeptos, 600 se estiver bom tempo. E a quantidade de gente?! que se diz adepta dos metralhas? Será que realmente amam esses clubes? Ou será mais fácil apoiar quem ganha mais vezes? Tenho curiosidade em saber qual a percentagem de adeptos dos "pseudo" que acompanha o clube com regularidade, vai aos jogos, vibra com as vitórias e chora com as derrotas. Vaticino que esta será muito baixa, ridícula até... Voltando ao nosso clube, quantos seremos realmente braguistas? Quantos teremos "aquela paixão"? Quantos estaremos sempre presentes nas horas boas e más? Quantos estamos dispostos a dar o nosso contributo, sem contrapartidas, para que o clube seja cada vez melhor?

Olá grande João
tens razão. Há muitos factores a contribuir para este estado de coisas mas estas crónicas têm um limite de tamanho... por isso enunciei alguns factores:
Quote from: cardoso on 08 de January de 2009, 02:18
... 
Porque é que isto acontece? Pois, a crise, o pessoal não tem dinheiro sequer para a cerveja, quanto mais para a bola. Mas esta conversa da falta de espectadores já vem dos tempos das "vacas gordas", portanto aqui a crise tem as costas largas mas as razões são outras. Muitas outras, aliás: a má qualidade do nosso futebol, a "dependência" da maioria dos adeptos em relação aos "grandes", as más arbitragens que vão denegrindo o futebol, o excesso de televisão, a falta de dinamismo do marketing dos clubes, a violência e a insegurança nos estádios, a falta de condições oferecidas por muitos recintos, etc. etc.
...

mas só desenvolvi um: a influência da televisão na fixação dos horários e consequente decréscimo do numero de espectadores. Escolhi desenvolver este factor por duas razões: primeiro porque é, para mim, um factor determinante; segundo porque é aquele em que os dirigentes podem trabalhar com mais margem de sucesso. Os dirigentes não podem controlar a falta de dinheiro, ou a propensão para apoiar os "grandes" ou a falta de gosto pelo futebol. Mas podem e devem cativar mais os adeptos, começando por os respeitar...

disco infiltrator

Das dezenas de razões para termos o nosso futebol neste estado, na minha opinião, a razão principal é a TV. Seguem-se muitas outras mas a transmissão de 4 ou mais jogos todas as semanas acaba com o futebol.

Jogos Segunda-Feira à noite??? Não entra na cabeça de ninguém....

Sei que o tempo vai consertar este absurdo e voltaremos a ter os jogos so Domingo à tarde. Resta saber se iremos a tempo de consertar estas asneiras atrás de asneiras.....

Dracul

Quote from: disco infiltrator on 08 de January de 2009, 20:15
Das dezenas de razões para termos o nosso futebol neste estado, na minha opinião, a razão principal é a TV. Seguem-se muitas outras mas a transmissão de 4 ou mais jogos todas as semanas acaba com o futebol.

Jogos Segunda-Feira à noite??? Não entra na cabeça de ninguém....

Sei que o tempo vai consertar este absurdo e voltaremos a ter os jogos so Domingo à tarde. Resta saber se iremos a tempo de consertar estas asneiras atrás de asneiras.....

Exactamente!

Um jogo à sexta à noite ainda se admite, mas jogos à segunda só mesmo para fazer o frete à SportTV.
As transmissões televisivas estão a arruinar o futebol. A maioria do povo é preguiçosa e adepta dos três martelões, prefere ficar em casa a ver na televisão.