News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DO DIA 05/01

Started by JotaCC, 05 de January de 2009, 08:03

Previous topic - Next topic

JotaCC

Separar as águas

Braga e Belenenses têm tido muito em comum nas últimas duas temporadas. Adversários directos, discutiram posições até ao limite do campeonato. Em ambas as ocasiões, os bracarenses levaram a melhor. Mas foi Jorge Jesus, que até afastou os minhotos da final da Taça em 2006/07, que brilhou. Tanto que até trocou de clube.

O técnico do Braga salientou as boas recordações que guarda de Belém e ontem até se "gabou" de dois quintos lugares. O primeiro depois de perder a quarta posição para o rival minhoto, na última jornada; o segundo conseguido de forma virtual, pois a penalização referente ao caso Meyong deitou tudo por terra. Ainda assim, e tal como em 2006/07, azuis e vermelhos disputaram posições na última jornada. Neste caso, o sétimo lugar valia a Taça Intertoto. Mais uma vez foi o Braga que levou a melhor. Mas Jorge Jesus é que lucrou com o apuramento.

Hoje, Belenenses e Braga nadam em águas bem distantes. Do plantel orientado por Jorge Jesus restam nove jogadores em Belém. O jogo de hoje não terá a rivalidade dos das duas últimas épocas e será difícil que repita as assistências registadas nesses encontros empolgantes: 30 mil em 2007, 13 mil em 2008.


Braga - Belenenses

Estádio Axa

19h30

Sport TV 1

Árbitro Lucílio Baptista (AF Setúbal)

Assistentes Venâncio Tomé e Rodrigo Pereira


Braga

Treinador: Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

5 Moisés DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

22 Luis Aguiar MO

21 César Peixoto MO

19 Meyong AV

18 Rentería AV

-

31 Kieszek GR

44 Leone DC

23 Madrid MD

10 Jorginho MO

7 Mossoró MO

99 Matheus AE

11 Orlando Sá AV


Belenenses


Treinador: Jaime Pacheco

99 Júlio César GR

27 Cândido Costa LD

13 Rodrigo Arroz DC

3 Carciano DC

5 China LE

6 Gabriel Gómez MD

10 Silas MO

11 José Pedro MO

28 Vinícius AD

75 Wender AE

17 Marcelo AV

-

73 Costinha GR

15 Baiano LD

28 Alex DC

18 Mano MD

20 Sérgio Organista MD

8 Maykon MO

21 Roncatto AV



Figura do Braga: LUÍS AGUIAR

O homem da batuta

Basta um dos seus lances de bola parada ou um tiro de fora da área para que o perigo se espalhe na área do adversário. Não leva tantos golos como Meyong nem acumula recordes como Eduardo, mas é, sem dúvida, o homem que pega na batuta arsenalista. A facturar ou a assistir, esta época já esteve em dez dos golos arsenalistas. Mais palavras para quê?


A ANÁLISE DE COROADO

Lucílio Baptista

AF SETÚBAL

43 anos

internacional Sim

n.º de jogos 225

Jogos anteriores 3

personalidade 3

controlo disciplinar 3

interpretação das leis e regulamentos 3,50

condição física 3,50

média 3,20

Decano dos árbitros em actividade, completando a penúltima temporada no principal quadro, esta época tem demonstrado maior "agressividade" no relacionamento com os diversos intervenientes. Na última aparição na principal divisão, o maior lapso deu-se na vertente disciplinar. Aposta certa.

árbitros-assistentes

Venâncio Tomé (AF Setúbal)

Rodrigo Pereira (AF Setúbal)

Rodrigo Pereira é novato nas andanças e ainda não teve tempo para se adaptar. Venâncio Tomé é tão experiente, ou quase, quanto o chefe de equipa.


"Em Braga temos mais dificuldades"

Jorge Jesus discorda dos números oficiais. Mesmo que a estatística diga que nos últimos oitos jogos o Braga ganhou os quatro disputados no Estádio AXA e empatou sempre fora de portas, o treinador sente mais dificuldades no papel de visitado. "Aqui temos mais dificuldades, porque todas as equipas defendem atrás da linha da bola, seja Benfica, Sporting ou FC Porto. Todos o fazem, embora uns dividam mais o jogo do que outros. Há respeito pela equipa do Braga. O mesmo vai acontecer com o Belenenses", comentou.

O carinho que nutre pelo adversário, onde foi bem sucedido nas duas últimas épocas, marcou o início da conferência de imprensa. "O valor do Belenenses não é condizente com a classificação. Será um jogo extremamente difícil. Há algum sentimento quer da parte dos jogadores do Belenenses quer da minha. Eles ajudaram-me a ser melhor treinador ", agradeceu. "Ainda lá estão seis jogadores que eram titulares comigo", prosseguiu, em alusão a Júlio César, Cândido Costa, Gomez, Silas, Zé Pedro e Roncatto.

Jorge Jesus voltou a frisar que espera que a equipa cresça. "É importante entrar nos cinco primeiros. Esse é o nosso primeiro grande objectivo. Depois queremos melhorar", afirmou. "Agora temos mais tempo para preparar os jogos. Antes só tínhamos tempo para recuperar de uns jogos para os outros", justificou, desvalorizando a brilhante prestação defensiva do conjunto: "Este campeonato é muito equilibrado. As equipas que consentem menos golos podem passar a consentir."

No fim, Jorge Jesus pediu 15 ou 20 mil espectadores para apoiar a equipa.


Linz foi elogiado mas ficou de fora

Na mesma semana em que foi elogiado por Carlos Freitas e Jorge Jesus, o avançado Roland Linz foi preterido da convocatória. Isso mesmo. Para o regresso de Moisés e Vandinho, saíram Filipe Oliveira e o austríaco. No banco, Jorge Jesus terá Orlando Sá, que nem depois de ter estado tocado durante a semana perdeu o lugar. A aposta na valorização do jovem é clara, Paulo César que o diga. Pela segunda vez, falha a lista em que todos se querem integrar.

Para Linz, a saída dos 18 é um revés motivacional e aumentar-lhe-á o desejo de sair. Tudo depois das palavras de ânimo recebidas durante a semana. "Faz-nos falta pelas características diferente de todos os avançados que tenho", disse Jorge Jesus. "A mudança para outro sistema de jogo não o favoreceu. É um jogador que se encaixa no 4x3x3. Ainda assim, este ano já foi útil. Tem tido um comportamento irrepreensível nos últimos tempos e não é um jogador que o Braga esteja interessado em dispensar", concordou Carlos Freitas, em entrevista a O JOGO.

Ontem, Jorge Jesus abordou outras situações particulares. Não considera Yazalde um reforço, mas já viu entrar três! "O Yazalde está aqui para aprender. Mas tenho mais opções, é verdade. Outros jogadores, como o Jorginho e o Madrid, que estiveram ausentes durante muito tempo, estão disponíveis, ao passo que o Edimar já poderá jogar na próxima semana", rejubilou.

Sobre César Peixoto, palavras muito elogiosas. "Não tem medo de arriscar, e os jogadores que fazem isso perdem a bola mais vezes do que os outros. Esses podem ser ovacionados, mas também acontece o contrário. Essa característica tem que ver com a personalidade, e eu gosto de jogadores que assumam riscos", clarificou.

O JOGO

JotaCC

Braga à procura do 5.º lugar frente ao Belenenses

Depois dos resultados de ontem, com o Nacional a perder frente ao FC Porto (4-2), hoje é a vez do Sporting de Braga lutar, frente ao Belenenses, pelo quinto lugar da tabela classificativa da Liga. O jogo é no Estádio AXA, a partir das 19h45 e encerra a 13.ª jornada

DM

JotaCC

Sporting de Braga defronta hoje o Belenenses...Jorge Jesus quer começar o ano a ganhar e alcançar o quinto lugar    

O Sporting de Braga quer começar o ano a ganhar..

o técnico dos arsenalistas reconhece que a partida frente ao Belenenses vai ser muito difícil, mas está convencido que o Sporting de Braga vai somar três pontos frente a uma equipa que conhece bem.

Jorge Jesus apelou ainda aos sócios e adeptos do Sporting de Braga para que estejam presentes no jogo de hoje.

O Sporting de Braga defronta esta noite o Belenenses no Estádio Municipal...a partir das 19h45.

ANTENA MINHO

JotaCC

Braga quer a Europa e Belenenses a manutenção

Dois históricos encontram-se hoje no Estádio Axa e Jorge Jesus reencontra o Belenenses. Só isso diz muito do duelo desta noite, entre um Braga à procura do quinto lugar e um Belenenses distante dos seus pergaminhos, a lutar pela permanência na Liga. A vitória é o objectivo para ambas as equipas, no jogo que fecha a jornada.
O treinador do Braga mantém a fasquia alta, depois da subida de rendimento dos minhotos no campeonato. Ontem, apostou na vitória e na conquista do quinto lugar, ainda antes de saber o resultado do Nacional frente ao FC Porto. "O objectivo é entrar a vencer em 2009, pois só assim o Braga continuará colado ao pelotão da frente", afirmou Jesus. Em casa, os minhotos acumularam quatro jogos consecutivos a ganhar e só encaixaram dois golos.
Apesar da confiança, o técnico foi cauteloso e desvalorizou o penúltimo lugar do adversário: "Espero muitas dificuldades porque o Belenenses vem defender com todos os homens atrás da bola".
Jesus admitiu ainda existir um "sentimento especial" no reencontro com a equipa que orientou durante dois anos. Já Roland Linz continua sem espaço nas opções de Jesus, que volta a contar com Vandinho e Moisés, após castigo.
Jaime Pacheco também quer a vitória, que significaria não só a saída do penúltimo lugar, como uma injecção de moral para a segunda volta do campeonato. "O Belenenses tem de fazer um jogo perfeito para vencer", assumiu.
Esta época, para a Liga, o Belenenses ainda não venceu longe do Restelo e, antes do início da ronda, era a equipa com mais golos sofridos, quer fora de casa, quer no total dos jogos.

PUBLICO

JotaCC

Liga (13.ª jornada) - Sporting de Braga à procura da Europa

O Sporting de Braga, invencível nas últimas nove jornadas, pode ascender hoje ao europeu quinto lugar da Liga portuguesa de futebol, precisando para isso de vencer na recepção ao provisório "lanterna vermelha" Belenenses, no fecho da 13ª ronda.

Depois de sofrer duas derrotas nas primeiras três jornadas, o conjunto comandado por Jorge Jesus não mais perdeu (quatro vitórias e cinco empates), somando 20 pontos, o dobro dos que ostenta o "onze" de Jaime Pacheco, que caiu no último lugar.

Em caso de vitória, o Sporting de Braga ultrapassa o Nacional (2-4 com o FC Porto) e recoloca-se à frente do Marítimo (4-1 ao Paços de Ferreira), enquanto o Belenenses, sem triunfos fora, precisa de pontuar para fugir à 16ª e última posição.

A 13ª ronda ficou marcada pela primeira derrota do Benfica, que caiu na Trofa, por 2-0, e cedeu a liderança ao FC Porto, vencedor na Choupana por 4-2.

Resultados da 13ª jornada:

- Sexta-feira, 02 Jan:

Académica - Leixões, 0-0.

- Sábado, 03 Jan:

Rio Ave - Vitória de Guimarães, 2-4.

Vitória de Setúbal - Sporting, 0-2.

- Domingo, 04 Jan:

Marítimo - Paços de Ferreira, 4-1.

Estrela da Amadora - Naval, 1-0.

Nacional - FC Porto, 2-4.

Trofense - Benfica, 2-0.

- Segunda-feira, 05 Jan:

Sporting Braga - Belenenses, 19:45 (SportTV1).

LUSA

JotaCC

Sp. Braga-Belenenses encerra jornada

O Sp. Braga recebe esta segunda-feira o Belenenses, jogo que encerra a 13.ª jornada da Liga, ronda que fica marcada pela subida do FC Porto à liderança da classificação. Os dragões bateram o Nacional por 4-2 e beneficiaram da derrota (2-0) do Benfica na Trofa.

A BOLA

JotaCC

SP. BRAGA-BELENENSES, 2-0 (César Peixoto 47', Meyong 75' g.p.)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

         
21:46 - Final da partida.

90'+3 - João Pereira centra da direita para a entrada de cabeça de Jorginho ao primeiro poste, que obriga Júlio César a fazer uma grande defesa. Na recarga, Alan remata para nova defesa do guardião do Belenenses.

90'+1 - Jesus esgota as substituições e promove uma estreia. ORLANDO SÁ entra para o lugar de Rentería.

90' - Entrada dura de Vinícius sobre Luís Aguiar. CARTÃO AMARELO.

88' - Eduardo afasta por duas vezes o perigo da sua baliza, defendendo primeiro um remate de Maykon e depois a recarga. Não passa nada pelo guardião bracarense.

82' - No Sp. Braga, sai Meyong, entra JORGINHO.

76' - Responde o Belenenses. Remate de Vinícius, Eduardo afasta pela linha de fundo.

75' - GOLO DO SP. BRAGA... MEYONG engana Júlio César na marcação do castigo máximo e eleva a contagem em Braga.

74' - No Belenenses, RONCATTO rende Wender.

73' - Carciano derruba Rentería na área. CARTÃO AMARELO para o defesa dos azuis e grande penalidade a favorecer o Sp. Braga.

71' - Perdida incrível de César Peixoto de baliza aberta, após grande trabalho de Alan na esquerda.

70' - João Pereira centra rasteiro do lado direito e Meyong atira para uma defesa atenta de Júlio César, a ceder pontapé de canto.

67' - No Sp. Braga, Mossoró cede o lugar a LUÍS AGUIAR.

61' - No Belenenses, VINÍCIUS rende Silas.

60' - CARTÃO AMARELO para Alex Von Schwedler, por falta sobre Vandinho.

58' - Grande defesa de Júlio César, a negar o golo a Rentería, que, sem marcação no lado direiro da área após passe de Mossoró, tentou fazer um chapéu ao guarda-redes brasileiro.

56' - Livre directo para o Belenenses. Zé Pedro atira por cima.

54' - César Peixoto passa o meio-campo e tenta surpreender Júlio César com um remate de muito longe mas o guarda-redes, que estava ligeiramente adiantado, recupera e segura à segunda.

54' - No Belenenses, MAYKON rende China.

53' - CARTÂO AMARELO para Cândido Costa, depois da falta sobre César Peixoto.

50' - Grande defesa de Júlio César, a negar o golo a Alan, que estava isolado na área do Belenenses, após um grande passe de Mossoró.

47' - GOLO DO SP. BRAGA... Mossoró cruza do lado direito e CÉSAR PEIXOTO, de primeira e de pé esquerdo, inaugura o marcador no Estádio AXA.

46' - João Pereira centra da direita, Rentería chuta de primeira, torto, e Meyong quase que chega para a emenda. A bola sai pela linha de fundo.

20:56 - Recomeça a partida.
..................................................

20:40 - Intervalo.

45' - Mais dois minutos para jogar.

42' - Frechaut desvia pela linha final um bem medido centro da esquerda de China.

41' - Grande passe de Alan a desmarcar na direita Meyong, que cruza atrasado... João Pereira atira contra Mano.

37' - CARTÃO AMARELO para China, após falta sobre Alan.

Com maior posse de bola, o Sp. Braga já criou perigo por várias ocasiões na área do Belenenses, que também já poderia ter marcado. Assiste-se a uma boa partida de futebol no Minho.

33' - João Pereira cruza da direita e César Peixoto remata de primeira, muito torto, pela linha lateral. Pede desculpa, o jogador do Sp. Braga.

31' - Carciano, com espaço no lado direito da área, remata cruzado para defesa apertada para Eduardo, a ceder pontapé de canto.

29' - Livre de César Peixoto na direita e Meyong cabeceia à barra de Júlio César. Grande oportunidade para os locais.

27' - Livre para Mossoró na meia-lua. Na barreira formada já dentro da área, Zé Pedro desvia com o cotovelo a bola, que sai ligeiramente por cima da baliza.

24' - Remate de Zé Pedro, à figura de Eduardo.

23' - César Peixoto levanta um livre para a área e Moisés a assistir de cabeça Meyong, que, de costas para a baliza, atira muito por cima.

21' - Rentería evita dois defesas na área e atira forte, de pé esquerdo, ao lado do poste direito de Júlio César.

19' - Zé Pedro alivia de cabeça pela linha de fundo ao segundo poste um canto vindo da direita.

16' - Centro de Zé Pedro da direita e Carciano cabeceia para o fundo das redes, mas é assinalada posição irregular ao central belenense.

15' - Zé Pedro recebe o passe de China e atira de fora da área, com a bola a bater na cabeça de Moisése a sair pela linha de fundo. Fica queixoso, o central do Sp. Braga.

14' - Rentería recebe de Evaldo e, junto à linha de fundo no lado esquerdo, cruza para o remate de Mossoró, ao lado.

12' - Lucílio Baptista assinala falta atacante a Alan, o que motiva muitos protestos dos adeptos bracarenses.

19:52 - Começa a partida. Sai o Belenenses com a bola.

-----------------------------------

Liga Sagres, 13.ª jornada
Estádio AXA, em Braga
Hora: 19.45
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

(Equipas oficiais)

SP. BRAGA
Eduardo; João Pereira, Moisés, Frechaut e Evaldo; Vandinho; Alan, Mossoró e César Peixoto; Rentería e Meyong

Suplentes: Kieszek, André Leone, Jorginho, Luís Aguiar, Matheus e Orlando Sá

Treinador: Jorge Jesus

BELENENSES
Júlio César; Cândido Costa, Alex Von Schwedler, Carciano e China; Mano, Rodrigo Arroz; Silas, Zé Pedro e Wender; Marcelo

Suplentes: Costinha, Maykon, Baiano, Sérgio Organista, Vinicius Pacheco, Roncatto e Porta

Treinador: Jaime Pacheco

RECORD

JotaCC

Braga vence Belenenses e já é quinto

O Braga conquistou esta noite uma vitória fácil sobre o Belenenses, por 2-0, no jogo que fechou a décima terceira jornada da Liga Sagres. Um triunfo que valeu à equipa de Jorge Jesus mais três pontos que a colocam no quinto lugar, agora com 23 pontos, a dois do Leixões. Após uma primeira parte sem golos, mas quase toda ela de domínio do Braga, a equipa de Jorge Jesus começou o segundo tempo da melhor maneira, abrindo o marcador aos 47', por César Peixoto, após crizamento da direita de Mossoró. Nos dois minutos seguintes o Braga poderia ter aumentado por duas vezes a vantagem, mas Júlio César opôs-se muito bem a remates de Renteria e de Alan. Renteria, aos 57', dispÕs de nova oportunidade claríssima de fazer o 2-0, mas o "chapéu" a Júlio César saiu-lhe curto. Até que, aos 57', Meyong fez o resultado final na conversão de um penálti, por derrube de Carciano a Renteria. A partir daí o Braga baixou o ritmo do jogo, confortado pela vantagem adquirida, enquanto o Belenenses continuou a revelar-se muito pouco activo no ataque. Uma pecha que urge rever por banda da direcção do clube do Restelo. O clube continua no último lugar, a par do Rio Ave, a um ponto do duo constituído por Trofense e Setúbal.

O JOGO

JotaCC

Sp. Braga vence Belenenses



Num jogo que marcou o reencontro de Jorge Jesus com o Belenenses, o Sp. Braga levou de vencida a turma do Restelo, por 2-0. César Peixoto e Meyong, este de grande penalidade, fizeram os golos da partida que encerrou a 13.ª jornada do Campeonato. Veja aqui as principais incidências.

Golos na segunda parte, aos 47 e 74 minutos, respectivamente, valeram então o 10.º jogo consecutivo a pontuar para os bracarenses, que entram agora nos lugares de acesso às competições europeias, por troca com o Nacional (derrotado no domingo, frente ao FC Porto).

Em contraste, o Belenenses vê confirmado o estatuto de «lanterna vermelha» do Campeonato (uma vez que o Trofense venceu ontem o Benfica), somando os mesmos pontos que o Rio Ave (10).

Isto depois de um jogo com duas partes bem distintas. O Belenenses apresentou-se bem ao longo da primeira parte, tendo mesmo chegado ao golo (anulado pelo árbitro por pretenso fora-de-jogo de Carciano, aos 13 minutos). No entanto, o Sp. Braga foi crescendo e, na segunda parte, também devido ao golo madrugador de César Peixoto, impôs-se firmemente no comando da partida. Uma carga «infantil» de Carciano dentro da área sobre Renteria permitiria, depois, o avolumar do marcador, que bem poderia ter sido mais dilatado, face às inúmeras oportunidades criadas pelos «arsenalistas».

Ficha do jogo:

Estádio Municipal de Braga

Árbitro: Lucílio Baptista (AF Setúbal)

Sp. Braga
- Eduardo; João Pereira, Frechaut, Moisés e Evaldo; Vandinho; Alan, Mossoró (Luís Aguiar, 67 m) e César Peixoto; Rentería (Orlando Sá, 90+1 m) e Meyong (Jorginho, 82 m).

Suplentes não utilizados: Kieszek, André Leone, Madrid e Matheus.

Belenenses - Júlio César; Cândido Costa, Carciano, Alex e China (Maykon, 53 m); Silas (Vinicius, 60m), Mano, Rodrigo Arroz e José Pedro; Marcelo e Wender (Roncatto, 73 m).

Suplentes não utilizados: Costinha, Baiano, Sérgio Organista e Porta.

Disciplina: cartão amarelo a China (36 m), Cândido Costa (52 m), Alex (59 m), Carciano (73 m) e Vinicius (90 m).

Marcador: 1-0 por César Peixoto (47 m); 2-0 por Meyong (74 m, g.p.).

A BOLA

JotaCC

Sp. Braga-Belenenses, 2-0 (ficha)


O Sp. Braga bateu o Belenenses por 2-0 no fecho da 13ª jornada da Liga e destacou-se no quinto lugar da classificação, num embate que permitiu a Jorge Jesus defrontar a sua antiga equipa que, agora, ocupa a última posição.

A vitória minhota começou a desenhar-se com um golo de César Peixoto (47m) e ficou confirmada numa grande penalidade marcada por Meyong (75m).

Um trunfo que permite ao Sp. Braga chegar, pela primeira vez, aos lugares de acesso às competições europeias.


Sp. Braga-Belenenses, 2-0 (destaques)

Mossoró, o assistente de serviço
O brasileiro aproveitou a titularidade, no lugar que se esperava ser de Luís Aguiar, para reclamar um lugar no onze. Sempre em jogo, procurando a bola, assumindo o jogo, mostrando coragem, Mossoró conseguiu, entre outras coisas, servir César Peixoto para o primeiro golo e isolar Alan e Rentería para duas oportunidades enormes de perigo.

César Peixoto, sempre a subir
O esquerdino não entrou bem no jogo. Durante certos períodos pareceu demasiado complicativo. Foi crescendo dentro do jogo com o tempo e tornou-se essencial na vitória do Sp. Braga. Marcou o primeiro golo e quase repetia o gesto a seguir num lance de inspiração. Uma boa exibição perante o olhar ao vivo de Carlos Queiroz.

Rentería, tirando o problema com a baliza, bem como sempre

O colombiano voltou a ser dos melhores da equipa, bem a trabalhar de costas para a baliza, a criar jogadas de perigo e até a servir os companheiros. Sobretudo na primeira parte foi o elemento mais perigoso da equipa. O problema esteve no remate: a bola não entrava mesmo. Sobre o final da partida, sofreu o penalty para o golo da tranquilidade.

Zé Pedro, o último desistente
O médio foi o mais inconformado da formação do Belenenses, tentando sempre remar contra a superioridade visível do Sp. Braga. Sobretudo em remates de fora da área levou o perigo à baliza de Eduardo. Entre eles um livre, já na segunda parte, que saiu a rasar o poste. Pelo meio assistiu Carciano para um golo mal anulado por fora-de-jogo.

Júlio César, sem culpa na derrota

O guarda-redes do Belenenses teve uma noite de intenso trabalho, ao qual respondeu quase sempre bem. No golo de César Peixoto, não podia fazer mais nada. Fora essa jogada, salvou o Belenenses uma mão-cheia de vezes. Defendeu, por exemplo, remates de Alan, Rentería e Meyong, quando os adversários lhe surgiram isolados.


Peixoto: «Assobiado ou não jogo sempre da mesma forma»

César Peixoto, jogador do Sp. Braga, em declarações à Sport Tv após a vitória (2-0) sobre o Belenenses, em jogo da 13ª jornada da liga. O médio marcou o primeiro golo da partida e celebrou com a mão no ouvido. Nos últimos jogos, Peixoto tinha sido alvo de alguns assobios dos adeptos:

«É uma forma diferente de festejar, os adeptos são livres de manifestarem-se como entenderem. Já estou habituado a isso na minha carreira. Assobiado ou não jogo sempre da mesma forma.»


Jesus não estava preocupado; Pacheco diz que houve incompetência

Os treinadores de Sp. Braga, Jorge Jesus, e Belenenses, Jaime Pacheco, em declarações à Sport Tv, após a vitória bracarense, por 2-0, na 13ª jornada da Liga. Jesus defrontou a antiga equipa e agora está na quinta posição:

Jorge Jesus:

«Senti que a equipa estava com dificuldades, mas isso é normal. Todas têm bons e maus momentos no jogo. Os adversários aparecem com esquemas tácticos ajustados ao Sp. Braga. Nunca me preocupei com isso. Ao intervalo mexemos nalgumas peças, o que fez com que os jogadores do Belenenses perdessem as referências. Fizemos uma segunda parte melhor, com golos e algumas oportunidades. Com esta vitória fazemos 23 pontos, o que nos permite estar na quinta posição e fizemos segunda parte de nível técnico boa.»

«O Belenenses está nesta posição, mas como sabem, conheço bem esta equipa. Seis destes jogadores eram titulares comigo e acredito que o Jaime Pacheco vai dar a volta à classificação. Há jogadores que não estão confiantes, fruto da posição do clube. Mas o Belenenses tem uma grandiosidade importante e vai dar a volta por cima.

[Sobre se o Sp. Braga necessita de ir ao mercado]
«Estamos na quinta posição. O último terço é que vai definir isto tudo. Só vamos ao mercado se algum jogador do Sp. Braga sair. Há jogadores com mercado internacional. O Yazalde chegou com 19 anos, é para o presente, não imediato, mas sim para o futuro. O sector mais forte do Sp. Braga é o ofensivo. Não é por aí. Temos é problemas defensivos, mesmo que não soframos golos. Temos muitas lesões. A nossa sorte tem sido a adaptação do Frechaut.»

Jaime Pacheco:

«O nosso esquema táctico manietou completamente o Sp. Braga,. Tivemos situações para fazer golo, mas não o conseguimos. Na segunda parte faltou-nos competência. Basta ver o penalty. Isso reflecte-se no resultado.»

«Temos necessidade de reforçar esta equipa, estamos a analisar outros reforços para anular esta incompetência. Temos bons jogadores, mas não temos uma equipa.»

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sporting de Braga sobe ao quinto lugar

Ao bater em casa o Belenenses, por 2-0, o Sporting de Braga é quinto e o Belenenses é mais último
O Sporting de Braga não deu hipóteses na recepção ao Belenenses e confirmou a permanência dos do Restelo, como lanternas-vermelhas do campeonato, embora a apenas um ponto da linha-de-água .

Aos 15 minutos, momento polémico do jogo, com um golo anulado aos lisboetas, por fora-de-jogo assinalado por Lucílio Batista.

Só aos 47 minutos, César Peixoto correspondendo a cruzamento de Mossoró, abriu o activo.

Garciano derrubou Renteria, na grande área, e Meyong converteu, aos 75 minutos, fixando o resultado final em 2-0

RTP

JotaCC

Sporting de Braga derrota Belenenses e sobe a quinto na Liga

Sporting de Braga bateu hoje o Belenenses por 2-0, em jogo da 13ª jornada da Liga de futebol, subindo ao quinto lugar da classificação da prova.

Na recepção ao "lanterna vermelha" da Liga, jogo que encerrou a jornada, os bracarenses marcaram por César Peixoto, aos 47 minutos, e por Meyong aos 75, este de grande penalidade.

Com este resultado, a turma orientada por Jorge Jesus passou a ter 23 pontos, ocupando agora o quinto lugar, não muito longe dos primeiros.

O Sporting de Braga tem apenas menos quatro pontos que o líder FC Porto, menos três que Sporting e Benfica e dois que o Leixões.

Na próxima jornada o Sporting de Braga desloca-se à Luz, para o jogo grande do dia.

Quanto ao Belenenses, reforçou um invulgar último lugar, com dez pontos apenas, tantos quantos tem o Rio Ave, equipa que no entanto tem melhor média de golos.

A manutenção dos "azuis" ainda não está em grande perigo e a recuperação é concretizável em poucas jornadas: estão a um ponto apenas da "linha de água" e a cinco do nono lugar.

Na próxima jornada o Belenenses joga em Vila do Conde, com o Rio Ave.

LUSA

JotaCC

Carlos Queiroz assiste ao Sp. Braga-Belenenses

Carlos Queiroz marca nesta segunda-feira presença no Estádio Municipal de Braga para assistir ao vivo ao Sp. Braga-Belenenses. O seleccionador nacional faz-se acompanhar do adjunto Agostinho Oliveira, sentando-se ao lado do presidente António Salvador.

Queiroz poderá assim confirmar ao vivo o momento de fora de atletas como Eduardo e César Peixoto, dois jogadores que incluiu na última convocatória nacional, para a derrota em Gama com o Brasil, naquele que foi o último jogo da Selecção.

Há, de resto, mais portugueses em campo: Há, por exemplo, João Pereira, num excelente momento de forma. Mas há também China, um dos poucos laterais-esquerdos de raiz do futebol português.

MAIS FUTEBOL

Bruno3429

Jorge Jesus: «Fizemos uma segunda parte melhor»
DEIXA PALAVRA DE INCENTIVO AO BELENENSES



Jorge Jesus estava naturalmente satisfeito após a vitória caseira do Sp. Braga sobre a sua anteiror equipa, o Belenenses, resultado que catapulta os minhotos para o quinto lugar da Liga Sagres. O técnico realçou a segunda parte do encontro.

"Senti que a equipa estava com dificuldades, mas isso é normal. Todas têm bons e maus momentos no jogo. Os adversários aparecem com esquemas tácticos ajustados ao Sp. Braga. Nunca me preocupei com isso. Ao intervalo mexemos nalgumas peças, o que fez com que os jogadores do Belenenses perdessem as referências. Fizemos uma segunda parte melhor, com golos e algumas oportunidades. Com esta vitória fazemos 23 pontos, o que nos permite estar na quinta posição e fizemos segunda parte de bom nível técnico", começou por considerar Jorge Jesus.

"O Belenenses está nesta posição, mas como sabem, conheço bem esta equipa. Seis destes jogadores eram titulares comigo e acredito que o Jaime Pacheco vai dar a volta à classificação. Há jogadores que não estão confiantes, fruto da posição do clube. Mas o Belenenses tem uma grandiosidade importante e vai dar a volta por cima", teceu ainda o técnico sobre o adversário desta noite.

Confrontado com reforços, Jesus foi claro: "Estamos na quinta posição. O último terço é que vai definir isto tudo. Só vamos ao mercado se algum jogador sair. Há jogadores com mercado internacional. O Yazalde chegou com 19 anos, é para o presente, não imediato, mas sim para o futuro. O sector mais forte do Sp. Braga é o ofensivo. Não é por aí. Temos é problemas defensivos, mesmo que não soframos golos. Temos muitas lesões. A nossa sorte tem sido a adaptação do Frechaut."


Record

Bruno3429

Sp. Braga-Belenenses, 2-0 (crónica)
O Sp. Braga está finalmente nos lugares europeus. A formação de Jorge Jesus venceu o Belenenses por 2-0 e aproveitou a derrota do Nacional para se colocar na quinta posição, que dá entrada directa na Taça UEFA. Uma vitória suada, mas justa.

O Belenenses nunca foi um adversário fácil, de resto. Bem ao contrário do que poderia indicar a última posição, que agora está confirmada, a formação de Jaime Pacheco quis procurar a baliza adversária e lutar pela vitória desde o início da partida.

Leva até muito que lamentar. Logo aos quinze minutos marcou num cabeceamento de Carciano, após assistência de Zé Pedro, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo. Mal anulado, aliás. O central brasileiro estava em linha. No limite, mas estava.

Sem se atemorizar com a má decisão de Lucílio Baptista, o Belenenses manteve a boa atitude e ameaçou em remates de Zé Pedro e Carciano. Valeu ao Sp. Braga a segurança de Eduardo. Perante o olhar de Carlos Queiroz, o guardião mostrou competência.

O Sp. Braga não era inferior e o jogo estava por esta altura interessante. Esteve sempre interessante, aliás. Bola de um lado, bola do outro, boas ocasiões de golo e incerteza no resultado. Rentería, Meyong, César Peixoto e Mossoró ficaram então perto de marcar.

Os golos, por fim, e um Sp. Braga dominador, também por fim

O golo, porém, só haveria de aparecer na segunda parte. Bem no início. Na primeira jogada de perigo, Mossoró (bela exibição) trabalhou bem na direita e serviu César Peixoto para um remate forte para o fundo das redes. Queiroz manteve-se sereno.

A vantagem moralizou o Sp. Braga, que partiu então para um domínio superior sobre o jogo. Durante mais de vinte minutos só deu Braga. Alan, César Peixoto (duas vezes), Meyong e Rentería poderiam ter marcado então o golo da tranquilidade.

Não chegou nessa altura, chegou a quinze minutos do fim. Rentería foi carregado em falta por Carciano, penalty que Meyong concretizou. Nessa altura o jogo ficou decidido. O Belenenses veio para a frente e por duas vezes obrigou Eduardo a boas defesas.

O jogo já estava porém arrumado. Sobraram apenas algumas picardias, num jogo que por momentos foi disputado nos limites do razoável e que Lucílio Baptista nem sempre controlou bem. Pela segunda parte, o Sp. Braga mereceu ganhar. O Sp. Braga europeu.

MaisFutebol

JotaCC

«Ganhámos justamente» - Jorge Jesus

Para o técnico do Sp. Braga, a vitória diante do Belenenses encaixa na perfeição na sua equipa. Nem a primeira parte sem golos deixou preocupado Jorge Jesus, que, ainda assim, deixou palavra de apreço para o Belenenses, sua ex-equipa.

«O Belenenses está no último lugar da classificação, mas, como sabem, conheço bem esta equipa, pois seis destes jogadores eram titulares comigo. Por isso, acredito que o Jaime Pacheco vai dar a volta à classificação. Há jogadores que não estão confiantes, fruto da posição do clube, mas o Belenenses tem uma grandiosidade importante e acredito que vai conseguir dar a volta por cima», referiu Jorge Jesus.

Sobre o jogo, o técnico dos bracarenses assumiu que a sua equipa passou por dificuldades na primeira parte. «Todas as equipas têm bons e maus momentos no jogo. Os adversários aparecem com posicionamentos tácticos ajustados ao Sp. Braga e foi isso que aconteceu na primeira parte, principalmente nos primeiros 30 minutos. Ao intervalo, mexemos nalgumas peças, o que fez com que os jogadores do Belenenses perdessem as referências e fizemos uma segunda parte melhor. Estivemos mais fortes, conseguimos dois golos e tivemos mais algumas oportunidades, enquanto o Belenenses praticamente não conseguiu uma oportunidade», apontou.

A BOLA

JotaCC

Jorge Jesus: "Poderíamos ter feito mais golos"

Questionado sobre a forma como o Belenenses entrou no encontro esta noite e jogou os primeiros trinta minutos, o treinador do Braga, Jorge Jesus disse que a sua equipa "sentiu dificuldades naturais" nesse período. "Mas nunca me preocupei com isso", sublinhou. "Fizemos uma segunda parte melhor, marcámos dois golos e poderíamos ter chegado ao terceiro, pois oportunidades não faltaram. Estamos com 23 pontos no quinto lugar". Depois, o técnico bracarense, que já orientou os "azuis", disse que "o Jaime Pacheco vai dar a volta à classificação" actual da equipa. "Há jogadores [do Belenenses] que não estão confiantes, devido à posição da equipa na classificação. Mas o Belenenses é grande e vai dar a volta por cima", concluiu o técnico do Braga.

O JOGO

Bruno3429

Sobe, sobe, Braga sobe

O Sporting de Braga saltou para os lugares europeus após vencer esta noite o Belenenses, no Municipal de Braga, por dois golos sem resposta.

Rui Alexandre Coelho | destak@destak.pt

César Peixoto, no início da segunda parte, e Meyong, a 15 minutos do fim, apontaram os golos que deixam os minhotos no quinto lugar do campeonato, com 23 pontos, e afundam os "azuis" do Restelo nas costas do pelotão.

Impressionante a recuperação do conjunto de Jesus. Derrotado à segunda e terceira rondas, após vitória na abertura da Liga, o Sporting de Braga só sabe pontuar desde então.

O adversário desta noite era o Belenenses, a quem o treinador Jaime Pacheco considerara, previamente, precisar de um «jogo perfeito» para conquistar a primeira vitória fora de portas desta época. Não o teve.

Dividiu parte da primeira parte, onde chegou a marcar um golo que Lucílio Baptista invalidou, por alegado fora de jogo do central brasileiro Carciano, aos 16', – deixou algumas dúvidas –, e a estar perto de outro, pelo mesmo Carciano, aos 31'. Não marcou – mais construiria o Sporting de Braga para ser contado.

Rentería, confortável longe da baliza, enganou dois adversários e falhou perto dela, aos 21', num remate de pé esquerdo. Oito minutos depois, Meyong, liberto de marcação na pequena área forasteira, cabeceou um livre de César Peixoto à trave.

O equilíbrio era notório, mas o esforço empenhado, percebia-se, era distinto. Empolgado, o Belenenses dava o que tinha. Pelo contrário, o Sporting de Braga ainda nem tinha empurrado o seu jogo para uma velocidade mais urgente - luxo a que Jorge Jesus se pode dar, tal o vasto leque de jogadores com potencial acima da média presentes no plantel que orienta.

E foi logo no início da segunda parte que a barreira azul desmoronou, por obra de quem mais assobios recolheu durante a primeira.

Peixoto, desinspirado na primeira fatia do encontro, respondeu da melhor forma a um cruzamento da direita de Mossoró e inaugurou o marcador aos 47 minutos.

Se dúvidas houvesse sobre quem dispunha dos melhores argumentos para ganhar o jogo, elas ficaram desfeitas com o infringir da primeira ferida no corpo azul.

A segunda, mortal, no que ao embate desta noite dizia respeito, ficou reservada para o minuto 75, quando o camaronês Meyong assinalou o reencontro com os colegas do Restelo com a suprema traição: um golo, de penálti, a castigar falta de Carciano sobre Rentería.

Até lá, foi ver Júlio César explicar porque motivo é um dos guarda-redes de referência do campeonato, negando golos quase certos a Alan (50'), César Peixoto (54'), Renteria (58') e Meyong (70').

Como última imagem, ficou uma dupla obra de arte do guarda-redes brasileiro, ja em período de descontos, negando o golo a remates de Jorginho e Alan, respectivamente.

Jogo digno do Belenenses, pensará Jaime Pacheco, que tem pela frente a complexa tarefa de fazer sair a equipa da cauda da tabela.

Ao Sporting de Braga, por outro lado, é o horizonte europeu que lhe espera, e que poderá ganhar contornos mais ambiciosos já no domingo: enfrenta o Benfica, na Luz, e sabe que a vitória garante-lhe igualar os 26 pontos já conquistados pelos de Quique Flores.

2-0, por Meyong, de g.p., aos 75'

1-0, por César Peixoto, aos 47'.

Golos:

Liga Sagres, 13.ª jornada
Estádio AXA, em Braga
Hora: 19.45
Árbitro: Lucílio Baptista (Setúbal)

(Equipas oficiais)

SP. BRAGA

Eduardo; João Pereira, Moisés, Frechaut e Evaldo; Vandinho; Alan, Mossoró e César Peixoto; Rentería e Meyong

Suplentes: Kieszek, André Leone, Jorginho, Luís Aguiar, Matheus e Orlando Sá

Treinador: Jorge Jesus

BELENENSES
Júlio César; Cândido Costa, Alex Von Schwedler, Carciano e China; Mano, Rodrigo Arroz; Silas, Zé Pedro e Wender; Marcelo

Suplentes: Costinha, Maykon, Baiano, Sérgio Organista, Vinicius Pacheco, Roncatto e Porta

Treinador: Jaime Pacheco


Destak

Bruno3429

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, em declarações no final da vitória em casa (2-0) sobre o Beleneses:

«Podíamos ter feito uma goleada, mas o mais importante era somar os três pontos. Claro que depois dos noventa minutos sentimos que podíamos ter feito mais. Nos primeiros trinta minutos sentimos dificuldade em criar jogadas de golo, fomos um pouco surpreendidos pela forma de jogar do Belenenses, com três centrais, por isso andámos ali um pouco perdidos. Na segunda parte, aí sim, começámos a ganhar os espaços onde eles não existiram na primeira parte, marcámos dois golos e criámos várias ocasiões para marcar mais. Na segunda parte foi tudo mais fácil e foi um segundo período de grande categoria. Somámos 23 pontos e subimos ao quinto lugar. Neste momento o Sp. Braga está numa posição importante, mas que continua a não dizer nada. A classificação não se define no primeiro terço do campeonato. Interessa-me estar no pelotão da frente, mas não é o quinto lugar que nos vai fazer sonhar. Vamos continuar a trabalhar dia-a-dia».

MaisFutebol

Bruno3429

Moisés, central do Sp. Braga, em declarações no final da vitória em casa (2-0) sobre o Beleneses:

«O primeiro objectivo era vencer este jogo para estarmos entre os cinco primeiros. Fizemos um bom jogo, procurámos o ataque e tentámos criar oportunidades de golo desde o início. Encontrámos um adversário que tem valor, a posição que o Belenenses ocupa não reflecte o real valor da equipa, por isso encontrámos dificuldades mas soubemos superá-las. Sabíamos que o jogo de hoje não seria fácil, agora vamos descansar e a partir de amanhã pensamos no Benfica. Vamos pensar jogo a jogo, tentar manter o quinto lugar e se possível melhorá-lo. Não sei se este é um dos melhores momentos do Sp. Braga, sei que hoje tivemos muitas oportunidades de golo, mostrámos segurança atrás e importante é continuar a lutar para crescer».


MaisFutebol