News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 01/01/2009

Started by Bruno3429, 01 de January de 2009, 08:03

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Matheus: o eleito de Jorge Jesus
L.D.

Entre as estrelas do firmamento arsenalista, Matheus é a que se define como a 12º segunda opção, uma vez que, face à ausência do estatuto de titular indiscutível, contabiliza dez jogos nessa condição e uma dúzia como reforço no decorrer das partidas, tendo sido utilizado, em termos gerais, em 22 dos 26 jogos realizados pela equipa da Cidade dos Arcebispos. Com mais participações só Evaldo (totalista), Eduardo e Luis Aguiar (25) e Alan (23), enquanto Moisés, Frechaut e Meyong possuem o mesmo número de jogos (22), ainda que todos com mais tempo de utilização que o esquerdino. A esta realidade acresce, no entanto, o facto de as 12 chamadas no decorrer dos confrontos lhe conferirem o título de primeira alternativa do técnico Jorge Jesus. Paulo César, nove vezes suplente utilizado, e Mossoró, oito, são os atletas que se seguem entre os futebolistas a quem Jorge Jesus mais recorre para encontrar soluções no decorrer dos jogos.

Natural de Sergipe, Brasil, Matheus transferiu-se do Itabaiana para o Marco (na altura na II Liga) em Julho de 2005, mudando-se meia época depois para a equipa da Cidade dos Arcebispos, onde sentiu algumas dificuldades para se afirmar e, por isso, na temporada seguinte foi emprestado ao Beira-Mar e na passada ao surpreendente Setúbal. No clube das margens do Sado transformou-se numa espécie de Deus do Bonfim, tantas e tão boas foram as exibições produzidas, levando a que, do AXA, nem o deixassem completar o empréstimo. E a meio da época passada regressou a Braga, já debaixo de olho de alguns clubes europeus, como o Cluj e o Steaua de Bucareste, ambos da Roménia, e o Sion, da Suíça, que no último defeso o tentaram contratar aos bracarenses. Mas sem sucesso, uma vez que as propostas, acima do milhão de euros, foram recusadas pela SAD arsenalista. Com família constituída já em Portugal, Matheus acabou por prorrogar o vínculo com os bracarenses até Junho de 2011, após uma troca de farpas entre José Almeida, o seu empresário, e António Salvador, o líder da SAD bracarense.

Matheus, que chegou ao futebol português como avançado ou extremo-esquerdo, praticamente sem escola, antes um produto da sua própria criatividade, viu-se obrigado a recuar no terreno e a adquirir alguns fundamentos tácticos por imposição do sistema de Jorge Jesus, nomeadamente os defensivos, em que ainda denota alguma dificuldade em cumprir, assume, por outro lado, a sua vocação ofensiva com grande à-vontade. Esta temporada já leva quatro golos e cinco assistências...


Meyong pronto para o ataque

Meyong voltou a treinar ontem sem limitações, depois de, na sessão matinal do dia anterior, ter abandonado o treino um pouco antes do final com ligeiras queixas físicas. O africano está pronto para o embate com o Belenenses, jogo em que voltará a formar dupla de ataque com Renteria. Dúvidas permanecem na retaguarda, pois Moisés já subiu ao relvado, ainda que para um ligeiro trabalho específico, e Rodriguez voltou a fazer treino condicionado e está praticamente de fora.


O Jogo