News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DIA 21/12

Started by Bruno3429, 21 de December de 2008, 08:16

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Rentería: «No novo ano vou marcar muitos mais»
JÁ DECIDE JOGOS E PROMETE 2009 AINDA MELHOR



Aí está a melhor resposta aos críticos: Rentería marcou e decidiu o jogo de ontem! "Estava a ser uma partida complicada, mas felizmente cabeceei bem uma bola que veio do canto", começou por referir o avançado colombiano, prosseguindo: "Realmente, custou-me a estrear a marcar pelo Sp. Braga, mas agora tenho feito mais golos. Acredito que no novo ano vou marcar muitos mais."

Ontem, depois do golo, Rentería correu para festejar nos braços dos adeptos. Alguns dos quais até o chegaram a criticar no passado... "O mais importante é eles saberem que tento dar sempre o meu melhor. E as críticas só fazem bem! Mesmo quando não conseguia marcar, sempre trabalhei muito em prol da equipa e até fiz várias assistências. E fui abraçá-los porque, no fundo, sempre senti o apoio deles. Eles sabem que tento dar sempre o meu melhor."

O Rio Ave complicou muito as contas dos arsenalistas, mas a verdade é que a equipa orientada por Jorge Jesus lá conseguiu ultrapassar mais um obstáculo rumo aos lugares cimeiros da classificação: "Onosso adversário apresentou-se muito fechado e não nos facilitou o jogo. Esta equipa está confiante e conseguiu vencer. Vai ser com esta motivação que ainda vamos subir mais na tabela."


Record

Bruno3429

O Sporting de Braga venceu ontem o Rio Ave por um zero, num jogo disputado ao princípio da noite no municipal de Braga. 

O Sporting de Braga venceu ontem o Rio Ave por umzero, num jogo disputado ao princípio da noite no municipal de Braga.

O colombiano Renteria foi o autor do golo apontado nos minutos finais da segunda parte de um dos jogos a contar para a décima segunda jornada.

Jorge Jesus, técnico do Sporting de Braga disse no final da partida, que gostou mais da equipa na segunda parte, e elogiou a invencibilidade da equipa que não perde há nove jogos seguidos.

Antena Minho

Bruno3429

Sp. Braga com direito a prenda

Ainda não tinha marcado no campeonato, para o Braga. Fê-lo ontem, aos 75 minutos, frente ao Rio Ave e deu um importante triunfo ao Sporting de Braga (1-0). Foi o avançado colombiano Renteria, que assim "colocou" a equipa arsenalista na quinta posição da tabela classificativa.

Diario Minho

Bruno3429

Liga
Rentería deixa arsenalistas na Europa


O Sp. Braga venceu ontem à noite o Rio Ave, por 1-0, alcançando provisoriamente o 5º lugar da classificação e os lugares europeus, esperando, hoje, por aquilo que o Marítimo irá fazer no Dragão.


A primeira parte do encontro foi tão pobre que, se exceptuarmos os remates de Rentería, aos 6', e de César Peixoto, aos 41', se resumiu a sucessões de passes e a cruzamentos falhados. Com Madrid a titular e Jorginho a assumir as funções de criativo, o Sp. Braga mostrava-se sem ideias e sem classe.

A segunda parte trouxe mais do mesmo, levando Jorge Jesus a mexer na equipa, fazendo entrar, aos 63', os habituais Matheus e Luís Aguiar. Este executaria o pontapé de canto que daria o golo a Rentería (76'), que inaugurou o marcador com um excelente golpe de cabeça.

Nos últimos minutos, os homens de Vila do Conde, até aqui apáticos, ainda queimaram alguns cartuchos, mas os arsenalistas acabariam por segurar o resultado.

FICHA DE JOGO

LIGA – 12.ª Jornada – 20/12/08

Local: Estádio Cidade de Braga – Assistência: 8066

SP. BRAGA: Eduardo, João Pereira, Frechaut, André Leone, Evaldo, Andrés Madrid, Alan, César Peixoto (Matheus 63m), Jorginho (Luís Aguiar 63m), Meyong (Mossoró 87m), Rentería.

Treinador: Jorge Jesus

RIO AVE: Paiva, Wires, Gaspar, Bruno Mendes, Rogério Matias, Delson, Niquinha, Vítor Gomes (Chidi 77m), Livramento, Semedo (Evandro 64m), Ronaldo.

Treinador: João Eusébio

Golo: 1-0 Rentería (76m)

Árbitro: Jorge Sousa (Porto) 6

Disciplina:  Amarelos: Ronaldo (9m), Livramento (37m), Bruno Mendes (57m), André Leone (88m), Delson (90m)

Classificação do jogo: 4

Correio Manhã

Bruno3429

Braga: O Pai Natal que veio da Colômbia

MIGUEL PATACO
O Braga venceu, ontem, o Rio Ave, por 1-0, despedindo-se de 2008 com um triunfo que lhe permite subir, provisoriamente, ao quinto lugar da Liga. Em vésperas da Consoada, é justo dizer que os meninos das duas equipas não se portaram nada bem, mas Rentería vestiu, literalmente, a pele de Pai Natal e deu a prenda a... Jesus.

Não tem barbas brancas, não veio da Lapónia e, que se saiba, não costuma andar de trenó puxado por renas, mas foi Rentería que ofereceu um Natal mais feliz aos arsenalistas. O colombiano marcou, finalmente, o primeiro golo na Liga e mostrou que estava preparado para festejar. Depois de cabecear com êxito, num canto marcado por Luís Aguiar, foi aos calções e sacou de um gorro de Pai Natal, que colocou na cabeça antes de se ir abraçar aos adeptos. Apesar de ser constantemente alvo de críticas, devido muitos golos que falha, Rentería nunca deixou de ser aposta de Jorge Jesus e, ontem, agradeceu, em forma de presente, a confiança do técnico. Estava garantido o último triunfo de 2008 para o Braga.

O espectáculo a que se assistiu no Minho esteve longe de agradar. Frente-a-frente estavam a melhor defesa e o pior ataque fora de portas da Liga, pelo que o jogo pareceu sempre destinado a acabar a zeros. Rentería bem tentou mudar a história, logo aos sete minutos, mas rematou contra as pernas de Paiva e, até ao golo, só merecem destaque dois lances. E pela negativa. Ronaldo foi travado em falta por Leone, mas o árbitro, Jorge Sousa, não se limitou a mandar seguir, como ainda mostrou amarelo ao vila-condense. Os donos da casa também tiveram razões de queixa, quando Paiva atropelou Alan dentro da área, sem a devida punição. Jorge Sousa não merece presente de Natal...

Jornal Notícias

Bruno3429

Da Colômbia veio o cabaz de Natal
LINO DEVESAS

Um golo de cabeça de Renteria, na sequência de um canto marcado por Luis Aguiar, permitiu ao Braga encerrar o ano 2008 com uma vitória num jogo em que o resultado foi bem melhor que a exibição, ainda que merecido em virtude da estratégia de João Eusébio, que apostou essencialmente em tapar os caminhos da sua baliza. Rotulado de perdulário, o colombiano redimiu-se ontem de desperdícios anteriores, necessitando apenas de duas oportunidades para se estrear a marcar na Liga Sagres. E colocar a equipa nos cinco primeiros lugares, ainda que em igualdade pontual com o Nacional e à frente do Marítimo (com mais um jogo que as duas equipas da Madeira, que hoje - Marítimo - e amanhã - Nacional - visitam o Dragão e a Luz).

Sem poder contar com Moisés, Rodriguez, Vandinho e Stélvio, Jorge Jesus viu-se obrigado a lançar Madrid no jogo e a ausência de ritmo e rotina do argentino ficou desde cedo evidente, acabando por influenciar, de certa forma, a dinâmica do meio-campo arsenalista, que sem confiança e capacidade empreendedora se tornou presa fácil para um adversário que se revelou disponível e solidário. Bem estruturado no relvado, com as duas linhas mais atrasadas juntas, retirando espaço ao jogo arsenalista.

Jorge Jesus manteve a estrutura na segunda metade, mas pouco se alterou no cariz do jogo. Houve mais vontade, é verdade, mas as iniciativas dos bracarenses esbarraram sistematicamente na organização defensiva contrária, assistindo-se a uma ligeira melhoria após as entradas simultâneas de Luis Aguiar e Matheus. Mas os desequilíbrios apenas se verificaram com alguma fluência depois de conseguida a vantagem, a partir de cuja altura o Rio Ave teve que mudar de atitude e sem perder a coesão correr atrás do prejuízo. Que não conseguiram recuperar.




Braga 1 - Rio Ave 0
Estádio AXA


Relvado em bom estado

8.066 mil espectadores

Árbitro Jorge Sousa (AF Porto)

Assistentes  José Ramalho e José Luís Melo

4º árbitro  João Lamares

Braga
Treinador Jorge Jesus


1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

17 Frechaut DC

44 Leone DC

6 Evaldo LE

30 Madrid MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO 64'

10 Jorginho MO 64'

19 Meyong MO 87'

18 Renteria MO

-

31 Kieszek GR

27 Filipe Oliveira LD

7 Mossoró MO 87'

22 Luis Aguiar MO 64'

99 Matheus MO 64'

11 Orlando Sá AV

29 Linz AV

Golos 1-0 75' Renteria

Amarelos  87' Leone

Vermelhos  Nada a registar


Rio Ave
Treinador João Eusébio


51 Paiva GR

30 Wires LD

2 Gaspar DC

20 Bruno Mendes DC

3 Rogério Matias LE

10 Vítor Gomes MD 78'

6 Delson MO

5 Niquinha MO

8 Livramento MO 81'

31 Ronaldo AV

18 Semedo AV 64'

-

1 César GR

27 Jorge Humberto DC

83 Tarantini MO 81'

4 Evandro MO 64'

12 Mateus AV 78'

11 Henrique AV

35 Chidi AV

Amarelos 10' Ronaldo, 38' Livramento, 58' Bruno Mendes, 81' Niquinha, 90' Delson.

Vermelhos Nada a registar



Braga um a um
JOSÉ LOPES

Eduardo 5

Em jogo tranquilo, apenas mostrou serviço nos minutos finais.


João Pereira 5

Aproveitou a pouca vocação ofensiva do adversário para se incorporar no ataque.


Frechaut 5

Novamente a central, mostrou boa visão de jogo, ganhou inúmeros lances na antecipação.


Leone 5


Resolveu a maior parte dos problemas que teve pela frente, mas por vezes recorreu a entradas mais duras.


Evaldo 5

Bem a empurrar a equipa para a frente, pena foi que chegado à linha de fundo os cruzamentos não tivessem saído na perfeição.


Andrés Madrid 5

Estreia no campeonato. Jogou em poucos metros, mas não comprometeu.


Alan 6

Criou perigo com sucessivos arranques, tirou vários cruzamentos e esteve perto de marcar com um forte remate que Paiva defendeu.


Jorginho 4


Preso de movimentos, não conseguiu criar jogo, mostrando-se até um pouco trapalhão na abordagem dos lances.


César Peixoto 4

Tentou, mas nada lhe saiu bem, com excepção de um remate que Paiva defendeu para canto.


Meyong 5

Não teve grandes oportunidades para finalizar, mas trabalhou muito, sempre na procura da bola.


Matheus 4

Ofereceu velocidade ao flanco esquerdo e criou duas oportunidades perigosas.


Luis Aguiar 6

Mexeu com a dinâmica no meio-campo, para além de ter marcado o canto que originou o golo de Renteria.


Mossoró 3

Entrou já perto do final, mas ainda a tempo para mostrar os seus recursos técnicos, segurando a bola em momentos decisivos.n José Lopes


Jorge Jesus
"Eduardo é o melhor guarda-redes da Liga"

JOSÉ LOPES

O Braga completou ontem o quinto jogo consecutivo sem sofrer golos no campeonato, somando já 492 minutos sem que o guarda-redes Eduardo seja batido. Para Jorge Jesus, a boa forma do número 1 arsenalista tem sido decisiva, o que poderá levá-lo à titularidade na equipa das Quinas. "Seguramente, neste campeonato, o Eduardo é o melhor guarda-redes. Os responsáveis da Selecção estão atentos e sei que ele vai ser o número 1 da selecção. Só não sei quando", destacou.

Jesus sublinhou ainda a importância da vitória no jogo de ontem e da possibilidade de o Braga subir vários lugares na classificação. "Podemos terminar o ano no quinto lugar, basta que o Benfica e o FC Porto vençam os seus jogos", lembrou.

O treinador da equipa bracarense admitiu ter gostado mais do resultado do que da exibição, mas enalteceu o comportamento do colectivo. "Estamos a atravessar um bom momento, este foi o nono jogo consecutivo sem perder, e os jogadores estão confiantes", enalteceu.

Frisando que o Rio Ave mostrou ter boa organização defensiva, Jorge Jesus referiu que o resultado não pode ser contestado. "Jogámos o suficiente para vencer o jogo, e até podíamos ter marcado mais golos, quando o Rio Ave, a perder, deu espaços".


Rio Ave um a um
BRUNO CABRAL

Paiva 5

Embora hesitante num ou outro lance, fez várias intervenções que adiaram o golo do Braga.


Wires 5

Exibição positiva no dia em que teve a responsabilidade de ocupar o lugar da revelação Miguel Lopes.


Gaspar 6

Não tivesse Renteria marcado o golo e teria sido ele a figura do jogo. A experiência do central deu total segurança ao sector defensivo do Rio Ave.


Bruno Mendes 6

Tal como o seu companheiro do lado, revelou atenção e segurança.


Rogério Matias 5

Esforçado, o rumo do jogo limitou-o a às tarefas defensivas.


Vítor Gomes 5

Chamado a substituir o castigado André Vilas Boas, esteve discreto, mas cumpriu na posição de trinco.


Delson 4

Além de, em algumas vezes, não ter dado o devido apoio a Wires, cometeu um erro infantil que resultou no canto do golo do Braga.


Niquinha 5

A serenidade e a disponibilidade de sempre. Começou à esquerda, passou pela direita e acabou a trinco.


Livramento 4

O jogo não beneficiou as suas características. Tentou organizar o ataque, mas teve poucas oportunidades para se fazer notar.


Ronaldo 5

Correu muito na frente de ataque, mas sem sucesso.


Semedo 5

Protagonizou, aos 36', uma das poucas ocasiões de golo do Rio Ave em todo o jogo. Um choque com Jorginho, na segunda parte, enfraqueceu-o e acabou por ser substituído, aos 64'.


Evandro 4

Um cabeceamento perigoso.


Mateus 4

Fez um remate potente que obrigou Eduardo a fazer uma defesa difícil.


Tarantini 3

Médio esteve pouco tempo em campo.

João Eusébio
"Ficou por marcar penálti a nosso favor"

BRUNO CABRAL

Para o treinador do Rio Ave, João Eusébio, houve "um lance que marcou o jogo", em prejuízo da sua equipa. "Penso que o Ronaldo foi derrubado dentro da área, na primeira parte, e por isso ficou por marcar um penálti a nosso favor", advertiu o técnico, acrescentando que o Rio Ave tem vindo a ter razões de queixa das arbitragens "de há alguns jogos a esta parte". Explicando as razões da derrota, João Eusébio afirmou que a diferença esteve na competência individual. "Mais uma vez sofremos um golo de bola parada. Não nos passava pela cabeça perder, pois tínhamos o jogo controlado, mas acabámos por perder numa questão de competência. Há jogadores mais competentes do que outros", comentou o treinador.


César Peixoto mandou calar os adeptos


O final da primeira parte não foi pacífico para os jogadores do Braga. Pouco inspirados, os atletas da casa foram brindados com assobios quando se dirigiam para o túnel de acesso aos balneários. César Peixoto reagiu e com um gesto mandou calar os adeptos.


Minuto de silêncio pelo sócio número 1 do Rio Ave

Antes do início da partida, procedeu-se à realização de um minuto de silêncio, em homenagem ao sócio número um do Rio Ave, que faleceu no início da última semana. O até então mais antigo associado do clube vila-condense, Mário Torres, perdeu a vida aos 88 anos.


ARBITRAGEM
Equívocos


Jorge Sousa esteve mal ao exibir o cartão amarelo a Ronaldo (não houve simulação, mas sim falta de Leone no limite da área), foi permissivo na entrada de Paiva sobre Alan (44'), pois devia ter assinalado penálti contra o Rio Ave, e devia ter punido Jorginho pela entrada sobre Semedo (50').


MOMENTO
Prenda de Renteria


As dificuldades para entrar na área do Rio Ave com a bola controlada eram por demais evidentes, assim como na marcação de livres e pontapés de canto, até que Luis Aguiar surgiu no jogo e fez de Renteria o Pai Natal, com o colombiano entrar na festa e marcar o único golo do jogo.


FILME DO JOGO


Braga

7'

João Pereira assiste Renteria, que, na área, contrária, roda sobre Bruno Mendes e remata cruzado para defesa incompleta de Paiva.


42'

Canto curto de César Peixoto para Jorginho, que devolve ao esquerdino e este remata ao primeiro poste para grande defesa de Paiva.


53'

Meyong para o pontapé de bicicleta de Renteria, que saiu ao lado.


77'

Luis Aguiar lança Matheus, mas o brasileiro, só com Paiva pela frente, recepciona mal e a bola sobra para o guarda-redes vila-condense


90+3'

Matheus isola João Pereira, mas o lateral-direito atira ao lado.


Rio Ave

36'

Semedo ganha a Leone num lance aéreo, tira-o do caminho de seguida e remata, mas ao lado.


83'

Mateus remata forte, Eduardo não segura e, na sequência do canto, a bola volta aos pés de Rogério Matias, que a coloca na cabeça de Evandro. O brasileiro atira ao lado e desperdiça o empate.


A Figura: RENTERIA
O avançado resolveu com o primeiro golo na Liga


É normal um avançado pensar que vai marcar golos, mas Renteria tinha mesmo a certeza de que o iria fazer, pois não foi por acaso que jogou 75 minutos com um gorro de Natal escondido nos calções. Antes de marcar o golo da vitória e colocar o gorro na cabeça, o colombiano justificou os aplausos que ia ouvindo, pois foi o mais empreendedor na procura do caminho para a baliza vila-condense. Com o primeiro golo na liga, o atacante termina o ano da melhor maneira.

O Jogo

Bruno3429

Resultados | 15ª jornada

Valongo 1-3 Benfica

Oliveirense 3-2 Candelária

J.Viana adiado Porto Santo SAD

HC Braga SAD 3-1 Oeiras

Nortecoope 5-8 FC Porto

HA Cambra 0-5 Gulpilhares

Barcelos 4-3 Carvalhos


Classificação
J V E D GM-GS P
1º FC Porto 15 12 3 0 76-34 39

2º Benfica 15 10 2 3 63-30 32

3º Juventude de Viana 14 9 3 2 62-36 30

4º Oliveirense 15 8 5 2 42-30 29

5º HC Braga SAD 15 6 8 1 42-30 26

5º Barcelos 15 7 2 6 28-41 23

6º Porto Santo SAD 14 5 6 3 34-25 21

8º Gulpilhares 15 5 3 7 36-37 18

9º Nortecoope 15 4 5 6 44-56 17

10º Oeiras 15 5 2 8 43-41 17

11º Candelária 14 4 0 10 34-44 12

12º Valongo 15 4 0 11 43-60 12

13º HA Cambra 14 3 2 9 23-45 11

14º Carvalhos 15 0 1 14 25-87 1


Próxima jornada | 16ª jornada
Sábado 03/01/2009
Candelária-Benfica (21h00); Porto Santo SAD- Oliveirense (21h00); Oeiras-J. Viana (18h00); FC Porto-HC Braga SAD (18h00); Gulpilhares-Nortecoope (18h00); Carvalhos-HA Cambra (18h30); Barcelos- Valongo (18h00)

O Jogo

JotaCC

Jesus já pode descansar neste Natal, o Braga voltou a bater às portas da Europa

Golo de Rentería deixou os minhotos à condição no quinto lugar. O Rio Ave bateu-se bem no Minho, mas não resistiu à pontaria do colombiano

A Foram muitos minutos de luta e folga para os guarda-redes, antes do golo de Rentería. O Estádio Axa gelado, os adeptos a pedirem mexidas, os treinadores aos berros, dois lances duvidosos que o árbitro mandou seguir, os jogadores do Rio Ave a correrem como galgos para cortarem a imaginação dos minhotos. E futebol a sério? Não houve e pouco interessa a Jorge Jesus. É que o Braga conseguiu logo depois os três pontos, ganhando a possibilidade de passar o Natal colado ou enfiado nos lugares europeus.
O golo de Rentería foi a melhor prenda de Natal que Jesus poderia receber. De pontaria afinada e cheio de truques - perto do fim, arrancou ovações de pé com fintas e um sprint longo para segurar uma bola dentro do campo, o colombiano deu ao Braga mais uma vitória e, ainda, a subida à condição ao quinto lugar, em igualdade pontual com o Nacional da Madeira, que disputa hoje o seu compromisso da jornada frente ao Benfica. Não poderia ter corrido melhor o jogo para os minhotos, até porque somaram a oitava jornada sem perder e quarta vitória consecutiva, precisamente o registo que o Jesus tinha idealizado depois da passagem aos oitavos-de-final da Taça UEFA.
O Rio Ave não jogou mal. A equipa de João Eusébio, que reclamou no final uma grande penalidade que ficou por marcar a favor dos vila-condenses, só se descompôs de bola parada, na jogada que gerou o cabeceamento fatal de Rentería. E ainda apareceu com perigo no fim, após a entrada de Chidi - foi ele que acordou Eduardo, forçando o internacional português a uma defesa complicada para a frente. A falta de golos voltou, assim, a penalizar o Rio Ave, que ainda só tem um tento marcado fora de casa. A derrota de ontem em Braga deixa a equipa no 13.º lugar e com o risco de cair para a zona de despromoção.
A primeira parte foi tão pobre que levou os adeptos do Braga e pedirem substituições. Salvo um remate de Rentería, obrigando Paiva a uma defesa para canto, aos seis minutos, o Braga não conseguiu soltar-se das amarras do Rio Ave e os vila-condenses pouco se atreveram em contra-ataque. Pelo meio, uma queda duvidosa de Ronaldo (em despique com Leone) na área do Braga. O banco do Rio Ave levantou-se em bloco a pedir grande penalidade, mas o juiz do Porto, Jorge Sousa, não viu motivos para assinalar. E mandou seguir outra jogada duvidosa, em que o guarda-redes do Rio Ave sai da baliza e empurra Alan, na tentativa de socar a bola.
Só aos 75', já com Luís Aguiar em campo, é que o futebol chegou ao Axa e o Braga decifrou o caminho certo para a baliza. Mérito do uruguaio e de Rentería. Canto de Aguiar na esquerda e golpe de cabeça certeiro do avançado colombiano, a enganar o central Gaspar e o guarda-redes do Rio Ave. Seguiram-se alguns momentos de bom futebol e muita circulação de bola do Braga, mas as ameaças finais pertenceriam ao Rio Ave.

Sp. Braga 1-Rio Ave 0

Estádio Axa, em Braga. Assistência 8.066 espectadores.
Sp. Braga Eduardo 6, João Pereira 6, Frechaut 6, Leone 5, Evaldo 6, Madrid 6, Alan 6, Jorginho 5 (Luís Aguiar 6, 63'), César Peixoto 5 (Matheus 5, 63'), Rentería 6, Meyong 5 (Mossoró -, 87').

Rio Ave Paiva 6, Vítor Gomes 5 (Chidi 6, 78'), Gaspar 5, Bruno Mendes 5, Rogério Matias 6, Wires 5, Niquinha 6, Delson 6, Livramento 5 (Tarantini -, 81'), Semedo 5 (Evandro 5, 64'), Ronaldo 6.

Árbitro: Jorge Sousa 4, do Porto. Amarelos: Ronaldo (9'), Livramento (38'), Bruno Mendes (57'), Niquinha (80') e Delson (90').
Golo: 1-0, por Rentería, aos 75'

PUBLICO

JotaCC

Jorge Jesus considera Eduardo "melhor guarda-redes do campeonato"

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, considerou ontem que Eduardo "é o melhor guarda-redes do campeonato" e que num futuro muito breve vai ser o "número um" da selecção nacional.

Jorge Jesus falava em conferência de imprensa no final do jogo que a sua equipa venceu o Rio Ave (1-0) para a 12ª jornada da Liga, e comentava o facto de Eduardo já não sofrer golos desde a sétima jornada, no empate (1-1) em Coimbra.

"O Eduardo, seguramente, é o melhor guarda-redes do campeonato. Vai ter a sua oportunidade, e conhecendo-o cada vez melhor, sei que vai ser o número um de Portugal. Quando... não sei", disse o treinador do Sporting de Braga.

Quanto ao jogo, disse ter gostado da vitória da sua equipa, embora reconhecesse que "já fez melhores jogos".

"Foi difícil para o Braga porque o Rio Ave defende bem e também em contra-golpe tem qualidade, com jogadores bons. Sem fazer um grande jogo, fizemos o suficiente para ganhar", disse.

Por seu turno, João Eusébio, treinador do Rio Ave disse não lhe passar pela cabeça perder este jogo. "O Braga não criou nenhuma oportunidade de golo mas, mais uma vez, de bola parada, marcou. A partir daí reagimos bem e criámos uma ou duas situações para finalizar", disse.


Sporting Braga - Rio Ave (comentário)


Um golo do avançado colombiano Renteria deu  o triunfo ao Sporting de Braga frente ao Rio Ave (1-0) em partida da 12.ª jornada da Liga e permitiu que a equipa minhota igualasse, provisoriamente, o Nacional na quinta posição da classificação.

Uma vitória suada e sofrida frente a um Rio Ave que se bateu bem mas a quem faltaram argumentos ofensivos, pelo que com esta derrota continua na 13.ª posição da tabela classificativa, com apenas 10 pontos, continuando também sem vencer fora de portas.

Com um bom sistema defensiva, o Rio Ave quase conseguia os seus objectivos na deslocação ao Municipal de Braga, não fora o cabeceamento de Renteria, num lance de bola parada.

O Sporting de Braga, fruto das ausências forçadas devido a castigo, de Moisés e Vandinho, surgiu algo transfigurado, registando-se desde logo a estreia como titulares, esta época, de jogadores como Andrés Madrid e Jorginho, enquanto no Rio Ave, relativamente ao jogo com a Naval, as novidades foram as chamadas de Vítor Gomes e Ronaldo para o "onze" inicial.

O primeiro sinal de perigo pertenceu ao Braga quando, aos seis minutos, João Pereira lançou Renteria que, na área, descaído para a direita, venceu a oposição do seu marcador directo e atirou para a baliza, valendo o corte de Bruno Mendes, com a bola a sair pela cabeceira.

Aos nove minutos o avançado vilacondense Ronaldo caiu na área arsenalista e viu o cartão amarelo, porque Jorge Sousa entendeu ter havido simulação. O jogo ia decorrendo de forma muito táctica, sem supremacia de qualquer das equipas, pelo que só aos 23 minutos, num lance de bola parada, César Peixoto colocou à prova o guarda-redes Paiva.

Sem profundidade no ataque, o futebol do Braga caía facilmente no sistema defensivo dos vilacondenses, resultando daqui uma primeira parte muito insípida, e onde apenas se deve registar, aos 41 minutos, um bom remate de César Peixoto que Paiva defendeu com alguma dificuldade.

Para a segunda parte, o futebol praticado pelas duas equipas não melhorou e, aos 63 minutos, Jorge Jesus fez as primeiras alterações na equipa, com as saídas dos "apagados" Jorginho e César Peixoto e as entradas de Luís Aguiar e Matheus.

Respondeu João Eusébio com saída de Semedo e entrada de Evandro, mas a verdade é que foi o Braga quem ficou mais forte, pelo que o técnico dos vilacondenses "deixou" apenas na frente Ronaldo, e todos os outros defendiam, tapando todos os caminhos para a sua baliza.

Só que, aos 75 minutos, Luís Aguiar, na esquerda, cobrou um canto e Renteria, de cabeça, fez o resultado do jogo, marcando o seu primeiro golo no campeonato.

O recém-entrado Chidi, aos 82 minutos, ainda rematou forte para uma defesa apertada de Eduardo, surgindo depois Evandro a cabecear ao lado. Aos 90 minutos foi Evandro, de longe, a tentar a sua sorte, e no último instante da partida, João Pereira, em frente a Paiva, não conseguiu fazer o 2-0.

LUSA