News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME 10/12

Started by Bruno3429, 10 de December de 2008, 07:39

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Moisés: «Grupo está coeso e no caminho certo»
DEFESA ASSEGURA QUE O EMPATE NÃO DEIXOU MARCAS


Ainda não foi desta que o Sp. Braga conseguiu quebrar o enguiço fora de portas para a Liga. Somou mais um empate e perdeu a possibilidade de ascender, desde já, ao sexto lugar, o que lhe permitiria colar-se ao pelotão europeu. O desfecho do jogo da Trofa não era aquilo que os minhotos pretendiam, após o brilhante triunfo em Heerenveen, mas não há motivos para esmorecer. "Conseguimos mais um ponto. Isso é o mais importante. É claro que pretendíamos a vitória, mas não é este resultado que nos vai deitar por terra. Vamos trabalhar para preparar bem o próximo jogo em casa, com o Rio Ave. O grupo está coeso e sabe que continua no caminho certo", assegurou Moisés.

No entender do central brasileiro, o desgaste europeu não serve de desculpa para justificar a desinspiração frente ao Trofense. "Isso é muito relativo, até porque nas últimas oito jornadas não perdemos para o campeonato. Alguns resultados não foram tão conseguidos, mas pelo menos não estamos a perder. No momento certo vamos começar a acertar os detalhes que estão a faltar. De resto, no geral, a equipa está bem", referiu o defesa arsenalista, confiante no regresso aos triunfos já no encontro com os vila-condenses e acreditando nos seus companheiros.

Record

Bruno3429

Chelsea dá 4,5 milhões pelo atacante Orlando Sá

O Chelsea está disposto a desembolsar 4,5 milhões de euros pelo passe do jovem ponta-de-lança do Sporting de Braga, Orlando Sá. Hoje, representantes dos dois clubes vão sentar-se à mesa para alinhavar os termos do acordo. Em cima da mesa está a hipótese do possante avançado permanecer às ordens de Jorge Jesus até ao final da época.

Diario Minho

Bruno3429

Voltou o descanso 11 semanas depois
PEDRO ROCHA


Há algum tempo que o conceito de folgar, no singular ou no plural, deixou de ser num acto habitual para se tornar numa raridade em Braga. Embrenhados como nunca na Taça UEFA, os minhotos 
aceitaram o sacrifício de trabalhar sem parar durante 11 semanas, o equivalente a quase três meses de intensa actividade, e os resultados estão à vista, especialmente a nível internacional: entrada na fase de grupos da Taça UEFA; espectáculo contra tubarões de dentes afiados, como o Milan, o Portsmouth e o Wolfsburgo; e apuramento para os 16avos-de-final da prova. Quando o árbitro Carlos Xistra apitou na noite de segunda-feira para o final do jogo com o Trofense, começava, para variar, o "inédito" descanso dos "guerreiros" comandados por Jorge Jesus. Por incrível que isto possa aparecer, a equipa arsenalista só voltará à relva amanhã, o que é uma raridade digna de registo. "Esta paragem vem no momento certo. Chegámos a fazer três jogos por semana, dispondo nalguns casos de apenas algumas horas para recuperar do cansaço", recorda Jorge Jesus, certo de que só as equipas inglesas têm capacidade para disputar, em média, dois jogos por semana. "Têm sempre duas equipas prontas a utilizar. Só assim é possível abdicar de várias figuras importantes", argumenta. Numa escala mais microscópica, o treinador tem feito os possíveis por gerir o desgaste deste grupo, que insiste em passear pela Europa sem medo de ninguém, mas os acidentes são inevitáveis.O mais recente foi seguramente o empate com o Trofense. "É complicado, mas vale a pena. Temos feito muito pelo prestígio do futebol português. Toda a Europa conhece o Braga pelo jogo que  fizemos em Milão", assinala. Para quem já defrontou, saindo-se bem, adversários de Itália, Alemanha, Inglaterra e até da Holanda, pertencentes às "Ligas mais poderosas da Europa", está pronto para tudo. "Aguardemos pelo próximo sorteio da Taça UEFA, mas já sabemos que vamos apanhar os primeiros de cada grupo. Teremos tantas dificuldades como terão as equipas que nos defrontarem", promete. Como as profecias de Jesus não têm falhado, começa a ser difícil identificar eventuais lacunas no plantel arsenalista. "Olhe, nem pedi ninguém ao presidente António Salvador.Os reforços de Janeiro serão os regressos do Andrés Madrid e do Jorginho e a inscrição do Edimar", pormenoriza.


Orlando talvez até Maio

Até ao fim do próximo mês, Jorge Jesus poderá receber uma boa notícia, a valer por duas. A transferência de Orlando Sá para o Chelsea, por quatro milhões de libras (perto de 4,8 milhões de euros), está bem encaminhada, assim como a promessa de que o avançado só partirá para o Reino Unido no final da temporada em vez de o fazer logo em Janeiro, na reabertura do mercado. Se prevalecesse a vontade do técnico Felipe Scolari, o internacional sub-21 já estaria a treinar em Londres, pois ficou encantado com a sua exibição no jogo com a Espanha, mas a SAD arsenalista está a fazer os possíveis no sentido de conseguir mais um grande negócio, tanto na esfera financeira como no plano desportivo. Citado pelo jornal "Daily Mirror", o presidente António Salvador lembrou até que "há mais interessados" na contratação de Orlando Sá; já fonte oficial do clube desmente tais declarações. Uma coisa é certa: o Chelsea terá de fazer algumas cedências.


Yazalde será revisto em acção no sábado

Já afastado da Taça de Portugal, o Braga tentará manter o ritmo competitivo num jogo particular com o Varzim, agendado para sábado, às 10h00. Será o terceiro particular da época com a equipa poveira e, por certo, uma boa oportunidade para Jorge Jesus fazer uma nova avaliação às capacidades de Yazalde. Companheiro de Orlando Sá nos Sub-21, o avançado está avaliado em um milhão de euros, mas poderá chegar a Braga, em Janeiro, por valores inferiores, dadas as boas relações entre o clube arsenalista e o Varzim, a menos que o rival Guimarães resolva entrar na corrida.


Inquérito@nline


O Braga pagou, frente ao Trofense, o desgaste do jogo com o Heerenveen, ou as 72 horas de descanso entre os jogos foram suficientes?

O desgaste do jogo com o Heerenveen não serve de desculpa para o empate forasteiro com o Trofense. A maioria dos participantes no inquérito entende que as 72 horas de descanso foram mais do que suficientes.

As 72 horas de descando foram suficientes
53%

Pagou o desgaste
47%

Nº de participantes: 731


O Jogo

JotaCC

#3
GUEIFÃES DE SELECÇÃO VENCE SC BRAGA


O Gueifães recebeu este domingo na Maia, o SCBraga, naquela que foi a 1ª jornada da 2ª volta do Campeonato Nacional A1. A equipa Maiata, que é uma das candidatas ao titulo e é actualmente a base da Selecção A, venceu o conjunto bracarense por 3-0 (25-18, 25-18 e 25-14).

Entrando bem na partida, o SCBraga liderou o resultado do 1ºset até à parte final, mas não conseguiu manter o ritmo exibicional até ao fim e deixou que o potente serviço do Gueifães desequilibrasse o set para 25-18. Esta situação não é nova no Sporting de Braga e em outros jogos temos assistido a que um conjunto de más recepções ou de ataques falhados revertam em vantagens apreciáveis para o adversário. 

No 2º set a situação repetiu-se e o serviço forte do Gueifães não permitiu a construção do ataque bracarense. Sem uma recepção há altura do agressivo serviço adversário, o resultado ficou novamente nuns 25-18 a favor das maiatas.

No 3º set as minhotas nunca conseguiram equilibrar o resultado, e o fantasma (serviço) dos sets anteriores assolou e de que maneira o conjunto vermelho. 25-14 foi o score final.

O técnico João Lucas dizia-nos no final do encontro que "o Sporting de Braga tem equipa para ultrapassar todos os adversários em qualquer campo, mas necessitamos de ser mais consistentes no nosso jogo. Hoje tivemos boas fases em cada um dos sets mas noutros momentos tivemos mal, sobretudo na recepção. Sabíamos que uma das armas do Gueifães era o serviço e não o conseguimos anular. Por outro lado a minha equipa não arriscou no serviço, apesar do Gueifães ter boas recebedoras, penso que poderíamos ter criado mais dificuldades às distribuidoras adversárias. Fizemos um bom jogo de bloco, conseguimos contrariar muitos dos ataques por zona 4 mas nas outras zonas da rede praticamente não blocámos. Esperávamos mais de algumas das nossas jogadoras, mas continuamos a depender de nós próprios para conseguir o objectivo da manutenção."

Frente ao Gueifães, o Sporting de Braga alinhou com as seguintes jogadoras:

Bruna Rodrigues (libero), Catarina Dias (distribuidora), Sara Barata e Alexis Rodrigues (centrais), Vânia Lages (oposta), Filipa Castro e Sara Bernardo (pontas). Alinharam ainda Bárbara Julião e Joana Teixeira.







CAMPEONATOS NACIONAIS ABSOLUTOS DE PISCINA CURTA


RICARDO REGO CAMPEÃO NACIONAL AOS 100 ESTILOS

RUI RIBEIRO VICE-CAMPEÃO NACIONAL AOS 50 BRUÇOS

23 FINAIS PARA O SC BRAGA


Ricardo Rego foi o nadador do SC Braga mais em destaque no decorrer dos Campeonatos nacionais Absolutos de Portugal em piscina curta que decorreram de 6 a 8 de Dezembro de 2008 em Guimarães e que contaram com a presença de 341 nadadores em representação de 51 clubes.

O nadador Arsenalista sagrou-se Campeão Nacional aos 100m estilos, ficando em 2º lugar aos 200m estilos e em 4º aos 200m bruços e em 7 aos 50m livres.

O outro nadador medalhado do Braga foi Rui Ribeiro, vice-campeão nacional aos 50m bruços. Este nadador que perdeu o seu 12º título nacional consecutivo ao serviço do SC Braga por apenas 2 centésimas de segundo, foi 4º classificado na final "B" dos 100m bruços.

Filipe Malheiro foi outro nadador em destaque ao ficar em 8º aos 1500m livres e em 10º lugar aos 400m livres.

Daniel Pereira foi outro nadador em destaque ao ser finalista "A" aos 100m costas (7º) e finalista "B" aos 50m costas (2º) e 200m costas (8º).

As estafetas masculinas de 4x50m livres e 4x50m estilos classificaram-se em 5º lugar e a de 4x100m estilos em 6º lugar da final "A".

Eduarda Neves esteve também em destaque ao ser 2ª classificada na final "B" dos 200m mariposa, sendo apurada ainda para disputar as finais dos 400m estilos.

Elsa Dias também esteve em bom plano, ao ser 3ª classificada na final "B" dos 200m mariposa.

Nuno Oliveira também se destacou, ao participar nas finais "B" dos 50m, 100m e 200m mariposa e dos 100m. Nos 100m e 200m mariposa ficou em 3º lugar da final.

Pedro Passos também foi apurado para disputar a final "B" dos 200m mariposa.

As estafetas femininas dos 4x100m livres e 4x100m estilos também disputaram a final "B" das respectivas provas.

No total, o Braga alcançou 23 finais, sendo 9 finais "A" e 14 finais "B".

No "medalheiro" final, o SC Braga ocupou a 11ª posição, entre os 51 clubes nacionais presentes.





TORNEIO REGIONAL DE FUNDO – INFANTIS


ARCOS DE VALDEVEZ, 6 E 7 DE DEZEMBRO DE 2008

O Sporting Clube de Braga participou no fim-de semana de 6 e 7 de Dezembro na primeira prova de fundo da época, com 20 Nadadores (14 Femininos e 6 Masculinos).

Esta prova constituída pelas distâncias de 800 livres e 400 estilos femininos e 1500 livres e 400 estilos masculinos, foi a estreia nestas distâncias para o escalão (B), já que apenas os 800 livres tinham sido nadados na época passada por este escalão.

A classificação final deste torneio é encontrada pela soma das provas efectuadas individualmente, tendo a nadadora Sara Faria Costa conquistado o troféu para a melhor nadadora do torneio no escalão Infantil (B)

Sendo os Infantis um escalão de formação é de grande importância a evolução conseguida a cada prova, constituindo os recordes pessoais um dos principais itens de avaliação. Os jovens nadadores somaram 45 recordes. Realce para a nadadora Rita Catarina Miranda que amealhou 5 recordes para a sua conta pessoal.

Saldo final positivo para este grupo com próxima prova agendada para Janeiro.





MAPA DE JOGOS FUTEBOL JUVENIL (13 e 14 de Dezembro)


No próximo fim-de-semana os escalões de topo do futebol juvenil do SC Braga actuam em casa. Assim, os aficionados terão a oportunidade de ver evoluir os Gverreiros do Minho das equipas de Juniores e Juvenis A em ascensão no panorama futebolístico.

Confira abaixo todas as informações relevantes:

·           Juniores:              SCB vs FC Vizela – Sábado às 15h00 no Estádio 1º de Maio;

·           Juvenis A:           SCB vs FC Penafiel – Domingo às 11h00m no Campo da Ponte;

·           Juvenis B:           Andorinhas vs SCB – Sábado às 15h00m no Campo Dr. Meira Ramos;

·          Iniciados A:          Gil Vicente vs SCB – Domingo às 11h00m no Campo Jogos Joaquim Faria;

·           Iniciados B:          SCB vs Ceramistas – Sábado às 15h00m no Campo Jogos de Lomar;

·           Iniciados C:         Bastuço S. João vs SCB – Domingo às 10h30m no C.J. Bastuço;

·           Infantis A:              Ceramistas vs SCB – Domingo às 9h30m no Campo 1º Janeiro;

·            Infantis B:           Ceramistas vs SCB – Domingo às 11h00m no Campo 1º Janeiro;

·          Infantis C:            SCB vs Lago – Domingo às 11h00m no Campo Jogos de Fraião;

·           Infantis D:            SCB vs Lago – Domingo às 9h30m no Campo Jogos de Fraião;

·          Escolas A:           Gil Vicente vs SCB – Sábado às 11h00m no Estádio Adelino Ribeiro Novo;

·           Escolas B:           Gil Vicente vs SCB – Sábado às 9h30m no Estádio Adelino Ribeiro Novo;

·           Escolas C:           Folga.





CRISTIANO CONVOCADO PARA SELECÇÃO SUB-19



O guarda-redes Cristiano da equipa júnior de futebol cumpriu nos dias 9 e 10 de Dezembro, um estágio de preparação com a Selecção Nacional Sub-19 a cargo de Ilídio Vale.

O atleta evoluiu nos relvados secundários do Estádio Nacional juntamente com outros 21 colegas de forma a se familiarizarem com o modelo de jogo previsto pelos responsáveis técnicos da FPF.


BALANÇO DA FASE REGULAR DOS CAMPEONATOS DISTRITAIS

A fase regular dos campeonatos distritais da Associação de Basquetebol de Braga terminou e as sete equipas inscritas pela secção de basquetebol do Sporting Clube de Braga movimentaram perto de uma centena de atletas ao longo de cerca de três meses de actividade. Dezenas de jogos e muitas deslocações implicaram muito esforço de atletas, treinadores, familiares, seccionistas e patrocinadores. Valeu a pena pois o gosto pela modalidade é cada vez maior e o futuro é risonho. A crescente motivação de todos e o entusiasmo que também se verifica no minibasquete (já com dezenas de praticantes) fazem-nos crer que estamos no bom caminho com este projecto que continua aberto a todos os que queiram praticar basquetebol.   

Consolidando a sua condição de maior clube de basquetebol da cidade de Braga, foram muitos os jogos e as emoções em que as cores do S.C. Braga saíram sempre dignificadas, quer no caso de vitória quer no caso de derrota.

Tratando-se de escalões de formação, e é esta a actual realidade e missão do basquetebol do S.C. Braga, os resultados servem apenas de referência e nunca são o objectivo principal.

Ainda assim registe-se a agradável surpresa que constituiu a equipa de cadetes feminina que com as suas cinco vitórias garantiu o terceiro lugar e se prepara para jogar o torneio inter-asssociações. Lembre-se que o basquetebol feminino do S.C. Braga tem apenas um ano de existência. Tendo começado no ano transacto com a penas duas equipas (iniciadas e cadetes) que não chegaram a disputar os campeonatos distritais mas apenas as Taças do Minho, é com natural satisfação que se verifica que este ano já foram três as equipas inscritas (já se inscreveu uma equipa de juniores) e todas participaram nos campeonatos distritais. Este facto é, por si só, uma grande vitória, uma vez que são escassas as equipas femininas e já somos o clube com mais atletas femininos federados da cidade de Braga. Também o quinto lugar das jovens iniciadas, quase todas elas a darem os primeiros passos no basquetebol, foi digno de registo, pois as quatro vitórias alcançadas deixaram muita vontade de continuar a aprender e evoluir. Ainda no basquetebol feminino foi muito digna a presença da equipa júnior. Se nos escalões mais novos a inexperiência face às equipas que se encontram no basquetebol há mais anos se pode esbater, já nos escalões mais velhos essa diferença de experiência acentua-se cada vez mais. Foi uma ousadia que a secção assumiu e que permitiu às nossas atletas com idade de júnior continuarem a competir e a melhorar individual e colectivamente. Não nos assustou perder os jogos e registamos com agrado grande evolução do primeiro ao último jogo.

Nas equipas masculinas o destaque vai precisamente para os mais novos, os iniciados. Depois do brilharete do ano transacto (campeões distritais) o presente ano apresentava-se como um ano de transição pois a generalidade da equipa passou a cadete. Ainda assim, a equipa conseguiu novamente qualificar-se para a fase final do campeonato, averbando uma importante vitória face ao Vitória de Guimarães no último e decisivo jogo, afastando deste modo este adversário directo dessa fase final.
A inexperiência dos cadetes ditou o seu afastamento desta fase final ao saírem derrotados no último e decisivo jogo. Mas ao longo do campeonato foram vários os sinais de que a equipa, se continuar a trabalhar com afinco, pode evoluir muito. Jogos perdidos por poucos pontos de diferença e grandes oscilações de resultados e exibições durante os jogos traduzem muita vontade e ainda pouca consistência. Contudo, nesta idade de um momento para o outro as melhorias aparecem e os sinais não enganam, sendo de esperar que na Taça do Minho haja bons resultados.
Os juniores B sentiram muitas dificuldades no campeonato distrital. Sendo constituídos pela equipa que venceu brilhantemente a Taça do Minho no ano transacto e por alguns juniores B da equipa do ano passado, os atletas acusaram a maior exigência física que este escalão implica. O tempo mostrará que a qualidade está presente neste excelente grupo de atletas e a Taça do Minho irá demonstrar a evolução esperada. E para o próximo ano ainda vão ser juniores B, pelo que então estarão bem mais preparados.

Os Juniores A são, tal como as juniores femininas, uma ousadia da direcção da secção de basquetebol. Conscientes de que iria ser muito difícil ganhar um jogo neste escalão ainda assim não quisemos deixar de fomentar a criação desta equipa que, nestes cerca de três meses de vida deu já boa conta de si. Quem esperava jogos muitíssimo desnivelados não deixou de se surpreender com prestações que acabaram por ser, na generalidade, muito positivas. Constituída por atletas que no ano transacto eram juniores B e por outros que ainda o sendo subiram de escalão, esta equipa será, num futuro a médio prazo, a base para uma equipa de basquetebol sénior do S.C. Braga constituída por atletas formados no clube.

São etapas que se vencem e que nos enchem de orgulho. O trabalho ainda agora começou. O presente enche-nos de esperança no futuro da modalidade no seio do Sporting Clube de Braga. Ainda na presente época gostaríamos continuar a aumentar o número de atletas no minibasquete e aumentar também o número de equipas a participar na Taça do Minho. Para isso formamos treinadores e aguardamos a presença de todos os que queiram praticar basquetebol nos locais de treino.

SC.BRAGA.PT