News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

««««Cotações em Bolsa do S.C.Braga»»»»

Started by lince, 08 de December de 2008, 12:17

Previous topic - Next topic

lince

Amigos resolvi criar este tópico porque acho que muitos braguistas desconhecem que a SAD  S.C.Braga foi a segunda em Portugal a  ter cotações em bolsa ao contrario dos jornais, que publicam diariamente as variações dos estarolas. Por isso deixo aqui esta informação para quem percebe de  finanças nos ajude a ter um conhecimento mais profundo sobre este tema.




link Bolsa Euronext Lisboahttp://www.euronext.com/trader/summarizedmarket/stocks-2493-PT-PTSCB0AM0001.html?selectedMep=5

spinto

desconhecia que o braga está cotado em bolsa !!
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Vlad

Bem, a Braga SAD não está de facto cotada em bolsa. O que está sim, é no mercado, neste caso MERCADO SEM COTAÇÕES, mais conhecido como 2.º mercado. As acções estão em negociação, isto é, quem quiser pode comprar ou vender, mas ainda não estão cotadas no MERCADO DE COTAÇÕES OFICIAIS. Provavelmente porque não cumpre os requisitos para tal, nomeadamente a nível de dimensão, volume de transacções, etc...
Passam-se meses sem qualquer compra ou venda.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

xpt_nautilus

Quote from: Vlad on 09 de December de 2008, 15:27
Bem, a Braga SAD não está de facto cotada em bolsa. O que está sim, é no mercado, neste caso MERCADO SEM COTAÇÕES, mais conhecido como 2.º mercado. As acções estão em negociação, isto é, quem quiser pode comprar ou vender, mas ainda não estão cotadas no MERCADO DE COTAÇÕES OFICIAIS. Provavelmente porque não cumpre os requisitos para tal, nomeadamente a nível de dimensão, volume de transacções, etc...
Passam-se meses sem qualquer compra ou venda.

Mas significa isso que nao ha acções à venda?

lince

Quote from: Vlad on 09 de December de 2008, 15:27
Bem, a Braga SAD não está de facto cotada em bolsa. O que está sim, é no mercado, neste caso MERCADO SEM COTAÇÕES, mais conhecido como 2.º mercado. As acções estão em negociação, isto é, quem quiser pode comprar ou vender, mas ainda não estão cotadas no MERCADO DE COTAÇÕES OFICIAIS. Provavelmente porque não cumpre os requisitos para tal, nomeadamente a nível de dimensão, volume de transacções, etc...
Passam-se meses sem qualquer compra ou venda.

Obrigado pelo esclarecimento.

Mas já agora posso compra-las? Onde? Como?

Saudações

paulop

como o vlad disse a sad do braga esta em bolsa e no mercado secundario.

Para percebermos a forma de funcionamento desse mercado a melhor forma é termos presente a principal diferença entre o 1º mercado(onde estao as acçoes conhecidas do grande publico...PT..EDP..BCP.. porto..benfica ..sporting..etc..) e o 2º mercado (onde esta o braga e mais meia duzia de empresas).... essa diferença reside no facto do 1º mercado a negociaçoa é feita em continuo, isto é, o mercado abre a X horas(8h30) e fecha a Y horas(16h30).. e nesse periodo temporal é sempre possivel dar ordens de compra e venda indo elas de imediato ao mercado .. e quando houver uma ordem de venda igual a uma de compra elas sao ambas executadas(nos grandes titulos as ordens estao constantemente em execuçao pois o volume de transacçao é grande....).. enquanto o 2º mercado a negociaçoa é feita por chamada... e isto significa que quem quer dar uma ordem.. seja de compra ou venda... envia a ordem para o mercado(euronex lisbon) e a uma determinada hora do dia todas as ordens que chegaram a euronex lisbon sao lançadas no mercado e se houverem ordens contrarias coincidentes essas ordens sao executadas(por exemplo eu lanço uma ordem de compra 100 acçoes a 1 euro cada..e ha outra pessoa que lança uma ordem de venda tb de 100 acçoes a um euro cada... caso isso se verificasse as duas ordens eram executadas e as acçoes passariam para a minha carteira...)

basicamente esta é a grande diferença... e acho que ao explicar essa diferença tb ja respondi as perguntas se se pode ou nao comprar e vender..... claro que pode.....

no caso das acçoes do braga o que acontece tal como o vlad explicou é que raramente existem ordens a entrarem no mercado..logo nao ha qualquer transacçao....lol...


sobre a questao de estar no segundo mercado ou no primeiro.... cada empresa pode livremente escolher em que mercado estar cotada.... e para cada mercado existem regras especificas...(parte delas contabilisticas.. e de informaçao ao mercado)... todos se devem lembrar que as vezes saem noticias nos jornais que dizem que a sad (seja do porto.. benfica ou sporting)... comunicacao a CMVM sempre que vendem um jogador e o seu preço(por causa das mais valias).. enquanto o braga nao esta obrigado a faze-lo.. existem varias outras obrigaçoes inerentes a estar no primeiro mercado face a estar no segundo mercado.... e uma outra razao(importante) tem haver com os custos.. para uma empresa estar cotada num determinado mercado paga um certo valor a empresa que gere esse mercado(em portugal a euronex lisbon).. e os custos a pagar por estar no segundo mercado sao bem menores do que estar no primeiro mercado.....


espero ter ajudado.. alguma duvida é so perguntar......

aurelio II

Quote from: paulop on 09 de December de 2008, 22:44

espero ter ajudado.. alguma duvida é so perguntar......

Obg Paulop e Vlad!

Uma formaçãozita sobre o mercado de acções. Nunca tinha percebido mto bem. Agora já está melhor.Já agora, tb queria comprar. Se alguém souber quem vende...
Braga até ao fim!

paulop

Quote from: aurelio II on 09 de December de 2008, 22:52
Quote from: paulop on 09 de December de 2008, 22:44

espero ter ajudado.. alguma duvida é so perguntar......

Obg Paulop e Vlad!

Uma formaçãozita sobre o mercado de acções. Nunca tinha percebido mto bem. Agora já está melhor.Já agora, tb queria comprar. Se alguém souber quem vende...
[/quote


claro que se houver alguem que queira vender e vcs convinarem o preço é mais facil....lol... mas para comprares nao é obrigatorio que faças dessa forma...podes simplesmente colocar uma ordem no mercado(pode ser uma ordem permanente... que entra no mercado todos os dias ate ser executada).... para isso basta ires ao teu banco e dares essa ordem.... seainda nao tiveres acçoes em carteira digo-te desde ja que nao compensa...pois os custos de gestao de carteira sao altos(dependem de cada banco)... por isso ias quase pagar mais em custos ao banco do que pelas acçoes....

eu ja a uns dois anos que nao ia ver a cotaçao das nossas acçoes.... e olhem que estao muito baixas.... cada acçao custa apenas 34 centimos.. isto faz com que com 340 euros possas comprar 0.1% do capital social da SAD...lol... se desse lucro e distribuisse esse lucro era um bom investimento... mas como nunca distribui o lucro..é so um investimento com o coraçao....lol....

Catarina

#8
Por acaso já tinha conhecimento, mas, como ñ via nada nos jornais quando aparecem as cotações dos outros três clubezinhos... fiquei naquela, agora já percebo melhor!

Às vezes na brincadeira (ou quem sabe até não...) digo aos meus pais que um dia irei comprar 51% das acções para poder gerir o Braga! LOL... ;D

VVCEPHEI

#9
Eu tenho xxx acções da Braga SAD, que comprei a 1000 escudos cada, ( 5 € ), se  agora estão a 0,34 € vejam a "taulada" que estou a levar, e depois tem a comissão de guarda de carteiras com valores mobiliários registados em Banco Depositário Nacional que na CGD tem uma comissão trimestral de 7,00€ + 20% = 8,40 €, logo por ano 33,60€. Olhando para estes valores quem ousar pensar em comprar acções deste tipo, é melhor ir roubar. Para manter estas acções, só enquanto tiver uma carteira de acções diversificadas, pois sozinhas são incomportáveis. >:(   

jaimec

Isto significa que com 170.000,34 € posso comprar mais do que 50% do capital da SAD ? Vou começar a juntar ...
Se o pessoal que costuma ir ver o Braga à pedreira quiser fazer uma vaquinha ... dá à volta de 17€ a cada um !

jcg

Quote from: jaimec on 11 de December de 2008, 10:09
Isto significa que com 170.000,34 € posso comprar mais do que 50% do capital da SAD ? Vou começar a juntar ...
Se o pessoal que costuma ir ver o Braga à pedreira quiser fazer uma vaquinha ... dá à volta de 17€ a cada um !

Isso e que alguém te venda essa quantidade de acções...

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: lince on 09 de December de 2008, 22:18
Quote from: Vlad on 09 de December de 2008, 15:27
Bem, a Braga SAD não está de facto cotada em bolsa. O que está sim, é no mercado, neste caso MERCADO SEM COTAÇÕES, mais conhecido como 2.º mercado. As acções estão em negociação, isto é, quem quiser pode comprar ou vender, mas ainda não estão cotadas no MERCADO DE COTAÇÕES OFICIAIS. Provavelmente porque não cumpre os requisitos para tal, nomeadamente a nível de dimensão, volume de transacções, etc...
Passam-se meses sem qualquer compra ou venda.

Obrigado pelo esclarecimento.

Mas já agora posso compra-las? Onde? Como?

Saudações

podes comprar no Montepio se não estou em erro.

pelo menos à uns tempos para quem tinha lá conta e conseguia aceder à zona de clientes online, na secção bolsa tinha acções do SCBRAGA - Futebol S.A.D. à venda.

Cada acção custa, ou custava, 5€.

Penso que ainda custa pois são acções que ainda não foram vendidas e o Montepio está encarregue de as colocar no mercado, isso tem um termo técnico que agora não me estou a lembrar.

obviamente para comprares tens que ter conta no Montepio, pagar as comissões de compra, que também não sei o valor exacto, e as comissões de manutenção dos títulos na tua conta. Ainda são uns trocos valente ao fim de um ano. ::)

Podes sempre optar por pedir a alguém que tenha conta no Montepio para te comprar meia dúzia de acções, ou a quantidade que quiseres dentro das acções disponíveis que ainda são uns milhares, e depois compras-lhe em outro qualquer banco que fica com a gestão da tua carteira de activos, neste caso os activos são, provavelmente entre outros titulos, as acções do SCBRAGA. E seja que banco for também te vai cobrar uma nota preta para te "manter" os títulos/acções

[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

NunoBragaLiverpool

Obrigado, tb já andava com algumas duvidas há algum tempo..

Se isto for verdade ainda há acções desponiveis ao preço original " 5€" (isso quer dizer que nunca ninguem as comprou!!?


E e não posso ter accesso a essas acções através de um outo banco?'

Se alguem me podesse esclarecer isto seria excelente!!!

Props

(S)oon(C)hampion(B)raga

NunoDanielAmorBraga  como te disse este tipo de negocio tem um nome tecnico especifico.

Segundo o meu conhecimento, a SC BRAGA - Futebol S.A.D. fez género um contrato com o Montepio no qual o Montepio fica encarregue de vender as acções. Apenas e só o Montepio. Apesar de enquanto não as vender o Montepio não tem que pagar nada ao SC BRAGA.

Obviamente podes adquirir-las também directamente à S.A.D., mas segundo me fui informar à secretaria do 1º de Maio à uns tempos atrás, a SC BRAGA - Futebol S.A.D. só está a vender pacotes de 120 acções(não sei se isso é legal ::)) o que fazendo as contas a 5€ acção são 600€(120 mil escudos na moeda antiga)

podes sempre como te disse optar por comprar apenas 1 acção através do Montepio abrindo uma conta à ordem(penso que apenas é necessário 25€ ou 50€ para abrir uma conta à ordem) ou pedires a um conhecido/a teu com conta no Montepio que as compre e depois tas venda para o(s) banco(s) onde tens conta(s)

mas mais uma vez te relembro que a compra em si(isto é: se a acção custa 5€, paga-se o valor da acção de 5€ mais comissões para o banco que penso serem variaveis, mas isso terás de ser tu a informar-te) e a manutenção(isto é: todos os anos ou todos os meses o banco cobra-te uns X euros por te "guardar" as acções) das acções tem uns custos um pouco elevados
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

jeba

Quote from: Adepto on 30 de December de 2008, 23:33
NunoDanielAmorBraga  como te disse este tipo de negocio tem um nome tecnico especifico.

Segundo o meu conhecimento, a SC BRAGA - Futebol S.A.D. fez género um contrato com o Montepio no qual o Montepio fica encarregue de vender as acções. Apenas e só o Montepio. Apesar de enquanto não as vender o Montepio não tem que pagar nada ao SC BRAGA.

Obviamente podes adquirir-las também directamente à S.A.D., mas segundo me fui informar à secretaria do 1º de Maio à uns tempos atrás, a SC BRAGA - Futebol S.A.D. só está a vender pacotes de 120 acções(não sei se isso é legal ::)) o que fazendo as contas a 5€ acção são 600€(120 mil escudos na moeda antiga)

podes sempre como te disse optar por comprar apenas 1 acção através do Montepio abrindo uma conta à ordem(penso que apenas é necessário 25€ ou 50€ para abrir uma conta à ordem) ou pedires a um conhecido/a teu com conta no Montepio que as compre e depois tas venda para o(s) banco(s) onde tens conta(s)

mas mais uma vez te relembro que a compra em si(isto é: se a acção custa 5€, paga-se o valor da acção de 5€ mais comissões para o banco que penso serem variaveis, mas isso terás de ser tu a informar-te) e a manutenção(isto é: todos os anos ou todos os meses o banco cobra-te uns X euros por te "guardar" as acções) das acções tem uns custos um pouco elevados


As acções do Braga andam á volta de 0,36 cada uma! A menos que haja alguém mais afortunado e dê ordem para compra-las a um preço superior a situação será essa. Senão serão compradas ao valor de bolsa e até a preços inferiores... A comissão de custódia depende de banco para banco, no meu caso descontam-me trimestralmente cerca de 9€ o que quer dizer que já ando á anos a levar no corpo... Amor ao clube, também não fumo e é como se fumasse um maço de tabaco por mês.... ;D ;D ;D

(S)oon(C)hampion(B)raga

Quote from: jeba on 31 de December de 2008, 11:25
Quote from: Adepto on 30 de December de 2008, 23:33
NunoDanielAmorBraga  como te disse este tipo de negocio tem um nome tecnico especifico.

Segundo o meu conhecimento, a SC BRAGA - Futebol S.A.D. fez género um contrato com o Montepio no qual o Montepio fica encarregue de vender as acções. Apenas e só o Montepio. Apesar de enquanto não as vender o Montepio não tem que pagar nada ao SC BRAGA.

Obviamente podes adquirir-las também directamente à S.A.D., mas segundo me fui informar à secretaria do 1º de Maio à uns tempos atrás, a SC BRAGA - Futebol S.A.D. só está a vender pacotes de 120 acções(não sei se isso é legal ::)) o que fazendo as contas a 5€ acção são 600€(120 mil escudos na moeda antiga)

podes sempre como te disse optar por comprar apenas 1 acção através do Montepio abrindo uma conta à ordem(penso que apenas é necessário 25€ ou 50€ para abrir uma conta à ordem) ou pedires a um conhecido/a teu com conta no Montepio que as compre e depois tas venda para o(s) banco(s) onde tens conta(s)

mas mais uma vez te relembro que a compra em si(isto é: se a acção custa 5€, paga-se o valor da acção de 5€ mais comissões para o banco que penso serem variaveis, mas isso terás de ser tu a informar-te) e a manutenção(isto é: todos os anos ou todos os meses o banco cobra-te uns X euros por te "guardar" as acções) das acções tem uns custos um pouco elevados


As acções do Braga andam á volta de 0,36 cada uma! A menos que haja alguém mais afortunado e dê ordem para compra-las a um preço superior a situação será essa. Senão serão compradas ao valor de bolsa e até a preços inferiores... A comissão de custódia depende de banco para banco, no meu caso descontam-me trimestralmente cerca de 9€ o que quer dizer que já ando á anos a levar no corpo... Amor ao clube, também não fumo e é como se fumasse um maço de tabaco por mês.... ;D ;D ;D

isso das acções serem a 0,36€ cada uma seria verdade caso estivem cotadas no 1º mercado, e as que estivessem no mercado.

As acções que estão à venda no Montepio são ainda acções em 1ª transacção no mercado. O que implica que tenham que ser vendidas ao preço de emissão que é de 5€ por acção.

No caso que falas, são acções já transaccionadas e não acredito que haja alguém, com ou sem amor ao MÁGICO S.C.BRAGA, que as tenha comprado por 5€ e agora esteja disposto a vender-las a 0,36€
[url="https://fb.watch/l3N5OntDOI/"]https://fb.watch/l3N5OntDOI/[/url]

karon

Nós compramos as acções no Montepio e nunca nos cobraram nada em comissões. Sós as tenho para dizer que o SC Braga também é "um bocadinho meu".
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

NunoBragaLiverpool

Quote from: karon on 02 de January de 2009, 14:11
Nós compramos as acções no Montepio e nunca nos cobraram nada em comissões. Sós as tenho para dizer que o SC Braga também é "um bocadinho meu".

LOLOLLOLOLOL....  :D

Mas mais aserio, obrigado ao Adepto e a todos que ajudaram a esclarecer esta situação..

Vou então na proxima semana na minha visita a Braga  começar por me dirigir ao montepio!!


lince

Resolvi recuperar este tópico porque quando o iniciei, o valor das acções do scbraga eram de 0,34€ e neste momento já valem 0,75€

Isto quer dizer alguma coisa? * Aliás o gráfico diz muito!!




http://www.euronext.com/trader/summarizedmarket/stocks-2593-PT.html?isinCode=PTSCB0AM0001