News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

O objectivo dos 20 mil...

Started by ric, 28 de August de 2006, 11:32

Previous topic - Next topic

Carvalhinha

Quote from: SimpLe-Kid on 29 de August de 2006, 21:07
Quote from: TRINCADO on 29 de August de 2006, 19:18
->O Braga tem que criar uma loja on-line. O Fafe  por exemplo, é uma equipa da 2ª divisão B e tem loja on line. Vejam: http://www.adfafe.pt/loja_virtual_pag1.html

Engano teu... não é loja on-line mas sim apenas um expositor, porque se quiseres comprar tens de te derigir ao estádio. Mas é sempre melhor do que o que nós temos.

Quem tem loja on-line é o ABC. Enfim, só nós é que ainda não temos nada disso.

SimpLe-Kid

Quote from: Carvalhinha on 29 de August de 2006, 22:32
Quem tem loja on-line é o ABC. Enfim, só nós é que ainda não temos nada disso.

Exacto, podíamos ganhar muito dinheiro com os emigrantes ;D  e não só.
[url="http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg"]http://img253.imageshack.us/img253/7656/fotofundo2sw1.jpg[/url]

Manuel Pereira

O objectivo eram 20 000?
Que foi feito (em particular para este jogo) pela Direcção da SAD para atingir os tais 20 000 assistentes?
NADA!
Estiveram 9 000?
EXCELENTE!
Isso demonstra que o Sporting Clube de Braga continua a crescer e a conquistar adeptos.
Constantemente aqui é dito que o crescimento será lento, também constantemente isso é esquecido. Eu sei que custa esperar e que às vezes podemos ser assaltados por dúvidas.
O Sporting Clube de Braga está actualmente num patamar de crescimento suficientemente forte para nos sentirmos já uma forte família. Mas não ainda suficientes em número para criarmos uma força centripta que traga novos adeptos sem quaqlquer esforço.
Temos de continuar (os braguistas) a trabalhor fortemente, cada um como puder e souber, para agariarmos novos simpatizantes, novos adeptos e novos sócios.
Quem vai aos jogos neste momente são adeptos na esmagadora maioria braguistas (quase todos com adereços do clube: cachecois, camisolas, bonés...). Além disso há presentemente muito mais aplausos, mais palavras de incentivo e muito menos comentários azedos contra os "nossos" atletas em relação a um tempo anterior não muito distante (3 - 4 anos).
Os adeptos de outros clubes que simpatizam com o Braga vão actualmente em menor número. Acho que os devemos cativar para irem de novo ao futebol e verificarem que vale a pena.
Tal como  há mais dez anos atrás, penso  que o Sporting Clube de Braga tem um forte potencial de crescimento.
Verifico que cresceu efectivamente bastante nestes últimos dez anos!
Nós temo-nos batido por esse crescimento, temos desenvolvido trabalho nesse sentido (uns mais que outros evidentemente).
Não vamos entrar em pessimismos. Vamos ser realistas. Vamos, cada vez com mais convicção, "trabalhar" para que o Braga continue a crescer sem dar o passo maior que a perna.
Sabemos que estes 9 000 que estiveram no Estádio Municipal de Braga são fruto de trabalho de anos de crescimento do Sporting Clube de Braga.
Vamos com calma, mas eu só estarei satisfeito (e penso enterpetar o sentimento dos braguistas)  quando tivermos no Estádio 30 000 adeptos e não "apenas" 20 000.

Saudações braguistas

Mau Maria

Quote from: ZGANDULO on 29 de August de 2006, 21:34
Quote from: Mau Maria on 29 de August de 2006, 11:58

Embora eu concorde com 1 ou 2 pontos que referiste, deixa-me dizer-te uma diferença grande entre o SCBRAGA e o teu Sporting: O teu clube têm mais é em dividas!!!

E citando o velho lema de um falecido Braguista: Ser de um grande não custa nada porque eles já ganharam campeonatos e taças mas ASSUMIR UM CLUBE COMO É O DA TUA TERRA É QUE É PRECISO TER TOMATES!!!

Nem vale a pena ir pelo campo das comparações... estamos a falar do Braga apenas.

Quanto ao velho lema... é mesmo velho... hoje em dia as coisas não se medem pelo tamanho ou pelo peso....

Sem querer desenvolver muito, apenas te digo que é bem mais dificil perder quando se está obrigado a ganhar (como é o caso dos grandes) do que perder quando ganhar nem passava pela cabeça... (já era habito...). E é este o grando desafio do Braga nesta fase, e dos Braguistas claro.... é ser-lhe exigido que ganhe.... e o perder está fora dos planos... eu sou a favor disto, é uma demonstração de grandeza do braga... agora não tenhamos é medo de perder... temos é de saber manter a obrigação de vencer... assim os adeptos e novos sócios vão aparecer e vão cada vez mais ao estádio... É PRECISO TER COMO OBRIGAÇÃO NOS OBJECTIVOS DO SCB GENHAR... GANHAR A TAÇA, GANHAR ACESSO À LIGA DOS CAMPEÕES E GANHAR O CAMPEONATO.

Caso contrário continuarás aqui nestas discussões do "porque só tiverem 10 e não 20...."

Abraço.
[url="http://maumaria17.blogspot.com/"]http://maumaria17.blogspot.com/[/url]

JOAO CARLOS

Concordo inteiramente com o Ric quando diz que "a cidade não merece o clube que tem". Em relação a entradas livres não estou de acordo. Para ninguém. Que se pague algo simbólico mas que se pague. Tem que custar a todos!

Ricardo

A minha opinião sobre isto é:

Esta direcção tem feito muito pelo lado desportivo e pelo lado financeiro ao gerar receitas extra-ordinárias. No entanto, no sentido de atrair pessoas para o estádio é anedótica. É preciso dinamismo falar para os jornais não é suficiente para um clube com a dimensão que se quer que o Braga tenha. É PRECISO INVESTIR e PROFISSIONALIZAR!

Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Há um ligeiro aumento das médias de espectadores.
Para aumentar o número de espectadores não basta lançar o repto, é preciso incrementar uma série de medidas que, no conjunto, proporcionem o tão desejado aumento.
Já aqui tenho repetidamente insistido que a chave do sucesso futuro do SCB está no aumento dos seus associados. Agrada-me que António Salvador comece a reconhecer a importância da dimensão humana do clube, apesar de haver sempre a hipótese de AS ao lançar o repto dos 20 mil, estar somente a incentivar o apoio dos braguistas à equipa nos jogos.
Apesar de muita gente revelar indiferença a este aspecto(dimensão humana do clube), este é de importância fundamental!

Não basta lançar o repto. Que eu saiba AS não possiu dotes de mágico e com um estalar de dedos coloca 20 mil nas bancadas. A pergunta deverá ser colocada não na falta de sensibilidade/adesão dos habitantes da nossa região para com o SCB, mas sim no que o clube está a fazer para sensibilizar os habitantes da nossa região. Admito que é uma questão de perspectiva, é como o copo meio cheio ou meio vazio... Não são os habitantes da nossa região que precisam do SCB, mas o inverso. O SCB é que precisa dos habitantes da nossa região, porque senão, o SCB não sairá da MEDIOCRIDADE.

Há que ter presente que a generalidade dos habitantes da nossa região já tem preferência clubista.

É preciso então desenvolver uma politíca concertada de acções com o objectivo de sensibilizar e provocar a adesão dos habitantes da região. Cada pessoa age de maneira diferente e é um caso único. Se alguns não se importam de esperar numa fila, outros há que nunca aceitariam ficar mais que 5 minutos, mas eventualmente os que não aceitariam ficar mais que 5 minutos numa fila não se importam de ir numa noite chuvosa e fria assistir a um jogo de futebol, outros, há menor chuvinha não saiem de casa... quero com isto dizer que há que proporcionar e tentar agregar condições para satisfazer e agradar a todos. Uma politíca direccionada para os sócios(CRM) e uma série de vantagens para os mesmos ajudaria a conseguir o objectivo.
Vide o exemplo da Natação. Há muitos mas muitos associados que para aproveitarem o desconto da Natação se inscreveram sócios do SCB. Este é um aspecto importante... mas, paradoxalmente, irrelevante às pretensões dos 20 mil no estádio porque não foi a paixão ou simpatia pelo SCB que levou essa pessoa a inscrever-se associado. Para muitos reprovável, para mim louvável, pois o que interessa é que, tal como o ditado popular diz, "grão a grão encha a galinha o papo".

O aspecto financeiro é importante... Um sócio da Central pago por cada jogo 14,60 €. curioso que muitas vezes leio neste fórum os foristas a apelidarem de gatunos e ladrões aqueles clubes que fixam preços de 15 e 20 euros pelos ingressos... é melhor começar a olhar para o espelho!
Acho caro 14,60€... Eu não me importo de pagar esse ou outro montante(dentro do razoável) mas, aquele que não "professar" esta "religião", será que se sente motivado a ser sócio? Claro que há a hipótese Nascente.
Por falar em Nascente... não me venham com desculpas de comodismo e que o aspecto financeiro não é importante. Se não é importante, porque a Nascente tem mais adeptos que a Poente? sabendo de antemão que sempre foi assim, e já no  1º de Maio, a Superior sempre teve mais sócios que a Central, apesar de nos dias de sol aquilo ser uma autêntica tostadeira. Porque as pessoas não procuraram maior comodidade e conforto, indo para a Central? Pois é, o aspecto financeiro é importante, não é?
Sei que há clubes que cobram mais pelo ingresso no estádio, nomeadamente os 3 "G". Acho completamente despropositado uma comparação com os 3"G". Pela sua dimensão e implantação nacional mas também pelas características sócio-económicas dos seus espectadores. Quem vai assistir assiduamente a um jogo dos 3"G"? - Quem tem realmente poder económico - acho que é a resposta. Há outros espectadores que, com parcos recursos, se deslocam ao estádio do seu clube preferido... mas devo dizê-lo, deslocam-se, mas pontualmente,  verem um ou dois joguitos/época... Como a implantação dos 3"G" é nacional, geralmente os respectivos estádios apresentam  boas médias. Apesar de não nadarem em dinheiro lá gastam 100 euros no bilhete e na viagem...
Isto leva-nos a outra questão fundamental: Independentemente da capacidade financeira de cada um, o que importa mesmo é saber quanto está disposto a gastar cada um dos associados, para ver futebol. É um aspecto a reter!!!

Força Gverreiros

A propósito das assistências  médias, fiz uma pesquisa e encontrei uns dados curiosos:
FCP- 99 300 associados.  50000 - assistência média:38.326 -»76%
SCP- 85 000 associados.  50000-      »               »    : 32.127 -»64%
SLB-151 000 associados.  65000-      »               »    :43.070 -» 66%
SCB- 21500 associados.   30000-      »               »    : 11678- » 39%
CDN-   3500 associados.   3000 -      »                »    :1976    -»66%
BFC-  22000 associados.   30000-    »               »      : 4694 -»  18%
UDL-    2500 associados.   30000-     »               »     :3323  -»  11%
VFC- 14000  associados.   18500-      »               »    :3718  -»  20%
CFEA- 6700 associados.   11000  -      »               »    :1882  -» 18%
CSM- 15100 associados.    9000-      »                »    : 4235 - »48%
FCPF- 2500 associados.    5500-      »                »     : 3000- » 53%
Naval- 2000 associados.   10000-      »              »     : 2100 -» 21%
AAC - 18000 associados.  30000-       »             «     : 9823- »  33%
SCBM- 9000 associados.   30000-       »             »     : 3682 -» 12%
Aves- 2000 associados.     12500-     »               »     :2800 -»  22%
Gil    -  5000 associados.    12500-   »                »      :4500 - » 36%
CFB- 19500 associados.    20000-     »              »      : 5200- » 26%
VSC  23000 associados.    30000-   »                 »     : 16000-»54%

SCB 05/06- 11678- 39%
SCB 04/05- 9000   -29%
Força Gverreiros

Freitas

Podemos fazer 2 análises de toda esta discussão:

1ª : O SC BRAGA está a crescer e existem factos que comprovam isso ( análise objectiva: exemplo do tópico anterior)

2ª : Numa análise mais subjectiva (pois ainda não existem números, estudos, etc) surgem questões e dúvidas tais como: PORQUE É QUE O SCBRAGA ESTÁ A CRESCER? COMO É QUE O SC BRAGA ESTÁ A CRESCER? ONDE É QUE O SC BRAGA ESTÁ CRESCER? O QUE É QUE O SC BRAGA TEM DE FAZER PARA QUE ESTE CRESCIMENTO SEJA SUSTENTADO ? O QUE É QUE O SC BRAGA PODERIA FAZER PARA QUE ESTE CRESCIMENTO SEJA ACELERADO?

Penso que algumas destas questões já foram respondidas neste fórum...só falta o SC BRAGA abrir um pouco os olhos....
ORGULHOSAMENTE  BRACARENSE

ric

freitas:

acho que uma das chaves da questão é precisamente saber o NOSSO MERCADO E ONDE VALEMOS MAIS . interessaria saber tb o proqu~ede afastamento e de não ser passada a "mensagem braguista".

A isto chama-se simplistamente "estudo de mercado" e o Braga/marca/empresa não pode ficar de costas voltadas a estas evid~encias e á necessidade de reter mais informação para avançar com um projecto e politica de captação deadeptos/sócios.

Andamos nós aqui neste forum a reclamar isto á anos!
Eu mesmo tive oportunidade de o referir em Ageral do clube.
Temos a UM á porta com capacidade cientifica para tal.

MAS  ESTAMOS Á ESPERA DE QUÊ???????????

PS- DENTRO DE 15 DIAS ESTÁ AÍ O 1º JOGO EUROPEU. É FUNDA,MENTAL ESTÁDIO CHEIO MAS OU MUITO ME ENGANO OU OS PREÇOS VÃO SER "ASSUSTADORES".
MAS O QUE SE TEM FEITO PARA A DIVULGAÇÃO DO JOGO E DO ADVERSÁRIO?ALGUÉM VIU ALGUMA REFERENCIA ALÉM DO DIA DO SORTEIO A ESTE JOGO? NÃO DEVIA ESTAR JÁ A MEXER COM CARTAZES NA RUA E NO CONCELHO ALERTANDO PARA ESTE GRANDE EVENTO?AS RADIOS LOCAIS NÃO DEVERIAM ESTAR JÁ A FALAR DO JOGO?NÃO DEVERIAM ESTAR JÁ NA CIDADE TARJAS NAS PRINCIPAIS AVENIDAS A ANUNCIAR O REGRESSO DA EUFA Á CIDADE?

Experimentem perguntar a um cidadão normal se sabe do jogo? A minha mae não sabe e tenciono levá-la a este jogo. E não vou ficar só por ela. mas não acredito que apenas o passa palavra seja suficiente para casa cheia...infelizmente

Outra coisa, j´+a falaram com os hipers da cidade A VER S ECOMPRAM 2 OU 3 MIL BILHETES PARA OS DISTRIBUIR PELOS CLIENTES?não me venham dizer que ainda estamos a tempo. Muito antes de conhecermos o adversário já deveriamos ter criado os mecanismos de promoção. Ou então não me venham dizer que o acesso á fase de grupos é crucial para o Braga 06/07.Não nos fiemos só na capacidade da equipa. Estou certo que nós, adeptos, podemos dar uma ajudinha de 10% enchendo o estádio

lipe

Quote from: ric on 31 de August de 2006, 09:32
freitas:

acho que uma das chaves da questão é precisamente saber o NOSSO MERCADO E ONDE VALEMOS MAIS . interessaria saber tb o proqu~ede afastamento e de não ser passada a "mensagem braguista".

A isto chama-se simplistamente "estudo de mercado" e o Braga/marca/empresa não pode ficar de costas voltadas a estas evid~encias e á necessidade de reter mais informação para avançar com um projecto e politica de captação deadeptos/sócios.

PS- DENTRO DE 15 DIAS ESTÁ AÍ O 1º JOGO EUROPEU. É FUNDA,MENTAL ESTÁDIO CHEIO MAS OU MUITO ME ENGANO OU OS PREÇOS VÃO SER "ASSUSTADORES".
MAS O QUE SE TEM FEITO PARA A DIVULGAÇÃO DO JOGO E DO ADVERSÁRIO?ALGUÉM VIU ALGUMA REFERENCIA ALÉM DO DIA DO SORTEIO A ESTE JOGO? NÃO DEVIA ESTAR JÁ A MEXER COM CARTAZES NA RUA E NO CONCELHO ALERTANDO PARA ESTE GRANDE EVENTO?AS RADIOS LOCAIS NÃO DEVERIAM ESTAR JÁ A FALAR DO JOGO?NÃO DEVERIAM ESTAR JÁ NA CIDADE TARJAS NAS PRINCIPAIS AVENIDAS A ANUNCIAR O REGRESSO DA EUFA Á CIDADE?

Experimentem perguntar a um cidadão normal se sabe do jogo? A minha mae não sabe e tenciono levá-la a este jogo. E não vou ficar só por ela. mas não acredito que apenas o passa palavra seja suficiente para casa cheia...infelizmente

Outra coisa, j´+a falaram com os hipers da cidade A VER S ECOMPRAM 2 OU 3 MIL BILHETES PARA OS DISTRIBUIR PELOS CLIENTES?não me venham dizer que ainda estamos a tempo. Muito antes de conhecermos o adversário já deveriamos ter criado os mecanismos de promoção. Ou então não me venham dizer que o acesso á fase de grupos é crucial para o Braga 06/07.Não nos fiemos só na capacidade da equipa. Estou certo que nós, adeptos, podemos dar uma ajudinha de 10% enchendo o estádio
Será que  a nossa direcção anda a dormir ou faz que não vê .
Se não têm ideias consultem aqui o nosso forum rico em ideias e algumas podiam perfeitamente ser aplicadas.
Têm que se mexer fazer ppromoção por este Minho.
100% braga
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

2378

Quote from: Vilaverde on 28 de August de 2006, 11:49
" PX: AGUARDO ANSIOSAMENTE A INDICAÇÃO DE PORTAS ABERTAS A TODOS OS MIUDOS ATÉ AOS 16 ANOS.... "

Parece-me que não vais ver pois foi posto a circular um prospecto com publicidade à venda de :
Lugares Adepto LivrePass

Caderneta LivrePass Junior  para 15 jogos em que dos 4 aos 17 anos pagam 60 €

Caderneta LivrePass Estudante  para 15 jogos Estudantes pagam 80 €

Caderneta LivrePass Adulto  para 15 jogos Adulto pagam 110 €

Não estou a ver que depois disto, franqueiem a entrada aos jovens  ???

Ainda não tinha ouvido falar nisso, nem vi os tais prospetos.
  Como já tinha dito noutro post, nota-se uma maior agitação nesta área por parte do SCBraga, a tal "equipa
espanhola" está a trabalhar e parece no bom caminho.

Quanto a estes LivresPass,

dos 4 aos 17 - podem ir á bola o ano todo com 4€ por jogo
os estudantes por pouco mais de 5€
e adultos por pouco mais de 7€

bem...assim só não vai á bola quem não quer, ou quem quer ir de graça. :)

Ricardo

Quote from: ric on 31 de August de 2006, 09:32
freitas:

Ric:

Não vale a pena. À quantidade de vezes que já disseste isto só não faz isto quem não quer. É o que eu classifico de AMADORISMO MORDAZ. Não há dezenas de estagiários de sociologia na U Minho à procura de estágio?
Em Braga, Com o Braga, Pelo Braga
www.mesadaciencia.blogspot.com

Miguel Portela

Eu acho que sim que e importante fazer um estudo.
Mas não fazer um estudo apenas para satisfazer a nossa curiosiade.
Tem de estar enquadrado num plano de acção para cativar novos adptos para o Braga.
Saudações Desportivas,
Miguel Portela
[url="https://mipmed.com/"]https://mipmed.com/[/url]

ric

jaimec

A UEFA não permite borlas ... e muito bem !

Nuno À-Braga

Só vamos ter 20mil pessoas no Estádio quando mudar o seguinte:

- as pessoas serem bem tratadas em vez de, muitas vezes, insultadas por funcionários e, principalmente, elementos afectos à organização de jogos (2045);

- as pessoas se sintam em segurança e não tenham de passar por humilhações tais como serem revistadas e terem que deixar o guarda-chuva no lixo, enquanto que as claques entram com bandeiras e tambores;

- os preços não baixarem bastante, quer preços dos bilhetes, quer preços das quotas.

Não interessa que tais fontes de receita apenas representem 10% do financiamento do orçamento... Pois, se os preços não baixarem, cada vez representarão menos, com cada vez menos gente.
O futuro dos adeptos está hipotecado: nenhum rapaz de 15-23 anos se sujeita a pagar tais preços.

Há duas receitas de base: quotas e bilhetes... Estas receitas têm de privilegiar a quantidade e não o preço. Temos de ter 30mil a pagarem 2,5€ por jogo em vez de 10mil a pagarem 5 ou 10 ou 15 ou 20.
Os preços dos bilhetes e das quotas têm de ser acessíveis a TODA a população, adultos e jovens!
Tem que se ir buscar mais dinheiro a outro lado: oferecendo mais serviços e produtos. Quem tem pouco dinheiro, apenas paga quotas e bilhetes baratos... Quem tem mais dinheiro, tem de ser seduzido por mais produtos e serviços: tem que se ser imaginativo, competente e agressivo a vender outros produtos: tratamentos especiais a quem paga mais (p.e.: estacionamento, alimentação, brindes, jornais), iniciativas culturais no âmbito do SCB, merchandising, etc.

Anabela

Quote from: Nuno À-Braga on 23 de October de 2006, 16:58
  Há duas receitas de base: quotas e bilhetes... Estas receitas têm de privilegiar a quantidade e não o preço. Temos de ter 30mil a pagarem 2,5€ por jogo em vez de 10mil a pagarem 5 ou 10 ou 15 ou 20.

Tens a certeza que com preços a 2,50€ estariam 30 mil no estádio? Num jogo "grande" talvez, mas num jogo tipo Braga-Marítimo...duvido que estivessem mais de 20 mil! Essas promoções já foram feitas, com oportunidade de 1 sócio levar acompanhante tb por 2,50€, jogo ao fim da tarde, já na altura do verão...9mil pessoas, se tanto. Ah, e tinhamos hipóteses de lutar pelo título. Falo do Braga- Beira Mar (2004-2005), último jogo em casa. A essa hora tb jogavam benfica-sporting e porto- não sei com quem!

ric

anabela:
o problema está no acompanhamento que é feito da promoção.
Não basta dizer que se pode levar acompanhamento.
è preciso ver de que forma se pode cativar o adepto que normalmente não vai ao jogo.

Existem duas formas:
- ou é de borla, está bom tempo, o Braga numa boa posição, não existem planos marcados e "bora lá ao futebol"

- ou custa umas coroas e só depois de muito motivado

Já vimos que a opção de encher o estádio é uma falácia. mesmo de borla, existem milhares com desculpas e que se aborrecem. Não devemos , contudo, deixar escapar estes adeptos. Conheço muitoa iguais, foram aum jogo grande, com movimento e emoção e ficaram "clientes".
Atacar os descrentes e divorciados com a bola, pode ser tb uma boa hipotese.

Podemos é tentar conjugar estes condicionalismos. fazer uma boa campanha publicitaria, ajudada por algumas grandes superficies.Trazer cartazes para a rua. A radio e jornais da terra batalharem neste capitulo. Influenciar a juventude para que compareça e que leve acompanhantes.

Tem é que ser uma grande acção concertada e se calhar em locais mais remotos e com um acordo de grande alcance com os TUB. Investir em vila verde, amares, etc

Não pdemos baixar preços e fazer uma ou outra promoção e ficar á espera..

o futebol, em Braga,  ainda não tem clientes para encher um estadio.Vamos ter mas ...não se pode abanar coma cenoura e esperar que o cavalo a coma...

Anabela

Exacto, Ric, não basta diminuir o preço dos bilhetes!
Outras condições têm de ser criadas, para aqueles que ainda não têm o hábito de ver o Braga!