News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Braga e Sporting registam perdas de espectadores

Started by ric, 03 de December de 2008, 16:25

Previous topic - Next topic

ric

Sporting de Braga e Sporting são os principais responsáveis pela perda de espectadores face à época passada, com os mesmos adversários.

Juntos, os dois clubes perderam cerca de 37 mil espectadores. Para termos uma ideia da perda global, basta dizer que todos os outros clubes juntos deixaram escapar 19 mil pessoas.

Aliás, não existem apenas casos negativos. A Naval cresceu 9 por cento, o Estrela da Amadora 7,6 por cento, o F.C. Porto 1,7 e o Benfica está em linha com os números da época 2007/08, com 0,2 por cento acima.

Do lado vermelho do problema estão, além de Sporting de Braga e Sporting, V. Setúbal (- 19 por cento), Leixões (em parte por ter recebido o Benfica no Bessa, em 2007/08, com menos 15 por cento), Académica (- 10 por cento), Nacional (-9 por cento), Marítimo (-7 por cento), Paços de Ferreira e Belenenses (-6 por cento) e Vitória de Guimarães (-4,7 por cento).

Apesar de o número absoluto de espectadores ter baixado, a taxa de ocupação dos estádios subiu quase 5 por cento. Este facto justifica-se por terem deixado a primeira divisão dois estádios do Euro, Bessa e Leiria, substituídos pelos recintos mais pequenos de Trofense e Rio Ave.

Quebra nas primeiras dez jornadas

Em termos globais, e esquecendo os jogos específicos, é possível dizer que o primeiro terço desta época teve menos espectadores do que igual período de 2007/08.

No total, e assumindo que o Estrela da Amadora-F.C. Porto terá cerca de cinco mil espectores, estima-se em cerca de 6 por cento a quebra nas assistências.

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

estranho....

Olho Vivo

Não é nada estranho se pensarmos que uma boa parte dos jogos realizados na passada temporada com estes adversários foram acompanhados de campanhas nas escolas...

De todo o modo, aqui fica um artigo d' A BOLA sobre um estudo encomendado pelo Sporting para perceber as razões de uma menor afluência dos adeptos a Alvalade:

Exibições e resultados afastam adeptos

Leões encomendam estudo para conhecer os motivos da falta de militância * Crise afecta

Por Eduardo Marques

A qualidade do futebol praticado pela equipa e os resultados alcançados, o horário dos jogos do Sporting e a crise que se instalou nos mercados financeiros e que tem reflexos em todas as vertentes da economia nacional são as três razões que estão na origem da crise de militância sportinguista.

O problema da falta de adeptos no Estádio José Alvalade está há muito identificado, provocando grande preocupação entre os dirigentes. As razões são finalmente conhecidas, após uma sondagem aos sócios feita pela Eurosondagem, empresa do conselheiro leonino Rui Oliveira e Costa.

Dois 'targets' estudados

A sondagem foi realizada há cerca de duas/três semanas e há muito que os seus resultados são do conhecimento das altas esferas do Sporting, departamento de futebol profissional incluído, mas que nunca chegou a ser divulgada.

Em suma, o que o Sporting pretendeu saber foi as razões que contribuíram para o afastamento de dois sectores específicos da massa adepta sportinguista. Os que compraram as Gamebox na presente temporada e que não têm marcado presença no estádio para apoiar a equipa; e os que em épocas anteriores aderiram às Gamebox, mas que este ano resolveram não as adquirir.

Em relação ao primeiro conjunto de associados, as duas respostas mais referidas estão relacionadas com as exibições e os resultados conseguidos pela equipa de futebol e também os horários dos jogos do Sporting. Em relação ao segundo grupo de sócios, além das já anteriormente referidas, afirmaram que também razões financeiras contribuíram para a não renovação das Gamebox, o que ajuda a explicar as parcas vendas.

Sporting estuda horários

Se as razões que estão relacionadas com a equipa de futebol são do pelouro da SAD, em relação aos horários do jogos de futebol é um assunto que já está a merecer reflexão dos responsáveis leoninos. Um primeiro estudo feito a sócios chegou à conclusão de que o Sporting é, entre os grandes, a equipa que tem mais jogos a horas impróprias, já que a maioria dos associados inquiridos preferiria ver a sua equipa em acção aos sábados e aos domingos por volta das 12.00 horas ou ao início da tarde. Mas o Sporting pretende alargar este estudo também aos adeptos para, posteriormente, tentar alterar o horário dos seus encontros.

lininho

sem duvidar daquilo que tu dizes, parecem-me demasiados adeptos perdidos para um club como o SC Braga, aliás.
se num terço da época perdemos, a meias com a lagartagem, 37 mil adeptos, ai jesus que lá vou eu. que diria o Joelzito disto...
há, este ano, um decréscimo nas assistências a nível nacional e isso vê-se à vista desarmada em qualquer estádio, não preciso de um estudo que me diga isso, precisava sim era da fonte das afirmações que constam deste, para poder falar com mais razão de ciência.
incrível, ou não, é aparecermos nós colados à lagartagem no principal pelotão de perdedores.
zé: futuro capitão. 8-)

Olho Vivo

Quote from: lininho on 03 de December de 2008, 16:55
sem duvidar daquilo que tu dizes, parecem-me demasiados adeptos perdidos para um club como o SC Braga, aliás.

O Braga apresenta nesta temporada menos 17983 espectadores do que na temporada transacta, nos mesmos jogos. A diferença é explica sobretudo por dois jogos que na temporada passada se realizaram na segunda volta, com promoção junto das escolas: Braga-V.Setúbal (-5756) e Braga-Naval (-11856!). Considerando este factor, constata-se que a quebra do número de espectadores é explicada pela ausência de qualquer promoção nestes dois jogos, na actual temporada...

Aqui ficam os números oficiais:

                                       2007/08                             2008/09

Braga-Sporting                    12,171                               16,424
Braga-Naval                        20,103                                 8,247
Braga-E.Amadora                   9,781                                7,131
Braga-V.Setúbal                   14,905                                 9,149
Braga-Nacional                      8,105                                 6,041

andre_carneiro

Quote from: Pedro Ribeiro on 03 de December de 2008, 16:47
Não é nada estranho se pensarmos que uma boa parte dos jogos realizados na passada temporada com estes adversários foram acompanhados de campanhas nas escolas...

De todo o modo, aqui fica um artigo d' A BOLA sobre um estudo encomendado pelo Sporting para perceber as razões de uma menor afluência dos adeptos a Alvalade:

Exibições e resultados afastam adeptos

Leões encomendam estudo para conhecer os motivos da falta de militância * Crise afecta

Por Eduardo Marques

A qualidade do futebol praticado pela equipa e os resultados alcançados, o horário dos jogos do Sporting e a crise que se instalou nos mercados financeiros e que tem reflexos em todas as vertentes da economia nacional são as três razões que estão na origem da crise de militância sportinguista.

O problema da falta de adeptos no Estádio José Alvalade está há muito identificado, provocando grande preocupação entre os dirigentes. As razões são finalmente conhecidas, após uma sondagem aos sócios feita pela Eurosondagem, empresa do conselheiro leonino Rui Oliveira e Costa.

Dois 'targets' estudados

A sondagem foi realizada há cerca de duas/três semanas e há muito que os seus resultados são do conhecimento das altas esferas do Sporting, departamento de futebol profissional incluído, mas que nunca chegou a ser divulgada.

Em suma, o que o Sporting pretendeu saber foi as razões que contribuíram para o afastamento de dois sectores específicos da massa adepta sportinguista. Os que compraram as Gamebox na presente temporada e que não têm marcado presença no estádio para apoiar a equipa; e os que em épocas anteriores aderiram às Gamebox, mas que este ano resolveram não as adquirir.

Em relação ao primeiro conjunto de associados, as duas respostas mais referidas estão relacionadas com as exibições e os resultados conseguidos pela equipa de futebol e também os horários dos jogos do Sporting. Em relação ao segundo grupo de sócios, além das já anteriormente referidas, afirmaram que também razões financeiras contribuíram para a não renovação das Gamebox, o que ajuda a explicar as parcas vendas.

Sporting estuda horários

Se as razões que estão relacionadas com a equipa de futebol são do pelouro da SAD, em relação aos horários do jogos de futebol é um assunto que já está a merecer reflexão dos responsáveis leoninos. Um primeiro estudo feito a sócios chegou à conclusão de que o Sporting é, entre os grandes, a equipa que tem mais jogos a horas impróprias, já que a maioria dos associados inquiridos preferiria ver a sua equipa em acção aos sábados e aos domingos por volta das 12.00 horas ou ao início da tarde. Mas o Sporting pretende alargar este estudo também aos adeptos para, posteriormente, tentar alterar o horário dos seus encontros.

Eu e muita gente já discutimos aqu que os horarios deviam ser como no reino unido, jogos o mais cedo possivel durante os fins de semana. 12h talvez 14 ou 15 para ser depois do almoço eram realmente as melhores horas! pq não tb às 11 da manha?
Um jogo ou dois, ao fim da tarde e durante a semana aí sim por volta das 20.30 ou 21h!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

JORGEXINA

#5
Como aumentar as assistências, pontos a ter em conta:
-   Os horários, principalmente no inverno são um ponto muito importante!!! E existem horários interessantes em que existe a possibilidade de ter transmissão televisiva.  Sábado as 16h , 18h e 20/21 h, Domingo as 18h.
-   Os preços dos bilhetes. Os bilhetes por ser a 1€ não chamam ninguém! Podem muito bem ser a 2.5 € para jovens que não afastam ninguém, mas bilhetes a 15€ afastam muita gente!!!
-   Entradas, a logística das entradas é uma boa merd*, então qdo chove, e não me venham dizer que é do estádio, que não é. Dá para fazer um sistema muito melhor, só é preciso é vontade!
- As campanhas de inicio de epoca devem ser muito mais agressivas!!

[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

A.COSTA

Estes números são preocupantes. Contudo devo lembrar que o Braga vs Naval da época passada foi realizado em determinadas condições de oferta de entradas, numa fase em que 3 jogos seguidos registaram uma assistência superior a 20 mil pela 1ª vez na História.

Talvez seja hora de compreendermos que:

1. A situação económica das famílias é agora mais incerta e complicada;

2. Que as coisas mudam devagar e os adeptos do Braga não são tantos como desejaríamos todos. Nesse sentido devemos contribuir para o seu aumento claro;

3. Que a SAD tem que arranjar alternativas de gestão, capazes de equilibrar as finanças sem hipotecar o futuro do clube, com a compreensão de todos os que dizem gostar do clube

::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::) ::)
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

JCosta

Quote from: jorgexina on 03 de December de 2008, 17:28
Como aumentar as assistências, pontos a ter em conta:
-   Os horários, principalmente no inverno são um ponto muito importante!!! E existem horários interessantes em que existe a possibilidade de ter transmissão televisiva.  Sábado as 16h , 18h e 20/21 h, Domingo as 18h.
-   Os preços dos bilhetes. Os bilhetes por ser a 1€ não chamam ninguém! Podem muito bem ser a 2.5 € para jovens que não afastam ninguém, mas bilhetes a 15€ afastam muita gente!!!
-   Entradas, a logística das entradas é uma boa merd*, então qdo chove, e não me venham dizer que é do estádio, que não é. Dá para fazer um sistema muito melhor, só é preciso é vontade!
- As campanhas de inicio de epoca devem ser muito mais agressivas!!



No geral concordo com estes fractores. Nos preços tenho uma ideia diferente.
Penso que no feral estamos de acordo que temos um "nucleo duro" de espectadores que só deixa de vir por causa dos preços se estes forem realmente muito altos. No ano passado só aconteceu contra o Bayern.
Mas a baixa de preços também raramente faz aumentar significativamente as assistências, a não ser com borlas maciças.

Em relação ao horários, são sempre considerados maus porque tudo serve de desculpa.
Mas concordo com essa oportunidade de usar os sábados à tarde. Muita gente gosta e tem espaço televissivo disponivel. Pelo menos às 18.  Já não falo das 16 pois penso que a televisão dos ricos prefere deixar esse hor+ario só para os jogos inglesses e não ter sobreposiçoes.
Saudinha... da boa.

Anabela

Que se queixem dos preços, é uma coisa.
Agora, queixarem-se dos horários parece-me mal.
Os jogos do Braga têm sido a dias e horas decentes. O jogo com a Naval foi num sábado à tarde num dia de sol e calor. O jogo com o Setúbal foi num domingo, o jogo com o Nacional foi num domingo às 18:00,acho que só o sporting e estrela da amadora foram a uma segunda feira.
O mal é que as pessoas não ligam muito à bola e ao clube da cidade.
Aínda ontem, os meus colegas disseram que eu sou tolinha por ter ído ver o Braga na quinta e no domingo com o frio que estava.

joaobl03

Já ouvi vários motivos para as baixas assistências que se registam no futebol português . Fala-se do preços dos bilhetes , da hora dos encontros , do frio entre outras coisas , mas para mim a razão é facil de detetar e é unica e exclusivamente uma : a mentalidade dos portugueses . Tenho amor a minha pátria mas temos de admitir que vivemos num pais de ignorantes , esses idiotas que pensam que existem só três clubes . Contra tudo e todos continuaremos a lutar!





100% SCB
Ultras Bracara Legion 2003     
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"

Zezinho 3005

No nosso Braga tambem temos de ter em conta que da vez existem mais borlistas,que entram pela famosa porta da nascente que nao tem qualquer controlo de entrada,claro que nao explica tudo,mas pelo menos mil pessoas dveem passar  por la em cada jogo sem serem contadas..

Arsenalista

Este ano também tem sido efectuadas visitas às escolas, não sei é se estão a realizar a distribuição de bilhetes ou abrir a entrada aos mais jovens como ano passado. Sem duvida este tem sido um factor a fazer toda a diferença na lotação dos nossos jogos da época passada para este ano.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva

lipe

Quote from: Anabela on 03 de December de 2008, 19:23
O mal é que as pessoas não ligam muito à bola e ao clube da cidade.
Aínda ontem, os meus colegas disseram que eu sou tolinha por ter ído ver o Braga na quinta e no domingo com o frio que estava.

Toda a gente sabe que se arranja desculpas para não se ir ao estádio. São os bilhetes caros, se os bilhetes são baratos é o raio da hora, se a hora é decente desculpam-se com o frio.

O factor principal para as pessoas se afastarem do futebol é o que a Anabela referiu : as pessoas não gostam do clube da cidade ao ponto de irem ao estádio.

p.s. só vai quem é tolinho. Já ouvi essa referência várias vezes.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

A.COSTA

Quote from: Anabela on 03 de December de 2008, 19:23
...
O mal é que as pessoas não ligam muito à bola e ao clube da cidade.
Aínda ontem, os meus colegas disseram que eu sou tolinha por ter ído ver o Braga na quinta e no domingo com o frio que estava.


Esta é a grande questão. Temos pena que assim seja, pois seria de todo desejável que gostassem de quem os representa. Sei que só com um esforço colectivo de mudar mentalidades é possível que o clube cresça.
As desculpas que se arranjam são, por norma, ridículas e apenas pretendem enterrar a cabeça na areia de quem as profere.

Esta onda vencedora, nas devidas proporções, que o clube vive desde há 5 anos com 5 apuramentos europeus consecutivos e algum brilho europeu ... deveria representar um crescimento claro ao nível dos adeptos e sócios do clube. Estranhamente tral não tem acontecido. Temos pena.  :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

disco infiltrator

Quote from: A.COSTA on 04 de December de 2008, 13:20
Quote from: Anabela on 03 de December de 2008, 19:23
...
O mal é que as pessoas não ligam muito à bola e ao clube da cidade.
Aínda ontem, os meus colegas disseram que eu sou tolinha por ter ído ver o Braga na quinta e no domingo com o frio que estava.


Esta é a grande questão. Temos pena que assim seja, pois seria de todo desejável que gostassem de quem os representa. Sei que só com um esforço colectivo de mudar mentalidades é possível que o clube cresça.
As desculpas que se arranjam são, por norma, ridículas e apenas pretendem enterrar a cabeça na areia de quem as profere.

Esta onda vencedora, nas devidas proporções, que o clube vive desde há 5 anos com 5 apuramentos europeus consecutivos e algum brilho europeu ... deveria representar um crescimento claro ao nível dos adeptos e sócios do clube. Estranhamente tral não tem acontecido. Temos pena.  :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X :-X


Aí está? Já alguém pensou verdadeiramente sobre qual a razão para a cidade continuar desligada do clube? Parece-me que não. As acções que têm sido desenvolvidas para chamara mais gente para o SCB têm sido perfeitamente incipientes. E, como já todos constataram, os resultados desportivos não são suficientes. Só isso não chega.

Dracul

Há dois factores fundamentais para atrair mais gente aos jogos do SCB:

1. Obter sucesso desportivo, ou seja, vencer uma competição interna, conseguir um apuramento para a Liga dos Campeões e continuar a brilhar na Europa.

2. Intensificar o marketing junto dos mais novos, escolas, etc. porque estes são os adeptos que ainda vamos a tempo de conquistar. Oferecer bilhetes a quem já é adepto dos 3G não adianta, porque burro velho já não aprende. Quando é de borla, vai muita gente ao estádio, mas nem por isso passam a sentir o SCB como o seu primeiro clube.

karon

Há muitos factores que podem explicar o decréscimo de espectadores em todos os estádios do pais. Podemos começar pela crise, pelo desconforto, pelos horários, pela televisão, entre outros, e acabar com as fracas prestações dos clubes na liga.
O SC Braga não escapa a estes factores, e se de facto houve já alturas em que se faziam boas casas, isso também se pode explicar pelo bom momento que o SC Braga atravessou(a).
Para os mais atentos, os espectadores que continuam a ir ao Municipal, são aqueles, os indefectíveis, que já iam aos jogos ao 1º de Maio, independentemente da crise, dos resultados e de quaisquer outros factores.
Preferia que a história me contradicesse, todavia, apenas acredito que o SC Braga tenha mais adeptos, e dos verdadeiros, se todos nós começarmos a ter "ranchos" de filhos, e passar-lhes o braguismo. Eu só tenho um, e ainda não vai ao estádio, apesar de ser braguista de todos os costados, por isso, só daqui a uns anos é que em vez de 2 iremos 3.
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

Bvna

#17
Quote from: karon on 04 de December de 2008, 15:07
Há muitos factores que podem explicar o decréscimo de espectadores em todos os estádios do pais. Podemos começar pela crise, pelo desconforto, pelos horários, pela televisão, entre outros, e acabar com as fracas prestações dos clubes na liga.
O SC Braga não escapa a estes factores, e se de facto houve já alturas em que se faziam boas casas, isso também se pode explicar pelo bom momento que o SC Braga atravessou(a).
Para os mais atentos, os espectadores que continuam a ir ao Municipal, são aqueles, os indefectíveis, que já iam aos jogos ao 1º de Maio, independentemente da crise, dos resultados e de quaisquer outros factores.
Preferia que a história me contradicesse, todavia, apenas acredito que o SC Braga tenha mais adeptos, e dos verdadeiros, se todos nós começarmos a ter "ranchos" de filhos, e passar-lhes o braguismo. Eu só tenho um, e ainda não vai ao estádio, apesar de ser braguista de todos os costados, por isso, só daqui a uns anos é que em vez de 2 iremos 3.

Já agora e pegando numa parte deste tópico da Karon, pergunto sem ironia (porque não sei mesmo  ;D) se têm ideia das médias de assistência no 1.º Maio?

tos

acho que o probléma é que boa parte dos bracarense so vai aos jogos se for de borla!
senão tem sempre uma desculpa : se nõ é do frio é do calor, se não é por ser tarde é que é muito cédo...!
magico braga allez!

NS_BRAGA

  Apesar de achar que só existem duas desculpas plausíveis para não se ir ao estádio ( laboral ou monetária), a verdade é que esta época tem havido bastantes jogos, maior parte deles a horas que tornam praticamente impossível a presença em massa duma certa franja de sócios (idosos sem transporte próprio) e temos andado um bocado aos trambolhões em termos desportivos. De resto, prefiro 5.000 verdadeiros do que 20.000 com costelas de metralha. É realmente nosso dever dar a educação correcta aos nosss filhos pois serão o futuro do clube sem biclubismos bacocos.

  BRAGUISTA CLUBE SÓ TEM UM; BRAGA E +NENHUM
[url="http://img134.imageshack.us/img134/5508/m"]http://img134.imageshack.us/img134/5508/m[/url]