News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Rodriguez preocupado com suspensão da federação peruana

Started by Olho Vivo, 26 de November de 2008, 03:32

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Rodriguez muito apreensivo

Defesa-central do Sp. Braga preocupado com a decisão da FIFA de suspender a Federação Peruana de Futebol * Organização que superintende o futebol mundial considera que há «ingerência política» na estrutura desportiva

A FIFA suspendeu a Federação Peruana de Futebol (FPF) e o central peruano do Sp. Braga, Alberto Rodriguez anda, naturalmente, apreensivo com a decisão tomada na passada segunda-feira. «Venho acompanhando com muita atenção esta situação e espero que tudo se resolva rapidamente, para o bem do futebol peruano», declarou o futebolista, reagindo à notícia.

A FIFA decidiu suspender a Federação Peruana de Futebol de todo o contacto desportivo internacional, tanto a nível de clubes como de selecções, árbitros e dirigentes, em consequência do litígio que opõe governo e estrutura federativa, por considerar.

O governo acusa o presidente da FPF, Manuel Burga, de ter assumido a presidência ilegalmente e o Instituto Peruano do Desporto (IPD) teima em não reconhecer a autoridade da sua Direcção, eleita em Outubro de 2007, facto que é considerado pela FIFA como «ingerência» do poder político no futebol peruano.

O Comité Executivo da FIFA de 23 e 24 de Outubro tinha já concedido prazo até 21 de Novembro, para que Federação Peruana de Futebol pudesse confirmar tanto à FIFA como à Confederação Sul- -Americana de Futebol (CONMEBOL) o restabelecimentos integral das suas funções estatutárias, em conformidade com as normas desportivas internacionais e os princípios da FIFA, mas como isso não se verificou, apesar de o prazo ter sido dilatado em dois dias, devido a feriados locais, não restou alternativa que não fosse aplicar o que determina o parágrafo 3 do Artigo 14.º dos Estatutos da organização que superintende o futebol mundial.

«A FIFA lamenta que as autoridades governamentais peruanas com a tutela do Desporto não tenham aproveitado em nenhum momento os apelos ao diálogo feitos de boa fé, tanto pela FIFA como pela CONMEBOL e a FPF há mais de dois anos, a fim de poder serem encontradas soluções construtivas para o futebol peruano», lê-se no site da organização mundial do futebol.

Entretanto, o Comité Executivo da CONMEBOL, reunido na segunda-feira passada em Assunção, no Paraguai, decidiu dar o «apoio incondicional» de todos os presidentes e de todos os seus membros à FPF. «Foi aprovado um voto de apoio em defesa da institucionalidade de Burga», disse o secretário-geral da CONMEBOL, Manuel Burga.

O assunto vai estar na agenda do Comité Executivo da FIFA, em Tóquio, nos dias 19 e 20 de Dezembro próximo, e Alberto Rodriguez, tal como os seus companheiros de selecção, esperam que o problema seja resolvido até lá. O Peru tem jogo de qualificação para o Mundial de 2010, com o Chile, no dia 28 de Março próximo.

*com António Casanova

in A BOLA


anti-lampioes

boa noticia para o braga. nao tem de prescendir do jogador com viagens longas.