News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: ORGULHO BRAGUISTA

Started by cardoso, 06 de November de 2008, 17:45

Previous topic - Next topic

cardoso

Caro leitor, no momento em que escrevo falta pouco tempo para o início do jogo Braga-Milan. O coração bate mais depressa; as unhas começam a ser atacadas sem piedade; começo a não encontrar um único motivo para estar parado; o relógio finge que avança. O caro amigo está aí, repousadamente, no seu sofá, ou sentado à mesa do café, a ler estas frases e tem já duas vantagens sobre mim: está calmíssimo, a ler o seu jornal e já sabe o resultado. Eu, pelo contrário, estou aqui sem saber bem o que escrever, mergulhado nesta ansiedade, nesta vontade de assassinar os minutos, nesta incerteza que se confunde com o cinzento do tempo. No entanto, há neste sofrer uma encantadora parcela de prazer; há aquela sensação de que me aguarda um momento histórico. Há uns anos era completamente impensável que eu escrevesse esta frase: "hoje o Braga joga com o Milan"! Para nós, bracarenses, sofrer é um prazer porque sabemos antecipadamente que o nosso Braga sairá sempre vencedor. Aconteça o que acontecer, logo à noite, depois de terminado o jogo, eu tenho a certeza que serei ainda mais braguista.
Para o estimado leitor, o jogo com o Milan é passado; para mim, neste momento, ainda é futuro. Mas haverá alguma diferença significativa? No essencial, parece-me que não. Entre um momento e o outro o nosso braguismo (maior ou menor conforme o leitor) será mais ou menos o mesmo. Por mim, já o disse, será um pouco maior, mas nada mais vai mudar. O passado do Braga é muito mais do que aqueles 90 minutos. E o futuro será certamente radioso. Nós somos, ao mesmo tempo, passado, presente e futuro; não vale a pena imaginar que um jogo de futebol vai mudar (ou mudou) as nossas vidas. Aconteça o que acontecer (ou que terá acontecido), a Bracara Augusta dos nossos antepassados será sempre um valor maior.
É evidente que, nesta tarde cinzenta de quinta feira, sonho com uma vitória em Milão. Há muito tempo que aprendi que, no futebol como na vida, a palavra "impossível" devia ser riscada do dicionário. Não há impossíveis; há apenas sonhos e vontades. E o que nos faz maiores, o que nos dá a felicidade e o prazer de viver é o sonho; o sonho, não como quimera, não como utopia, mas como desejo; esse é o motor do mundo. Nunca a humanidade teria evoluído se os nossos antepassados não tivessem aprendido a negar os impossíveis e rejeitar os insucessos. Na vida não há insucessos; há lições. Não há fracassos; há oportunidades para crescer, para melhorar. Estou nervoso à espera do jogo mas, ao mesmo tempo, tranquilo. Estes anos todos de braguismo ajudaram-me a perceber que a dedicação e a afeição ao clube são motivos de orgulho demasiado fortes para que um insucesso o venha abalar.
Durante esta semana, as coisas correram bem a dois outros clubes portugueses: o Porto e o Sporting.  No meu trabalho, como na rua, notam-se os rostos felizes dos respectivos adeptos perante estes "feitos". Fico feliz por eles e por ser português mas não os invejarei, mesmo que o Braga perca, ou melhor, mesmo que o Braga tenha sido goleado ontem.
Porque ao contrário do que muitos pensam, ser braguista não é ser menor; ser do Braga não é invejar as vitórias dos outros; ser braguista é acreditar sempre. É saber sonhar e acreditar; é nunca trair a honra dos nossos antepassados. É saber que não é preciso ser "grande" para ser feliz. É saber ser feliz mesmo que as coisas corram mal.

anti-lampioes

parabens cardoso gosto de te ler muito antes de entrar aqui no forum. nas vitorias e nas derrotas sempre do Braga.

1

ana

ENORMES as tuas palavras............ muitos não conseguirão perceber as tuas (nossas) emoções e  como sofre o Guerreiro que não esta no campo de batalha. Obrigada pelo texto, é muito bom ler estas linhas.

tony21

Boa Cardoso. Eu que sou dos antigos como tu, arrepio-me ao ler o teu artigo, também estou ansioso mas muito confiante no nosso Braga que mesmo que perca, já levou o nome desta cidade bem longe. Um abraço Cardoso e continua, pois são artigos e intervenções como as tuas que dignificam e engrandecem este forum

barinho

Grande grande texto (outro),os meus parabéns  ;).Realmente só quem é braguista é que percebe este sentimento e seja qual for o resultado vou sentir um orgulho enorme pois tenho a certeza que os nossos gverreiros vão fazer os imossívei para dignificar o nosso símbolo.Até me lembra o quanto fiquei orgulhoso mesmo depois de termos perdido aqueles dois jogos com o tottenham.

E entretanto com isto já consegui parar de bater com os dedos na mesa um bocado para disfarçar o nervosismo ;D

cardoso

este artigo é também uma espécie de resposta a alguém que no DM de há uns dias expôs uma teoria deste género: algumas mentes pequenas acham que só devemos apoiar o clube do nosso bairro. Por isso digo: ser do Braga é ser maior! Toda a gente tem o direito de ter a sua opinião. Mas ninguém me pode chamar menor por ser do Braga.

Olho Vivo

Quote from: cardoso on 06 de November de 2008, 17:45
Porque ao contrário do que muitos pensam, ser braguista não é ser menor; ser do Braga não é invejar as vitórias dos outros; ser braguista é acreditar sempre. É saber sonhar e acreditar; é nunca trair a honra dos nossos antepassados. É saber que não é preciso ser "grande" para ser feliz. É saber ser feliz mesmo que as coisas corram mal.

Ser braguista vale por si, não se é braguista contra ninguém mas pelos valores positivos que o clube representa!

Grande mensagem! Pedagogia com a emoção à flor da pele! Obrigado, Cardoso!

Dracul

Ser adepto de um dos "grandes" é fácil, porque estão habituados a ser beneficiados pelo sistema e têm uma imprensa que lambe constantemente as botas aos seus dirigentes, treinadores e jogadores.
Motivo de orgulho é ser adepto de equipas como o Braga, que são constantemente esquecidas e menosprezadas por essa mesma imprensa. Talvez por isso as nossas vitórias tenham mais valor do que os feitos daqueles que são sempre levados ao colo.
SCB sempre!

Pé Ligeiro

Caro leitor, no momento em que escrevo falta pouco tempo para o início do jogo Braga-Milan. O coração bate mais depressa; as unhas começam a ser atacadas sem piedade; começo a não encontrar um único motivo para estar parado; o relógio finge que avança. O caro amigo está aí, repousadamente, no seu sofá, ou sentado à mesa do café, a ler estas frases e tem já duas vantagens sobre mim: está calmíssimo, a ler o seu jornal e já sabe o resultado. Eu, pelo contrário, estou aqui sem saber bem o que escrever, mergulhado nesta ansiedade, nesta vontade de assassinar os minutos, nesta incerteza que se confunde com o cinzento do tempo. No entanto, há neste sofrer uma encantadora parcela de prazer; há aquela sensação de que me aguarda um momento histórico. Há uns anos era completamente impensável que eu escrevesse esta frase: "hoje o Braga joga com o Milan"! Para nós, bracarenses, sofrer é um prazer porque sabemos antecipadamente que o nosso Braga sairá sempre vencedor. Aconteça o que acontecer, logo à noite, depois de terminado o jogo, eu tenho a certeza que serei ainda mais braguista.
Para o estimado leitor, o jogo com o Milan é passado; para mim, neste momento, ainda é futuro. Mas haverá alguma diferença significativa? No essencial, parece-me que não. Entre um momento e o outro o nosso braguismo (maior ou menor conforme o leitor) será mais ou menos o mesmo. Por mim, já o disse, será um pouco maior, mas nada mais vai mudar. O passado do Braga é muito mais do que aqueles 90 minutos. E o futuro será certamente radioso. Nós somos, ao mesmo tempo, passado, presente e futuro; não vale a pena imaginar que um jogo de futebol vai mudar (ou mudou) as nossas vidas. Aconteça o que acontecer (ou que terá acontecido), a Bracara Augusta dos nossos antepassados será sempre um valor maior.
É evidente que, nesta tarde cinzenta de quinta feira, sonho com uma vitória em Milão. Há muito tempo que aprendi que, no futebol como na vida, a palavra "impossível" devia ser riscada do dicionário. Não há impossíveis; há apenas sonhos e vontades. E o que nos faz maiores, o que nos dá a felicidade e o prazer de viver é o sonho; o sonho, não como quimera, não como utopia, mas como desejo; esse é o motor do mundo. Nunca a humanidade teria evoluído se os nossos antepassados não tivessem aprendido a negar os impossíveis e rejeitar os insucessos. Na vida não há insucessos; há lições. Não há fracassos; há oportunidades para crescer, para melhorar. Estou nervoso à espera do jogo mas, ao mesmo tempo, tranquilo. Estes anos todos de braguismo ajudaram-me a perceber que a dedicação e a afeição ao clube são motivos de orgulho demasiado fortes para que um insucesso o venha abalar.
Durante esta semana, as coisas correram bem a dois outros clubes portugueses: o Porto e o Sporting.  No meu trabalho, como na rua, notam-se os rostos felizes dos respectivos adeptos perante estes "feitos". Fico feliz por eles e por ser português mas não os invejarei, mesmo que o Braga perca, ou melhor, mesmo que o Braga tenha sido goleado ontem.

Cardoso,
Mais um belo texto que nos fala ao coração, à emoção e à esperança.
Permite-me apenas citar António Gedeão e com ele dar mais um pequeno contributo à esperança de todos nós:

Eles não sabem, nem sonham,

que o sonho comanda a vida,

que sempre que um homem sonha

o mundo pula e avança

como bola colorida

entre as mãos de uma criança.

António Gedeão
BRAGA SEMPRE MAIS!

Karl

Gosto muito estas palavras....

Estava a pensar sobre minha premeiro jogo que assistei em 2003 quando chegei cá, era contra Maritimo no campeonato 2002/2003.
O pior jogo que eu vi sempre.. Jogadores sem vontaqde a jogar e nao fui por causa inibilidade... Só espereram para a salario.. Fico triste.... nunca pensei sobre o tranformacao do clube que vimos hoje... Fico feliz e orgulhoso ser Bracarense Irlandes....

Tudo o minha familia e amigos em Irlanda estavao esperar para um resultado historico hoje....

Para mim tambem mas fico contente que finalemente o mundo vai ver o classe que Braga tem.

Nao sou certo mas penso que Kaka e Zambrotta vao jogar... E um bricadeira coma cabeçado Jorge Jesus.... Jogos do Mourinho, Ferguson e tal.... Espero que nao por que eles nao vao jogar fico contente.. Oa Historia nao diz quem jogo.. só o resultado fico na cabeça do pessoal em tudos os lados do Mundo.....

I'm on top of the world!!!! I'm proud to be an Irish Braga fan living here but today I finally feel at Home.... I love Braga!

cardoso

Quote from: Karl on 06 de November de 2008, 18:56
Gosto muito estas palavras....

Estava a pensar sobre minha premeiro jogo que assistei em 2003 quando chegei cá, era contra Maritimo no campeonato 2002/2003.
O pior jogo que eu vi sempre.. Jogadores sem vontaqde a jogar e nao fui por causa inibilidade... Só espereram para a salario.. Fico triste.... nunca pensei sobre o tranformacao do clube que vimos hoje... Fico feliz e orgulhoso ser Bracarense Irlandes....

Tudo o minha familia e amigos em Irlanda estavao esperar para um resultado historico hoje....

Para mim tambem mas fico contente que finalemente o mundo vai ver o classe que Braga tem.

Nao sou certo mas penso que Kaka e Zambrotta vao jogar... E um bricadeira coma cabeçado Jorge Jesus.... Jogos do Mourinho, Ferguson e tal.... Espero que nao por que eles nao vao jogar fico contente.. Oa Historia nao diz quem jogo.. só o resultado fico na cabeça do pessoal em tudos os lados do Mundo.....

I'm on top of the world!!!! I'm proud to be an Irish Braga fan living here but today I finally feel at Home.... I love Braga!

Um abraço, Celtic Brother ;)

amtbraga

Obrigada pelo texto, mas principalmente por teres dado a verdadeira definção de ser braguista!!
Força Braga
Orgulho Bracarense

Karoglan Taibraga

Hoje como sempre eu escrevo, SOU DO BRAGA ATÉ MORRER, hoje como sempre eu digo OBRIGADO CARDOSO, amanhã como hje eu direi, SOU MAIS BRACARENSE QUE ONTEM.

P.S- Cardoso grande texto como sempre não é? As lágrimas vêm aos olhos quando imagino um golo do Braga em S.Siro, já tremo, já não tenho unhas.
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

4338

Enorme Cardoso, adorei o teu texto e propõe à Porto editora a inclusão desta definição em todos os dicionários!

Logo em Milão, faremos história!

Olho Vivo

Nesta hora, mais que nunca, as palavras do Cardoso fazem todo o sentido!

É isso mesmo: ORGULHO BRAGUISTA!!!

Manuel Pereira

E mais uma vez o cinismo italiano, servido por um brasileiro, impede que a nossa alegria braguista irradie aos quatro ventos (porque o orgulho, esse, fica intocável).
... O ser braguista é um estado de alma, um hino às nossas raízes.

Saudações braguistas

Jazzdevill

Quote from: cardoso on 06 de November de 2008, 18:17
este artigo é também uma espécie de resposta a alguém que no DM de há uns dias expôs uma teoria deste género: algumas mentes pequenas acham que só devemos apoiar o clube do nosso bairro. Por isso digo: ser do Braga é ser maior! Toda a gente tem o direito de ter a sua opinião. Mas ninguém me pode chamar menor por ser do Braga.

Pois, pois, eu também li esse iluminado artigo. Desculpem-me a frontalidade, mas dar á estampa num jornal de Braga um texto que define a palermice e o complexo freudiano de inferioridade que obriga a ser adepto de meras vitórias, ainda que o apoiado pouco ou nada tenha a ver com o adepto, é mesmo triste. E mais triste é ler linhas como "...e somos cada vez mais..." como se partilhassem algo de valoroso. Nada mais errado - partilham o pedantismo do idiota que é pequeno mas quer ser grande a todo o custo e se sente mal na sua própria pele. E mais absurdo ainda é que não é de todo verdade que sejam cada vez mais: são cada vez menos! A geração "eusébio" vai-se com a verdade mais eterna do que é ser humano: a finitude. Cabe-nos a nós, Braguistas, continuar a engrossar as fileiras de onde sabemos que está o amor puro, o genuíno orgulho. Não cair no fácil, no preguiçoso, no que não é nosso e nada nos diz.

nando

Caro Cardoso.

Muito obrigado pelo texto, que só li após o jogo.

Esta noite, assistimos a um jogo memorável. O Enorme SC Braga perdeu o jogo com  o Milan, com uma pequena ajuda do Snr. árbitro. Mas no fim, apesar de uma lágrima, teimosa,  pela injustiça do resultado, sentimo-nos todos ainda mais braguistas.

Depois da sua lição sobre o orgulho braguista, que só os verdadeiros braguistas sentem
e que muitos não entendem, fomos deliciados pela grande exibição do Clube que tanto amamos frente ao Milan. Parecia até que jogávamos em casa com uma equipa da mesma valia.

O sonho continua!

João Pedro

De todos os teus textos, este foi aquele que mais me "tocou" (algumas vezes gosto muito, outras nem tanto, mas reconheço-lhes sempre grande qualidade. Houvesse mais gente a escrever assim: bonito e apaixonadamente). Tiveste ali uma ideia excelente ao falar do teu hoje e do amanhã do leitor. E daquilo que sentes tanto no hoje como no amanhã. Houve ali qualquer coisa que foi mágica e que me fez renascer o orgulho Braguista nesta noite (pela milionésima vez :D). Este texto brilhou muito! (assim como muitos outros.. ainda há pouco tempo o texto da "nova era" - no qual falavas do Vitesse - me fez sentir o mesmo).

E, embora não desvalorizando nenhuma opinião, houve mais dois posts que adorei.

Quote from: Karl on 06 de November de 2008, 18:56I'm on top of the world!!!! I'm proud to be an Irish Braga fan living here but today I finally feel at Home.... I love Braga!

...e ainda...

Quote from: Manuel Pereira on 06 de November de 2008, 22:04
E mais uma vez o cinismo italiano, servido por um brasileiro, impede que a nossa alegria braguista irradie aos quatro ventos (porque o orgulho, esse, fica intocável).

(podia também referir o post do Jazzdevill, que está muito bom, mas a tacanhez de quem referiu isso no artigo do DM leva-me a ignorar o assunto. É triste haver gente assim!)

Rosa1956

bom dia grande adepto  e amigo do braga gostei muito de ta mensage
sim foi uma pena aquele golo mesmo no final do jogo mas de uma coisa eu tenho certeza o braga nao merecia sofrer esse golo pois jogo muitoooooooooooooooooooooooooooo bem a frente de uma grande equipa que é o milao mas o braga esteve sempre a altura do jogo por isso dou os meus parabens ao braga e as pessoas que acompanharam a milao e a toda diracçao do braga parbens a todos todos temos orgulho na grande equipa que é o braga espero que continue e vamos mostar ao mundo quem é sporting de braga  é tudo a força para a proxima vez
um abraço amigo a todos bracarenses sem esquecer os grandes jogadores frança é com muito orgulho que digo tudo isto é do coraçao
SC Braga Sempre!!!