News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Crise económica afecta clubes

Started by Olho Vivo, 06 de November de 2008, 15:23

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Crise: Benfica, Sporting e F.C. Porto falam em quebra de receitas

O futebol português não está imune à crise financeira mundial e são os próprios administradores de Benfica, Sporting e F.C. Porto a reconhece-lo. A quebra de receitas de publicidade e bilheteira foi um dos primeiros efeitos sentidos pelos clubes, seguem-se, segundo os testemunhos recolhidos pela Agência Lusa, as dificuldades no acesso ao crédito e a diminuição das verbas obtidas através das transferências de jogadores.

O administrador financeiro da SAD do Benfica, Domingos Soares de Oliveira, reconhece que poderá haver restrições na contratação de jogadores se os clubes de origem tiverem dificuldades financeiras, mas, por outro lado, lembra que, no caso dos encarnados, não há «uma dependência por aí além das vendas de jogadores» para equilibrar as contas.

Quanto às receitas de bilheteira têm estado acima do previsto, apesar de alguns momentos de menor afluência dos adeptos ao estádio. «Face à qualidade da equipa, as dificuldades [financeiras das famílias] são compensadas porque a qualidade do espectáculo é boa», justifica Domingos Soares de Oliveira.

Já Filipe Soares Franco, do Sporting, entende que terá de haver um grande esforço dos clubes para manterem a assistência e as receitas. A redução de preços é uma das vias a seguir, ainda que não possa ter efeitos práticos esta temporada devido aos lugares de época já adquiridos e que garantem metade da lotação do estádio.

No que respeita ao mercado de transferências, o dirigente considera que a crise «vai afectar os negócios em geral» e que os preços de venda dos passes dos jogadores tenderão a diminuir. «Os clubes fortes poderão ficar menos fortes e os clubes médios vão ficar mais fracos», perspectiva ainda.

Para Fernando Gomes, da SAD do F.C. Porto, os custos com publicidade são dos primeiros a ser cortados pelas empresas. Relativamente às receitas de bilheteira, o responsável diz que a Administração portista não exclui a redução de preços na próxima época, de modo a manter a manter o número das assistências.

A diminuição na contratação de jogadores é outra das prováveis consequências da crise financeira e directamente relacionada com as vendas, segundo o dirigente. «Tendo em linha de conta que Portugal é um país exportador de jogadores e que essas exportações são necessárias para equilibrar as [contas de exploração das] SAD, com as mais valias geradas», a área das transferências vai ter «reflexos negativos sobre a vida financeira dos clubes» nacionais.

Relativamente ao crédito bancário, os três administradores têm consciência de maiores restrições na concessão e no custo, devido à crise de liquidez.

in maisfutebol


Esta é uma questão que me preocupa muito em relação ao nosso clube (SAD). A SAD assumiu riscos elevados nestas duas últimas temporadas (o aumento significativo do passivo é disso testemunho) e está por isso muito exposta aos efeitos desta crise. Temo pelo futuro das receitas de transferências, sem as quais (como vimos relativamente às contas da época passada) não é possível equilibrar as finanças da SAD (considerando as responsabilidades assumidas).

Cici

Evangelista: «Clubes com salários em atraso devem descer»
LÍDER DO SINDICATO DOS JOGADORES CITA EXEMPLO ESPANHOL

O presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), Joaquim Evangelista, disse segunda-feira à Agência Lusa que vai propor que os clubes com salários em atraso sejam despromovidos de divisão, à semelhança do que sucede em Espanha.

Evangelista concorda com a medida que foi aplicada em Espanha, onde "houve um acordo entre a Liga e o Sindicato para que os clubes que mantivessem salários em atraso fossem despromovidos".

Nesse caso, o Estado garante o pagamento aos jogadores das remunerações em atraso através das verbas auferidas pelo Totobola. "Eu acho que esta é uma boa medida e não fica mal copiar o que está bem feito. Tornei hoje pública esta ideia porque permite um debate dos próprios agentes do futebol sobre a mesma, mas vou apresentá-la amanhã (terça-feira) ao presidente da Liga e, seguidamente, ao Secretário de Estado do Desporto", acrescentou Joaquim Evangelista.

Relativamente à posição do treinador do Estrela da Amadora, Lito Vidigal, que disse não ter condições para continuar no clube, devido aos salários em atraso, o presidente do SJPF foi claro: "era importante que estas medidas tivessem consequências, porque no futebol português fazem-se muitas ameaças, muitas críticas e muitos reparos, mas, depois, não se levam até ao final os nossos actos".

"Muitas vezes os jogadores pactuam com estas situações, suportando mês após mês, e a situação agrava-se, porque os incumpridores já perceberam que os jogadores não concretizam aquilo que se propõem fazer", acrescentou.

O presidente do Sindicato dos jogadores profissionais de futebol criticou o presidente do Estrela da Amadora, António Oliveira, pelo facto do clube ter ordenados em atraso há mais de 3 meses. "Há aqui uma responsabilidade clara da sua parte, na medida em que foi ele que preparou o orçamento para esta época e para as anteriores", disse o presidente do SJPF, acrescentando que o dirigente tem que "encontrar uma solução, sob pena de o clube não poder continuar a participar nas competições profissionais".

Joaquim Evangelista acrescentou que, enquanto não houver mudanças na regulamentação, e a própria Liga não alterar os pressupostos financeiros, não vão existir consequências para os clubes que não cumprem as suas obrigações.

in Record

Kramer

Aliado à diminuição das receitas das vendas dos jogadores as receitas provenientes dos jogos também podem vir a diminuir principalmente em Braga.

Distrito de Braga tem 10% dos desempregados portugueses


O distrito de Braga tem 11% dos desempregados do país. A falência das pequenas empresas está a acelerar a inscrição de pessoas nos centros de emprego.

"As grandes empresas já faliram, agora é a vez das pequenas, daquelas que têm dez ou vinte trabalhadores e que não são notícia", disse Francisco Vieira, coordenador do Sindicato Têxtil do Minho e Trás-os-Montes. 

Segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o distrito de Braga tem 41.064 pessoas inscritas nos centros de emprego sem trabalho.

Dentro do distrito de Braga, o concelho de Guimarães é o que se encontra mais afectado pelo encerramento de empresas do sector que geravam mais empregos, sendo as empresas têxteis, de calçado e cutelarias.

As inscrições no centro de emprego de Guimarães registaram 10.515 pessoas, no final do mês de Setembro. Este número corresponde a 25 % dos desempregados em todo o distrito de Braga.

Segundo dados do IEFP, Guimarães é o terceiro concelho do Norte do país com o número mais elevado de desempregados. Os concelhos de Vila Nova de Gaia (19.593) e Porto (12.414) registam os números mais altos.

Prevê-se que, com a instalação em Guimarães de empresas como um "call center" da Portugal Telecom, entre outras, poderá criar, nos próximos meses,cerca de mil novos postos de trabalho. Apesar de novas iniciativas de emprego Avelino Leite, responsável pelo IEFP no norte, explica que "há um desacerto entre a oferta e a procura de emprego".

A diminuição de desempregados em Guimarães teve uma diminuição de "escassas dezenas" quando comparada ao mesmo período de 2007.

Francisco Vieira salientou que, o facto de existirem menos desempregados não quer dizer que existam  mais empregos. "Não foram criados novos empregos, as pessoas mais velhas é que ficam reformadas", explica.

In JN
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos

VVCEPHEI

O Mister Brilhantina, também conhecido como Rui Santos disse hoje 16.11.2008 no "tempo extra" que sabe de fonte segura que o Braga também está envolvido no mesmo saco dos clubes incumpridores para com os jogadores.
Parece-me grave, pois juntar o nome do SC Braga ao E. Amadora nesta altura, que passa por uma situação de bomba atómica, com aquilo que se falou em tempos, meros atrasos de horas, que não serão mais que bombinhas de carnaval parece-me intelectualmente desonesto. Falou ainda de clubes como Boavista, Belenenses, Estoril.
   

disco infiltrator

Isso é verdade? O SCB tem salários em atraso? Qual a fonte?

Wason Tiago

Quote from: Vilaverde on 17 de November de 2008, 01:41
O Mister Brilhantina, também conhecido como Rui Santos disse hoje 16.11.2008 no "tempo extra" que sabe de fonte segura que o Braga também está envolvido no mesmo saco dos clubes incumpridores para com os jogadores.
Parece-me grave, pois juntar o nome do SC Braga ao E. Amadora nesta altura, que passa por uma situação de bomba atómica, com aquilo que se falou em tempos, meros atrasos de horas, que não serão mais que bombinhas de carnaval parece-me intelectualmente desonesto. Falou ainda de clubes como Boavista, Belenenses, Estoril.
E novidades?

A ver pelo dinheiro gasto nesta última época em transferência e pelos números negativos que apareceram à uns meses, surpresa era que não tivesse salários por pagar...

Esperemos por melhorias...
Change we need!

Olho Vivo

#6
As palavras de Rui Santos nas quais se referiu ao nosso clube/SAD foram as seguintes:

"Eu tenho uma fonte que considero fidedigna que [garante que] até o próprio Sp.Braga, que tem um orçamento extraordinário, tem ou teve em determinado momento recente, problemas de salários em atraso."

Não se pode dizer que nos tenha deixado em boa companhia, colocando-nos lado a lado com E.Amadora, Boavista e Belenenses, embora fazendo apenas esta pequena (mas significativa) referência e tendo o cuidado de não se comprometer pessoalmente com ela ("tenho uma fonte", "tem ou teve (...) problemas")

Rui Santos no Tempo Extra de 16 de Novembro

[ver minutos 23 a 24]

duke

Quote from: Pedro Ribeiro on 17 de November de 2008, 18:50
As palavras de Rui Santos nas quais se referiu ao nosso clube/SAD foram as seguintes:

"Eu tenho uma fonte que considero fidedigna que [garante que] até o próprio Sp.Braga, que tem um orçamento extraordinário, tem ou teve em determinado momento recente, problemas de salários em atraso."

Não se pode dizer que nos tenha deixado em boa companhia, colocando-nos lado a lado com E.Amadora, Boavista e Belenenses, embora fazendo apenas esta pequena (mas significativa) referência e tendo o cuidado de não se comprometer pessoalmente com ela ("tenho uma fonte", "tem ou teve (...) problemas")

Rui Santos no Tempo Extra de 16 de Novembro

[ver minutos 23 a 24]

Um bocado de humor negro: a companhia não é assim tão má, Boavista e Belenenses já foram campeões, e o E. Amadora faz pontos sem pagar aos jogadores, imaginem se pagasse. :o ;D

Mas mais a sério: parece que os próximos anos vão ser em baixa, todos os clubes vão ter que apertar o cinto, os valores vão baixar muito, isto a nível mundial, devido à crise. Penso que os clubes que formarem bons jogadores, camadas jovens, ficarão melhor, e neste momento o Braga até tem vários jogadores novos promissores, assim eles não se percam pelo caminho, que isto de ser vedeta em jovem dá a volta à cabeça a jogadores que poderiam fazer uma grande carreira.