News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 06/11

Started by Olho Vivo, 06 de November de 2008, 03:17

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Linz agitou a viagem

Administração e treinador Jorge Jesus vão analisar declarações do ponta-de-lança * Avançado não vai escapar à multa * Empréstimo do austríaco é hipótese

Por PASCOAL SOUSA

MILÃO — As declarações de Linz a A BOLA serão objecto de uma análise interna por parte da SAD e de Jorge Jesus. O austríaco não deverá escapar ao pagamento de nova multa, desta vez por ter falado sem a autorização do departamento de comunicação do Sp. Braga. No regresso da comitiva a Portugal, após o desafio com o Milan, saber-se-á com rigor que outras implicações poderão ter para o avançado os desabafos sobre a sua pouca utilização na equipa orientada por Jorge Jesus.

Ontem, na partida dos bracarenses para Itália, as palavras de Linz foram absorvidas em silenciosas leituras matinais num voo charter apinhado de adeptos. O grupo de jogadores chamado por Jesus manteve-se à margem da polémica, procurando conservar as coordenadas de um jogo exigente, que convoca a máxima concentração.

SALVADOR NADA PREOCUPADO

O presidente da SAD, António Salvador, falou sobre o caso. Fê-lo sem qualquer tipo de carga dramática, procurando analisar friamente os motivos da frustração de Linz: «Ficaria preocupado se o jogador dissesse que não está insatisfeito por jogar. Qualquer jogador do Sporting de Braga quer jogar, é um desejo legítimo, mas o Linz sabe que tem de acatar as decisões do treinador.»

Já em relação à desvalorização do activo — aspecto a que Linz se referiu quando afirmou que a sua carreira estava a ir por água abaixo — Salvador foi taxativo: «Estando no Sporting de Braga, o Linz é um activo em valorização».

Jorge Jesus (junto de quem Linz diz não ter crédito) foi sintético na reacção, valorizando, como é habitual, os interesses do colectivo: «Tenho uma cultura de grupo e por isso não comento afirmações de jogadores. É um assunto a analisar e trabalhar dentro do grupo.»

CEDÊNCIA NA MESA

Linz não disse abertamente que iria sair, mas deixou uma janela aberta em Janeiro, na reabertura do mercado, caso continue a não ser opção para Jorge Jesus. Já se sabe que no domínio disciplinar, o treinador não cede um milímetro, por isso não se espera que o austríaco entre tão cedo no mapa de disponíveis.

Com uma cláusula de venda fixada em 6 milhões de euros, Linz dificilmente renderá aquele valor, pelo que a manter-se o braço-de-ferro com Jesus a solução poderá passar pelo empréstimo do futebolista, que tem contrato até 2010.



Jorge Jesus: «Podemos sair de San Siro com uma surpresa»

Por Pascoal Sousa

MILÃO — O treinador do Sp. Braga garante que o poder de fogo dos italianos não o assusta e promete investir no ataque, embora sem nunca desguarnecer a defesa. O principal objectivo dos bracarenses, no importante duelo desta noite no San Siro é mesmo o de continuarem invictos na Taça UEFA, prova na qual, até agora, só somam vitórias.


— Concorda que este é um jogo que em que o Sp. Braga não tem nada a perder, atendendo ao elevado grau de dificuldade que se reveste a missão da sua equipa?

— Não concordo. Temos três pontos a perder! É assim que encaramos todos os jogos. Conhecemos as nossas capacidades. Sabemos que vamos ter pela frente jogadores de outra galáxia, mas se formos melhores tacticamente e tivermos a sorte do jogo, podemos sair daqui com uma surpresa. Independentemente do desafio com o Milan, temos ainda outros dois jogos para nos qualificar. Esta partida não vai decidir o apuramento, a não ser que o Braga vença o Milan.

— Ancelotti deu a entender que está mais interessado no Campeonato do que no jogo com o Sp. Braga. Sente que há aqui algum menosprezo pela sua equipa?

— Não. Tem a ver com os objectivos da equipa do Milan. Ele entende que Campeonato é mais importante que a Taça UEFA. Não está a desvalorizar o Sp. Braga mas a valorizar o objectivo do Milan. A mim não me afecta nada e nem vejo desrespeito nessas palavras.

— Ele também disse que tem muita gente lesionada e que vai poupar a equipa, deixando Kaká e Zambrotta fora da convocatória. É uma boa notícia?

— Aí, eu não concordo com ele. Conheço a equipa do Milan, sei qual é o onze titular e não vai poupar assim tanta gente. Se poupar são um ou dois dos habituais titulares. É bom o Kaká não jogar. Mas não jogando Kaká, joga Ronaldinho Gaúcho, de certeza absoluta.

— E o Sp. Braga, terá margem para fazer alguma poupança, dado que se aproxima um jogo com o Nacional, para a Taça de Portugal?

— Não. Vamos tentar neste jogo provar porque temos sete vitórias consecutivas sem sofrer golos na UEFA. Vamo-nos pôr à prova frente a um adversário que é dos melhores do Mundo. Para mim e para os jogadores serve de teste, porque vamos apanhar situações novas em termos de jogo, o que pode ser bom para a partida da Taça de Portugal.

IMPORTANTE MARCAR GOLOS

— No campo pessoal, que tipo de sentimento invade um treinador que vai defrontar o Milan, em San Siro?

— Para mim, não significa nada. Já defrontei Real Madrid, Bayern de Munique... é igual. É uma equipa forte e temos o máximo respeito pelo Milan. Vamos tentar fazer um grande jogo e estamos confiantes de que assim será, porque o Braga tem conhecido um rendimento de qualidade em todas as partidas.

— É importante não sofrer golos ou, reformulando a questão, perante o poder de fogo deste Milan é inevitável sofrer golos?

— Não, o importante é marcar golos. Jogamos sempre com pensamento ofensivo, mas sabemos que quando defrontamos uma equipa desta qualidade dificilmente não se sofre um golo. Se não quisermos perder temos de marcar mais do que eles, é a lógica das coisas...

— Vai alterar alguma coisa no figurino da equipa?

— Vamos mudar o que definimos como estratégia de jogo, o que é diferente da composição da equipa. Teremos posicionamentos diferentes do habitual para que estratégia tenha efeito tanto em termos defensivos como ofensivos.



César Peixoto não tem medo

De regresso ao onze, o esquerdino defende que jogar a este nível torna tudo mais fácil

MILÃO - Salvo algum imponderável, Peixoto vai emprestar toda a sua experiência ao onze bracarense que esta noite defronta o Milan. Sem medo, porque esse é um sentimento ultrapassado: «O medo não faz parte do futebol moderno, o que existe é respeito pelo adversário. Eles também terão de nos respeitar, porque somos ambiciosos e queremos mostrar a nossa qualidade.»

De resto, jogar a este nível torna tudo «mais fácil», defende o esquerdino. «Tudo o que fizermos de bom aqui será muito valorizado, por isso são os melhores desafios para os jogadores se libertarem da pressão», junta, para depois fazer uma curiosa analogia sobre a campanha do Sp. Braga na UEFA e no Campeonato: «A Liga é uma longa-metragem na qual iremos ser felizes. Temos jogado tão bem no Campeonato como na Taça UEFA.»



Ancelotti faz poupanças

Kaká e Zambrotta vão ficar de fora; jogo com o Lecce, para o campeonato, é a prioridade

MILÃO —Carlo Ancelotti vai poupar Kaká e Zambrotta. O treinador elogia o Sp. Braga, mas admite que o encontro desta noite não é a prioridade da sua equipa e deixou de fora dos convocados dois dos seus jogadores cruciais, a pensar no encontro com o Lecce. «A partida com o Sp. Braga não será decisiva para nós. Temos muito respeito pelo adversário, vimos o grande jogo que fizeram com o Portsmouth e deu para perceber que é um conjunto veloz, dinâmico, que joga a um ritmo elevado», explicou.

A olhar mais para a Série A, Ancelotti falou de Mourinho e observou: «É muito difícil fazer a diferença como treinador no futebol italiano. Tem que ser uma pessoa muito preparada, porque para fazer a diferença é preciso tempo.» E ontem soube-se que Inzaghi,que já marcou 103 golos ao serviço dos rossoneri, renovou até 2010.



O ADEPTO PAULO JORGE

A recuperar de uma fractura no quinto metatarso do pé esquerdo, Paulo Jorge, capitão do Sp. Braga, viajou com a família no avião fretado pelo Sp. Braga. Fê-lo não na qualidade de jogador do plantel, mas apenas na qualidade de adepto, o que é uma experiência inédita na carreira do defesa-central.

Na bancada do San Siro, estará a puxar pela equipa e a desejar um rápido regresso aos jogos de alta pressão.

A meta principal de Paulo Jorge, esta época, é tentar apanhar os últimos dois meses de competição.



VESTIDOS DE PRETO

É com camisola preta que o Sp. Braga sobe hoje ao relvado do San Siro. Curiosamente, um equipamento alternativo que tem vendido muito bem e que já foi utilizado com êxito na campanha europeia. No caso, qualquer cor serviu, já que os bracarenses venceram os sete jogos em que participaram...

JOÃO MAGALHÃES EM ESTREIA

O recém-eleito presidente do Conselho Geral do Sp. Braga, João Magalhães, estreou-se em missões internacionais e com a expectativa de dar sorte à equipa. Para além do edil Mesquita Machado, figura sempre presente na vida do clube, também o presidente do Gil Vicente, António Fiúza, viajou para Milão, a convite dos bracarenses. Um galo para cantar vitória no fim?

CÁ NOS VEMOS NA 'PIAZZA'

O entusiasmo dos adeptos bracarense poderá ser hoje medido na Piazza del Duomo, ex-libris de Milão, para onde está marcada uma grande concentração. No avião que trouxe a comitiva, a adesão foi significativa: mais de uma centena de adeptos acompanhou a equipa, pelo que foi necessário fretar em Airbus A-310 com capacidade para 222 passageiros.

O CARTAZ NÃO ALICIA

O San Siro não vai encher. O desinteresse do público rossoneri pela Taça UEFA é gritante, ao ponto de ontem estarem vendidos pouco mais de sete mil bilhetes. Há sócios com cadeira anual que deverão reforçar os efectivos, mas, se calhar, os mil bracarenses previstos nas bancadas poderão ter voto em matéria de apoio.

in A BOLA

JotaCC

#1
Jesus contra os ricos

O palco é assustador, o adversário é temível e nem seria necessário dar nomes às coisas para se perceber na embrulhada em que se meteu o Braga ao participar na presente edição da fase de grupos da Taça UEFA. Ultrapassada em estilo a Taça Intertoto, alcançada com clareza a fase de grupos da Taça UEFA, o Braga tem agora mais um teste que torna os miúdos em homens de barba rija. O nome das coisas ajuda a perceber tudo: o Braga defronta hoje, em San Siro, o Milan, na segunda jornada da fase de grupos da Taça UEFA. Como se não bastasse o poder do adversário, também é na sua casa que o Braga terá de medir forças com a equipa onde abundam nomes de craque: Kaká, Ronaldinho, Maldini e Shevchenko são uma pequena amostra do plantel milanês. E ainda que não jogue, o presidente do Milan, Sílvio Berlusconi, é o primeiro-ministro de Itália, enquanto o presidente do Braga, António Salvador, ainda que sendo um empresário de sucesso, não é sequer presidente da junta de freguesia. Há um mundo a separar estes dois clubes, há um universo que coloca a Série A entre os três melhores campeonatos da Europa e a Liga Sagres na carruagem do meio, sem possibilidades financeiras de chegar à 1ª classe, em sério risco de ficar apertada ou até mesmo perder o lugar na classe turística. Há outros números que valem, ainda que um pontapé certeiro de Meyong possa reduzi-los à insignificância: os activos de duas pernas deste Milan valerão mais de três centenas de milhões de euros, muito longe de um Braga que valerá 48 milhões. Ainda assim, há um outro número, por si só será incapaz de bater Eduardo, mas que quererá dizer muita coisa: Sílvio Berlusconi autorizou um gordo cheque de 47 milhões de euros para que o Milan passasse o defeso a jogar ao ataque no mercado de transferências. Ora, chegaram a Milão estrelas do peso de Ronaldinho - 21 milhões entregues ao Barcelona -, com o conhecimento de Zambrotta (8,5 milhões) ou com a fama interna de Marco Borriello, que trocou Génova por Milanello por 7 milhões. E em Janeiro chega Beckham. Lembram-se dele?

Não deve haver tradução de subprime para italiano, até porque ninguém pareceu muito preocupado que entre compras e vendas o Milan tivesse ficado a perder cerca de 9 milhões de euros. Ora, este prejuízo daria um jeitaço ao Braga, que nem metade desse valor gastou para reforçar o plantel. Teve, para isso, de vasculhar o mercado dos jogadores a custo zero e sensibilizar FC Porto e jogadores para a boa aposta que seria tornarem-se guerreiros do Minho.

Equipas prováveis

San Siro

19h45 horas

Sporttv 1

Árbitro Peter Rasmussen (Dinamarca) >> Assistentes Henrik Sonderby (Dinamarca) e Martin Wulff (Dinamarca)

Milan

Treinador

Carlo Ancelotti

1 Dida GR

77 Antonini LD

24 Senderos DC

4 Kaladze DC

18 Jankulovski LE

5 Emerson MD

84 Flamini MO

10 Seedorf MO

7Pato AD

76 Shevchenko AE

9 Inzaghi AV

-

16 Kalac GR

25 Bonera DC

55 Ruggeri LE

8 Gattuso MD

51 Pedrocchi MO

80 Ronaldinho AV

11 Borriello AV

Braga

Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO

22 Luis Aguiar MO

19 Meyong AV

18 Renteria AV

-

31 Kieszek GR

44 Leone DC

17 Frechaut MD

23 Madrid MD

7 Mossoró MO

99 Matheus MO

9 Paulo César AV



Shevchenko
Figura do Milan
Trauma ucraniano


Pode ter regressado a Milão depois de uma traumática passagem pelo Chelsea e uma conflituosa relação com o agora vizinho José Mourinho, mas não haverá no Braga quem menospreze Shevchenko. Até porque todos sabem que o ucraniano vale muito mais do que o golo marcado este ano, curiosamente na Taça UEFA.

Eduardo
Figura do Braga
Teste ao zero


O invicto guarda-redes do Braga, utilizado nos sete jogos europeus, terá hoje o mais complicado teste à façanha de ainda não ter sofrido golos. Ter Shevchenko por perto, não será o mesmo do que parar um remate de Oravec, outrora avançado do Boavista e que defrontou Eduardo na eliminatória com o Artmedia.



A história de Pato toca Renteria

Está marcado para hoje um encontro entre dois destinos marcados pela passagem comum por um clube brasileiro, um passado mais ou menos de sucesso nas camadas jovens e um presente quase sem pontos que coincidam. Alexandre Pato e Renteria, separados no bilhete de identidade por quase quatro anos, jogaram ambos no Internacional de Porto Alegre que se sagrou vencedor do Mundial de Clubes, em 2006. Na altura, Renteria era a "arma secreta" de Abel Braga e Pato o jovem prodígio.

Hoje, um luta pela afirmação num Milan de estrelas, enquanto outro vive em Braga a segunda vida em Portugal, talvez a derradeira oportunidade de provar que vale mais do que os seis jogos que fez no FC Porto em 2007. Os nove golos que marcou no campeonato francês aumentaram as dúvidas. No bom sentido.

Renteria destacou-se num Mundial de Sub-20 de 2005, acabando mesmo nomeado pela FIFA para o onze ideal. O desempenho no torneio, que teve lugar na Holanda, levou-o da Colômbia para o Brasil, deixando para trás o principal clube da região mais pobre do país. Pato, assim conhecido por ser natural de Pato Branco, não precisou de um campeonato de jovens. Já era uma estrela quando chegou ao Campeonato do Mundo de Sub-20, em 2007. Falava-se do interesse do Real Madrid e do Chelsea, acabou no Milan, que pagou por ele 15 milhões de euros. Um balúrdio. Uns meses antes, no início de 2007, Renteria rendeu cerca de 1,5 milhões de euros ao Internacional de Porto Alegre, que acedeu negociar o passe do colombiano para o FC Porto. Seis meses nos portistas não renderam mais do que meia dúzia de jogos, nenhum golo marcado e um falhanço no Estádio da Luz ainda hoje recordado. Foi tão escandaloso, que nem uma pré-época com golos o livraram do empréstimo ao Estrasburgo, da Ligue 1.

Alexandre Pato e Renteria, que ainda recentemente se reencontraram no Brasil-Colômbia, válido para a fase de qualificação do Mundial'2010, conviveram poucos meses no Internacional de Porto Alegre. Ainda assim, ficaram ligados à carreira do "Colorado" que terminou com a conquista do Mundial de Clubes de 2006. Renteria, que conheceu Pato de apenas 16 anos, marcou golos decisivos ainda durante a Copa Libertadores, Pato foi ao Mundial de Clubes tornar-se aos 17 anos e 102 dias o mais jovem marcador de uma prova da FIFA sem limite de idade.



É melhor sem Kaká


Jorge Jesus não acredita que o Milan vá exagerar na poupança, nem tão pouco acha que os craques do clube italiano sejam dispersos pela bancada e banco de suplentes. "Sem o Kaká convocado é melhor, mas aposto que joga o Ronaldinho", afirmou o técnico bracarense na conferência de imprensa que antecedeu o treino de adaptação ao relvado e iluminação de um estádio que não o assusta. "Não significa nada de especial jogar aqui, já defrontei o Real Madrid, o Bayern de Munique". O treinador é, aliás, o primeiro a insurgir-se contra a ideia de que o Braga nada tem a perder neste jogo, preferindo colocar o encontro com um dos melhores clubes do Mundo como "um teste ao treinador e jogadores do Braga". Ou seja, para além do gosto de especial de pontuar em San Siro, possibilidade que não renega, Jorge Jesus referiu que defrontar o Milan será uma oportunidade de "valorização". Admirador do futebol italiano, garantiu ontem que "nunca diria dos treinadores italianos" o que afirmou no final do jogo com o Portsmouth sobre os "técnicos ingleses".

Mais interessado em marcar hoje do que em manter a defesa inviolável, Jorge Jesus explicou o desapego à façanha do Braga ainda não ter sofrido golos nos sete jogos das competições europeias. "É difícil que uma equipa como o Milan não marque golos, por isso, para não perder o Braga deve também marcar".


César Peixoto sem receio dos craques milanenses

César Peixoto não destaca um adversário, nem receia a qualidade dos italianos. "O Milan é acima de tudo uma grande equipa, com grandes jogadores, mas no futebol moderno já não há lugar para medo", assinalou, acrescentando. "Este é um dos jogos mais fáceis de fazer porque o que de bom fizermos será sempre valorizado e o que de mal suceder será desculpado", referiu, revelando estar a cem por cento.


Ancelotti teme Braga

Kaká e Zambrotta ficaram de fora dos convocados do Milan, uma opção explicada por Carlo Ancelotti como a necessidade de "dar descanso aos jogadores tendo em vista o jogo de domingo, para o campeonato". Para além destes dois titulares indiscutíveis, o guarda-redes Abiatti cede, como é habitual na UEFA, o lugar na baliza ao brasileiro Dida, sendo que Maldini e Ambrosini também não foram incluídos nas escolhas por decisão técnica. Apenas Pirlo ficou de fora por se encontrar lesionado. Quem deve jogar a titular é Inzaghi, que ainda ontem renovou o contrato até Janeiro de 2010.

Sobre o Braga, o treinador do líder da Série A mostrou respeito. "Pelo que vimos no jogo com o Portsmouth e das observações que fizemos é uma equipa a temer". As características encontradas pelas análises foram mesmo divulgadas. "É uma equipa dinâmica, que joga ao mesmo ritmo durante todo o jogo, tem força, técnica e jogadores de qualidade".


Linz multado e desejado pelo Saturn


A opção por tornar pública a vontade de ir embora do Braga - intenção adiantada por O JOGO na edição do passado dia 31 - vai custar a Linz uma multa, cujo valor a SAD ainda não decidiu. Como era de esperar, o internacional austríaco foi assunto na partida do Braga para Milão. Confrontado com a vontade do avançado de deixar o Minho já em Janeiro, aproveitando a reabertura do mercado de transferências, António Salvador analisou as recentes declarações de Linz numa outra perspectiva: "Estaria mais preocupado se ele não estivesse insatisfeito", declarou o presidente do Conselho de Administração da SAD bracarense, adiantando que é sua crença de que "no Braga todos têm vontade de jogar". Jorge Jesus apenas afirmou que a sua "cultura de grupo" não lhe permite "comentar afirmações de jogadores".

Seja como for, apurou O JOGO, o ponta-de-lança austríaco terá em mãos uma proposta do Saturn, da Rússia, que lhe permitirá receber por época 1,2 milhões de euros/ano. O problema é que o clube russo oferece pouco ao Braga...


Surpresa Fiúza

A viagem a Milão atraiu algumas individualidades. Se a presença de Mesquita Machado, presidente da Câmara, balançou entre a estreia esta época e o esperado, não deixou de surpreender que tivesse viajado António Fiúza, presidente do Gil Vicente, clube com o qual o Braga acertou recentemente a aquisição dos restantes 40% do passe de João Pereira.


Domingo à tarde
Já na Madeira


O Braga não terá tempo para descansar. Depois de Milão a equipa treinará até à partida para a Madeira - domingo à tarde - onde joga na segunda-feira para a Taça de Portugal Millenium, face ao Nacional.


Um milhar no apoio

Não serão 1000, mas andará por lá perto o número de adeptos do Braga que hoje estará em San Siro. A juntar aos cerca de 700 adeptos "oficiais" há ainda a referir a presença de algumas centenas que chegaram a Itália, sem estarem incluídos na viagem oficial, para assistir a um jogo para o qual o Milan disponibilizou bilhetes a sete euros.


Colectivo imparável

A solidez e consistência colectivas do ABC foram essenciais para levar de vencida o Belenenses, que já não sentia o sabor da derrota em casa há um ano e sete meses. Mesmo com baixas importantes, casos de Carlos Ferreira, Luís Bogas e Eduardo Salgado, a formação de Braga controlou a partida do início ao fim, aproveitando a intranquilidade dos jogadores do Restelo, que entraram em campo bastante desconcentrados, com demasiadas perdas de bola e falta de eficácia na finalização.

Mesmo com uma primeira linha de atletas mais jovens, o ABC não tremeu, apresentando uma defesa muito aguerrida.A equipa da casa não aguentou a pressão exercida e a sua principal arma foi o contra-ataque, com Nélson Pina, em evidência, a aproveitar as raras desatenções dos bracarenses.

O segundo tempo foi uma cópia do primeiro, com o ABC a entrar novamente melhor, cavando um fosso irrecuperável. A meio da etapa complementar, chegou a ter uma vantagem de oito golos, que sentenciaram a partida. O Belenenses ainda procurou reagir, mas o nervosismo não permitiu a desejada aproximação no marcador. Segue-se agora um ciclo difícil para os azuis do Restelo, que sábado medem forças com o campeão nacional e no fim-de-semana seguinte defrontam os polacos do MKS Lubin, para a Taça EHF.

DECLARAÇÕES
Jorge Rito
"Exemplares a defender"

"Correu tudo bem. Tivemos uma prestação defensiva exemplar. Conseguimos controlar o jogo e na segunda parte melhorámos em termos ofensivos, mas é certo que não esperava ter oito golos de vantagem a 15 minutos do final, mas essa diferença espelhava o que se passava na partida. ", afirmou Jorge Rito.

João Florêncio

"Correu-nos tudo mal"

O técnico do Belenenses mostrou-se agastado com a derrota. "Correu-nos tudo mal. Defrontámos uma equipa que jogou muito colectivamente e que se apresentou muito forte. Nós fomos o inverso. No ataque fomos zero. Falhamos quase tudo o que se deve fazer colectivamente", comentou.


Figura
Bruno Dias
Segurança na baliza

Sem o lesionado, Carlos Ferreira, o técnico do ABC apostou em Bruno Dias para a baliza e não se arrependeu. Esteve muito eficaz, principalmente na primeira parte, parando remates quase indefensáveis.

O JOGO

JotaCC

#2
Desabafo de Linz esperado
ANTÓNIO SALVADOR NÃO FICOU SURPREENDIDO
         
O presidente da Administração da SAD do Sp. Braga não ficou surpreendido com as declarações de desagrado proferidas pelo avançado Roland Linz relativamente ao facto de querer sair em Janeiro por não ser opção regular do técnico Jorge Jesus.

"Estaria preocupado se ele não se mostrasse insatisfeito por não estar a jogar", começou por comentar António Salvador, sem esclarecer se o austríaco será alvo de uma medida disciplinar: "É um desabafo normal de um atleta que pretende jogar."

Sobre a intenção do internacional querer abandonar o plantel dos arsenalistas na reabertura do mercado, António Salvador respondeu com a necessidade de disciplina. "Linz é um activo e tem vindo a valorizar-se por estar incluído no plantel do Sp. Braga. E como faz parte do plantel tem de acatar as ordens técnicas e esperar por melhores oportunidades", sugeriu à partida para Milão.


À porta de um sonho
JUSTIFICAR EM SAN SIRO AS SETE VITÓRIAS CONSECUTIVAS
         
Veni, vidi, vici (vim, vi e venci) – a célebre frase atribuída ao imperador Júlio César há mais de 2 mil anos, após as vitórias nas batalhas que impulsionaram o poderio romano pelo mundo civilizado, pode conhecer hoje uma analogia perfeita com uma vitória do Sp. Braga no enorme San Siro.

Os guerreiros do Minho conseguiram fazer história em Portugal e já partiram à conquista da Europa, mas ainda não usufruem de um reconhecimento mediático global que nascerá no caso de derrotarem o colosso AC Milan em sua casa.

Um objectivo que o técnico Jorge Jesus não esconde gostar de ver cumprido, embora a prudência tenha sido a principal arma do responsável na antevisão a um jogo em que procurou contornar o efeito gravitacional que é jogar em San Siro para todos os seus jogadores.

"Já joguei contra o Real Madrid e o Bayern de Munique, pelo que este jogo não significa nada de mais. É apenas mais um, frente a uma equipa muito poderosa e que vamos respeitar", comentou Jorge Jesus, convicto em regressar a Portugal com um sorriso nos lábios: "Estou confiante que vamos fazer uma boa partida. Estamos bem cientes das dificuldades, mas queremos mostrar não só o porquê da vitória frente ao Portsmouth, como as sete triunfos consecutivas na UEFA sem nenhum golo sofrido."


ABC da indiferença a problemas alheios
BELENENSES IRRECONHECÍVEL APÓS SEMANA ATRIBULADA
      
O ABC aproveitou bem a intranquilidade vivida pela equipa do Belenenses e ganhou (31-28) com facilidade na deslocação ao Acácio Rosa, quebrando, assim, a invencibilidade dos lisboetas naquele recinto que durava há 1 ano e 7 meses.

"Foi um jogo de entrega e onde os mais jovens puderam mostrar que têm valor. É uma vitória importante, porque todos sabem a dificuldade que é ganhar em Belém", considerou o pivot José Costa (6 golos em 7 remates), satisfeito por o ABC ter regressado ao 3.º lugar da Liga, após este jogo antecipado da 9.ª ronda.

O Belenenses esteve irreconhecível, depois de uma semana atribulada, onde os jogadores estiveram mais preocupados a negociar a forma de receber os salários do que em treinar-se e isso reflectiu-se em campo, pois a equipa não funcionou.

"Ambicionávamos manter a invencibilidade no Acácio Rosa, mas o jogo não correu de feição. Parece que queríamos resolver ao nível individual aquilo que tem de ser feito colectivamente", disse o ponta Tiago Fonseca.

O ABC justificou o triunfo, cometendo menos erros e apresentando uma defesa e ataque eficazes. "Tivemos uma prestação defensiva exemplar, pois a aproximação do resultado no final da primeira parte apenas se deve a demérito nosso, depois de sofrermos 8 golos de contra-ataque. Mas controlámos sempre", considerou Jorge Rito, treinador do ABC.

João Florêncio, técnico do Belenenses, estava resignado: "Correu tudo mal e não mostrámos nada daquilo que somos capazes."

RECORD

JotaCC

Jorge Jesus diz que as surpresas acabaram na Taça UEFA
"O Milan já sabe quem nós somos"


Jorge Jesus não tem dúvidas: o técnico do AC Milan, Carlo Ancelotti, não vai cometer o erro do treinador inglês do Portsmouth, que confessou não ter estudado minimamente a equipa do Sp. Braga. Desta vez, assegura o treinador arsenalista, "não vai haver surpresas." "De certeza que o Milan já sabe quem nós somos", observou.

Convicto de que a goleada imposta em Braga ao Portsmouth colocou a equipa no mapa da Europa, Jesus vai preparado para um jogo (hoje, às 19h45, Sport TV1) "de dificuldade extrema".

"Nós sabemos bem que vamos defrontar uma equipa de outra galáxia, mas pretendemos mostrar o porquê de apresentarmos este percurso notável ao nível da UEFA", disse o técnico do Braga, antes do treino de ontem no Estádio de S. Siro.

Nas sete partidas jogadas para as competições europeias, esta época (duas na Intertoto e cinco na UEFA), o Braga marcou 17 golos e não sofreu nenhum. Um recorde absoluto nas equipas portuguesas, em termos de partidas seguidas sem sofrer golos. O anterior recorde pertencia ao Benfica de Erikson (89/90). "É um dado importante e de que nos orgulhamos, mas queremos mais", disse Jesus, sublinhando que a ideia é "trazer à terra uma equipa do outro mundo".

De resto, o técnico arsenalista pode contar com César Peixoto e Andrés Madrid para ajudar à coesão defensiva do meio-campo.

De fora ficou o austríaco Roland Linz, que na época passada foi a grande referência no ataque do Braga e que não tem escondido o desagrado com o facto de, com frequência, não fazer parte dos planos de Jorge Jesus.

Linz afirmou já que se sente desmotivado e que considera que o Sp. Braga não tem dado "o devido valor às suas qualidades".

KAKÁ E ZAMBROTTA DE FORA

Kaká e Zambrotta não vão defrontar o Sp. Braga, esta quinta-feira. O treinador do Milan, Carlo Ancelotti, disse, em Conferência de Imprensa, que tem muito respeito pelo Sp. Braga, sublinhando que viu o jogo contra os ingleses do Portsmouth, mas referiu que "é preciso dar descanso a alguns jogadores".

"Alguns jogadores vão repousar, com vista ao próximo jogo da Série A. O encontro com o Sp. Braga não é decisivo, pois ainda restam dois jogos nesta fase de grupos. É certo que Zambrotta e Kaká não jogam, os restantes serão todos convocados e depois veremos qual a equipa ideal", afirmou o técnico italiano.

De resto, Ancelotti assegurou que o quarteto defensivo vai ser composto por Senderos e Kaladze no centro, Antonini à direita e Jankulovski à esquerda.

Mas Kaká e Zambrotta não são os únicos a descansar. Abbiati, Favalli, Maldini e Ambrosini também não foram convocados.

OUTROS DADOS

LINZ DE FORA

"Linz deveria considerar-se muito valorizado por pertencer ao plantel", disse ontem António Salvador, presidente do Sp. Braga, sobre o descontentamento do avançado (não foi convocado).

APOIO EM MILÃO

Nas bancadas do Estádio S. Siro, em Milão, vai estar cerca de uma centena de adeptos do Sp. Braga. A maioria dos simpatizantes dos minhotos viajou de avião, mas muitos foram de carro (perto de 2000 km).

CAMPO DIFICÍL

Até agora, ao Milan, só o FC Porto conseguiu ganhar em S. Siro: 1-0, em 1979/80, e 3-2, em 1996/97. Em Portugal, só a CUF (2-0, 65/66) conseguiu derrotar os italianos na UEFA.

CORREIO DA MANHA

JotaCC

Jesus ciente das dificuldades do Braga em S. Siro

Cuidados defensivos

O Sporting de Braga 'preparou bem', o sistema defensivo para a visita de hoje a S. Siro, disse Jesus, para o jogo da Taça UEFA.
Apesar das precauções, treinador Jorge Jesus garante que a equipa jamais abdicará de procurar o golo.
'Face à qualidade dos jogadores do AC Milan, tivemos especiais cuidados no plano defensivo, mas não vamos renunciar aos nossos princípios ofensivos', vincou o técnico, na antevisão do desafio da segunda jornada do Grupo E.
Jorge Jesus sabe que vai defrontar 'uma das melhores equipas do Mundo', mas quer marcar em San Siro. Para o conseguir, defende que é preciso 'tirar partido dos dotes técnicos', dos seus pupilos.
'O AC Milan lidera o campeonato em Itália e, em termos de qualidade individual, é das melhores equipas do Mundo, mas quero um Braga empenhado ao máximo a lutar por todas as suas possibilidades', acrescentou.
Jesus desvalorizou a ausência de alguns titulares no conjunto «rossonero» - 'duvido que renunciem em simultâneo a Kaká e Ronaldinho', -, lembrando a excelência de todo o plantel dos transalpinos e o facto de ambas as equipas se apresentarem em campo com os seus habituas atletas.
Depois do triunfo 3-0 sobre o Portsmouth, os bracarenses lideram o grupo com três pontos, juntamente com o seu rival desta noite (19h45).
O futebolista César Peixoto revelou 'respeito', pelo AC Milan, mas garantiu que o Braga vai empenhar-se para satisfazer as suas 'ambições',
'Contra uma equipa deste nível, nada temos a perder. O AC Milan tem jogadores de qualidade mundial, mas não devemos temê-lo. Jogaremos com confiança', concluiu.

S. Siro. Jorge Jesus está ciente das dificuldades do jogo, mas afirma que Braga não vai entrar receoso


Ancelotti (técnico Milan)

Temos muito respeito pelo adversário

O treinador do AC Milan, Carlo Ancelotti, revelou 'muito respeito', pelo Sporting de Braga, classificando-o como um adversário a temer hoje em Milão, na 2.ª ronda do Grupo E da Taça UEFA.
'É uma equipa pela qual tenho muito respeito. Vimos o seu jogo com o Portsmouth (3-0) e outros desafios no campeonato. É um conjunto rápido, dinâmico, que joga em elevado ritmo todo o jogo. Tem características com as quais devemos ter cuidados', avisou.
Os elogios não se ficaram por aqui: 'O Sporting de Braga é uma equipa completa, com ritmo e composta por jogadores de óptima qualidade',
O facto de liderar o grupo em parceria com os portugueses (três pontos) dá algum conforto a Ancelotti para gerir o plantel.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

Hóquei de Braga vence Cambra e sobe ao quarto lugar     

O Hóquei Clube de Braga venceu ontem o Cambra por 2-0, em jogo da sétima jornada do campeonato nacional da I divisão.

Com este triunfo, a formação de Rui Sérgio Teixeira manteve a invencibilidade e ascendeu ao quarto lugar.

Em Viana do Castelo, em mais um derbi regional, a Juventude de Viana confirmou o favoritismo e venceu confortavelmente o Oquei Clube de Barcelos por expressivo 8-1.

A equipa de Rui Neto manteve o terceiro lugar, a um ponto dos lideres F.C.Porto e Oliveirense, enquanto o Óquei de Barcelos desceu para o nono posto.


O ABC ascendeu ao terceiro lugar do campeonato da Liga Portuguesa de Andebol depois da vitória ontem frente ao Belenenses.     

Depois da vitória de ontem à noite em Lisboa contra o Belenenses por 31-28, o ABC ascende ao terceiro lugar do campeonato da Liga Portuguesa de Andebol.

Nesta altura, a equipa bracarense tem 15 pontos, menos que o Benfica e Futebol Clube do Porto que são as duas equipas que lideram nesta altura o campeonato, com 19 e 18 pontos respectivamente.

No final da partida de ontem, o técnico do ABC, Jorge Rito, disse à Antena Minho, cadeia de informação norte, que foi uma vitória boa para a sua equipa, num recinto difícil.

Após a vitória desta do ABC ontem à noite em Lisboa, por 31-28, o ABC joga no ptóximo sábado às seis da tarde no Sá Leite contra o Madeira SAD.


Jorge Jesus diz que não tem medo do Milão. O Braga joga esta noite com o AC Milan, numa partida a contar para a segunda jornada da fase de Grupos da taça UEFA.     

Jorge Jesus sem medo do Milão, a equipa que joga esta noite contra o Sporting de Braga, numa partida a contar para a segunda jornada da fase de Grupos da taça UEFA que se disputa em São Siro.

E o treinador do Sporting de Braga diz mesmo que é importante que a seu equipa marque golos esta noite em Itália, para não ser surpreendido por um Milão que apresenta algumas ausências para este jogo, como Kaká ou Zambrota.

Em declarações aos jornalistas na véspera da partida desta noite em Milão, Jorge Jesus diz que só um Sporting de Braga tacticamente forte, tem hipóteses de contrariar o poderoso Milão que é das equipas que apresenta no seu historial, o maior número de títulos de campeão europeu conquistado.

Recorde-se que o jogo desta noite conta para a segunda jornada da fase de grupos da taça UEFA, e é arbitrado pelo dinamarquês Peter Rasmussen.

ANTENA MINHO

JotaCC

Sp. Braga em Milão à procura de glória

O Sporting de Braga defronta hoje (19h45) o AC Milan, no estádio San Siro, em Itália, em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo E da Taça UEFA.
Os arsenalistas vão tentar fazer o que poucos fizeram até hoje nas competições europeias, ou seja, sair do palco dos sonhos com pontos na bagagem.

DM

JotaCC

Braga eleva a fasquia contra um Milan sem Kaká e Zambrotta

A Ambições ao rubro no Sporting de Braga, que se encontra no Norte de Itália para defrontar hoje o Milan e tentar a oitava vitória consecutiva na Europa. A carreira excelente dos minhotos na Taça UEFA, sublinhada com uma goleada ao Portsmouth (3--0), é motivo para Jorge Jesus acreditar num bom resultado. E o treinador promete mostrar futebol de ataque em Milão, indiferente à maior experiência do adversário.
Em San Siro costuma mandar o Milan. O treinador do Sp. Braga sabe-o bem, mas está pouco interessado nos nomes que lhe vão aparecer pela frente. Depois de golear o Portsmouth, Jorge Jesus acredita que pode continuar a surpreender: "Sabemos as dificuldades que iremos encontrar, mas também estamos conscientes de que podemos fazer um bom jogo".
É hora para a superação, no entender do técnico: "O Milan é o primeiro classificado do campeonato italiano e, para além da qualidade individual, é muito forte colectivamente. Para nós, é fundamental marcar e, para consegui-lo, temos de tirar proveito dos nossos dotes técnicos e redobrar as atenções na defesa, dada a qualidade dos jogadores do Milan".
César Peixoto, de regresso aos con-vocados, reforçou o clima de optimismo da formação bracarense. O extremo garantiu que os jogadores do Sp. Braga vão entrar "sem medo" em San Siro. "Respeitamos o Milan, mas também somos ambiciosos. Frente a uma equipa destas, nada temos a perder", frisou.
Jesus não poderá reeditar o "onze" que derrotou o Portsmouth, por causa da lesão que afectou Luís Aguiar. O uruguaio viajou para Milão, mas não se encontra nas melhores condições físicas, devendo começar o jogo como suplente. Mossoró deverá ser o escolhido para o lugar de Luís Aguiar, ficando o ataque minhoto a cargo de Rentería e Meyong.
O Milan jogará sem a estrela Kaká e o lateral-direito Zambrotta. Carlo Ancelotti decidiu poupar os dois a pensar no próximo compromisso com o Lecce. "Vou poupá-los porque o jogo com o Sp. Braga não é decisivo", explicou. Abbiati, Favalli, Maldini e Ambrosini também não foram convocados, mas Ancelotti faz questão de dizer que o Milan sente "muito respeito" pelo adversário português.
O jogo com o Sp. Braga assinalará sete anos de Ancelotti como treinador do Milan. Inzaghi, também no clube há sete anos, renovou contrato ontem até 2010.


Linz é mesmo "caso"

Ao deixar o austríaco pela terceira vez - desde que está apto fisicamente - fora dos convocados, Jorge Jesus confirmou que Roland Linz é, actualmente, nome de "caso" no Sp. Braga. O próprio jogador levantou o véu anteontem, em declarações a um jornal desportivo. Linz não entende por que razão fica fora das opções de Jesus, diz que o treinador não acredita nele e mostra vontade de deixar o clube. Jesus não quis explicar o "caso", mas não sobram dúvidas de que o processo disciplinar de que foi alvo o austríaco, após o jogo com o Leixões, ainda não foi digerido.

PUBLICO

Cici

Taça UEFA - Benfica e Sporting de Braga com missões diferentes       
06-Nov-2008 

Benfica e Sporting de Braga têm hoje embates importantes com vista à continuidade na Taça UEFA em futebol, quando defrontarem os turcos do Galatasaray e os italianos do AC Milan, respectivamente, encontros da segunda jornada da prova.

Os "arsenalistas" são os que têm uma tarefa bem mais complicada, quando actuarem no reduto do poderoso AC Milan, apontado como o grande favorito a conquistar o troféu. O Braga apresenta-se em Itália motivado com o triunfo (3-0) trazido da primeira jornada na recepção aos ingleses do Portsmouth, o que lhe confere maior tranquilidade para defrontar o colosso milanês. Depois do empate (1-1) na ronda inaugural diante do Hertha Berlim, na Alemanha, o Benfica está em boa posição para poder visar a fase seguinte, precisando para isso de confirmar o seu favoritismo e vencer os turcos. Caso vençam os turcos do Galatasaray, os "encarnados" ficam em excelente posição de seguir em frente, ficando por disputar ainda duas rondas.


Jorge Jesues "Sporting Braga não abdicará de marcar em Milão"        
06-Nov-2008 

O Sporting de Braga "preparou bem" o sistema defensivo para a visita de quinta-feira aos italianos do AC Milan, em jogo da Taça UEFA em futebol, mas o treinador Jorge Jesus garante que a equipa jamais abdicará de procurar o golo.

Jesus quer marcar em Milão"Face à qualidade dos jogadores do AC Milan, tivemos especiais cuidados no plano defensivo, mas não vamos renunciar aos nossos princípios ofensivos", vincou o técnico, na antevisão do desafio da segunda jornada do Grupo E.  Jorge Jesus sabe que vai defrontar "uma das melhores equipas do Mundo", mas quer marcar em San Siro. Para o conseguir, defende que é preciso "tirar partido dos dotes técnicos" dos seus pupilos. "O AC Milan lidera o campeonato em Itália e, em termos de qualidade individual, é das melhores equipas do Mundo, mas quero um Braga empenhado ao máximo a lutar por todas as suas possibilidades", acrescentou.  Jesus desvalorizou a ausência de alguns titulares no conjunto "rossonero" - "duvido que renunciem em simultâneo a Kaká e Ronaldinho" -, lembrando a excelência de todo o plantel dos transalpinos e o facto de ambas as equipas se apresentarem em campo com os seus habituas atletas. 

Depois do triunfo 3-0 sobre o Portsmouth, os bracarenses lideram o grupo com três pontos, juntamente com o seu rival de quinta-feira. O futebolista César Peixoto revelou "respeito" pelo AC Milan, mas garantiu que o Braga vai empenhar-se para satisfazer as suas "ambições".   "Contra uma equipa deste nível, nada temos a perder. O AC Milan tem jogadores de qualidade mundial, mas não devemos temê-lo. Jogaremos com confiança", concluiu.


Ancelotti fala em "muito respeito" pelo Sporting Braga       
06-Nov-2008 

O treinador do AC Milan, Carlo Ancelotti, revelou hoje "muito respeito" pelo Sporting de Braga, classificando-o como um adversário a temer quinta-feira em Milão, na segunda jornada do Grupo E da Taça UEFA em futebol.  "É uma equipa pela qual tenho muito respeito. Vimos o seu jogo com o Portsmouth (3-0) e outros desafios no campeonato. É um conjunto rápido, dinâmico, que joga em elevado ritmo todo o jogo. Tem características com as quais devemos ter cuidados", avisou. Os elogios não se ficaram por aqui: "O Sporting de Braga é uma equipa completa, com ritmo e composta por jogadores de óptima qualidade". O facto de liderar o grupo em parceria com os portugueses (três pontos) dá algum conforto a Ancelotti para gerir o plantel, até porque o AC Milan subiu também ao comando do campeonato transalpino, o principal objectivo da época.  "Certamente vamos descansar alguns jogadores tendo em vista o campeonato. A partida de quinta-feira não é decisiva, pois ainda teremos mais dois jogos", vincou.  Depois da explicação, o técnico revelou que Kaká (melhor jogador do Mundo em 2007) e Zambrotta serão poupados. Nesta e Pirlo estão indisponíveis.   "Começámos bem a Taça UEFA, com uma vitória fora. Um novo triunfo aumenta as nossas possibilidades de qualificação, por isso queremos os três pontos", concluiu

in Mais Actual

JotaCC

César Peixoto: «Respeitamos o Milan, mas temos a nossa ambição»[/color]

É com respeito, mas sem prestar vassalagem, que o Sp. Braga vai entrar no relvado de San Siro, para defrontar o Milan. Pelo menos a avaliar pelo discurso de Jorge Jesus e de César Peixoto. O jogador destaca a qualidade da equipa italiana, mas garante que o Sp. Braga mantém vivo o objectivo de se qualificar para a próxima fase da Taça UEFA.

«Respeitamos o Milan, mas temos a nossa ambição. Contra uma equipa destas, não temos nada a perder. Para o Sp. Braga, a Taça UEFA é tão importante quanto a Liga portuguesa, embora o campeonato seja mais longo e dê mais tempo para recuperar. O Milan é uma grande equipa, com jogadores de classe mundial, mas não podemos ter medo. Viemos a San Siro com confiança», disse o esquerdino, na conferência de imprensa de antevisão da partida.

Em relação à sua condição física, Peixoto disse estar bem e pronto para «ajudar a equipa a demonstrar a qualidade que tem».


Milan-Sp. Braga: Jorge Jesus promete não renunciar ao ataque

O Sp. Braga vai defrontar o todo-poderoso AC Milan, nesta quinta-feira, mas Jorge Jesus garante que os «arsenalistas» não entrar no relvado de San Siro apenas com a intenção de defender.

«Para nós será fundamental marcar, e para consegui-lo temos de tirar proveito dos nossos dotes técnicos. Vamos ter muita atenção no plano defensivo, dada a qualidade dos jogadores do Milan, mas sem renunciar aos nossos princípios ofensivos», disse o técnico, na conferência de imprensa de antevisão do encontro.

Carlo Ancelotti, deixou fora da lista de convocados jogadores como Kaká, Zambrotta, Maldini e Ambrosini, mas ainda assim Jesus não espera facilidades. «O Milan tem 22 ou 23 titulares. Em termos de qualidade individual, o Milan está entre as melhores equipas do mundo, e lidera a Serie A, mas quero um Sp. Braga que se empenhe ao máximo», disse o técnico luso.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Sp. Braga em Milão para vencer

O Sporting de Braga defronta esta quinta-feira o AC Milan na tentativa de conquistar a oitava vitória consecutiva na Taça UEFA. A equipa italiana não deve utilizar algumas estrelas, mas não deixa de ser uma equipa forte.
Do lado do Milan, Kaká e Zambrotta não sobem esta noite ao relvado. O treinador do emblema italiano, Carlo Ancelotti, decidiu poupar os dois jogadores para os próximos compromissos. A dúvida mantém-se na utilização, ou não, de Ronaldinho no 11 inicial.

Quanto ao Braga, o objectivo é fazer história na casa do Milan, e embora assumam o respeito pelo adversário, afirmam que não existem equipas imbatíveis.

O enviado especial da Antena 1 a Milão esteve á conversa com alguns adeptos arsenalistas, que felizes por representarem as cores do clube na cidade italiana, esperam voltar para casa com um sorriso vitorioso.

RTP

Cici

Braga não abdica do ataque em San Siro
6 de novembro de 2008

O Sp. Braga tem esta quinta-feira uma tarefa hercúlea em San Siro, onde vai defrontar o AC Milan, em jogo do Grupo E da Taça UEFA. O adversário é um dos históricos do futebol europeu e actual líder da Serie A italiana, mas esse facto não parece tirar o sono ao treinador bracarense, Jorge Jesus, que promete uma equipa à procura do golo.

Explorar a técnica
O favoritismo recai naturalmente sobre o Milan, clube sete vezes campeão europeu e que possui no seu plantel jogadores consagrados, como Ronaldinho, Andriy Shevchenko, Kaká ou Andrea Pirlo, mas os nomes parecem não assustar Jorge Jesus. O técnico assegurou que os minhotos não vão abdicar do ataque. "É fundamental marcarmos em San Siro e para isso temos de tirar proveito da nossa capacidade técnica", explicou. "Claro que vamos ter muita atenção em termos defensivos, mas não vamos renunciar aos nossos princípios ofensivos", fez saber Jorge Jesus.

Entrar empenhados
A possibilidade de o treinador italiano Carlo Ancelotti fazer descansar alguns dos seus atletas também não é, ao invés, motivo de regozijo por parte de Jorge Jesus, que é realista na apreciação ao plantel milanês. "O Milan tem 22 ou 23 jogadores que podem ser titulares e são uma das melhores equipas do Mundo em termos individuais, por isso, o que temos de fazer é entrar em campo empenhados", defendeu o treinador arsenalista".

in UEFA

JotaCC

Rainford Kalaba chamado à selecção da Zâmbia 

O médio do Gil Vicente Kalaba foi convocado para a selecção da Zâmbia, tendo em vista o embate com a sua congénere de Marrocos.

O jogador, que está em Barcelos por empréstimo do Sporting de Braga, tem sido titular na selecção do seu país, uma aposta que deve manter-se neste desafio a realizar em Rabat.

ANTENA MINHO

JotaCC

#13


AC MILAN-SP. BRAGA, 1-0 (Ronaldinho 90'+2)
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA
   
      
21:37 - Final da partida.

90'+3 - GOLO DO AC MILAN... A defesa bracarense não consegue afastar a bola da área, Gattuso intercepta e assiste com um passe atrasado RONALDINHO, que enche o pé de fora da área e atira para o fundo da redes, em hipóteses para Eduardo.

90' - Mais três minutos para jogar.

89' - Jesus esgota as substituições. Sai Alan, entra JOÃO PEREIRA.

87' - Schevchenko passa por Eduardo na área mas perde ângulo e só pode centrar... Contudo, ninguém aparece na área.

86' - Rentería, servido por Frechaut, atira de fora da área ao lado do poste direito de Dida. Só dá Braga!

82' - Aguiar levanta para a área e Matheus assiste de cabeça Rentería, que não chega à bola por muito pouco. É a equipa portuguesa que está mais perto do golo desde o início da partida.

80' - Ronaldinho centra para Inzaghi, que cabeceia fraco, ao lado.

77' - Seedorf passa por Matheus e Frechaut já na área mas vê o seu remate ser interceptado por Moisés, a ceder pontapé de canto. Grande exibição do central brasileiro.

75' - Segunda alteração no Braga. Sai César peixoto, entra MATHEUS.

74' - O cruzamento de Jankulovski vai directo para as mãos de Eduardo, que mostra segurança mais uma vez.

70' - Luís Aguiar atira de fora da área. Dida, atento, defende a dois tempos.

69' - Nova substituição nos milaneses. SEEDORF rende Emerson.

64' - Alteração no Milan. Sai Pato, entra RONALDINHO.

O AC Milan não toca na bola. Os adeptos da casa assobiam a sua equipa...

62' - Paulo César cai na área após passar por Senderos e Emersom... O árbitro, bem colocado, manda jogar.

59' - Remaste de fora da área de Rentería, com o pé esquerdo, ao lado. Dida confiou no golpe de vista.

O encontro passa agora por uma fase mais calma. O Sp. Braga está em cima dos italianos, com Jorge Jesus muito activo junto à linha lateral, a dar instruções aos seus jogadores.

52' - César Peixoto recupera a bola à entrada da área e remata de pé esquerdo, muito por cima.

Ronaldinho Gaúcho está a fazer exercícios de aquecimento.

46' - Remate cruzado de Schevchenko, ao lado.

20:47 - Recomeça a segunda parte e com uma alteração no Sp. Braga. PAULO CÉSAR entrou para o lugar de Meyong.

..................................................

20:31 - Intervalo.

45' - Remate fraco de Peixoto, ao lado.

44' - Passe em profundidade de César Peixoto à procura de Rentería mas Antonioni adivinha e corta pela linha lateral.

41' - Gattuso opta pelo remate à entrada da área. Rodriguez dá o corpo ao lance e quase engana Eduardo. A bola sai ligeiramente por cima da trave.

40' - Centro de Schevchenko e Inzaghi ganha a Frechaut mas cabeceia por cima.

38' - Alan cruza largo da direita... Rentería não chega mas aplaude, já no chão, a acção do companheiro.

35' - Dida é surpreendido por Rentería quando pretendia colocar em Jankukovski mas tem sorte e acaba por recolher a bola após o ressalto no avançado colombiano.

Tem sido o Sp. Braga a equipa mais perigosa em San Siro. Os discípulos de Jesus estiveram muito perto do golo pelo menos em três ocasiões. O AC Milan tem a posse de bola mas não cria grande perigo junto à baliza de Eduardo.

31' - Remate por cima de Schevchenko.

29' - Grande oportunidade, mais uma, para o Sp. Braga. Rentería solicita César Peixoto, que não consegue marcar só com Dida pela frente. O guardião brasileiro fez uma grande defesa.

27' - Antonioni isola Inzaghi, que está em posição irregular, prontamente assinalada.

20' - Pato foge a Frechaut, vai à linha e cruza atrasado, valendo mais um corte providencial

17' - Pato ganha a Evaldo na direita e cruza para Schevchenko, que remata torto graças à marcação de Moisés. Tem estado impecável, o ecentral dos bracarenses.

14' - Alan ganha espaço na direita e cruza para Rentería, que, à boca da baliza, remata muito fraco, fácil para Dida.

8' - Rentería outra vez, agora a rematar com efeito mas ao lado.

7' - Remate de Pato à figura de Eduardo, que encaixa.

6' - César Peixoto isola Rentería, que atira muito perto do poste direito de Dida. A bola ainda roça na malha lateral...

2' - Bom corte de Moisés, a desarmar Pato pela linha final.

19:46 - Começa o encontro. Sai o Milan.

------------------------------------------------

TAÇA UEFA, Grupo E, 2.ª jornada
Estádio Giuseppe Meazza, Milão
Hora: 19:45
Árbitro: Peter Rasmussen (Dinamarca)

EQUIPAS OFICIAIS

AC MILAN
Dida; Antonini, Senderos, Kaladze e Jankulovski; Gattuso, Emerson e Flamini; Pato, Inzaghi e Schevchenko

Suplentes: Kalac, Bonera, Darmian, Pedrocchi, Seedorf, Ronaldinho e Borriello

Treinador: Carlo Ancelotti

SP. BRAGA
Eduardo; Frechaut, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Vandinho, Ala, Luís Aguiar e César Peixoto; Rentería e Meyong

Suplentes:
Kieszek, João Pereira, Andrès Madrid, Mossoró, Jorginho, Paulo César e Matheus

Treinador: Jorge Jesus


Jorge Jesus: «Não há vitórias morais»
RONALDINHO OFERECEU-LHE A CAMISOLA
      
Jorge Jesus mostrou "frustração completa" no final da derrota sofrida com o AC Milan no Giuseppe Meazza, em encontro da segunda jornada do Grupo E da Taça UEFA.

"É uma frustração completa perder um jogo desta forma, depois de uma exibição de grande qualidade por parte do Braga, frente a uma equipa sobre a qual não vale a pena falar do seu valor", lamentou o técnico português, derrotado aos 93' pelo génio de Ronaldinho.

De acordo com Jesus, em declarações à Sport TV, o seu conjunto esteve "quase irrepreensível". "Demonstrámos grande personalidade e tacticamente estivemos quase irrepreensíveis. Na primeira parte houve oportunidades para ambas as equipas e, na segunda, acabámos por sofrer um golo no fim. Não se pode dizer que não o esperávamos, pois estávamos a defrontar uma equipa com jogadores de classe mundial. Foi um momento de inspiração do Ronaldinho", disse, conformado, o técnico.

Jorge Jesus reconheceu ter sido um grande golo do jogador brasileiro, mas afirmou que a sua consequência foi uma "injustiça tremenda para os jogadores do Braga".

"Não há vitórias morais", frisou, no entanto, deixando claro que a exibição dos jogadores não o surpreendeu: "Tinha a convicção de que iríamos mostrar aqui o porquê de termos conseguido sete vitórias na Europa e de não termos sofrido golos."

A camisola de Ronaldinho

Ronaldinho presenteou o treinador português com a camisola do jogo. Jesus explicou: "Abordou-me porque treinei o irmão [Roberto Assis]. Ele disse-lhe para me dar a camisola no final do encontro e ele fê-lo. Os jogadores, quanto mais valor têm, mais humildes são."


RECORD


JotaCC

Ronaldinho foi «carrasco» dos bracarenses



Um golo de Ronaldinho Gaúcho, em tempo de descontos, deu a vitória ao AC Milan sobre o Sp. Braga, em San Siro, no jogo da segunda jornada da fase de grupos da Taça UEFA (Grupo E). Veja as incidências da partida.

Estádio San Siro, em MiLão

Árbitro: Peter Rasmussen (Dinamarca)

AC MILAN – Dida; Antonini, Senderos, Kaladze e Jankulovski; Gatuso, Emerson (Seedorf, 69 m) e Flamini; Inzaghi, Pato (Ronaldinho Gaúcho, 63 m) e Shevchenko.

SP. BRAGA – Eduardo; Frechaut, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Alan (João Pereira, 89 m), Vandinho, Luís Aguiar e César Peixoto (Mateus, 74 m); Meyong (Paulo César, 46 m) e Renteria.

Ao intervalo: 0-0

Golo: Ronaldinho Gaúcho (90 m)

Resultado final: 1-0

Acção disciplinar: nada a assinalar.

A BOLA

JotaCC

#15
AC Milan-Sp. Braga, 1-0 (crónica)

   

O Sp. Braga silenciou San Siro durante longos 93 minutos, frente a um AC Milan impotente para esmorecer a confiança arsenalista. Ronaldinho Gaúcho trouxe calor à frieza transalpina e provou o estatuto pouco terráqueo. Com uma bomba ao ângulo da baliza de Eduardo, quando já ninguém esperava, o brasileiro resolveu o problema (1-0).

Enorme Sp Braga, pleno de confiança e com desejo incontrolável de afirmação europeia. A derrota não afecta o discurso. Demonstração tremenda de carácter, começando na irredutibilidade de Jorge Jesus em torno do seu esquema ofensivo, passando invariavelmente pela postura altiva dos intérpretes arsenalistas. Rodriguez a secar Shevchenko, Luís Aguiar sem medo de Gattuso, Rentería a moer a cabeça a Senderos.

A formação minhota surpreendera a Europa do futebol com uma vitória expressiva frente ao Portsmouth (3-0), na jornada inaugural do Grupo E. Sem descansar à sombra do sucesso europeu, o Sp. Braga ignorou os habituais receios das equipas lusas em deslocações aos grandes palcos e manteve a identidade. Meio caminho andado para o sucesso.

Os adeptos portugueses habituaram-se a adaptações constantes, a remendos defensivos e posturas conformistas nas visitas das suas equipas a Barcelona, Madrid, Londres, Manchester, Milão e por aí fora. O Sp. Braga, por seu turno, viajou com o 4x4x2 losango de sempre, dois médios interiores com formação extremista e dupla de avançados com olhos na baliza de Dida. O guarda-redes brasileiro, aliás, foi providencial para o AC Milan. O escândalo esteve à vista.

Escândalo esteve à vista

A formação transalpina apresentou-se sem um punhado de titulares, com Kaká à cabeça, mas reservava uma parada de estrelas na segunda linha. O jovem Alexandro Pato evoluía pela direita, procurando alimentar os goleadores Inzaghi e Shevchenko. No papel, este tridente atacantes era temível. Na prática, a defensiva do Sp. Braga chegou para as encomendas e vacilou apenas no tal cabeceamento de Inzaghi, ainda na etapa inicial, ligeiramente por cima.

Antes, durante e depois, houve mais Sp. Braga. Rentería, no seu jeito nem sempre ortodoxo, deu-se bem com Senderos e aproveitou a falta de velocidade do internacional suíço para ameaçar a baliza do AC Milan. Ao quinto minuto de jogo, o colombiano fugiu pela primeira vez mas apresentou a lacuna de sempre. O remate saiu torto, às malhas laterais. À meia-hora, vestindo a pele de assistente, Rentería voltou a trocar as voltas a Senderos, serviu César Peixoto e este obrigou Dida e uma defesa miraculosa. Milão em choque. A toada manteve-se ao longo do encontro, sem quebras arsenalistas.

O AC Milan, do outro lado, parecia atordoado. Carlo Ancelotti tentava agitar a partir do banco mas a equipa deixava passar o tempo sem cheirar o golo. Inzaghi teve uma oportunidade soberana e pouco mais. Na segunda vaga, perante o enorme zero no marcador, entraram os consagrados Ronaldinho Gaúcho e Seedorf. E assim sendo, numa recta final fatalista, enfim profundamente italiana, o Sp. Braga assustou, olhou para o cronómetro com um sorriso e imaginou a festa. E então, ao minuto 93, Gattuso intromete-se entre Moisés e Luís Aguiar, a bola sobre para Ronaldinho, bomba e já está. Cruel, este futebol.


AC Milan-Sp. Braga (onzes): Shevchenko e Inzaghi vs Rentería e Meyong

Já são conhecidos os onzes oficiais de AC Milan e Sp. Braga. Pato, Shevchenko e Inzaghi ao ataque, contra Meyong e Rentería do outro lado:

AC MILAN: Dida; Antonini, Senderos, Kaladze e Jankulovski; Gattuso, Emerson e Flamini; Pato, Shevchenko e Inzaghi.
Suplentes: Kalac, Bonera, Darmian, Pedrocchi, Seedorf, Ronaldinho e Borriello.

SP. BRAGA: Eduardo; Frechaut, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Alan, Vandinho, Luís Aguiar e César Peixoto; Rentería e Meyong.
Suplentes: Kieszek, João Pereira, Madrid, Mossoró, Jorginho, Paulo César e Matheus.


AC Milan-Sp. Braga, 1-0 (ficha)

O AC Milan venceu o Sp. Braga pela margem mínima, na 2ª jornada do Grupo E da Taça UEFA. Ronaldinho Gaúcho saltou do banco de suplentes para marcar o único golo do encontro, ao minuto 93.

A equipa de Jorge Jesus teve várias oportunidade para silenciar San Siro e surpreendeu os adeptos italianos, mas acabou por vacilar nos últimos instantes e permitir o triunfo do AC Milan.


Jesus ficou com camisola de Ronaldinho: «Moralmente, não serve de nada»

«A equipa do Sp. Braga esteve hoje aqui a jogar de igual para igual contra o AC Milan. Foi uma equipa com grande personalidade, dividiu o jogo com o AC Milan, com oportunidades de golo para os dois lados. A inspiração de Ronaldinho ditou o vencedor com uma injustiça tremenda. Os jogadores não mereciam isto. Tinha a convicção que o Sp. Braga ia demonstrar a sua evolução, mas o Milan fez um golo num ressalto, com a qualidade do Ronaldinho. Moralmente, isto não serve de nada, mas esta exibição deve orgulhar quem está em Portugal.»

Sobre o diálogo com Ronaldinho Gaúcho: «O Ronaldinho, antes do jogo abordou-me, porque fui treinador do irmão dele, o Assis. No final, ele veio dar-me a camisola. Às vezes, quanto maior é qualidade, maior é a humildade. Só assim se pode jogar nas maiores equipas. Os egocêntricos não vão a lado nenhum.»


MAIS FUTEBOL

JotaCC

Ronaldinho quebra resistência do Braga

O Sporting de Braga perdeu por 1-0 diante do AC Milan, em partida da segunda jornada do Grupo E da Taça UEFA, disputada esta quinta-feira em San Siro.

Ronaldinho decide
A formação de Jorge Jesus vinha de sete vitórias seguidas sem sofrer golos nas provas da UEFA, contabilizando a Taça Intertoto e a competição em disputa, e manteve as suas redes invioláveis até ao terceiro minuto dos descontos, quando um remate de Ronaldinho de fora da área entrou fulminante na baliza de Eduardo e impediu a turma portuguesa de alcançar um empate merecido, depois de ter desperdiçado as melhores oportunidades de golo do encontro. O Milan segue isolado na liderança com seis pontos, mais três do que o Braga, que tem agora os mesmos pontos do que o VfB Wolfsburg, vencedor do duelo ante o SC Heerenveen e próximo adversário dos portugueses, a 27 de Novembro, dia em que os "rossoneri" viajam ao reduto do Portsmouth FC.

Italianos entram fortes
Depois de ter dado descanso a vários jogadores, entre os quais o brasileiro Kaká, o treinador do Milan, Carlo Ancelotti, deixou Ronaldinho no banco de suplentes, enquanto Nuno Frechaut surgiu no lado direito da defesa dos minhotos, em vez de João Pereira. A equipa italiana entrou forte na partida e esteve perto de inaugurar o marcador nos primeiros cinco minutos, quando Fillipo Inzaghi atirou de cabeça ao lado, após cruzamento de Marek Jankulovski da esquerda, antes de Andriy Shevchenko rematar a rasar a trave da baliza de Eduardo.

Milan em sentido
Passado o susto inicial, o Braga não perdeu tempo a colocar o colosso italiano em sentido e, logo a seguir, Wason Rentería, desmarcado por César Peixoto, fugiu a Philippe Senderos e atirou à malha lateral. Num início frenético, Alexandre Pato obrigou o guarda-redes bracarense a defesa apertada, antes de nova ameaça de Rentería sair por cima da trave. Perto do quarto-de-hora, o avançado dos minhotos, na pequena área, atirou fraco e à figura do guardião brasileiro que, pouco depois, negou o golo a Peixoto, após excelente passe de Rentería, numa espectacular defesa com a mão esquerda.

Inzaghi perdulário
Atordoado pela ousadia dos lusitanos, o Milan apenas voltou a criar perigo nos instantes finais da primeira parte, altura em que Inzaghi rematou torto de cabeça e o central Rodriguez quase enganou Eduardo ao desviar um pontapé de longe de Gennaro Gattuso. Meyong cedeu o lugar a Paulo César após o reatamento e a toada de equilíbrio – e de toada e reposta – manteve-se. Depois de dois remates de Shevchenko, Peixoto tentou a sorte mas o seu pontapé saiu por cima.

Pesos-pesados em acção
Aos 62 minutos, os jogadores do Braga reclamaram grande penalidade por pretenso derrube de Emerson sobre Paulo César na área e o Ancelloti não perdeu tempo a fazer entrar os pesos-pesados Ronaldinho e Clarence Seedorf, mas foi Luis Aguiar a testar novamente a atenção de Dida num remate de longe. A sete minutos do final, Rentería falhou a emenda após assistência de cabeça de Matheus e rematou ligeiramente ao lado pouco depois. Uma saída em falso de Eduardo permitiu a Shevchenko cruzar para a área, só que ninguém da sua equipa apareceu a finalizar. O Milan pressionou ainda mais e num lance em que a defesa bracarense não conseguiu afastar a bola, esta sobrou para Gattuso, o médio italiano deu a Ronaldinho à entrada da área e o brasileiro desferiu um forte pontapé que impediu a turma portuguesa de alcançar um resultado histórico.

UEFA

JotaCC

Futebol: Taça UEFA (Gr. E) - Golão de Ronaldinho derrotou Sporting de Braga.     

Um "golão" do brasileiro Ronaldinho, aos 92 minutos, impediu hoje um excelente Sporting de Braga de empatar no reduto do AC Milan (0-1), em encontro da segunda jornada do Grupo E da Taça UEFA em futebol.

Quando tudo apontava para um "nulo" que manteria os "arsenalistas" na liderança do agrupamento e era mais do que merecido para o "onze" de Jorge Jesus, Ronaldinho, entrado aos 64 minutos, mostrou o porquê de ser um dos melhores da história do jogo.

Com este desaire, o Sporting de Braga sofreu o primeiro desaire europeu da temporada, após sete vitórias consecutivas, incluindo duas na Taça Intertoto, e também o primeiro golo, depois de 17 marcados, três deles na estreia no Grupo E (3-0 ao Portsmouth).

Concluída a segunda ronda, o Sporting de Braga caiu do primeiro para o terceiro lugar, com três pontos (3-1 em golos), contra seis do AC Milan (4-1) e três do Wolfsburgo, que hoje se estreou com uma goleada em casa sobre o Heereveen por 5-1.

Na próxima ronda, marcada para 27 de Novembro, o "onze" de Jorge Jesus recebe os alemães, enquanto o Portsmouth, ainda sem pontos, é anfitrião dos italianos. Por seu lado, os holandeses folgam, depois de duas derrotas em outros tantos jogos.

ANTENA MINHO

JotaCC

Grupo E – 2ª. Jornada: Braga perde com o Milan

O Braga perdeu com o Milan, mas não comprometeu, para já, o apuramento para a fase seguinte, dada a vitória obtida sobre o Portsmouth na ronda inaugural. RESULTADOS: Wolfsburgo (Ale)-Heerenveen (Hol), 5-1; Milan-BRAGA, 1-0. CLASSIFICAÇÃO: 1. Milan, 6 pontos; 2. Wolfsburgo, 3; 3. Braga, 3; 4. Heerenveen, 0; 5. Portsmouth, 0.

O JOGO

JotaCC

Super Braga travado por Super Ronaldinho
Um golão do brasileiro Ronaldinho, aos 92 minutos, impediu hoje um excelente Sporting de Braga de empatar no reduto do AC Milan (0-1), em encontro da segunda jornada do Grupo E da Taça UEFA em futebol

Quando tudo apontava para um nulo que manteria os arsenalistas na liderança do agrupamento e era mais do que merecido para o onze de Jorge Jesus, Ronaldinho, entrado aos 64 minutos, mostrou o porquê de ser um dos melhores da história do jogo.

Com este desaire, o Sporting de Braga sofreu o primeiro desaire europeu da temporada, após sete vitórias consecutivas, incluindo duas na Taça Intertoto, e também o primeiro golo, depois de 17 marcados, três deles na estreia no Grupo E (3-0 ao Portsmouth).

Concluída a segunda ronda, o Sporting de Braga caiu do primeiro para o terceiro lugar, com três pontos (3-1 em golos), contra seis do AC Milan (4-1) e três do Wolfsburgo, que hoje se estreou com uma goleada em casa sobre o Heereveen por 5-1.

Na próxima ronda, marcada para 27 de Novembro, o onze de Jorge Jesus recebe os alemães, enquanto o Portsmouth, ainda sem pontos, é anfitrião dos italianos.

Por seu lado, os holandeses folgam, depois de duas derrotas em outros tantos jogos.

Lusa