News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Noticias do Enorme dia 02/11/2008

Started by Bruno3429, 02 de November de 2008, 08:01

Previous topic - Next topic

Bruno3429

Partir do oito
LINO DEVESAS
Três vitórias, dois empates e apenas uma derrota desde o regresso da Académica à I Liga. A tradição fortalece o espírito dos minhotos, que precisam de vencer os "estudantes" para tornar positivo o saldo dos jogos da Liga Sagres, cujo total de seis é dividido por duas vitórias, dois empates, duas derrotas e oito pontos amealhados. Curiosamente, contas iguais apresenta a Académica. A equipa de Domingos Paciência ainda não perdeu em casa (venceu Rio Ave e Setúbal, por 1-0, e empatou com o Nacional, a um golo), mas apenas marcou três golos e sofreu um, enquanto a equipa de Jorge Jesus divide os jogos na condição de visitante: venceu o Paços de Ferreira, na primeira jornada, por 2-0, perdeu em Matosinhos, com o Leixões, por números iguais e empatou em Guimarães, sem golos. A Académica juntou sete pontos como anfitrião e o Braga amealhou quatro na condição de visitante. Será com ambição idêntica por parte das equipas, pese a maior responsabilidade dos arsenalista em virtude do estatuto de quarto grande adquirido nos últimos anos, excepção feita a última época. Na qual, curiosamente, também se viram cedo arredados da Carlsberg Cup, a exemplo do que sucedeu na quinta-feira, em Vila do Conde. Diante do Rio Ave, Jorge Jesus teve que correr riscos e correu-os, desta vez com resultados negativos. Em consequência, no jogo de Coimbra os minhotos vão apresentar uma equipa fisicamente disponível, uma vez que, depois da goleada ao Estrela da Amadora (5-0, com 2-0 ao intervalo) na noite da segunda-feira, Jorge Jesus optou por fazer descansar dez jogadores no jogo com o Rio Ave, apesar de ter utilizado Alan, Luis Aguiar e Matheus na segunda parte. A expectativa que rodeia a equipa da cidade dos Arcebispos é elevada, nomeadamente no que diz respeito à LIga Sagres, prova em que as performances têm ficado àquem do esperado e àquem das competições da UEFA. Para consumo interno o Braga está ao nível de uma Académica imbatível em Coimbra há quase um ano, pelo que , é uma possibilidade, será a diferença de estatuto e um plantel que permite rotatividade a fazer a diferença.

Coimbra encanta minhotos
Nos últimos anos, o Braga tem coleccionado boas recordações das visitas a Coimbra, assim como dos confrontos com a Académica em geral: é preciso recuar uma dezena de jogos para encontrar a última vitória coimbrã, que aconteceu em casa, em 2003/04. Desde então, o pior que aconteceu aos bracarenses foi empatar, a jogar como visitante, e sempre com golos. Em Janeiro, foram três para cada lado.

Académica - Braga
Estádio Cidade de Coimbra
16 horas
Árbitro | Olegário Benquerença (AF Leiria)
Assistentes | José Cardinal (AF Porto) e Bertino Miranda (AF Porto)
Treinador | Domingos Paciência
29 Peskovic GR
19 Pedrinho LD
4 Luiz Nunes DC
25 Edson DC
7 Cléber LE
23 Pavlovic MD
33 Tiero MO
9 Carlos Aguiar MO
17 Cris MO
10 Miguel Pedro AV
99 Garcés AV
24 Pedro Roma GR
5 Berger DC
6 Madej MO
85 Diogo Gomes MO
11 Lito AV
18 Sougou AV
21 Éder AV
Excluídos| Nada a assinalar
Em risco de exclusão | Nada a assinalar
Treinador | Jorge Jesus
1 Eduardo GR
47 João Pereira LD
5 Moisés DC
2 Rodriguez DC
6 Evaldo LE
88 Vandinho MD
30 Alan MO
99 Matheus MO
22 Luis Aguiar MO
18 Renteria AV
19 Meyong AV
31 Kieszek GR
44 Leone DC
17 Frechaut MD
10 Jorginho MO
7 Mossoró MO
9 Paulo César AV
11 Orlando Sá AV
Excluídos| Nada a assinalar
Em risco de exclusão | Nada a assinalar

Jorge Jesus
"Sem desculpas para não estarmos bem"
LINO DEVESAS
Jorge Jesus quer o Braga a um nível elevado para ganhar em Coimbra. O treinador recusa, todavia, a ideia de este embate se traduzir num exame ao potencial do grupo que dirige. "As equipas portuguesas são avaliadas durante os trinta jogos que compõem o campeonato", assinalou, acrescentando que a vitória sobre o Estrela da Amadora "permitiu chegar ao meio da tabela e este jogo com a Académica, caso o Braga vença, permitirá alcançar um dos cinco primeiros lugares", sustentou. O treinador dos minhotos recorda, porém, que o Braga vai "defrontar uma equipa que há onze meses não perde em Coimbra, está a fazer um bom início de época e tem oito pontos, tal como o Braga. Vai ser um jogo difícil, como acontece com todos os jogos da Liga Sagres". A antevisão serviu também para generalizar. "Não valorizamos muito a nossa Liga, mas é uma das mais fortes da Europa. O valor das equipas é muito próximo, à parte uma ou outra excepção. Para vencermos em Coimbra temos que estar ao nível dos jogos com o Portsmouth e com o Estrela da Amadora", frisou. Apesar de recusar analisar o desaire com o Rio Ave, que afastou os bracarenses da Taça da Liga e, consequentemente de um dos dois grandes objectivos da época (a conquista de uma taça), Jorge Jesus desdramatizou a derrota. "Quando ganha, a equipa sente-se consciente e confiante no que faz e nas vezes em que perde, como foi o caso, mantém a mesma linha de pensamento", frisou. O jogo com o Milan - segunda jornada da fase de grupos da Taça UEFA -, na quarta-feira, está ainda distante. "Só pensamos no jogo com a Académica", disse. As duas equipas jogaram a meio da semana e por isso o treinador diz que "o Braga teve tempo de recuperação. Não há desculpa possível, se não estiver bem só se pode culpar pelo que não fez", concluiu.

Mudam 10 jogadores e continua Evaldo
Jorge Jesus vai realizar mais uma revolução na estrutura bracarense. Depois de ter efectuado dez alterações na equipa que goleou o Estrela da Amadora para o embate com o Rio Ave - o lateral-esquerdo Evaldo foi o resistente -, o treinador vai realizar outras tantas mexidas no onze que defrontará a Académica. Eduardo, João Pereira, Moisés, Rodriguez, Vandinho, Alan, Matheus, Luis Aguiar, Meyong e Renteria estão, por isso, de regresso à estrutura arsenalista. Jorge Jesus já utilizou 22 jogadores (mais Wender) do plantel, sendo que em Coimbra vai assisti-se ao regresso do núcleo duro dos bracarenses. Linz, o internacional austríaco que quer mudar de ares, foi preterido entre os eleitos, surgindo no seu lugar Orlando Sá. Ausente do lote dos convocados ficou também Madrid, que em Vila do Conde voltou à competição após uma longa paragem. E foi titular. Paulo Jorge e César Peixoto continuam sob os cuidados do departamento clínico do clube minhoto.

Figura Académica
GARCÉS
Goleador do Panamá
No campeonato ainda só fez um golo, mas também na Taça de Portugal já foi decisivo para as cores academistas. Sabe-se que ainda pode render mais, mas também já deu para ver que tem muita qualidade e que pode fazer a diferença no último terço do campo. Hoje, o segundo melhor marcador da história da selecção do Panamá reencontra o seu primeiro treinador em Portugal, Jorge Jesus.

Figura Braga
MEYONG
A caminho de 2006
Meyong é sinónimo de golo e o camaronês quererá fazer jus ao estatuto, que lhe valeu na época 2005/06 a conquista do título de melhor marcador do campeonato português, com 17 golos. Esta época já leva sete golos (três na Sagres, outros tantos na UEFA e um na Taça de Portugal) e vai procurar manter a eficácia em Coimbra, como forma de aumentar o seu pecúlio e ajudar a mais um triunfo do Braga.

Orlando não falhava há mais de um ano
RS
A Académica realizou, ontem de manhã, o último treino antes da recepção ao Braga. Longe de olhares indiscretos, até porque a sessão decorreu à porta fechada, Domingos Paciência ensaiou os últimos pormenores para o desafio da sétima da Liga Sagres, no qual os "capas negras" vão tentar manter a invencibilidade caseira que dura há mais de 11 meses.
A verdade é que é uma grande incógnita o "onze" que o treinador irá apresentar, até porque só Peskovic terá, neste momento, lugar garantido na baliza academista, conforme Domingos anunciou na sexta-feira, aquando da habitual conferência de imprensa, admitindo ainda que entre os postes estará Pedro Roma quando as partidas forem para a Taça da Liga e para a Taça de Portugal. De resto, as opções não aumentaram em relação ao encontro de quarta-feira, já que Orlando - não falhava uma convocatória há mais de um ano - não se encontra nas melhores condições físicas e tal como Nuno Piloto e Pedro Costa - falha a oportunidade de defrontar a ex-equipa - não será opção. Edson - fora expulso na Trofa - e Lito, que não jogou na Taça da Liga, é que estão de volta e minimizam os problemas com que Domingos Paciência se debate para elaborar um Braga que goleou o Estrela da Amadora na passada jornada da I Liga.

In O Jogo

JotaCC

Sp. Braga à procura da regularidade em Coimbra

Em Coimbra, Académica e Sporting de Braga defrontam-se numa situação de igualdade pontual - têm, cada um, oito pontos. Os "estudantes" não contam com Orlando, um dos pilares da defesa, nem Nuno Piloto, lesionados. E Domingos Paciência, técnico da Briosa, desconfia do Sp. Braga que foi afastado da Taça da Liga pelo Rio Ave. "Espero o Sp. Braga que bateu o Estrela. Por isso, acredito num adversário muito forte, com jogadores capazes de fazer a diferença", afirmou.
Na análise que fez ao jogo, o técnico da Briosa sublinhou que aos jogadores da Académica resta "tentar bloquear os pontos fortes do adversário". "Vamos encarar o jogo de maneira positiva, usando as nossas armas e procurando a nossa identidade, para podermos ficar mais próximos de ganhar", sublinhou o treinador dos conimbricenses.
Em Braga, ficaram Linz e César Peixoto, com problemas físicos. Jorge Jesus anteviu dificuldades na partida de hoje. "Para ganhar em Coimbra temos que estar a um nível alto, como estivemos frente ao Portsmouth ou Estrela da Amadora", garantiu.
O técnico dos bracarenses acredita que o jogo em Milão, para a Taça UEFA, de quarta-feira, não vai incomodar os objectivos da equipa para esta deslocação. "Não estou dentro do pensamento dos jogadores. Acredito que vão a pensar apenas no jogo de Coimbra. O AC Milan é outra história", afirmou. Por isso, Jesus não quer ouvir falar em desculpas para não vencer o encontro, apesar do cansaço de uma equipa que jogou duas vezes esta semana com apenas dois dias de intervalo. "Se o Braga não estiver bem em Coimbra só se pode queixar pelo que não foi capaz de fazer. Em termos físicos não se colocam essas situações, porque a Académica também jogou na quarta-feira [frente ao Gondomar, para a Taça da Liga]", rematou o técnico.

PUBLICO

JotaCC

Hóquei de Braga empata em Barcelos, num mau espectáculo para a modalidade     

Óquei Clube de Barcelos e Hóquei Clube de Braga empataram ontem a um golo, em jogo da sexta jornada do `nacional` da I divisão.

Nu mau espectáculo para a modalidade, estragado pelo mau comportamento de alguns intervenientes fora das quatro linhas, Hugo Azevedo abriu o activo para o Barcelos, aos sete minutos, para Jorge Maceda fixar o resultado final, a quatro minutos do fim.

Rui Sérgio Teixeira, técnico do Hóquei Clube de Braga, não gostou nada da sua equipa e confessa que, desta vez, venceu com alguma sorte.

Quanto à Juventude de Viana, foi aos Carvalhos vencer por 6-0.

Na classificação, os vianenses são terceiros, com 13 pontos, enquanto Hóquei de Braga e Óquei de Barcelos partilham o quin to lugar, com oito pontos.


Jorge Jesus diz que não acredita em facilidades no jogo que o Sporting de Braga disputa hoje em Coimbra contra a Académica que não perde em casa há oito meses.     

Uma ideia defendida pelo técnico do Sporting de Braga em conferência de imprensa dada ontem no estádio AXA, na véspera da partida da equipa para Coimbra onde joga hoje às quatro da tarde, a contar para a sétima jornada da Liga Sagres.

É mais uma partida da sétima jornada que o Sporting de Braga disputa hoje às quatro da tarde em Coimbra contra a Académica, depois das vitórias expressivas contra o Estrela da Amadora e Portsmounth de Inglaterra, e do afastamento da Taça da Liga em Vila do Conde.

ANTENA MINHO

JotaCC

Barcelos-HC Braga terminou com agressões

O derby entre Óquei de Barcelos e HC Braga terminou empatado (1-1) e, pior do que isso, debaixo de agressões e insultos.


Jesus quer um Sp. Braga de alto nível em Coimbra

Um Braga igual ao dos jogos com o Portsmouth e o Estrela da Amadora é o que Jorge Jesus espera apresentar hoje, em Coimbra, frente à Académica. Já em Guimarães, o Vitória quer bater o Benfica e igualá-lo na tabela classificativa.

DM

Zav

ACADÉMICA-SP. BRAGA, 1-1 (Pedrinho 48'; Meyong 62')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA 

17:53 - Final da partida.

90'+5 - Canto para o Sp. Braga. Última oportunidade do jogo. Afasta a defesa coimbrã.

90'+4 - Raul José, treinador-adjunto do Sp. Braga, é expulso do banco.

90'+4 - CARTÃO AMARELO para MOSSORÓ.

Vão jogar-se 5 minutos de compensação.

87' - SUBSTITUIÇÃO na ACADÉMICA. LITO é a derradeira aposta de Domingos. Saiu Sougou.

81' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Rentería sai para a entrada de PAULO CÉSAR.

78' - SUBSTITUIÇÃO na ACADÉMICA. Sai Garcés e entra ÉDER.

75' - Meyong em frente a Peskovic, depois de ludibriar dois defesas dos estudantes, atira ao lado. Os visitantes continuam a construir (e a desperdiçar) boas ocasiões de golo.

70' - SUBSTITUIÇÃO na ACADÉMICA. Berger abandona e entra MIGUEL PEDRO.

70' - CARTÃO AMARELO para CRIS.

68' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. Matheus cede o seu lugar a MOSSORÓ.

Os minhotos recuperaram a confiança com o golo e voltam a ser a equipa mais forte e ofensiva em campo.

67' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA. JORGINHO rende o lesionado Luís Aguiar.

Luís Aguiar não está em condições de continuar em campo.

63' - CARTÃO AMARELO para PAVLOVIC por protestos.

62' - GOLO DO SP. BRAGA. Cruzamento de Rentería, do lado direito, e o camaronês a levar a melhor sobre Edson para restabelecer a igualdade.

60' - Óptima oportunidade para o Sp. Braga empatar. Moisés acerta no poste, na sequência de um pontapé de canto.

O golo parece ter feito bem aos locais que, finalmente, jogam com mais entusiasmo. Ao invés, os minhotos parecem estar atordoados com o tento sofrido a frio, logo nos primeiros instantes da segunda metade.

52' - Luís Aguiar abandona o relvado para receber assistência, mas parece capaz de regressar.

48' - GOLO DA ACADÉMICA... PEDRINHO. Cruzamento de Cléber que apanha Pedrinho à vontade na grande área contrária. Foi só "encher o pé" e atirar sem hipóteses para Eduardo.

17:03 - Recomeça a partida.

O Sp. Braga foi sempre a equipa mais empreendedora ao longo dos primeiros 45 minutos. No entanto, na hora da finalização, os minhotos nunca acertaram. O avançado colombiano Rentería foi quem mais desperdiçou.

16:48 - Intervalo

45' - Rodriguez, em cima do descanso, desperdiça mais uma oportunidade para os minhotos.

43' - Agora foi a vez de Aguiar colocar à prova os dotes do guardião da Académica.

40' - Defesa segura de Peskovic, após remate de Matheus.

39' - CARTÃO AMARELO para VANDINHO por falta cometida sobre Garcés.

38' - Meyong volta a "cheirar" o golo. Mas, mais uma vez, o toque de cabeça não chega ao destino. Luiz Nunes, atento, faz o corte.

30' - Bom lance de Pedrinho, com cruzamento para a área contrária. A defesa minhota resolve em antecipação.

26' - Bom passe de Luís Aguiar a desmarcar Rentería. O avançado, descaído para o lado esquerdo, remata forte, mas a direcção adequada.

22' - Meyong fica perto do golo, mas o cabeceamento passa ao lado. De destacar a saída em falso de Peskovic da baliza que muito contribuiu para a situação de perigo.

Após uma entrada mais forte do Sp. Braga, a Académica conseguiu equilibrar as operações. Ainda assim, a partida está algo partida. O espectáculo não é de grande qualidade.

8' - Falhanço incrível de Rentería. O colombiano, isolado após um brinde de Tiero, atira ao lado.

7' - Livre para a Académica que acaba por criar perigo. Na tentativa de aliviar a bola, Luís Aguiar quase marcava na própria baliza.

2' - Primeiro canto para os visitantes. Na sequência, Rentería cabeceia ao lado.

16.00 - Começa a partida. Sai o Sp. Braga.

---------------------------------------
Liga Sagres, 7.ª jornada.
Estádio Cidade de Coimbra.
Hora: 16.00
Árbitro: Olegário Benquerença

(Equipas)

ACADÉMICA
Peskovic; Berger, Edson, Luiz Nunes e Cléber; Pavlovic, Pedrinho, Cris e Tiero; Sougou e Garcés.

Suplentes: Pedro Roma, Carlos Aguiar, Miguel Pedro, Lito, Gonçalo, Éder e Diogo Gomes.

Treinador: Domingos Paciência

SP. BRAGA
Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Vandinho, Matheus e Luís Aguiar; Alan, Meyong e Rentería.

Suplentes: Kieszek, Mossoró, Paulo César, Jorginho, Orlando, Frechaut e André Leone.

Treinador: Jorge Jesus





Luis Aguiar em dúvida para defrontar Milan
MÉDIO LESIONOU-SE FRENTE À ACADÉMICA   
   
O médio uruguaio Luís Aguiar, do Sporting de Braga, sofreu hoje um traumatismo no joelho e pé esquerdo durante o jogo com a Académica, da sétima jornada da Liga e está em dúvida para o encontro da próxima quinta-feira com o AC Milan, da 2.ª jornada do grupo E da Taça UEFA.

"O jogador sofreu um traumatismo no joelho e pé esquerdo. Está em dúvida para o jogo em Milão, no entanto, vai ser reavaliado esta segunda-feira. Só depois poderemos dizer se podemos ou não contar com ele", disse á Agência Lusa João Pedro Araújo, do departamento médico bracarense.

O influente médio, que tem sido um dos melhores marcadores do Sporting de Braga nas competições europeias, saiu do jogo aos 66 minutos, tendo sido substituído por Jorginho.



In "record.pt"