News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Artigo DM: Jesus Superstar

Started by cardoso, 30 de October de 2008, 00:14

Previous topic - Next topic

cardoso

A festa voltou à cidade. Dois jogos no estádio Axa, oito golos marcados e nenhum sofrido. Duas vitórias expressivas, uma delas face a um clube que é dos mais fortes no melhor campeonato da Europa, a Liga inglesa. Na UEFA estamos a demonstrar que o "Braguinha" é coisa de antigamente; até ao momento, 17 golos marcados e nenhum sofrido. E agora já não se pode dizer que só passaram pela guilhotina bracarense clubes de segunda categoria. Já caíram no Axa o terceiro classificado do futebol turco e o campeão da Eslováquia.
Ao pintar este quadro estou a negligenciar a derrota face ao Rio Ave, anteontem, para a Taça da Liga. E faço-o propositadamente porque a forma como encarámos essa partida prova que esta era, de facto, uma aposta muito baixa do S. C. de Braga: depois de termos feito duas grandes exibições e conseguido dois magníficos resultados, apresentámo-nos em Vila do Conde com uma equipa onde apenas alinhou um jogador dos que haviam actuado nessas partidas anteriores (Evaldo). Esta atitude de Jorge Jesus revela tudo: este jogo serviu para cumprir calendário, dando rodagem a quase todos os que não tinham alinhado nos desafios anteriores. Não quero com isto dizer que discordo da decisão de Jorge Jesus; compreendo-a e aceito-a perfeitamente. Se os senhores do futebol português não fazem nada para defender o interesse da competição, não deve ser o Braga a fazê-lo. Quando se permite que uma equipa faça três jogos numa semana, um dos quais em defesa do futebol português na Europa, só posso concluir que esses senhores não estão muito interessados na dignificação do nosso futebol. O Rio Ave não aceitou adiar este desafio, mesmo sabendo que os pontos que o Braga arrecada na UEFA podem vir a servir os seus interesses a médio prazo. Perante isto, pode dizer-se que em Inglaterra jogam não sei quantas vezes por semana e que os nossos jogadores podem fazer o mesmo; mas estamos em Portugal, onde os planteis são mais modestos e os orçamentos incomparáveis. E para termos um S. C. de Braga ao melhor nível na Liga e na UEFA não podemos arriscar os nossos melhores valores numa competição "de trazer por casa", feita para entreter as programações televisivas.
Por mim, prefiro um Braga como o dos dois jogos anteriores, em que parece tornar-se nítido que temos um plantel de altíssimo nível e um treinador que, ao contrário dos anteriores, alia um futebol espectacular ao sucesso desportivo. Na realidade, há muitos anos que não via o nosso Braga jogar num sistema diferente daquele estafado 4x3x3 que tanto nos deslumbrava com as rápidas subidas pelas alas como nos decepcionava com uma equipa desgarrada com os avançados a jogar a quilómetros de distância da defesa. Este 4x4x2 de Jorge Jesus permite um jogo coeso, rápido e espectacular. Nem nos melhores tempos de Jesualdo Ferreira assistímos a espectáculos como vimos no Axa na quinta e na segunda feira passadas. É certo que dispomos de grandes artistas. Mas o carácter e a inteligência do treinador têm sido, a meu ver, os factores fundamentais deste arranque espectacular. Destaco aqui um pormenor que passou despercebido a muita gente: no final dos jogos referidos foi Jorge Jesus que "obrigou" os jogadores a fazer um gesto que há muito não víamos em Braga: agradecer o apoio dos adeptos. Pode dizer-se que isto é apenas um pormenor. Não me parece; este é um gesto muito importante porque contribui para aquilo que tem faltado por cá: a aproximação do grupo de trabalho aos sócios. É, a meu ver, uma mensagem que até deveria provocar alguma reflexão por parte da direcção da SAD. São os adeptos que fazem um clube porque todos os outros passam enquanto eles ficam; eles estão sempre presentes, mesmo nas noites frias em que o jogo é transmitido na televisão e ao mesmo tempo que jogava um clube que se diz ter muitos adeptos em Braga. 

zaole

Fantastico texto!! Muitos parabens!!

quem é o autor?
Na derrota ou na vitória, serás sempre a nossa Glória. Amo-te Braga

eumesmo

Quote from: zaole on 30 de October de 2008, 07:33
Fantastico texto!! Muitos parabens!!

quem é o autor?
É o Cardoso...

@braços
Eumesmo
"Até desmaio quando vejo que estão a roubar o Sporting de Braga" por D. Rosa

A.COSTA

#3
Parabéns Cardoso pelo texto.

Análise ao fracasso da Taça da Liga repleta de sensatez e realismo. A calendarização é absurda e anuncia de novo a sua morte. Se na época passada era o formato, nesta é o calendário. Então esta eliminatória não deveria ter sido jogada numa das longas paragens provocadas pelas selecções? Claro ... QUE SIM.

Muito bem na análise à equipa. Têm existido jogos fantásticos em Braga com este treinador. Então se comparamos com alguns jogos deprimentes com MANUEL MACHADO ao leme até arrepia. JORGE JESUS tem feito um trabalho notável, com muitos jogadores novos, cujo decorrer do tempo é indispensável à consolidação da equipa.

O Pormenor descrito de JORGE JESUS "obrigar" os jogadores a agradecer aos adeptos que não comem ou comem à pressa, "rapam" frio e suportam calor ... perante várias condições adversas dizem presente no AXA para ajudar a construir. Por isso digo que não é um pormenor mas um "PORMAIOR", que não passou despercebido. Defendo que o clube é essencialmente formado pela sua massa adepta, daí que considere que cada um de nós deve tentar sempre engrandecer o SCBraga.

Alguns recitais no AXA têm sido pratos tão bem preparados que podem provocar algumas indigestões. Mas que ninguém se iluda, dado que não é possível esmagar sempre os adversários. Mas quando a equipa joga bem corre mais riscos de ganhar. É disso que "o meu povo gosta".



[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

xpt_nautilus

Ainda bem que reapareceste mestre! Fazes bem falta ao nosso forum.

Quanto à previsao do fim da Taça da Liga nao acredito muito nisso, até porque o unico clube prejudicado com este calendario é o nosso Braga, portanto nao causa mossa a ninguem. Se fosse um dos 3 estarolas a conversa era logo outra.

Quanto à analise do jogo,100% de acordo. Eu teria colocado os iniciados para este jogo.

Sobre a evolução da equipa tem sido fantastico e acho que todos os adeptos do Braga têm de estar orgulhosos pelo nosso percurso esta epoca. Eu pelo menos estou! No campeonato ainda vamos a tempo de recuperar na tabela classificativa.

spinto

O PAPABENTO também já veio criticar o calendário num dos congressos ou formações de treinadores, disse que haviam meses que se jogava 1 ou 2 vezes e que janeiro após paragem de férias de natal vão haver jogos em catadupa o que é muito prejudicial.

Concordo a 100%
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!

Mafalda

Parabéns pelo texto!
Concordo plenamente com a análise e confesso que ontem não fiquei muito triste. Preferia que tivessesmos ganho, mas a verdade é que temos que apontar baterias e o brilhantismo dos dois últimos jogos não deixam dúvidas.

Quanto ao "pormenor", ele faz toda a diferença. Aliás no jantar ele foi tema de conversa e Jorge Jesus disse que era sensível a isso e mais referiu que a grandeza de um clube mede-se pela sua massa adepta e os jogadores tinham que ser sensíveis ao esforço que os adeptos fazem em irem quer a San Siro, a Chaves ou mesmo ao Axa.

Das mudanças tácticas não falo, porque sou uma apaixonada pelo futebol, não uma expert, mas estas mudanças de mentalidade e postura agradam-me.
Mafalda

recsally

Excelente texto Cardoso, PARABÉNS!!!
E se me permitires citarei a última frase no meu blog: "São os adeptos que fazem um clube porque todos os outros passam enquanto eles ficam; eles estão sempre presentes, mesmo nas noites frias em que o jogo é transmitido na televisão e ao mesmo tempo que jogava um clube que se diz ter muitos adeptos em Braga." -  porque a considero fantástisca... Fico a aguardar a tua permisão...

Relativamente ao calendário absurso do nosso campeonato escrevi no meu blog:
"...Falando agora das poucas horas entre o jogo da Liga (segunda-feira às 19h45) e este (quarta-feira às 16h15), não se passaram nem 48 horas. Esta competição foi criada com o objectivo de ocupar os tempos "mortos" da Liga, agora pensem lá... a Liga começou a 23 de Agosto, desde então passaram-se 9 semanas, e jornadas apenas 6, o que significa que o campeonato já teve 4 paragens - 6 e 13 de Setembro e 18 e 25 de Outubro.
A 1ª jornada da Taça da Liga foi a 17 de Agosto, uma semana antes do início do campeonato, a 2ª a 24 de Setembro e a 3ª, ontem dia 30 de Outubro...
...Nenhuma a aproveitar as paragens prolongadas da Liga."
Deixo aqui o link para lerem o post completo:
http://braguismo.blogspot.com/2008/10/decididamente-o-braga-no-consegue.html


Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

Zav

Parabéns Cardoso pelo texto  ;)

Muito bem escrito e directo.

El_Gavion

Caro Cardoso, permita-me discordar de 2 pormenores:

1- O esquema 4-3-3 não é estafado nem o 4-4-2 é brilhante...são ambos bons ou maus, dependendo dos jogadores que se colocam, da dinâmica aplicada e do treinador que os elabora! Por isso, até um1-1-1-1-1-1-1-1-1-1 com movimentos basculantes para as alas e transições rápidas seria uma boa ideia!! ;D ;D ;D

2 - Creio que o objectivo do JJ em deixar quase toda a equipa de fora foi, não tanto mandar às malvas a Taça da Liga, mas sim não prejudicar as outras competições e o estado físico dos seus jogadores. Até porque não me acredito que alguém jogue para perder! ;)

Mas tudo bem, Cardosão...isso deve ser falta de Coca-Cola! ;D ;)
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!

xpt_nautilus

Quote from: El_Gavion on 30 de October de 2008, 10:25
Caro Cardoso, permita-me discordar de 2 pormenores:

1- O esquema 4-3-3 não é estafado nem o 4-4-2 é brilhante...são ambos bons ou maus, dependendo dos jogadores que se colocam, da dinâmica aplicada e do treinador que os elabora! Por isso, até um1-1-1-1-1-1-1-1-1-1 com movimentos basculantes para as alas e transições rápidas seria uma boa ideia!! ;D ;D ;D

2 - Creio que o objectivo do JJ em deixar quase toda a equipa de fora foi, não tanto mandar às malvas a Taça da Liga, mas sim não prejudicar as outras competições e o estado físico dos seus jogadores. Até porque não me acredito que alguém jogue para perder! ;)

Mas tudo bem, Cardosão...isso deve ser falta de Coca-Cola! ;D ;)

Estou barado com tanto conhecimento! Esses ares africanos estao-te a fazer bem. Já parecias o Luis Freitas Lobo.

Pedro_RBA

Amém Cardoso! ;D ;D

É bom ler os teus textos de novo! O Braguismo no seu estado mais puro!

Keep up the good work!

Saudações Ultras

disco infiltrator

"São os adeptos que fazem um clube porque todos os outros passam enquanto eles ficam; eles estão sempre presentes, mesmo nas noites frias em que o jogo é transmitido na televisão e ao mesmo tempo que jogava um clube que se diz ter muitos adeptos em Braga."

100% de acordo, é isso mesmo. A razão da existência do SCB são os Braguistas, eles é que fazem o clube. Não é um presidente, treinador ou jogadores. Esses  apenas estão de passagem ao  serviço duma enorme Instituição.

O SCB é dos Braguistas! Nunca se deve esquecer isso.

cardoso

Quote from: recsally on 30 de October de 2008, 10:13
Excelente texto Cardoso, PARABÉNS!!!
E se me permitires citarei a última frase no meu blog: "São os adeptos que fazem um clube porque todos os outros passam enquanto eles ficam; eles estão sempre presentes, mesmo nas noites frias em que o jogo é transmitido na televisão e ao mesmo tempo que jogava um clube que se diz ter muitos adeptos em Braga." -  porque a considero fantástisca... Fico a aguardar a tua permisão...
...
Está á vontade ;)

Quote from: xpt_nautilus on 30 de October de 2008, 11:28
Quote from: El_Gavion on 30 de October de 2008, 10:25
Caro Cardoso, permita-me discordar de 2 pormenores:

1- O esquema 4-3-3 não é estafado nem o 4-4-2 é brilhante...são ambos bons ou maus, dependendo dos jogadores que se colocam, da dinâmica aplicada e do treinador que os elabora! Por isso, até um1-1-1-1-1-1-1-1-1-1 com movimentos basculantes para as alas e transições rápidas seria uma boa ideia!! ;D ;D ;D

....

Estou barado com tanto conhecimento! Esses ares africanos estao-te a fazer bem. Já parecias o Luis Freitas Lobo.

Barado?? Eu tou baradissimo! Qual F. Lobo qual carapuça!! 1-1-1-1-1-1-1-1-1-1 com movimentos basculantes para as alas e transições rápidas!! De Mestre, caro amigo. De mestre!

Agora a sério, Gabion, o que eu quria dizer é que "aquele" 4x3x3 estava estafado porque teimavamos num sistema táctico para o qual já não tinhamos gente (extremos) ESTE 4x4x2 é brilhante porque está muito bem trabalhado.


lipe

#14
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.

BRAGA FOREVER

#15
Nem eu mesmo diria melhor que o Cardoso o que me vai na alma! ;D

Muito bem Cardoso!
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

antimouros

Parabens, és o nosso miguel sousa tavares  ;)

cardoso

Quote from: antimouros on 30 de October de 2008, 16:32
Parabens, és o nosso miguel sousa tavares  ;)

Perdoo-te o insulto porque presumo que não tiveste má intenção ao chamares-me uma coisa dessas...

A.COSTA

Quote from: cardoso on 30 de October de 2008, 17:39
Quote from: antimouros on 30 de October de 2008, 16:32
Parabens, és o nosso miguel sousa tavares  ;)

Perdoo-te o insulto porque presumo que não tiveste má intenção ao chamares-me uma coisa dessas...


Que o diabo seja surdo de facto. Não deve ter sido por mal. Mas neste momento é um insulto ... e grave.

;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D ;) ;D
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

José Paulo Pedrosa

Belíssimo texto. Concordo com tudo. Mas sou daqueles que acredita que a grandeza de um clube faz-se pelos títulos conquistados e por consequência a massa adepta vai crescendo. Aconteceu isso com o FCP desde que o Pinto da Costa tomou posse. Em qualquer canto de Portugal continental e ilhas há dezenas de adeptos do Porto...muitos que nem sequer conhecem o Porto enquanto cidade. Gostava que acontecesse o mesmo ao Braga. Mas para isso há que começar por conquistar os troféus. No entanto compreendo todas a condicionantes que impediram o sucesso do Braga este ano na Carlsberg Cup. Ficou-me atravessado...
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D