News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTÍCIAS DO ENORME DO DIA 26/10

Started by Olho Vivo, 26 de October de 2008, 12:44

Previous topic - Next topic

Olho Vivo

Evaldo, um titular sem rival

Lareral-esquerdo brasileiro é, a par de Eduardo, um dos totalistas * Quem diria?

Por Germano Almeida

HÁ um herói imprevisto no sucesso europeu do Sp. Braga. Evaldo — um dos dois únicos totalistas do plantel, nos 14 jogos oficiais já realizados esta época (o outro é o guarda-redes Eduardo) — está de pedra e cal nas escolhas do treinador Jorge Jesus.

Contratado ao Marítimo este Verão, o lateral-esquerdo brasileiro, de 26 anos, tem assumido uma relevância ainda maior do que se esperava neste Sp. Braga.

É que, se olharmos para as opções de Jorge Jesus, o brasileiro não tem concorrência directa — um facto que não deixa de causar algum espanto, atendendo à variedade de opções para outro sectores, num plantel onde a qualidade abunda.

Regular e fiável

Miguelito e Carlos Fernandes, os dois laterais-esquerdos na época passada, rumaram ao Marítimo, curiosamente o clube que Evaldo representou durante quatro épocas seguidas.

Perante o problema administrativo que impediu a inscrição de Edimar, lateral cedido pelo Cruzeiro, Evaldo ficou com caminho livre para agarrar a função de lateral-esquerdo — e, até agora, somou sempre os 90 minutos.

Foi assim nos cinco jogos da Liga, no encontro para a Taça de Portugal, na partida para a Taça da Liga, com o Leixões, nos dois jogos para a Intertoto e nos cinco desafios já realizados para a Taça UEFA.

No início da temporada, quase ninguém preveria esta influência do lateral brasileiro, que teve passagem modesta pelo FC Porto (chegou a jogar na extinta equipa B dos dragões) e que passou quatro anos nos Barreiros.

CÉSAR PEIXOTO, MOISÉS...

Enquanto Evaldo continuar a mostrar-se uma opção fiável (mesmo não sendo um jogador entusiasmante, é regular), a questão das alternativas não se coloca como prioritária para Jorge Jesus. Olhando para o plantel bracarense, César Peixoto (que já assumiu o posto de lateral-esquerdo no FC Porto) seria a escolha mais natural. Mas a verdade é que o número 21 do Sp. Braga, que ainda não está a 100 por cento em termos físicos, tem-se mostrado opção mais válida a meio-campo.

Deste modo, Moisés, central brasileiro, será a solução mais realista para o lado esquerdo da defesa, quando aparecer um impedimento de ordem física ou disciplinar para Evaldo.

Mas, até lá, o lateral brasileiro tem tudo para continuar a ser um... herói imprevisto neste surpreendente Sp. Braga.


João Pereira de regresso

Com a mais que provável ausência de Moisés, Frechaut jogará a central e abre vaga ao 47

João Pereira, que ficou no banco diante do Portsmouth, deverá voltar à titularidade já no encontro de amanhã, com o Estrela da Amadora. Com a mais do que provável ausência de Moisés (que recupera de mialgia), Frechaut deverá voltar à posição de defesa-central, fazendo dupla com Rodriguez, abrindo vaga ao 47.

Se, diante do Estrela, a ordem é para não facilitar, é de prever que, em Vila do Conde, na quarta, para a Taça da Liga, Jorge Jesus faça descansar alguns dos elementos mais rodados, numa estratégia de cautela para os importantes compromissos que se seguirão: com a Académica (domingo, 2 de Novembro) e em Milão, para a segunda jornada da fase de grupos da UEFA (quinta, 6 de Novembro).

A deslocação a Itália forçará ao adiamento do encontro para a IV eliminatória da Taça de Portugal, na Madeira, com o Nacional, para dia 10 de Novembro.


Atenção à sobrecarga de jogos

Depois do sucesso europeu, vêm aí dois jogos num espaço de menos de 48 horas

Depois da fantástica vitória no jogo de quinta à noite, o Sp. Braga prepara-se para enfrentar dois encontros num espaço de menos de 48 horas.

A prioridade, nesta dupla operação a realizar até quarta-feira, é claramente o jogo com o Estrela da Amadora (amanhã, às 19.45 horas). É que um triunfo frente aos amadorenses poderá marcar o início da recuperação classificativa na Liga, prova em que os bracarenses não estão a conseguir acompanhar o enorme sucesso dos desempenhos europeus.

Na quarta-feira, os minhotos defrontam, em Vila do Conde, o Rio Ave, para a Taça da Liga. Ainda que os bracarenses apostem forte na prova (uma das vias para poderem vencer uma competição), a verdade é que basta o empate em Vila do Conde para ter garantida a passagem à próxima fase.

É de prever que, nessa partida, Jesus faça descansar alguns dos elementos mais rodados, numa estratégia de cautela para os importantes compromissos que aí vêm.

in A BOLA



Rentería: «As críticas não me prejudicaram»

O avançado colombiano garante a Record que superou a noite má de Guimarães com a ajuda dos amigos e da chamada à selecção e acredita que o golo ao Portsmouth assinala uma nova fase.

Uma entrevista para ler, com exclusividade, na edição impressa de Record deste domingo.

in Record



A magia sul-americana

LINO DEVESAS

A América do Sul foi desde sempre um viveiro de futebolistas talentosos, entre os quais se destacaram Pelé e Maradona, considerados pela maioria dos adeptos do futebol como os dois melhores jogadores de todos os tempos. Daí a aposta dos clubes europeus no mercado sul-americano, essencialmente no brasileiro, no que diz respeito aos portugueses.

A exemplo do que sucede no Braga, cujo plantel de 28 atletas (apesar de Edimar não estar ainda inscrito) integra 14 sul-americanos (sem contar com Baylón, que possui contrato e está a treinar, mas não está inscrito nem faz parte do grupo), divididos entre uma dezena de brasileiros, um peruano (Rodriguez), um uruguaio (Luis Aguiar), um colombiano (Renteria) e um argentino (Madrid). A que acresce um polaco (Kieszek), um austríaco (Linz) e um camaronês (Meyong). Mas é a nacionalidade portuguesa, com onze representantes, que mais ordena na Cidade dos Arcebispos.

A qualidade dos sul-americanos é do agrado do técnico Jorge Jesus, que não o esconde nas estruturas que jogo a jogo vai apresentando, sendo de registar que, nos 14 jogos realizados, apenas em dois estiveram em inferioridade no onze. No Paços de Ferreira-Braga (Rodriguez, Evaldo, Vandinho, Alan e Luis Aguiar) e no Leixões-Braga (Rodriguez, Moisés, Evaldo, Luis Aguiar e Alan). Em cada um destes jogos foram utilizados quatro portugueses. Por outro lado, no Braga-Leixões da Carlsberg Cup, e no Chaves-Braga, da Taça de Portugal, os sul-americanos foram representados apenas por brasileiros, sete e seis, respectivamente, destacando-se, ainda, a presença de nove sul-americanos na equipa que defrontou o Artmedia, em Bratislava, (os portugueses Eduardo e João Pereira foram a excepção), e oito, na recente recepção ao Portsmouth (Eduardo, Frechaut e Meyong completaram a equipa). Evaldo (a par do guarda-redes português Eduardo) é o único sul-americano totalista, com 14 jogos nas pernas, mais um que o defesa-central Moisés, enquanto o médio Luis Aguiar leva apenas 11. Seguem-se Alan e Rodriguez (10), Vandinho (9), Matheus e Renteria (5), Mossoró e Paulo César (4), Leone (3) e Jorginho (2). Os indisponíveis Madrid e Edimar completam o lote dos sul-americanos.

Utilização dos sul-americanos

Adversário Resultado Sul-Americanos

1. Sivasspor 2-0 7

2. Sivasspor 3-0 7

3. NK Zrinjski 1-0 6

4. Leixões 4-0 7

5. P. Ferreira 2-0 5

6. NK Zrinjski 2-0 6

7. Sporting 0-1 6

8. Artmedia 4-0 7

9. Leixões 0-2 5

10. Naval 1-1 7

11. Artmedia 2-0 9

12. Guimarães 0-0 7

13. Chaves 1-0 6

14. Portsmouth 3-0 8


César Peixoto não recupera

César Peixoto está fora dos planos de Jorge Jesus para a recepção ao Estrela da Amadora. O centrocampista padece de um traumatismo com formação de hematoma na face anterior da perna esquerda, sofrido no jogo com o Portsmouth, e não recupera a tempo de ser utilizado amanhã. Moisés, que saiu do jogo com uma mialgia nos adutores da coxa esquerda, efectuou, entretanto, uma ecografia que nada de significativo acusou, mas, mesmo assim, a dor permanece e o central continua em dúvida. Os dois atletas só fizeram, juntamente com Linz, tratamento.

Matheus fala de excelência

Matheus considerou que "a equipa fez um excelente jogo" no triunfo sobre o Portsmouth, acrescentando que serviu para "provar o valor" do grupo às pessoas que "deixaram de acreditar em nós depois da difícil vitória em Chaves". E recusou a ideia de existirem "dois Bragas", na Europa e na Sagres. "Na UEFA existe mais espaço, no campeonato as equipas fecham-se mais e criam-nos mais dificuldades". Matheus participou em 11 jogos, 5 dos quais a titular, e já marcou 3 golos.

Espiões em Milão

O jogo com o Milan, do próximo dia 6 de Novembro, está na agenda dos arsenalistas e na próxima quarta-feira os habituais espiões, Miguel Quaresma e Marco Pedroso, vão assistir ao Milan-Siena. O objectivo é o de aumentar o conhecimento sobre o adversário na UEFA.

Bilhetes de 1 a 20 euros

Os bilhetes para o jogo de amanhã, com o Estrela da Amadora, custam entre 1 e 5 euros, para os sócios, e entre os 2 e os 20, para o público. Os sócios podem ainda assistir ao jogo adquirindo um lugar anual, a partir de 15 euros. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais.


Inquérito@nline

Jorge Jesus estava a ironizar ou será que o Braga terá mais dificuldades com o Estrela da Amadora do que as sentidas diante do Portsmouth?

Os cibernautas concordam, na sua maioria, com a afirmação do treinador arsenalista, recusando a ideia de se tratar de uma ironia. As dificuldades serão, acreditam, superiores às sentidas na recepção aos ingleses.

Vai sentir mais dificuldades 70%

Estava a ironizar 30%

Nº de participantes: 737

in O JOGO

Rvben

Sp. Braga: Wolfsburgo teve dois golos de avanço mas perdeu em Munique

O Wolfsburgo, adversário do Sp. Braga na fase de grupos da Taça UEFA, perdeu este sábado no reduto do Bayern de Munique (4-2), mas só se pode queixar de si próprio.

A equipa de Ricardo Costa (castigado) chegou a ter dois golos de vantagem, graças a uma grande penalidade polémica de Grafite (31m) e um tento de Dzeko (33m).

O Bayern reduziu ainda no primeiro tempo, por intermédio de Ribery (41m), e na segunda parte arrancou para uma vitória confortável. Marcaram na etapa complementar Van Bommel (54m), Borowski (63m) e Schweinsteiger (80m).

O Wolfsburgo, adversário do Sp. Braga, alinhou da seguinte forma: Diego Benaglio; Riether, Madlung, Barzagli, Schafer; Hasebe (Gentner, 57m), Josué, Santana, (Dejagah, 64m), Misimovic (Saglik, 80m); Grafite e Dzeko

in Maisfutebol
[url="http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg"]http://i35.tinypic.com/303jy37.jpg[/url]

Cici

Sporting de Braga encontra amanhã o Estrela da Amadora
26-10-2008

O Sporting de Braga encontra amanhã o Estrela da Amadora, naquele que é o encontro de fecho da sexta jornada da liga.

Sabendo que a sua equipa está bastante motivada depois da vitória sobre o Portsmouth, Jorge Jesus destaca a dificuldade do encontro e avança que o Estrela vai ser um adversário muito complicado.

A partida entre o Sporting de Braga e o Estrela da Amadora tem lugar amanhã, às 19h45, no Estádio Municipal.

in Antena Minho

Cici

Sp. Braga-E. Amadora: dá para trazer a Europa para Portugal? (antevisão)

O Sp. Braga regressa esta segunda-feira à liga portuguesa depois de uma das maiores gloriosas vitórias da histórica do clube: uma vitória com contornos de goleada sobre o Porsmouth, para a Taça UEFA. A grande curiosidade reside em saber até porque ponto a formação de Jorge Jesus conseguirá decalcar na Liga o que faz na Europa.

Até agora não o tem conseguido, de todo. Na Taça UEFA soma por vitórias os sete jogos realizados. Na Liga, soma apenas uma vitória, dois empates e duas derrotas: em quinze pontos possíveis somou cinco. Curiosamente metade dos pontos que tem o E. Amadora. Talvez por isso o Sp. Braga esteja 13º lugar e o adversário em quarto.

A atravessar, porém, o melhor momento da época, os bracarenses têm tudo para iniciar a recuperação doméstica. Lito Vidigal, o treinador do E. Amadora, sabe disso e já disse não esperar facilidades. «É uma equipa que tem crescido muito nos últimos anos e já se fala na luta pelo título», lembrou, como para justificar a certeza de um jogo complicado.

Já Jorge Jesus sublinha que o E. Amadora está muito motivado com o quarto lugar da classificação e que vai a Braga a pensar que um ponto será bom. O que impõe o melhor Sp. Braga. «Os meus jogadores não estão tão frescos e isso tem algum significado, mas estamos em condições para ganhar. Precisamos de ganhar para fazer oito pontos».

Para o fazer, Jorge Jesus conta com toda a equipa inicial da vitória sobre o Portsmouth disponível. Só mesmo César Peixoto, que entrou na segunda parte, é que ficou de fora por lesão. Eduardo, Moisés e Rodriguez recuperaram de pequenos toques. Roland Linz está de volta, mas deve ficar no banco: Rentería e Meyong estão a entender-se bem.

Já Lito Vidigal, que admite estar a orientar um E. Amadora motivado com os bons jogos, não conta apenas com o jovem Monteiro, que nem tem sido opção. A formação da Reboleira apresenta-se na máxima força, portanto. Pronto para contrariar a tendência histórica em Braga: em 16 jogos, apenas três vitórias, cinco empates e oito derrotas.

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Vandinho; Alan, Luís Aguiar e Matheus; Rentería e Meyong.
Outros convocados: Kieszek, Frechaut, Stélvio, Mossoró, Paulo César, Linz e Jorginho.

E. AMADORA: Nélson; Hugo Gomes, Mustafá, Nuno André Coelho e Vítor Moreno; Celestino, Marcelo Goianira e Vidigal; Têti; Celsinho e Varela.
Outros convocados: Ainda não são conhecidos.

in Mais Futebol

Cici

Sporting Braga - Jorge Jesus diz que Estrela é mais difícil que Portsmouth       
26-Out-2008 

O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, reafirmou hoje, em antevisão da sexta jornada da Liga de futebol, que o Estrela da Amadora será mais difícil do que os ingleses do Portsmouth.

O Sporting de Braga, que vem de um jogo europeu, com um triunfo "claro" por 3-0 frente ao Portsmouth, recebe o Estrela da Amadora na segunda-feira, num encontro onde procura a segunda vitória na Liga e que, a ser conseguida, lhe permitirá deixar o 13º lugar. No entanto, Jorge Jesus diz que esse objectivo será difícil de conseguir porque pela frente o Sporting de Braga vai ter um Estrela moralizado e que, até esta jornada, estava no segundo lugar da classificação. "O Estrela é uma boa equipa, até à sexta jornada era segundo classificado, com 10 pontos, é sinal que é boa equipa, muito moralizada que vem a Braga com intenção de pontuar e um ponto para eles já é bom", disse o técnico dos bracarenses.

A sua equipa vem de um boa exibição e resultado frente ao Portsmouth mas Jorge Jesus adverte que "este jogo vai ser mais difícil do que com os ingleses", embora ressalve que "é mais fácil dizer isso agora, porque o outro jogo já ganhámos por 3-0".  O desgaste físico dos seus atletas - que jogaram na última quinta-feira - é motivo de preocupação para Jorge Jesus, podendo ser este um ponto a explorar pelo adversário.  "Os jogadores do Braga não estão tão frescos e isso tem algum significado, mas estamos em condições para ganhar o jogo porque precisamos de o ganhar para fazermos oito pontos e pautarmo-nos ali pelos oito primeiros lugares", afirmou. Jesus reconheceu, ainda, que a sua equipa "não tem ritmo para jogar à velocidade que o fez contra o Portsmouth", mas, acrescentou: "temos qualidade e capacidade para ganhar o jogo ao Estrela".

Depois do Estrela, o Sporting de Braga joga, quarta-feira, em Vila do Conde, para a Taça da Liga, com Jesus a afirmar que a rotatividade dos jogadores será feito neste segundo encontro.  "Vou ter que fazer opções, e ou faço descansar alguns jogadores frente ao Estrela ou (quarta-feira) frente ao Rio Ave, mas como a prioridade é o campeonato, por isso o descanso para alguns jogadores será no jogo de Vila do Conde", afirmou. O Sporting de Braga parte para este encontro com apenas cinco pontos conquistados, e a ocupar a 13ª posição, quanto o Estrela da Amadora é terceiro, com 10 e, em caso de vitória pode igualar o Leixões no comando da classificação. O encontro inicia-se às 19:45 de segunda-feira, no Estádio AXA, com arbitragem de Elmano Santos, da Madeira.


Sporting Braga - Linz volta aos convocados de Jorge Jesus        
26-Out-2008 

O regresso do avançado Roland Linz e a ausência do esquerdino César Peixoto são as únicas alterações nos convocados do Sporting de Braga para a recepção de segunda-feira ao Estrela, da sexta jornada da Liga de futebol, a disputar segunda-feira, em Braga. Depois de ter falhado o jogo europeu com o Portsmouth, por ter apresentado queixas durante uma sessão de trabalho na preparação para o encontro, Linz volta a ser opção para Jorge Jesus para um encontro no qual o Sporting de Braga procura a segunda vitória no campeonato. Ausente do confronto com a equipa da Reboleira estará o médio ofensivo César Peixoto, devido a mazelas físicas resultantes do encontro da última quinta-feira, frente ao o Portsmouth, que os bracarenses venceram por 3-0. Ainda em dúvida está o defesa Moisés, que também saiu queixoso do encontro com os ingleses e que só segunda-feira de manhã realizará testes para saber se está apto. De fora das opções do treinador Jorge Jesus continuam os "habituais" Andrés Madrid, Paulo Jorge, Filipe Oliveira, Orlando Sá e Palmeira. No banco de suplentes, o guarda-redes Mário Felgueiras dá o seu lugar a Pavel Kieszek. O Sporting de Braga-Estrela da Amadora inicia-se às 19:45 de segunda-feira, no Estádio AXA, com arbitragem do madeirense Elmano Santos.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Eduardo e Pavel Kieszek.
Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo.
Médios; Frechaut, Stélvio, Luís Aguiar, Vandinho e Mossoró.
Avançados: Matheus, Paulo César, Linz, Alan, Renteria, Jorginho e Meyong.

in Mais Actual

Cici

Jesus convoca Linz
BRACARENSES DEFRONTAM ESTRELA AMANHÃ

O treinador do Sp. Braga Jorge Jesus decidiu voltar a chamar o avançado austríaco Roland Linz, depois de este ter ficado de fora do jogo com o Portsmouth por problemas físicos.

De fora ficou César Peixoto, que não recuperou a tempo das mazelas contraídas na partida contra a equipa britânica.

Lista de convocados

Guarda-redes: Eduardo e Pavel Kieszek.
Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo.
Médios: Frechaut, Stélvio, Luís Aguiar, Vandinho e Mossoró.
Avançados: Matheus, Paulo César, Linz, Alan, Renteria, Jorginho e Meyong.


Jesus: «Estrela vai ser mais difícil que Portsmouth»
TREINADOR BRACARENSE RESPEITA TRICOLORES
 
Jorge Jesus, treinador do Sporting de Braga, garantiu esta manhã, na antevisão da 6.ª jornada da Liga, que o Estrela da Amadora será mais difícil do que os ingleses do Portsmouth.

O Sporting de Braga, que vem de um triunfo expressivo por 3-0 frente aos ingleses, recebe o Estrela da Amadora na segunda-feira, num encontro onde procura a segunda vitória na Liga e que, a ser conseguida, lhe permitirá deixar o 13.º lugar da tabela.

No entanto, Jorge Jesus diz que esse objectivo será difícil de alcançar porque pela frente o Sporting de Braga vai ter um Estrela moralizado e que, até esta jornada, estava no segundo lugar da classificação.

"O Estrela é uma boa equipa, até à sexta jornada era segundo classificado, com 10 pontos, é sinal que é boa equipa, muito moralizada que vem a Braga com intenção de pontuar e um ponto para eles já é bom", disse o técnico dos bracarenses.

A sua equipa vem de um boa exibição e resultado frente ao Portsmouth mas Jorge Jesus adverte que "este jogo vai ser mais difícil do que com os ingleses", embora ressalve que "é mais fácil dizer isso agora, porque o outro jogo já ganhámos por 3-0".


Heerenveen empata com Feyenoord
ADVERSÁRIO DO SP. BRAGA NA TAÇA UEFA
 
O Heerenveen, adversário do Sporting de Braga na fase de grupos da Taça UEFA, empatou a dois golos no terreno do Feyenoord, em jogo a contar para a sétima jornada do campeonato holandês.

Paulo Henrique (34') e Pranjic (47') marcaram para o Heerenveen, mas o Feyenoord conseguiu recuperar e chegar ao empate através de Makaay (69') e Mols (90').

O Heerenveen é oitavo com 12 pontos. O Groningen lidera com 16.

in Record