News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 25/10

Started by JotaCC, 25 de October de 2008, 09:29

Previous topic - Next topic

JotaCC

A camisola maldita

Eduardo viveu anteontem mais uma noite de glória. A sétima nas lides europeias, tantos quantos os triunfos consecutivos conquistados. Sem sofrer golos. A camisola de David James seria por isso o coroar de uma jornada para mais tarde recordar, mas o guarda-redes do Portsmouth recusou a troca solicitada pelo português. Um sinal de mau perder, pese o argumento de que não correspondeu ao pedido de Eduardo porque estavam chateados e ninguém trocou camisola. Uma inverdade, pois Defoe trocou com Alan. Desiludido, o guarda-redes arsenalista verberou o comportamento do inglês. "Olhamos para os grandes guarda-redes com grandes referências profissionais e de valores, mas como pessoa o David James foi para mim uma desilusão, porque sempre o admirei e por isso gostava de ter uma recordação dele... mas ainda bem que ele não quis trocar a camisola porque, depois daquela atitude, não merecia a minha", sublinhou.

À parte este episódio, Eduardo classificou de "vitória histórica" o triunfo sobre o Portsmouth. "Fomos a equipa que melhor aproveitou as ocasiões de golo, pois eles também tiveram algumas, mas não as aproveitaram. Fomos mais eficazes e soubemos gerir o jogo", assinalou, recordando as dificuldades provocadas pela estatura de Peter Crouch. "Foi muito complicado, não só por ele, mas por outros jogadores também muito altos. Não estávamos habituados a este tipo de jogo, mas adaptámo-nos e fomos fantásticos. Estamos de parabéns", sublinhou.

O êxito diante dos ingleses poderá servir de alento para Milão, no próximo dia 6, em Itália. "Esta vitória foi excelente, mas continuamos com os pés no chão porque temos consciência do trabalho que tivemos para vencer o Portsmouth. Vamos a Milão com toda a humildade para fazermos o nosso jogo", frisou.


Não sou eu, mas a equipa que é imbatível

Eduardo já leva sete jogos consecutivos na UEFA sem sofrer golos. Mas recusa o estatuto de herói. "Não é o Eduardo que é imbatível, é a equipa do Braga", sustentou, sublinhando o valor da concorrência. "O treinador tem optado por mim e fico feliz com isso, mas o Kieszek e o Mário Felgueiras são dois excelentes guarda-redes e companheiros", sustentou, lamentando a pouca afluência ao AXA. "Os que estiveram foram incansáveis, mas a exibição e a vitória mereciam mais público. Era um jogo importante e vitória é meio caminho andado para o apuramento", concluiu.


Uma proeza fantástica

O Braga "entrou de gaiato" na UEFA através da Taça Intertoto, beneficiando da inoperância dos serviços do Belenenses, que estiveram na origem do "caso Meyong" e consequente perda de seis pontos. Que a equipa minhota agradeceu e aproveitou para garantir a sua presença nas lides europeias. E com resultados excelentes, recorde-se, uma vez que conta por vitórias os sete jogos realizados na presente temporada, com um volume de golos incrível, pois já são 17, o que dá uma média superior a 2,5 golos por jogo.

Já no ataque, Luis Aguiar, que anteontem abriu o caminho do triunfo, lidera a lista dos marcadores, com quatro golos, seguido por Linz e Meyong (3), Matheus (2), Moisés, César Peixoto, Evaldo, Renteria e Alan (1). Eduardo, Moisés e Evaldo são totalistas da equipa treinada por Jorge Jesus.

Sivasspor 0-2 Braga

Braga 3-0 Sivasspor

Braga 1-0 NK Zrinjski

NK Zrinjski 0-2 Braga

Braga 4-0 Artmedia

Artmedia 0-2 Braga

Braga 3-0 Portsmouth


Moisés quase fora do jogo com o Estrela

Moisés está praticamente fora do jogo com o Estrela da Amadora. O central concluiu o jogo com o Portsmouth com queixas de dores na coxa esquerda, que persistiam ontem e ficou sob os cuidados do departamento clínico, a tentar debelar a mialgia, perspectivando-se que não esteja disponível para o jogo de segunda-feira. Eduardo e César Peixoto, que ontem também não treinaram em virtude de padecerem de traumatismos resultantes da agressividade dos ingleses do Portsmouth (o primeiro no pé direito e o segundo na face anterior da perna esquerda), mas deverão estar aptos a defrontar a equipa dos arredores de Lisboa. Ausente vai estar Linz, que continua a recuperar de uma tendinite. O austríaco também ficou ontem no ginásio. No que diz respeito ao eixo da defesa, importa referir que Rodriguez não está ainda totalmente restabelecido do problema muscular que o afectou, mas nem por isso deixará de ser aposta para o jogo, voltando a ter Frechaut como parceiro, ainda que Leone esteja recuperado da lesão que o afectou e a treinar sem limitações...


Edimar marca aos juniores

Apesar das dificuldades provocadas por uma dor de dentes, visível no inchaço que ostentava no lado direito da face, Edimar treinou e marcou um golão no jogo-treino entre os jogadores que não foram utilizados diante do Portsmouth e uma equipa de juniores, reforçada com Palmeira, Bruno Tiago e Baylón. Os seniores venceram, por 3-0, e os restantes golos foram obtidos por João Pereira e Orlando Sá. Madrid cumpriu todo o treino e está apenas à espera de adquirir o ritmo ideal para se tornar mais uma opção para o técnico Jorge Jesus.


Heróis a banhos

Os futebolistas utilizados por Jorge Jesus frente ao Portsmouth efectuaram ontem uma ligeira corrida, de recuperação activa, a que se seguiu uma sessão de banhos e massagens. Eduardo e Moisés não treinaram (tal como César Peixoto), ambos tocados.


O desejo de Salvador

António Salvador, presidente da SAD do Braga, acredita que a equipa minhota pode provocar uma surpresa em Milão. O líder arsenalista não esconde o desejo - aliás ontem manifestado a à Antena 1 - de ver a sua equipa triunfar em S. Siro, o anfiteatro do Milan.

O JOGO

JotaCC

Luis Aguiar: «Realizei o jogo mais completo»
URUGUAI ASSUME GRANDE EXIBIÇÃO FRENTE AO PORTSMOUTH
   
   
Abandonou a posição 10 e recuou no terreno para formar com Vandinho uma dupla de pivots defensivos contra o Portsmouth. Cumpriu a sua principal missão com inatacável rigor táctico – foi seguramente o jogo em que Jesus menos o corrigiu –, mas teve momentos em que mais parecia um "box-to-box".

Os números colocam-no como um dos melhores em campo e, à luz de quem viu de fora, o uruguaio demonstrou a razão pela qual qualquer treinador gosta de o ter na sua equipa.

O próprio Luís Aguiar terminou o jogo com a sensação de ter protagonizado uma actuação com nota positiva. "Realizei o jogo mais completo. Joguei como segundo trinco e gostei. Já tive jogos bons, mas nenhum tão bom como este", reconheceu, concluindo assim a sua auto-avaliação: "Pessoalmente, senti-me muito bem. Creio que joguei bem, tanto com bola como sem ela, e fisicamente apresentei-me a um bom nível. Também para mim, foi importante esta exibição". Mas o que mais encheu as medidas do médio de 22 anos foi o colectivo: "Em todos os aspectos realizámos um grande jogo. Pressionámos, marcámos, jogámos e fizemos a temporização do jogo quando foi preciso. Por fim, ganhámos..."

Luís Aguiar reconhece que agora é tempo de trilhar o caminho certo na Liga, pois para quem tem ambições altas não chega brilhar na Europa. "A seu tempo vamos posicionar-nos no sítio certo. Na segunda-feira, com a mesma atitude, vamos ganhar ao E. Amadora e iniciar um ciclo de sucesso. Estamos a encarar os jogos das provas internas da mesma forma que os da Europa, mas às vezes as coisas não saem bem", comentou, ciente de que o jogo com o Milan, a abordar somente na altura certa, valorizará a carreira de todos: "É importantíssimo jogar em San Siro, todos sabem, mas segunda-feira temos pela frente um rival de grande respeito e há que estar concentrados."

RECORD

JotaCC

7.ª jornada: FC Porto e Sporting jogam sábado; Benfica domingo em Guimarães

O FC Porto vai ser o primeiro dos três «grandes» a entrar em acção na 7.ª jornada da Liga, defrontando a Naval, na Figueira da Foz, no sábado, dia 1, às 18h45. A partir das 21 horas, é a vez do Sporting defrontar o Rio Ave, em Vila do Conde. O V. Guimarães-Benfica disputa-se domingo, dia 2, a partir das 19h45, no Estádio D. Afonso Henriques.
De resto, a sétima ronda da Liga inicia-se na sexta-feira, dia 31, com a recepção do V. Setúbal ao Trofense, encerrando na segunda-feira seguinte, dia 3, com o «derby» madeirense entre Marítimo e Nacional, nos Barreiros.

Programa:

Sexta-feira:
V. Setúbal – Trofense, 20h30 (SportTV1)

Sábado:
Naval – FC Porto, 18h45 (SportTV1)
Rio Ave – Sporting, 21h (RTP1)

Domingo:
Académica – Sp. Braga, 16h
E. Amadora – Belenenses, 16h
Leixões – P. Ferreira, 16h
V. Guimarães – Benfica, 19h45 (SportTV1)

Segunda-feira:
Marítimo – Nacional, 19h45 (SportTV1)

A BOLA

JotaCC

Eduardo e a má-educação do inglês: «David James é uma desilusão»

O final da vitória com o Portsmouth deixou um travo amargo na boca de Eduardo. O guarda-redes do Sp. Braga correu o campo todo para ir ter com David James, pedindo-lhe então para trocar de camisola. O internacional inglês, numa atitude que só o definiu, não respondeu afirmativamente ao pedido do colega e foi até mal-educado.

Eduardo saiu sentido com a atitude do colega, claro. «É um tipo de comportamento que condenamos», referiu o bracarense. «Ao longo da nossa vida vemos excelentes guarda-redes no futebol, guarda-redes que depois se tornam referências para nós. Foi isso que se passou, mas como pessoa o David James foi uma desilusão».

David James explicou no final que não trocou de camisola porque estava muito chateado com o resultado, mas nada desculpa a atitude do inglês. Nem Eduardo está disposto a desculpar. «Gostava de ter uma recordação dele, mas ainda bem que não ma deu porque não merece que eu troque de camisola com ele depois da atitude que teve».

«Agora o sonho é estar no Mundial 2010»

Até porque ele próprio começa a entrar na galeria dos guarda-redes internacionais. Tem sido presença assídua na Selecção Nacional e com isso ganha outro estatuto. «Desde pequeno que alimentei o sonho de chegar à selecção», explicou o titular da baliza bracarense. «Sempre disse que quando lá chegasse, gostava de ficar».

«Nunca quis que fosse apenas uma passagem. Felizmente isso tem acontecido e estou muito reconhecido a Carlos Queiroz, porque estas chamadas têm sido muito boas para mim». A Selecção já se tornou, aliás, um espaço de Eduardo, que se sente em casa e espera poder cumprir uma ilusão de sempre: «Agora o sonho é estar no Mundial 2010».

MAIS FUTEBOL

Olho Vivo

Cooperação com o FC Porto já rende lucros aos minhotos

JOSÉ PEDRO GOMES

Sporting de Braga. Três ex-portistas marcaram ao Portsmouth

A excelente carreira que o Sporting de Braga está a assinar na edição deste ano da Taça UEFA foi, anteontem, sublinhada com uma exibição de luxo, que redundou numa vitória por 3-0, frente ao "milionário" Portsmouth, actual 7.º classificado da Liga Inglesa.

A noite de gala dos minhotos frente à formação britânica teve especial ênfase em três jogadores - Luís Aguiar, Renteria e Alan - autores dos golos, que partilham entre si alguns denominadores: todos chegaram ao campeonato português por intermédio do FC Porto, estrearam-se esta época em Braga fruto das boas relações dos azuis e brancos com os minhotos alicerçadas este ano e são sul-americanos.

A cooperação com os dragões estabelecida neste defeso - um pouco em contraponto com a aliança Guimarães-Benfica - está a render factura em Braga.

Curioso é o facto destes três atletas que o FC Porto prescindiu esta temporada, embora Renteria ainda tenha vínculo com os dragões, estarem a ser peças chave na carreira europeia dos bracarenses, numa altura em que os dragões sentem algumas dificuldades no capitulo da finalização, no seu percurso na Liga dos Campeões.

Luís Aguiar é o exemplo mais gritante do sucesso na equipa comandada por Jorge Jesus, depois de uma efémera passagem pelo FC Porto, e depois com mais sucesso no Estrela de Amadora e Académica de Coimbra. Nos cinco jogos disputados na UEFA, Aguiar leva já três golos, uma marca bem interessante para um médio.

O brasileiro Alan, presença assídua no onze dos "arsenalistas", tem estado também em destaque no ataque da equipa, estreando-se a marcar nos jogos da UEFA, assim como o colombiano Renteria, que fez frente aos britânicos o seu primeiro golo pelo Braga.

Salvador rendido a Jesus

A forma como o Sp. Braga se tem comportado na UEFA não surpreende António Salvador. O presidente dos bracarenses, em declarações à Antena 1, sublinhou que tinha perfeita noção da "qualidade dos profissionais do clube" e que, por isso, estava certo do sucesso na campanha europeia. A responsabilidade pelos bons resultados vai para equipa técnica liderada por Jorge Jesus e para os jogadores. Salvador lembrou que o técnico "era uma vontade antiga", lamentando que não tenha sido "possível contratá-lo mais cedo". Até porque, "em conjunto com ele, o Braga partiu para a contratação de um leque de jogadores, que, com os que ficaram da temporada anterior, formaram um grupo de grandes profissionais e grandes homens", frisou o dirigente arsenalista.

Agora, só falta ao Braga chegar ao patamar dos "grandes" do futebol português, algo que só pode acontecer quando tiver "massa associativa e uma região que apoie o clube", diz.

in DN

Olho Vivo

António Salvador deseja renovar com Jorge Jesus

O presidente da SAD bracarense, António Salvador, deseja prolongar o vínculo que liga o técnico Jorge Jesus ao Sporting de Braga. A boa campanha europeia explica esta vontade do líder arsenalista, que está confiante que o técnico fará «um grande trabalho» em Braga.

in Diário do Minho

VVCEPHEI

Quote from: Jotacc on 25 de October de 2008, 09:29
A camisola maldita

O Braga "entrou de gaiato" na UEFA através da Taça Intertoto, beneficiando da inoperância dos serviços do Belenenses, que estiveram na origem do "caso Meyong" e consequente perda de seis pontos.
O JOGO

ERRADO
Estes jornaleiros não aprendem!!! Entramos na intertoto por mérito próprio pois se o Belenenses não perdesse os 6 pontos quem saltava da carruagem era o V. Setubal que não se inscreveu na Intertoto. Desciamos um lugar na classificação ( 8º) mas iriamos na mesma à Intertoto.