News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Momentos que marcaram os BRAGUISTAS

Started by Karoglan Taibraga, 08 de October de 2008, 14:52

Previous topic - Next topic

Karoglan Taibraga

Aproveitando a embalagem do texto do Cardoso, decidi lançar este tópico para que nós verdadeiros BRAGUISTAS e volto a frisar verdadeiros BRAGUISTAS, revivamos os melhores momentos que passamos junto do nosso ENORME, mas tambem para recordar pessoas que nosd eram muito e que infelizmente já não estão entre nós.

Momentos altos para mim - Braga - Benfica (meia final da taça de Portugal), 1º de Maio a abarrotar, e o nosso Karoglan em grande.
                                            Braga - Porto (Final da taça de Portugal), Jamor vestido de vermelho e branco e o sonho ali tão perto.
                                            Belem - Braga (meia final da taça de Portugal), 4 mil fervorosos adeptos e uma emoção enorme, novamente tão perto do sonho, Bravos Guerreiros.

Momentos Baixos - Pedro Lavoura - A sua morte deixou marcas em Braga, lembro que nos abandonou em vésperas de inicio de época, se calhar os mais novos não se lembram, grande defesa-esquerdo.
                                  Miki Féher - Uma morte mais recente, de um jovem que apenas cá jogou uma época mas que muitas saudades deixou.

P.S. - Bi-clubistas e demais intrusos por favor não comentem neste tópico, não é discriminação, mas antes um tópico para verdadeiros BRAGUISTAS.

Logo que me lembre de mais momentos irei postar.

"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

Vlad

Eu sempre fui do Braga e só do Braga. Foi assim que fui criado e educado a ser.
Para mim, e desde pequenino, ir ao 1.º Maio ver o Braga aos Domingos, era o mesmo que ir para a escola aos dias da semana. Um hábito, e uma coisa já rotineira. Muitas vezes nem via direito os jogos, pois era demasiado criança para conseguir ficar 90 minutos sentado a olhar para o relvado. Lembro-me de passar muitos dos jogos a jogar à bola no corredor junto à rede (bola? salvo seja!! pois era com latas, pacotes de leite, papéis embrulhados... tudo que rolasse e desse para mandar uns biqueiros).
Para mim ser do Braga, é tão natural como... sei lá... como ter uma pila enganchada entre as pernas, por exemplo.

Esta introdução só serviu para dizer que não sou do Braga, ou mais braguista devido ao que vou contar a seguir. Mas que há momentos que nos marcam e nos fazem sentir as coisas de outras forma, lá isso há.
E um desses momentos foi o jogo que nos deu acesso à taça UEFA 97/98. O tal jogo dos 5 contos em guimarães. Foi especial por tudo. Porque já não íamos à UEFA há muitos anos. Porque empatamos e conseguimos o apuramento num jogo difícil em que o anormal do pimenta machado colocou os preços dos bilhetes a preços impensáveis para a altura, com o objectivo de impedir os bracarenses de comparacer. Éramos poucos, mas bons, e apoiamos o nosso Braga e festejamos enquanto eles ainda rezavam para o Salgueiros não marcar. Depois, a viagem de regresso. A partir da Taipas era ver as pessoas à face da estrada com bandeiras e cachecóis a receber os adeptos que tinham ido a guimarães como se fossem heróis. Uma loucura total e indescritível para mim, que vinha a conduzir o meu velhinho Citroen Visa. Das Taipas, Morreira, Esporões, Priscos, Nogueira, etc.. até à Av. da Liberdade. Depois a festa e recepção à equipa na Praça do Município. Até o Mesquita ficou maluco e abriu as portas da Câmara. Era um cruzar de braguistas nasquelas escadas e corredores. Abraços entre adeptos, entre jogadores, entre adeptos e jogadores, etc... Lindo. Os bracarenses a festejar em Braga, na nossa Câmara, entre os nossos, aquilo que é nosso, o nosso Braga! Lindo!!!! Nunca um bracarense adepto de um metralha saberá o que é isto que eu estou a falar! Foi espectacular! E julgo que melhor que aquilo, talvez só a festa da conquista da Taça de Portugal... mas ainda nem sequer era nascido. Aquilo, para mim, foi a minha "taça de Portugal". E para sempre ficará na minha memória... até porque tenho a bandeira do Braga assinada pelo Karoglan e Toni nesse mesmo dia.

Outros momentos:
- As eliminatórias com o Tottenham e Swansee nos anos 80.
- O golo de Karoglan em Arnhem após ter falhado a luz. A vitória por 2-0 em casa contra o Vitesse.
- A eliminação do benfica para a taça de Portugal com o 1.ª Maio cheio. Karoglan!!! Lindo!!!
- A eliminação do porto nas Antas para a Taça de Portugal com golos de Idalécio e Castenheira.
- A final na Taça de Portugal, apesar da derrota (roubada) com o porto.
- A vitória, com festival dentro e fora do relvado, por 3-1 no dragão com o João Tomás a marcar com as costas :-))))
- A vitória 2-0 em guimarães, em que matamos um borrego com não sei quantos anos.
- A derrota por 2-1 em Verona, mas que nos deu, finalmente o acesso à fase de grupos da UEFA.
- A derrrota em Londres com o Tottenham. Perdemos, mas calamos os ingleses e saímos aplaudidos!
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"

JR1287

A final da Taça de Portugal com o Sporting em 1980. Levámos 4 mas foi o meu primeiro grande jogo - só tinha sete anos, mas ainda me lembro. E a festa nessa altura era mesmo do povo!

A final da Taça de Portugal com o Porto; perdemos também, mas é sempre um dia especial. E aquelas matas cheias de gente a comer, é inesquecível (mais do que o jogo, porque perdemos eheheheh). No entanto, o clima já era um pouco mais hostil do que na final de 1980, em que os adeptos estavam todos misturados em convívio alegre. Claro que metade do estádio vermelha e outra metade azul também é bonito de se ver, mas todos misturados, para mim, é mais "festivo".

Um Guimarães-Braga, não sei bem quando, em que o jogo começou 20 minutos mais tarde, os jogadores limitaram-se a passar a bola uns aos outros, e o jogo acabou empatado 1-1, com o convinha a ambos... quem perdesse descia de divisão. Estava lá, era pequenote ainda, mas não gostei... Ainda hoje a Académica fala desse jogo - mas sem grande moral, porque eles ganharam nas Antas, porque o Porto já era campeão (o nosso jogo foi feito, mas o deles também; e pronto, antes eles do que nós, claro!)

O Braga-Benfica, na meia-final da Taça de 1980 (a tal da final com o Sporting), que ganhámos 2-1. O Estádio 1º de Maio completamente cheio com, seguramente, mais de 80% de benfiquistas (outros tempos, em que os braguistas eram poucos... basta dizer que na bancada central, sem ser a do "Tribunal", quando foram golos do Braga, festejei eu, o meu pai e pouco mais...). Por esse motivo, deu ainda mais gozo que a meia-final já referida, com o golo do Karoglan.

O meu primeiro jogo europeu: Braga-Tottenham, também em 1980 (pareço um velhote, só a relembrar coisas antigas, ehehehehehe). Perdemos 4-0, mas foi uma alegria permanente!!!!

O Braga-Benfica, há 3 ou 4 anos: estávamos a ganhar 1-0, e o árbitro marcou um pénalti escandaloso contra o Braga, quase no fim do jogo. Uma vergonha escandalosa!!! Mas o Bevacqua ainda marcou o segundo, nos descontos, em fora-de-jogo! Embrulha!!!! Que vitória saborosa!!!! Nem com vigarices nos ganharam!!! (e foram os únicos dois golos que o Bevacqua marcou pelo Braga eheheheheehe)

Um jogo Braga-Estrela da Amadora para a Taça de Portugal, que o Estrela viria a ganhar. Empate no prolongamento, já depois de termos empatado lá, e o jogo seguiu para penalties. Marcaram-se 11 penalties para cada lado! E até os guarda-redes tiveram que marcar (quer dizer, ambos falharam eheheheh O nosso era o Luís Carlos, também conhecido por "malota", porque era meio corcunda!). Acabámos por perder porque o 11º penalti teve que ser marcado pelo único jogador que ainda não tinha marcado, e que estava lesionado (penso que foi o Serrinha, mas não tenho a certeza), e falhou... Mas mais emocionante do que aquilo, é impossível!

Braga-Tottenham, há dois anos: o melhor jogo, em termos de emoção e apoio do público, que já houve na Pedreira!

RB_grp006

a mim o momento que mais me marcou foi o jogo com os espanhois no ano passado, marcou-me tanto que ainda hoje se notam algumas marcas ;D ;D

Agora mais a serio para mim alguns dos momentos mais marcantes são:
- meia final da taça com o Benfica, foi lindo estar rodeado de lampioes na bancada central e ver a cara deles no fim do jogo;
- final da taça com o Porto, como é obvio o melhor momento até hoje apesar da derrota;
- vitória no Dragão por 3-1, nesse jogo prometi que se o Braga ganhasse ia ao Sameiro a pé e tive que cumprir a promessa,
- vitoria sobre o Benfica no mitico jogo do Bevaqua, foi o jogo em que mais me enervei, em que mais me emocionei em que fiquei completamente fora de mim devido a tudo o que se passou dentro das 4 linhas;
- eliminação com o Estrela Vermelha, os ultimos 10 minutos do jogo em Braga foram marcantes devido a esperança e ao apoio do publico;

Pela negativa, destaco a derrota em Penafiel em que ficavamos a um passo do titulo e as eliminações na meia final da taça com o Leixoes e com os pasteis

JORGEXINA

- Vitoria nas meias finais da Taças de Portugal aos passarinhos, no 1º de Maio! 1º de Maio a pinha...
- Vitoria 3-2 aos passarinhos, a ser roubados, jogo mais gozo me deu vencer!!!
- Braga - Tottenham, por todo o ambiente, esperança... Pelo resultado incerto do jogo...
- Braga - Bayern, qdo marcamos nem parceia em mim...

- Braga- Estrela Vermelha, Pateis-Braga, jogos mais frustrantes que já tive!

[url="http://scb1921.blogspot.com/"]http://scb1921.blogspot.com/[/url]

FIDELIS

ui isso dá muito para contar

obviamente que nestes ultimos anos diversos jogos me marcaram e vocês já falaram em alguns deles, finais da taça, jogos europeus, o celebre jogo com o tottenham de 80 com o 1º de Maio cheio que nem um ovo

mas se calhar para alguns existem episodios mais marcantes ainda e que a mim me moldaram enquanto braguista, sim porque nesses jogos é fácil dizer que se é do Braga

mas lembro por exemplo de uma deslocação ao "estádio" do covilhã que ficava no meio do monte, num domingo de intenso nevoeiro em que não se viam as balizas mas o jogo lá continuava e as bolas volta e meia iam parar ao monte até que a dado momento o arbitro pára o jogo e os pouquissimos adeptos na bancada convencidos que o jogo continuava e só soubemos que estava parado pela rádio

ou uma deslocação ao campo do Amora.....pois ...deve ter sido em 1914  eheheh e quando lá chega um autocarro com adeptos do Braga , cerca de 25 o povo da zona fica estupefacto a olhar para nós como se tivessem visto fantasmas, porque nunca esperavam que fosse alguém de Braga ...ver o Braga que como o costume na época lutava para não descer

enfim pequenos episodios entre muitos outros que me fizeram o Braguista que hoje sou sempre com um único clube no coração

se voces soubessem a alegria que é para mim ver um miúdo de 10 ou 12 anos nos dias de hoje dizer " EU SOU DO BRAGA ...OS OUTROS NAO ME INTERESSAM..

e não sou cota....acho!!!!

Fidelis Bracara
Braga e Basta

PS já agora um momento marcante...o primeiro encontro SB onde fiquei a conhecer puros braguistas como eu

Carvalhux

Alguem consegue , colocar fotos , videos , sobre esses jogos , e sempre bom recordar..

ja fui ao youtube , mas grande parte dos jogos nao estao la --'

J

Já me emocionei com derrotas e vitórias, já fiz loucuras para vêr certos jogos do Braga, como nâo têr dinheiro para bilhete e entrar a correr dentro do estádio ( Mário Duarte ), sair do trabalho ás 5 da tarde e dizer á minha esposa que ia vêr o enorme a belem ( meia-final ), pois á ultima da hora passou-me qualquer coisa pela cabeça que me "obrigou" a ir e a levar mais 3 malucos comigo.....mas tenho fé que os melhores momentos estâo para vir....TENHO FÉ QUE O BRAGA ME FAÇA CHORAR DE ALEGRIA EM MILÂO.....

A.COSTA

SCBRAGA vs  BAYERN de Munique no AXA vai ficar nos momentos importantes do clube. E a equipa portou-se tão bem, batendo o pé ao colosso alemão e deixando a Europa de boca aberta. Só foi empate porque o árbitro tirou 1 golo.  :P :P :P :P :P :P

Vitória em Itália frente ao PARMA. Mesmo em alguma crise é 1 facto assinalável.  :o :o :o :o :o :o

Goleadas de 4-0 na UEFA. Já lá vão algumas.  ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
[b] No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo

J

Pelo ambiente que se formou de apoio incondicional á equipa ,foi o Braga- Tottenam ,o pessoal ficou louco, e toda a gente naquele estádio gritou com toda a "força " que tinha nos pulmôes....de arrepiar...

LeonelP

Para mim o momento em que acho que me tornei verdadeiro braguista foi aquando do jogo contra o Dinamo Tiblissi em que ganhamos 4-0. Lembro-me de ter que sair mais cedo do jogo para ir apanhar o autocarro ao campo da vinha. Nao me lembro de ter corrido tanto na minha vida, acho que cheguei em menos de 5 minutos la.
Tambem me lembro do jogo contra o Schalke nessa altura, o primeiro jogo que vi do Braga contra uma equipa de nivel europeu.

Bons tempos...

VVCEPHEI

Três dos momentos já falados...

BRAGA FOREVER

Para mim o momento que mais me marcou,foi o dia em que o meu pai me levou ao 1º de maio para me fazer sócio do Sporting clube de Braga em 1989...
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!

Karoglan Taibraga

Há realmente muitos momentos que nunca mais serão esquecidos pelos verdadeiros Braguistas, mas no foro mais especial há um que eu nunca mais vou esquecer, o dia em que me tornei sócio do AMOR DA MINHA VIDA( nãp estou a falar de mulheres), estou a falar do Mágico Braga, fez em Maio 13 anos, infelizmente o meu pai só me fez sócio a partir do momento em que o bilhte era obrigatório e mesmo assim já sou o 5342.

Objectivo de vida: ser sócio nrº 1 do SCBRAGA.

" COM TANTO AMOR E DEDICAÇÃO EU ACREDITO QUE UM DIA AINDA TE VOU VER CAMPEÃO"
"Quem não sente, não entende", Eu sinto e Amo o S.C.Braga

karon

Para além de todos os bons momentos do jogos europeus, há 2 grandes jogos que me marcaram muito, um pela positiva, eoutro ela negativa.

S.C. Braga - fc porto, em que o sr. apitadeiro marca um penalty mesmo ao fim do jogo, as bancadas a engolir o 1º de Maio, e o "grande" "Astromar" defende o penalty, que se a memória não me trai, foi o Jorge Costa a marcar. De loucos, foi a loucura no estádio, com o Astromar elevado a "Deus", hehehehe, bons tempos!

Final da Taça SC Braga - fc porto: Não que tenhamos feito um grande jogo, mas estava convencidíssima que iriamos ganhar. No final do jogo foi tamanha a desilusão, que só me lembro de ter o chapéu de arcebispo na cabeça, e as lágrimas de raiva a escorrer-me pela cara.  :'(
"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem vo

luismico

Grandes momentos:
-A meia final da taça com os lampioes no 1º de Maio, estava de moletas e ate sem elas andei so para ir festejar  ;D ;D
-A final da taça com os tripeiros (que nos foi roubada) milhares de Braguistas nas bancadas e a viagem de autocarro  até à Mouraria foi inesquecivel, muitos cachecois vermelhos pela A1 fora
-A recepção ao Herois que foram buscar a qualificação para a UEFA em Espanha, eu vim das Taipas até Braga atrás do autocarro e nunca vi coisa assim, tanta gente na estrada de bandeiras e cachecóis ao bom estilo Euro 2004  ;D
-As vitorias na UEFA
-Os 2-0 em Espanha há uns anitos atras (até tenho os videos no youtube http://www.youtube.com/watch?v=ABwXl1XvwFI  
-Os 3-1 no Dragao em que só cheguei ao intervalo (o autocarro teve um furo perto das portagens da Maia) e festejamos 2 golos no meio da Auto-estrada com carros a passar  :o :o :o

momentos negativos:
Nenhum pois todos estes e mais alguns deram-me um grande amor ao meu clube e os maus momentos foram esquecidos

recsally

São tantos os momentos marcantes que vivi por conta do "meu Braguinha".
Ao ler este tópico até fiquei com uma certa nostalgia...
Mesmo nas derrotas é possível extrair memórias positivas...

Momentos que nunca vou esquecer:

+ aquela meia-final da taça de Portugal frente ao Benfica no "velhinho" 1º de Maio, depois de termos eliminado o Sporting nos quartos-final... não vi o jogo completo porque na altura colaborava no bar dos camarotes do estádio, mas nunca vou esquecer o sentimento de "estádio vem abaixo" quando o Braga marcou o 2º golo

+ a consequente final frente ao Porto...perdemos... mas inesquecível os 100 autocarros que levamos ao Jamor. O meu Pai foi o organizador dos autocarros e eu dei uma ajuda na altura de os encher no parque do estádio 1º Maio. O primeiro autocarro saiu de Braga às 4h da madrugada e no último - uma espécie de carro "vassoura" (não fosse algum avariar) - lá ia eu a sonhar, já eram quase 12h...

+ o Braga-Benfica do Bevacqua... quando o jogador entrou para o lugar do Davide, prometi que se ele marcasse algum golo comprava a camisola dele...ele marcou 2 e eu tenho a camisola em casa :). Foi a primeira e última vez (até agora) que fiz promessa pelo futebol, mas os nervos eram tantos tal era a forma como o jogo estava a ser influenciado.

+ na taça UEFA o Braga já fez muitos jogos memóraveis, mas aquele que nunca me vou esquecer é aquele contra o Estrela Vermelha...o resultado foi 1-1 - perdemos a eliminatória - mas o Braga esteve 45 minutos (toda a segunda parte) encima deles...e a forma como os adeptos apoiaram a equipa...memorável

- voltando à taça de Portugal, a meia-final contra o Leixões...já todos nos preparavamos para ir ao Jamor e eis que somos eliminados, em casa, por uma equipa do escalão inferior e..."sem espinhas"...não existem as vitórias antecipadas.

Lembro outros:

+/- como por exemplo, um jogo Sporting-Braga que tive oportunidade de ver em Alvalade pois estudava em Lisboa...quando ia a entrar no estádio com o meu cachecol vermelho na mão, o porteiro balbuciou "não pode entrar aqui com isso", eu abri o cachecol e disse "como não?!por acaso o Sporting vai jogar sozinho?" e o porteiro engoliu em seco e respondeu "ai desculpe! pensei que era do Benfica" - incrível a mania com em Portugal se pensa que só existem 3 clubes...empatamos 2-2 e eu e os outros 2 bracarenses que estavamos naquela bancadas ouviamos "...e vêm estes para aqui gritar golo..."

+ o golão do Barroso ao Vitor Baía, ainda vejo o efeito da bola a passar pela barreira e a entrar no buraquinho entre a mão de Baía e o poste.

+ uma brincadeira de Barroso a descer os calções a um jogador do Paços de Ferreira enquanto este se preparava para marcar um livre e que provocou uma gargalhada geral no estádio

+/- os golos dedicados ao Pedro Lavoura

+ os golos do Miki Féher

+ as jogadas fabulosas do Karoglan

- o gesto que o Ricardo Rocha fez aos adeptos do clube que formou, quando visitou Braga pela 1ª vez com a camisola do Benfica...imperdoável

+ as exibições do Tiago...lembro-me do dia em que o Tiago foi apresentado como jogador do plantel principal. Nas bancadas corria o rumor de que a Direcção tinha uma surpresa para os sócios...o Tiago era a surpresa...e enquanto ele corria para o centro do relvado ouvia os sócios balbuciar "oh! que frangote! é esta a surpresa?!"...no decorrer da época o Tiago respondeu...

+ recordo também as excurções que se faziam aos "confins" de Portugal (entenda-se confins no sentido positivo),a acompanhar a claque "Juventude Bracarense" (lembram-se?)... ao Campomaiorense, ao Farense, a Macedo de Cavaleiros - foi a primeira vez que "enjoei" a andar de autocarro...eram sempre uma festa.

Enfim, melhor ficar por aqui senão ninguém lê...

Agora, infelizmente, por questões pessoais só posso acompanhar o Braguinha pela Internet ou pela RTPinternacional quando joga contra os 3 estarolas.
Mas quando vou a Portugal lá vou eu "matar" saudades ao Municipal. O último jogo que assisti foi contra o Artmedia (4-0) - grande jogo.

Gosto de ouvir o estádio a apoiar o clube. Por vezes calo-me olho em volta e simplesmente oiço...fico com arrepios e as lágrimas sobem-me aos olhos...

FORÇA BRAGA!!!!

*S.C.B. - Seremos Campeões Brevemente*
Braguismo - Só quem sente sabe o que é!
#VãoTerDeContarConnosco

ric

para mim , todos são inesquecíveis mas a festa da última subida á primieira divisão aí pelor1974.
a festa da ida á europa, com Cajuda, depois de um interregno de muitos anos e a "procissão" de Guikmaraes a Braga com a recepção na CMB

Todas as presenças nas finais da taça (assisti a todas menos a de 66)
Adorei as presenças das atletas bracarenses nos Jogos Olimpicos.
Adorei poder estar junto á equipa de atletismo nos grandes momentos da década brilhante do atletismo feminino.

Gostei e senti bastante a última temporada do andebol bracarense.

e como maior desilusão - a que me fez estar com "baixo astral" mais tempo foi a derrota frente ao leixões para a Taça do meu amigo carvalhal.

E nas outras derrotas, ficava sempre a esperança da vitória seguinte. mesmo com o meu clube, sei o que é o desporto e devo ao meu pai ter-me ensinado que - apesar de tudo - "perder ou ganhar é na mesma desporto".

e convém não confundir a "vontade de vencer com a vitória a qualquer preço"

Anabela

Os momentos mais marcantes para mim foram, por esta ordem:

- A recepção aos jogadores do ENORME na Praça do Munícipio.
- A 1/2 final da Taça contra o slb no 1º de Maio em dia de Carnaval que ganhámos por 2-1.
- A vitória do Mágico Braga no dragão por 3-1. Além da vitória, o apoio dos adeptos do Braga foi lindo!

J

Fiquei em lágrimas ao lêr este tópico
Um grande abraço pra todos que sofrem como eu
  Braaagaaaaa