News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 06/10

Started by JotaCC, 06 de October de 2008, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Minho em ebulição

Consumidos na medida certa, defeitos como o egoísmo e a inveja só podem dar bons resultados, e o Minho, o tal paraíso dos minifúndios, serve de prova. Minhoto que se preze raramente gosta de partilhar a mesma parede com o vizinho, daí que a primeira coisa que faz antes de qualquer outro tipo de construção é delimitar bem o seu terreno, por mais pequeno que seja, com muros deixando bem claro que ali é expressamente proibida a entrada de estranhos. Só mais tarde, bem no meio das fortificações, é que nascem casas. O curioso desta prática ancestral é que ninguém padece de solidão, porque o minhoto até gosta de se cruzar em festas. Tantos muros sugerem um absoluto alheamento, parece que uns se estão realmente nas tintas para os outros, mas, na verdade, todos sabem da vida uns dos outros numa lógica de imitação que resulta num espírito empreendedor sem igual. Não é à toa que os principais construtores civis do País são desta curiosa região do Noroeste de Portugal. É por tudo isto que os duelos entre Guimarães e Braga, ou vice-versa, suscitam admiração a muita gente forasteira. Ganharam o estatuto de dérbis, vendem montanhas de jornais e motivam shares cada vez mais interessantes em transmissões televisivas. Porta-estandartes de cidades em constante crescimento, os dois clubes enquadraram-se bem na "dialéctica minhota", ou simplesmente são o seu reflexo. A verdade é que têm sabido aglutinar o espírito competitivo das populações que representam. Como ninguém quer ficar para trás, Guimarães e Braga andam sempre bem próximos um do outro em matéria de desenvolvimento, como se fossem dois "fugitivos" de um pelotão de ciclistas: um puxa pelo outro. Quando se cruzam em campo, o espectáculo é garantido. Atento aos primeiros sinais de fraqueza do Braga na Liga - Leixões (derrota) e Naval (empate) -, o técnico Manuel Cajuda tentará prolongá-los esta noite, ignorando na medida do possível o brilharete dos arsenalistas contra o Artmedia; já Jorge Jesus tentará tirar partido do desgaste físico do Conquistador provocado pelo interminável jogo com o Portsmouth, tendo por isso poupado, na última jornada europeia, trunfos como Meyong e Alan. Separados por apenas três pontos na classificação, com o Guimarães na frente, cada um quer chegar rapidamente aos lugares europeus. O habitual.

Ser expulso tornou-se moda há quatro anos

Sempre actualizado em questões de beleza capilar (não poupa no gel), o árbitro Pedro Proença já deve saber que terá de puxar do cartão vermelho esta noite para não destoar da moda das expulsões em dérbis minhotos disputados na Cidade-Berço. Tudo começou há quatro anos, com Jorge Luiz (90'), e teve repetição com Flávio Meireles (66') e Fajardo (75'), há três anos e na última época, respectivamente.

Guimarães - Braga


D. Afonso Henriques

19h30

Sport TV2

Árbitro | Pedro Proença (AF Lisboa)

Assistentes | Tiago Trigo e Ricardo Santos

Treinador

Manuel Cajuda

1 Nilson GR

25 Andrezinho LD

18 Moreno DC

16 Danilo DC

3 Luciano Amaral LE

26 Flávio Meireles MD

80 João Alves MO

11 Wênio MO

20 Desmarets MO

99 Douglas AV

9 Roberto AV

27 Nuno Santos GR

6 Márcio Martins DC

29 Momha LD

28 Tiago Ronaldo MD

17 Fajardo MO

21 Luís Filipe AD

88 Jean Coral AV

Excluídos

Sereno e Gregory (vermelho), cumprem o segundo e último jogo de castigo

Em risco de exclusão

Nada a assinalar

Treinador

Jorge Jesus

1 Eduardo GR

47 João Pereira LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

99 Matheus MO

22 Luís Aguiar MO

19 Meyong AV

18 Rentería AV

31 Kieszek GR

17 Frechaut MD

13 Stélvio MD

7 Mossoró MO

10 Jorginho MO

9 Paulo César AV

11 Orlando Sá AV

Excluídos

Nada a assinalar

Em risco de exclusão

Nada a assinalar



Figura do Guimarães

JOÃO ALVES
O cérebro do miolo

Pelos seus pés tem passado a maioria das jogadas mais perigosas do Guimarães. O médio é o cérebro da equipa no miolo do terreno e, frente ao Portsmouth, até se estreou a marcar na conversão de um livre. É incansável no apoio a todos os sectores, preparando-se para reavivar memórias no reencontro com o clube que o lançou para a ribalta do futebol, depois de ter dado nas vistas no Chaves.

Figura do Braga
ALAN
Agora do outro lado


Apanhado no meio da tempestade que na pré-época estalou entre Guimarães e FC Porto, o médio que na última temporada foi uma das pedras-base do sucesso da equipa foi desta vez encaminhado para Braga e, profissionalmente irrepreensível, continua, com qualidade, a jogar como o treinador mais gosta. Esforçado e tacticamente disciplinado, é uma mais-valia para o combate de hoje, ao final da tarde, em Guimarães.


Jorge Jesus
"Serão pormenores que vão decidir jogo"

Jorge Jesus não vê favoritos para o jogo de hoje, recorrendo mesmo ao passado recente para lembrar que - quando esteve do lado de lá - pensava exactamente o mesmo. Por isso, adianta, será nos pormenores que a partida será decidida, deixando no ar a expectativa feita desejo, de que os mesmos pendam a favor do Braga. Para um jogo em que somou o desgaste de uma eliminatória que terminou no prolongamento, no lado do Guimarães, ao desgaste de duas viagens longas em dois dias seguidos e que terminou às cinco da manhã de sexta-feira, para o Braga, o técnico concluiu que "nenhuma das equipas terá razões para se sentir mais penalizada pelo facto". Também o alegado peso psicológico da eliminação diante do Portsmouth não tem lugar nesta análise - para o treinador arsenalista - que lembrou ter o Guimarães vencido por 2-0 ao cabo dos 90 minutos. "Não há favoritos para este jogo, que além de especial só vale três pontos, o resto - a ambição e a pressão -só existe ma cabeça dos adeptos das duas equipas". Sobre que forma espera vá jogar o Guimarães, Jorge Jesus deixou uma visão realista: "Tal como nós, o Guimarães não sabe jogar na expectativa e vai, assim que o jogo se inicie, tentar partir para o ataque e chegar à vantagem. Como a nossa intenção é a mesma, acredito que será nos pormenores que a partida se vai decidir". Lembrando ter vencido oito dos 11 jogos oficiais que a equipa já disputou esta época, Jesus assegura que o Braga pensa agora, exclusivamente, na subida na tabela da Liga Sagres.


Jogos das selecções inviabilizaram adiamento

Foi devido ao facto de ter seis jogadores na selecções nacionais e de, os mesmos, terem de viajar amanhã para os respectivos países que o Braga não anuiu ao pedido do Guimarães de adiar para amanhã o jogo da Liga Sagres. Nenhuma outra razão, segundo a SAD, existiu.


O doutor e o catedrático

Quando Guimarães e Braga deram início ao dérbi do Minho, Manuel Cajuda era uma criança e Jorge Jesus não tinha mais do que alguns meses. Mais de meio século depois, dois dos mais mediáticos treinadores da liga portuguesa vão reencontrar-se na Cidade-Berço da nação. O que O JOGO coloca hoje ao dispor é uma viagem ao passado comum destes dois treinadores que, reza a estatística, apenas se encontraram na principal liga portuguesa por três ocasiões, isto apesar de o primeiro ser treinador há 27 anos e o segundo há 19. Com maneiras diferentes de trabalhar é no temperamento e na forma como reagem do banco às circunstâncias do jogo que mais se aproximam, ainda que Cajuda o faça quase sempre com o sorriso malandro nos lábios e Jesus pareça a fúria em pessoa quando não concorda com o que vê. Manuel Cajuda tem um passado brilhante ligado ao Braga - clube que treinou entre 1994/95 e 1996/97 e 1999/00 e 2000/01 - criando a génese que ditou o crescimento que hoje coloca os minhotos entre as melhores equipas nacionais, deixando na última época das primeiras três em que treinou o Braga qualificada para a Taça UEFA, 14 anos depois da última vez. Numa recente entrevista, afirmou: "Nunca desisti de lutar por nada. O meu Braga daquela altura não tem nada a ver com este de agora. Eu tinha só um pelado ao lado do Estádio 1º de Maio. Fiz a calçada em que outros se passearam. Eu, na altura, dizia com carinho que esse meu Braga era a loja dos trezentos. O clube tinha ido quatro vezes à Europa, duas delas comigo. Houve uma época em que, a cinco jornadas do fim, tínhamos hipóteses matemáticas de chegar ao título. Na última jornada discutimos o terceiro lugar, que acabou por ficar para o Sporting". Jorge Jesus chegou a Guimarães à 15ª jornada na época 2003/04, rendendo Augusto Inácio, que perdera a confiança de Pimenta Machado, encontrando uma equipa à beira de cair para a II Liga. A três jornadas do fim, derrotou o Braga em casa (1-0) e evitou a despromoção aos vimaranenses.

Manuel Cajuda

Devolveu o Braga às competições europeias - em 1996/97, 14 anos depois da última presença - ao qualificar o clube em quarto lugar na I Liga, dois pontos acima do Guimarães

Estreou-se na I Liga em 1987/88 quando rendeu César Machado no comando técnico do Portimonense, terminando em 13º lugar

Três empates foi o melhor que conseguiu ao serviço do Braga nas seis vezes que jogou em Guimarães, perdendo os outros três jogos por 4-2 (94/95), 1-0 (99/00) e 2-1 (01/02)

No Braga "fez" vários jogadores para a Selecção Nacional, como é o caso de Quim, Tiago ou Ricardo Rocha, tendo ainda orientado o malogrado Miklos Fehér

Jorge Jesus

Estreou-se na I Liga em 1995/96, ao serviço do Felgueiras, onde passou quatro épocas, o período mais longo da sua carreira num clube

Por três vezes foi "chamado" para evitar despromoções (Guimarães 2003/04), (Moreirense 2004/05) e (Leiria 2005/06). Só falhou em Moreira de Cónegos

Nos confrontos com Manuel Cajuda, soma uma vitória, um empate e uma derrota. A vitória, pelo Moreirense em Aveiro, ditou a saída de Manuel Cajuda do Beira-Mar (04/05)

No ano em que treinou o Guimarães, ao derrotar o Braga a três jornadas do fim salvou a sua equipa de ser despromovida para a II Liga


Inquérito@nline realizado entre os dias 4 e 5 de Outubro
Qual jogador vai decidir o dérbi Guimarães-Braga?
Meyong vai resolver


Numa votação expressiva dos leitores d'O JOGO online, a realidade dos golos parece sobrepor-se ao que diz, actualmente, a tabela classificativa. Dito de outro modo, a pontaria que recentemente Meyong e Luís Aguiar têm demonstrado atirou-os para o topo das preferências dos cibernautas para a decisão da partida, numa votação que também surpreende, ou talvez não, por terem sido escolhidos jogadores da equipa anfitriã. É que João Alves, com uns residuais 7%, foi o... mais votado entre os vimaranenses.

Guimarães

Outros

11%

João Alves

7%

Douglas

6%

Nilson

4%

Flávio Meireles

3%


Braga

36%

Meyong

Luís Aguiar

29%

Moisés

2%

Eduardo

1%

Total de votantes: 1012

O JOGO

JotaCC

Derby minhoto disputa-se esta noite
Braga joga sem Linz, Guimarães mantém equipa que assustou Portsmouth

O "D. Afonso Henriques" recebe hoje (19h30) o duelo entre Guimarães e Braga, após os desfechos contrastantes na Taça UEFA. Enquanto os bracarenses confirmaram a passagem à fase de grupos, os vimaranenses perderam no prolongamento, depois de anularem a desvantagem da primeira mão. Mas as diferenças ficam-se por aí, já que a motivação é a mesma no discurso dos treinadores: Cajuda aposta na vitória e Jesus quer começar hoje a retoma classificativa do Braga.

O clássico minhoto será um clássico de pressões, a julgar pela procura de ingressos para o jogo, que prenuncia a maior enchente da época no estádio do Guimarães, segundo os responsáveis do clube. As equipas estão pressionadas para ganhar o jogo mais esperado do Minho e já aceitaram o desafio. "Tal como os adeptos, o meu pensamento concentra-se em lutar para ganhar. Não me interessam os objectivos do Braga, eu quero é conseguir os meus, que são muito fortes", avisou o treinador do Guimarães.

Jorge Jesus diz o mesmo por outras palavras. Depois de concretizar os objectivos europeus do Braga, só pensa em subir posições no campeonato. "Nesta primeira fase do campeonato, não havia qualificações nem títulos, por isso optámos por estar mais fortes na Taça UEFA. Agora, vamos partir para outro objectivo, que é melhorar a nossa classificação no campeonato nacional. A nossa ideia é ganhar já este jogo com o Guimarães", explicou.

O jogo, para Jesus, "será dividido e decidido nos detalhes". O técnico espera um Guimarães "a jogar bem como fez contra o Portsmouth" e a "querer ganhar logo no princípio do jogo". "Mas acredito que as coisas vão evoluir a favor do Braga. As duas equipas são muito iguais em termos de valor e de objectivos e nós vamos fazer tudo para ganhar", acrescentou o treinador.

Manuel Cajuda fez questão de relativizar a rivalidade história existente entre os adeptos das duas equipas. O técnico quer evitar os desacatos que marcaram anteriores duelos. "Estes jogos são sempre apetecíveis, pois fazem movimentar amizades, carinhos e sentimentos de pertença. Devemos ver estas partidas com elegância e que façam da rivalidade uma evolução e nunca destruição", disse, prometendo manter a linha de jogo que surpreendeu o Portsmouth na jornada europeia.

Haverá apenas uma alteração no Guimarães, forçada pelo castigo de Gregory: a vaga no eixo da defesa será ocupada por Moreno. Carlitos falhará o jogo por lesão e Nuno Santos e Paulo Henriques voltam às opções de Cajuda. Já no Braga, o destaque continua a ser o afastamento de Roland Linz. O avançado austríaco não é convocado desde o incidente disciplinar de Matosinhos, quando pontapeou uma bola em protesto pela sua substituição. A equipa inicial não deverá andar longe da que jogou e convenceu em Bratislava, frente ao Artmedia.


PUBLICO

JotaCC


Muito coração e o peso da 'catedral'
O ABC-Sporting de ontem foi um jogo como nos 'bons velhos tempos'! Emoção a rodos; uma equipa que acreditou sempre que podia ganhar, mesmo quando a meio do segundo tempo perdia por cinco (12-17) e um público como só há em Braga. No 'Sá Leite'... a tradição ainda é o que era.

O ABC venceu ontem o Sporting por 25-22, em jogo da quinta jornada do campeonato da LPA, que marcou a estreia de Paulo Faria à frente dos 'leões'. E que estreia, estará a esta hora a pensar o treinador...
O ABC actuou sem os lesionados Carlos Ferreira e Alberto Basto, e Eduardo Salgado, tocado, apenas entrou para marcar quatro sete metros e falhar um. Perante uma excelente moldura humana, os bracarenses comandaram o marcador até aos 5-4, numa partida onde  a produção atacante era muito deficiente. Depois, o Bosko Bjelonovic encarregou-se de acertar a pontaria e levou o Sporting para a frente. E nem os dois livres de sete metros defendidos por Ivo Silva impediram que a equipa fosse para o descanso em desvantagem (8-11).

O segundo tempo nem começou bem para os da casa. Já com Bruno Dias na baliza, Luís Bogas desper-diçou um 'sete metros' e aos 40 minutos José Costa vê o vermelho por palavras dirigidas ao árbitro. Com Humberto Gomes em grande, o Sporting amplia até impensáveis 12-17! O ABC reage muito bem, faz um parcial de 6-1 e empata a 18 (49 m.).  Quando tudo parecia correr bem, Eduardo Ferreira também vê um vermelho. O publico percebe que é a sua hora de 'entrar em campo'. E entrou cheio de força. A equipa correspondeu, foram solidários, como referiu no final Jorge Rito, e fizeram das fraquezas forças. O Sporting ainda chegou aos 22-21, mas o ABC estava imparável.E como foi bonito ver o 'Sá Leite' como nos velhos tempos, festejando uma importante vitória.


"Agora vamos partir para outro objectivo"
Jorge Jesus garantiu que a meta do primeiro micro-ciclo da temporada foi conseguido com a passagem à fase de grupos da Taça UEFA. O treinador destacou também que agora os olhares centram-se na Liga Portuguesa.

Jorge Jesus puxou dos galões para desfazer a teoria do Sporting de Braga de duas caras, de uma versão europeia e de outra na Liga  Portuguesa. O técnico apresentou números e destacou que "em onze jogos realizados" os arsenalistas somaram "oito vitórias, um empate" e averbaram "duas derrotas".
Apesar desse facto, o timoneiro dos minhotos não deixou de garantir que o grande objectivo do primeiro micro-ciclo da temporada era a entrada na fase de grupos da Taça UEFA e que isso foi conseguido. Nesse plano a máquina afina-se agora para outros objectivos e os olhares vão centrar-se na Liga Portuguesa, a começar já pelo derby. "A Liga tem trinta jogos, não se qualifica ninguém, nem se ganha nada em Outubro", assevera.
Jorge Jesus destaca que "não há favoritos", espera um jogo "equilibrado" e a pender para os arsenalistas "nos pormenores".

Jorge Jesus vai sentir o derby pela primeira vez no comando dos bracarenses, isto porque já teve do outro lado da barricada. "Estes jogos são sempre especiais, mas valem apenas e só três pontos. Vai ser difícil para as duas equipas e qualquer uma delas pode vencer. São duas equipas boas, com qualidade. Este é como um Benfica-Sporting ou um Sporting-FC Porto", atestou ainda.
Jorge Jesus comentou ainda a jornada europeia, destacando que o Vitória de Guimarães "venceu nos noventa minutos" e realizou uma "boa exibição".
Sobre o tempo de recuperação pensa que "nenhuma delas está em vantagem no plano teórico". "O Guimarães jogou mais trinta minutos, mas o Braga fez uma viagem e chegou apenas às 5 horas da manhã", justificou.
De referir ainda que depois da conferência de imprensa Jorge Jesus rumou até ao sul do país, para observar o Estrela-Trofense, aqueles que são os próximos adversários dos minhotos.


Minho é o ponto de partida para a caminhada europeia

A noite promete aquecer, dado a rivalidade entre Vitória e Braga (19.30 horas). Os dois clubes perseguem o objectivo de chegar à UEFA...
   
O árbitro Pedro Proença assinala o início do jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga às 19.30 horas. A partir daí, esperam-se 90 minutos de jogo intenso, onde nada mais importa. Os vimaranenses até se encontram melhor posicionados na Liga Portuguesa de Futebol, 8.º lugar com 7 pontos. Já o Braga ocupa a 12.ª posição com 4 pontos. Os arsenalistas — depois dos empates com a Naval 1.º de Maio e Leixões, além da derrota diante do Sporting, estão apostados em recuperar os pontos perdidos para não perderem a carruagem do comboio para a Europa. Neste contexto, a equipa de Manuel Cajuda vive mais aliviada, sobretudo depois do triunfo na Trofa.

Mas, por outro lado, os bracarenses ganham maior motivação, uma vez que garantiram na passada quinta-feira a passagem para a Fase de Grupos da Taça UEFA, numa eliminatória irrepreensível pela parte dos pupilos de Jorge Jesus.
A turma comandada por Manuel Cajuda tenta abafar as mágoas dessa jornada europeia, depois de ter sido eliminada pelo Portsmouth. À semelhança do encontro com os ingleses, Cajuda deve reforçar o meio-campo com Wénio a jogar ao lado de Flávio Meireles e João Alves. No ataque é previsível o regresso de Douglas.
No Braga, Jorge Jesus optou por fazer uma gestão do plantel, podendo chamar, agora, á equipa o avançado Meyong assim como Alan, no regresso a Guimarães.

Matadores na arena de Guimarães

Os avançados Douglas (Vitória de Guimarães) e Meyong (Sporting de Braga), por certo, são duas unidades que hoje vão entrar logo de início no Estádio D. Afonso Henriques. Neles, os adeptos depositam enormes esperanças para resolverem a partida. Até porque estes dois "matadores" têm-se afirmado como os principais artilheiros na Liga Portuguesa de Futebol.
Douglas está no topo dos melhores marcadores, com três golos facturados. E parte motivado para o dérbi, depois de ter convertido mais um golo na passada quinta-feira diante do Portsmouth. Antes, já tinha feito um "bis" no jogo com o Trofense. Douglas estreou-se a marcar logo na primeira jornada, em casa, no jogo com o Setúbal, o golo que valeu o empate no duelo com os sadinos. Neste momento é já a grande figura do Vitória.

O avançado Meyong conhece bem o futebol português, mas hoje terá a oportunidade de fazer parte pela primeira vez do histórico duelo minhoto, vestindo a camisola do Sporting de Braga.
O futebolista apresenta-se em grande forma, somando já cinco golos desde que chegou ao Minho. Facturou três golos num só jogo na Taça UEFA e para o campeonato facturou por duas vezes, frente ao Paços de Ferreira e Naval 1.º de Maio. Hoje regressará à titularidade...

CM

JotaCC

Jorge Jesus e o dérbi minhoto de hoje (19h30)

Ganhar é meta comum


'É como um Benfica-Sporting, onde qualquer equipa poderá vencer', resumiu ontem o treinador do Braga, que hoje joga em Guimarães.

Jorge Jesus abordou ontem o dérbi minhoto de hoje, reconhecendo que será 'difícil para duas equipas com grande qualidade, com os mesmos objectivos e que querem vencer', Para o técnico arsenalista, um Guimarães-Braga 'é como se fosse um Benfica-Sporting, onde qualquer equipa poderá vencer. São duas equipas iguais em termos de valor e de objectivos', frisou.
Ao possível desgaste físico dos vimaranenses, no prolongamento com os ingleses, contrapõe com uma longa viagem do Braga à Eslováquia, pelo que, por aí, as coisas estão equilibradas. 'O Guimarães teve mais 30 minutos de jogo, nós tivemos uma longa viagem e regressámos às 05h00 de sexta-feira da Eslováquia, portanto, ainda tivemos menos tempo de recuperação', afirmou Jorge Jesus.

Linz continua de fora

Roland Linz continua afastado das opções de Jorge Jesus desde o jogo com o Leixões, enquanto o defesa direito João Pereira regressa aos eleitos após cumprir dois jogos de suspensão. O treinador quase não procedeu a alterações relativamente aos convocados para o jogo com o Artmedia em Bratislava.
O dérbi entre o Vitória de Guimarães e o Sporting de Braga disputa-se a partir das 19h30 de hoje, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem do lisboeta Pedro Proença.
Convocados – Guarda-redes: Eduardo e Kieszek. Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo. Médios: Stélvio Cruz, Frechaut, Vandinho, Luís Aguiar e Mossoró. Avançados: Alan, Jorginho, Matheus, Paulo César, Meyong, Renteria e Orlando Sá.

Jorge Jesus. O treinador do Sporting de Braga compara o dérbi minhoto ao da capital.

O NORTE DESPORTIVO

JotaCC

De olhos postos no derby

Vitória de Guimarães e Sporting de Braga encontram-se às 19h30 de hoje, no Estádio D. Afonso Henriques, num derby que os dois treinadores assumem querer vencer e que será disputado depois de uma desgastante jornada europeia para ambos os clubes.


Forte acção do ABC na vitória frente ao Sporting

Chegou a estar com cinco golos de desvantagem, mas uma forte ponta final permitiu ao ABC vencer o Sporting por 25-22.

DM

JotaCC

V. Guimarães-Sp. Braga: o fogo do Minho (antevisão)

O V. Guimarães defronta, nesta segunda-feira, o Sp. Braga, «velho» rival e avança que «não há três resultados possíveis», lema e mensagem que o clube branco passou durante a semana para o melhor clássico do Minho. Os arsenalistas chegam ao berço com a glória de um trajecto europeu sem mácula, mas também têm débito para com os adeptos na Liga doméstica.

A equipa de Manuel Cajuda procura somar a primeira vitória no D. Afonso Henriques para a Liga. Um empate (Setúbal) e uma derrota (Nacional) é, no essencial, pecúlio curto para adeptos entusiastas que cobram forte. E as bancadas do universo vitoriano anseiam uma vitória e espectáculo, o sabor duplo nesta 5.ª jornada, após o desaire europeu.

Nesse contexto, a conquista dos três pontos retarda o Braga no plano interno e deixa já um adversário directo a meia dúzia de pontos de distância, permitindo ainda ao V. Guimarães saltar para o topo da classificação.

Jorge Jesus, por seu turno, sabe que parte de trás na corrida interna e espera terminar o derby minhoto em igualdade pontual com os vitorianos. O Sp. Braga perdeu dois jogos e tem apenas quatro pontos, factura demasiado alta para a aposta na afirmação europeia. O triunfo no D. Afonso Henriques permitiria o salto para a metade mais confortável da tabela classificativa.

Manuel Cajuda tem uma mão cheia de jogadores indisponíveis (Nuno Assis, Marquinho, Gregory, Sereno e Carlitos), mas mostra confiança plena nos 20 jogadores que escalou. «Chegam perfeitamente! A equipa não vai fugir do Portsmouth», abrevia no lançamento de ideias para o derby.

O Sp. Braga também faz poucas alterações na lista de convocados, em relação à desgastante viagem à Eslováquia. Fala-se em cansaço, naturalmente, mas Jorge Jesus relativiza. «O Guimarães teve mais 30 minutos de jogo, nós tivemos uma longa viagem e regressámos da Eslováquia às 5:00 de sexta-feira portanto, ainda tivemos menos tempo de recuperação.»

O D. Afonso Henriques deve registar uma casa perto dos 18 mil espectadores, conforme preconizou Alberto Oliveira, responsável pela organização dos jogos na Cidade Berço.

Equipas prováveis

V. GUIMARÃES: Nilson, Andrezinho, Danilo, Moreno, Luciano, Flávio, J. Alves, Wênio, Desmarets, Roberto e Douglas.
Outros convocados: Nuno Santos, Márcio Martins, Lionn, Mohma, Tiago Ronaldo, Luís Filipe, Paulo Henrique, Fajardo e Jean Coral.

SP. BRAGA: Eduardo; João Pereira, Rodriguez, Moisés e Evaldo; Frechaut, Alan, Luís Aguiar e Matheus; Rentería e Meyong.
Outros convocados: Kieszek, Stélvio, Vandinho, Mossoró, Jorginho, Paulo César e Orlando Sá.


João Pereira regressa aos eleitos, Linz continua de fora


Roland Linz continua afastado dos convocados do Sporting de Braga e por isso vai falhar o «derby» com o Vitória de Guimarães, agendado para esta segunda-feira. O avançado austríaco não é convocado por Jorge Jesus desde o incidente em Matosinhos, quando pontapeou uma bola descontente com o facto de ter sido substituído.

De regresso aos eleitos está o lateral João Pereira, que já cumpriu dois jogos de suspensão.

Para além disto, a única alteração na lista de convocados, em relação ao jogo da Taça UEFA com o Artmedia, é a saída do guarda-redes Mário Felgueiras, ficando apenas Eduardo e Kieszek.

O técnico Jorge Jesus desvalorizou a questão do desgaste físico de ambas as equipas, após a ronda europeia: «O Guimarães teve mais 30 minutos de jogo, nós tivemos uma longa viagem e regressámos da Eslováquia às 05:00 de sexta-feira da Eslováquia, portanto, ainda tivemos menos tempo de recuperação», disse o técnico «arsenalista».

Lista de convocados:

Guarda-redes: Eduardo e Kieszek.
Defesas: João Pereira, Moisés, Rodriguez e Evaldo.
Médios: Stélvio Cruz, Frechaut, Vandinho, Luís Aguiar e Mossoró.
Avançados: Alan, Jorginho, Matheus, Paulo César, Meyong, Renteria e Orlando Sá.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Vitória de Guimarães mede forças com Sporting de Braga     

Depois dos compromissos europeus as atenções centram-se no campeonato e a quinta jornada da Liga reservou para o Estádio D. Afonso Henriques o derby do Minho.

O Sporting de Braga desloca-se a Guimarães com apenas quatro pontos conquistados, enquanto que os vimaranenses estão mais acima na tabela, fruto dos sete pontos obtidos na prova.

O derby reserva sempre emoções fortes, como nos confere Rui Miguel Graça, da CIN

O jogo entre Vitória de Guimarães e Sporting de Braga está agendado para as 19:30 horas no Estádio D. Afonso Henriques.


ABC venceu ontem o Sporting por 25-22 numa partida disputada até ao último minuto    

Num jogo onde nem tudo correu bem aos bracarenses, e após um período em que o ABC esteve a perder por cinco golos, valeu o apoio do público e o espírito de equipa sempre presente.

No final da partida, o treinador do ABC, Jorge Rito, não escondia a satisfação pela forma como a sua equipa jogou.

ABC venceu o Sporting, em jogo da quinta jornada do campeonato da Liga.


Hoje é dia de derby minhoto...Sporting de Braga e Vitória de Guimarães encontram-se ao final da tarde no Afonso Henriques     

Na ressaca da jornada europeia Braga e Guimarães encontram-se hoje em mais um derby minhoto.

Com objectivos conseguidos na uefa, o treinador dos arsenalistas, Jorge Jesus pensa agora apenas em subir posições no campeonato.

Quanto ao Vitória de Guimarães, resta-lhe a Liga Portuguesa mas terá pela frente um conjunto arsenalista motivado, que encarará o derby como um jogo de grande importância e de elevado grau de dificuldade.

Para o treinador dos arsenalista o encontro vai ser equilibrado e poderá ser decidido nos detalhes.

O jogo realiza-se às 19h30, no Afonso Henriques... os convocados para a partida são:

Eduardo, Rodriguez, Moisés, Evaldo, Mossoró, Paulo César, Jorginho, Orlando Sá, Stélvio, Frechaut, Renteria, Meyong, Luis Aguiar, Alan, Pawel Kiesek, João Pereira, Vandinho e Matheus.


ANTENA MINHO

Cici

V. Guimarães e Sp. Braga encontram-se hoje no derby mais apetecido do Minho           
06-Out-2008 

Vitória de Guimarães e Sporting de Braga disputam hoje, às 19h30, no D. Afonso Henriques, o derby minhoto que os dois treinadores querem vencer e que será disputado após uma desgastante jornada europeia para ambos os clubes. O treinador do Sporting de Braga, Jorge Jesus, voltou a deixar o avançado Roland Linz fora dos convocados e apostou nos mesmos jogadores que jogaram em Bratislava ante o Atmedia. De salientar, no entanto, que a nível interno, e depois de cumprir dois jogos de castigo– frente ao Leixões e Naval – João Pereira volta a ser opção, cabendo-lhe, pela certa, o lugar de lateral direito. De fora, por opção, ficam, então, Filipe Oliveira e Linz, enquanto lesionados continuam Paulo Jorge, André Madrid, Bruno Tiago, César Peixoto e André Leone.

Do lado do Vitória Guimarães, Manuel Cajuda continua sem poder contar com Carlitos e Gregory.Nuno Santos, Márcio Martins, Paulo Henrique e Lionn estão de regresso ao lote dos eleitos de Cajuda.  Saliente-se, no entanto, que no capítulo das ausências, há mais algumas a registar no plantel dos vimaranenses, como são os casos do defesa Sereno, que nos próximos dias deverá submeter-se a uma intervenção cirúrgica. A estes juntam-se ainda Nuno Assis e Marquinho. Perante estas ausências, tudo indica que Cajuda vai apostar, no jogo de hoje, na dupla de centrais Danilo/Moreno. Recorde-se que o Guimarães ocupa o nono lugar, com sete pontos, enquanto o Braga, de Jorge Jesus, é 13º com apenas quatro pontos. O derby está agendado para as 19h30, no Estádio D. Afonso Henriques, com arbitragem de Pedro Proença e transmissão na Sport TV1.

in Mais Actual

JotaCC

Derby no Minho, depois do clássico em Lisboa

Em Guimarães, Vitória e Sp. Braga protagonizam "derby" minhoto que se adivinha emotivo. Frente a frente vão estar duas equipas rivais e com pergaminhos no futebol português, ambas com aspirações aos lugares europeus da classificação. Segue melhor posicionado o conjunto da casa, na nona posição com sete pontos. Os "arsenalistas", modestos dentro de portas mas em grande nível nas provas europeias, ocupam o 13.º lugar com apenas quatro pontos.

O jogo inicia-se às 19.30 horas e será dirigido por Pedro Proença, da AF Lisboa.


A BOLA

Cici

V.Guimarães/Sp.Braga em directo e em exclusivo - só na Rádio Relato

O Estádio D. Afonso Henriques é o palco do dérbi minhoto da 5ª jornada

Sempre emocionante, o dérbi do Minho é um dos pontos altos desta 5ª jornada da I Liga. Acompanhe o relato do V.Guimarães/Sp.Braga em exclusivo na Rádio Relato da Antena1.

Os dirigentes do Vitória de Guimarães e do Sporting de Braga esperam um dérbi minhoto renhido. De um lado e de outro, lembra-se a rivalidade, mas acentua-se a importância de se fazer um grande jogo de futebol.

O presidente da mesa da assembleia-geral do Vitória de Guimarães, Pedro Xavier, espera que o factor casa seja determinante para o resultado final num encontro que prime pelo respeito entre os adversários.

"Como o jogo é em nossa casa, tenho esperança que o Vitória de Guimarães consiga levar de vencida o Sporting de Braga, que haja uma luta pela conquista dos três pontos, mas que seja um espectáculo com dignidade, onde as pessoas se respeitem. Espero que a rivalidade exista, mas que haja respeito por todos os elementos intervenientes no futebol", refere.

"Estão ambos os clubes a lutar por lugares que dão acesso às competições europeias e é aliciante saber que, neste momento, o Vitória de Guimarães se encontra à frente do Sporting de Braga na tabela classificativa", afirma Pedro Xavier.

Por seu lado, o presidente da mesa da assembleia-geral do Sporting de Braga, João Marques, aguarda por uma rivalidade saudável numa partida que deverá ser "um hino ao futebol".

"É um jogo desejado, vibrante, que aglutina duas equipas da mesma região, com grandes tradições, em que a rivalidade impera. É uma rivalidade saudável. Com certeza que vai ser um grande jogo, uma grande festa do futebol. Pretendemos que seja um hino ao futebol", revela João Marques.

O Vitória de Guimarães-Sporting de Braga está marcado para esta segunda-feira, às 19h30, no Estádio D. Afonso Henriques.

in RTP

Cici

Benfica e Sp. Braga conhecem amanhã opositores na fase de grupos
SORTEIO ACONTECE NA SEDE DA UEFA, EM NYON (SUÍÇA)

Únicas equipas portuguesas que sobreviveram à 1.ª pré-eliminatória da Taça UEFA, Benfica e Sp. Braga vão conhecer esta terça-feira, no sorteio a realizar na sede da UEFA, na cidade suíça de Nyon, os seus adversários na fase de grupos da prova. No total, serão oito agrupamentos com cinco equipas em cada.

Como um dos cabeças-de-série, graças aos pontos acumulados no ranking da UEFA, o Benfica está no Pote 1 e vai evitar alguns dos principais candidatos ao título, como o AC Milan, o Valencia (algoz do Marítimo na fase anterior da competição), Sevilha (vencedores da prova em 2006 e 2007), Tottenham Hotspur e CSKA Moscovo (levantou o troféu em 2005, ao vencer o Sporting numa final disputada no Estádio José Alvalade).

O Sp. Braga, por seu turno, foi incluído no Pote 3 e, dependendo do sorteio, corre o risco de ter pela frente uma forte oposição.

Os primeiros três classificados de cada agrupamento garantem presença nos 16-avos-de-final da Taça UEFA, juntamente com os oito terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões. A fase de grupos da Taça UEFA, com cada equipa a disputar dois encontros em casa e dois jogos fora, começa no dia 23 de Outubro e termina em 18 de Dezembro.

O sorteio de amanhã está marcado para as 11 horas [em Portugal continental) e poderá ser acompanhado no Eurosport ou através do site oficial da UEFA (www.uefa.com).

Pote 1:

AC Milan (Itália)
Sevilha (Espanha)
Valencia (Espanha)
Benfica (Portugal)
Schalke04 (Alemanha)
CSKA Moscovo (Rússia)
Tottenham (Inglaterra)
Hamburgo (Alemanha)

Pote 2:

Estugarda (Alemanha)
Ajax (Holanda)
Olympiacos (Grécia)
Deportivo (Espanha)
FC Bruge (Bélgica)
Spartak Moscovo (Rússia)
Paris Saint-Germain (França)
Heerenveen (Holanda)

Pote 3:

Rosenborg (Noruega)
Udinese (Itália)
Feyenoord (Holanda)
Sp. Braga (Portugal)
Slavia Praga (República Checa)
Manchester City (Inglaterra)
Galatasaray (Turquia)
Sampdoria (Itália)

Pote 4:

Hertha Berlim (Alemanha)
Partizan Belgrado (Sérvia)
Nancy (França)
Portsmouth (Inglaterra)
Aston Villa (Inglaterra)
Santander (Espanha)
FC Copenhaga (Dinamarca)
Dínamo Zagreb (Croácia)

Pote 5:

Saint-Etienne (França)
Wolfsburgo (Alemanha)
Standard Liège (Bélgica)
FC Twente (Holanda)
NEC Nijmegen (Holanda)
Metalist Kharkiv (Ucrânia)
Lech Poznan (Polónia)
MSK Zilina (Eslováquia)

in Record

JotaCC

#11
V. Guimarães-Sp. Braga, 0-0 (ficha)


V. Guimarães e Sporting de Braga empataram esta segunda-feira a zero, em jogo da quinta jornada da Liga.

No derby minhoto, as duas equipas criaram oportunidades suficientes para um resultado diferente, mas ninguém teve o discernimento necessário para acertar na baliza contrária.

Com este resultado, V. Guimarães soma o oitavo ponto e está a meio da tabela, o Sporting de Braga faz o quinto e sobe ao 11º lugar.


V. Guimarães-Sp. Braga, 0-0 (crónica)

Para a prova final ser plenamente sublimada, faltaram apenas os golos. Um derby é isto: rivalidade à flor da pele, ambiente quente dentro e fora do relvado, equilíbrio q.b. e... lá está, golos. Este, minhoto da cabeça aos pés, não os teve. Vitória e Sp. Braga igualaram-se a zero e não têm razões para se rir um do outro. Os vimaranenses continuam sem ganhar no Dom Afonso Henriques na Liga 2008/09, os de Braga não triunfam desde a primeira jornada. Mas podiam tê-lo feito esta noite na Cidade-Berço.

Sejamos rigorosos. O maior problema do Sp. Braga chamou-se Renteria. Antes das palavras acintosas, sublinhemos o contraditório: o colombiano participou muito na partida, foi extremamente combativo, entregou-se de corpo e alma à luta mas (este «mas» deveria surgir em caixa alta)...

Saltamos para um novo parágrafo, pois o atleta emprestado pelo F.C. Porto merece mais uma boa dose de caracteres. Vamos a factos: Wason Renteria, rapaz de 23 anos, natural da pacata aldeia de Quidbó, é avançado mas atravessa uma grave crise: não consegue fazer golos, por mais favorável que lhe seja a situação.

Na Cidade-Berço (vá lá, só mais um parágrafo) - e no seguimento do que vem feito com a camisola do Sp. Braga - assumiu de corpo e alma a roupagem do desperdício. Começou aos 15 minutos por rematar ao lado, aos 29 isolou-se e atirou contra Nilson, aos 62 repete a façanha e aos 69, num misto de atrapalhação e ingenuidade, embrulhou-se com a bola quando estava só com Nílson diante de si.

O Sp. Braga, só com estes lances do colombiano, poderia e deveria ter sentenciado o jogo.

Pernas pesadas e cabeça cansada


Sejamos rigorosos também com o Vitória. O principal problema dos vimaranenses pareceu ser a condição física. As próprias pernas e pulmões, portanto. Isto além do cansaço mental, alicerçado na inglória eliminação europeia. Expliquemo-nos: os 120 minutos diante do Portsmouth causaram mossa.

A equipa não teve metade da dinâmica demonstrada na quarta-feira, movimentou-se muito menos e viveu, essencialmente, das arrancadas dos incansáveis laterais: Andrezinho e Luciano Amaral.

O Vitória criou a primeira grande oportunidade de golo no jogo (cruzamento de Amaral e Roberto a chegar atrasado), mas depois mostrou dificuldades várias nos diferentes níveis de construção ofensiva.

Os dois pontas-de-lança (Douglas e Roberto) não fizeram um remate digno de registo, careceram de apoio do desinspirado Desmarets e toda a estrutura surgiu amorfa e distante. Mesmo na relação com as bancadas, que tiveram cerca de 18 mil pessoas.

Nenhum se pode ficar a rir


Os homens de Jorge Jesus recuperaram bem da viagem à Eslováquia, surgiram confiantes, bem colocados em campo e só tiveram reais preocupações nos primeiros 15 minutos, fase em que o Vitória foi melhor.

Equilibraram-se, geriram muito bem a bola, usufruíram de excelentes oportunidades de golo, mas saem de Guimarães apenas com um ponto. Um resultado que é injusto, tal a enormidade de oportunidades desperdiçadas pelos forasteiros.

O trabalho de Pedro Proença é praticamente irrepreensível, apesar do Sp. Braga se queixar de uma grande penalidade.


Jorge Jesus: «Fomos a melhor equipa»

Vitória de Guimarães e Sp. Braga empataram a zero no Estádio D. Afonso Henriques. O técnico do Braga refirou que a sua equipa foi melhor, apesar da equipa vimaranenses ter entrado melhor. Jesus destacou a qualidade de jogo que este derby proporcionou.

« Braga e Guimarães fizeram um grande jogo. Um jogo muito intenso e com um ritmo muito alto. Ambas as equipas estiveram táctica e técnicamente muito bem. O Braga não entrou muito bem. Nos 5 minutos iniciais, o Vit. Guimarães entrou melhor e criou perigo através de um cruzamento. Nos restnates 40 minutos, O Braga dominou, criou mais oportunidades, oportunidades na cara do Nilson. Na segunda parte, continuamos a ser a melhor equipa. Tivemos melhor no jogo, fomos mais criativos, mais perigosos».

«O Braga jogou à campeão em Guimarães e, por isso, dou os parabens à minha equipa. Parabens também ao Vitória e aos árbitros. Os árbitros so falharam ao minuto 86, ao não assinalar uma grande penalidade cometida por Danilo».

«Ao décimo segundo jogo oficial, o Braga ganhou oito, empatou dois e perdemos outros dois. Queremos manter a qualidade. Acredito que, no final desta maratona, Braga e Guimarães vão aparecer nos lugares ciemeiros».

Sobre o cansaço sentido: «O jogo a meio da semana não retirou frescura a nenhuma das equipas. Só nos quinze minutos final é que as equipas quebraram um pouco».

Sobre os falhanços de Renteria: «Estava muito triste, pois sabia que teve grandes oportunidades. Tranquilizei o jogador, pois fez um bom jogo. É um grande jogador, que só tem que continuar a trabalhar e a fazer bons jogos, que os golos vão acabar por aparecer».

Sobre a Taça UEFA: «Para a sorteio da UEFA, acredito que quem quer que jogue com o Sp. de Braga vai ter cuidado e respeito, tendo em conta o que fizemos na Intertoto e na primeira fase da UEFA».


Alan (Sp. Braga): «Já sabia que ia ser complicado voltar a Guimarães»


Alan, jogador do Sp. Braga, em declarações após o empate a zero em Guimarães. Jogo que marcou o seu regresso à Cidade-Berço, onde actuou na pretérita temporada.

«Tivemos muitas oportunidades para fazer golo, mas não tivemos sorte nenhuma. Foi um bom jogo, mas podíamos estar aqui mais três horas que não íamos fazer golos. O meu regresso a Guimarães? Já sabia que ia ser complicado. Estou habituado ao clima deste estádio, mas não acusei os assobios que ouvi.»



Cajuda fala em «grande jogo», Jesus diz que Sp. Braga «merecia vencer»

Manuel Cajuda, treinador do V. Guimarães, comentando na «flash interview» da Sport TV as afirmações de Jorge Jesus, que defendia a ideia de que apenas o Sp. Braga poderia ter ganho a partida:

«Cada pescador puxa a brasa à sardinha que vai cozinhar. Não tenho de discutir as opiniões do meu colega, assistimos a um grande jogo de futebol entre duas equipas que desmistificaram o dramatismo de jogar a meio da semana, actuando sempre a um ritmo acelerado. Quem gosta de futebol tem de elogiar jogos destes. Na minha opinião as duas equipas fizeram o suficiente para vencer.»

Cajuda mostrou-se agastado com a ideia de que a equipa quebrou fisicamente na segunda parte:
«Se é isso que querem, na próxima semana mando o Vitória jogar mais devagar na primeira parte. É preciso ver que esta é uma equipa em formação, que tem apenas 50 por cento da equipa do ano passado e por isso tem um futebol diferente. A verdade é que as duas equipas mostraram uma capacidade futebolística impressionante e na primeira parte o nosso caudal foi arrasador para o Sp. Braga. Na segunda parte houve duas falhas da nossa defesa que deram duas oportunidades ao Sp. Braga, mas o Nilson esteve muito bem e mostrou que é um grande guarda-redes»

«Só uma equipa criou oportunidades» (Jorge Jesus)

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, elogiou a qualidade do espectáculo mas mostrou-se decepcionado com o desfecho:
«Não saio daqui satisfeito. Tanto o V. Guimarães como o Sp. Braga e a equipa de arbitragem proporcionaram um espectáculo de grande qualidade, mais acentuada na primeira parte. Só houve uma equipa que criou oportunidades, a nossa. O V. Guimarães não conseguiu criar nada, enquanto nós estivemos várias vezes na cara do Nilson. O Rentería, que esteve em destaque neste particular, voltou a mostrar que é um grande jogador, está só a faltar-lhe o golo.»

Jorge Jesus voltou a pedir paciência até que a equipa consiga os resultados esperados:
«O Braga defrontou uma grande equipa, mas jogou melhor e merecia ganhar. Demonstrámos dentro do campo que queríamos vencer. Temos de perceber que o campeonato tem 30 jogos. Ninguém é campeão à quinta jornada e ninguém desce à quinta jornada. Hoje fizemos uma grande exibição por isso estou confiante para o futuro.»


V. Guimarães-Sp. Braga, 0-0 (destaques)

Renteria, o pecado da finalização

O avançado emprestado pelo F.C.Porto foi a figura mais em foco dos bacarenses na primeira parte. Por duas vezes, esteve sozinho frente a Nilson e desperdiçou, se bem que da segunda ocasião, estava apertado por Moreno. Renteria esteve, no entanto, bem a fazer jogar a sua equipa e nota-se que sabe ocupar os espaços vazios, falta, apenas, capitalizar as ocasiões de perigo, que cria. Na segunda parte, Renteria novamente isolado voltou a pecar por duas vezes.

Moreno, bem a defender e a sair para o ataque

Moreno voltou a estar seguro na defesa vitoriana. Mostrou-se sempre disponível ao embate físico e a disputar as bolas. Fez também boas aberturas para o flanco direito onde tentava desmarcar Andrezinho. Teve uma boa arrancada na primeira parte que lhe permitiu testar o seu remate, mas a bola saiu muito ao lado.

Luciano Amaral e Andrezinho, os pulmões do Guimarães

Incansáveis é uma definição que cai bem aos laterais do Vit. Guimarães. Numa noite desinspirada dos pupilos de Manuel Cajuda, só os laterais conseguiram imprimir alguma velocidade e criatividade ao jogo vimaranense. O lateral-esquerdo do Vit.Guimarães respondeu bem às investidas bracarenses pelo seu lado. Foi dos pés de Amaral que saiu a jogada de maior perigo da equipa vitoriana. Uma boa recuperação a meio-campo, seguida de um bom cruzamento, só não deu em golo porque Roberto chegou atrasado. Andrezinho, sem nunca criar perigo, esteve bem a defender e a atacar.

Alan, não cedeu aos assobios
Pairava no ar alguma curiosidade acerca da forma como Alan seria recebido na casa onde militou na época passada. Cedo se percebeu que os adeptos vitorianos não lhe iam dar tréguos. Os assobios com que foi brindado não assustaram o brasileiro. Apesar de uma início apagado, Alan foi crescendo à medida que os minutos passavam. Foi responsável por muitas das ocasiões de perigo dos arsenalistas, incluindo um remate muito perigoso que foi desviado por um defesa vitoriano.

Nilson, conquistou um ponto para o Vit Guimarães

A avalanche de ataque do Sp. Braga embatia sempre numa mesma barreira: Nilson. O guardião dos vimaranenses foi o garente da sua equipa, numa noite em que o reduto avançado do Braga não deu descanso à defesa branca e preta. Nilson esteve sempre atento às investidas brancarenses e tapou sempre os espaços a Renteria. O ponto que o vitória conquistou, deve-o ao seu guarda-redes.

Luis Aguiar, pendulo dos arsenalistas
Luis Aguiar destacou-se no meio-campo braguista, sobretudo na segunda parte. Teve uma exibição segura, pensando o jogo do Sp. Braga. Uma mão cheia de remates potentes abrilhantaram a sua exibição sem , no entanto, ter causado verdadeiro perigo a não ser num remate cruzado que passou muito perto do poste direito de Nilson.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

V. GUIMARÃES-SP. BRAGA, 0-0
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

         
Já depois do apito final, o árbitro Pedro Proença mostrou um cartão amarelo ao guarda-redes vimaranense Nílson.

21.15 - FINAL DO JOGO.

90' - A segunda parte terá mais quatro minutos.

90' - Andrezinho tenta a sua sorte de fora da área, mas o remate não leva a direcção da baliza.

87' - CARTÃO AMARELO para DANILO, por falta sobre Alan.

85' - SUBSTITUIÇÃO no V. GUIMARÃES: sai Roberto e entra JEAN CORAL.

83' - CARTÃO AMARELO para DOUGLAS, por falta sobre Luis Aguiar.

83' - CARTÃO AMARELO para JOÃO PEREIRA

80' - Após um canto pela direita, Eduardo saí mal da baliza numa disputa com Douglas e Roberto, de cabeça, quase faz o 1-0 em Guimarães.

72' - SUBSTITUIÇÃO no V. GUIMARÃES: sai Wênio e entra FAJARDO.

72' - CARTÃO AMARELO para PAULO CÉSAR, por segurar João Alves na linha de meio-campo.

71' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai César Peixoto, lesionado, e entra MÁRCIO MOSSORÓ.

70' - Rentería, mais uma vez, acaba como o "vilão" da história, ao não conseguir dar o melhor seguimento a novuma óptima assistência de Paulo César. O jogador colombiano, ao invés de tentar o remate, tentou fintar o guarda-redes Nílson e perdeu a bola.

62' - Rentería volta a desperdiçar uma soberana ocasião para abrir o marcador em Guimarães. Após uma excelente assistência do recém-entrado Paulo César, o atacante colombiano, com apenas Nílson pela frente, remata no corpo do guarda-redes vimaranense.

61' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Meyong e entra PAULO CÉSAR.

50' - Luis Aguiar, em boa iniciativa individual, remata cruzado e a bola não sai muito longe do poste esquerdo de Nilson.

49' - Douglas remata de fora da área sem a menor direcção.

20.36 - COMEÇA A SEGUNDA PARTE.

---------------------------------------------

Com um pouco mais de acerto nas finalizações, o Sp. Braga poderia estar a ganhar no Estádio D. Afonso Henriques. Rentería, aos 29 minutos, desperdiçou a melhor oportunidade de toda a primeira parte. O V. Guimarães, que até começou melhor, terá de melhorar muito após o intervalo se quiser superar o rival minhoto.

---------------------------------------------------

20.20 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

45' - A equipa arsenalista desperdiça mais uma grande oportunidade para abrir o marcador. Após um centro largo da direita, Rentería assiste, de cabeça, Meyong, que não acerta a bola. Na sequência do lance, Alan ainda tentou o remate, mas os visitantes só ganham um canto.

43' - O Sp. Braga volta a causar perigo, desta feita por Alan. O remate do jogador brasileiro bateu num jogador do V. Guimarães e por pouco não engana o guarda-redes Nilson. A equipa visitante ganha mais um pontapé de canto.

42' - Vandinho enche o pé da entrada da área, mas o disparo sai ligeiramente por cima da baliza vimaranense.

38' - Luis Aguiar remata de muito longe, mas o disparo é um pouco traiçoeiro e Nilson só consegue defendê-lo em dois tempos.

36' - CARTÃO AMARELO para VANDINHO, por falta sobre Luciano Amaral.

32' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: sai Rodríguez, lesionado, e entra FRECHAUT.

29' - Rentería desperdiça uma grande oportunidade, após uma boa assistência de Meyong. O avançado colombiano, em posição frontal e já depois de ter conseguido superar a oposição de Moreno, consegue rematar ao lado do poste esquerdo de Nilson.

26' - CARTÃO AMARELO para FLÁVIO MEIRELES, por falta sobre César Peixoto.

24' - CARTÃO AMARELO para MEYONG.

22' - Alan remata com muito perigo da entrada da área, com a bola a bater ainda num jogador vimaranense e ir para canto.

15' - Aproveitando uma desatenção dos centrais vimaranenses, Rentería, em óptima posição dentro da área local, remata com algum perigo à baliza defendida por Nilson.

O V. Guimarães começou melhor que o Sp. Braga e já causou alguns sustos ao guarda-redes Eduardo.

10' - Andrezinho, pelo lado direito, coloca a bola no interior da área bracarense e Douglas cabeceia com muito perigo. O avançado vimaranense, contudo, estava em posição irregular.

2' - Após um cruzamento extremamente perigoso de Luciano Amaral pelo flanco esquerdo, nem Roberto nem Douglas conseguem alcançar a bola, que acaba por sair pela linha final.

19.34 - COMEÇA O JOGO.

---------------------------------------------------------

LIGA SAGRES - 5.ª JORNADA

V. GUIMARÃES-SP. BRAGA

Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
Hora: 19:30
Árbitro: Pedro Proença (Lisboa)

EQUIPAS OFICIAIS

V. GUIMARÃES Nilson, Andrezinho, Danilo, Moreno e Luciano Amaral; Flávio Meireles, João Alves, Wênio e Desmarets; Douglas e Roberto

Treinador: Manuel Cajuda

Suplentes: Nuno Santos, Márcio, Lionn, Momha, Tiago Ronaldo, Fajardo e Jean Coral

SP. BRAGA Eduardo, João Pereira, Moisés, Rodríguez e Evaldo; Vandinho, César Peixoto, Alan e Luis Aguiar; Rentería e Meyong

Treinador: Jorge Jesus

Suplentes: Kieszek, Stélvio Cruz, Frechaut, Márcio Mossoró, Jorginho, Matheus e Paulo César

RECORD

JotaCC

Faltou o golo no "derby" minhoto

V. Guimarães e Sp. Braga empataram sem golos, esta noite, no "derby" minhoto disputado no D. Afonso Henriques. Jogo emotivo, sobretudo na primeira parte, com as melhores ocasiões de golo a pertencerem aos visitantes. Vimaranenses continuam sem vencer em casa, ao passo que os arsenalistas não somam os três pontos desde a primeira jornada da Liga.

Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães

Árbitro: Pedro Proença (AF Lisboa)

V. Guimarães: Nilson; Andrezinho, Danilo, Moreno e Luciano Amaral; Flávio Meireles, João Alves e Wénio (Fajardo, 72m); Desmarets, Douglas e Roberto (Jean Coral, 85m)

Suplentes não utilizados: Nuno Santos, Márcio Martins, Tiago Ronaldo, Momha e Lionn

Sp. Braga: Eduardo; João Pereira, Moisés, Rodriguez (Frechaut, 31m) e Evaldo; Vandinho, Alan, César Peixoto (Mossoró, 71m); Renteria e Meyong (Paulo César, 61m)

Suplentes não utilizados: Kieszek, Jorginho, Stélvio e Matheus

Disciplina: Cartão amarelo para Meyong (24m), Flávio Meireles (25m), Vandinho (35m), Renteria (67m), João Pereira (82m), Douglas (83m), Danilo (87m) e Nilson (90+4)

Resultado final: 0-0

A BOLA

JotaCC

Empate entre V. Guimarães e Sp. Braga

O derby do Minho acabou empatado sem golos, esta noite no Estádio D. Afonso Henriques. V. Guimarães e Sp. Braga não marcaram e mantiveram tudo na mesma na tabela classificativa à quinta jornada da I Liga. Os vimaranenses são sétimos, com oito pontos (tantos quanto a Naval), enquanto os bracarenses somam cinco e estão no 11.º lugar.

Sereno ausente entre três a quatro meses

O defesa central do Vitória, Sereno, vai mesmo ser sujeito a uma intervenção cirúrgica ao joelho esquerdo para debelar uma tendinite, disse o jogador à Agência Lusa, depois dos exames hoje efectuados. O jogador sofria de uma tendinite em ambos os joelhos (embora a situação mais grave se verifique no esquerdo) desde o final da temporada passada e um toque sofrido no treino de sexta-feira obrigou o departamento médico vitoriano a prescindir do tratamento conservador a que vinha a submeter o jogador.

Esta decisão afastará o jovem central da competição entre três a quatro meses. A operação deverá ocorrer o mais depressa possível de forma a aproveitar a paragem no campeonato para compromissos das selecções e da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Manuel Cajuda confessou sábado ser "um revés" a ausência prolongada de Sereno: "É um jogador que faz muita falta, estava a fazer um grande esforço, mas vai ter mesmo de parar."


Ficha de jogo

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães
17 152 espectadores

Equipas

Nilson, Andrezinho, Danilo, Moreno, Luciano Amaral, Flávio Meireles, João Alves, Wênio (Fajardo, 72'), Desmarets, Douglas e Roberto (Jean Coral, 85')
Suplentes Nuno Santos, Márcio Martins, Lionn, Momha, Tiago Ronaldo, Fajardo e Jean Coral


Eduardo, João Pereira, Rodriguez (Frechaut, 31'), Moisés, Evaldo, Vandinho, César Peixoto (Mossoró, 71'), Luís Aguiar, Alan, Meyong (Paulo César, 61') e Renteria
Suplentes: Kieszec, Frechaut, Stélvio, Jorginho, Mossoró, Matheus, Paulo César

<Árbitro Pedro Proença (Lisboa)
Meyong (24'), Flávio Meireles (26'), Vandinho (36'), Renteria (67), Douglas (83'), Danilo (86'), Nilson (90'+4')

PUBLICO

JotaCC

Guimarães e Braga empatam sem golos

Vitória de Guimarães e Braga empataram (0-0) no dérbi minhoto desta noite, disputado no estádio D. Afonso Henriques. Foi um jogo equilibrado, ainda que tenha ficado a noção de que houve mais Braga, nomeadamente pelo desperdício de Renteria, avançado emprestado pelo FC Porto aos bracarenses, e que teve ao menos duas oportunidades de golo claras e falhou-as...

O JOGO

Cici

Sporting de Braga empatou esta noite com o Vitória de Guimarães
06-10-2008

Sporting de Braga e Vitória de Guimarães empataram hoje a zero em jogo da quinta jornada da liga de futebol, num emotivo derby minhoto.

As melhores oportunidades de golo foram do lado dos arsenalistas, podendo Jorge Jesus culpar Renteria pelo nulo, tantas foram as perdidas do jogador colombiano.

No final do jogo, o treinador dos arsenalistas, salientou o bom espectáculo que foi o jogo desta noite e disse que o Braga foi, sem dúvida, a melhor equipa em campo.

Do lado dos vimaranenses, Manuel Cajuda nega a superioridade do Braga... afirmando que as duas equipas foram muito equilibradas.

Sporting de Braga saiu empatado com o Vitória de Guimarães do derby desta noite.

Amanhã, os arsenalistas sabem quais os seus adversários na próxima fase da Taça Uefa. 


Benfica e Sporting de Braga conhecem amanhã os adversários para a taça Uefa entre tubarões
06-10-2008

Benfica e Sporting de Braga, únicas equipas portuguesas apuradas para a fase de grupos da Taça UEFA de futebol, conhecem amanhã os respectivos quatro adversários da fase regular, com muitos tubarões pelo caminho.

O Benfica, graças aos pontos acumulados no ranking da UEFA, é um dos cabeças-de-série e vai evitar nesta fase os italianos do AC Milan, os espanhóis do Valência, carrascos do Marítimo, e do Sevilha, vencedores da competição em 2006 e em 2007, os ingleses do Tottenham Hotspur e o CSKA de Moscovo, que bateu o Sporting na final da prova, em 2005, no Estádio José Alvalade.

Já o Sporting de Braga, com seis triunfos em outros tantos jogos na Europa esta temporada, ficou no Pote 3 e vai ter de enfrentar um daqueles gigantes ou os alemães do Schalke04 ou do Hamburgo, além de equipas como a do histórico Ajax de Amesterdão, do alemão Estugarda, do grego Olympiacos, do espanhol Deportivo da Corunha ou do Paris Saint-Germain, todos colocados no Pote 2, logo também possíveis adversários do Benfica.

Neste lote, os arsenalistas têm a companhia ilustre do novo-rico Manchester City, dos italianos da Udinese e da Sampdoria, além dos holandeses do Feyenoord ou dos turcos do Galatasaray, equipas que podem assim calhar em sorte ao Benfica.

Os ingleses do Portsmouth, que eliminaram o Vitória de Guimarães no prolongamento da segunda mão da primeira eliminatória, na Cidade Berço, também podem reencontrar equipas lusas, já que estão no Pote 4.

O sorteio que vai colocar as 40 equipas em oito grupos de cinco clubes terá lugar a partir das 11:00 (em Lisboa), em Nyon, Suíça. Esta fase, com cada equipa a disputar dois encontros em casa e dois jogos fora, vai desenrolar-se entre 23 de Outubro e 18 de Dezembro.

in Antena Minho