News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

Seguranças da 2045 retiram (ou será, ROUBAM...) cartões aos sócios do Braga

Started by NightHawk, 27 de September de 2008, 21:58

Previous topic - Next topic

NightHawk

Pois é meus amigos.

Hoje o meu pai ia a entrar para o estádio nos torniquetes. Passou o cartão no torniquete, e este não foi accionado (coisa que diga-se de passagem sempre foi bastante recorrente). qual foi a atitude do exmo segurança da 2045? Aqui vai:

"Vou ter que lhe ficar com o cartão, este cartão está estragado, por isso vou ficar com ele, o sr. dirija-se à secretaria do clube para pedir um novo" ao que, como é óbvio, o meu pai negou. O sr. segurança ficou ali 5mn a EXIGIR FICAR COM O CARTÃO E IMPEDIR O MEU PAI DE ENTRAR. Escusado será dizer que o meu pai tem cadeira comprada e quotas pagas até Dezembro!

Eu só pergunto, QUAL É A AUTORIDADE QUE ESTES SENHORES TÊM PARA ROUBAR OS CARTÕES AOS SÓCIOS DO BRAGA?

Ainda para mais, impedir um sócio com cartão, cadeiras e quotas pagas de ver um jogo do campeonato?

Pois é, sabem como é que a história acabou? O meu pai, após ter que dizer a esse senhor que iria recorrer a dirigentes do Braga e à própria polícia que ali se encontrava para reaver o SEU cartão, tirou o cartão das mãos do segurança, colocou-o de novo no torniquete e, voilá, o torniquete abriu, e o meu pai entrou! Ao que o senhor segurança exclamou "Ah mas não é possível ele há pouco nao funcionou, os que não passam à primeira estão estragados e têm que ser confiscados!"

Pior ainda, é que esse senhor segurança já tinha com ele mais 4 cartões para além do do meu pai.

Deixem-me acrescentar algumas perguntas, que penso que têm resposta óbvia:

O que será que esses senhores seguranças fazem com esses cartões "confiscados"?

Um sócio com cadeira e quotas pagas não tem direito a ver um jogo do clube porque o cartão às vezes demora um pouco a accionar o torniquete?

Que autoridade têm os seguranças para RETIRAR UM CARTÃO DE SÓCIO AO SEU TITULAR POR DIREITO?


Para mim, alguém me tirar o meu cartão, sem ser alguém altamente responsável do clube por algum problema grave que haja É UM ROUBO.

Deste modo, para mim esse senhor segurança da 2045 ROUBOU 4 CARTÕES DE SÓCIO e quase que roubava 5 caso o meu pai não se impusesse!

PS: a porta era a porta 2 que dá acesso da nascente para a poente por baixo de relvado.

andre_carneiro

O meu pai teve de entrar juntamente com uma senhora pq a gaja da segurança não o deixava entrar...

É uma vergonha que se impeça a entrada a sócios com pagamentos em dia e cadeira anual por um erro que não é sequer das pessoas mas da incompetencia de alguém no braga! Faz-se isto sem qualquer pré aviso, sem justificar o porque nem nada!

Continuo a dizer: é assim que querem atraír adeptos ao estádio? Depois disto, do jogo maravilha e de ter visto pessoas maiores a ficar de fora porque tinham corta unhas no chaveiro... não fosse ter cadeira anual e não sei se ia ver mais algum jogo!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

jotabraga

A mim também me tiraram o cartão e diga-se que não me importei nada, pois este nunca funcionou direito nos torniquetes, mas funcionava bem nas bilheteiras. Ora bem palavra puxa palavra, o segurança também não me deu o cartão e não dava mesmo. Eu então disse-lhe que ficava a espera que ele me desse um comprovativo como lhe tinha entregado o cartão ao qual ele negou de imediato. Pronto disse-lhe eu, de-me o livro de reclamações, preencho uma reclamação contra a 2045 e contra p SCB e já fico com o comprovativo. Pois foi... não há livro de reclamações no EMB nem a 2045 têm. Nada mais simples, chamei a PSP e disse-lhes que queria o livro e ninguém mo apresentava, ele lá lhes explicou que tinha de haver um livro em algum lado. Como gosto do Braga fiz o que o segurança (agora com outros modos) sugeriu que fosse as bilheteiras pedir o livro ou comprovativo. Lá fui as bilheteiras, escusado será dizer que além de não estar ninguém responsável remeteram-me para a secretaria no porta VIP. Lá fui eu a pé, o segurança desta porta não me deixou entrar pois a secretaria estava fechada. Encaminhou-me para o P3 pois lá tava o pessoal das RP do Braga e só lá sabiam. Escusado será dizer que o segurança que lá estava não sabia de nada. Chamou então uma menina que andava nos serviços dos camarotes e finalmente apareceu alguém responsável. Contei o sucedido e que apenas queria um comprovativo pois PAGUEI 5 € pelo cartão É MEU, sei que estava a dar erro, já tinha reclamado 2 vezes, ninguém quis saber, e agora queria um comprovativo do SCB como o cartão tinha lá ficado, afinal é um documento com dados meus e por mim pago. Ela deu 3 alternativas. Nenhuma delas incluia dar-me comprovativo, então falei-lhe da 4ª o famoso livro de reclamações com cópia para mim e já estava. Devo salientar que o positivo nisto tudo foi a simpatia desta funcionária que me passou uma declaração assinada e carimbada como ela era a responsável pelo sucedido na porta em papel trimbado do Clube. Vénia pública aqui lhe faço pela simpatia e disponibilidade. Assim com esse documento na próxima segunda vou a secretaria ver se me resolvem o problema, afinal de contas eu PAGUEI o CARTÂO e ELE PERTENCE-ME!!!

Resta-me dizer que com isto tudo não vi a 1ª parte embora tenha chegado ao EMB 15 minutos antes da hora do jogo.

Espero que tudo se resolva bem e que ninguém tenha de pagar novo cartão, eu pelo menos tenho um comprovativo como ele lá ficou... custou-me foi a 1ª parte de um jogo que paguei início da época, mas isso vai ser história para outro rosário.

Abraços

ric

amigos:

estas questões são muito sensíveis. De facto o cartão pode não fazer abrir os toprniquetes. Pode estar 100% legal como PODE NÃO ESTAR.
Andamos nós a fartar-nos de  falar nas fraudes, que devemos abolir borlas e depois achamos mal que um cartão que não passe no torniquete não possa ser considerado como ilegal ou sem a componente legal para ter acesso...

O segurança cumpre ordens.

Alguém responsável deve ter dado este tipo de ordens mas num estadio como o nosso é muito possivel que uma série de cartões poss NÃO ESTAR CORRECTO.

pENSO É QUE  deveria existir junto das portas um serviço de atendimento especial para que se pudesse certificar , no momento, o estado do sócio e permitir que le entre livremente se estiver legal (quotas, cadeira ,etc)

Agora a culpa nãoé do segurança nem ele vai ficar com nada....

Tb nãopodemos ser mais paistas do que o papa... e se fosse , de facto, um cartão falsificado? achariamos bem que o segurança facukltasse a entrada?

Este é um caso que deve merecer a atenção do clube e que deve ser dirigido para lá para que se encontre a melhor forma de resolver estas situações.

NightHawk

Jota, devo dizer que tens uma paciência assinalável... eu não a teria de certeza...

Isto que se passou, e já há pelo menos 3 casos aqui relatados e mais haverão de certeza, é GRAVÍSSIMO.

Se o clube quer retirar de "circulação" os cartões estragados então que avise os sócios através do seu site ou dos meios de comunicação social.

Mais ainda, deverá neste caso haver algum funcionário disponível (no caso do Jota apareceu a tal funcionária depois de ele ter percorrido quase meio estádio e perdido meio jogo...) para esclarecer os sócios e entregar o comprovativo de como o cartão foi recolhido, porque simplesmente "O cartão não funciona vou ter que ficar com ele" dito por alguém ALHEIO ao clube é não é aceitável. Este assunto pertence ao clube e aos funcionários do clube e não aos responsáveis pela segurança do jogo.

O pior nisto tudo é o facto desses seguranças ameaçarem um sócio de pleno direito em não entrar no estádio porque o seu cartão não funciona correctamente.

A mim nenhuma pessoa para além de um funcionário do clube com justificação e comprovativo me retira o meu cartão de sócio.

Se querem melhorar os cartões em circulação então que envolvam pessoas ligadas ao clube e tenham sempre algum funcionário disponível perto das entradas, porque nenhum segurança alheio ao clube me tira o meu cartão de sócio

NightHawk

Quote from: ric on 28 de September de 2008, 00:03
amigos:

(..)
O segurança cumpre ordens.

Alguém responsável deve ter dado este tipo de ordens mas num estadio como o nosso é muito possivel que uma série de cartões poss NÃO ESTAR CORRECTO.

(..)

Agora a culpa nãoé do segurança nem ele vai ficar com nada....

Tb nãopodemos ser mais paistas do que o papa... e se fosse , de facto, um cartão falsificado? achariamos bem que o segurança facukltasse a entrada?

Este é um caso que deve merecer a atenção do clube e que deve ser dirigido para lá para que se encontre a melhor forma de resolver estas situações.

Ric, a culpa é também dos seguranças, porque em vez de explicarem a situação e resolverem a questão com algum tipo de comprovativo ou indicarem algum responsável do clube (e aqui a culpa já é da organização), retira o cartão sem se justificar a não ser o "Está estragado tem que ser recolhido" e ameaça as pessoas em não entrar no jogo.

De resto concordo com a tua análise agora, mais uma vez, faz-se as coisas em cima do joelho, não se explica nada a ninguém e esperam que as pessoas achem normal alguém lhes retirar o cartão de sócio que sempre foi usado desde que foi criado...

lince

Eu vi pelo menos a tirar o cartão a 4 pessoas, e iam tirar a uma pessoa que ia comigo, só que eu virei-me para o segurança e disse-lhe se na semana passada funcionou porque não funciona agora. Tirei-lhe o cartão e passei eu cartão e o torniquete abriu o segurança ficou com cara de burro a olhar para mim.....e disse-lhe antes de tirarem os cartões arranjem mas é os torniquete e basei, deixei-o na *****.........e gerou-se lá a confusão porque os outros  que até  então lhes tinham tirado os cartões queriam também experimentar noutro torniquete.

Saudações Bracarenses

Anabela

Aconteceu uma situação idêntica comigo, na época passada(no caso o cartão era da minha mãe).
O cartão não passava, o segurança disse que tinha de ficar com o cartão e que poderia ir levantar um novo na secretaria do 1º de Maio.
Passados 3/4 dias fui buscar o cartão novo e a partir daí o cartão tem passado sempre.
O único problema é que realmente eles tiram-nos os cartões e não dão nada a comprovar como o fizeram. De resto, não vejo mal nenhum em "apreender" os cartões que não passam nos torniquetes.

jotabraga

Caro ric... vai-me desculpar a frontalidade, mas eu lembro-lhe a si e a todos que eu como você paguei 5€ pelo meu cartão e ponto final, não ia ser alguém alheio ao meu SCB mesmo com ordens deste que me iria ficar com ele assim de repente. Outra coisa caro ric, eu como tento ser precavido e lembro-lhe que no meu caso já por 2 vezes tinha ido à secretaria alertar para o problema, mas como o cartão funcionava olharam-me de lado e que não me preocupasse, ando sempre na carteira ao lado do cartão com o recibo das quotas, que prontamente mostrei. O discurso não se alterou e a prepotência não se alterou, inclusive fui chamado de ignorante pois fui o único em muitos cartões que ficaram naquela porta a não arredar pé. Repare que nunca mas nunca lhes disse que não poderiam ficar com o cartão, apenas solicitei um comprovativo como tal, e mais enervado fiquei quando vi que o discurso mudou a 180º quando pedi o livro de reclamações que ninguém tinha. Acho lamentável ric mesmo, que as falcatruas continuem a acontecer, e de certeza que não acontecem por via dos cartões falcatruados. Aposto que deve haver cartões que abrem o torniquete e as quotas continuam por pagar. Mas como disse acima no meu caso não admito nem facilito um documento meu a 3ªs assim simplesmente. Você faculta?
Graças a simpatia e abertura dessa funcionária eu tenho um comprovativo, caso contrário não saíria de lá sem a reclamação feita no livro ou uma queixa apresentada na PSP contra o meu Braga pelo mesmo livro nunca me ter sido apresentado.

Não ponho em causa o trabalho de ninguém, mas se cumpro com o meus deveres para com o clube que gosto, espero apenas que o mesmo me retribua com os meus direitos!

Quero simplesmente ver, como e quando esses cartões irão ser devolvidos aos respectivos donos, se nas portas como lhes foram "barbaramente" retirados, ou se temos todos de ir lá perder tempo de trabalho por um erro de alguém (ephis). Quero ver quantos cartões vão ser detectados como sendo "legais" (aposto em 99%) e quem os tirou, ter o dever de os reparar e a simpatia de os meter dentro de um envelope na próxima segunda feira e enviar com uma carta de desculpas e explicação do que se passava de facto com o cartão. Quase que aposto que ninguém vai ter essa sorte de tratamento, eu pelo menos não vou esperar e como tenho a facilidade de ir lá a secretaria, segunda feira lá estarei e lhe garanto que a história por mim ainda não acabou.

Chega de ser "vaquinhas de presépio" no que aos nossos direitos diz respeito, seja com quem for seja como for. Outra coisa posso ser papista, mas não sou papa de certeza, e acho que fazer valer os nossos direitos nunca é ser papista, será talvez ser hipócrita e cobarde aceitar certos comportamentos e acções como "normais", dependendo de quem os pratica!!!. Quem não deve não deve temer.

Abraços Braguistas caro ric

Gambit

É por estas e por outras que ando sempre com o comprovativo do pagamento das quotas e da cadeira na minha carteira.
Mas nunca pensei que isto andasse como anda...  :o
Não faz sentido nenhum os seguranças ficarem com os cartões sem o sócio ficar com algum "papel"!!
Se um dia isso me acontece, acreditem que não entrego o meu cartão. Mostro os comprovativos e têm que me deixar entrar!!
Os seguranças podem estar a cumprir ordens mas há alguns a quem Deus, na hora da criação, se distraiu um pouco e lhes deu inteligência a menos.
Por outro lado, se é para reter cartões "ilegais", não é assim que vão lá. Pode estar a pagar o santo pelo pecador, como são os relatos acima expostos.

PS: ric, não percebi essa do "num estadio como o nosso é muito possivel que uma série de cartões poss NÃO ESTAR CORRECTO"...  :-\

NightHawk

O que o Lince disse é verdade, antes de apreenderem cartões arranjem os torniquetes, porque se os cartões funcionam nas bilheteiras e, mais segundo menos segundo (pelo menos o meu), acaba por activar o torniquete, o problema está 1º aqui. Porque desde que tenho o meu novo cartão apenas por 1 ou 2 vezes teve que o segurança colocar o cartão dele para abrir o torniquete, de resto sempre funcionou. Por isso o problema está também nos torniquetes.

Alguém sabe o mail do clube para onde se podem enviar questões deste tipo? Gostava de enviar para lá um mail, apesar de estar quase certo que ninguém me vai responder.

Bvna

Isto parece o tópico do "Incrível! Mas é verdade". Esta situação já vem da época passada. Aconteceu-me duas vezes o torniquete não reconhecer o meu cartão, e verdade também seja dita, os seguranças apenas me disseram para ir à secretaria dizer o que tinha acontecido e ver se o cartão tinha algum problema. Foi o que fiz e nunca mais me aconteceu isso.

Pelos vistos o problema mantém-se com a agravante, ou não, de agora os seguranças ficarem com o nosso cartão. O "ou não" parte-se do príncipio que: como profissionais ao serviço do clube, e se têm ordens é porque o problema já foi detectado pelo clube e no dia útil seguinte os cartões estarão na secretaria para serem corrigidos. Digo eu.

No entanto custa-me aceitar a "apreensão" de um título que identifica uma pessoa perante uma entidade. Ainda por cima na próxima AG do clube, sensivelmente daqui a apenas 15 dias, não existem torniquetes, mas existe a obrigatoriedade de apresentar o cartão para registo do sócio na AG.

No fundo, isto não devia estar a acontecer pela 2.ª época seguida. Mas pelo sim, pelo não o melhor mesmo é como diz o Gambit e andar com o comprovativo das quotas pagas na carteira. Apesar de eu nunca mais ter sido barrado pelo torniquete nunca se sabe quando estas coisas falham...

Ricard8

Eu ontem emprestei o meu cartao de socio com cadeira anual ao meu primo de 13 anos que o entregou ao seguranca sem saber o que fazer...Como e' obvio eles nao lhe deram comprovativo nenhum.
Agora nao sei bem o que fazer. Conhecendo a celeridade do Braga quando e' preciso fazer cartoes estou mesmo a ver que so para o proximo e' que, com sorte, vou ter cartao novo.
Estou a pensar mandar um mail ao Braga a pedir um comprovativo ou ate talvez ir a psp apresentar queixa pelo roubo do catao pela 2045, porque afinal o seguranca ate poderia estar a guardar o cartao para ele ja que n precisou de apresentar justificativo nenhum...

Saudacoes Braguistas

ric

bem, o facto de um segurança pago pelo clube ficar com um cartão que não abre o torniquete é , para mim, irrelevante. O facto é que o cartão nesse mesmo dia vai para os serviços que o irão analisar e mais rapidam,ente fica pronto. Ou acham que era melhor a pessoa ir á sede (perder tempo) e depois ir lá outra vez para o reaver depois de reemitido?

sabemos que as coisas não estão na melhor das formas e esta , parece-me a melhor de todas. Já o disse que um gab , junto da entrada para tratar destes assuntos - na hora - seria o melhor mas, neste clube o avanço desportivo não é aconmpanhado de outras evoluções...

Como referi, deveriam - as pessoas lesadas - levar isto á AG ou ao dorector geral do clube para vque as coisas fossem melhor pensadas.De facto tem que ser melhorado o serviço aos sócios e só com atitudes destas de denuncia das situações as coisas ficam melhores

Pezinhuh

A verdade é que temos que elogiar o "jotabraga" por o simples facto de ele ele levar as coisas até ao fim e de querer o comprovativo ..Parabens jotabraga!!  :) :)

Carvalhinha

Quote from: Pezinhuh on 28 de September de 2008, 17:40
A verdade é que temos que elogiar o "jotabraga" por o simples facto de ele ele levar as coisas até ao fim e de querer o comprovativo ..Parabens jotabraga!!  :) :)

Ora nem mais! Toda a gente devia ir até às últimas sequências que é para certos dirigentes abrirem os olhos.
Peço ao Jotabraga para depois nos contar a sua história final.

É que, isto de alguns cartões não passarem nos torniquetes, já não é novidade para ninguém. Agora, não deixarem as pessoas verem o jogo por causa desse problema... isto é que já não acho nada normal.

andre_carneiro

Quote from: jotabraga on 28 de September de 2008, 05:07
Caro ric... vai-me desculpar a frontalidade, mas eu lembro-lhe a si e a todos que eu como você paguei 5€ pelo meu cartão e ponto final, não ia ser alguém alheio ao meu SCB mesmo com ordens deste que me iria ficar com ele assim de repente. Outra coisa caro ric, eu como tento ser precavido e lembro-lhe que no meu caso já por 2 vezes tinha ido à secretaria alertar para o problema, mas como o cartão funcionava olharam-me de lado e que não me preocupasse, ando sempre na carteira ao lado do cartão com o recibo das quotas, que prontamente mostrei. O discurso não se alterou e a prepotência não se alterou, inclusive fui chamado de ignorante pois fui o único em muitos cartões que ficaram naquela porta a não arredar pé. Repare que nunca mas nunca lhes disse que não poderiam ficar com o cartão, apenas solicitei um comprovativo como tal, e mais enervado fiquei quando vi que o discurso mudou a 180º quando pedi o livro de reclamações que ninguém tinha. Acho lamentável ric mesmo, que as falcatruas continuem a acontecer, e de certeza que não acontecem por via dos cartões falcatruados. Aposto que deve haver cartões que abrem o torniquete e as quotas continuam por pagar. Mas como disse acima no meu caso não admito nem facilito um documento meu a 3ªs assim simplesmente. Você faculta?
Graças a simpatia e abertura dessa funcionária eu tenho um comprovativo, caso contrário não saíria de lá sem a reclamação feita no livro ou uma queixa apresentada na PSP contra o meu Braga pelo mesmo livro nunca me ter sido apresentado.

Não ponho em causa o trabalho de ninguém, mas se cumpro com o meus deveres para com o clube que gosto, espero apenas que o mesmo me retribua com os meus direitos!

Quero simplesmente ver, como e quando esses cartões irão ser devolvidos aos respectivos donos, se nas portas como lhes foram "barbaramente" retirados, ou se temos todos de ir lá perder tempo de trabalho por um erro de alguém (ephis). Quero ver quantos cartões vão ser detectados como sendo "legais" (aposto em 99%) e quem os tirou, ter o dever de os reparar e a simpatia de os meter dentro de um envelope na próxima segunda feira e enviar com uma carta de desculpas e explicação do que se passava de facto com o cartão. Quase que aposto que ninguém vai ter essa sorte de tratamento, eu pelo menos não vou esperar e como tenho a facilidade de ir lá a secretaria, segunda feira lá estarei e lhe garanto que a história por mim ainda não acabou.

Chega de ser "vaquinhas de presépio" no que aos nossos direitos diz respeito, seja com quem for seja como for. Outra coisa posso ser papista, mas não sou papa de certeza, e acho que fazer valer os nossos direitos nunca é ser papista, será talvez ser hipócrita e cobarde aceitar certos comportamentos e acções como "normais", dependendo de quem os pratica!!!. Quem não deve não deve temer.

Abraços Braguistas caro ric

Excelente!!!!!!
[url="http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php"]http://forum.bracarae-avgvste.com/index.php[/url]

Nuno Coelho

o povo português é assim de extremos...
come e cala nas coisas importantes e faz uim pé de vento nas coisas menores.
se o cartão não funciona (o que pelos vistos se veio a verificar que não era assim) os seguranças fizeram o seu papel. e bem !
já se sabe, para quem sabe, que os cartões megnéticos facilmente se desmagnetizam (uma simples radiação é suficiente). claro que no sistema actual, ninguém sabe se as quotas estão pagas ou não. logo, se o sistema diz que o cartão está errado, só tem que ser apreendido. ou estavam à espera que os seguranças dissessem: o sr vai passar na secretaria para ver se há algum problema com o cartão... estava-se mesmo a ver que iam passar.
Resumindo e concluindo: a segurança agiu bem, de ceteza em consonãncia com o que a Direcção lhe pediu e acho muito bem que se o cartão dá problemas no torniquete seja apreendido

Os seguranças, quando confrontados com situações irregulares devem, na minha opinião, antes de confiscar, verificar a legalidade e a validade do cartão. Não faz sentido confiscar um cartão porque não abriu o torniquete. Não faz sentido impedir a entrada e muito menos confiscar por problemas no cartão. Não faz sentido confiscar se o sócio não tiver as cotas em dia... Mas faz todo o sentido impedir a entrada se verificar-se o não pagamento de cotas.Mas faz todo o sentido confiscar se o possuidor do crtão não se enquadrar na categoria do sócio titular.
Força Gverreiros

jotabraga

Atenção, não me foi vedada a entrada no jogo, penso que nem a mim nem a ninguém em que o erro da máquina era especificamente "cartão ilegível".

A questão aqui levanta-se de uma forma simples. Em muitas alternativas que existem para resolver este problemas o Clube decidiu pela mais fácil para eles mas igualmente prepotente para o elo mais fraco que é o sócio. Aliás agora pergunto a muitos de vós que têm cartão legível, já não vos aconteceu irem a meter o cartão no torniquete e o segurança meter o papel dele?

Entreguei o meu cartão sem problema nenhum para ser "arranjado" agora não o entregaria a ninguém da 2045 sem comprovativo, acho até que seria uma irresponsabilidade de minha parte faze-lo.

As coisas "azedaram" pois além de ter pedido sempre o livro de reclamações como alternativa ao comprovativo e sempre como alternativa, nunca me ter sido facultado nem uma coisa nem outra, fui simplesmente a procura de uma coisa que penso ainda ter direito, que chamo de respeito.
Apenas  e só pedi sempre um simples comprovativo como o cartão ficou com o segurança da porta, nada mais, e volto a escrever que nunca neguei a entrega do cartão.

Outra coisa, tenho quotas pagas até Dezembro, e tinha o comprovativo comigo na carteira que apresentei, de nada valendo.

Abraços.

P.S. gostava de saber quem vai pagar o tempo que as pessoas vão perder a levantar o cartão na secretaria por conter um erro que no meu caso sei e tenho a certeza que é da ephis.