News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 25/09

Started by JotaCC, 25 de September de 2008, 08:12

Previous topic - Next topic

JotaCC

Incapazes de reagir

As contrariedades surgem e exigem empenho, carácter e determinação por parte de que quem as pretende superar. E, essa capacidade, ainda não a mostrou o Braga esta época, embora possa argumentar que em apenas duas ocasiões esteve confrontado com essas circunstâncias, diante do Sporting e do Leixões, na segunda e na terceira jornada da Liga Sagres. No embate do AXA, com os leões, a equipa de Jorge Jesus sofreu um golo logo aos três minutos, uma contrariedade que foi incapaz de ultrapassar no período de tempo seguinte. E perdeu por 0-1. Em Matosinhos, e depois dos 3-1 no Torneio Internacional Cidade de Braga e dos 4-0 na primeira ronda da Taça da Liga, ambos os jogos disputados em casa, a expectativa do jogo no Estádio do Mar estava em saber se a equipa de José Mota seria capaz de resistir a um rolo compressor que, nos oito jogos oficiais anteriores, apresentava sete vitórias (Sivasspor, em Braga e na Turquia, NK Zrinjski, casa e fora, e Artmedia, na Cidade dos Arcebispos, para além dos triunfo sobre o Leixões - Taça da Liga - e o Paços de Ferreira - Liga Sagres -, na Capital do Móvel, por 0-2 ), soçobrando apenas diante do Sporting. E a verdade é que a estrutura de José Mota respeitou os predicados de uma equipa que ali chegou com um total de 18 golos marcados em oito jogos oficiais (cinco dos quais nas lides europeias) e apenas um golo sofrido, com os leões. E a verdade é que, apesar da melhor entrada em jogo dos arsenalistas, que dispuseram de duas oportunidades anuladas pelo guarda-redes Beto, o Leixões chegou à vantagem através de um remate de Wesley, que desviou em Rodriguez e traiu Eduardo. E, pela segunda vez esta época, a equipa de Jorge Jesus sentia que tinha de correr atrás do prejuízo e, mais uma vez, não conseguiu recuperá-lo. Embora, neste caso, se possa queixar da expulsão de César Peixoto, seguida, sete minutos depois, do segundo golo leixonense. Para a história, porém, fica o registo de nove jogos nos quais, sempre que se colocou em vantagem, o Braga ganhou, o que aconteceu em sete ocasiões, mas em que, sempre que ficou em desvantagem, não conseguiu recuperar. Nem sequer marcar um único golo... Esta realidade é algo caricata para uma equipa que transmite tal eficácia ofensiva, mas demonstra que Jorge Jesus ainda terá muito trabalho até colocar a sua estrutura à altura de conceber milagres a cada jornada. Quer no aspecto técnico-táctico, quer no mental - e, neste contexto, o equilíbrio psicológico, individual e colectivo, é fundamental.

Habituados a conviverem com os êxitos, os arsenalistas foram surpreendidos com dois desaires, curiosamente consecutivos, e para a Liga Sagres, aguardando-se com expectativa pelo jogo com a Naval, a fim de se analisar se à qualidade do plantel se junta o equilíbrio emocional, que faz as grandes equipas.


Aposta np 4x4x2 ainda não foi alterada

Jorge Jesus privilegiou o 4x4x2 em losango desde o início da pré-temporada, embora por vezes a ideia de um bloco sustentado num 4x1x3x2 se forme na sequência do recuo do "dez" - em especial quando as funções são cumpridas por Luis Aguiar. Mas, enquanto os sincronismos continuam em aperfeiçoamento, bem como consequentes movimentos capazes de provocar desequilíbrios, os adversários portugueses, mais conhecedores das características individuais dos jogadores arsenalistas e das nuances tácticas, estão em situação privilegiada para lhes complicar a vida. Como se tem visto!


Vandinho treinou sem limitações

Vandinho reintegrou-se ontem nos trabalhos de grupo sem limitações. O que significa o regresso do centro-campista às funções de médio de cobertura, na sequência da opção do técnico e do desempenho do atleta no jogo com o Artmedia. Vandinho, recorde-se, sentiu uma ligeira dor na coxa direita, mas integrou-se na convocatória para o Leixões, acabando por ficar fora dos 18 por uma questão de precaução. Segunda-feira fez tratamento e anteontem treino condicionado, surgindo apenas ontem totalmente disponível para voltar à equipa. Entretanto, para o lugar de César Peixoto deve entrar Matheus, e Rentería deve ocupar a posição deixada em aberto por Linz. Certas ainda são as ausências de Paulo Jorge, Leone, Madrid e César Peixoto (suspenso por um jogo, mas com mais três/quatro semanas para recuperar da lesão), assim como a de João Pereira, que cumpre o segundo de dois jogos de castigo.


Linz voltou a treinar mas à parte do grupo

Linz voltou ontem às lides diárias, após dois dias de paragem, cumprindo um programa específico de trabalho sob a orientação de Márcio Sampaio, colaborador do técnico Jorge Jesus. O ponta-de-lança está afastado do plantel, mas não impedido de frequentar as instalações e nem de utilizar os equipamentos do clube enquanto durar o processo disciplinar, cuja nota de culpa o internacional austríaco recebeu ontem. Ao final da manhã, pouco depois de concluído o treino, o avançado reuniu-se com o seu advogado para analisar o conteúdo da nota de culpa e em conjunto elaborarem a sua defesa, que deverá ser entregue nos serviços do clube com a maior urgência, por forma a que esta situação seja ultrapassada o mais rapidamente possível. Enquanto o processo disciplinar decorre, Linz continuará a treinar em horário diferente do plantel.


Dani Mallo vai cumprir contrato

Dani Mallo está disponível para cumprir o contrato que possui até ao final da época. O guarda-redes, que recentemente viu o seu ex-concorrente Paulo Santos - que se encontrava na mesma situação, a treinar à parte - optar pela rescisão unilateral do contrato, tem privilegiado o diálogo, mas, entre propostas e contrapropostas, a sua situação permanece num impasse. A ponto de o espanhol, depois de ter feito a última proposta, na qual baixou os números ao limite do impossível, e da ausência de resposta da SAD, considerar concluir o contrato, até porque possui casa própria na Cidade dos Arcebispos.


Bilhetes de 1 a 20 euros

Estão à venda, nos locais habituais, os bilhetes para o jogo com a Naval, do próximo sábado, no AXA. Os sócios da central nascente e poente pagam cinco euros, enquanto os da lateral nascente e poente pagam quatro. Os sub-21 e sub-14 (este mais acompanhante) pagam e 2 euros. O público paga entre os 8, 10 e 20 euros.


João Pereira recuperado

João Pereira e Mário Felgueiras saíram contundidos, anteontem, de um choque entre ambos no último lance do treino, com o guarda-redes a abandonar de imediato o relvado na companhia do médico João Pedro Araújo, e o lateral a sair depois com o tornozelo esquerdo envolvido num saco de gelo. Ontem, contudo, treinaram sem condicionalismos.



Inscrições para Bratislava

O deslocação do Braga ao Artmedia servirá para cumprir calendário depois da goleada no AXA (4-0), mas, mesmo assim, o Braga colocou, à disposição de sócios e adeptos, um programa de viagem de dois dias (1 e 2 de Outubro) a Bratislava onde, para além dos jogo, poderão observar os famosos encantos da capital da Eslováquia. A viagem custa 690 euros.


Linz teve tempo para perceber português e as regras

Linz está há dois anos e meio em Portugal, mas, se esse tempo não foi suficiente para falar português, pelo menos devia saber que Jorge Jesus e a SAD presidida por António Salvador apreciam a disciplina. Tinha até como exemplo aquilo que aconteceu a Wender, um colega que parecia ter um estatuto de intocável no clube, o que não pode acontecer quando um jogador ultrapassa os limites do razoável no que à disciplina diz respeito. Se o brasileiro foi dispensado e mora agora no Restelo, o caso do austríaco não é tão grave, mas obviamente merece a atenção disciplinar da SAD, sob pena de focos de instabilidade continuarem a acontecer. Fizeram bem os responsáveis bracarenses em afastá-lo do clube evitando que o jogador voltasse a pisar o risco, logo ele que, do Boavista, já trazia um historial de casos de indisciplina. Mas espera-se agora que volte rapidamente a trabalhar com o plantel, obviamente depois de pagar uma multa.

O JOGO

JotaCC

Vencer para manter a tradição
Os arsenalistas continuam a preparar a recepção à Naval 1.º Maio com Jorge Jesus a esconder a táctica e a equipa titular que vai escalonar para o encontro. Com três vitórias e apenas dois empates nos jogos já disputados entre as duas equipas, a história é favorável aos bracarenses.
   
O Sp. Braga continua a preparar o encontro do próximo sábado, diante, da Naval 1.º Maio, a contar para a quarta jornada da Liga Portuguesa de Futebol. Depois de um dia de treino aberto aos sócios, adeptos e comunicação social, ontem regressam os portões fechados à casa arsenalista com Jorge Jesus nitidamente a querer esconder a táctica que vai utilizar na partida.
O treino decorreu sem novidades sendo que Madrid e Vandinho continuam a treinar-se à parte do plantel enquanto tentam debelar as lesões que os têm apoquentado na última hora. O brasileiro, no entanto, se conseguir a recuperar a tempo pode vir a ser integrado na convocatória para o próximo encontro podendo mesmo entrar no onze inicial para o lugar de Frechaut que, no treino da passada terça-feira foi substituído por Stélvio naquela que é a provável equipa titular.

Depois da excelente vitória para as competições europeias e da derrota com o Leixões para o campeonato, o plantel minhoto quer voltar a conhecer o sabor da vitória e conquistar mais três pontos e, para isso, a ideia que paira no ar é a de que o Sp. Braga quer manter a "tradição" e vencer os homens da Figueira da Foz com quem nunca perderam nos cinco jogos disputados.
Recorde-se que na temporada passada, a Naval 1.º Maio se deslocou ao Estádio Municipal de Braga onde foi derrotada por 3-0, sendo o primeiro golo apontado por Fabrício, na própria baliza, e os restantes pelos brasileiros Wender e Jaílson, dois atletas que nesta época já não fazem parte dos quadros do Sp. Braga.

Linz recebe nota de culpa

Apesar de não ser confirmado por nenhum responsável do Sp. Braga, é praticamente certo que o avançado Roland Linz já terá recebido, no dia de ontem, a nota de culpa resultante do processo disciplinar que lhe foi instaurado na sequência dos acontecimentos aquando da sua substituição no último encontro.
Agora, o jogador tem dez dias para responder à nota de culpa sendo que caso se resolva a situação nos próximos dias, o atleta poderá voltar a ser opção para Jorge Jesus já para o derby minhoto que se avizinha.

CM

JotaCC

Sem reacção
SEMPRE QUE EQUIPA SOFRE GOLO NA LIGA... PERDE O JOGO
      
Do céu ao inferno em apenas três dias. O Sp. Braga saiu derrotado do Estádio do Mar e não foi por falta de aviso: Jorge Jesus até foi o primeiro a recordar a derrota pesada (3-0) da temporada passada, na casa do Leixões, quando António Caldas substituiu Jorge Costa. Mesmo assim, e com as primeiras linhas em campo – Frechaut, Luís Aguiar e Linz voltaram ao onze inicial depois de terem descansado na UEFA –, os arsenalistas nunca demonstraram a qualidade futebolística da passada quinta-feira, diante do Artmedia.

Mas o pior estava para vir: o golo de Wesley precipitou a equipa orientada por Jorge Jesus para a segunda derrota no campeonato, com apenas três jornadas realizadas. A primeira tinha sido com o Sporting, na tal noite do único tento sofrido até então por Eduardo. Já começa a ser sina: sempre que o guarda-redes vai ao fundo da baliza buscar uma bola... a equipa perde!

E se já não bastasse a desvantagem no marcador, e a falta de reacção colectiva, eis que César Peixoto "imitou" João Pereira e acabou expulso. Estava, de novo, Jorge Jesus com uma equipa reduzida a dez elementos e tudo ficava mais complicado para tentar inverter o rumo do jogo. Frente ao Sporting, o defesa-direito calcou João Moutinho; no jogo de domingo, Peixoto insultou o árbitro. O médio vai ser responsabilizado pela SAD e terá de suportar a multa aplicada pela Liga de Clubes, na sequência do vermelho directo mostrado por Paulo Costa.

Factura

Se na UEFA o Sp. Braga tem sido brilhante, na Liga tem de arrepiar caminho. A Naval é o próximo adversário e Jesus quer que pague uma factura elevada.

RECORD

JotaCC

Atenção Sp. Braga: Artmedia vence e está nos quartos-de-final da Taça


Um golo de Durica, aos 24 minutos, e outro de Piroska, aos 47 deram ao Artmedia Petrzalka a passagem aos quartos-de-final da Taça da Eslováquia. O adversário do Sp. Braga na Taça UEFA é, assim, o primeiro clube a garantir presença nessa fase da prova, a qual venceu a temporada passada.

MAIS FUTEBOL