News:

Maio 2024
FÓRUM ANTIGO APENAS EM MODO CONSULTA
--------------------------------------------------------
NOVO FÓRUM SUPERBRAGA.COM 2024
Faz um novo registo em https://www.superbraga.com/

Main Menu

NOTICIAS DO ENORME DIA 21/09

Started by JotaCC, 21 de September de 2008, 09:06

Previous topic - Next topic

JotaCC

O adversário perfeito

É um Braga com galões europeus e motivado pela excelente exibição e robusto resultado o que hoje se apresentará no Mar. E com uma enorme vontade de repetir o sucesso a servir de ambição para o confronto, apesar da diferença de circunstâncias, uma vez que se projectam algumas alterações na estrutura de Jorge Jesus. Sem João Pereira, castigado, Jorge Jesus poderá optar pela alternativa natural, Filipe Oliveira - regressaria ao Estádio do Mar e logo como titular - , embora a polivalência e maior experiência de Frechaut esteja a ser levada em conta. Seja como for, a questão do lateral direito dependerá da recuperação de Vandinho, que ontem abandonou o treino com queixas físicas e motivou o regresso de Stélvio ao rol dos convocados. No meio-campo é previsível a entrada na equipa de Luis Aguiar, substituindo Mossoró, enquanto Linz poderá fazer dupla com Meyong na frente de ataque, voltando a ocupar o seu lugar na estrutura arsenalista, depois de, na quinta-feira, ter visto o seu lugar ocupado por Renteria.

Também não são esperadas mudanças radicais no Leixões, ainda que seja de registar a provável estreia absoluta do trinco Roberto Sousa, que vai substituir Paulo Tavares, obrigando Bruno China a subir ligeiramente no terreno, para desempenhar as funções de interior direito, enquanto no ataque, Marques vai ser titular pela primeira vez, no lugar de Jorge Gonçalves, que se transferiu para o Racing Santander. As equipas já se defrontaram esta época, no AXA (3-1, no Torneio de Braga, e 4-0, para a Taça da Liga, de má memória para Berger, do Leixões), sendo que a equipa do Mar está agora bastante remodelada.

Leixões - Braga


estádio do mar

18 horas

sport tv1

Árbitro Paulo Costa (AF Porto)

Asssitentes João Santos e Vítor Carvalho


Treinador: josé mota

1 Beto GR

15 Vasco Fernandes LD

27 Nuno Silva DC

4 Elvis DC

20 Laranjeiro LE

26 Roberto Sousa MD

14 Bruno China MD

7 Hugo Morais MO

80 Wesley MO

16 Zé Manel AD

30 Marques AE

-

77 Berger GR

6 Diogo Luís LE

13 Joel DC

22 Castanheira MO

21 Braga MO

23 Diogo Valente AE

18 Nwoko AV


Treinador: jorge jesus

1 Eduardo GR

17 Frechaut LD

5 Moisés DC

2 Rodriguez DC

6 Evaldo LE

88 Vandinho MD

30 Alan MO

21 César Peixoto MO

22 Luis Aguiar MO

19 Meyong AV

29 Linz AV

-

24 Mário Flegueiras GR

27 Filipe Oliveira LD

13 Stélvio MD

7 Mossoró MO

99 Matheus MO

9 Paulo César AV

18 Renteria AV



A ANÁLISE DE COROADO

PAULO COSTA

(AF Porto)

43 anos

internacional Sim

nº de jogos 186

Jogos anteriores 3

personalidade 3

controlo disciplinar 3

interpretação das leis e regulamentos 3

condição física 3

média 3

Em Matosinhos, sempre deu gozo arbitrar. Sócios e simpatizantes dos da casa vibram como poucos. O filiado, internacional, tecnicamente muito conhecedor, sabe, como poucos, controlar e pacificar ambientes. De pouca predisposição física no acompanhamento dos encontros, disciplinarmente não revela coerência.

árbitros-assistentes

JOÃO SANTOS (AF Porto)

VÍTOR CARVALHO (AF Porto)

Rotinados na entreajuda, apoiam e comungam estilo demonstrado pelo chefe de equipa. Santos, mais calmo e sensato, possui mais presença que Vítor Carvalho.


Braga caiu no Santana

Já se passaram 46 anos desde a maior vitória de sempre do Leixões em casa sobre o Braga. O histórico de confrontos entre as duas equipas remonta à época de 1962/63, ainda os bracarenses estavam no escalão secundário e os leixonenses caminhavam na I Divisão. Numa eliminatória da Taça de Portugal, a supremacia da equipa matosinhense, orientada pelo ex-capitão do exército brasileiro, Lourival Lorenzi, impôs-se no Campo da Santana - o Estádio do Mar foi inaugurado em 1964 - até fixar o resultado em 5-2, eliminando o Braga.



Jorge Jesus regressa à terra e pede um Braga "nacional"

Jorge Jesus já desceu à terra depois da brilhante noite europeia, diante do Artmedia, e chama a atenção para o carácter diferente do jogo de hoje. "Estamos perante um jogo de características diferentes frente a um adversário diferente. O Leixões é uma equipa muito complicada no seu estádio, com o apoio do seu público", explica, para depois falar do que conhece melhor. "O Braga está preparado e já tem experiência de jogar no Mar. As recordações do ano passado não são boas, mas estamos conscientes das dificuldades e, apesar do pouco tempo de recuperação, preparados para sair de lá com uma vitória", assinalou o teinador arsenalista. Enquanto refere que qualquer jogador pode entrar ou sair da equipa em função da estratégia, Jorge Jesus sustenta que jogar ao nível do jogo com o Artmedia faria do Braga "uma equipa muito forte, mas é o nosso relvado que obriga a que o jogo seja rápido, ao invés de outros relvados, que não proporcionam tanta intensidade", afirmou, lamentando, també o elevado (60 euros) valor dos bilhetes mais caros à disposição do público para o jogo de hoje à tarde. O treinador juntou assim a sua voz à posição da administração da SAD bracarense.


A figura do Braga
Muita fé no estado de graça de Meyong

Os três golos obtidos por Meyong diante do Artmedia transformaram o internacional camaronês num herói arsenalista e, por outro lado, no terror das defesas adversárias, pelo menos enquanto durar o estado de graça. Meyong já marcou ao Paços de Ferreira, na Liga Sagres.


Duas entradas

João Pereira, castigado, é a grande ausência entre os convocados para o jogo com o Leixões, cujo número acabou por aumentar, para 19, através das entradas de Stélvio e Filipe Oliveira. Dependendo da situação de Vandinho, Jorginho poderá vir a ser o preterido.

O JOGO

JotaCC

Filipe Oliveira e Stélvio de regresso
CONVOCATÓRIA PARA O JOGO COM O LEIXÕES
   
Os regressos de Filipe Oliveira e Stélvio Cruz e a ausência de João Pereira são as únicas novidades na convocatória de Jorge Jesus para para o encontro com o Leixões, a disputar domingo, no Estádio do Mar.

Depois da expulsão frente ao Sporting, o lateral-direito João Pereira fica de fora das opções do treinador arsenalista por estar a cumprir o primeiro de 2 jogos de castigo. A dúvida é saber se Jorge Jesus dá a titularidade a Filipe Oliveira, que trocou precisamente os leixonenses pelos bracarenses, ou se opta pelo polivalente Frechaut.

Lista de convocados


Guarda-redes: Eduardo e Mário Felgueiras.

Defesas: Filipe Oliveira, Moisés, Rodriguez e Evaldo.

Médios: Frechaut, Stélvio Cruz, Vandinho, Luís Aguiar, Jorginho, César Peixoto e Mossoró.

Avançados: Alan, Matheus, Paulo César, Renteria, Meyong e Linz.

RECORD

JotaCC

Leixões-Sp. Braga, questão de honra no Mar (antevisão)

À terceira jornada da Liga 2008/09, já existem questões de honra e contas por ajustar. No Estádio do Mar, o Leixões procurará apagar a má imagem transmitida a 17 de Agosto, em jogo da Carlsberg Cup, quando abandonou o recinto do Sp. Braga com quatro golos sofridos, e nem um para equilibrar as contas (4-0). Neste domingo, a partir das 18 horas, os adeptos de Matosinhos pedem uma vingança em moldes semelhantes.

Leixões e Sp. Braga partilham registo idêntico na competição, com uma vitória e uma derrota, andando na linha de três pontos conquistados. Com ambições distintas, as duas equipas apresentam um historial de rivalidade interessante, propagando-se às respectivas claques. José Mota luta contra alguma contestação interna, enquanto Jorge Jesus procura gerir o plantel após contundente vitória da 1ª eliminatória da Taça UEFA, na recepção ao Artmedia (4-0).

O Leixões não poderá contar com o goleador Roberto, bem como Serginho Baiano e Poltronieri. Roberto Sousa e Nwoko regressam ao leque de convocados dos homens do Mar.

No Sp. Braga, Jorge Jesus terá de colmatar uma baixa de vulto no lado direito da defesa. João Pereira cumpre castigo, Filipe Oliveira regressa ao lote de convocados e poderá entrar directamente no onze.

Equipas prováveis:

Leixões: Beto; Vasco Fernandes, Élvis, Nuno Silva e Laranjeiro; Braga, Bruno China e Hugo Morais; Zé Manuel, Wesley e Nwoko.

Outros convocados: Berger, Sandro, Diogo Luís, Joel, Roberto Sousa, Castanheira, Diogo Valente e Marques.

Sp. Braga: Eduardo; Filipe Oliveira, Moisés, Rodriguez e Evaldo; Vandinho, Alan, Márcio Mossoró e César Peixoto; Rentería e Meyong.

Outros convocados: Mário Felgueiras, Frechaut, Stélvio, Luís Aguiar, Jorginho, Matheus, Paulo César e Linz.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

"Sair do Estádio do Mar com a vitória"
O Sp. Braga defronta esta tarde (18 horas) o Leixões, jogo a contar para a terceira jornada da Liga Portuguesa. Jorge Jesus está consciente das dificuldades, mas só pensa na vitória.

Depois da noite de glória europeia a contar para a Taça UEFA e da goleada ao Artmedia, o Sp. Braga  viaja hoje até Matosinhos à espera de mais uma vitória, no jogo frente ao Leixões relativo à terceira jornada da Liga Portuguesa de Futebol (18 horas). O técnico Jorge Jesus está consciente das dificuldades, lembra que a equipa do Mar é, tradicionalmente, forte em casa, mas deixou claro que o Sp. Braga está preparado para discutir o jogo e trazer a vitória para Braga.
"Sabemos que no Estádio do Mar os jogos são, extrememente, complicados é o que vai acontecer com o Sp. Braga, o Leixões é uma equipa, tradicionalmente, forte no seu estádio, sente o calor do público. Mas o Sp. Braga está preparado para isso e tem alguma experiência de já ter feito alguns jogos no Mar", sublinhou o técnico, acrescentado que a equipa está preparada e consciente "das dificuldades que vamos encontrar".
Apesar de menos de 72 horas para preparar o encontro após a jornada europeia, Jesus é peremptório: "vamos com algumas estratégias definidas para sair do Estádio do Mar com uma vitória".

O confronto desta tarde é já o terceiro na nova época com o Leixões (no Torneio Internacional os arsenalistas venceram por 3-1 e na Taça da Liga golearam por 4-0), por isso, o treinador não espera grandes surpresas.
"Não há grandes segredos, independentemente do Leixões fazer a estreia de um jogador que nós não conhecemos muito bem [Roberto], todos os outros jogadores são conhecidos. Não será por aí que alguma equipa possa ter vantagem", referiu.
Jorge Jesus fez questão de frisar que a exibição da passada quinta-feira é para "continuar", embora com algumas nuances: "o Sp. Braga a jogar todos os jogos àquele nível era uma equipa muito forte. Isso também se deve muitas vezes ao estádio ter um piso que obriga a um jogo muito rápido o que facilita a nossa qualidade técnica. Em alguns relvados a intensidade de jogo não é tão grande. O piso aqui em Braga é especial e faz com que o jogo seja rápido. Foi o que aconteceu com o Artmedia", explicou, sem revelar se haverá mexidas no onze inicial.

CM

JotaCC

Sporting de Braga à prova no Mar

O técnico do Sporting de Braga reconhece que a sua equipa sentirá hoje grandes dificuldades, no Mar, frente ao Leixões, mas aposta no triunfo e numa boa exibição dos seus atletas.

DM

JotaCC

Sporting de Braga defronta hoje o Leixões    

O Sporting de Braga desloca-se hoje a Matosinhos, num jogo diante do Leixões a contar para a terceira jornada da Liga Portuguesa.

À partida para esta jornada o emblema bracarense ocupava o sétimo posto da prova e o objectivo passa por subir na tabela classificativa.

O jogo entre o Leixões e o Sporting de Braga está agendado para as 18 horas, no Estádio do Mar.

ANTENA MINHO

JotaCC

Jesus preparado para ganhar no Mar

O treinador do Braga admitiu que espera grandes dificuldades para o jogo de hoje (18 horas), no reduto do Leixões, mas frisou que a equipa está preparada sair do Estádio do Mar .

A viver um bom momento após uma excelente noite europeia, e com apenas uma derrota e um golo sofrido (frente ao Sporting, 0-1) em oito jogos oficiais disputados, o Braga continua com a fasquia bastante alta. "O Leixões é uma equipa que, tradicionalmente, é forte no seu estádio, sente o calor do público, mas o Braga está preparado para isso e tem experiência de jogar no Mar", disse Jorge Jesus. "Não tivemos muito tempo para o preparar o jogo, mas mesmo contando com muitas dificuldades, pensamos sair do Mar com uma vitória", acrescentou.

Para além do robusto triunfo frente ao Artmedia, para a primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA, quinta-feira, o Braga conseguiu ainda uma boa exibição, mas no Estádio do Mar as coisas poderão ser um pouco diferentes. "Noutros relvados a qualidade do jogo não é tão intensa. Não estou a dizer que o relvado do Estádio do Mar não tem qualidade, só que o relvado de Braga é especial", disse Jesus, que deve fazer alterações no onze, devido ao desgaste europeu.

Convocados

Eduardo, Mário Felgueiras, Filipe Oliveira, Moisés, Rodriguez, Evaldo, Frechaut, Stélvio, Vandinho, Luís Aguiar, Jorginho, Mossoró, César Peixoto, Alan, Matheus, Paulo César, Renteria, Meyong e Linz.

JN

Zav

LEIXÕES-SP. BRAGA, 2-0 (Wesley 35', Marques 58')
MINUTO A MINUTO, JOGADA A JOGADA

19:53 - FINAL DA PARTIDA.

90'+1 - SUBSTITUIÇÃO no LEIXÕES: CASTANHEIRA rende Wesley.

90' - Vão jogar-se mais 4 minutos de compensações.

88' - Livre directo em posição frontal, com Luis Aguiar a disparar contra a barreira.

84' - CARTÃO AMARELO a VASCO FERNANDES, por falta sobre Matheus.

83' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Alan sai para entrada de MATHEUS.

83' - Eduardo recolhe sem problemas um remate de Braga.

79' - Diogo Valente surge em boa posição na área mas remata ao lado do poste direito.

78' - CARTÃO AMARELO a BRAGA, por falta sobre Filipe Oliveira.

75' - SUBSTITUIÇÃO no LEIXÕES: Marques dá lugar a DIOGO VALENTE.

73' - Grande defesa de Eduardo, com o pé esquerdo, após remate de Wesley, ao segundo poste, na sequência de um cruzamento da esquerda.

70' - Com menos um jogador em campo e a perder por 2 golos, os bracarenses parecem já ter baixado os braços. Os leixonenses controlam a partida

65' - CARTÃO AMARELO a LINZ, por pontapear uma bola para dentro de canto já após ter saído do relvado.

64' - SUBSTITUIÇÃO no SP. BRAGA: Roland Linz dá lugar a RENTERÍA.

61' - Linz reclama uma mão na bola de Braga, na área leixonense, num lance com Bruno China.

60 ' - Marques remata forte mas ao lado do poste esquerdo da baliza de Eduardo.

58' - GOLO DO LEIXÕES, por MARQUES
Jogada de insistência de Wesley, que ganha um ressalto na área e cruza para o cabeceamento certeiro de Marques já muito perto da linha.

55' - Livre apontado por Laranjeiro na esquerda e Elvis cabeceia ligeiramente ao lado do poste direito.

51' - César Peixoto sai de maca com queixas numa perna mas não regressa ao jogo ao ser expulso devido a palavras dirigidas ao árbitro.

50' - CARTÃO VERMELHO directo a CÉSAR PEIXOTO, após protestar na sequência de uma entrada de Wesley.

47' - Jogada individual de Wesley, a ultrapassar Luis Aguiar mas a cruzar contra um adversário, ganhando apenas um pontapé de canto.

46' - MOSSORÓ entrou no SP. BRAGA para o lugar de Frechaut. No LEIXÕES é BRAGA que rende Zé Manuel.

19:04 - COMEÇO DO SEGUNDO TEMPO.

...........................

18:46 - FINAL DA PRIMEIRA PARTE.

43' - Roland Linz joga a bola com a mão na área leixonense, num lance que acaba por não trazer perigo para a baliza da casa. José Mota protesta de forma veemente e acaba por ser expulso do banco.

38' - Apesar do domínio bracarense foi a equipa da casa a adiantar-se no marcador, graças a um lance de contra-ataque, com alguma sorte à mistura...

37' - CARTÃO AMARELO a MARQUES.

35' - GOLO DO LEIXÕES, por WESLEY
Roberto Sousa ganha a Frechaut no meio campo e serve Wesley na direita da área, com o avançado brasileiro a rematar de pé direito e a beneficiar de um desvio de bola em Rodríguez para bater Eduardo.

30' - O Sporting de Braga tomou conta do jogo e domina os acontecimentos, acerca-se mais da baliza leixonense, mas sem criar oportunidades claras de golo.

27' - Bom cruzamento de Filipe Oliveira da direita, mas Linz chega atrasado para o cabeceamento.

26' - CARTÃO AMARELO a MOISÉS, por falta sobre Wesley.

25' - Frechaut coloca a bola na área num lançamento lateral e provoca alguma confusão no último reduto leixonense. No entanto, a bola acaba por ser afastada da área.

20' - Contra-ataque bracarense, com Evaldo a surgir depois a cruzar da esquerda para o cabeceamento de Linz sobre a barra.

17' - Boa oportunidade para o Sp. Braga marcar, com Moisés e Meyong, na área, a não conseguirem desviar a bola para a baliza, na sequência de um pontapé de canto. Valeu o guarda-redes Beto, que afasta a bola com os pés.

15' - CARTÃO AMARELO a ZÉ MANUEL, por falta sobre Luis Aguiar.

14' - Passe de Luis Aguiar a servir Linz na área leixonense, com Beto a defender, com alguma sorte, o remate do austríaco.

14' - Cruzamento de Zé Manuel da direita e Wesley, já desequilibrado, cabeceia ao lado.

8' - Laranjeiro e Hugo Morais combinam na esquerda, com o lateral a cruzar para Zé Manuel, ao segundo poste, falhar o remate na melhor direcção.

6' - Zé Manuel cruza do flanco direito, com a bola a sair com muita força e Marques a não conseguir chegar.

3' - César Peixoto, de livre directo, atira ao lado do poste esquerdo da baliza de Beto.

1' - Wesley tenta a sua sorte de longe, com a bola a sair à figura de Eduardo, que defende sem dificuldades.

18:00 - INÍCIO DA PARTIDA.

.....................

17:45 - Tarde chuvosa no Estádio do Mar, antevendo-se um encontro complicado no que diz respeito às condições climatéricas.

---------------------------

LIGA SAGRES - 3.ª JORNADA

LEIXÕES-SP. BRAGA

Estádio do Mar, em Matosinhos
Hora: 18:00
Árbitro: Paulo Costa (Porto)

LEIXÕES - Beto; Vasco Fernandes, Élvis, Nuno Silva e Laranjeiro; Roberto Sousa, Bruno China e Hugo Morais; Zé Manuel, Wesley e Marques.

Treinador: José Mota.

Suplentes: Berger, Diogo Luís, Joel, Nwoko, Braga, Castanheira e Diogo Valente.

SP. BRAGA - Eduardo; Filipe Oliveira, Rodriguez, Moisés e Evaldo; Alan, Frechaut, Luis Aguiar e César Peixoto; Meyong e Linz.

Treinador: Jorge Jesus.

Suplentes: Mário Felgueiras, Mossoró, Paulo César, Jorginho, Stélvio, Renteria e Matheus.

In "record.pt"

JotaCC

Leixões vence Sp. Braga por 2-0

O Leixões garantiu hoje a segunda vitória consecutiva na Liga 2008/09 ao vencer o Sp. Braga por 2-0. Jorge Jesus não gostou do que viu em campo, já José Mota mostra-se contente com o desempenho da equipa leixonense.
No jogo disputado hoje na 3ª jornada do campeonato nacional, o Leixões levou a melhor sobre o Sp. Braga, e conseguiu terminar a partida com dois golos marcados.
No início do jogo os arsenalistas até entraram melhor, procuraram atacar a baliza leixonense, mas o guarda-redes Beto evitou qualquer tentativa de golo.
Ainda na primeira parte, Wesley inaugura o marcador para o Leixões e intervém também no segundo golo, ao servir a bola para Marques, que respondeu com mais um golo para a equipa da casa.
O treinador do Braga, Jorge Jesus, apontou o dedo a «algumas situações que aconteceram durante o jogo», e assumiu que o Sp. Braga esteve longe do futebol a que está habituado a jogar.
Já José Mota, treinador do Leixões, considerou o jogo como «muito bom» e louvou a preparação fisíca e psicológica que a equipa tem vindo a trabalhar.

RTP

JotaCC

Meyong: «Derrota não altera a confiança»

O camaronês Meyong, avançado do Sp. Braga, em declarações à Sport TV após a derrota frente ao Leixões (2-0). O ponta-de-lança tinha marcado três golos na vitória sobre o Artmedia, por 4-0, na Taça UEFA, mas este domingo ficou em branco:

«Foi muito difícil, o Leixões fez bom jogo e teve a sorte de marcar o primeiro golo numa bola que nós perdemos. Depois da expulsão do César Peixoto, ficou ainda mais complicado. O futebol é assim.

Se depois do desempenho na Taça UEFA este resultado altera a confiança da equipa
«Não, altera nada, o Artmedia já passou, era importante ganhar aqui, mas o que lá vai, lá vai.»


José Mota fala de «perfeição», Jesus crê que César Peixoto foi fulcral


Os treinadores de Leixões, José Mota, e de Sp. Braga, Jorge Jesus, em declarações à Sport TV, após a vitória da equipa de Matosinhos, por 2-0, sobre os bracarenses. Antes do intervalo, o técnico dos leixonenses foi expulso pelo árbitro Paulo Costa:

José Mota:

«Estou satisfeito sim, conseguimos um bom jogo. Respeitámos o adversário e trabalhámos muito para vencer o jogo. Fizemo-lo de forma perfeita. Demos a iniciativa ao Sp. Braga, pois é uma equipa rápida nos movimentos ofensivos, mas limitámos os espaços, para sair no contra-ataque. De qualquer das formas, o jogo evoluiu de forma satisfatória, com o Sp. Braga a tentar o empate e o Leixões a dominar e a controlar os espaços que foram aparecendo.

Sendo unidos ultrapassamos as dificuldades, estamos a ser uma equipa competitiva, como previa. Isto faz-me crer que estes jogadores, podem vir a ser alguém no futebol português.»


«Para mim isso não têm importância. Mas entendo que este público aguerrido e que gosta do clube quer vitórias em casa. Sabemos que para alcançar o nosso objectivo temos de vencer em casa e ser fortes para obter pontos.»

Jorge Jesus:

Sobre a exibição ter sido distinta da Taça UEFA

«Foi diferente, sim. Este jogo teve duas partes distintas. Face ao jogo que fizemos na quinta-feira, sabíamos que havia jogadores sem margem de recuperação e por isso fiz alterações na equipa, para que estivesse mais fresca. Aos 35 minutos, com o autogolo, o jogo ficou mais repartido e depois, com a expulsão do César Peixoto, o Leixões, após o 2-0, soube gerir o resultado e jogar com a nossa inferioridade numérica.

«Jogámos mais com o coração e tivemos um mau posicionamento em termos defensivos, o que é normal, pela inferioridade e pelo facto de querermos chegar ao golo. Até à expulsão, o Leixões não tinha feito nada para estar a vencer. Os jogadores do Sp. Braga fizeram tudo para inverter o resultado, mas alguns jogadores não renderam o que podem. As 72 horas de recuperação não servem de desculpa.»


Jesus vai analisar expulsão de Peixoto e comportamento de Linz

Jorge Jesus, treinador do Sp. Braga, comentou desta forma a expulsão de César Peixoto e o comportamento de Roland Linz depois de ter sido substituído, na derrota no reduto do Leixões, em encontro referente à 3ª jornada da Liga 2008/09. O lateral, explicaram os arsenalistas, sofreu uma entorse no tornozelo direito e vai ser reavaliado:

Sobre César Peixoto «Do César Peixoto não sei o que se passou. Ele estava no chão, mas alguma coisa se deve ter passado. O jogador foi observado pelo departamento médico, mas ainda não sei como está.»

Sobre Roland Linz: «O Linz pontapeou a bola por não estar satisfeito pelo resultado e por ter sido substituído. Vou resolver como sempre faço. É um problema que só diz respeito ao Sp. Braga. Quem jogou futebol, como eu, sabe que ninguém normalmente gosta de ser substituído.»


Leixões-Sp. Braga, 2-0 (destaques)

Terceiro jogo da Liga 2008/09, terceiro golo. Não é preciso escrever muito mais, pois não? Importa apenas acrescentar que ainda fez uma assistência, servindo Marques numa bandeja de prata para o segundo golo. Só para alertar os distraídos.

Beto
Primeira parte soberba, resistindo ao sufoco arsenalista com um manancial de defesas que merece a transmissão televisiva. Perdera a luta para Berger, no arranque da temporada, mas relegou o internacional austríaco para o banco de suplentes e justifica a titularidade a cada oportunidades. Elástico, destemido, foi segurando o nulo na fase de maior pressão e deu confiança à sua equipa, que viria a inaugurar o marcador por intermédio de Wesley.

Roberto Souza
Estreia promissora de um nome com bom currículo. Emprestado pelo Celta de Vigo, o jovem médio brasileiro, de 23 anos, apresentou-se aos adeptos do Leixões com uma tremenda demonstração de carácter, de raça nas missões que lhe foram confiadas. Incisivo e incansável na batalha do meio-campo, desdobrou-se entre o apoio a Bruno China e momentos de pressão alta, como aconteceu no lance em que roubou a bola a Frechaut para servir Wesley. Golo do Leixões. Simples e eficaz.

Filipe Oliveira
O castigo de João Pereira abriu uma tremenda fenda no lado direito da defesa arsenalista. A herança era pesada, Frechaut também apresentara candidatura ao lugar, mas o internacional português foi desviado para o sector intermediário e Filipe Oliveira recebeu carta verde para avançar pelo flanco. Estreia como titular do Sp. Braga, deixando boas indicações, por força de um entendimento interessante com o Alan. Empreendedor pelo lado direito, deixou saudades nas gentes do Mar, habituadas a ver Filipe Oliveira com a camisola do Leixões, que vestiu na época passada.


Leixões-Sp. Braga, 2-0 (crónica)

O Leixões alcançou a segunda vitória consecutiva na Liga 2008/09 (2-0), navegando para águas tranquilas com Wesley no leme, guiando as gentes do Mar para lá da tempestade que varreu um Sp. Braga de dupla personalidade. Quando corre bem, é um grande. Quando algo falha, desce abruptamente a uma realidade nem sempre compreensível. O cansaço acumulado tolhe o discernimento.

O lançamento do encontro no Estádio do Mar ficou marcado por críticas arsenalistas ao preço dos bilhetes, em jogo com direito a transmissão televisiva, num domingo extremamente chuvoso. Afinal, soube-se entretanto, houve uma fatia de cem ingressos a 10 euros cada, do Leixões para o Sp. Braga, depois do Sp. Braga para as suas claques.

A benesse não silenciou as vozes críticas, transformadas em faixas da Máfia Vermelha, grupo de apoio da equipa da casa. «Man. United-Chelsea, 30 euros; Barcelona-R. Madrid, 30 euros; AS Roma, 30 euros; Leixões-Sp. Braga: 30, 40, 60 euros. Estamos no topo da Europa.» Estamos mesmo.

E tudo Wesley levou

Com capítulo reservado para abordar o tema recorrente do nosso futebol, importa mencionar o que foi acontecendo entre as polémicas do apito. O Sp. Braga entrou melhor, montou o cerco à baliza de Beto mas o guarda-redes do Leixões voltou a responder como um gigante.

E assim, entre oportunidades falhadas, Jorge Jesus assistia ao crescimento dos níveis de ansiedade, notórios quando Frechaut, sem o apoio devido, perdeu a bola em zona proibida. Roberto Souza agradeceu o brinde, serviu Wesley e, no segundo ensaio da formação leixonense, houve direito a festa no Mar. Golpe de teatro, com mérito para a tranquilidade de José Mota.

Num Sp. Braga de duas faces, o treinador decidiu partir a equipa ao intervalo. Frechaut pagou pelo erro, Luís Aguiar foi aprender como se joga na posição 6 e Mossoró aumentou o caudal atacante. A coragem de nada valeu. O Leixões serviu-se da crescente intranquilidade do adversário e voltou a marcar, já contra dez. Wesley, só podia ser, criou o desequilíbrio e ofereceu o golo a Marques. Questão arrumada.

Vermelho deu à costa

A chuva não ajudava, o futebol surgia aos repelões, mas não havia necessidade de tanta polémica, tanto lance discutível, a roubar espaço ao que deveria ser uma crónica sobre um jogo de futebol. José Mota foi o primeiro a tomar banho. O auxiliar não viu mão na bola de Linz, no interior da área do Leixões, também não gostou da repreensão e chamou Paulo Costa, para a expulsão.

Por essa altura, a equipa de arbitragem, nada de novo de resto, já andava nas bocas do mundo. As críticas repartiam-se, hábito crónico cá do burgo, mas atingiram uma dimensão incompreensível ao minuto 51. César Peixoto lesiona-se e contorce-se no relvado, o jogo segue mas Paulo Costa acaba por aproximar-se do jogador. Quando sente o árbitro a chegar, o esquerdino esquece as dores, ergue o corpo e lança um impropério de rajada. Ou seja, saiu em maca do relvado, não se sabendo nesta altura o seu estado, e levou ainda uma expulsão como aditivo.

Já agora, para terminar da pior forma, mais um apontamento digno do futebol português. Linz vê a placa de substituição indicando o seu número, abandona o relvado entre protestos e remata violentamente uma bola perdida, bem perto do seu próprio banco. Paulo Costa anotou o comportamento, mas Jesus terá prestado ainda maior atenção.


Leixões-Sp. Braga, 2-0 (ficha)

O Leixões venceu este domingo, em Matosinhos, o Sp. Braga, por 2-0, em jogo da terceira jornada da Liga portuguesa.

A equipa de José Mota chegou ao 1-0 através de Wesley, aos 35 minutos, e aumentou a vantagem na segunda parte, por Marques, avançado que fez o 2-0 aos 58.

O jogo ficou ainda marcado pela expulsão de José Mota, antes do intervalo, e pelo cartão vermelho directo a César Peixoto.

Deste modo, o Leixões assume provisoriamente o quarto lugar, enquanto os bracarenses somam a segunda derrota consecutiva, depois de terem perdido com o Sporting na jornada 2.

MAIS FUTEBOL

JotaCC

Leixões vence Sp. Braga

O Leixões voltou hoje a vencer em casa, o que já não acontecia desde Janeiro, ao impor-se frente aos arsenalistas por duas bolas a zero. Wesley marcou primeiro (34m), Marques dilatou o marcador aos 58.

O Sp. Braga, com o moral em alta depois da vitória por 4-0 frente aos eslovacos do Artmedia, foi hoje travado no Estádio do Mar em Matosinhos, ao perder por 2-0.

O Leixões esteve muito bem em campo, com Wesley em destaque. Marcou o primeiro golo e esteve presente no segundo. O Sp. Braga não entrou bem na partida e acabou por não se encontrar durante os 90 minutos, mostrando ser uma equipa diferente da que goleou na semana passada os eslovacos, para a Taça UEFA.

Pelo meio fica a expulsão do técnico José Mota, por insultos ao árbitro Paulo Costa, e o vermelho directo a César Peixoto (51m), igualmente por insultos.

A BOLA